• Nenhum resultado encontrado

Anexo3-ModelosHierárquico-Rede-Objetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anexo3-ModelosHierárquico-Rede-Objetos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Divisão de Engenharia da Computação

CE-240

Projeto de Sistemas de Bancos de Dados

Professor Doutor Adilson Marques da Cunha

Listex 4

Anexo 3: Conversão do Modelo de Dados Relacional do

Aplicativo de Banco de Dados dos Equipamentos de Polícia

(ABD-EQP-PO) para os Modelos Hierárquico, Rede e Orientado

(2)

Sumário

1 Objetivo ... 3

2 Principais Passos ... 3

2.1 Modelo de Dados Hierárquico – Pesquisa e Conversão: ... 3

2.2 Modelo de Dados Rede – Pesquisa e Conversão: ... 5

2.3 Modelo de Dados Orientado a Objeto – Pesquisa e Conversão: ... 6

2.4 Análise de Adequabilidade de Modelo de Dados ao ABD-EQP-PO: ... 7

3 Conclusões ... 7

(3)

1 Objetivo

A realização da lista de exercícios 4 foi motivada pela necessidade de aplicação dos conceitos demonstrados em aulas da disciplina CE-240 – Projetos de Sistemas de Banco de Dados, apresentados nos quatro primeiros meses do ano de 2011. Os objetivos da execução desta lista são:

1. Implementar a Terceira Forma Normal (3ªFN) do Protótipo de Aplicativo de

Banco de Dados de EQuiPamentos do departamento de POlícia

(ABD-EQP-PO) utilizando um Modelo de Dados Relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) previamente escolhido e testar a sua funcionalidade, visando reduzir o desperdício de recursos nas futuras fases de integração e melhorar a eficiência operacional dos futuros Bancos de Dados Setoriais (BDS), Bancos de Dados Corporativo (BDC) e do Banco de Dados Holding (BDH); 2. Construir a versão 1.0 do Sistema de Dicionário de Dados do ABD-EQP-PO; e 3. Pesquisar os Modelos de Dados Hierárquico, Rede e Orientado a Objetos, e

Converter a 3ªFN do seu Protótipo de Aplicativo de BD no Modelo de Dados Relacional para os Modelos de Dados Hierárquico, Rede e Orientado a Objetos, visando identificar algumas das suas principais diferenças e características. Este anexo apresenta uma visão detalhada das tarefas realizadas para atingir o terceiro objetivo da lista de exercícios.

2 Principais Passos

a) Assistir e participar das aulas da disciplina CE-240 Projeto de Sistemas de Bancos de Dados;

b) Tomar conhecimento dos conceitos de sistemas de redes inteligentes (smart grid) apresentados em sala e complementá-los com pesquisas adicionais;

c) Conhecer os requisitos e funcionalidades necessários ao desenvolvimento desta lista de exercícios;

d) Pesquisar e entender os conceitos referentes a modelos de dados hierárquicos; e) Pesquisar e entender os conceitos referentes a modelos de dados rede;

f) Pesquisar e entender os conceitos referentes a modelos de dados orientados a objetos;

g) Realizar a conversão da terceira forma normal (3FN) do ABD-EQP-PO para os modelos hierárquico, rede e orientado a objetos.

(4)

diferentes tipos de dados, características deste modelo, podem tornar muito fácil a resposta a algumas questões, mas muito difícil a resposta a outras.

No modelo hierárquico, os registros são organizados como árvores com raiz. A raiz é considerada o registro no topo da hierarquia (nó-pai) que pode relacionar-se com uma ou mais folhas (nós-filhos). O modelo de dados hierárquico é manipulado através da Linguagem de Manipulação de Dados (LMD), ou Data Manipulation Language (DML). Um exemplo de Banco de Dados Hierárquico é o Sistema de Administração de Informações (Information Management Systems – IMS) da IBM criado e aperfeiçoado a partir da década de 60.

O modelo hierárquico apresenta algumas restrições quanto à sua implementação:

 Não podem existir ciclos entre os nós (registros); e

 Ligações formadas na árvore devem ser tais que somente retratem relações um-para-um ou um-para-muitos entre um pai e um filho.

A terminologia utilizada nos bancos de dados modelo Hierárquico é apresentada a seguir:

 Segmento = um Registro ou uma coleção de campos descrevendo a ocorrência de uma Entidade;

 Raiz = o segmento localizado no topo de uma conexão entre segmentos hierarquizados;

 Relacionamentos = todos os segmentos devem ter um único pai, e qualquer segmento pode ter muitos filhos; Não podem existir segmentos soltos;

 Um Tipo de Entidade = um tipo de Segmento;

 Uma Ocorrência de Entidade = uma ocorrência de Segmento;

 Um Diagrama Estruturado de Dados (DSD) = uma Árvore de

 Definição Hierárquica (HDT); e

 Um Banco de Dados Lógico (LDB) = uma coleção completa de Registros de Banco de Dados de uma dada HDT.

Por analogia aos exemplos apresentados em sala de aula, as relações Equipamento, Fabricante e TipoEquipamento foram convertidas da terceira forma normal (3FN) para o modelo hierárquico:

(5)

Figura 1 – Entidades na terceira forma normal

Figura 2 – Representação das Entidades no Modelo Hierárquico

2.2 Modelo de Dados Rede – Pesquisa e Conversão:

(6)

Quando contrastado com o modelo hierárquico, as principais diferenças apresentadas entre os modelos são:

 No Modelo Rede não é necessária a duplicação de registros;

 No Modelo Rede não ocorrem apenas relacionamentos hierárquicos; e

 No Modelo Rede não são necessárias pesquisas extensas para se realizar quaisquer conexões.

Por analogia aos exemplos apresentados em sala de aula, as relações do ABD-EQP-PO foram convertidas da terceira forma normal (3FN) para o modelo rede:

Figura 3 – Representação das Entidades no Modelo Rede

2.3 Modelo de Dados Orientado a Objeto – Pesquisa e Conversão:

Os bancos de dados orientados a objetos surgiram na década de 80 a partir de uma necessidade de representação de dados complexos, que não tem uma representação possível no modelo relacional devido à semântica imposta por este modelo. Alguns representantes dessa categoria de modelo são os sistemas de informação geográfica (SIG) e os sistemas CAD e CAM. Geralmente, o diagrama de classes da Unified Modeling Language (UML) serve como esquema para o modelo de dados orientado a objetos. Após realizar a análise do modelo de dados atual (entidade-relacionamento) e sua possível conversão para o modelo orientado à objetos, foi identificado que o processo resultante da conversão apresenta o mesmo modelo entidade-relacionamento ou em outras palavras, no contexto do ABD-EQP-PO, os modelos entidade-relacionamento e orientado a objetos são equivalentes:

(7)

2.4 Análise de Adequabilidade de Modelo de Dados ao ABD-EQP-PO:

De acordo com o material apresentado em sala de aula, um resumo e mapeamento das principais características de cada um dos modelos de dados pode ser classificado conforme abaixo:

Hierárquico: Sofre uma significativa herança de falta de recursos; e Suas atualizações têm sido evitadas;

Rede: Livre das dificuldades do Hierárquico, é visto como sua extensão racional, dando aos programadores considerável controle sobre os recursos de alocação de armazenamento e estrutura, e sobre os caminhos utilizados para se ir de um Registro para outro;

Relacional: Preocupa-se mais com a capacidade que o Sistema provê aos usuários, e pouco com os Mecanismos de Controle;

Objeto Relacional: Preocupa-se mais com a capacidade que o Sistema provê aos usuários para recuperar, por exemplo, Objetos Georreferenciados relacionados a estrutura de um Banco de Dados Relacional; e

Orientado a Objeto: As tendências atuais apontam para a evolução dos BD Modelo Relacional e Objeto Relacional em direção aos Modelos nativamente Orientados a Objeto.

O modelo relacional é o modelo original de onde partimos com nossa análise. Os modelos Hierárquico, Rede e Orientado a Objeto foram apresentados nas 3 subseções anteriores. O modelo objeto relacional refere-se ao modelo relacional, adicionado de algumas extensões para possibilitar a manipulação de dados complexos utilizando-se das facilidades da Structure Query Language (SQL) já existente.

Ao analisar as características de cada um dos modelos apresentados, considerando a necessidade de capacidade de resposta, alta performance e necessidade de georreferenciamento, juntamente com as análise de conversão previamente efetuadas, este aluno identificou o modelo Objeto Relacional como o mais adequado para implementação do ABD-EQP-PO.

3 Conclusões

Este anexo da Lista de Exercícios 4 apresentou a conversão do modelo relacional para os modelos hierárquico, rede e orientado a objetos. Foram apresentadas ainda as características de cada um desses modelos e suas restrições aplicáveis. Finalmente, foi realizada uma análise para verificação de qual modelo seria o mais adequado para

(8)

4 Referências

[1] “Modelo Hierárquico”, Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_hier%C3%A1rquico, Acesso em: Maio de 2011.

[2] TAKAY O., ITALIANO I., FERREIRA J., “Introdução a Banco de Dados”, Disponível em: http://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf, Acesso em: Maio de 2011.

[3] “Modelo de Redes em Banco de Dados”, Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/modelo-de-redes-em-banco-de-dados/26541/, Acesso em: Maio de 2011.

[4] CUNHA A., “Mapeamentos de BD Modelo de Dados Relacional para os BD Modelos de Dados:

Hierárquico; Rede; e Orientado à Objeto. ”, Disponível em: https://sites.google.com/site/ce240ita/notas-de-aula, Acesso em: Maio de 2011.

[5] “Pesquisa sobre Banco de Dados Hierárquico e em Rede”, Disponível em: http://sisfinanceiro.vilabol.uol.com.br/pesquisa.html, Acesso em: Maio de 2011.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, os resultados apresentados pelo --linalol não foram semelhantes, em parte, aos do linalol racêmico, uma vez que este apresenta um efeito vasorelaxante em anéis de

Ocorre que foi o fornecimento de outra tabela, associado ao interesse em observar o céu, de pelo menos usar a tabela, que fez o participante se interessar em saber interpretar o

O Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, torna público o presente chamamento que tem por objetivo a estruturação do passaporte turístico – MINAS PASS

Boa parte das questões que afetam o ambiente no qual as instituições estão inseridas será discutida nos capítulos que compõem a tese, tais como: a agenda da pesquisa pública frente

2.1 A contratação constante do objeto em questão é justificada pela obediência às prerrogativas do Normativo de Pessoal - Progressão Funcional, parte integrante do Plano

Desse modo, os saraus são interpretados por seus pró- prios frequentadores como espaços de formação política e cultural, bem como para a criação de vínculos afetivos entre

Através da dissertação, levantou-se os principais achados de estudos correlatos ao tema da pesquisa e foi possível verificar a baixa disponibilidade de estudos guiados pela

Com a perspectiva de remunerações menores apresentadas pelos títulos públicos, a previsão era de uma migração de investidores para fundos de renda variável, e