• Nenhum resultado encontrado

Os processos culturais influenciando na instituição escolar: uma nova forma de educar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os processos culturais influenciando na instituição escolar: uma nova forma de educar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OS PROCESSOS CULTURAIS INFLUENCIANDO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UMA NOVA FORMA DE EDUCAR

CRISTINE BRANDENBURG

Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: crisfisio13@gmail.com

LIA MACHADO FIUZA FIALHO

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE. E-mail: lia_fialho@yahoo.com.br

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA

Universidade Federal do Ceará-UFC. E-mail: rogério@virtual.ufc.br Introdução

Desenvolver um trabalho com ênfase sobre as relações entre cultura, educação e instituições escolares é sempre um desafio. Em relação ao que se trata esta problematização no que já se disse é o que parece novo, sempre aí a nos desafiar, com as suas mais de mil e uma faces, com as suas infinitas possibilidades.

No que diz respeito cultura para VEIGA-NETO (2003) quan-tas não vem sendo as suas ressignificados ao longo da história... Estas novas formas de pensar vêm proliferando especialmente nas últimas décadas. Como em nenhum outro momento, parecem tornar-se cada vez mais visíveis as diferenças culturais. O que in-fluencia diretamente na educação e instituições escolares que vem sofrendo mudanças acompanhando a evolução histórica.

Neste contexto a educação tem constituído como um ato ou efeito de educar, sendo que pode ser um conjunto de normas pedagó-gicas tendentes ao desenvolvimento das faculdades psíquicas, inte-lectuais e morais da criança e do ser humano em geral, envolvendo o conhecimento e a prática dos hábitos sociais e culturais (KURY,2007).

No tocante da educação na instituição escolar ela passa por mudanças que muitas vezes são resultantes não somente de proces-sos pedagógicos, mas são reflexos das transformações no contexto políticossocial, ideológico e principalmente cultural, como também das transformações urbanas e tecnológicas que vão influenciar na

(2)

reestruturação da Educação, por conseguinte na escola e no espaço escolar (SANTANA et al, 2010)

As reflexões dos entendimentos de hoje sobre o que seja

cultura, sobre o que seja educação e sobre instituições escolares,

em relações entre ambos se encontram no centro de tais embates. Nesse contexto, é adequado atribuir o papel quanto à educação que norteia transformando enquanto campo dos saberes e a escola en-quanto instituição em campos privilegiados, onde se dão contrastes culturais teóricos e práticos em torno de infinitas questões sobre cultura e sua influencia (BAKER, 1980). No entanto como todos nós sabemos, tais embates envolvem argumentos, ações e estratégias que extravasam largamente o plano puramente intelectual.

Assim, este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a educação, a cultura e a instituição escolar, levando em conside-ração as concepções já existentes. Essa reflexão surge a partir da necessidade de relacionarmos da cultura e educação com a institui-ção escolar, levando em considerainstitui-ção também a cultura, através do qual tanto a instituição escolar quanto a educação é transformada com as suas influencias diretamente ligadas entre si.

A Cultura

O sentido do termo cultura nos diz que cultura deriva do ver-bo latino colere, que significa “cultivar”; “honrar”; “tomar conta”; e “cuidar”. Assim, cultura inclui um conjunto de conhecimentos, cren-ças religiosas, arte, moral, direito, costumes que o homem adquiri na sociedade (SOUZA, 1995).

A partir do século XVIII alguns pensadores alemães passa-ram a chamar de Kultur a sua própria contribuição para a huma-nidade, em termos de maneiras de estar no mundo, de produzir e apreciar obras de arte e literatura, de pensar e organizar sistemas religiosos e filosóficos especialmente todo aquele conjunto de coi-sas que eles consideravam superiores e que os diferenciava do

(3)

res-to do mundo. A Cultura passou a ser escrita com letra maiúscula e no singular. Maiúscula porque era vista ocupando um status muito elevado; no singular porque era entendida como única. E se era ele-vada e única, foi logo tomada como modelo a ser atingido pelas ou-tras sociedades o que veio daí, por exemplo, a diferenciação entre

alta cultura e baixa cultura (VEIGA-NETO, 2003). De tal

diferencia-ção ocuparam-se muitos pedagogos, uma vez que a educadiferencia-ção foi e ainda é vista por muitos como o caminho natural para a “elevação cultural” de um povo (VEIGA-NETO, 2002).

A seriedade no que vem se tratando a cultura no mundo con-temporâneo tem sido enfatizada por autores de diferentes tendên-cias. Na esfera do pensamento pós-moderno, a cultura adquire cada vez mais um papel mais significativo na vida social: hoje, tudo chega mesmo a ser visto como cultural e tem sido abordado e aceito todas as diferentes formas de hábitos culturais (FEATHERSTONE, 1997).

A cultura na ascensão de novos domínios, instituições e tec-nologias cada vez mais é difundida e associadas às indústrias cultu-rais, na mudança histórica global, assim como na transformação do cotidiano, realçam o lugar central ocupado pela cultura no processo de formação de identidades sociais. Onde Hall (1997) nos diz:

O que denominamos “nossas identidades” poderia prova-velmente ser melhor conceituado como as sedimentações através do tempo daquelas diferentes identificações ou po-sições que adotamos e procuramos “viver”, como se viessem de dentro, mas que, sem dúvida, são ocasionadas por um conjunto especial de circunstâncias, sentimentos, histórias e experiências únicas e peculiarmente nossas, como sujei-tos individuais. Nossas identidades são, em resumo, forma-das culturalmente.

A Educação

Considera-se necessário, antes de comentar a forma como se dá a propriação da educação, retratar a concepção de educação

(4)

se-gundo as normas regentes atuais, portanto esse processo formativo pode se dar em diversos ambientes sociais (família, comunidade, trabalho, manifestações culturais, escola etc.) e de variadas manei-ras (formal e informalmente) (SANTANA, 2011).

Em 1988 a Constituição Federal retoma a idéia de um plano nacional de longo prazo, com força de lei capaz de conferir estabi-lidade às iniciativas governamentais na área de Educação, no qual encontramos os seus complemento e obrigatoriedade no artigo 214. “A Educação direito de todos e dever do estado e da família e será promovido e incentivado com colaboração da sociedade, visando ao plano de desenvolvimento de pessoa, seu preparo para o exer-cício da cidadania e sua qualificação de trabalho” (BRASIL,1988).

Segundo Gimeno Sacristán (2001, p. 21),

A educação contribuiu consideravelmente para fundamen-tar e para manter a idéia de progresso como processo de marcha ascendente na História; assim, ajudou a sustentar a esperança em alguns indivíduos, em uma sociedade, em um mundo e em um porvir melhores. A fé na educação nutre-se da crença de que esta possa melhorar a qualidade de vida, a racionalidade, o desenvolvimento da sensibilidade, a com-preensão entre os seres humanos, o decréscimo da agres-sividade, o desenvolvimento econômico, ou o domínio da fatalidade e da natureza hostil pelo progresso das ciências e da tecnologia propagadas e incrementadas pela educação. Graças a ela, tornou-se possível acreditar na possibilidade de que o projeto ilustrado pudesse triunfar devido ao de-senvolvimento da inteligência, ao exercício da racionali-dade, à utilização do conhecimento científico e geração de uma nova ordem social mais racional.

O significado do processo de educação quanto a integração individual ou coletiva, aperfeiçoamento integral de todas as facul-dades humanas, ou seja, todos os saberes transmitidos e adquiridos pelo individuo (COSTA, 2000). Estabelecendo um um procedimento complexo que pode ser aplicado em diversas áreas. Muitos fatores,

(5)

entretanto, estão presentes na relação educacional, facilitando ou oferecendo obstáculos para o processo. Entre eles, os fatores es-senciais ao educador, tais como habilidade no processo ensino--aprendizagem e o conhecimento sobre a realidade sociocultural dos educandos. Entre os fatores pertencentes ao educando, citamos o interesse pelo aprendizado e o conhecimento de base sobre o as-sunto, o que pode influenciar na aquisição de novos conhecimentos (SOUZA et al, 2008) .

No entanto entende-se por idéias educacionais as opiniões referidas a educação, quer sejam elas decorrentes da analise do fe-nômeno educativo, ou seja tudo voltado para educação. Visando a explicação quer sejam elas derivadas de determinada concepção de homem, mundo ou sociedade, sob cuja luz se interpreta o fenôme-no educativo (SAVIANI, 2007).

Instituição Escolar, Cultura e Educação

A compreensão de educação escolar ou instituição escolar,

por sua vez, consiste naquela que se amplia por meio do ensino re-gular e sistemático ofertado em instituições especificas para essa fi-nalidade, mesmo não ocorrendo unicamente na escola, mas se dando necessariamente por meio do ensino intencional (BRANDÃO, 2004).

Não pode haver educação se ela não estiver inserida na cul-tura da comunidade e, particularmente, do tempo histórico em que se situa. A reflexão sobre esta temática é co-extensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. É inconcebível uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultu-ral não esteja presente na instituição escolar influenciando direta-mente neste contexto da comunidade local, o que vem a contribuir com que Péres Gómez (1998) propõe que entendamos hoje a escola como um espaço de “cruzamento de culturas”.

Portanto a escola é, sem dúvida, uma instituição cultural, e as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como

(6)

en-tre dois pólos independentes, mas sim como uma natureza ligada, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados. Se partimos dessas afirmações, se aceitamos a íntima associação entre escola e cultura, se vemos suas relações como in-trinsecamente constitutivas do universo educacional, cabe indagar por que hoje essa constatação parece se revestir de novidade, sen-do mesmo vista por vários autores como especialmente desafiasen-do- desafiado-ra padesafiado-ra as práticas educativas (MOREIRA e CANDAU, 2003) .

Discussão

A educação e cultura são, para Nietzsche, inseparáveis. Não existe cultura sem um projeto educativo, nem educação sem uma cultura que a apóie. A educação recebida nas escolas alemãs partia de uma concepção historicista e dava origem a uma pseudocultura, que nada mais era do que o simulacro de outras culturas. Para o filósofo, cultura e educação são sinônimos de “adestramento sele-tivo” e “formação de si”; para a existência de uma cultura, é neces-sário que os indivíduos aprendam determinadas regras, adquiram certos hábitos e comecem a educar-se a si mesmos e contra si mes-mos, ou melhor, contra a educação que lhes foi inculcada (NIETZS-CHE, 1988).

Existem ainda muitas dificuldades para a transformação da educação em nosso país. A ultrapassada concepção centrada na tra-dição de que só há um único saber válido e real, comandada pelos países capitalistas de primeiro mundo, tem ditado as normas às nossas escolas e tem imperado soberanamente com o aval de uma pequena parte da sociedade que é constantemente beneficiada com esse sistema de certo/errado. No Brasil, tem-se o hábito de impor-tar culturas e preconceitos. Há um intenso processo de aculturação reinante e operante que preenche as lacunas sociais deixadas pela má colonização implantada nestas terras há mais de 500 anos. Den-tre isso há a falta de valorização cultural do próprio país.

(7)

Abrangemos que a identidade do ser humano é construída a partir da cultura e sua formação institucional. Nesse sentido, esse aspecto é importante para a construção da concepção da comu-nidade educacional. Assim, na escola, os professores e os alunos constroem essa concepção de mundo a partir do contexto sócio--histórico-cultural em que vivem.

Referências bibliográficas

BAKER, G., HACKER, P. An analytical comentary on Wittgenstein’s

Philosophical investigations, Oxford: Basil Blackwel, l980.

COSTA, Marisa V org. Estudos culturais: para além das fronteiras disciplinares. Estudos culturais em educação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000,13-36.

BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil, 5 de outu-bro de 1988.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós--modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

GIMENO SACRISTÁN, José. A educação obrigatória. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Rev Educação & Realidade, 1997, 22:2.

KURY G, Mini dicionário da língua portuguesa. Ubiratan Rosa 2a Ed,

São Paulo:FTD, 2007.

MOREIRA AFB e CANDAU VM. Educação Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev Brasileira de Educação, 2003; 23.

NIETZSCHE, F. Die Philosophie im tragischen Zeitalter der Griechen. In KSA. v. 1. Berlin/New York: Walter de Gryter, 1988.

PEREZ GÓMEZ, Angel. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 1998.

SANTANA JR, VASCONCELOS JG, VASCONCELOS-JUNIOR REP, ARAÚJO JEC, QUEIROZ ZF, PEREIRA IH. Tempo, Espaço e Memória

(8)

da Educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objeti-vos de estudo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

SANTANA JR, VASCONCELOS JG, MAIA GBP, FIALHO LMF, LIMA JMC. Muitas histórias, muitos olhares: relatos de pesquisas na história da educação. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

SAVIANI, Derneval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Cam-pinas: Autores Associados, 2007.

SOUZA, S.M.R. de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995. SOUZA LB, AQUINO PS, FERNANDES JFP, VIEIRA NFC, BARROSO MGT. Educação, cultura e participação popular: Abordagem no con-texto da educação em saúde. Rev Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2008 jan/mar; 16(1):107-12.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e currículo. Contrapontos, 2002;2:4, jan-abr., p. 43-51.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Rev. Brasileira de Educação 2003; 23:5-15.

Referências

Documentos relacionados

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Com um orçamento municipal girando por volta de R$ 623 milhões em 2012, segundo o boletim on-line Sua Cidade 9 , o município de Limeira conta, após quinze anos

Diante do que foi apontado pelas entrevistadas, este Plano de Ação foi construído de forma a possibilitar novas estratégias a serem usadas com a coordenação

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

The user uses GIS to generate a map with a visual representation of the location and extent of the active containment zones in September 2013 and information about the measures

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

O presente estudo teve como objetivo determinar os níveis de anticorpos anti-PGL-1, séricos e salivares, de contatos intra e peridomiciliares, com idade inferior