• Nenhum resultado encontrado

tutorial-antivir-compct-JorgeMaia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "tutorial-antivir-compct-JorgeMaia"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Escola Técnico Profissional de Cantanhede

2009/2010

IMEI Módulo nº5

Tutorial:

Instalação e uso de Anti-vírus e compactador/descompactador.

Trabalho realizado por: Jorge Maia nº8, turma 2ºF

(2)

Introdução ... 1 Desenvolvimento ... 2 Tutorial - Anti-vírus: ... 2 Tutorial – Compactador/Descompactador: ... 7 7-zip: ... 7 Winrar: ... 10 Conclusão... 13

(3)

Introdução

1

Introdução

Neste trabalho, irei mostrar tutoriais de instalação e uso de duas ferramentas essenciais, que se necessitam frequentemente um computador. Um deles é o principal, o antivírus, pois este é essencial porque irá manter ou tentar manter o sistema operativo protegido contra às ameaças de vírus e outros maliciosos. A segunda ferramenta será um compactador/descompactador, mostrarei como funcionará as funcionalidades e utilidades que nesta precisa ferramenta se necessita para compactar e descompactar arquivos.

(4)

2

Desenvolvimento

Tutorial - Anti-vírus:

Existe, já imensos programas anti-vírus no mercado tais como os gratuitos: avast, avg, antivir e entre outros. Como o melhor programa antivírus a nível mundial, o Kaspersky anti-vírus, sendo este uma aplicação paga.

Para este tutorial usarei o antivírus Microsoft Security Essentials, mais recente programa anti-vírus, ainda em versão beta, o primeiro da Microsoft no mercado livre onde pode obtê-lo facilmente e gratuitamente no site oficial da Microsoft: http://www.microsoft.com/security_essentials/?mkt=en-us

Usarei este, pois, porque é gratuito, de fácil utilização e configuração com uma interface gráfica bem compreensível ao uso de qualquer utilizador.

1º Passo – Obter o programa:

Através de um navegador, dirige-se para a página oficial da aplicação e descarregue o ficheiro executável correspondente à arquitectura do sistema operativo que se está a usufruir, por exemplo, Windows 7 32bits, (poderá no entanto predefinir o tipo de língua que pretender para a aplicação):

(5)

Desenvolvimento

3 Após guardar o programa executável através do descarregamento na página oficial como indicada acima, execute a aplicação e siga-se para os seguintes passos da instalação.

2º Passo – Instalação do programa:

Todas as etapas durante a instalação são de fácil compreensão ao utilizador. Até aqui, a aplicação só iniciará a instalação após validar se a cópia do seu actual sistema operativo é genuína, ou seja, é de verificação se a cópia não é pirata. Caso seja, o procedimento não continuará.

(6)

4 Poderá terminar a instalação da aplicação, tendo assinalado ou não se logo depois de fechar a sessão de instalação iniciará automaticamente a actualização do anti-vírus.

(7)

Desenvolvimento

5 3º Passo – Actualizar (Update):

É essencial a aplicação anti-vírus estar sempre actualizada, pois assim, se manterá activo durante as utilizações do computador no dia-a-dia para manter a eficácia contra novos vírus. A maior parte das aplicações anti-vírus foi concebido para ser actualizado automaticamente, mas também poderá actualizar manualmente.

4º Passo – Examinar (Scan):

A examinação (“escaneamento”) é uma funcionalidade que qualquer aplicação anti-vírus tem. A função é examinar o disco e outros que se encontram conectados, como exemplo dos dispositivos removíveis, na procura de algo malicioso (ficheiro, arquivo, aplicação entre outros) que poderá prejudicar o funcionamento do computador do utilizador.

(8)

6 Actualmente a maioria das aplicações darão para programar o dia e hora para a examinação (“escaneamento”) automaticamente, que neste se encontra nas definições (settings).

Por fim, a aplicação encontra-se instalada e configurada na área de ícones de notificação como padrão, em estado activo (quando o ícone se apresentar verde) que manterá o computador protegido.

(9)

Desenvolvimento

7

Tutorial – Compactador/Descompactador:

Para este tutorial usarei dois exemplos de programas, um gratuito e de código aberto, o 7-zip, de fácil utilização que poderá descarregar gratuitamente no site oficial: http://www.7-zip.org/download.html

Outro mais conhecido, o Winrar, muito vantajoso para além de ter uma excelente interface gráfica e imensas funcionalidades, que necessita de o comprar ou registar para usufruir destas, tendo uma desvantagem de ser uma aplicação paga, pode-se também obter no site oficial uma versão teste: http://www.win-rar.com/downloadnow.html

Também existe outros mais, como por exemplo, KGB Archive.

Naturalmente estas ferramentas criam ficheiros de extensão para qual são compatíveis a sua utilização, como a seguir um exemplo dos destacados:

Winrar:

1º Passo – Instalação:

Assim que obtido a aplicação, inicie a instalação executando-a:

 7z – Formato novo, que promete altas taxas de compactação

 bzip2 e gzip – Compactam um único arquivo, muito usado nos arquivo tar, é conhecido no sistema operativo UNIX

 rar – Formato de arquivo conhecido, principalmente no sistema operativo Windows

 tar – Formato de arquivo conhecido no UNIX, não tem compactação, mas é usado para reunir os arquivos para serem compactados em outro formato

(10)

8 Assim que terminado, poderá ver as dicas e informações que está citado na aplicação, concluía e siga-se para os próximos passos.

2º Passo – Compactar um ou mais arquivos:

Para adicionar ficheiros, aplicações, documentos e etc, tem muitas opções para adicionar ao arquivo, uma é como está destacado em cima (clicando com o botão direito do rato sobre o ficheiro). Outra é criar, (clicando com botão direito sobre nada, ir a “Novo”, acabando por clicar em “winrar arquivo” ou “winrar zip arquivo”), e arrastar os ficheiros para seu interior.

(11)

Desenvolvimento

9 De seguida, poderá mudar o nome do arquivo, alterar o método de compressão, terminando por clicar em “ok”. Se não definiu a directoria para onde seria criado o arquivo, então, este será criado na directoria onde se encontra onde se encontra o ficheiro que compactou.

Pois a função desta ferramenta é comprimir tamanho de memória, ou seja, haver uma diminuição de memória, para dispositivos de armazenamentos de pequena memória. E-mails, pois para envio de ficheiros, esta ferramenta é sempre muito útil para a necessidade.

(12)

10 3º Passo – Descompactar arquivos:

Descompactar é o inverso de compactar, então, quase se faz os mesmos métodos como no passo anterior, só que vai extrair os ficheiros do arquivo compactado para a directoria que o utilizador definir.

7-zip:

(13)

Desenvolvimento

11 2º Passo – Compactar um ou mais arquivos:

Defina a directoria para onde quer que seja criado. Poderá alterar a extensão do arquivo em “archive format”, alterar o método de compressão em “compression level”. Termine clicando em “ok”, e pronto está criado. 3º Passo – Compactar arquivo com bloqueio de pedido de palavra-chave:

Para compactar o arquivo bloqueado com pedido de autenticação os passos serão os mesmos, só adicionará uma palavra-chave antes de finalizar o “adicionamento ao arquivo”.

(14)

12 Descompactar os ficheiros, acaba por ser também quase igual à aplicação anterior, pois, definindo a directoria para qual quer se grave os ficheiros extraídos acabando por clicar em “ok”. Caso o arquivo esteja bloqueado poderá digitar a palavra-chave no canto inferior destacado em cima “Password”.

(15)

Conclusão

13

Conclusão

Estes tutoriais destas ferramentas foram feitos para simples compreensão a aqueles que se iniciam ao uso de um computador. Mostrando duas simples aplicações essenciais ao uso do dia-a-dia.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

ƒ Para seleccionar Ficheiros/Pastas contíguos, carregue na tecla Shift e clique com o botão esquerdo do rato no primeiro Ficheiro/Pasta e depois, sem deixar de carregar na

Parágrafo primeiro – O direito às bolsas de estudo passa a vigorar ao término do contrato de experiência, cuja duração não pode exceder de 90 (noventa) dias, conforme

 Seguro de acidentes de trabalho a comparticipar pela Entidade Financiadora: correspondente a percentagem a definir em aviso de abertura e/ou programa de

Em 11 de dezembro de 2012, foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da TELOS a proposta de redução da taxa real de juros atuarial dos planos PBD de 5% para 4,50% e do plano PCD de

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga