• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 005 2014 ETA UFAL- finalizado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 005 2014 ETA UFAL- finalizado"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Serviço Público Federal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ESCOLA TÉCNICA DE ARTES

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA BOLSISTAS-BOLSA-FORMAÇÃO/PRONATEC

EDITAL Nº 005/2014 – ETA/UFAL

A Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, considerando a Lei Federal nº 12.513/2011, alterada pela lei nº 12.816 de junho de 2013 e a portaria SETEC/MEC de nº. 168 de 07 de março de 2013, do Ministério da Educação e Resolução FNDE de Nº 04 de 16 de março de 2012, faz saber aos interessados, que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Bolsistas, destinado à seleção para o cargo de professor, para atuar nos cursos Formação Inicial e Continuada - FIC aprovados pela SETEC/MEC/FNDE, no âmbito exclusivamente da Bolsa Formação PRONATEC/ETA/UFAL.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo de Seleção Pública Simplificada destina-se a seleção de profissionais, integrantes ou não integrantes do quadro de servidores da UFAL, que atuarão como professores/instrutores dos cursos ofertados pela Escola Técnica de Artes no âmbito da BOLSA FORMAÇÃO/PRONATEC/ETA/UFAL.

1.2. O pagamento de bolsa aos profissionais que atuarão nos cursos da BF/PRONATEC obedecerá aos parâmetros contidos na Resolução CD/FNDE nº. 04, de 16 de março de 2012 do Ministério da Educação, observado o limite de carga horária de dedicação semanal.

1.3. A concessão de bolsas aos profissionais envolvidos na oferta da BF/PRONATEC dar-se-á conforme o estabelecido pelo art. 9ª Lei Federal nº 12.513/2011, observando as seguintes condições:

I - a carga horária semanal de dedicação ao programa para os profissionais que não pertencem ao quadro de servidores ativos e inativos da UFAL ficará limitada a 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais;

II - no caso de bolsista servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, a bolsa só poderá ser concedida mediante autorização do setor de recursos humanos da instituição à qual o servidor for vinculado;

III - no caso de bolsista servidor da Rede Federal ou de outra rede pública descrito no inciso II deste artigo, a bolsa ficará limitada a um máximo de 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais;

IV - na função de professor da Bolsa-Formação, o servidor ativo só poderá atuar e receber bolsa no limite da mesma carga horária regular em que desempenha em sala de aula na instituição; V – O número de bolsistas e a carga horária de cada um deverão ser compatíveis com a quantidade de beneficiários da Bolsa-Formação do Pronatec, conforme o § 1º do art.6º desta resolução. Os profissionais não integrantes do quadro de servidores do UFAL e não servidores públicos municipais, estaduais ou federais poderão receber bolsas no limite previsto pela instituição, descontados os encargos contributivos.

(2)

VI - A presente Seleção será regida por este Edital e executada por Comissão Local de Seleção instituída pela Diretora da ETA.

2 . DAS ATRIBUIÇÕES 2. 1. Ao professor/instrutor cabe:

 planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da Formação;

 adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo;  registrar no SISTEC a freqüência e o desempenho acadêmico dos estudantes;  adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades

dos estudantes;

 propiciar espaço de acolhimento e debate com os estudantes;  avaliar o desempenho dos estudantes; e

 participar dos encontros de coordenação promovidos pelos coordenadores geral e adjunto.

2.2 Ao Supervisor caberá:

2.1 interagir com as áreas acadêmicas e organizar a oferta dos cursos em conformidade com o Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos;

2.2 coordenar a elaboração da proposta de implantação dos cursos, em articulação com as áreas acadêmicas, e sugerir as ações de suporte tecnológico necessárias durante o processo de formação, prestando informações ao coordenador-adjunto;

2.3 coordenar o planejamento de ensino;

2.4 assegurar a acessibilidade para a plena participação de pessoas com deficiência;

2.5 apresentar ao coordenador-adjunto, ao final do curso ofertado, relatório das atividades e do desempenho dos estudantes;

2.6 elaborar relatório sobre as atividades de ensino para encaminhar ao coordenador-geral ao final de cada semestre;

2.7 ao final do curso, adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, realizar análises e estudos sobre o desempenho do curso;

2.8 supervisionar a constante atualização, no SISTEC, dos registros de freqüência e desempenho acadêmico dos beneficiários;

2.9 fazer a articulação com a escola de ensino médio para que haja compatibilidade entre os projetos pedagógicos; e

2.10 exercer, quando couber, as atribuições de apoio às atividades acadêmicas e administrativas

(3)

3 . DO PROCESSO SELETIVO

3.1. A seleção será realizada em duas etapas, de caráter classificatório, mediante análise de currículo, segundo pontuação discriminada no item 5.2 deste Edital e entrevista realizada por comissão nomeada por portaria pela Diretora da Escola Técnica de Artes. Ambas as etapas têm caráter eliminatório. O não cumprimento de uma dessas etapas acarretará na eliminação do candidato.

3.2. O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

ETAPA SELEÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL

Inscrições Currículo 29 e 30 de abril de 2014 08h às 12h e de 14h às 17h horas. Secretaria do Pronatec Entrevista Professor/ instrutor Dia 05 de maio de 2014 10:00h às 12:00h Sala 05 do Setor de Artes Resultado Classificatório 06 de maio 2014 18:00h Mural e site da

ETA

3.4. Formação e experiência enquanto requisitos mínimos estão discriminados no ANEXO I. 3.5. Para a realização das inscrições serão considerados os locais e horários estabelecidos pela ETA, conforme descriminado acima.

4 . DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições são gratuitas e serão realizadas conforme cronograma apresentado no item 3.2, nas dependências da Escola Técnica de Artes na sala da secretaria do Pronatec, Espaço Cultural Universitário, praça sinimbu, 206 Maceió-AL.CEP: 57.020.720.

4.2. A inscrição consiste na entrega da seguinte documentação:

a) Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, conforme modelo disponível no ANEXO II.

b) Cópia de diplomas/certificados que atendam os requisitos mínimos constantes nas tabelas dispostas no ANEXO I.

c) Currículo: Comprovantes de atividades ou experiência para efeitos de pontuação dos critérios, conforme a função, elencados no item 5.2.

d) Cópias de RG, CPF e Comprovante de residência;

4.3. O candidato que não apresentar a documentação obrigatória completa ou deixar de apresentá-la no ato da inscrição não terá sua inscrição homologada.

4.4. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional, extemporânea ou com documentação incompleta, via procuração, fax-símile ou via Internet.

4.5. Será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, em qualquer tempo:

 cometer falsidade ideológica com prova documental.

 utilizar-se de procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico.

(4)

4.6. Para efeito de aprovação e classificação serão considerados aptos apenas os candidatos que atendam os requisitos mínimos de cada vaga, constantes no ANEXO I.

5 . DA CLASSIFICAÇÃO

5.1. A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos na análise do currículo e da entrevista.

5.2. A) Professor/instrutor de

ordem

DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO

1 Formação mínima exigida no Anexo I

1 (um) ponto para nível médio; 2 (dois) pontos para Graduação; 3 (três) pontos para Pós-Graduação totalizando um máximo de 3 (três) pontos

2 Experiência profissional na área de atuação, comprovada por declaração ou cópia de contrato ou CTPS

1 (um) ponto por ano de experiência, totalizando um máximo de 3 (três) pontos

3 Coordenação ou participação em projetos na área de atuação de acordo com o Anexo I

1 (um) ponto por projeto, totalizando um máximo de 2 (dois) pontos

4 Participação como monitor ou aluno em cursos, mini cursos, seminários, colóquios e eventos acadêmicos de acordo com o Anexo I

0,5 (meio) ponto por evento, totalizando um máximo de 2 (dois) pontos

TOTAL 10 (dez) pontos

5.3. Em caso de empate, será considerado o critério abaixo:

a) For mais idoso, conforme artigo 27 parágrafo único da Lei nº. 10.741/03. b) ser servidor público.

6 . DO RESULTADO

6.1. A Comissão de Seleção divulgará os resultados apenas dos candidatos considerados aptos, ou seja, que atendam aos requisitos mínimos.

6.3 Poderão ser classificados candidatos para cadastro de reserva, caso ultrapasse ao número de vagas estabelecido por este edital.

7 . DA CONVOCAÇÃO E REMUNERAÇÃO

7.1. A convocação dos candidatos observará rigorosamente a ordem de classificação para cada função e local.

7.2. Para efeitos de implantação da bolsa do programa, o candidato habilitado deverá entregar na Coordenação da BF/PRONATEC os seguintes documentos:

a) cópia do RG, CPF e PIS/PASEP ativo comprovado em carteira de trabalho. b) cópia de comprovante de endereço;

c) cópia de documento que conste os dados bancários (banco, número da agência e conta corrente);

d) declaração do RH autorizando o servidor a atuar como bolsista da BF/PRONATEC, caso seja servidor da UFAL.

(5)

7.3. Os profissionais atuantes nos cursos da BF/PRONATEC receberão Bolsas no valor de: FUNÇÃO VALOR DA BOLSA

FUNÇÃO VALOR DA BOLSA/HORA TRABALHADA

Professor / instrutor 50,00

Supervisor 36,00

7.4. Os candidatos classificados e não convocados poderão compor cadastro de reserva técnica, que poderão extemporaneamente serem convidados a atuar em qualquer vaga e local que haja demanda, desde que atendam aos requisitos mínimos da vaga.

8 . DAS ATIVIDADES

8.1. Os candidatos poderão ser convocados conforme as necessidades dos cursos, no decurso do tempo de validade deste Processo de Seleção Simplificada.

8.2. Os candidatos professores/instrutores classificados e convocados terão uma semana após a convocação para entregar o plano de disciplina.

8.3. Os horários, turnos e dias de trabalho, bem como a distribuição da carga horária ficam a critério da Coordenação da BF/PRONATEC de cada campus, ou unidade remota, cabendo ao bolsista acatar integralmente essas definições sob pena de desligamento do Programa.

9 . DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A concessão da bolsa está condicionada, à viabilização das turmas conforme número de alunos matriculados, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

9.2. O presente Processo de Seleção Pública Simplificada terá validade até dezembro de 2014, prorrogável por um ano ou mais, se for do interesse do programa e do candidato.

9.3. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

9.4. A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas normas e o compromisso de cumpri-las.

9.5. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação dos resultados das etapas de avaliação.

9.6. Em qualquer etapa do processo seletivo, será excluído o candidato que utilizar meio fraudulento.

(6)

9.7. O candidato classificado que não cumprir com as atribuições do cargo, será desligado do programa, avisado do rompimento de seu contrato temporário pelo Supervisor do curso ou Coordenação Adjunta e/ou Geral do programa.

9.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Local de Seleção e pelo grupo gestor da BF-PRONATEC/ETA/UFAL.

(7)

ANEXO I

ITEM CARGO CIDADE FORMAÇÃO EXPERIÊNCIA VAGA

01 Professor Curso Aquicultor Disciplina Introdução a aquicultura Penedo Graduado em engenharia de pesca. Comprovada em aquicultura 01 02 Professor Curso Aquicultor Disciplina Seleção de áreas e construções aquícolas Penedo Graduado em engenharia de pesca. Comprovada em aquicultura ou engenharia para aquicultura ou extensão. 01 03 Professor Curso Aquicultor Disciplina Extensão em aquicultura Penedo Graduado em engenharia de pesca. Comprovada em Extensão de aquicultura 01 04 Professor Curso Aquicultor Disciplina Empreendedorismo

Penedo Graduado na área de administração ou em ciências agrícolas, formação ou experiência em cooperativismo 01 05 Professor Curso Aquicultor Disciplina Biologia e ecologia das espécies cultivadas e Qualidade da água na aquicultura Penedo Graduado em ciências biológicas Experiência na área de limnologia e zoologia aquática. 01 06 Professor Curso Aquicultor Disciplina Piscicultura Penedo Graduado em engenharia de pesca Experiência em piscicultura. 01

(8)

Aquiculcultor Disciplina de Carcinicultura engenharia de pesca ou ciências biológicas Carcinicultura 08 Professor Curso Aquicultor Disciplina Malacocultura Penedo Graduado em engenharia de pesca, aquicultura, ciências biológicas e zootecnia Experiência Malacocultura 01 09 Professor Curso Aquicultor Disciplina Beneficiamento Penedo Graduado em engenharia de pesca experiência em Tecnologia do pescado 01

10 Supervisor de curso Penedo Graduação em Comunicação Comprovada em cursos de extensão 01 11 Professor curso de recepcionista em Meios de Hospedagem Disciplina Inglês Técnico Penedo Graduação em qualquer área Professor com experiência no ensino de língua estrangeira e/ou pessoa com domínio da língua inglesa, experiência em intercâmbio linguístico e vivência em país de língua inglesa. 01 12 Professor curso de Locutor e Apresentador Disciplina Técnicas de Locução;

Penedo Comunicação com formação em nível de graduação superior ou tecnológica ou técnica e/ou Técnico em Rádio Experiência prática em técnicas de locução para Rádio e TV. 01

(9)

Prática de Locução em Rádio e TV: e TV 13 Professor curso de Locutor e Apresentador Penedo Graduado em fonoaudiologia Experiência na docência sobre técnicas vocais para utilização profissional da voz 01 14 Professor do curso de Locutor e Apresentador Disciplina Economia e Cidadania; e Economia e Gestão de Qualidade em Serviços. Penedo Formação em Ciências Econômicas Experiência docente nas disciplinas relacionadas á economia, mercado, gestão, comércio e prestação de serviços. 01 15 Professor curso de Inglês Intermediário

São Miguel dos Campos Graduado em Letras Português inglês Experiência no ensino de língua estrangeira, mínimo de 2 anos. 01 16 Professor curso de Disc Jóquei Maceió Sistema prisional Ensino Médio completo Experiência com o equipamento 02

(10)

ANEXO II Ficha de Inscrição Dados de Identificação

Nome completo: _________________________________________________________________ Instituição que atua ______________________________________________________________ Cargo: ______________________________________________

SIAPE (caso servidor público federal):______________

CPF:___________________ RG: ________________________ Data de Nascimento: ___ / ____ / ____ Atuação Profissional Área de atuação: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Descreva sua Experiência na área de atuação: Período (tempo):

_______________________________________________________________________________ Descrição de Atividades: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Informações Complementares: Endereço: ______________________________________________________________________ _________________________CEP: _________________Cidade:__________________________ _______________________________________ UF.:___________________________________ Telefones: Resid________________ Com. ___________Celular___________________________ E-mail: ____________________________________________________________________ As informações acima são verdadeiras pelas quais assumo inteira responsabilidade:

(11)

Referências

Documentos relacionados

Rossarolla, Márcia Denise; Camponogara Tomazetti, Tiago; Spiller Copatti, Andrio; de Melo Monteiro, Aline; Sanchez Righi, Pércio; Sichmann Heiffig-del Aguila, Lília; Saavedra

Foram encontrados adultos da espécie Bothriocephalus cuspidatus (Pseudophyllidea; Bothriocephalidae) (Figura 1) no intestino de dois exemplares de tucunaré, uma fêmea (com 1

AVISO: Este equipamento não está em conformidade com a IEC 61000-3-12 Se for conectado a um sistema de rede elétrica de baixa tensão, é responsabilidade do instalador ou do usuário

E, sobre o trabalho imaginativo nesse processo de liberdade, ele continua: “A imaginação poética não se limita às coisas e às pessoas como elas são dadas, mas à sua falta,

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 3 Diante do exposto, após a obtenção da nova curva IDF para a cidade de Fortaleza (baseada nos dados do modelo GCM)

Pedro Escacha, ilho de Payo Guterres, e a todos nomeia a mesma Doadora existentes no dito Couto tendo neste a oitava parte do Senhorio bem como tinha a oitava parte

O trabalhador que está usando um cinturão de segurança e um componente de união (por exemplo um talabarte com absorvedor de energia ou um travaquedas retrátil) que se conecta a

Como foi feito no caso anterior, vamos fazer o Como foi feito no caso anterior, vamos fazer o teste para comprovar o conserto da trilha. Colo- teste para comprovar o conserto