• Nenhum resultado encontrado

XENON SISTEMAS DE LINHA DE VIDA HORIZONTAL PERMANENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XENON SISTEMAS DE LINHA DE VIDA HORIZONTAL PERMANENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XENON

®

SISTEMAS DE LINHA DE VIDA

HORIZONTAL PERMANENTE

Perguntas mais frequentes (FAQ)

P1: O que é um sistema de linha de vida horizontal permanente?

R1: A linha de vida horizontal permanente é um sistema de ancoragem contra quedas que é normalmente compostos de um cabo metálico, um absorvedor de energia, ancoragens de extremidade, suportes intermediários e outros componentes especialmente desenhados para facilitar sua instalação e uso (Figura 1). O sistema como um todo é projetado para ajustar-se às estruturas e pontos de ancoragem comprovadamente capazes de resistir às forças geradas por uma queda. Estes sistemas são fabricados para usos específicos. O trabalhador que está usando um cinturão de segurança e um componente de união (por exemplo um talabarte com absorvedor de energia ou um travaquedas retrátil) que se conecta a linha de vida através de um sistema de trole ou shuttle capazes de passar livremente através dos suportes intermediários. Desta maneira, o trabalhador pode movimentar-se na horizontal em total segurança pois mantém-se conectado ao sistema em tempo integral.

Figura 1: Linha de vida horizontal Xenon® Standard da Honeywell.

P2: Quais as diferenças entre os sistemas de linha de vida horizontal Xenon® da Honeywell e os

sistemas “caseiros”?

R2: Linhas de vida horizontais caseiras podem funcionar relativamente bem quando calculadas e instaladas por profissionais experientes mas na grande maioria das vezes, não é isso que vemos por aí! Muitas empresas acreditam que um simples cabo de aço fixado em pontos extremos dá conta do recado! Em uma eventual queda, as forças geradas nas extremidades das linhas de vida horizontais são amplificadas podendo danificar as estruturas de sustentação do sistema e comprometer a segurança do trabalhador. Esse efeito pode ser potencializado quando múltiplos usuários utilizam a mesma linha de vida. Do ponto de vista de aplicação, o usuário acaba tendo que movimentar-se na linha através do uso de talabartes duplos de forma que possa ir ultrapassando os intermédios mediante constante conexão/desconexão do sistema o que acaba prejudicando sua produtividade e incrementando as chances de falha humana. Tendo em vista

(2)

todas essas dificuldades técnicas, os engenheiros da Honeywell desenvolveram o sistema Xenon®, de forma a atenuar esses vieses e gerar maior autonomia e segurança para quem utiliza linhas de vida e também para o profissional legalmente habilitado que instala a linha Xenon®. As vantagens do sistema são

inúmeras:

a) O equipamento Xenon® como um todo, atende às rigorosas exigência da norma técnica européia

EN795 que é hoje referência no Brasil e no mundo. O Brasil está desenvolvendo uma norma técnica específica para linhas de vida horizontais permanentes juntamente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que será embasada na norma européia. O país está amadurecendo bastante nesse sentido em prol da segurança do trabalhador brasileiro e da regularização do mercado que lida com trabalhos em altura.

b) A linha Xenon® oferece um software de cálculo capaz de auxiliar os engenheiros na projeção de

sistemas. Esse recurso diminui consideravelmente as chances de erro de cálculo além de ser de fácil utilização e extremamente assertivo ao estabelecer o número de vãos de um sistema e o número máximo de usuários por linha através da simulações de condições extremas de queda, o software é validado por comprovações através de testes reais realizados para certificação do produto.

c) Um dos grandes diferenciais da linha Xenon® definitivamente é o absorvedor de energia (Figura 1a).

De forma a reduzir as forças geradas nas extremidades das linhas de vida os engenheiros da Honewyell desenharam absorvedores que reúnem 4 funções em uma única peça. As linhas de vida caseiras normalmente não contemplam dispositivos semelhantes a este, testados e certificados após de rigorosos ensaios de controle de qualidade.

d) Os troles, shuttles e intermédios (Figura 2b, 2c e 2d) foram especialmente confeccionados para aumentar a agilidade e a produtividade do trabalhador sem perder de vista a sua segurança. Esses componentes permitem que o usuário movimente-se por toda extensão da linha estando 100% do tempo ancorado.

Figura 2: Principais componentes de uma linha de vida horizontal permanente Xenon®: a)

(3)

Resumidamente os sistemas fabricados in loco não passam pelos mesmos processos de fabricação, nem por rigorosas provas e ensaios de controle de qualidade além de, muitas vezes, gerarem cargas (forças) em uma eventual queda, danificando estruturas prediais e comprometendo a segurança do trabalhador.

P3: Quais as vantagens do sistema Xenon® em comparação a outros sistemas existentes?

R3: A linha de vida Xenon® oferece uma série de vantagens quando comparada com outros sistemas

disponíveis no mercado devido às suas características únicas. São elas:

Customização

• A linha Xenon® oferece uma gama de componentes que podem ser aplicados em uma série de estruturas e edificações conforme a necessidade de cada cliente. As peças podem ser mescladas e especificadas caso a caso pois esses produtos não vem na forma de um KIT de conteúdo pré estabelecido.

Trole/shuttle Xenon®

• Auto alinhamento permite que o usuário passe através dos suportes intermediários de maneira suave, mesmo não estando diretamente abaixo da linha;

Não possui partes internas móveis o que proporciona uma vantagem sobre outros troles/shuttles que muitas vezes apresentam baixa performance em ambientes sujos;

Pode ser retirado em qualquer lugar do cabo;

• Prende-se ao cabo por dois sitemas automáticos e independentes de segurança para maior segurança.

Suportes intermediários universal

Permitem a livre passagem dos troles ao longo da linha; Pode ser configurado para flutuação lateral ou bloqueado; Pode ser conectado a um cabo previamente instalado.

Absorvedores de energia Multifunções Xenon®

Oferece funções 4 em 1

o Absorve energia reduzindo as forças aplicadas ao sistema;

o Contém um tensionador de cabo que facilita o ajuste final do sistema durante sua instalação; o Apresenta um indicador de tensão que mostra se o cabo está devidamente esticado;

o Incorpora um indicador visual de carga que indica quando a unidade reteve uma queda e a linha deve ser inspecionada.

Adaptador para fixação rápida

Facilita a instalação do cabo em campo;

Garante maior resistência ao cabo do que uma fixação tradicional por clipes.

(4)

D-BOLT: Conectores de Ancoragem de aço inoxidável ou aço de carbono zincado:

• Fixação em “ D” com parafuso de 5/8” com arruela e porca;

• Pode ser montado sobre uma superfície vertical ou lateral aumentando sua versatilidade.

Figura 4: D-Bolt (Código N-904-S-BR)

P4: Quantos trabalhadores podem utilizar o sistema Xenon® de forma simultânea?

R4: A configuração padrão proporciona proteção para até dois (2) trabalhadores por sistema posicionados em um mesmo vão ou em vãos separados. Um vão é definido como uma seção do cabo que encontra-se entre duas ancoragens de extremidade e/ou intermediárias;

De qualquer forma, dependendo do tipo e do local de instalação, é possível ter mais de 2 usuários na mesma linha de vida horizontal de forma concomitante. Por exemplo, a adição de mais um absorvedor de energia Xenon® no sistema poderá aumentar a sua capacidade máxima de forma que suporte até quatro

trabalhadores conectados em um mesmo vão ou em vãos separados. Outras soluções podem ser identificadas junto aos instaladores Honeywell.

P5: O que acontece se são necessários mais trabalhadores no sistema?

R5: Se há necessidade de se projetar um sistema para mais de dois usuários, cuidados especiais devem ser tomados e suas recomendações serão feitas pelos instaladores e devem ser seguidas pelos usuários finais. Uma opção para um número ainda maior de trabalhadores é a instalação de dois sistemas em paralelo.

P6: Como sabemos se a estrutura na qual estamos conectando o sistema Xenon® resistirá o sistema

de forças em caso de queda?

R6: O sistema de forças varia de acordo com a longitude do sistema e a quantidade de trabalhadores. O software de cálculo Xenon®, operado pelo instalador certificado pela Honeywell, simula as forças geradas

em uma queda extrema e fornece os valores das forças geradas nas ancoragens de extremidade e a deflexão do sistema. De qualquer forma, um profissional legalmente habilitado, capaz de identificar a compatibilidade da edificação com as forças e deflexões apresentadas deve sempre ser consultado. Além disso, o sistema como um todo, deve ser validado por este profissional legalmente habilitado através de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

P7: Qual é a distância de queda segura abaixo da superfície de trabalho capaz de assegurar que o trabalhador não colida com um nível inferior?

(5)

R7: Essa distância, conhecida como Zona Livre de Queda (ZLQ), baseia-se na longitude do sistema em sua totalidade, na longitude dos vãos, nos tipos de componentes de união conectados ao shuttle/trole (travaqueda retráteis ou talabartes) e na quantidade de trabalhadores conectados ao sistema. Esses cálculos são feitos a partir do nível da conexão do sistema de ancoragem horizontal e não a partir da superfície de trabalho. É recomendável que seja sempre somado um fator de segurança de 1m a todos os cálculos de ZLQ. É muito importante que os manuais de instruções dos componentes de união sejam interpretados de forma cuidadosa para que sejam incorporados nos cálculos de ZLQ.

P8: Como funciona a redução de forças Xenon®?

R8: O absorvedor de energia Xenon®, com seu desenho patenteado é capaz de deformar-se de forma a

dissipar as forças geradas no sistema.

P9: Por que o indicador de tensão é uma parte tão importante do sistema Xenon®?

R9: O absorvedor de energia Xenon® está equipado com um indicador de tensão que indica se o cabo de

aço foi corretamente esticado. A tensão correta é importante para a segurança do trabalhador pois influencia na determinação da Zona Livre de Queda (ZLQ). Quando o sistema é instalado sem a devida tensão na linha, a ZLQ pode aumentar. Se o sistema é esticado em excesso exerce forças desnecessárias sobre as ancoragens de extremidade.

P10: Que tipos de estruturas podem acomodar os sistemas Xenon®?

R10: Os sistemas Xenon® podem ser instalados em estruturas que sejam compatíveis com as forças

geradas e para isto validadas por um profissional legalmente habilitado, estas podem ser de concreto, metálicos e até mesmo de vidro. Os conectores de ancoragem do tipo D-BOLT vem com parafuso de 5/8” x 5” de comprimento que acomoda uma grossura média de até 3 ¼ de polegada, para perfis metálicos ou diferentes comprimentos para serem fixados em concreto através de cola específica. Os suportes intermediários universais seguem as mesma recomendações. De qualquer forma, é muito importante que todo e qualquer local de instalação seja avaliado por um profissional legalmente habilitado, prioritariamente ou engenheiro civil, mecânico ou calculista com experiência no ramo para o projeto e futura instalação. No caso de dúvidas, entre em contato com a equipe técnica da Honeywell através do telefone (11) 3309 1000 ou através do email hspmarketing.br@honeywell.com .

P11: É possível utilizar o sistema Xenon® sem o trole e/ou shuttle Xenon®?

R11: Sim, um talabarte simples com absorvedor de energia ou um travaqueda retrátil pode ser conectado diretamente na linha de sistemas Xenon® de vão único. Em sistemas de múltiplos vãos, o trabalhador

deverá utilizar, obrigatoriamente, um talabarte duplo de forma a ultrapassar os vários intermédios do sistema através de recorrentes manobras de conexão e desconexão. Neste tipo de operação, é possível que o trabalhador sinta perda de produtividade mas a alternativa técnica é perfeitamente possível.

P12: Que tipo de componente de união deve ser conectado aos troles Xenon®?

R12: Deve se utilizar um talabarte com absorvedor de energia ou um travaqueda retrátil capaz de garantir uma força de até 6kN ou 600kgf sobre o trabalhador.

(6)

P13: Qual é o peso máximo do trabalhador?

R13: O sistema esta aprovado até o peso máximo é 140kg, incluindo os equipamentos e as ferramentas. O trabalhador deve utilizar um talabarte com absorvedor de energia ou um travaqueda retrátil.

P14: Para que servem os suportes intermediários universais?

R14: Os suportes intermediários universais (Figura 2b) ajustam-se perfeitamente ao cabo de aço de 8mm. Uma vez instalados, podem garantir o espaçamento dos vãos em intervalos regulares, um processo que limita a deflexão do cabo em caso de queda. Os suportes também permitem a movimentação suave do trabalhador ao longo da linha quando é utilizado o trole ou o shuttle do sistema. A maior vantagem, é que o trabalhador permanece conectado a linha de vida em tempo integral e é capaz de operar com alta produtividade uma vez que não há necessidade de constante conexão/desconesão do sistema através do uso de um talabarte duplo.

P15: Existem diferentes tipos de instalação para os suportes intermediários universais e para que servem cada um deles?

R15: Sim, existem dois tipos de instalações:

• Alinhamento automático – seu posicionamento é projetado para permitir a flutuação livre da linha de vida para os seus lados, assim este ponto intermediário se adapta a uma posição que permita o livre trânsito dos troles.

• Bloqueado – Se o usuário encontra-se somente sobre um lado da linha de vida flexível, este ponto intermediário deve ficar bloqueado para este lado onde o deslocamento ocorre.

P16: O que devo fazer no caso de instalações que envolvem curvas e outros componentes especiais?

R16: A marca Miller by Honeywell, líder de mercado quando o tema é proteção em altura, desenvolveu uma série de soluções e alternativas técnicas capazes de adaptarem-se aos mais variados tipos de tetos, estruturas e edificações. O portifólio de produtos da Honeywell contempla postes, sistemas de fixação em telhados metálicos trapezoidais, intermédios curvos, pontos de ancoragem do tipo “ olhal” e uma série de outros componentes que permitem a customização de sistemas.

Figura 5: Componentes especiais do sistema Xenon®: a) Interfix para telhados em “U” com 200 a 600

mm (24750-BR); b) Intermédio curvo de 90˚ (23806-BR); c) Ponto de ancoragem tipo “olhal” para sistemas Interfix (24863-BR).

(7)

P17: Como devo entrar em contato para maiores informações ou perguntas?

R17: Entre em contato conosco através do telefone (11) 3309 1000 ou do email

HSPMarketing.br@honeywell.com e receba a visita de um de nossos instaladores treinados.

Referências

Documentos relacionados

A meta prevista para este indicador era garantir a realização de exames complementares em dia a 100% de hipertensos e diabéticos do programa, por tanto não foi atingida,

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

potencialmente porque não são entendidos como tal pela maioria da população e porque não estão classificados — e, em parte, a uma lacuna consistente relativa à formação de

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas