• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ODONTOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): GABRIELA ANDRADE BIAGGI LEITE AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VIVIAN COLUCCI, WALTER RAUCCI NETO, YARA TERESINHA CORRÊA SILVA SOUSA

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): MARIANA GUERRERA DE ALMEIDA COLABORADOR(ES):

(2)

1.RESUMO

O objetivo deste trabalho foi estabelecer a resolução estética de uma paciente com alteração de cor e restaurações insatisfatórias em dentes anteriores superiores. Após avaliação clínica e radiográfica foi observado que os elementos dentais 12 e 22 apresentavam facetas diretas em resina composta insatisfatórias (infiltração marginal e alteração de cor significativa); 11 e 21 escurecimento acentuado (5M – escala de cor VITA 3D Master), restaurações classe IV insatisfatórias e tratamento endodôntico satisfatório. Inicialmente foi realizado o clareamento interno nos elementos 11 e 21 com peróxido de hidrogênio 35%, uma vez que a alteração de cor não atingiu a tom desejado pela paciente, foi realizada a confecção de facetas diretas em resina composta nos dentes 12, 11, 21 e 22. Após 24 horas dos procedimentos restauradores, foi realizado o polimento das restaurações. A confecção das facetas diretas de resina composta atingiu o resultado estético esperado pela paciente. Para o presente caso, o clareamento prévio aos procedimentos restauradores foi imprescindível para reduzir a quantidade de desgaste necessário. Conclui-se que, no presente caso, o clareamento dental associado com as facetas diretas de resina composta, representou tratamento estético conservador para restabelecer a harmonia e equilíbrio estético do sorriso. 2.INTRODUÇÃO

A busca por um sorriso saudável, mais claro e alinhado vem aumentando a cada dia e está diretamente relacionada à autoestima e a beleza natural das pessoas. O escurecimento e alteração de forma dos elementos dentais podem ser considerados os fatores que mais prejudicam a obtenção de um sorriso estético (Paschoal et al., 2014).

A odontologia estética encontra-se em contínuo avanço e tem sido cada vez mais comum o desenvolvimento de diferentes protocolos e procedimentos que buscam a reprodução das características naturais das estruturas dentais. O tratamento de dentes escurecidos ainda representa um grande desafio para o cirurgião-dentista, que busca a excelência na restituição estética e função dos elementos dentais, garantindo um prognóstico favorável a médio e longo prazo (Oliveira et al., 2014).

(3)

A restauração direta com resina composta é atualmente um dos procedimentos mais utilizados na Odontologia Restauradora, por possibilitar a conservação das estruturas dentais e apresentar excelentes resultados estéticos (Báez Rosales et al., 2015). Estas restaurações são indicadas para dentes anteriores e posteriores que apresentam alterações de cor, forma e função. Como vantagens dessa técnica restauradora em relação aos procedimentos indiretos destacam-se: a possibilidade de reparo da restauração, realização sem nenhum tipo de desgaste dental, não necessitam de etapas laboratoriais e menor tempo de trabalho. As limitações envolvem a possibilidade de bolhas na superfície da restauração, falha na interface adesiva e necessidade de manutenção periódica (Oliveira et al., 2014).

3.OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho foi restituir a estética do sorriso de uma paciente com alteração de cor e restaurações insatisfatórias através de protocolos clínicos minimamente invasivos.

4.METODOLOGIA

Paciente, sexo feminino, G.S., 50 anos, compareceu a Clínica Odontológica da Universidade de Ribeirão Preto, com queixa de escurecimento em todos os dentes anteriores superiores, sendo que esta condição prejudicava o relacionamento pessoal e profissional da paciente. Após anamnese, exames clínico e radiográfico foi observado que os elementos dentais 12 e 22 apresentavam facetas diretas em resina composta insatisfatórias (infiltração marginal e alteração de cor significativa); 11 e 21 escurecimento acentuado (5M – escala de cor VITA 3D Master), restaurações classe IV insatisfatórias e tratamento endodôntico satisfatório. Como tratamento, foi proposto para a paciente a realização de clareamento interno e externo dos elementos 11 e 21 e novas facetas diretas nos elementos 12 e 22.

Antes de iniciar os procedimentos estéticos, a paciente foi submetida a uma raspagem supragengival para remoção de cálculo presente nas áreas proximais e na cervical dos dentes. Após a raspagem, foi realizada profilaxia com pasta pedra pomes (Herjos, Vigodent, São José dos Campos, Brasil) e água associada à escova de Robinson (Conical Profy Brush, Microdont, Vale do Paraíba, Brasil) para remoção

(4)

de manchas extrínsecas. O registro inicial da cor dos elementos dentais 11 e 21 foram realizados com a escala Vitapan 3D Master (Wilcos, Petropolis, Brasil), pela qual foi identificada a cor 5M.

Para a realização do clareamento dental, foi realizado o isolamento absoluto com dique de borracha, arco de Young, fio dental e grampos 206 e 207 Duflex (SS White Duflex, Rio de Janeiro, Brasil) nos elementos 14 e 24. O material restaurador definitivo foi removido pela palatina com ponta diamantada nº 1013 (KG-Sorensen, Cotia, São Paulo, Brasil), e o material obturador foi removido com brocas de Largo nº 1, 2, 3 e 4 (Angelus, Londrina, Paraná, Brasil) até 2 mm da embocadura do canal radicular. Após esse procedimento realizou-se selamento ou “tampão cervical” da embocadura com cimento de ionômero de vidro (Vidrion R, SS White, Rio de Janeiro, Brasil) e selamento da cavidade com material restaurador provisório (Coltosol, Coltene, Rio de Janeiro, Brasil).

Na segunda sessão, o isolamento absoluto foi novamente realizado como descrito anteriormente, para proteção da gengiva marginal e papilas do agente clareador. O gel clareador (Whiteness HP 35%, FGM, Joinville, Santa Catarina, Brasil), foi preparado através da mistura de 02 gotas do espessante com 03 gotas do peróxido de hidrogênio concentrado (de acordo com as instruções do fabricante) e aplicado na face vestibular e na câmara pulpar dos elementos 11 e 21. O gel clareador permaneceu em contato com o dente por 45 minutos. Este procedimento foi repetido 3 vezes com intervalos de 15 minutos. Durante a aplicação, a cada 5 minutos o gel foi movimentado com uma sonda exploradora (SS White Duflex, Rio de Janeiro, Brasil), para liberar bolhas de oxigênio e aumentar o contato do gel com o dente. Após a ação do gel clareador, os elementos dentais foram lavados com água e aspirados com cânula de aspiração, e em seguida foi aplicado o gel neutralizante (Neutralize, FGM), por 10 minutos. No final da sessão observou-se que a tonalidade dos elementos 11 e 21 reduziu para a cor 3M. Esta coloração foi considerada insatisfatória para equilíbrio estético do sorriso da paciente. Entretanto, a redução de coloração permitiu a indicação de protocolos restauradores diretos em condições pouco invasivas.

(5)

Após duas semanas da finalização do tratamento clareador, foram realizadas as facetas vestibulares dos elemento 12, 11, 21 e 22. Antes do inicio do tratamento restaurador, a paciente foi submetida a uma profilaxia com pedra-pomes e água, para favorecer a visualização da cor dos elementos dentais e a capacidade de adesão dos materiais restauradores selecionados.

Para os procedimentos restauradores foi realizado o isolamento absoluto modificado (travamento com lençol de borracha e perfuração da região anterior), para facilitar o acesso à região cervical dos dentes. Em virtude do clareamento prévio, foi realizado desgaste intra-esmalte da face vestibular dos elemento 11 e 21 com a ponta diamantada 2135 F (KG Sorensen, Barueri, Brasil) e remoção de toda resina dos elementos 12 e 22. Uma tira de poliéster K-Dent ( Qumidrol, Joinville, Santa Catarina, Brasil) foi adaptada na mesial e distal para o condicionamento ácido do esmalte (30 segundos) e dentina (15 segundos) com ácido fosfórico 37% (Acid Gel Villevie, Joinville,SC, Brasil). Após aplicação e fotopolimerização de duas camadas do sistema adesivo (Adper Single Bond Plus, 3M ESPE, San Paul, EUA), uma camada de resina composta opaca branca Filtek Z350 XT WD A1 (3M ESPE,

St. Paul, MN, EUA) foi adaptada em toda a face vestibular.

Na sequência, foi utilizada uma camada de Restaurador Universal A2 (3M ESPE, St. Paul, MN, EUA) e como última camada a resina composta para esmalte A1 IPS Empress Direct (Ivoclar Vivadent, Barueri, SP, Brasil). Todos os incrementos de resina foram fotopolimerizadas por 60 segundos com o fotopolimerizador Optilight Max (Gnatus, Ribeirão Preto, SP, Brasil).

Ao final do procedimento, realizou-se ajuste oclusal e acabamento imediato com pontas diamantadas de acabamento F e FF (KG Sorensen, Cotia, SP, Brasil), e tiras de lixa para acabamento Sof-Lex (3M ESPE, St. Paul, MN, EUA). Após 24 horas, foi realizado o polimento final com disco de lixa Sof-Lex Pop-On (3M ESPE, St. Paul, MN, EUA) na granulação decrescente, seguido de escova Astrobrush (Ivoclar Vivadent, Barueri, SP, Brasil), borrachas abrasivas (KG Sorensen, Cotia, SP, Brasil) e discos de feltro impregnados Polimax ( TDV, Pomerode, SC, Brasil).

6.RESULTADOS

Finalizados os procedimentos restauradores a paciente descreveu total satisfação com o resultado estético obtido e demonstrou sinais de auto estima

(6)

melhorada, reportando que a alteração do seu sorriso apresentou impacto positivo no seu relacionamento pessoal e profissional.

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

A confecção das facetas diretas de resina composta atingiu o resultado estético esperado pela paciente. Para o presente caso, o clareamento prévio aos procedimentos restauradores foi imprescindível para reduzir a quantidade de desgaste necessário. Conclui-se que, no presente caso, o clareamento dental associado com as facetas diretas de resina composta, representou tratamento estético conservador para restabelecer a harmonia e equilíbrio estético do sorriso.

8.FONTES CONSULTADAS

Báez Rosales A, De Nordenflycht Carvacho D, Schlieper Cacciutolo R, Gajardo Guineo M, Gandarillas Fuentes C. Conservative Approach for the Esthetic Management of Multiple Interdental Spaces: A Systematic Approach. J Esthet Restor Dent. 2015 Jul 14. doi: 10.1111/jerd.12175.

Oliveira DC, Souza-Júnior EJ, Prieto LT, Coppini EK, Maia RR, Paulillo LA. Color stability and polymerization behavior of direct esthetic restorations. J Esthet Restor Dent. 2014 Jul-Aug;26(4):288-95. doi: 10.1111/jerd.12113

Paschoal MA, Santos-Pinto L, Nagle M, Ricci WA. Esthetic and function improvement by direct composite resins and biomimetic concept. J Contemp Dent Pract. 2014 Sep 1;15(5):654-8.

Referências

Documentos relacionados

Crie uma basta scripts no seu home. Descompacte os arquivos na pasta criada. Execute o seguinte comando ./install.. O jeito mais rápido de começar com o Beamer é através do uso

Sobre as imagens de Chico Caruso para representar Lula é possível fazer a leitura de que o presidente parece deslocado do papel que representa.. Ele é descrito com muito

Foi elaborado um teste avaliativo contendo cinco questões, com três itens cada uma, abordando questões sobre tabelas e gráficos para observar como esses alunos

Não poderão concorrer ao presente Concurso os funcionários da Aliança Francesa de Belém e seus respectivos familiares, os membros da Comissão Organizadora e seus

Era este capitão mercador e armador, construindo navios em Vila do Porto, como se vê da petição feita à Câmara a 9 de Setembro de 1654, em que pede licença para

A Rota das Cantinas Históricas é composta por diversos Pontos Turísticos no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, aqui é possível provar produtos regionais,

Barragens tem sido utilizadas desde milhares de anos para necessidades de abastecimento, irrigação, controle de cheias, navegação, lazer e geração de eletricidade. Apesar

Através do Diagnóstico Social elaborado pela Equipe (DEMACAMP Planejamento, Projeto e Consultoria, 2011), foi possível conhecer o Plano Local de Habitação de Interesse