• Nenhum resultado encontrado

Com a missão de explorar este tesouro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com a missão de explorar este tesouro"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Quem somos

A Quinta do Javali é uma pequena propriedade de cerca de 20 ha dos quais dez são destinados a plantação de vinha. Localiza‑se junto à margem esquerda do rio Douro na freguesia de Nagoselo do Douro – S. João da Pesqueira, num local com tradição vinhateira desde o início da produção de vinho do porto para exportação, no fim do séc. XVII princípio do séc. XVIII.

A existência, na quinta, de uma pesqueira no rio que simultaneamente se constituía como atracadouro para carga dos barcos rabelo; uma pequena casa campestre (cabana) hoje recuperada, que exibe uma inscrição encontrada numa soleira da casa datada de 1839; os típicos muros de socalcos antigos do Douro existentes em toda a propriedade, são testemunhos da antiguidade vinhateira do local. A exposição/orientação Norte – Nascente da encosta da propriedade bem como o terreno totalmente de xisto com diáclases verticais, que permitem a penetração das raízes da videira a profundidades impensáveis, com a consequente complexidade de benefícios para a videira, conferem à Quinta do Javali qualidades excecionais para a produção dos melhores vinhos do PORTO e DOC DOURO.

(3)

António Mendes

(Enólogo)

A nossa vinha encontra‑se plantada nos característicos socalcos durienses, de natureza xistosa, a uma altitude entre 150 e 300 m e é constituída pelas castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Sousão. Com a missão de explorar este “tesouro

escondido” do Douro criamos a empresa familiar “Sociedade Agrícola da Quinta do Javali, Lda” tendo como objectivo único produzir e comercializar só vinhos DOC DOURO e PORTO de alta qualidade.

(4)

Q U I N T A D O S L O B A T O S

Quinta dos Lobatos

Cor vermelha intensa. Nariz caracterizado por notas de frutos vermelhos maduros, com uma forte presença de compota de morango e de framboesa. O curto estágio em barricas de madeira usada apenas serviu para complexar a componente aromática, sendo responsável por alguns apontamentos de especiarias. Na boca, destacam‑se os aromas frutados, devidamente equilibrados por uma estrutura

elegante.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagares. Fermentação malolática espontânea em inox. Estágio de 6 meses em barricas usadas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N T A D O J A V A L I

Reserva

Cor vermelha intensa. Nariz dominado pelas notas de frutos vermelhos maduros, com algumas sugestões de compota de morango e de framboesa, associadas a nuances de especiarias. De forma bem integrada, surgem as notas tostadas da barrica de grande qualidade, conferindo um carácter guloso ao vinho, com aromas de baunilha e de brioche. Na boca, confirmam‑se os aromas frutados, em sintonia com uma estrutura presente mas elegante.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagares. Fermentação malolática espontânea 50% em barricas e 50% em inox. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(5)

Q U I N T A D O J A V A L I

Old Vines

Cor vermelho escuro e carregado. Nariz caracterizado pelas notas de frutos pretos maduros, com sugestões de caroço de ameixas pretas, chocolate amargo e cacau preto, casca de árvore e de algum couro, ao longo da evolução. As notas de barrica de grande qualidade encontram‑se totalmente integradas, sem nunca se sobreporem ao cariz frutado do vinho Na boca, a estrutura é marcante, com taninos bem presentes, elegantes e harmoniosos, a contribuírem para um corpo acetinado.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão e Touriga Nacional.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea 100% em barrica. Estágio de 20 meses em barricas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl e 150 cl

Q U I N T A D O J A V A L I

Touriga Nacional

Cor vermelha intensa, com reflexos violáceos. Nariz muito expressivo, predominando as notas de frutos pretos maduros, com algumas sugestões de aromas florais (violeta). De destacar as notas tostadas da barrica que realçam a apetência gulosa do vinho, com maior ênfase das nuances de baunilha e de coco. A boca prima pela elegante estrutura, que sem ser agressiva, garante uma boa persistência, em sintonia com os atraentes apontamentos tostados da barrica.

Variedade de castas

100% Touriga Nacional

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea em barrica. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(6)

Q U I N T A D O J A V A L I

SC

Cor vermelho escuro, com centro quase opaco. Nariz dominado pela componente frutada, essencialmente baseada nos pretos maduros. Também é possível desvendar sugestões florais de pétalas esmagadas de violetas. Destacam‑se as notas de sub‑bosque, com alusões aos aromas de casca de árvore, em paralelo com aromas de chocolate amargo. O prolongado estágio em barricas de elevada qualidade não veio mascarar o vinho. Na boca, a estrutura é de uma enorme dimensão, amparada por taninos bem presentes, que potenciam uma longa persistência de prova e uma considerável capacidade de envelhecimento. Torna‑se recomendável a prévia abertura e decantação, com uma antecedência de 1‑2 horas.

Variedade de castas

Tinta Roriz; Touriga Franca; Tinta Barroca; Touriga Nacional; Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea 100% em barrica. Estágio de 20 meses em barricas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(7)

Q U I N T A D O J A V A L I

Tawny Port

Cor castanha, típica do perfil oxidativo, próprio desta categoria de vinhos. Nariz marcado por notas de frutos secos e torrados (noz, avelã), madeira exótica e fruta em calda. Na boca, a estrutura é elegante e equilibrada, sendo de realçar a frescura ácida.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 5 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N T A D O J A V A L I

10 Years Old Tawny Port

Cor muito castanha, com tons de mogno. Nariz caracterizado por aromas de figos secos, de farmácia, com notas balsâmicas e já com sugestões de um ligeiro vinagrinho, resultante do envelhecimento no Vale do Douro. São também de destacar as notas de caixa de charutos e de madeiras envernizadas. Boca muito equilibrada, com textura sedosa, cativante e refrescante, ao nível da componente ácida. Confirmam‑se as notas de figos secos e de mel, associadas a uma estrutura elegante e persistente.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 10 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(8)

Q U I N T A D O J A V A L I

20 Years Old Tawny Port

Cor dourada bem definida. Nariz caracterizado pela presença de frutos secos e compotas de figos, madeiras exóticas e alguma farripa de laranja. Boca marcada pelo longo estágio em pequenas pipas nas condições naturais da Região Demarcada do Douro. Sobressaem por isso as notas torradas, devidamente equilibradas pelos frutos secos e pelas sugestões de mel e de figo seco. A frescura ácida é uma presença constante, como forma de garantir a persistência da prova.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 20 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N T A D O J A V A L I

30 Years Old Tawny Port

Cor âmbar dourado, com laivos esverdeados escuros. Nariz caracterizado por aromas muito complexos de frutos secos, mel e um ligeiro “vinagrinho”, típico dos envelhecimentos prolongados. Boca muito marcante, com os sabores em sintonia com a componente aromática e devidamente equilibrados com uma correcta acidez e uma longa persistência de prova.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 30 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(9)

Q U I N T A D O J A V A L I

LBV Port

Cor carregada, com auréola escura. Nariz dominado pelas notas de frutos pretos maduros, associadas às compotas de ameixas pretas e de figos, e com sugestões balsâmicas. Na boca, confirmam‑se as notas de frutos pretos maduros. A estrutura é marcante, com uma forte presença, muito similar aos vinhos de categoria Vintage.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são parcialmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 2 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N T A D O J A V A L I

Special Reserve Port

Cor ruby intenso. Nariz dominado pelas notas de frutos vermelhos maduros e com sugestões de aromas alicorados de ameixas e figos. Na boca, voltam a encontrar‑se aromas de frutos maduros, nomeadamente ameixas. A estrutura é envolvente, com uma presença digna de um Reserva.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 2 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(10)

Q U I N T A D O J A V A L I

Vintage Port

Cor muito carregada, com auréola escura e violácea Nariz dominado pelas notas de frutos pretos maduros, com forte componente de aromas de compota de ameixas pretas e de chocolate preto. A estrutura é caracterizada por uma grande concentração e riqueza de taninos maduros. A boca surge assim volumosa, com austeridade e complexidade.

Variedade de castas

Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimento

Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são parcialmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 1 ano em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

(11)
(12)

Lugar da Ribeira • Nagoselo do Douro

Apartado 71 • 5130‑909 S. João da Pesqueira • Portugal GPS: 41.185675, ‑7.390058

Tel: +351 254 484 532 Tm: +351 938 637 204

Email: info@quintadojavali.com Webpage: www.quintadojavali.com

Referências

Documentos relacionados

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

procedimentos para o uso científico de animais, e dá outras providências. 1 o As atividades e projetos que envolvam a criação e utilização de animais de laboratório

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Shojaie preparou e caracterizou uma série de filmes de híbridos de acetato de celulose (AC) com sílica preparada in situ pelo método sol-gel, usando TEOS como

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced