• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE CONTEÚDO PARA O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIFEI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE CONTEÚDO PARA O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIFEI"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE ANALISTA DE CONTEÚDO PARA O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIFEI

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) torna pública a abertura do processo seletivo para o preenchimento de vaga de ANALISTA DE CONTEÚDO para atuar no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no projeto intitulado “Oferta e aprimoramento do curso de graduação a distância em Física – Licenciatura e dos cursos de especialização a distância em Gestão de Pessoas, em Design Instrucional para EaD Virtual, em Gestão Educacional e em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade, oferecidos pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 02/2017

Baseado no contrato nº 0007/2010, assinado no dia 18/12/2016. Partes: Unifei e Fapepe. 1. VAGAS

1.1 – Há 01 (uma) vaga para atuação como analista de conteúdo, com início de atividades previsto para junho de 2017.

1.2 – Os demais classificados preencherão cadastro de reserva e poderão ser chamados, a critério da coordenação dos cursos.

1.3 – Esse cadastro possuirá validade durante a vigência do projeto. 2. REGIME E CONTRATO DE TRABALHO

2.1 – A carga horária de trabalho será de 20 horas semanais.

2.2 – O contratado desempenhará suas atividades de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.

2.3 – O local de trabalho será no NEaD da Unifei.

2.4 – O salário será de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais), na forma de depósito em conta bancária, até o quinto dia útil do mês, deduzidos os encargos fiscais, sociais e previdenciários previstos e na forma da lei.

(2)

3. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA FUNÇÃO

O candidato selecionado para atuar como analista de conteúdo deverá realizar as seguintes atividades:

a) Auxiliar na produção de textos didáticos para os cursos on-line produzidos no NEaD.

b) Redigir textos para veículos de comunicação diversos (internet, publicações institucionais, redes sociais).

c) Acompanhar as etapas de produção de publicações internas e externas (pauta, apuração, redação, edição).

d) Pesquisar e selecionar assuntos relacionados ao NEaD e temas correlatos para desenvolvimento de textos.

e) Redigir releases e textos para material promocional.

f) Redigir outras peças, como relatórios, planos de comunicação, entre outros. g) Produzir conteúdo, acompanhar e avaliar atuação nas diversas redes sociais

existentes.

h) Elaborar material para atualização diária dos perfis do NEaD nas mídias sociais. i) Auxiliar na elaboração das pautas e campanhas jornalísticas específicas para as

mídias sociais.

j) Gravar áudios e vídeos, editá-los e publicá-los em meio digital. k) Tirar fotografias digitais, prepará-las e publicá-las em meio digital. l) Elaborar imagens para Internet.

m) Realizar clipping de notícias, videoclipping e audioclipping.

n) Elaborar projetos relacionados às novas tecnologias da informação (redes sociais).

o) Executar outras atividades compatíveis com o cargo. 4. PERFIL DO CANDIDATO

4.1 – Formação mínima: nível superior, com graduação em instituição reconhecida pelo MEC, preferencialmente em Comunicação Social ou Jornalismo. Essas são denominadas áreas afins neste edital, e serão utilizadas para análise e pontuação do currículo (conforme Anexo II).

4.2 – Os requisitos exigidos para atuar na função são:

(3)

b) Disponibilidade para realizar atividades inerentes à função no período das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.

c) Familiaridade com o uso do computador, da internet e dos demais recursos de informática.

4.3 - Os requisitos desejáveis para atuar na função são: a) Experiência em educação a distância.

b) Experiência no ambiente virtual Moodle. 5. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

São condições para participação deste processo seletivo: a) Ser brasileiro nato ou naturalizado.

b) Ter completado 18 anos de idade até o dia 03 de abril de 2017. c) Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

d) Atender às especificidades do cargo, descritas neste edital. 6. INSCRIÇÃO

6.1 - Somente poderá participar do Processo Seletivo, o candidato que efetuar a inscrição no período definido no cronograma (item 8 desse Edital), por meio do formulário eletrônico disponível no site do NEaD (nead.unifei.edu.br) e entregar o currículo com as cópias dos documentos comprobatórios, conforme modelo disponível no Anexo I, constando, obrigatoriamente, as informações solicitadas.

6.2 – As cópias da documentação comprobatória deverá estar organizada de acordo com a ordem em que as informações aparecerão no currículo.

6.3 - O currículo e as cópias da documentação comprobatória deverão estar encadernados e deverão ser entregues na secretaria do NEaD/Unifei, conforme cronograma. O horário de atendimento do NEaD é das 08h às12h ou das 13h às 17h. 7. PROCESSO SELETIVO

7.1 – O processo seletivo dos candidatos ocorrerá no NEaD, no campus de Itajubá da Unifei, localizado na Avenida BPS, nº 1303, bairro Pinheirinho, Itajubá - MG, de acordo com o cronograma. A defesa do currículo e a análise do portfólio (3ª Etapa) serão divulgados no site do NEaD.

(4)

7.2 - O processo seletivo constará de 03 (três) etapas, de caráter eliminatório e classificatório. Caso o candidato não compareça em uma das etapas ele será desclassificado do processo seletivo.

Primeira etapa – Análise do currículo

a) Nessa etapa, será analisado o currículo comprovado por meio dos documentos entregues durante o período de inscrição.

b) O modelo do currículo encontra-se no Anexo I.

c) Os critérios para análise e pontuação do currículo estão descritos no Anexo II. d) Será considerado aprovado para a etapa seguinte o candidato que obtiver

desempenho igual ou superior à nota 5,0 (cinco) na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez).

Segunda Etapa – Prova prática

a) Essa etapa constará de uma prova prática que será realizada no laboratório de informática do NEaD, tendo como objetivo avaliar o conhecimento específico do candidato na função.

b) Será considerado aprovado para a etapa seguinte o candidato que obtiver desempenho igual ou superior à nota 7,0 (sete) na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez).

Terceira Etapa – Defesa do currículo e análise do portfólio

a) Nessa etapa acontecerá a defesa de currículo e apresentação do portfólio com os trabalhos já realizados, conforme Anexo II.

b) O portfólio deverá conter no máximo 10 páginas.

c) Será considerado aprovado nessa etapa, o candidato que obtiver desempenho igual ou superior à nota 7,0 (sete) na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez).

7.3 – A classificação final dar-se-á a partir da média aritmética entre os pontos obtidos em cada etapa.

7.4 - Em caso de empate da classificação final, terá preferência para a contratação, sucessivamente, o candidato que:

(5)

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição neste processo seletivo, conforme o art. 27, parágrafo único da Lei n°10.741/2003 – Estatuto do Idoso;

b) obtiver maior nota na primeira etapa; c) obtiver maior nota na segunda etapa; d) obtiver maior nota na terceira etapa; e) obtivera maior idade.

7.5 - O processo seletivo será homologado pelo Presidente da Fapepe.

7.6 – O resultado de cada etapa e o resultado final serão divulgados no site do NEaD

(nead.unifei.edu.br).

7.7 – Os demais candidatos classificados de acordo com a nota final ficarão em um cadastro de reserva e poderão ser aproveitados, futuramente, caso surjam novas vagas no Projeto, no mesmo cargo/área, a critério da unidade interessada.

8. CRONOGRAMA

Data Atividade

15 a 25/05/17 Inscrição e entrega da documentação na secretaria do NEaD das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30 (1ª Etapa). 26/05/17 Publicação do resultado da Primeira Etapa

29/05/17 Prova prática das 8h às12h (2ª Etapa) 30/05/17 Publicação do resultado da Segunda Etapa

01 e 02/06/17 Defesa do currículo e análise do portfólio (3ª Etapa) 06/06/17 Publicação do resultado

07 e 08/06/17 Apresentação dos documentos admissionais à Fapepe 19/06/17 Data prevista do início do trabalho

9. PROGRAMA DA PROVA PRÁTICA 9.1 - Ementa recomendada:

a) Comunicação e jornalismo: modelos teóricos de comunicação e os processos de significação; articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias; as diversas formas de jornalismo (on‐line, documentário, redes sociais) e seu papel no mundo global; perfil do jornalismo com o advento das novas tecnologias; perfil

(6)

da propaganda institucional e educativa; comunicação pública - Lei de Acesso à Informação, transparência, interesse público e democracia no acesso à informação; jornalismo de dados - conceitos de raspagem, limpeza e visualização de dados; comunicação cidadã (jornalismo colaborativo, financiamento coletivo, copyleft e narrativas independentes).

b) As informações e a sua extensão: política editorial; editoriais (tipos comuns e especiais); reportagem ‐ tipos; entrevista ‐ modalidades; titulação; o texto jornalístico ‐ características: a estrutura da notícia; números e siglas; uso correto dos verbos.

c) Comunicação organizacional integrada: áreas e atribuições de gestão em comunicação; Políticas de Comunicação - valores, objetivos, diretrizes e procedimentos de comunicação.

d) Mídias Sociais: a Internet como ferramenta para construção da marca; a importância das redes sociais para as marcas; a interação entre marcas digitais e o seu público; construindo presença e engajamento nas redes sociais; cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas; fundamentos, estrutura e técnicas da redação e edição de conteúdo para diferentes canais de mídias digitais; leitura crítica, preparação e tratamento de textos em mídias digitais; integração entre texto e comunicação visual; novas lógicas de circulação de notícias e a produção jornalística no contexto da mobilidade; conceito, identificação, gestão e impactos de crises no ambiente digital; funcionários e política interna no uso de mídias sociais.

9.2 - Será solicitada, na prova prática, a partir de um contexto e um conteúdo fornecido, a elaboração de um projeto de um elaboração de releases, produção de conteúdo, clipping de notícias, videoclipping e/ou audioclipping.

9. 3 - O candidato deverá demonstrar em seu projeto coerência entre os objetivos estabelecidos, os recursos utilizados e o material produzido.

9.4 - Na prova prática será utilizada, na qual estarão disponíveis os programas do pacote básico do Microsoft Office e os programas “Adobe Photoshop CS6”, “Adobe Dreamweaver CS6” e “Adobe Illustrator CS6”.

(7)

10. CONTRATAÇÃO

10.1 - A contratação obedecerá à ordem de classificação final dos candidatos. O candidato aprovado atenderá a projetos distintos do NEaD. A vigência das contratações dependerá do repasse de recursos do Projeto, sendo passível de prorrogação, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

10.2 - São condições para a contratação:

a) Apresentar documentação admissional completa, na data especificada no cronograma deste edital;

b) Estar apto, sem qualquer restrição, no exame médico admissional.

10.3 - O candidato que, no prazo de 02 (dois) dias corridos, não atender as condições de contratação do item 10.2, será considerado como desistente e eliminado da lista de chamada do processo seletivo.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 – A aprovação do candidato no processo seletivo e sua convocação não lhe assegura o direito à contratação, mas apenas sua expectativa, segundo a ordem de classificação.

11.2 – Cabe recurso administrativo, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da data da divulgação do resultado final do processo seletivo. O recurso será dirigido ao Presidente da Fapepe, no e-mail fapepe@fapepe.org.br que terá o prazo de 02 (dois) dias úteis para proferir a decisão final.

11.3 – Este processo seletivo terá a validade de 01 (um) ano.

11.4 – Os candidatos deverão comparecer no local da prova e da defesa do currículo e do portfólio com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos da hora estabelecida, munidos de documento de identidade.

11.5 – O não comparecimento a qualquer etapa implicará a exclusão automática do candidato do processo seletivo.

11.6 – Será excluído do processo seletivo o candidato que adotar conduta incompatível em relação à prova, aos examinadores e seus auxiliares, ou for surpreendido, durante a realização da prova, comunicando-se com outro candidato ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos, bem como celular.

11.7 – Não haverá segunda chamada para nenhuma das etapas do processo seletivo, seja qual for o motivo alegado.

(8)

11.8 – É obrigação do candidato zelar pela fidelidade das informações prestadas, bem como pela atualização de dados relativos a endereço e telefone.

11.9 – A inscrição de que trata este Edital implica o conhecimento das presentes instruções por parte dos candidatos e o compromisso tácito de aceitação das condições do processo seletivo, tais como aqui se acham estabelecidas.

11.10 - Não serão aceitas inscrições fora do prazo e em lugar diverso do estabelecido neste Edital, nem aquelas que não apresentarem o formulário e os documentos exigidos. Também não serão aceitos recursos interpostos em data diferente da estabelecida neste Edital.

11.11 - A documentação dos candidatos não classificados poderá ser resgatada por eles na Secretaria do NEaD, no prazo de 60 (sessenta) dias após a publicação do Resultado Final do Processo Seletivo. Decorrido o referido prazo, esse material será descartado.

11.12 - A critério do Presidente da Fapepe, editais de retificação e/ou editais complementares poderão ser publicados e, a partir de sua publicação, passarão a fazer parte integrante das normas e instruções contidas neste Edital.

11.13 - O candidato que prestar declaração falsa ou inexata em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou desligado da função, sem exclusão das sanções cíveis e penais a que ficará sujeito.

11.14 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Presidente da Fapepe. Itajubá, 24 de abril de 2017.

José Wanderley Marangon Lima Presidente da FAPEPE

(9)

ANEXO I – CURRÍCULO (*) Campos obrigatórios

Nome*: CPF*:

Candidato à função de*: 1. Formação acadêmica Curso superior *:

Data de conclusão*:

Nome da instituição de titulação*: Curso de Especialização*:

Data de conclusão*:

Nome da instituição de titulação*: Mestrado (se houver):

Data de conclusão:

Nome da instituição de titulação: Doutorado (se houver):

Data de conclusão:

Nome da instituição de titulação:

Obs.: Caso não tenha feito cursos de mestrado ou doutorado, retirar o(s) item(ns) que ficará(ão) sem informação.

2. Formação complementar Curso:

Carga horária: Data de conclusão:

Obs.: Informar cursos de capacitação e formação realizados na área da função à qual se inscreveu.

3. Experiência na área de atuação Função exercida:

Instituição:

Início (dd/mm/aa):

Encerramento (dd/mm/aa):

Obs.: Informar experiências na área da função à qual se inscreveu e/ou experiências em docência no ensino superior.

(10)

ANEXO II – CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO PERFIL Critérios de análise do currículo (Etapa 1) Formação acadêmica Pontuação Em áreas afins à da função pretendida Pontuação Em outras áreas Graduação 1,0 ponto 0,5

Titulação Especialização 2,0 pontos 0,5 ponto

Mestrado 0,5 ponto 0

Doutorado 0,5 ponto 0

Formação complementar Pontuação

Cursos de capacitação e formação na

área de atuação 0,1 ponto a cada hora de curso (máximo 2,0 pontos) Experiência na área de atuação Pontuação

Atuação na função descrita no edital 0,5 ponto a cada doze meses (máximo 3,0 pontos) Docência no ensino superior 0,5 ponto a cada doze meses

(máximo 1,0 ponto)

Critérios de análise da defesa do currículo e do portfólio (Etapa 3) Pontuação: 0 – 10 pontos.

Na etapa, serão considerados para análise:

 demonstração de experiência e de conhecimentos na área em que pretende atuar;  impressão geral – postura, expressão, vocabulário.

Referências

Documentos relacionados

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for