• Nenhum resultado encontrado

VI Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica 06 a 08 de julho de 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica 06 a 08 de julho de 2019"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

VI Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica 06 a 08 de julho de 2019

GT08 - O universo digital no espaço das metodologias de ensino de Ciências Sociais/Sociologia na Educação Básica: experiências, lacunas e

perspectivas

Quem não se comunica, se trumbica! Relato de uma experiência em uma escola de tempo integral em São José de Ribamar (MA)

Simone de Jesus Ribeiro Cardozo do Nascimento (SEDUC-MA)

(2)

Resumo

Este trabalho visa analisar uso didático e metodológico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino das teorias da sociologia em sala de aula. É resultado de uma disciplina eletiva, que trabalhou as diferentes formas de comunicação na sociedade, com recorte na juventude, em uma escola de tempo integral em São José de Ribamar (MA). Por meio da eletiva incentivou-se o protagonismo juvenil, uma vez que se discutiu a importância dos jovens fazerem e discutirem a comunicação, como forma de fomentar a participação dos estudantes no ambiente escolar e outros espaços que circulam. Assim, também construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o seu papel ideológico enquanto estratégia de persuasão do consumidor. A mudança de consumidores para produtores de comunicação, permite que o jovem ocupe os espaços públicos, faça a discussão política que contemple seus conteúdos e perspectivas bem como a apropriação de diferentes formas de comunicação, como as redes sociais e outras tecnologias. As TIC podem ser potencializadas para o protagonismo dos estudantes, pois permitem ao jovem acessar as diferentes linguagens, e colocarem suas visões de mundo, desafios e inquietações. Desse modo, a criação de um blog e um canal no youtube contribuiu para o fortalecimento do protagonismo dos estudantes e para a produção de novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Palavras-chaves: Tecnologias da Informação e Comunicação - São José de Ribamar - protagonismo.

INTRODUÇÃO

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido difundidas como um importante instrumento educacional. Nesse sentido, a sociologia também pode utilizá-las para trabalhar suas teorias em sala de aula. O interesse pelo tema foi motivado pela nossa formação e experiência na área de comunicação, bem como as vivências nas redes sociais, tão populares entre adolescentes e jovens, público alvo de nossa escola. Tivemos a experiência de trabalhar em rádio comunitária e a formação técnica em comunicação social, com foco na democratização dos meios de comunicação.

Diante da necessidade de estimular vivências de protagonismo na escola, que o tem como um de seus princípios educativos, promovemos a eletiva “Quem não se comunica, se trumbica!” para que pudéssemos trabalhar melhor a participação dos estudantes no ambiente escolar. Na escola da escolha temos por objetivo formar jovens autônomo, competentes e solidários. Portanto, a

(3)

eletiva possibilitou-nos construir juntamente com os estudantes um espaço de comunicação permanente na escola. Por meio da utilização das TIC, criamos um blog e um canal no youtube.

De acordo com os apontamentos iniciais, pretendemos apresentar neste trabalho os resultados da experiência desenvolvida durante primeiro semestre de 2018, no Centro de Ensino Integral Cidade de São José de Ribamar, no qual atuamos como docente de Sociologia. Na ocasião a escola possuía aproximadamente 388 alunos. O Centro está localizado no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, estado do Maranhão.

Estruturamos o trabalho com as seguintes sessões: 1) As TIC e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem; 2) CEIN CIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: uma escola de tempo integral; e 3) ELETIVA: Quem não se comunica, se trumbica! Nessa sessão expomos os resultados da experiência.

1 AS TIC E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

A palavra TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) refere-se ao tratamento automático de informação por computadores; processo de tratamento central e comunicação da informação através de hardware e software; e transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação. O termo Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser utilizado para representar a fusão entre a informática, telecomunicações e diferentes medias eletrônicos. (THOMAZINI, 2006). Desse modo, visa promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica para a sociedade globalizada.

O mundo tem passado por uma série de transformações tecnológicas e a escola não pode estar a margem desse processo. Os recursos tecnológicos, tais como, computadores, tablets e projetores de multimídias presentes nos laboratórios de informática ou nas salas de aula inseriram uma nova dinâmica no ambiente escolar. Assim, os professores são provocados a utilizarem essas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, portanto devem estar preparados para o uso adequado.

(4)

ponto de vista das múltiplas mudanças que marcam a atualidade. O primeiro caracteriza a Sociedade Tecnológica e o segundo caracteriza a Sociedade em Rede. O novo contexto altera as dinâmicas institucionais, e obriga os sistemas de telecomunicações, redes bancárias e instituições de ensino a se qualificarem para as novas demandas da Sociedade da informação, também analisada por Takahashi (2000).

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação é necessária no século XXI. A tecnologia está presente no nosso cotidiano e constantemente recebemos uma avalanche de informações. A escola, portanto, tem a responsabilidade de formar indivíduos críticos capazes de selecionar as informações que recebem e passam adiante.

Os estudantes estão cada vez mais dominando o uso das tecnologias (tablets, notebooks, computadores e celulares modernos). Estes recursos estão presentes no cotidiano e fazem parte da cultura dos jovens. Eles estão acessando mais a internet, que se tornou uma necessidade diária, tanto para diversão e comunicação com os amigos, como também para fins de pesquisa e estudo.

O papel importante na transmissão e aquisição de conhecimento da tecnologia e as novas formas de comunicação, tem impacto na aprendizagem, pois pode aprimorar as percepções do mundo que vivemos. As novas mudanças de comunicação contribuem para que o receptor tenha uma participação ativa no processo de construção do conhecimento.

Os meios de comunicação de massa têm um papel extremamente importante na sociedade brasileira, portanto é necessário discutir com os estudantes a influência e seus efeitos socioeconômicos e culturais. Assim, o papel da tecnologia em sala de aula contribui para a construção do conhecimento, na medida em que desperta o interesse dos alunos. Os resultados do uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem facilitam o conhecimento e acesso a informação.

O blog, chat, jogos, ainda são poucos explorados nas escolas, e quando utilizados tendem a reproduzir técnicas e abordagens tradicionais, impedindo resultado satisfatórios em sala de aula. A internet, os aplicativos, facebook, whatsapp e youtube são instrumentos potentes entre os jovens, que podem ser direcionados para a aprendizagem.

(5)

Segundo a teoria sócio histórica de Vygotsky, o processo de ensino- aprendizagem, parte da compreensão da realidade do indivíduo no espaço e no tempo e também revela as mudanças cognitivas e as formas de comunicação transmitida através da cultura. A linguagem como comunicação significa como o conhecimento é desenvolvido e socializado entre os seres humanos, tornando-os conscientes, autônomos, podendo tomar suas próprias decisões e intervir no mundo. Assim, para Vygotsky

a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta. (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009, pág.136).

Na escola, a utilização das TIC como recurso pedagógico pode propiciar experiências mais interativas de aprendizagem, que podem motivar o jovem desde cedo, a práticas de leituras, a produção textual entre outras. A tecnologia, como uma prática social presente no cotidiano dos alunos, torna-se conteúdo escolar importante, não só pelo interesse que desperta nos alunos, mas pela necessidade de inseri-los/ensiná-los o uso dessas tecnologias, uma vez que as tecnologias se encontram presentes em todo o processo de desenvolvimento humano. O conceito de tecnologia sofreu transformação ao longo da história, em especial na última década do século XX e na primeira do século XXI. Sua presença tornou-se necessária em diversos campos de trabalho, dentre eles a educação, de modo que o significado desta tecnologia, tornou-se aberto e multifacetado (DE PABLOS, 1996).

Quanto ao conceito de recurso educativo, para Lucena (2008) pode ser qualquer meio utilizado pelo professor para desenvolvimento e execução das aulas. Rodríguez (2004) chama atenção para o termo recurso tecnológico e tecnologia da informação e da comunicação. O recurso pode ser considerado um instrumento concreto bem como um plano de ação articulado e orientado a uma determinada situação, assim:

[...] recurso didático é também a previsão de uma série de atuações de um sujeito integrando distintos instrumentos com um objeto determinado: a informação mediante um vídeo, um manual e um programa interativo de ensino por computador [...] (Rodríguez Diéguez, 1995, p. 25).

(6)

Enquanto recursos tecnológicos, se faz uso da tecnologia para o seu funcionamento, a partir de meios materiais (Rodríguez, 1995), as TIC, por sua vez, são consideradas uma configuração comunicativa que considera como suporte as tecnologias disponíveis, podendo ser relacionada com a informática ou não. (RODRIGUEZ e COLESANTI, 2008)

2 CEIN CIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: uma escola de tempo integral

A escola está inserida no Bairro São Raimundo do Saco, uma comunidade carente de serviços públicos, que vive um contexto de vulnerabilidade social. Os moradores desenvolvem atividades pesqueira na região, e enfrentam diariamente problemas de segurança pública e falta de saneamento básico. A cidade de São José de Ribamar possui segundos dados IBGE 2016, 176.008 habitantes, sendo a 4ª maior do Estado em número de habitantes.

Figura 1 –Mapa do município de São José de Ribamar

Fonte: Google Maps, 2018. Acesso em: 06/07/2018

O município de São José de Ribamar foi primitivamente aldeia dos índios gamelas, localizada nas terras dos religiosos da Companhia de Jesus. Terras

(7)

estas concedidas por datas e sesmarias pelo então governador do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, em 16 de dezembro de 1627. Pelo Alvará de 7 de junho de 1755 foi restituída aos índios a liberdade de pessoa e adjudicadas terras para a subsistência dos silvícolas e para a fixação de 200 casais no local (IBGE, 2018).

Figura 2. Imagem aérea de São José de Ribamar

Fonte: Google Images, acesso 14/06/2019

O início da vida política se deu em 1757, com a elevação da aldeia à categoria de lugar. Em 1896, a localidade já possuía 19 casas cobertas de telhas e algumas de palha em torno da igreja. Passou a município com a denominação de Ribamar em 1913. Foi, por várias vezes, extinto e restaurado até que, em 1952, foi restabelecido definitivamente. Em 1969, sua denominação passou para São José de Ribamar, em homenagem ao padroeiro do município. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é de 0,708. Possui 16 escolas de ensino médio e no ano de 2018 teve 4.297 matrículas no ensino médio e um quantitativo de 368 docentes. A projeção do IDEB é de 3,4 para o ano de 2019 na escola em questão (IBGE, 2018).

Antes de se tornar um Centro de Educação Integral, a escola chamada Caic fundada em 1994, tinha por característica atender as crianças, adolescentes e as famílias da comunidade oferecendo diversos serviços. Há mais de 30 anos os Caics do Maranhão foram construídos pelo governo federal, inspirados nos antigos Brizolões do estado do Rio de Janeiro. Inicialmente pensou-se em fazer

(8)

uma escola diferenciada, com educação em tempo integral e onde a comunidade do em torno fosse inserida no contexto da comunidade escolar, com atividades de formação, como cursos, lazer e cultura. Em 2017, passou por uma reforma, e foi incluída como escola de tempo integral no município de São José de Ribamar.

Após a mudança do modelo escolar, a escola passou a funcionar das 7h30 às 17h diariamente, oferecendo ensino integral para todas as séries do Ensino Médio. No novo modelo, além de oferecer as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, a escola oferece disciplinas da parte diversificada: eletivas, estudo orientado, projeto de vida e práticas laboratoriais. Além disso, promove as vivências em protagonismo com a criação de clubes de protagonismo e também realiza a tutoria dos estudantes.

O protagonismo, no campo da educação, parte do pressuposto de que os jovens devem atuar como personagem principal de uma iniciativa, atividade ou projeto voltado para a solução de problemas reais. Assim, a essência do protagonismo consiste na participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla. Nessa perspectiva a participação autêntica do jovem, tem como resultado a autonomia, autoconfiança e autodeterminação num momento importante de sua vida, quando constitui sua identidade pessoal e social, bem como seu projeto de vida (COSTA,2007).

Figura 3 – Centro de Educação Integral Cidade São José de Ribamar

(9)

A escola no ano de 2018 possuía aproximadamente 388 alunos matriculados divididos em 5 turmas de primeiros anos, 4 turmas de segundos anos e 2 turmas de terceiros anos. Sobre o perfil da escola e seu desempenho no ENEM 2017 temos o quadro a seguir:

Quadro 1 – Desempenho da escola no ENEM 2017

Área Média Ciências Humanas 466 Ciências da Natureza 453 Linguagens e Códigos 460 Matemática 434 Redação 421

Fonte: QEdu.org.br. Microdados do Enem/Inep (2017)

2.1 Estrutura escolar

A estrutura física do CEIN Cidade de São José de Ribamar conta com 11 salas de aulas com carteiras e quadros brancos, 3 salas sem uso, um laboratório de informática com dez computadores para os alunos com sistema operacional linux 5 e um para o professor, todos com acesso à internet. Há o laboratório de física e matemática, e o laboratório de biologia e química. Possui uma biblioteca, ainda em fase de organização.

3 ELETIVA: Quem não se comunica, se trumbica!

As disciplinas eletivas são temáticas e compõem a parte diversificada do currículo da escola. Elas são oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. No final de cada semestre acontece a culminância com a apresentação dos resultados produzidos pelos estudantes sob a orientação dos professores. Através das eletivas, objetiva-se que o estudante aprofunde conceitos ao longo do Ensino Médio, diversifique e amplie o seu repertório de conhecimentos e descubra o prazer de seguir em busca de mais conhecimentos

(10)

ao longo da vida. Sempre numa perspectiva ampla, considerando as diversas áreas da produção humana.

A eletiva “Quem não se comunica, se trumbica!” teve como objetivo trabalhar o tema juventude e comunicação. Para isso, utilizamos as TIC nas aulas ministradas e no uso das produções da disciplina. No dia da culminância foram apresentadas as produções alternativas: blog, programa de rádio, canal no youtube, conforme sugestão dos estudantes.

Os estudantes foram avaliados pela participação, criatividade e criticidade analítica da realidade a partir de produções em grupo e individuais, bem como a relação dessas produções com os temas trabalhados nas disciplinas, sociologia e língua portuguesa, envolvidas diretamente na eletiva.

A partir da necessidade de incentivar o protagonismo juvenil e a importância dos jovens fazerem e discutirem a comunicação no ambiente escolar, bem como em outros espaços que circulam, realizamos atividades que discutiram a necessidade da mudança de jovens consumidores para jovens produtores de comunicação, e assim contribuir para que os jovens ocupem os espaços públicos, façam a discussão política que contemple seus conteúdos e perspectivas.

Os jovens, cada vez mais, utilizam diferentes formas de comunicação, como as redes sociais e outras tecnologias. Essas ferramentas podem ser potencializadas para o protagonismo dos estudantes. Além disso, permite ao jovem acessar as diferentes linguagens, pois vão se colocando e mostrando suas visões de mundo, desafios e inquietações.

Conforme os dados da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa, aplicada e analisada pelo IQE (Instituto Qualidade no Ensino), as turmas apresentaram déficit de aprendizagem em determinadas habilidades como a leitura, interpretação de texto e produção textual. Assim, a eletiva também contribuiu para trabalhar as habilidades necessárias para a comunicação eficiente dos estudantes. No quadro a seguir, as competências e habilidades desenvolvidas na eletiva.

(11)

Quadro 2 - competências e habilidades desenvolvidas na eletiva

Competências Habilidades

Representação e comunicação

- Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão

- Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.

• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.

Fonte: MEC,2006

O conteúdo programático abordado durante a realização da disciplina, foi o seguinte: O que é comunicação?; Indústria cultural e meios de comunicação de massa; O conceito de indústria cultural; Indústria cultural, alienação e manipulação; A mídia e os meios de comunicação de massa; Os jornais e a televisão; As novas tecnologias da comunicação; A internet; A globalização e a mídia; Mídia e democracia; Resistências e alternativas à mídia global e Meios de comunicação independentes, comunitários ou populares.

A metodologia utilizada na disciplina contou com aulas expositivas dialogadas; pesquisa midiática; análise de materiais produzidos pelos meios de comunicação: vídeos, imagens, músicas e campanhas publicitárias. Foram realizadas rodas de conversas com convidados e visita a uma rádio universitária; e por fim a produção de material para o blog, para rádio e para o canal no youtube.

Para a disciplina eletiva se matricularam 35 estudantes, sendo 22 estudantes dos primeiros anos, 9 de segundos anos e 4 de terceiros anos. No decorrer da disciplina os estudantes foram divididos em três equipes para a realização de atividades e trabalho final: Rádio, Blog e Canal no Youtube. O primeiro grupo abordou a qualidade da educação na escola. Eles entrevistaram estudantes e gestão para avaliar o ensino e estrutura da escola. O segundo

(12)

grupo fez uma matéria especial sobre preconceito na escola e o terceiro grupo produziu um vídeo sobre automutilação, um fenômeno muito presente entre os adolescentes na atualidade.

Os três grupos utilizaram a internet, celular e aplicativos de edição de vídeos, imagens e áudios. Percebemos que os estudantes ainda encontram dificuldades para desenvolver as atividades com essas tecnologias, por ainda desconhecerem um pouco o uso das tecnologias para fins pedagógicos e também por ainda não terem acesso fácil a internet.

Figura 4 – Aula sobre produções alternativas de comunicação

Fonte: imagem dos autores

Um dos momentos mais importantes da eletiva foi a discussão sobre a manipulação dos meios de comunicação de massa. Apresentamos várias imagens e vídeos e analisamos o processo de alienação e manipulação dos expectadores, que passivos assistem e acreditam nas informações disseminadas pela grande mídia. Na ocasião, trabalhamos a desconstrução dessa concepção da mídia como imparcial e neutra. Os estudantes perceberam que no Brasil, existe a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias e, portanto, torna-se urgente o surgimento de grupos que produzam comunicação de forma mais democrática.

Para aprofundarmos essa discussão convidamos um representante de uma rádio alternativa local para a realização de uma roda de conversa com os estudantes. Eles tiveram uma excelente oportunidade para trocar experiências e tirar dúvidas sobre o funcionamento de um canal alternativo e popular.

(13)

Figura 5 – Roda de conversa sobre mídias alternativas

Fonte: imagem dos autores

Realizamos uma visita à radio universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para que os estudantes conhecessem a experiência da Universidade e também tivessem contato com os estúdios e as tecnologias do universo radiofônico. Fomos muito bem recebidos pela equipe de direção da rádio e tivemos o acompanhamento e explicação do funcionamento da rádio e dos programas. Participamos ao vivo de um programa cultural. Os estudantes tiveram uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura maranhense.

Figura 6 – Programa ao vivo na rádio universitária

(14)

Aproximadamente 27 estudantes participaram da visita à rádio universitária, graças a Secretaria de Educação que providenciou o transporte, caso contrário não seria possível nos deslocarmos para a universidade devido à distância. Permanecemos durante toda a tarde na rádio, após a visita, retornamos para a escola com a satisfação dos estudantes pela experiência vivida. Eles não conheciam a universidade e voltaram com muitas ideias para colocar em prática na disciplina.

Figura 7 – Estudantes em frente a rádio universitária

Fonte: imagem dos autores

Os resultados produzidos pelos estudantes ao longo do semestre foi a criação do blog (http://reportagenscaic.blogspot.com/) e canal no youtube https://www.youtube.com/channel/UCC0WX49GIAgVGe2s5QIHg1A) chamado Caic News, que se constituíram como um canal de comunicação na escola. O blog teve menor dificuldade de produção, pois é uma página na internet, na qual os estudantes podem criar postagens de acordo com as mídias utilizadas para comunicar seus conhecimentos, temas e conceitos desenvolvidos durante as aulas e também as informações difundidas na escola.

A produção do blog foi desenvolvida na plataforma blogger, ferramenta do google, por se tratar de um meio mais acessível e também pela facilidade de criação. Um dos grupos da eletiva, trabalhou o tema sobre preconceito na escola.

(15)

A matéria foi registrada no blog nas linguagens escrita e visual.

A vantagem de trabalhar com o blog consiste que a aprendizagem se expande para além da sala de aula e também pode ser acessado por meio de aplicativo no celular, ainda que alguns alunos não têm possibilidade de acesso à internet em casa ou mesmo não possuem computadores e smartphones.

A experiência vivida pelos estudantes, participantes da eletiva, possibilitou que eles se percebessem como produtores de comunicação e não apenas como consumidores de comunicação. Assim, contribuímos para a produção de novos discursos sobre as diferentes realidades sociais e também para a construção de uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico na sociedade atual.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. 4 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo. Disponível em

http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20C ontinuada/Artigos%20Diversos/costa-protagonismo.pdf Acesso em 16/04/2019. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi; Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 14. Ed. São Paulo, SP: Ed. Saraiva S.A. 2009.

DE PABLOS, J. (1996). Tecnología y educación. Barcelona: Cedecs. RODRIGUES, G., & COLESANTI, M. (2008). Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade e Natureza, 20, 51-66. Disponível em

http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9398/5743. LUCENA, R. (2008). El profesor que programa: La programación como instrumento de trabajo. In J. C. Sánchez Huete (Coord.), Compendio de Didáctica General (pp.207-241). Madrid: Editorial CCS.

MARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade Tecnológica. São Paulo: Scipione, 1994. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências Humanas e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio: vol.2.- Brasília: MEC,2006.

TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil. Brasília DF: Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2000.

RODRÍGUEZ DIÉGUEZ, J. L. (1995). Nuevas tecnologías aplicadas a la

educación y tecnología de la educación. In J. L. Rodríguez & O. Sanz (Coords.), Tecnología educativa. Nuevas tecnologías aplicadas a la educación (pp. 21-43). Alcoy: Marfil

Thomazini, Airton Carlos. TIC Integrada às Disciplinas Curriculares Londrina, PR: [s.n.],2006.

(16)

Sites consultados

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO CETIC. TIC Domicílios 2012. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.cetic.br/>Acesso em: 10 mar. 2018.

SILVA, Solimar Patriota; PASSANHA, Anna Paula Bahia. A PRODUÇÃO TEXTUAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: O uso de blogs para a escrita colaborativa. Revista Escrita, Número 15, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20856/20856.PDF. Acesso em 13/03/2018.

Referências

Documentos relacionados

Táticas para construir uma presença de sucesso na internet COMO USAR UM BLOG PARA A

A Junta Interamericana de Defesa (JID) é, estatutariamente, uma entidade da Organização dos Estados Americanos (OEA) cujo objetivo é prestar, para este organismo e para

A travessia será realizada em viga existente indicada em projeto, e para tanto será necessário a retirada de 30 metros de tubulação já existente no local, para que se possibilite

Diante da grande incidência de infecções do trato urinário causadas por UPEC, este trabalho buscou avaliar a relação dos grupos filogenéticos de patogenicidade com a

Ofertas válidas enquanto durarem os estoques dentro da validade deste folheto e somente para vendas no varejo, podendo haver limitações conforme.

As demonstrações contábeis foram elaboradas em conformidade com os preceitos da legislação cooperativista (Lei 5.764/71) e no que couber, às normas relativas às sociedades por

Como observado no gráfico acima a alternativa: 3º - Lavar bem as embalagens; cortar para torná-las inutilizáveis; levar a embalagem em um posto/central de recebimento

Entretanto, o problema está no fato que, nos últimos dois séculos, o terceiro princípio, o de reciprocidade, tem sido eliminado, porque nos fizeram acreditar que uma