• Nenhum resultado encontrado

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito ESTRUTURA DA MONITORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito ESTRUTURA DA MONITORIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano – Unidade Campinas

Curso de Direito

ESTRUTURA DA MONITORIA

Sumário

Estrutura da Monitoria ... 1

Edital de Convocação 2007 ... 5

Anexo I - Ficha de Inscrição ... 10

Anexo II – Edital Resumido da Monitoria ... 11

Regulamento da Monitoria ... 13

(2)

UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano – Unidade Campinas – Curso de Direito

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE MONITORIA.

O traço principal da Monitoria do Curso de Direito Unisal é o fomento a atividades acadêmicas de pesquisa, bem como o aprofundamento dos conhecimentos teórico e prático adquiridos pelo corpo discente.

Portanto, o propósito primeiro do sistema de monitoria é incentivar a iniciação científica dos monitores acadêmicos, bem como, de forma mediata, fomentar e impulsionar uma futura carreira na docência, através de atividades norteadas neste fim. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoria visa auxiliar outros alunos do Curso na assimilação de conteúdos programáticos algumas disciplinas, colaborando, nesse sentido, com o docente no desenvolvimento com excelência do seu plano de ensino.

Dentro deste contexto, nos termos das alíneas do parágrafo único do artigo 1º do Regulamento da Monitoria Unisal, as atividades da monitoria consistem em: a) orientação a outros alunos do Curso em experiências, projetos, coleta de dados e levantamentos estatísticos; b) atendimento a outros alunos do Curso para esclarecimento de dúvidas e dificuldades na aprendizagem; c) assessoramento às atividades práticas ou de campo executadas por outros alunos do Curso; e d) preparação de material didático, elaboração de exercícios práticos e colaboração no preparo e realização de seminários.

Admitidas essas premissas, percebe-se que as atividades dos monitores devem ser centradas em três grandes focos, que têm, durante o exercício das atividades acadêmicas, importâncias equivalentes. O primeiro foco tem como referencial a iniciação científica do monitor; já o segundo, por sua vez, está centrado no corpo discente do Curso; por fim, o terceiro foco contempla como norte as atividades do docente no desempenho do magistério.

(3)

A iniciação científica em Curso Superior, que agrega como referências necessárias o ensino, a pesquisa e a extensão, deve ser incentivada em todos os níveis e, sempre que possível, impregnar todas as atividades pedagógicas. Em especial, os monitores acadêmicos, em virtude do rigor do processo de seleção, representam a excelência intelectual e destacado rendimento acadêmico dentre o corpo discente, merecendo uma atenção ímpar no seu processo de iniciação científica. Visando incentivá-los no aprofundamento de sua iniciação científica, os monitores, durante o exercício de suas atividades, devem elaborar, sob o auxílio e orientação do docente, pesquisa envolvendo um dos temas do conteúdo programático da própria disciplina. Essa pesquisa propiciará, em seu final, a elaboração de uma dissertação científica sobre o tema definido, para eventual publicação em revista científica da área.

Para tanto, sempre sob a orientação e auxílio do docente, o monitor deve, em um primeiro momento, definir o tema-problema da pesquisa dentro dos tópicos enfrentados pela disciplina. Como passo seguinte da pesquisa científica, providenciar o levantamento da bibliografia referente ao tema definido, procedendo, em ato contínuo, a leitura e documentação da bibliografia selecionada, estruturando de maneira lógica o trabalho, para que possa, ao final, elaborar e redigir o trabalho.

O segundo foco da atividade da monitoria é voltado para o corpo discente, prestando-se o monitor como uma referência próxima para o esclarecimento de eventuais dúvidas relativas à disciplina, bem como auxiliando na realização dos trabalhos, seminários e pesquisas definidas pelo docente. Além disso, o monitor mantém contatos contínuos com os estudantes monitorados para realizar o aprofundamento de aspectos relevantes da disciplina. Em virtude da evidente proximidade com o corpo discente, haja vista que dele faz parte, o monitor está sempre disponível para o esclarecimento de eventuais dúvidas que surjam com o desenvolvimento do conteúdo programático, bem como para orientar e

(4)

liderar outras atividades educacionais, como a organização de grupos de estudo, de natureza temática. Em sendo a avaliação contínua, a elaboração de trabalhos, seminários e pesquisas será uma constante para o corpo discente, o monitor auxiliará os alunos do Curso na construção dessas tarefas propostas pela disciplina, promovendo a otimização da pesquisa e, principalmente, dos resultados.

Por fim, como complemento das atividades realizadas em sala de aula pelo docente, o monitor deve desenvolver com o corpo discente do Curso o aprofundamento dos temas mais polêmicos e importantes da disciplina, em encontros semanais previamente programados. Nesses encontros o monitor, sempre sob a orientação do docente, irá abordar com textos diversos da disciplina, fazendo uso de artigos doutrinários, decisões jurisprudenciais e textos legislativos variados, com o propósito de atingir os seguintes benefícios: a) aprofundamento de temas do conteúdo programático, facilitando a assimilação e compreensão pelo corpo discente; b) promover o hábito da leitura e o aperfeiçoamento da capacidade de interpretação de textos e da hermenêutica jurídica; c) fomentar o pensamento crítico, criando a percepção da dinâmica da disciplina; e d) incentivar o hábito do estudo como ferramenta essencial para a otimização do desempenho acadêmico.

Além disso, nesses encontros com os discentes, o monitor deve promover as seguintes atividades: a) organizar e liderar a discussão dos temas abordados nos textos previamente escolhidos, proporcionando o aprofundamento de tópicos relevantes do conteúdo programático; b) dedicar-se ao atendimento do corpo discente, auxiliando e orientando nas pesquisas, trabalhos e estudos do corpo discente, esclarecendo dúvidas; c) organizar e liderar grupos de estudo temáticos.

Ainda, entre suas atividades, pode o monitor auxiliar o docente na elaboração e preparação de suas aulas, no que tange à organização de exercícios práticos, colaborando na pesquisa de jurisprudências para apresentação em sala de aula.

(5)

UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano – Unidade Campinas

Curso de Direito

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA VAGAS DE MONITORES NO ANO LETIVO DE 2007

A Senhora Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, câmpus Liceu, no uso de suas atribuições legais e regimentais e, em especial, de acordo com o Regulamento para o Exercício de Monitoria nos Cursos de Direito, resolve publicar o presente

EDITAL

para preenchimento de vagas de monitoria, de acordo com os critérios abaixo:

1. DAS VAGAS E ÁREAS

1.1 São oferecidas 08 (oito) vagas para a atividade de Monitoria, através do Sistema de Monitoria do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, câmpus Liceu Salesiano.

1.2 As vagas oferecidas contemplam as seguintes áreas específicas do conhecimento jurídico e suas respectivas Disciplinas:

a. Teoria Geral do Direito Civil I e II (1º e 2º semestres); b. Direito Penal: Teoria do Crime (2º ano).

c. Direito Comercial I (2º ano); d. Direito Processual Civil (2º ano);

(6)

e. Direito Comercial II (3º ano); f. Direito Trabalho I (3º ano). g. Direito Processual Civil (3º ano); h. Direito do Trabalho (4º ano);

2. DAS ATIVIDADES DE MONITORIA

2.1 As atividades de Monitoria consistem no apoio, pelo Monitor, à respectiva Disciplina para a qual for selecionado, vinculado aos dois turnos do Curso (vespertino e noturno), desenvolvendo-se especificamente através das seguintes ações:

a. Orientar os alunos da Disciplina em experiências, projetos, coleta de dados, levantamentos estatísticos, exercícios e demais atividades práticas sugeridas aos discentes;

b. Atender os alunos da Disciplina para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento, ao docente, de dificuldades na aprendizagem;

c. Assessorar as atividades extra-classe ou de campo, avaliativas ou não, sugeridas pela Disciplina ou integrantes do desenvolvimento de seu conteúdo programático;

d. Colaborar com o docente na preparação de material, exercícios e demais atividades integrantes do desenvolvimento pedagógico da Disciplina; e

e. Participar em projeto de pesquisa liderado pelo docente da Disciplina.

(7)

2.2 As especificidades das atividades de Monitoria, no contexto próprio de cada Disciplina e do seu respectivo docente, serão objeto do Plano de Trabalho construído por este e submetido à aprovação da Coordenação do Curso.

2.3 As vagas oferecidas por meio do presente Edital, para o desempenho das atividades de Monitoria, referem-se ao ano letivo de 2007, investindo o respectivo monitor nessa função, exclusivamente dentro desse período.

3. DA HABILITAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO AO PROCESSO DE SELEÇÃO ÀS ATIVIDADES DE MONITORIA

3.1 Encontra-se habilitado para inscrever-se no processo de seleção às atividades de monitoria todo aquele que satisfizer os requisitos abaixo:

a. Ser aluno regularmente matriculado no segundo, terceiro, quarto ou quinto anos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, câmpus Liceu Salesiano;

b. Ter disponibilidade de 05 (cinco) horas semanais para desenvolver as atividades de Monitoria;

c. Ter sido aprovado na Disciplina junto à qual pretende exercer a Monitoria, com média anual igual ou superior a 7,0 (sete).

d. Não ter sido reprovado nas demais Disciplinas já cursadas e integrantes da grade curricular do Curso.

4. DAS INSCRIÇÕES AO PROCESSO DE SELEÇÃO ÀS ATIVIDADES DE MONITORIA

(8)

4.1 O candidato devidamente habilitado deverá inscrever-se no processo de seleção às atividades de Monitoria, apresentando, para tanto, os seguintes documentos:

a. Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I); b. Histórico escolar geral do Curso de Direito em andamento.

4.2 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente nos dias 12 e 13 de fevereiro, na Secretaria do Curso, dentro de seu horário de funcionamento.

4.3 Por ocasião da inscrição, o candidato deverá informar a Disciplina para a qual postula vaga, sendo-lhe vedado inscrever-se em mais de uma.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

a. Exame escrito, com temas compreendidos no conteúdo programático da respectiva Disciplina; e

b. Entrevista com os respectivos docentes da disciplina.

5.2 O exame escrito e a entrevista terão pesos iguais de 50% (cinqüenta por cento) na avaliação do candidato.

5.3 Tanto o exame escrito como a entrevista ocorrerão no dia 24 de fevereiro de 2006, às 9h, em uma das salas de aula deste Curso.

5.4 Os nomes dos candidatos selecionados, assim como os de todos os candidatos inscritos, serão publicados até o dia 28 de fevereiro de 2006,

(9)

juntamente com a média obtida na avaliação, dentro de uma variação entre zero e dez pontos.

5.5 Para que seja aprovado, o candidato deverá obter no processo de seleção média igual ou superior a 7 (sete).

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Um resumo (anexo II) deste Edital será afixado em todas as salas de aula dos segundos, terceiros e quartos anos deste Curso.

6.2 Os monitores selecionados somente poderão iniciar o exercício de suas respectivas atividades, uma vez investidos na função, através de Portaria nesse sentido, de competência da Coordenação do Curso.

6.3 Por força das atividades de Monitoria, os respectivos monitores receberão Bolsa de Monitoria equivalente a 20% (vinte por cento) da mensalidade média do Curso de Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, no(s) mês(es) em que, efetivamente, exercerem suas funções.

6.4 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

Publique-se, dando-se ciência a todos os interessados.

Profa. Dra. Ana Maria Melo Negrão Coordenadora do Curso de Direito

(10)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

Para o processo de seleção do Monitor da seguinte Disciplina: ( ) Teoria Geral do Direito Civil I e II (1º e 2º semestres); ( ) Direito Penal: Teoria do Crime (2º ano).

( ) Direito Comercial I (2º ano); ( ) Direito Processual Civil (2º ano); ( ) Direito Comercial II (3º ano); ( ) Direito Trabalho I (3º ano). ( ) Direito Processual Civil (3º ano); ( ) Direito do Trabalho (4º ano)

Declaro para os devidos fins que tenho total ciência dos critérios definidos no processo de seleção, divulgados no Edital para o preenchimento das vagas, publicado por essa Instituição.

Nome

RA Classe

Assinatura:

As inscrições serão recebidas na Secretaria do Curso, entre os dias 12 e 13 de fevereiro.

(11)

ANEXO II

EDITAL RESUMIDO DA MONITORIA

A Coordenação do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, câmpus Liceu Salesiano, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve baixar o presente EDITAL, resumido, para preenchimento de vagas de monitoria, de acordo com os critérios abaixo:

1) São oferecidas 08 (oito) vagas para a atividade de Monitoria, divididas nas seguintes disciplinas: a) Teoria

Geral do Direito Civil I e II (1º e 2º semestres); b) Direito Penal: Teoria do Crime (2º ano); c) Direito Comercial I (2º ano); d) Direito Processual Civil (2º ano); e) Direito Comercial II (3º ano); f) Direito Trabalho I (3º ano); g) Direito Processual Civil (3º ano); h) Direito do Trabalho (4º ano).

2) Encontra-se habilitado para o processo de seleção às atividades de monitoria, todo aquele que satisfizer os seguintes requisitos: a) ser aluno regularmente matriculado; b) ter disponibilidade de 05 (cinco) horas semanais para desenvolver as atividades de Monitoria; c) ter sido aprovado na Disciplina junto à qual pretende exercer a Monitoria, com média anual igual ou superior a 7,0 (sete); d) não ter sido reprovado nas demais Disciplinas já cursadas e integrantes da grade curricular do Curso.

3) As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente nos dias 12 e 13 de fevereiro, na Secretaria deste Curso, durante seu horário de funcionamento, mediante a apresentação da ficha de inscrição (disponível para fotocópia no local de praxe) e histórico escolar, informando a Disciplina para a qual postula vaga, sendo-lhe vedado inscrever-se em mais de uma.

4) O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas: a) exame escrito, com temas compreendidos no conteúdo programático da respectiva Disciplina; e b) entrevista com os respectivos docentes da disciplina. 5) O exame escrito e a entrevista terão pesos iguais na avaliação do candidato e serão realizados no dia 24 de fevereiro de 2006, a partir das 9h, em uma das salas de aula do Curso.

6) Os nomes dos candidatos selecionados, assim como de todos os candidatos inscritos, serão publicados até o dia 28 de fevereiro, juntamente com a média obtida na avaliação.

7) A ficha de inscrição e o Edital completo estão disponíveis para cópia na sala de fotocópias da Instituição.

Profa. Dra. Ana Maria Melo Negrão Coordenadora do Curso de Direito

(12)

UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano – Unidade Campinas

Curso de Direito

REGULAMENTO DA MONITORIA DO CURSO DE DIREITO.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Art. 1º. Entende-se por Monitoria as atividades de apoio às disciplinas do Curso de Direito do UNISAL, campus Campinas, exercidas por alunos regularmente matriculados, com o objetivo de incentivá-los para a carreira docente.

Art. 2º. As atividades de monitoria consistem:

I - Orientar os alunos da Disciplina em experiências, projetos, coleta de dados, levantamentos estatísticos, exercícios e demais atividades práticas sugeridas aos discentes;

II - Atender os alunos da Disciplina para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento, ao docente, de dificuldades na aprendizagem;

III - Assessorar as atividades extra-classe ou de campo, avaliativas ou não, sugeridas pela Disciplina ou integrantes do desenvolvimento de seu conteúdo programático;

IV - Colaborar com o docente na preparação de material, exercícios e demais atividades integrantes do desenvolvimento pedagógico da Disciplina; e

V - Participar em projeto de pesquisa liderado pelo docente da Disciplina.

Art. 3º. As atividades do Monitor devem ser coordenadas pelo Professor da Disciplina.

(13)

Art. 4º. As atividades do Monitor não podem ser confundidas com o trabalho do Docente, a quem compete, exclusivamente, a atribuição de notas de aproveitamento, a avaliação de desempenho e o controle de freqüência dos alunos.

Art. 5º. O Monitor deve ter acesso ao material técnico-didático referente à Disciplina, mediante autorização e controle do Professor, para sua melhor preparação e desempenho de funções.

Art. 6º. Pode perder o direito às funções de Monitor o aluno que deixar de cumprir qualquer um dos itens previstos neste Regulamento.

Parágrafo único. O aluno destituído de sua função de Monitor perde automaticamente o direito à bolsa referida neste Regulamento.

Art. 7º. As especificidades das atividades de Monitoria, no contexto próprio de cada Disciplina e do seu respectivo Docente, serão objeto de Plano de Trabalho construído por este e submetido à aprovação da Coordenação do Curso.

CAPÍTULO II

DOS CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO E SELEÇÀO DO CANDIDATO.

Art. 8. São critérios para a habilitação do candidato:

I - Ser aluno regularmente matriculado no Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, câmpus Campinas;

II - Ter disponibilidade de 05 (cinco) horas semanais para desenvolver as atividades de Monitoria;

(14)

III - Ter sido aprovado na Disciplina junto a qual pretende exercer a Monitoria, com média anual igual ou superior a 7,0 (sete);

IV - Não ter sido reprovado nas demais Disciplinas já cursadas e integrantes da grade curricular do Curso.

V – Parecer favorável do Coordenador do Curso.

Art. 9º. O candidato deverá inscrever-se no processo de seleção às atividades de Monitoria, apresentando, para tanto, os seguintes documentos:

I - Ficha de inscrição devidamente preenchida;

II - Histórico escolar geral do Curso de Direito em andamento.

Art. 10. Por ocasião da inscrição, o candidato deverá informar a Disciplina para a qual postula vaga, sendo-lhe vedado inscrever-se em mais de uma.

Art. 11. O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

I - Exame escrito, com temas compreendidos no conteúdo programático da respectiva Disciplina; e

II - Entrevista com os respectivos docentes da disciplina.

Parágrafo único. O exame escrito e a entrevista terão pesos iguais na avaliação do candidato.

CAPÍTULO III

DA BOLSA DE MONITORIA

Art. 12. O Monitor fará jus a uma Bolsa de Monitoria equivalente a 20% (vinte por cento) da mensalidade do Curso, durante o período que exercer suas funções.

(15)

Art. 13. O valor da Bolsa de Monitoria será automaticamente deduzido da mensalidade escolar do Monitor.

Art. 14. Caso o Monitor já seja possua bolsa oferecida pela Instituição, o benefício não poderá ultrapassar 100% (cem por cento) da mensalidade, caso em que o excedente será desconsiderado.

CAPÍTULO IV

DEVERES DO MONITOR

Art. 15. São deveres do Monitor:

I – desempenhar as tarefas previstas no Plano de Trabalho;

II – cumprir o número de horas-atividade semanais determinadas neste Regulamento, nos horários estipulados pelo Professor no Plano de Trabalho;

III – comunicar ao Professor as dificuldades de outros alunos do Curso, bem como os demais problemas constatados no exercício de suas funções.

IV – prestar atendimento a outros alunos do Curso, fora do horário normal de aula da Disciplina, em período prefixado no Plano de Trabalho, para esclarecimento de eventuais dúvidas e dificuldades de aprendizagem;

V – apresentar relatório mensal das suas atividades, até o dia 10 (dez) do mês subseqüente, para a apreciação do Professor da Disciplina, que o encaminhará à Coordenação do Curso;

VI – participar de um projeto de pesquisa liderado pelo Docente da Disciplina, entregando à Coordenação do Curso uma monografia escrita sobre essa pesquisa, até o final do ano letivo que estiver exercendo suas funções.

Art. 16. O desrespeito aos deveres acima discriminados, bem como o desrespeito aos prazos estabelecidos autorizará a destituição das funções de Monitor.

(16)

CAPÍTULO V

DA CERTIFICAÇÃO.

Art. 17. Desde que cumpridas todas as exigências formais estabelecidas neste Regulamento, havendo parecer favorável do Professor da Disciplina, o Monitor receberá certificado comprobatório do desempenho satisfatório de suas funções.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

Art. 18. O exercício da função de monitor não estabelece, em nenhuma hipótese, vínculo empregatício com a Instituição.

Art. 19. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

Art. 20. Esse Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado de Curso.

(17)

ANEXO I

MODELO DO TERMO DE COMPROMISSO

Pelo presente Termo de Compromisso, o(a) acadêmico(a) Fulano de Tal (RA n. 00000), aluno(a) regularmente inscrito(a) no Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), câmpus Liceu, fica investido(a) para exercer as funções de monitor(a) da Disciplina de Direito ..., devendo cumprir fielmente as normas determinadas por essa Instituição, em especial o Regulamento da Monitoria recebido nesta data.

Por esse Termo de Compromisso, o(a) acadêmico(a) declara ter disponibilidade para se dedicar às atividades de monitor(a), com carga de 5 (cinco) horas semanais, que serão divididas conforme organização anexa.

Por esse Termo de Compromisso, ainda, o(a) acadêmico(a) declara ter ciência de que, enquanto estiver exercendo as funções de monitor(a), fará jus a uma bolsa com desconto de 20% (vinte por cento) da sua mensalidade escolar.

Por ser expressão da verdade, a acadêmica firma o presente em duas vias de igual teor, na presença da Professora Ana Maria de Melo Negrão, Coordenadora deste Curso de Direito.

Campinas, ____ de _______ de 2007.

Ana Maria de Melo Negrão Coordenadora do Curso de Direito

Fulano de Tal Monitor(a)

Referências

Documentos relacionados

automaticamente inscritos o Prêmio, pois dependem da manifestação do interessado, que deverá fazer a OPÇÃO para se inscrever nessa edição do Prêmio. Ao fazer a opção,

Devido a este facto, o objetivo principal deste trabalho é estudar o papel que as práticas de remuneração variável exercem na motivação dos trabalhadores, tendo como variáveis

ATIVIDADE PRINCIPAL – Escreva neste campo a principal atividade desenvolvida pela empresa (ou PF), de forma resumida, mas inteligível. NÚMERO E DATA DO REGISTRO NA JUCEES –

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Então Narciso procurou o sábio, que lhe disse: - cada coisa tem seu tempo de mudança e algumas só poderão ser trocadas de lugar, mas em alguns casos se

81 Figure 4- Plasma neurotrophic factors levels of BDNF (A) and GDNF (B) in children with cerebral palsy (n=90) submitted to early intervention of rehabilitation program

Segundo o professor Artur Gomes de Morais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é preciso deixar bem claro para os alunos que todas as regras

Com base nesse entendimento, propomos discutir sobre as estratégias utilizadas pelo alfabetizador na tentativa de sanar as dificuldades, advindas no processo de