• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RESOLUÇÃO No 002/2014-FACIN, DE 08 DE OUTUBRO DE 2014

Estabelece os procedimentos e normas quanto aos requisitos necessários para realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais.

A Faculdade de Ciências Naturais, tendo em vista a necessidade de estabelecer normas, complementares, que disciplinam a elaboração e defesa de monografia obrigatória à conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, promulga o seguinte:

RESOLUÇÃO:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - O Presente Regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura.É um trabalho de livre escolha do aluno, em qualquer assunto relacionado às disciplinas integrantes do desenho curricular do Curso, elaborada sob a orientação de um professor da área respectiva e submetida a uma banca examinadora, constituindo-se em requisito indispensável para a conclusão do Curso.

§ 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser elaborado individualmente, salvo casos devidamente justificados e aceitos pelo Conselho da Faculdade, e em forma de de monografia ou artigo cientifico (TCC), e a definição do orientador poderá ser compatibilizada, o quanto for possível, com as linhas de pesquisa definidas pelo curso.

§ 2º - Os objetivos gerais do trabalho de conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica. É vedada a simples compilação de qualquer trabalho impresso ou expresso por qualquer outra forma de mídia.

§ 3º O Trabalho de Conclusão de Curso é defendido pelo aluno perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que a preside, e por outros dois membros.

(2)

Pelo menos dois membros da banca examinadora deverão, obrigatoriamente, serem professores da UFPA. É competência do professor-orientador indicar os demais membros da banca examinadora, dentro dos critérios estabelecidos por esta resolução.

§ 4º No caso de apresentação do artigo, se ele já tem o aceite de uma revista o aluno será aprovado com nota máxima (dez) e precisará apenas apresentar em público o seu TCC;

CAPITULO II

DOS PROFESSORES-ORIENTADORES

Art. 2o - O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido sob a orientação de um

professor com no mínimo pós-graduação da Universidade Federal do Pará, (substitutos, colaboradores, visitantes e efetivos) e de instituição de pesquisa escolhido pelo aluno, os quais ficarão responsáveis por todas as etapas desenvolvidas pelo aluno.

I. Professores de outras faculdades da UFPA e de instituição de pesquisa, que possuam afinidade com o curso de Licenciatura em Ciências Naturais, que desejarem orientar os alunos deste curso, deverão solicitar previamente, credenciamento na faculdade, que avaliará esta solicitação através do currículo apresentado pelo professor.

II. Será facultada a participação de outros profissionais, que não sejam professores da UFPA ou de outras instituições de Ensino Superior, como membro da banca examinadora, com no mínimo pós-graduação.

Art. 3o - Professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I – Frequentar as apresentações dos seus orientados em sala de aula ou outro local, no âmbito da UFPA,

II- Atender, sempre que solicitado, seus alunos orientandos, em horários previamente fixados; III- Analisar e avaliar os relatórios parciais que lhes forem entregues pelos orientandos; IV- Participar das defesas para as quais estiver designado;

V- Assinar, o juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação do TCC;

VI- Cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

CAPÍTULO III

DOS ALUNOS EM FASE DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 40 – Considera-se aluno em fase de realização de TCC aquele regularmente

matriculado nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso no 7 semestre e já houver cursado a disciplina Metodologia Científica, integrantes do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Naturais.

Art. 50 - Os discentes terão até 30 dias após a apresentação do TCC, para entregar na

Faculdade, obrigatoriamente, com uma carta de encaminhamento do orientador e uma cópia definitiva do trabalho, em meio eletrônico e um exemplar impresso com as devidas correções sugeridas pelos membros da banca examinadora.

(3)

Art. 60 - O aluno em fase de realização de TCC tem, entre outros, os seguintes deveres

específicos:

I - frequentar as reuniões convocadas pelo professor-orientador;

II– cumprir o calendário divulgado pelo Coordenador da disciplina para entrega de projetos, relatórios parciais e versão final do TCC;

III- entregar ao orientador relatórios parciais sobre as atividades desenvolvidas;

IV- elaborar a versão definitiva de seu TCC, de acordo com o presente Regulamento e as instruções de seu orientador e do Coordenador da disciplina TCC ;

V - comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar e defender o TCC ; VI- cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

Art. 70 - O Orientador poderá requerer o seu descredenciamento com o discente que não

cumprir com os seus deveres.

CAPÍTULO IV

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 7º O TCC deve ser elaborado considerando-se:

I - na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT para apresentação. Caso o aluno, em comum acordo com o orientador, opte por entregar o TCC em forma de artigo, ele deverá seguir o modelo de uma revista da área (para facilitar a publicação). No entanto, deverá deixar claro para os membros da banca examinadora qual a revista que ele tomou como base para elaboração do artigo (para o seu TCC). Desta forma as normas da revista entrarão como anexo no documento entregue a banca examinadora.

Art. 8º A estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso em forma de Monografia compõe-se de:

I – Capa

II- Folha de rosto; anteverso (ficha catalográfica) III- Folha de aprovação;

IV- Epígrafe (opcional) V -Dedicatória (opcional) VI – Agradecimentos (opcional)

VII – Resumo na língua vernácula e inglesa; VIII - Sumário;

IX – Introdução contendo necessariamente problema, objeto, objetivos, justificativas e revisão bibliográfica.

X - Metodologia; XI – Resultados; XII – Discussões;

XIII- Considerações finais (ou conclusão); XIV- Referências;

XV - Apêndices e anexos (quando for o caso).

CAPÍTULO V

DA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(4)

Parágrafo único. Não é permitido aos membros das bancas examinadoras tornarem públicos os conteúdos do TCC, antes de suas defesas.

Art. 10º O professor orientador deve elaborar um calendário fixando prazos para a entrega dos TCC finais e realização das defesas.

Art. 11º O aluno deverá entregar a versão para a banca examinadora em um prazo de no mínimo 10 dias antes da sua apresentação;

Art. 12º Na defesa, o aluno tem e 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho e a banca examinadora até trinta minutos para fazer sua arguição, com 10 minutos para cada membro da banca;

Art. 13º A atribuição das notas dá-se após o encerramento da etapa de arguição, obedecendo ao

sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração as fichas de avaliação individuais, onde o professor disponibiliza sua nota.

§ 1º O conceito final do discente será composto pela avaliação da parte escrita e defesa publica do trabalho pelos membros da banca examinadora.

Art. 14º A banca examinadora, por maioria, após a defesa oral, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos do seu TCC .

Parágrafo único. Quando sugerida a reformulação de aspectos fundamentais do TCC os alunos dispõem de no máximo quinze dias para apresentar as alterações sugeridas.

Art. 15º Os alunos que não entregarem o TCC , ou que não se apresentarem para a sua defesa oral, sem motivo justificado, na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado na disciplina.

CAPÍTULO VII

DA ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 16 º A versão definitiva do TCC deve ser encaminhada a faculdade, em um exemplar impresso e uma versão eletrônica (CD) que, além dos demais requisitos exigidos acima, as versões impressas devem vir encadernadas e na capa deverá conter nome da instituição, faculdade, nome dos autores, título (sub-título se houver), local e data.

Art. 17º A entrega da versão definitiva do TCC é requisito para a colação de grau.

CAPÍTULO VIII

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18º O presente Regulamento poderá ser alterado por meio do voto da maioria absoluta dos membros do Conselho a faculdade de Ciências Naturais.

Art. 19º A presente resolução entrará em vigor na data da aprovação pelo Conselho da Faculdade de Ciências Naturais.

(5)

Faculdade de Ciências Naturais, do Campus Universitário do Tocantins, da Universidade Federal do Pará, em 08 de outubro de 2014.

Profa. Drª. Andreza de Lourdes Souza Gomes Coordenadora da Faculdade de Ciências Naturais

Referências

Documentos relacionados

Garantir o pagamento das reparações pecuniárias por danos materiais sofridos pelos bens e/ou mercadorias em geral, pertencentes a terceiros, coletadas e/ou entregues ao Segurado

Na ocasião do acompanhamento terapêutico, José estava em um período de abstinência alcoólica e, na noite anterior ao acompanhamento, ele não havia dormido;

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Considerando a motivação sob esta pers- pectiva, acredito que o técnico e o auxiliar de enfermagem, ao ingressar na graduação, en- frentam dificuldades que surgem durante a sua