• Nenhum resultado encontrado

Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 04/09/12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 04/09/12"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Declaração de Ingressos no Amazonas - DIA

Produto : Microsiga Protheus® Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 04/09/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Chamado : TFGBRC /TFCMXA

Criada a rotina Geração DIA (FISA051) que tem o por objetivo gerar a DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas, importando o XML disponibilizado pela SEFAZ com as notas fiscais interestaduais de um período destinadas ao contribuinte e gerar um novo XML com as notas fiscais e o reconhecimento de cada uma. Para geração da obrigação é necessário atualizar a

Build para a referência mínima 7.00.120420A – Julho/2012.

Esta declaração atende o Decreto Estadual 32.128 de Fevereiro de 2012 do Estado do Amazonas, que estipula a obrigatoriedade dos contribuintes do ICMS listados pela SEFAZ/AM à apresentação dos arquivos: MATRI-NAC - Matriz de Tributação Nacional e da DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas.

Para geração do arquivo MATRI-NAC (Master) utilize a rotina Instruções Normativa (MATA950) com o arquivo de configuração .ini - DIAMA.INI que gerará um arquivo de extensão .XML com os dados de inventário dos produtos que ingressaram como mercadoria de entrada, sendo necessário ter movimentação em saldo de estoque (arquivo SB9) com data de inventário e movimentação.

P

ROCEDIMENTOS PARA

I

MPLEMENTAÇÃO

Antes de executar o U_UPDSIGAFIS é imprescindível:

a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS_DATA\DATA e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS_DATA\SYSTEM. Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

b) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

c) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

d) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Esta melhoria depende de execução do update de base

UPDFIS

conforme Procedimentos para Implementação.

(2)

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade estará(rão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/Desativar (APCFG60D).

vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

1. Em Microsiga Protheus® TOTVS Smart Client digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial.

Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do U_UPDSIGAFIS seja igual ou superior a 01/08/12.

2. Clique em Ok para continuar.

3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

4. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos, conforme mensagem explicativa apresentada na tela.

5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse

log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O update/compatibilizador cria os

(3)

6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. 7. Clique em Ok para encerrar o processamento.

A

TUALIZAÇÕES DO

C

OMPATIBILIZADOR

1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:  Tabela SB5 – Dados Adicionais do Produto

Campo B5_CODTRAM Tipo Caracter Tamanho 4 Formato @! Título Cod.Trib.AM Descrição Cod.Tribut.Amazonas

Help Código de Tributação no Amazonas

2. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Tabela SA5

Sequência E

Chave A5_FILIAL+A5_FORNECE+A5_LOJA+A5_CODPRF

P

ROCEDIMENTOS PARA

C

ONFIGURAÇÃO

1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/ Cadastros/ Menus e inclua, no menu do módulo Livros Fiscais (SIGAFIS), a opção para execução da Declaração de Ingresso no Amazonas - DIA, conforme especificação a seguir:

Nome do Menu Submenu Nome da Rotina Programa Tabelas

Miscelânea Arq. Magnéticos Geração DIA FISA051 SF1, SD1

P

ROCEDIMENTOS PARA

U

TILIZAÇÃO

Geração do Arquivo MATRI-NAC – Arquivo Master

1. Em Estoque (SIGAEST) acesse Atualizações/Cadastro/Dados Adicionais do Produto.

2. Inclua ou altere os dados adicionais dos produtos e informe no campo Cod.Trib.AM – Código de Tributação Amazonas (B5_CODTRAM), de acordo com a Tabela de Códigos de Tributação disponível no site da SEFAZ/AM. Exemplo: A001.

(4)

Confira os dados e confirme.

3. Para a geração do arquivo XML com o layout do arquivo Master (MATRI-NAC), selecione o DIAMA.INI na rotina Instruções Normativas (MATA950) e informe a data do inventário a ser considerada, que deve ser a de movimentação da tabela SB9 – Data Saldo (B9_DATA) e também a data de geração do XML.

Geração do Arquivo DIA

É necessário gerar mensalmente o arquivo de Declaração de Ingresso no Amazonas, siga os passos abaixo:

1. Inclua ou altere os dados adicionais dos produtos e informe no campo Cod.Trib.AM – Código de Tributação Amazonas (B5_CODTRAM), de acordo com a Tabela de Códigos de Tributação disponível no site da SEFAZ/AM. Exemplo: A001.

Confira os dados e confirme.

2. Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações/Cadastros/ ProdutoxFornecedor. Inclua ou altere a amarração do código do produto na tabela Produtos (SB1) com o código do produto para fornecedor de outro estado.

Caso a Nota Fiscal seja encontrada no ERP essa amarração não é necessária, uma vez que o XML é gerado com as informações da nota fiscal encontrada. Caso o contribuinte tenha conhecimento de uma nota fiscal, porém a entrada da mesma ainda não ocorreu, altere o reconhecimento da NF na tela de conferência ao gerar o arquivo. A geração do XML para a NF em questão só será possível se essa amarração estiver corretamente cadastrada.

3. Em Livros Fiscais (SIGAFIS) acesse Miscelânea/Arquivos Magnéticos/ Geração DIA, e configure os parâmetros da rotina, conforme orientações a seguir:

Data De

Informe a data inicial para geração das informações. Data Até

Informe a data final para geração das informações. Diretório do Arquivo Origem

Informe o caminho completo do diretório em que se encontra o arquivo XML da SEFAZ Nome do Arquivo Origem

Informe o nome do arquivo XML da SEFAZ com a extensão. Exemplo: SEFAZ.xml Diretório do Arquivo Destino

Informe o caminho completo do diretório em que o arquivo será gerado. Nome do Arquivo Destino

Informe o nome do arquivo magnético a ser gerado. Exemplo: declaração.xml Nome

Nome do responsável pela obrigação Fone

Telefone para contato do responsável pela declaração E-mail

E-mail do responsável pela declaração. 4. Confira os parâmetros e confirme.

(5)

5. Os documentos que estejam registrados no Protheus® e que não constem no arquivo disponibilizado pela SEFAZ/AM, serão demonstrados na tela de conferência, caso seja Reconhecido será incluído no arquivo a ser entregue a SEFAZ/AM.

6. Ao confirmar as informações, finalizando o processo, é gerado um arquivo no padrão XML no diretório indicado nas perguntas, que deve ser transmitido à SEFAZ/AM.

I

NFORMAÇÕES

T

ÉCNICAS

Tabelas Utilizadas

SB1 – Cadastro de Produtos SB5 – Dados Adicionais do Produto SB9 – Saldos Iniciais

SF1 – Cabeçalho das NF de Entrada SD1 – Itens das NF de Entrada Funções Envolvidas MATA950 – Instruções Normativas

FISA051 – Geração DIA Sistemas Operacionais Windows®/Linux®

Referências

Documentos relacionados

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Cooperativa

Aos treze dias do mês de abril do ano dois mil, às nove horas, na Sala de Reuniões da Reitoria da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, Minas Gerais, reuniu-se, pela

- Identificación dos equipos e material necesarios para a realización de diferentes técnicas inmunolóxicas - Análise das determinacións inmunoquímicas que se poden realizar

-- Olha, não é muito agradável ficar presa e ter que… mas… -- Sabe, eu posso dar um jeito para você ter mais espaço… e até subir a

Passem para o caderno do aluno todas as palavras que vocês destacaram na tarefa leitura e tradução.. TEXTO 4 –

(4) tarefas para os alunos: dentro do material em PDF proporemos tarefas para os alunos: resolver questões de provas anteriores; copiar textos para o caderno do aluno; traduzir

Em linhas gerais, notamos que: a) Há diferenças entre as paradas de São Paulo e Campinas ao se tratar da atividade turística; b) as paradas e os hotéis se configuram como

Este grupo engloba todos os resultados artístico-culturais desenvolvidos no programa, tais como: adaptação de peças teatrais; atividades de grafitagem, atividades