• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N o 02 /2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N o 02 /2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGÜÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

EDITAL No 02 /2010

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Coordenação do Curso de Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG e Faculdade de Letras/UFG, com sede no CEPAE - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 CEP: 74001-970 Telefone: (62) 3521-1289 /3521-1292, Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estão PRORROGADAS as inscrições para o referido curso a ser realizadas no período de 30/08/2010 a 19/11/2010.

O curso de Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras terá duração de 12(doze) meses e destina-se a profissionais graduados na área de Letras e/ou Lingüística, licenciados ou bacharéis de qualquer área, atuantes ou não desde que possuam proficiência na língua a que se destinam tendo como objetivos principais: a) dar continuidade à formação do professor, aprimorando os profissionais atuantes ou em vias de atuação no

mercado de trabalho;

b) oferecer subsídios para que o professor possa refletir sobre sua prática e aprimorá-la com base em novas pesquisas em ensino e aprendizagem;

c) contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público e/ou privado e, por conseguinte, o crescimento intelectual e ascensão profissional dos interessados.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições poderão ser realizadas no período de 30/08/2010 a 19/11/2010, de 2ª feira a 6ª feira, exceto feriados, no horário de 8:00 às 12:30 horas, na sala 25 da Faculdade de Letras, situada no Campus Samambaia, Caixa Postal 131 CEP: 74001-970 Telefone: (62) 3521-1325 /3521-1410, Goiânia, Estado de Goiás.

2.2. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

a) ficha de inscrição (modelo padronizado) devidamente preenchida, com declaração assinada de que está de acordo com as normas de seleção adotadas;

b)

Curriculum vitae devidamente atualizado e comprovado;

c)

Proposta de estudo (modelo padronizado); d) Cópia da Carteira de identidade e do CPF;

e) Cópia da certidão de casamento, caso haja alteração no nome da candidata; f) Cópia Visto RNE para estrangeiros residentes no país;

g) uma foto 3x4, recente;

h) Cópia do diploma (frente e verso) de graduação em curso reconhecido pelo MEC, ou documento que comprove que o candidato concluirá o curso de graduação antes do início deste curso de Especialização; i) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

j) comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por meio de depósito para a conta única da UFG, através de guia de recolhimento disponível na Coordenação/Secretaria do Curso; k) cópia do último contra-cheque, se servidor da UFG;

(2)

2.3. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

2.4. A documentação de inscrição mencionada no item 2.2 deverá ser entregue no local de inscrição ou encaminhada por meio de SEDEX – Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), endereçada ao curso de Especialização em Lingüística Aplicada, desde que seja postada até o último dia do período de inscrição.

2.5. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. DAS VAGAS

3.1. Serão 60 vagas para alunos subdivididas em 20 vagas para pós-graduandos em espanhol, 20 vagas em inglês e 20 vagas em francês, sendo dez por cento deste total de vagas destinadas aos funcionários/professores da UFG. E ainda 20 vagas para alunos remanescentes de outra turma.

3.1.1 Poderão ser remanejadas as vagas ociosas para alguma das três línguas (espanhol, francês, inglês) caso as vagas não sejam preenchidas.

3.1.2 No caso de público alvo de qualquer língua inferior a 5 (cinco) alunos por turma, a coordenação não oferecerá o curso naquela língua e, se necessário, deslocará as vagas para outra língua, conforme item 3.1.1.

3.2. Para todos o(a)s candidato(a)s, os critérios e procedimentos de seleção serão os constantes deste Edital; 4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O processo de seleção ao curso de Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pela coordenação do curso e aprovada pelo Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital.

4.2. O processo de seleção será desenvolvido na Faculdade de Letras, em local a ser definido e divulgado pela Comissão de Seleção nos sites das Unidades e respectivos quadros de avisos.

4.3. A seleção constará de duas etapas:

a)

avaliações do Curriculum vitae e da proposta de estudo;

b)

entrevista pré-agendada com o(a) candidato(a) sobre o proposta de estudo.

4.4. As avaliações de que tratam a alínea a do item 4.3 serão eliminatórias bem como, a referente a alínea b.

4.5. Todos o(a)s candidato(a)s receberão a classificação de aprovado, reprovado ou desistente, para cada uma das etapas, segundo as normas deste edital.

4.6. O(a) candidato(a) que não obedecer aos critérios pré-estabelecidos para o envio da documentação respectiva para as avaliações constantes na alínea a e b do item 4.3 será eliminado(a).

4.7. Cada critério estabelecido para as avaliações da primeira e segunda etapas constantes no item anterior terá o mesmo valor, ou seja, cumprimento das normas para envio de documentação, adequação a proposta do Curso e entrevista. Deverão ser anexadas as respectivas comprovações dos cursos e atividades mencionadas, como também das publicações.

4.8. Na avaliação do Curriculum Vitae, será observada primeiramente a formação acadêmica, considerando que:

a) o(a)s candidato(a)s graduados em Letras e/ou Lingüística, atuando em regência de sala de aula no ensino/aprendizagem de Línguas estrangeiras, têm prioridade sobre todos os demais candidato(a)s;

b) o(a)s candidato(a)s de outras áreas, desde que atuando em regência de sala de aula no ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras, têm prioridade sobre candidato(a)s que não estejam exercendo as funções de regência de ensino/aprendizagem específica de Línguas Estrangeiras;

(3)

Letras e/ou Lingüística têm preferência sobre candidato(a)s de outras áreas que não estejam atuando em regência de sala de

aula no ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

d) o(a)s candidato(a)s de outras áreas que não estejam atuando em regência de sala de aula no ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras, desde que apresentem desempenho satisfatório nos exames do processo seletivo.

4.8.1 Ainda na avaliação do Curriculum vitae, serão observadas as atividades profissionais e acadêmicas, como tempo de atuação na área de língua estrangeira, a produção científica, a iniciação científica, monitoria e orientação, nesta ordem. 4.9. Na análise da Proposta de estudo serão observadas: inicialmente se a proposta se insere em qualquer uma das linhas de

pesquisa oferecidas; em seguida se existem clareza e coerência dos objetivos de pesquisa com a proposta de estudo; também a correlação entre tema e embasamento teórico ou escolha do referencial teórico e por fim, se o método e as metodologias de coleta, seleção e análise de dados estão condizentes com os demais itens mencionados.

4.10. Para a análise das entrevistas serão feitas ao candidato(a) perguntas referentes a sua proposta de estudo a fim de esclarecer possíveis dúvidas ou mal entendidos em em seu texto. O(a) candidato(a) responderá ainda sobre suas possibilidades de dedicação ao curso.

4.11. O processo seletivo ocorrerá no período compreendido entre 30/08/2010 a 19/11/2010, obedecendo ao seguinte cronograma:

a) 30/08/2010 a 19/11/2010, das 08:00 às 12:30 horas, inscrições para o processo seletivo; b) 31/08/2010 a 22/11/2010 avaliação Curriculum vitae e proposta de estudo;

c) 03/11/2010 a 30/11/2010, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, entrevistas com os candidatos. 4.12. Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhuma das avaliações.

4.13. O não comparecimento do(a) candidato(a) ao dia agendado para a entrevista caracterizará sua desistência e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

4.14. A classificação do(a) candidato(a) dependerá de sua aprovação nas duas etapas de seleção: 1ª etapa avaliação do Curriculum vitae e análise da Proposta de Estudo e 2ª etapa entrevista sobre a proposta de estudo.

4.15. Os casos de reprovação serão decorrentes do não cumprimento das normas estabelecidas para o envio e análise do Curriculum vitae e da proposta de estudo, do não comparecimento no dia estabelecido para a realização da segunda etapa, entrevista, ou da falta de perfil do(a) candidato(a) para o Curso, conforme consta neste edital nos itens 4.8; 4.9 e 4.10.

4.16. O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Conselho Diretor do CEPAE e da Faculdade de Letras e fixado no(s) quadro(s) de aviso da secretaria, e disponível na página do CEPAE e da Faculdade de Letras em 10/12/2010.

4.17. Da divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos o(a)s candidato(a)s aprovados, com exceção daqueles considerados reprovados ou desistentes.

4.18. O(a)s candidato(a)s não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos na sala 25 da Faculdade de Letras, até 30 dias após a divulgação dos resultados e, findo este prazo, os documentos serão enviados à reciclagem. 5. DA MATRÍCULA

5.1. Somente será matriculado no curso o(a) candidato(a) selecionado(a) que efetivamente comprove ter concluído curso superior devidamente reconhecido pelo órgão oficial.

5.2. O calendário de atividades do curso, inclusive o período de matrículas, será divulgado nas Unidades Acadêmicas a qual o curso está vinculado e através das respectivas páginas na internet.

5.3. Será permitida a matrícula por procuração, destinada especificamente a este fim, mediante a entrega do respectivo documento, em uma das seguintes modalidades:

a) procuração registrada em cartório competente ou b) procuração particular, com firma reconhecida.

(4)

5.5. No ato da matrícula (do 1º semestre) o(a) aluno(a) assinará o Termo de Compromisso Acadêmico e Financeiro, preencherá a ficha de matrícula. Deverá receber o comprovante de matrícula e uma via do Termo de Compromisso. Para efetivação da matrícula serão exigidos os seguintes documentos do(a) candidato(a) selecionado:

a) Ficha de matrícula em formulário próprio; b) duas fotos 3x4, recentes;

c) Cópia e original do comprovante (GRU) de pagamento de taxa de matrícula, no valor de R$264,00 (duzentos e sessenta e quatro reais), como primeira parcela do curso.

5.5.1 No ato da matrícula (do 2º semestre) o(a) aluno(a) deverá atualizar seus dados pessoais e apresentar cópia e original do comprovante (GRU) de pagamento de taxa de matrícula, no valor de R$ 264,00 (duzentos e sessenta e quatro) reais.

5.6. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea.

5.7. O(a) candidato(a) classificado(a) que não concretizar a sua matrícula por falta da documentação exigida ou deixar de comparecer ao local no período fixado para tal perderá o direito à vaga do respectivo curso.

5.8. Não será permitido o trancamento de matrícula neste Curso. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1 A inscrição do(a) candidato(a) implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital;

6.2. Acarretará a eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo;

6.3. O(a) candidato(a) deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do curso, enquanto estiver participando do processo de seleção;

6.4. O prazo de recurso ao processo de seleção do curso de Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação do resultado final. 6.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à

Educação e Faculdade de Letras.

Goiânia, 27 de outubro de 2010.

Profª. Iris Oliveira de Carvalho

Coordenadora do Curso de Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Visto:

Profª. Maria Jose Oliveira de Faria Almeida

Diretora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG

Visto:

Profª. Divina das Dores de Paula Cardoso Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação-UFG

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ANEXO I Foto FICHA DE INSCRIÇÃO INSCRIÇÃO NO: INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome:_____________________________________________________________________________________________ Endereço Completo:__________________________________________________________________________________ Bairro:___________________________________CEP:________________Cidade:_______________________________ _____ Estado:______ Telefone(s):______________________________________________________________________ e-mail: _____________________________________________________________________________________________ Filiação: pai:_______________________________________________________________________ mãe:______________________________________________________________________ Nascimento :_____/_____/__________ Sexo: F ( ) M ( ) Cidade:___________________________________Estado:__________________País:_____ Nacionalidade:_________________Estado Civil: ( ) solteiro ( ) casado ( ) divorciado ( ) outros

RG no:_________________________UF:_____ Emissão :____/____/______ CPF:___________________________ Título Eleitoral :____________________________UF:_____Zona ______ Seção_____ Emissão :___/___/_____ Doc. Militar no:________________________Seção _______Categoria:____________ Emissão _____/_____/______ Tipo: ( ) Certificado de Dispensa ( ) Certificado de Reservista

Órgão Emissor: ( ) Ministério do Exército ( ) Ministério da Marinha ( ) Ministério da Aeronáutica DECLARAÇÃO

Declaro que estou de acordo com as normas de seleção adotadas pelo Curso de Especialização em Lingüística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG da UFG.

Em, ______ de ________________ de 2010 ____________________________________

(6)

Candidato(a)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Orientação para preenchimento

FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO – FCP

1. Preencher o FCP anexando as fotocópias apenas dos documentos comprobatórios dos itens relacionados no formulário (CURRÍCULOS REDIGIDOS EM OUTRO MODELO OU SEM ASSINATURA NÃO SERÃO ACEITOS).

2. As fotocópias dos documentos comprobatórios (Anexos) do currículo deverão ser numeradas seqüencialmente na posição superior direita, anexadas a este FCP.

3. Cada documento deverá corresponder a um anexo. Nos casos em que um mesmo documento for válido para mais de um item do FCP, o mesmo deverá ser citado, nos campos correspondentes.

4. Observar qual é o período de tempo das atividades constantes do FCP, e serão consideradas somente as atividades exercidas nos últimos 03 (três) anos.

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ANEXO II

FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO – FCP 1 – Identificação do(a) candidato(a)

Nome completo:

2 – Graduação (Anexo 1) Curso:

Instituição: Ano de conclusão:

Outros cursos de graduação: 3 Titulação (Anexo 2)

Aperfeiçoamento (até 180h): Cursos de especialização:

3 – Atividade profissional (acrescentar linhas se necessário) – últimos 3 anos (Anexo 3)

Função Local Início Término Classificação

Classificação: 1-Ensino superior; 2-Ensino fundamental; 3-Ensino médio; 4-Monitoria; 5-Pesquisa; 6-Extensão; 7-Administrativas

4 – Produção científica (publicações no prelo somente serão aceitas acompanhadas da carta de aceite da Editora ou Revista Científica) – últimos 3 anos (Anexo 4)

Tipo de produção Quantidade

Artigos publicados em periódicos científicos especializados, com corpo editorial Livro editado

Capítulo de livro

Artigos publicados em revistas, jornais ou sites de divulgação

Trabalho completo ou resumo expandido apresentado e publicado em anais de eventos científicos

Resumos apresentados e publicados em caderno de resumos ou anais de eventos científicos Apostila ou manual didático de ensino

(8)

5 – Congressos, Simpósios e afins (acrescentar linhas se necessário) - últimos 3 anos (Anexo 5)

Título do evento Modalidade de

Participação*

*Classificar em: A – apresentador/palestrante; P – participante; O – organizador 6 – Iniciação científica – (acrescentar linhas se necessário) últimos 3 anos (Anexo 6)

Atividade e instituição Classificação

Classificação: 1- Iniciação científica (participante em pesquisa); 2 – Pesquisador; 3 - Pesquisador orientador

7 – Monitorias (Ensino Fundamental e Médio, Graduação e Gós-graduação) - últimos 3 anos (Anexo 7)

Atividade e instituição Classificação

Classificação: 1 - Com duração de até 6 meses; 2 - Com duração entre 6 e 12 meses; 3 - Com duração superior a 12 meses

8– Orientações (informar se for orientação (O) ou co-orientação (C)) - últimos 3 anos (Anexo 8)

Atividade Classificação

Classificação: 1- aperfeiçoamento; 2- graduação; 3- especialização; 4 – mestrado; 5 doutorado.

9 – Informações complementares (caso haja necessidade de explicar algum dos itens acima, mencionar aqui)

10 – Declaração

Declaro para os devidos fins que as informações constantes neste FCP estão completas e exatas. Declaro também, estar ciente e aceitar o sistema e os critérios adotados pela Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras neste processo de seleção.

Local e Data Assinatura

(9)

Assinatura do 1º avaliador Assinatura do 2º avaliador Resultado:

( ) Aprovado(a) ( ) Reprovado(a)

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGÜÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ANEXO III

PROPOSTA DE ESTUDO PADRONIZADA Proponente: (Nome completo e língua estrangeira a que pertence)

Título: (que reflita o estudo que será realizado)

Linha de pesquisa: (a linha de pesquisa deve compreender a área de concentração linguística aplicada e inserir-se em

alguma das possibilidades mencionadas abaixo) • Língua, Tradução e Cultura;

• Teorias lingüísticas em seu marco histórico; • Processos de ensino- aprendizagem; • Formação de professores de LE;

• Perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de LE; • Fundamentos da pesquisa em LE;

• Linguagem e subjetividade; e

• Linguagem, ensino e mediação tecnológica.

Justificativa: (apresentar os motivos teóricos e pessoais para a escolha do tema) Objetivo Geral: (em linhas gerais qual é o propósito desta investigação)

Metodologia de pesquisa: (esboço dos procedimentos para coleta, seleção e análise de dados) Esboço teórico: (principais teorias que deverão nortear este estudo)

Relevância do estudo: (qual a relevância do desenvolvimento desta pesquisa para o estudo de línguas estrangeiras) Referências: (obras importantes que deverão ser lidas para o desenvolvimento do trabalho)

Observação: esta proposta deverá ser encaminhada digitada em Times New Roman, fonte 12, em no máximo 3 laudas e sem

(11)

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

Curso de Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Período de 30 de agosto a 11 de novembro

Procedimentos: No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá entregar os seguintes documentos:

a)

ficha de inscrição (modelo padronizado) devidamente preenchida, com declaração assinada de que o(a) candidato(a) está de acordo com as normas de seleção adotadas;

b)

Curriculum vitae (modelo padronizado) devidamente atualizado, comprovado e assinado;

c)

Proposta de estudo (modelo padronizado);

d)

Carteira de identidade e CPF (fotocópias autenticadas);

e)

Visto RNE para estrangeiros residentes no país (fotocópia autenticada);

f)

duas fotos 3x4, recentes;

g)

Diploma(s) e histórico(s) escolar(es) do(s) curso(s) de graduação (ou curso superior, se for o caso), devidamente reconhecidos pelo MEC (fotocópia autenticada), ou documento que comprove que o(a) candidato(a) concluirá o curso de graduação antes do início do curso de especialização pretendido;

h)

Cópia e original do comprovante (GRU) de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Todos os documentos necessários estão na página da Especialização, em versão word acesso pelos sites www.prppg.ufg.br, www.cepae.ufg.br, www.letras.ufg.br. Após o pagamento a GRU no valor de R$ 50,00 entregar juntamente com a documentação na sala 25 da Faculdade de Letras ou enviar por Sedex para Faculdade de Letras/UFG - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 CEP: 74001-970.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o requerimento de inscrição, que ficará arquivado junto a sua documentação, e deverá receber o comprovante de inscrição carimbado e assinado. A documentação exigida poderá ser autenticada na própria Faculdade de Letras, mediante a apresentação dos originais.

Em hipótese alguma, serão aceitas inscrições que não estiverem de acordo com as normas apresentadas acima.

O processo seletivo está compreendido entre os dias 30 de agosto a 19 de novembro. A segunda etapa (entrevista sobre a proposta de estudo) será agendada previamente com o(a) candidato(a).

Profa. Iris Oliveira de Carvalho Coordenadora do Curso

Referências

Documentos relacionados

An exclusive emergency area was created for the admission of patients with a confirmed diagnosis of COVID-19, the transformation of medical and surgical wards into

ETAPA 1 – Prova de conhecimento em Ecologia (peso 4) - consiste de uma prova de conhecimentos específicos em ecologia composta de, no mínimo, 5 questões discursivas,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Devido à sua taxa de congelação mais alta, os congeladores mecânicos de impacto e criogénicos são portanto as melhores tecnologias para fornecer uma qualidade de produto

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Em nosso estudo, restringimos quase pela metade o nÚmero de bochechas (três vêzes por semana~ grupo II), mas elevamos ao dÔbro a concentração da solução