• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2006"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA – 2006

A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas nos programas de Residência Médica oferecidos na Santa Casa de Belo Horizonte e no Hospital Municipal de Contagem, programas estes credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM/MEC.

1. PROGRAMAS E VAGAS

Especialidades

Hospitais e Vagas Santa Casa Belo

Horizonte Hospital Municipal Contagem Duração Pré-requisito para inscrição

Anestesiologia 5 - 3 anos Sem pré-requisito

Cancerologia Clínica 3 - 2 anos

Cardiologia 1 - 2 anos

2 anos de Residência Médica em Clínica Médica

Cirurgia Cardiovascular 1 - 4 anos 2 anos de Residência

Médica em Cirurgia Geral

Cirurgia Geral 7 4 2 anos Sem pré-requisito

Cirurgia Torácica 1 - 2 anos 2 anos de Residência

Médica em Cirurgia Geral

Clínica Médica 10 2 2 anos Sem pré-requisito

Coloproctologia 1 - 2 anos 2 anos de Residência

Médica em Cirurgia Geral

Dermatologia 1 - 3 anos Sem pré-requisito

Endocrinologia 2 - 2 anos 2 anos de Residência

Médica em Clínica Médica Medicina de Família e

Comunidade

8 2 anos Sem pré-requisito

Nefrologia 3 - 2 anos 2 anos de Residência

Médica em Clínica Médica

Neurocirurgia 2 - 5 anos

Neurologia 2 - 3 anos

Obstetrícia e Ginecologia 5 3 3 anos

Oftalmologia 4* - 3 anos

Ortopedia e Traumatologia 1 - 3 anos

Pediatria 7 3 2 anos

Sem pré-requisito

Reumatologia 1 - 2 anos 2 anos de Residência

Médica em Clínica Médica

Urologia 2 - 3 anos 2 anos de Residência

Médica em Cirurgia Geral

Total 59 20 -

-(*) Este PRM possui 5 vagas credenciadas pela CNRM, porém 1 vaga encontra-se reservada para candidato aprovado no processo seletivo anterior e que se encontra prestando o serviço militar.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS

Alameda Ezequiel Dias, 275 – Centro – Belo Horizonte – MG – CEP: 30.130-110

(2)

2. INSCRIÇÕES

2.1. PERÍODO: de 26 de dezembro de 2005 a 6 de janeiro de 2006 (exceto sábados e domingos) 2.2. LOCAL:

• Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPG) – 2º andar Alameda Ezequiel Dias, 275 – Centro – Belo Horizonte – MG Horário: de 8 horas às 17 horas

• INTERNET: www.feluma.org.br

2.3. VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO: R$149,50 (cento e quarenta e nove reais e cinquenta centavos). 15% (quinze por cento) do valor de cada inscrição, ou seja, a importância de R$19,50 (dezenove reais e cinquenta centavos) será repassado à Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM-MG.

2.4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

2.4.1. preenchimento da ficha de inscrição, na qual o candidato deverá se inscrever em apenas uma especialidade, sendo-lhe vedada a alteração desta opção após efetuada a inscrição;

2.4.2. fotocópia do CRM ou Carteira de Identidade com o diploma ou com a declaração da Universidade/Faculdade de previsão de conclusão do curso de medicina até 31/01/06;

2.4.3. se do sexo masculino, fotocópia do comprovante de quitação com o Serviço Militar; 2.4.4. comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

2.4.5. para as especialidades com pré-requisito, certificado de conclusão ou declaração de previsão de conclusão do programa de Residência Médica exigido como pré-requisito até 31/01/06. Neste documento deverá constar que o programa é credenciado pela CNRM/MEC, data do início e término da residência e número do parecer do credenciamento pela CNRM;

2.4.6. em se tratando de médicos estrangeiros, as inscrições somente poderão ser realizadas mediante apresentação do diploma revalidado (conforme Resolução CNE nº 1 de 28/01/02) e do registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil, devendo o candidato observar o item 5.4 da matrícula. Será exigida ainda, comprovação suplementar do visto permanente no país.

2.4.7. em se tratando de médicos brasileiros, formados por faculdades estrangeiras, o diploma deve estar revalidado por Universidade pública brasileira, na forma da Resolução CNE nº 1 de 28/01/02.

2.4.8. aos médicos estrangeiros formados no Brasil será exigida a apresentação do visto permanente no Brasil e a Carteira Nacional de Estrangeiro.

2.4.9. para os candidatos que optarem em fazer a inscrição via internet, a ficha de inscrição e a documentação acima exigida deverá ser encaminhada ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da FCMMG, no endereço citado, por carta registrada ou sedex, no período das inscrições (sendo considerada válida a data e horário da postagem constante no carimbo aposto à carta registrada ou ao sedex) sob pena de indeferimento da inscrição.

2.4.10.A FELUMA não se responsabiliza por qualquer problema, na inscrição via internet, motivado por falhas de comunicação, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados.

2.5.OBSERVAÇÕES:

2.5.1. As inscrições poderão ser efetuadas através de procuração, por instrumento público ou particular com firma reconhecida, sendo de inteira responsabilidade do candidato as informações fornecidas pelo procurador.

2.5.2. O correto preenchimento da ficha de inscrição e a veracidade dos dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato.

2.5.3. As inscrições realizadas pela internet serão consideradas efetivadas somente após o pagamento do boleto bancário e o recebimento da documentação exigida, cumprido o item 2.4.9.

2.5.4. As inscrições feitas através de cheque somente serão consideradas efetivadas quando da compensação do mesmo.

2.5.5. O candidato deverá fazer a opção do hospital de sua preferência no ato da inscrição no Processo Seletivo para as especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria.

(3)

3. PROVAS

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa composta por prova escrita com valor de 90 (noventa) pontos e a segunda etapa composta por análise curricular, com possibilidade de argüição do currículo a critério do coordenador da especialidade oferecida, com valor de 10 (dez) pontos. ETAPA – DIA 22/01/06 – 14 horas – Duração: 4 horas

LOCAL: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

3.1. CANDIDATOS SEM PRÉ-REQUISITO – Prova de múltipla escolha, de caráter classificatório, versando sobre conhecimentos médicos nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria, contendo 75 (setenta e cinco) questões de igual valor, com 15 (quinze) questões para cada área.

VALOR: 90 (noventa) pontos.

3.1.1. Serão eliminados os candidatos que obtiverem menos de 40% (quarenta por cento) do total de pontos distribuídos na 1ª etapa.

3.2. CANDIDATOS COM PRÉ-REQUISITO – Prova de múltipla escolha, de caráter classificatório, versando sobre conhecimentos médicos exclusivos da área do pré-requisito exigido para a especialidade escolhida conforme quadro do item 1, contendo 45 (quarenta e cinco) questões.

VALOR: 90 (noventa) pontos.

3.3. PARA CANDIDATOS ÀS VAGAS DE CLÍNICA MÉDICA, DERMATOLOGIA E OFTALMOLOGIA a seleção será feita em apenas uma etapa constituída de prova de múltipla escolha. Havendo empate, o desempate será feito pela análise curricular.

VALOR: 90 (noventa) pontos – PESO: 100% 3.4. OBSERVAÇÕES:

3.3.1. No dia da prova, o candidato deverá apresentar o seu comprovante de inscrição e o documento de identidade.

3.3.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova 30 minutos antes do horário previsto para o início da prova, munido de lápis, caneta azul ou preta e borracha.

3.3.3. Haverá um período de 15 (quinze) minutos de tolerância, contados do horário previsto para o início da prova, para a entrada de candidatos. Será vedada a entrada ao candidato que chegar ao local de prova após encerrado esse período.

3.3.4. Os candidatos somente poderão deixar os locais de prova decorridos, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início das mesmas.

3.3.5. O candidato não poderá sair de sala com o caderno de provas ou parte dele, ficando as provas em poder da Coordenação do Concurso.

3.3.6. O gabarito será divulgado após o término da prova, na portaria principal da FCMMG.

3.3.7. O resultado da 1ª etapa será divulgado, no dia 25/01/06, na portaria principal da FCMMG e no endereço eletrônico www.feluma.org.br.

3.3.8. Os candidatos aprovados na 1ª etapa serão classificados para a 2ª etapa, por especialidade, em ordem decrescente do número de pontos obtidos.

3.3.9. Não serão concedidas revisões de gabaritos.

3.3.10. Os eventuais recursos deverão ser encaminhados ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade, exclusivamente no dia 23/01/06, no horário de 8 horas às 14 horas, em modelo disponibilizado pelo Concurso, devidamente fundamentados nas referências bibliográficas indicadas para este concurso.

3.3.11. As referências bibliográficas, nas quais se basearão as provas do Processo Seletivo de Residência Médica - 2006, poderão ser obtidas no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da FCMMG, na Alameda Ezequiel Dias, 275 - 2º andar ou no endereço eletrônico www.feluma.org.br.

3.3.12. Para os aprovados na 1ª etapa, o currículo acompanhado do histórico escolar e comprovantes de todas as atividades declaradas deverão ser entregues no ato da etapa.

(4)

ETAPA – DIAS 26 e 27/01/06 (O horário e local estão demonstrados no quadro a seguir).

A 2ª etapa constará de análise curricular, com possibilidade de argüição do currículo a critério do coordenador da especialidade oferecida. Nas especialidades de Clínica Médica, Dermatologia e Oftalmologia os currículos deverão ser entregues conforme o quadro a seguir, somente em caso de empate. Na especialidade de Pediatria será feita apenas análise curricular. O critério e a pontuação da análise curricular encontram-se estabelecidos nos anexos I e II. Em caso de argüição curricular, o critério de argüição do candidato será por ordem decrescente de classificação. VALOR: 10 (dez) pontos.

ANÁLISE CURRICULAR E ARGÜIÇÃO DO CURRÍCULO

DATA ESPECIALIDADES HORÁRIO LOCAL

26/01/06 Anestesiologia 14 horas Centro de Estudos da Santa Casa

27/01/06 Cancerologia Clínica 8 horas Ambulatório de Quimioterapia-Santa Casa

27/01/06 Cardiologia 8 horas 5º andar – ala D – Cardiologia – Santa

Casa

26/01/06 Cirurgia Cardiovascular 9 horas 5º andar – ala C – Santa Casa

27/01/06 Cirurgia Geral (HMC) 13 horas Auditório do Hospital Municipal Contagem 27/01/06 Cirurgia Geral (Santa Casa) 8 horas Centro de Estudos da Santa Casa

27/01/06 Cirurgia Torácica 15 horas Centro de Estudos da Santa Casa

26/01/06 Clínica Médica (HMC) 7h30min Auditório do Hospital Municipal Contagem 26/01/06 Clínica Médica (Santa Casa) 8 horas Centro de Estudos da Santa Casa

26/01/06 Dermatologia 14 horas 7º andar – ala B – Santa Casa

26/01/06 Coloproctologia 8 horas 10º andar – ala A – Santa Casa

26/01/06 Endocrinologia 15 horas 5º andar – ala D – Santa Casa

27/01/06 Medicina de Família e Comunidade 7h30 min Auditório do Hospital Municipal Contagem

26/01/06 Nefrologia 14 horas Centro de Hemodiálise – Rua Piauí, 420

26/01/06 Neurocirurgia 8 horas Rua Ceará, 600 conj. 2 - Térreo

26/01/06 Neurologia 10 horas Rua Ceará, 600 conj. 2 - Térreo

26/01/06 Obstetrícia e Ginecologia (HMC) 7h30min Auditório da Maternidade Municipal de Contagem

27/01/06 Obstetrícia e Ginecologia (Santa Casa) 8 horas Centro de Estudos da Santa Casa

26/01/06 Oftalmologia 9 horas Clínica de Olhos da Santa Casa de BH

26/01/06 Ortopedia e Traumatologia 10 horas 9º andar – Ortopedia – Santa Casa

26/01/06 Pediatria (HMC) 13 horas Auditório do Hospital Municipal Contagem

26/01/06 Pediatria (Santa Casa) 10 horas 3º andar – ala A – Pediatria – Santa Casa

26/01/06 Reumatologia 10 horas Centro de Estudos da Santa Casa

26/01/06 Urologia 8 horas Centro de Estudos da Santa Casa

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. Será eliminado o candidato que, durante a prova comunicar-se com outros candidatos ou pessoas estranhas, bem como utilizar livros, notas, telefones celulares ou quaisquer aparelhos eletro-eletrônicos.

4.2. Nas especialidades com 3 (três) vagas ou menos serão convocados para a 2ª etapa apenas os candidatos aprovados na 1ª etapa, correspondentes a 5 (cinco) vezes o número de vagas de cada especialidade, em ordem de classificação.

4.3. Nas especialidades com mais de 3 (três) vagas serão convocados para a 2ª etapa apenas os candidatos aprovados na 1ª etapa, correspondentes a 3 (três) vezes o número de vagas de cada especialidade, em ordem de classificação.

4.4. Serão selecionados os candidatos que obtiverem maior número de pontos nas provas (somatório da 1a e 2a etapas), dentro do número de vagas.

4.5. Os candidatos que não comparecerem à 2ª etapa, independente do motivo, estarão automaticamente desclassificados. Não serão convocados candidatos para ocupar a vaga dos desclassificados por não comparecerem à 2ª etapa.

4.6. Havendo empate no resultado final, o desempate se fará em favor do candidato que obtiver maior número de pontos na 1ª etapa. Se o empate ainda persistir, o desempate se fará em favor do candidato mais idoso.

(5)

5. MATRÍCULA

5.1. O candidato aprovado ou seu representante legal deverá efetuar a matrícula no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da FCMMG, no dia 31 de janeiro de 2006, no horário de 8 horas às 16 horas, sendo considerados desistentes aqueles que não o fizerem dentro do prazo estabelecido.

5.2. Em caso de desistências, serão feitas convocações de excedentes, por ordem decrescente de classificação, nos dias 6, 13 e 20 de fevereiro, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março de 2006. A relação dos convocados será afixada na portaria principal da FCMMG e os candidatos convocados terão os 2 (dois) dias úteis subseqüentes para efetuar a matrícula. Decorrido esse prazo, os candidatos que não se matricularem serão considerados desistentes. O período máximo para a convocação dos candidatos excedentes será de 60 (sessenta) dias após o início do programa.

5.3. Não é permitida, ao candidato aprovado, a realização de matrícula em mais de um programa. Caso o candidato convocado já esteja matriculado em outro programa de Residência, de outra Instituição, deverá proceder ao cancelamento da matrícula na mesma, antes de se matricular nesta Instituição. A realização de matrícula em mais de uma Instituição, implicará a perda da vaga.

5.4. Para matrícula serão exigidos os originais e cópias dos seguintes documentos: Cédula de Identidade; CPF; comprovante de estar inscrito (Registro) no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, comprovante de estar em dia com o Serviço Militar; comprovante de inscrição no INSS; 1 (uma) foto 3x4 recente; comprovante de conclusão do programa exigido como pré-requisito.

5.5. O candidato desistente deverá assinar o termo de desistência disponível no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da FCMMG e no site www.feluma.org.br.

6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

6.1. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

6.2. As inscrições implicam o reconhecimento e aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas neste edital.

6.3. O edital encontra-se disponível no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da FCMMG ou no endereço eletrônico www.feluma.org.br.

6.4. O resultado final será divulgado no dia 30/01/06, na portaria principal da FCMMG e no endereço eletrônico www.feluma.org.br. Será afixada listagem somente com o número de inscrição do candidato, em ordem decrescente de classificação. (Resolução nº 12 de 16/09/2004).

6.5. Não serão fornecidas declarações de aprovação parcial no Concurso.

6.6. Os documentos não aproveitados (inclusive currículo, exigido para 2ª etapa) dos candidatos não classificados serão devolvidos sessenta dias após o resultado final do concurso, sendo incinerados aqueles não reclamados no prazo de 90 (noventa) dias a partir da divulgação do resultado final do concurso.

6.7. Os programas de Residência Médica terão início no dia 01 de fevereiro de 2006.

6.8. Os candidatos deverão se informar junto a COREME ou ao coordenador do serviço no Hospital pleiteado o local, horário e condições para a sua apresentação junto ao Hospital.

6.9. Não havendo o preenchimento das vagas nos hospitais, poderá ser realizado outro concurso de seleção a critério da FCMMG.

6.10. Os direitos e deveres do médico residente constam no Regulamento Geral das Residências, disponível no endereço eletrônico www.feluma.org.br, no Regimento Interno das COREME’s, disponível no próprio hospital, sendo que o ato de matrícula obriga o candidato a cumpri-los.

6.11. Para avaliação final e emissão dos Certificados de Residência Médica será exigida a elaboração de trabalho de conclusão do Programa de Residência sob forma de monografia ou publicação de artigo científico. (Resolução nº 4 de 23/12/2003 da CNRM/MEC)

6.12.De acordo com o artigo 9º, parágrafo 2º da Resolução nº 4/2003, os candidatos deverão cursar as disciplinas de Bioética, Ética Médica, Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia, estas serão oferecidas pela FCMMG com o apoio dos hospitais.

6.13. Será assegurada vaga, no ano seguinte da Residência Médica, ao candidato aprovado e matriculado neste concurso que tenha sido incorporado ao Serviço Militar obrigatório no Brasil. (Resolução nº 1/2005, da CNRM/MEC).

6.14. Não haverá vínculo empregatício entre a FELUMA, os Hospitais e o médico residente e este deverá, obrigatoriamente, se inscrever no INSS na qualidade de trabalhador autônomo e recolher mensalmente a contribuição previdenciária devida.

Belo Horizonte, 30 de novembro de 2005

PROF. AUGUSTO ALVES DE AMORIM PROF. LUDÉRCIO ROCHA DE OLIVEIRA Presidente da FELUMA Diretor da FCMMG

(6)

ANEXO I

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA – 2006 AVALIAÇÃO CURRICULAR

ESPECIALIDADES SEM PRÉ-REQUISITO

ITENS DISTRIBUIÇÃO DA PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO

MÁXIMA

1. Histórico Escolar do curso de graduação De 0 a 2,0 pontos 2,0

2. Monitoria e Iniciação Científica

• Monitoria curricular (uma ou mais): 1,5

• Monitoria extracurricular com certificação expedida pela Universidade/Faculdade (uma ou mais): 0,5

• Iniciação científica (uma ou mais): 0,5

2,5

3. Estágios extracurriculares (duração mínima de

6 meses) • duração mínima de 1 ano: 1,0duração mínima de 6 meses (um ou mais): 0,5 1,0

4. Participação em Congressos (registrado em anais)

• Organização (uma ou mais): 0,5

• Palestra ou apresentação de trabalho (uma ou mais): 0,5

• Ouvinte (uma ou mais): 0,25 1,0 5. Publicação de Trabalhos • Revista Estrangeira - indexada: 2,0 - não indexada: 0,5 • Revista Nacional - indexada: 1,5 - não indexada: 0,5 2,0

6. Conhecimento de idiomas • Curso básico ou avançado (2 idiomas ou mais): 1,5Curso avançado (1 idioma): 0,75

• Curso básico (1 idioma): 0,5 1,5

TOTAL DE PONTOS DISTRIBUIDOS = 10 PONTOS 10,0

ANEXO II

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA – 2006 AVALIAÇÃO CURRICULAR

ESPECIALIDADES COM PRÉ-REQUISITO

ITENS DISTRIBUIÇÃO DA PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Histórico da Residência Médica • Programa credenciado pela Sociedade: 3,0

• Programa não credenciado pela Sociedade: 1,5 3,0 2. Trabalho de conclusão de curso apresentado

como pré-requisito na Residência Médica

• Artigo publicado em Revista Estrangeira (uma ou mais) - indexada: 2,0

- não indexada: 0,5

• Artigo publicado em Revista Nacional (uma ou mais) - indexada: 1,5

- não indexada: 0,5

• Monografia apresentada à Faculdade/Universidade: 1,5

• Pôster, tema livre ou vídeo livre (um ou mais): 0,5

2,0

3. Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Medicina

• Especialização lato sensu na área do pré-requisito: 3,0

• Especialização lato sensu em área diferente do pré-requisito: 2,0

• Curso de Extensão na área do pré-requisito (um ou mais): 0,75

3,0

4. Participação em Congressos (registrado em

anais) • Organização (uma ou mais): 0,5Palestra ou apresentação de trabalho (uma ou mais): 0,5

• Ouvinte (uma ou mais): 0,25

1,0

5. Conhecimento de idiomas • Curso básico ou avançado (2 idiomas ou mais): 1,0

• Curso avançado (1 idioma): 0,75

• Curso básico (1 idioma): 0,5 1,0

(7)

Referências

Documentos relacionados

Ainda segundo os autores, uma razão para a correlação entre capacidade de memória de trabalho e inteligência é a habilidade diferencial de implementar de forma bem

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

e cuidados paliativos pelo Medical Subject Headings (Mesh), com os termos: wounds and injuries, palliative care; bem como com as palavras-chave: feridas neoplásicas, feridas

constar, ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente

Em conclusão, após a seleção e a análise do corpus, estabelecida uma comparação entre o espanhol e o português, nota-se que a imagem do cachorro/ perro, que aparece refletida

a Lei n.º 1.220/15 que criou as vagas para os cargos de Monitor de Oficina, Cuidador de Residência Terapêutica, Cirurgião Dentista - com especialização em Cirurgia e

LC 48, LC 48V, LC 48VE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Punho / Barra de direcção Accionamento Pega do arranque Colector de relva Depósito de combustível Controlo da altura de corte Filtro de ar