• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROGEP Nº 49/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROGEP Nº 49/2019"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Avenida João Naves de Avila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: +55 (34)3239-4957 - www.progep.ufu.br - secretaria@progep.ufu.br

EDITAL PROGEP Nº 49/2019

Processo nº 23117.010684/2018-83

Edital de ReƟficação

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria R/UFU nº 095, de 05/01/2017; e tendo em vista a manifestação da Procuradoria Federal junto à UFU e da Diretoria de Processos SeleƟvos, visando à melhoria e esclarecimento dos termos do Edital de Condições Gerais, RETIFICA o Edital PROGEP nº 20/2019, cujo extrato foi publicado no D.O.U. em 01/02/2019, da seguinte forma:

Onde se lê:

"5.2. ... Informações sobre as inscrições deverão ser obƟdas na DIRPS pelo e-mail: atendimento@dips.ufu.br, ou telefone: (34) 3239-4127/4128. Horário de Atendimento na DIRPS: 8h às 17h.

(...)

5.5. O valor da inscrição será de R$ 110,00 (cento e dez reais) e o pagamento deverá ser efetuado na rede bancária, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) gerada exclusivamente no sistema de inscrição. O pagamento da GRU deverá ser efetuado até as 21h59min do dia seguinte ao término do período de inscrições. A confirmação do pagamento da taxa de inscrição será disponibilizada no sistema de inscrição em até 05 (cinco) dias úteis contados a parƟr da data de pagamento da GRU.

5.5.1. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico hƩp://www.ingresso.ufu.br, conferir os dados da inscrição e se o pagamento da taxa de inscrição está confirmado.

(...)

5.9. ... ...

IV - tempo adicional para realização das provas, com jusƟficaƟva acompanhada de parecer emiƟdo por especialista da área de sua deficiência, conforme Art. 3º, §2º do Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018. 5.9.1. ...

...

c) realizar o upload do requerimento e documentos comprobatórios no ato da inscrição; (...)

5.10.2. A candidata que Ɵver necessidade de amamentar poderá solicitar ampliação do tempo de realização das provas em até 01 (uma) hora, conforme o tempo da amamentação.

(...)

6.2.1. Não será necessário o comparecimento do candidato ou seu procurador para a entrega dos ơtulos, se este assim o desejar. Neste caso, o candidato terá atribuída nota 0 (zero) nesta avaliação.

6.3. A Unidade Acadêmica ou Unidade Especial de Ensino divulgará, no site oficial da UFU (hƩp://www.ingresso.ufu.br), em até 05 (cinco) dias úteis após o encerramento do prazo para o pagamento das inscrições, as datas, locais com endereço completo e horários em que deverão ocorrer a prova didáƟca, e a entrega dos ơtulos.

(2)

(...)

6.4.6.1. Serão considerados Documentos de IdenƟdade: carteiras ou cédulas de idenƟdade (expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Civis ou Militares); carteiras expedidas por ordens ou conselhos criados por lei federal ou controladores do exercício profissional, desde que contenham o número de idenƟdade que lhes deu origem. A Carteira de Estrangeiro ou Passaporte Visado são documentos válidos para candidato estrangeiro.

(...)

6.4.8.2. Somente será permiƟdo o uso de aparelho audiƟvo àquele candidato que Ɵver declarado necessidade audiƟva no ato da inscrição e enviado comprovação médica, de acordo com o estabelecido no item 5.10. O aparelho poderá ser usado somente nos momentos em que seja necessária a comunicação verbal entre o fiscal e o candidato.

(...)

6.5. A prova didáƟca (quando houver), será realizada em sessão pública, como fase posterior à prova escrita, parƟcipando somente os candidatos aprovados naquela fase, após o esgotamento dos prazos para interposição de recurso contra a prova escrita. Sua assistência será vedada aos demais candidatos. ConsisƟrá em prova didáƟca pedagógica e/ou prova didáƟca procedimental, conforme dispuser o edital específico. A ordem de apresentação dos candidatos será fixada por sorteio.

6.5.1. A prova didáƟca pedagógica, quando houver, consisƟrá na apresentação oral de um tema sorteado com, no mínimo, vinte e quatro horas e, no máximo, trinta e seis horas de antecedência, abrangendo assuntos do programa e terá duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 50 (cinquenta) minutos, podendo haver um acréscimo de até 30 (trinta) minutos para arguição do candidato pela Comissão Julgadora.

6.5.1.1. O sorteio do(s) tema(s) da prova didáƟca será realizado respeitando-se os seguintes procedimentos: I - apresentação pública de todos os temas do programa, exceto o(s) que fora(m) sorteado(s) para a prova escrita, em papel ou meio eletrônico, com projeção visual na sala de realização do certame, para a conferência dos candidatos;

II - sorteio manual ou por processo eletrônico pelos membros da comissão julgadora, do(s) tema(s) do programa; e

III - apresentação, com leitura e projeção visual, a parƟr do tema sorteado, da questão ou do objeto da prova. (...)

6.5.3. As provas serão gravadas em áudio e vídeo que assegure boa qualidade e seu conteúdo não poderá ser consultado por terceiros, salvo autorização expressa do candidato detentor do direito de imagem, de acordo com o que dispõe a Lei nº 12.527/2013.

(...)

6.6. A análise de ơtulos será realizada como fase posterior à prova escrita, após o esgotamento dos prazos para interposição de recursos, e somente apresentarão os ơtulos os candidatos aprovados naquela prova.

(...)

8.6.2. Das decisões proferidas nas impugnações, cabe recurso ao Reitor, no prazo de 05 (cinco) dias corridos. (...)

9.1. AdmiƟr-se-á recurso para cada fase do processo seleƟvo, para cada candidato, relaƟvamente ao conteúdo das questões e/ou temas, desde que devidamente fundamentado e encaminhado exclusivamente à DIRPS, pelo e-mail: recurso@dirps.ufu.br (informações pelo telefone (34) 3239-4127/4128), que fará os encaminhamentos às autoridades competentes e demais procedimentos perƟnentes, sendo sumariamente indeferidos recursos interpostos por outros meios.

9.2. Os recursos poderão ser apresentados no prazo de 02 (dois) dias, contados da data marcada para a vista de cada avaliação.

9.3. Caso não acolha o recurso, ou o acolha apenas em parte, a Comissão Julgadora deverá encaminhá-lo ao Reitor, para decisão final.

(3)

digitais dos documentos redigidos pelo candidato, ou acesso às gravações, espelhos, gabaritos, quando houver. Não haverá, nesse momento, qualquer espaço para considerações, contraditas, argumentações ou reconsideração pela Comissão Julgadora, compeƟndo à DIRPS providenciar a disponibilização.

9.5. O candidato poderá ter acesso, mediante requerimento jusƟficado, aos documentos e conteúdos produzidos pelos demais concorrentes, tais como folhas de resposta das provas discursivas, gravações das provas orais e documentação comprobatória de ơtulos, após a divulgação dos resultados de cada etapa do certame. Será garanƟdo ainda acesso aos documentos que contenham informações de caráter público e geral e resultados consolidados.

9.6. A vista de prova e da pontuação individual ou o recurso poderão ser promovidos e efeƟvados pelo candidato ou por seu procurador legalmente consƟtuído.

9.7. O conteúdo dos julgamentos de recursos apresentados quanto às provas ou ao resultado final do processo seleƟvo estará à disposição dos candidatos ou de seus procuradores legalmente consƟtuídos na DIRPS.

9.8. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem os mesmos recorrido.

(...)

13.6. A Universidade Federal de Uberlândia poderá, a seu exclusivo critério e obedecendo às normas legais perƟnentes, contratar candidatos aprovados em Processos SeleƟvos Simplificados de outras InsƟtuições Federais de Ensino, observadas as disposições legais, bem como ceder a essas InsƟtuições candidatos aprovados e não contratados."

Leia-se:

"5.2. ... Informações sobre as inscrições deverão ser obƟdas na DIRPS pelo e-mail atendimento@dirps.ufu.br ou presencialmente no Bloco 1A, Sala 111, Campus Santa Mônica, situado à Avenida João Naves de Ávila, nº 2121, Uberlândia/MG, no horário de 8h às 17h.

(...)

5.5. O valor da inscrição será de R$ 110,00 (cento e dez reais) e o pagamento deverá ser efetuado na rede bancária, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) gerada exclusivamente no sistema de inscrição. O pagamento da GRU deverá ser efetuado até as 15h do dia seguinte ao término do período de inscrições. A confirmação do pagamento da taxa de inscrição será disponibilizada no sistema de inscrição em até 05 (cinco) dias úteis contados a parƟr da data de pagamento da GRU.

5.5.1. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico hƩp://www.ingresso.ufu.br e conferir os dados da inscrição.

(...)

5.9. ... ...

IV - tempo adicional para realização das provas, com jusƟficaƟva acompanhada de parecer emiƟdo por especialista da área de sua deficiência, conforme Art. 3º, §2º do Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018; e V - auxílio transcritor.

5.9.1. ... ...

c) realizar o upload do requerimento e documentos comprobatórios no sistema até a data limite para inscrição; (...)

5.10.2. A candidata que Ɵver necessidade de amamentar poderá solicitar ampliação do tempo de realização das provas em até 01 (uma) hora.

5.11. De acordo com o Decreto nº 8.727, de 28 de abril 2016, o candidato travesƟ ou transexual (pessoa que se idenƟfica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua idenƟdade de gênero), que desejar

(4)

atendimento pelo nome social na divulgação dos resultados, homologação e eventual nomeação, poderá solicitar a inclusão e uso do nome social em sua inscrição on-line.

5.11.1. A solicitação para inclusão de nome social efetuada após a data de encerramento das inscrições será indeferida.

5.11.2. A UFU reserva-se o direito de exigir, a qualquer tempo, documentos que atestem a condição que moƟva a solicitação de atendimento declarado.

5.11.3. Quando das publicações no Diário Oficial da União e nas listas de publicações no site da UFU o nome social será acompanhado do nome civil, que será uƟlizado para fins administraƟvos internos.

(...)

6.2.1. Caso o candidato ou seu procurador não compareça na entrega dos ơtulos, será atribuída nota 0 (zero) nesta avaliação, não acarretando em eliminação do candidato.

6.3. A Unidade Acadêmica ou Unidade Especial de Ensino divulgará, no site oficial da UFU (hƩp://www.ingresso.ufu.br), em até 05 (cinco) dias úteis após o encerramento do prazo para o pagamento das inscrições, o cronograma com as datas, locais com endereço completo e horários em que deverão ocorrer a prova didáƟca (quando houver) e a entrega dos ơtulos.

(...)

6.4.6.1. Serão considerados Documentos de IdenƟdade: carteiras ou cédulas de idenƟdade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Civis ou Militares; carteiras expedidas por ordens ou conselhos criados por lei federal ou controladores do exercício profissional, desde que contenham o número de idenƟdade que lhes deu origem; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho; carteira funcional; passaporte ou outro documento oficial com foto. A Carteira de Estrangeiro ou Passaporte Visado são documentos válidos para candidato estrangeiro.

(...)

6.4.8.2. Somente será permiƟdo o uso de aparelho audiƟvo àquele candidato que Ɵver declarado necessidade audiƟva no ato da inscrição e enviado comprovação médica, de acordo com o estabelecido no item 5.10.

(...)

6.5. A prova didáƟca (quando houver), será realizada em sessão pública, como fase posterior à prova escrita, parƟcipando somente os candidatos aprovados conforme resultado preliminar daquela fase. Sua realização ocorrerá apenas após o esgotamento dos prazos para interposição de recurso contra a prova escrita. Sua assistência será vedada aos demais candidatos. ConsisƟrá em prova didáƟca pedagógica e/ou prova didáƟca procedimental, conforme dispuser o edital específico. A ordem de apresentação dos candidatos será fixada por sorteio.

6.5.1. A prova didáƟca pedagógica, quando houver, consisƟrá na apresentação oral de um tema sorteado com, no mínimo, vinte e quatro horas e, no máximo, trinta e seis horas de antecedência, abrangendo assuntos do programa e terá duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 50 (cinquenta) minutos, podendo haver um acréscimo de até 30 (trinta) minutos para arguição do candidato pela Comissão Julgadora. Caso o número de candidatos impeça a realização das provas didáƟcas num mesmo dia, será realizado um novo sorteio de tema para cada novo dia de prova, respeitando-se o prazo de 24 horas entre um sorteio e outro.

6.5.1.1. O sorteio do(s) tema(s) da prova didáƟca será realizado respeitando-se os seguintes procedimentos: I - sorteio da ordem de apresentação dos candidatos;

II - apresentação pública de todos os temas do programa, exceto o(s) que fora(m) sorteado(s) para a prova escrita, em papel ou meio eletrônico, com projeção visual na sala de realização do certame, para a conferência dos candidatos;

III - sorteio manual ou por processo eletrônico pelos membros da comissão julgadora, do(s) tema(s) do programa; e

IV - apresentação, com leitura e projeção visual, a parƟr do tema sorteado, da questão ou do objeto da prova.

(5)

6.5.3. As provas serão gravadas em áudio e vídeo que assegure boa qualidade e seu conteúdo não poderá ser consultado por terceiros estranhos ao concurso, salvo autorização expressa do candidato detentor do direito de imagem, de acordo com o que dispõe a Lei nº 12.527/2013.

(...)

6.6. A análise de ơtulos será realizada como fase posterior à prova didáƟca, quando houver, ou à prova escrita. Somente serão avaliados os ơtulos dos aprovados nas demais fases. Os ơtulos poderão ser apresentados pessoalmente, em data, local e horário a ser definido conforme item 6.3, ou por meio de correspondência postada até a data limite fixada.

(...)

8.6.2. Caso a impugnação seja indeferida, cabe recurso ao Reitor, no prazo de 05 (cinco) dias corridos. (...)

9.1. A vista de prova consiste na disponibilização de cópias digitais dos documentos redigidos pelo próprio candidato ou das gravações de sua prova, espelhos e gabaritos, quando houver. Não haverá, neste momento, espaço para considerações, contraditas, argumentações ou reconsideração pela Comissão Julgadora.

9.1.1. As datas para vista das avaliações serão estabelecidas na divulgação do resultado de cada fase. Os requerimentos de vista deverão ser enviados para o endereço recurso@dirps.ufu.br.

9.1.2. A prova escrita e o espelho de correção serão enviadas em meio eletrônico para o candidato, e o vídeo da prova didáƟca estará disponível na Secretaria da Unidade Acadêmica para gravação em mídia a ser fornecida pelo próprio candidato.

9.2. O candidato poderá ter acesso, mediante requerimento jusƟficado, aos documentos e conteúdos produzidos pelos demais concorrentes, após a divulgação dos resultados de cada fase. Será garanƟdo ainda acesso aos documentos que contenham informações de caráter público e resultados consolidados.

9.2.1. Havendo requerimento deferido, a DIRPS ou a Secretaria da Unidade Acadêmica agendarão data e hora para que o acesso seja realizado, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 02 (dois) dias.

9.2.2. O acesso à prova escrita de outros candidatos será realizado mediante fornecimento de cópia digitalizada ao candidato que tenha sua solicitação deferida.

9.2.3. Não será franqueada ao candidato cópia dos vídeos das provas didáƟcas dos demais candidatos, em respeito ao direito de imagem, restringindo-se o acesso ao seu conteúdo no recinto da Universidade.

9.3. Será permiƟdo ao candidato apresentar recurso para cada fase do processo seleƟvo, referente a suas avaliações, quanto ao conteúdo das questões e/ou temas ou à correção e avaliação feitas pela Comissão Julgadora. O recurso deverá ser devidamente fundamentado e encaminhado à DIRPS pelo e-mail recurso@dirps.ufu.br.

9.3.1. Os recursos poderão ser apresentados no prazo de 02 (dois) dias, contados da data de divulgação, pela DIRPS, da realização de todas as vistas ou acesso a documentos solicitados.

9.3.2. O recurso será encaminhado à Comissão Julgadora para avaliação. Caso não seja acolhido, será submeƟdo, pela DIRPS, ao Reitor para decisão final.

9.3.3. As respostas aos recursos serão enviadas exclusivamente em meio eletrônico ao candidato ou seu procurador.

9.4. Os requerimentos de vista ou os recursos deverão conter idenƟficação do candidato (nome completo, CPF e número de inscrição) e do número do edital, e poderão ser feitos pelo candidato ou por seu procurador legalmente consƟtuído.

9.5. A pontuação referente a questões porventura anuladas será atribuída a todos os candidatos, independentemente de haverem recorrido.

(...)

13.6. Os candidatos aprovados nestes certames poderão ser aproveitados por outros Órgãos ou EnƟdades do Poder Público Federal, observados os requisitos previstos na legislação vigente, em especial as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), e desde que:

(6)

descrição, e que envolva as mesmas atribuições, competências, direitos e deveres; b) sejam exigidos os mesmos requisitos de habilitação acadêmica e profissional; e

c) sejam observadas a ordem de classificação e a finalidade ou desƟnação prevista no edital."

Uberlândia, ... de fevereiro de 2019.

Marcio Magno Costa

Documento assinado eletronicamente por Marcio Magno Costa, Pró-Reitor(a), em 25/02/2019, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenƟcidade deste documento pode ser conferida no site hƩps://www.sei.ufu.br

/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1045955 e o código CRC 2BFB7281.

Referências

Documentos relacionados

Abordando o tema através de uma óptica política, Balneaves e Al- raja (2019) em seu estudo, demonstraram através de uma revisão po- lítica dos órgãos reguladores de

a) Os candidatos convocados para a segunda fase (incluindo os dispensados da prova escrita da segunda fase, nos termos do item 3.3.1.5) deverão realizar uma

a) Os candidatos convocados para a segunda fase (incluindo os dispensados da prova escrita da segunda fase, nos termos do item 3.3.1.5) deverão realizar uma

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização é um órgão executivo da administração superior, que tem por finalidade

A divulgação das notas da prova escrita e prova de títulos dos candidatos ao Processo Seletivo nº 01/2019, para selecionar candidatos para preencher os cargos a seguir,

desde  2003  com  o  propósito  de  tornar  o  preço  em  toda  a  cadeia  produtiva  do  setor  têx‐ til/vestuário  dentro  do  Estado  de  São  Paulo 

tenha concedido subsídios às empresas instaladas em uma região cujo desenvolvimento econômico seja foco de atenção do país, será necessário que,.. no projeto de LOA,

2.8 Para os candidatos aprovados na segunda fase, a terceira fase será composta de prova escrita, análise de currículo e entrevista, todas de caráter classificatório..