• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Avenida Romeu Veloso, s/n Centro Entre Rios/BA CEP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Avenida Romeu Veloso, s/n Centro Entre Rios/BA CEP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Romeu Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000

CNPJ: 14.126.981/0001-22

PORTARIA 002/2010

PORTARIA DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2011 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2010

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ENTRE RIOS, no uso de suas atribuições, conforme decreto de nomeação nº 03/2009, de 01 de janeiro de 2009, e considerando a necessidade de:

Assegurar a universalização da educação básica com prioridade ao Ensino Fundamental;

Ampliar a qualidade do atendimento no acesso e permanência dos alunos na rede pública municipal;

Instituir as diretrizes gerais para a matrícula dos alunos na Rede Municipal de Ensino; Normatizar o Calendário Escolar das Unidades Escolares Municipais para o ano de 2011: Organizar a carga horária dos profissionais de educação das unidades escolares municipais;

Garantir o cumprimento dos artigos 5º, 23º, 24º, 32º, 34º, 37° e 58º da Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e a Lei Nº. 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 e da Lei n°19 de 05 de dezembro de 2005.

RESOLVE:

Art. 1º - Estabelecer que ao aluno da Rede Municipal de Ensino, no ano letivo de 2011, será garantido o direito à renovação da matrícula na própria Unidade Escolar onde esteja estudando, observado o cronograma definido nesta portaria.

§ 1º – O aluno que for aprovado ou reprovado no ano letivo de 2010 matriculado em Unidade Escolar que não oferece o ano/série/segmento de ensino para a continuidade dos seus estudos, terá direito à renovação da matrícula em unidade escolar da Rede Municipal de Ensino, conforme cronograma estabelecido no Anexo I, buscando priorizar o acesso mais próximo à residência do aluno.

§ 2º A Gestão Escolar deverá divulgar previamente para toda a comunidade, o cronograma de matrícula, informando aos responsáveis a obrigatoriedade da confirmação da matrícula do aluno através do Termo Renovação da Matrícula (Anexo III) e do Termo de Responsabilidade (Anexo IV) desta portaria.

§ 3º - No caso da não renovação da Matrícula, a Unidade Escolar deverá emitir o atestado de conclusão original de série/ano/curso, para assegurar ao aluno, em tempo hábil, a sua matrícula no período de transferência por interesse próprio, e no prazo 60 (sessenta) dias entregar o Histórico Escolar Original.

Art. 2º - Definir que para a matrícula no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino do aluno transferido de outras Redes de Ensino ou que esteja retornando à escola pública, seja exigido no ato da matrícula os seguintes documentos:

• Histórico Escolar (original) ou atestado escolar (original);

• Certidão de Nascimento ou Cédula de Identidade (cópia), com os respectivos originais para fins de conferência;

(2)

§ 1º - Na forma da legislação o atestado escolar, original, assinado pelo diretor da Unidade Escolar, deverá especificar a série/ano/curso que o aluno concluiu neste ano letivo, devendo ser apresentado o Histórico Escolar no prazo de 60 (sessenta) dias.

§ 2º - A matrícula do aluno transferido só se concretizará regularmente, após a apresentação do respectivo Histórico Escolar. Caso se verifique irregularidade, deverá a Escola que recebeu o aluno, promover a regularização, dentro de 60 (sessenta) dias.

§ 3º - Será permitido ao aluno, sem a Certidão de Registro Civil e que nunca freqüentou a escola, a matrícula na Rede Municipal de Ensino, ficando a escola responsável em comunicar ao Conselho Tutelar ou órgão competente para que a família possa regularizar a situação, providenciando o registro conforme determina a Lei.

Art. 3º - Estabelecer que a matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental para 09 anos, seja efetuado, obrigatoriamente, a partir dos alunos de 06 (seis) anos na Rede Municipal de Ensino, conforme A Lei Nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, Resolução Nº 3 de 3 de agosto de 2005 do Conselho Nacional de Educação e a Resolução Nº 01 de 20 de abril de 2007 do Conselho Municipal de Educação de Entre Rios.

Parágrafo Único – A matrícula que se refere ao caput deste artigo atenderá as crianças de seis anos completos ou que venham completar seis anos no início do ano letivo no máximo até 30 de abril do ano civil em que se efetivar a matrícula.

Art. 4º - Determinar que o aluno na faixa etária de 06 a 14 anos tenha prioridade para matrícula, nos turnos matutino e vespertino

§ 1º - Aluno com idade de 15 a 17 anos só poderá ser matriculado no Ensino Fundamental I e II nos turnos matutino ou vespertino, após atendida toda a clientela de faixa etária regular.

§ 2º - Aluno do Ensino Fundamental com idade superior a 17 anos deverá ser, preferencialmente, matriculado no turno noturno na Educação de Jovens e Adultos.

Art. 5º – Estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais sejam matriculados em Unidade Escolar regular, com limite de três em cada classe, e sempre que necessário, encaminhados para atendimento em serviços de apoio especializados em turno oposto.

Parágrafo Único – O limite de que se trata esse artigo deve ser considerado observando-se as especificidades de cada necessidade, sendo esta comprovada através de relatório do profissional da área.

Art. 6º – Determinar que o acesso do aluno aos cursos da Educação de Jovens e Adultos obedeça à faixa etária estabelecida em lei e em observância aos critérios definidos na Resolução Nº 2 de 16 de maio de 2007 do Conselho Municipal de Educação de Entre Rios.

Art. 7º – Definir que os critérios para enturmação nos anos / cursos sejam compatíveis com a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar, observando-se: idade, desempenho dos alunos nas etapas anteriores, a avaliação contínua da aprendizagem, habilidades e dificuldades apresentadas, sendo de competência da direção e da coordenação pedagógica o seu cumprimento.

§ 1º O número de alunos por classe deverá respeitar, sempre que possível, os limites estabelecidos nesta portaria: Ensino Fundamental: 1º ano – 20 a 25 alunos/ 2º ao 5º anos – 25 a 30 alunos / 6º ao 9º anos – 30 a 35 alunos; Educação Infantil: 20 alunos por turma; Educação de Jovens e Adultos: 40 alunos por turma.

§ 2º Fica estabelecido que a formação dos grupos para a Educação Infantil dar-se-á respeitando-se a Resolução CNE CEB nº 3 de agosto de 2005, que define as normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, organizando assim as faixas etárias:

I. Creche - até três anos II. Grupo 4 - 4 anos de idade III.Grupo 5 - 5 anos de idade

(3)

Art. 8º - Facultar aos cursos da Educação de Jovens e Adultos a flexibilidade para organização curricular, garantindo a integralização dos tempos, respeitando-se a legislação vigente e a matriz curricular devidamente autorizada pelo Conselho Municipal de Educação.

Art. 9º - Divulgar o calendário Letivo, definido para o ano letivo de 2011, com carga horária mínima anual de 800 horas de efetiva regência de classe, distribuídas em 200 dias letivos, excluído o tempo reservado aos estudos de recuperação e avaliação final.

Parágrafo Único - É facultado à Unidade Escolar Unidocente ou em situação precária o atendimento às peculiaridades locais, inclusive climáticas, culturais e econômicas, calendário específico através de proposta encaminhada previamente à SEDUC para análise e aprovação, em conjunto com Parecer do Conselho Municipal de Educação – CME, desde que sejam observados os 200 dias letivos e a carga horária legal, integrante dos currículos, propostos no Calendário Letivo oficial.

Art. 10 – A Unidade Escolar de Ensino Fundamental que funciona com classes de 1º ao 5º ano, terá jornada mínima de quatro horas diárias, em cada turno, exigindo-se atividades com a presença dos docentes.

Art. 11 – Fica assegurada ao aluno do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, avaliação processual contínua e cumulativa de desempenho, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, conforme disposto nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 24, inciso V da Lei 9394/96).

§ 1º - Os estudos de recuperação para aluno com baixo rendimento escolar, serão oferecidos pelo professor, paralelamente ao desenvolvimento de seus programas, em processo contínuo.

§ 2º - Ao término dos 200 dias letivos, serão oportunizados aos alunos com baixo rendimento estudos de recuperação da avaliação final no período de 19 a 28 de dezembro de 2011.

§ 3º - Ao aluno com idade de 06 (seis) anos, matriculado no 1º ano do ensino Fundamental para 09 anos, deverá ser garantida a progressão continuada para o 2º ano mantendo-se o fluxo contínuo da sua aprendizagem que visa assegurar a construção do processo de letramento.

§ 4º - Ao aluno matriculado e aprovado no ano de 2010 que cursava o regime de seriação do Ensino Fundamental de 08 anos, fica assegurada a matrícula na série seguinte conforme rendimento escolar; § 5º - As Unidades Escolares terão até o dia 04/02/2011 para entregar o Quadro Demonstrativo de Recursos Humanos, matrícula inicial dos alunos e carga horária dos profissionais docentes, que deverão ser digitados e encaminhados à Diretoria Administrativa da SEDUC

Art. 12 – As orientações que se referem ao Encontro Pedagógico, às atividades complementares (AC) e à formação continuada dos professores, gestores e funcionários de apoio e suporte pedagógicos das Unidades Escolares, serão implementados pela Diretoria Pedagógica e devidamente normatizados pela SEDUC em documento próprio, garantindo o cumprimento dos dias letivos e carga horária estabelecidos na legislação vigente.

§ 1º - Para garantia do cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas aulas fica estabelecido que a carga horária do professor do Ensino Fundamental I será de 20 horas semanais (conforme matriz curricular de 20 de dezembro de 2007), correspondendo a 4 (quatro) horas aulas diárias de efetivo trabalho escolar. Para o Ensino Fundamental II, aplicam-se as medidas cabíveis na legislação vigente para distribuição da carga horária do docente, conforme a matriz curricular supracitada.

§ 2º - Para o efetivo funcionamento das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino fica definido para início e término das aulas o horário em vigor nesta portaria. No que tange à Educação Infantil, conforme descrito nos Parâmetros de Qualidade para Educação Infantil vol.02/2008, os horários de entrada e saída das crianças são flexíveis, a fim de atender às necessidades de organização das famílias, podendo, portanto, exceder as orientações desta portaria. Ver anexo V desta portaria.

Art. 13 – Esta Portaria entra em vigor no ato de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.

ZÉLIA MARIA BARRETO REIS

(4)

ANEXO I

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

ATIVIDADE PERÍODO PROCEDIMENTO

1. Renovação da matrícula do aluno da Rede Municipal na Unidade Escolar: 1.1. aprovado sem recuperação 1.2. Submetidos à recuperação final. 20 a 29/12/ 2010 29/12/ 2010 a 07/01/2011 Confirmação da matrícula na escola, mediante assinatura do termo de renovação da matrícula e termo de responsabilidade pelo responsável, quando menor de 18 anos; Documentos: 1.Termo de Renovação; 2.Termo de responsabilidade; 3. Ata de resultados

finais para confirmação da aprovação. 2. Matrícula de alunos transferidos: 2.1. Rede Municipal de ensino. 2.2. Alunos novos. 07 a 20/01/11 Comparecimento a Unidade Escolar de interesse munido da documentação, quando

houver vaga, para assinatura do termo de confirmação da matrícula. 1. Histórico ou Atestado Escolar devidamente assinados; 2. Cópia e original do Certidão de Nascimento ou Registro Geral (identidade); 3. 02 fotos 3 x 4 recentes. ANEXO II TABELA DE EQUIVALÊNCIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ANO 2008 ANO 2010

Alunos novos egressos da 4ª série.

(acima de 15 anos) Estágio III ( alunos novos)

Estágio I Estágio II

Estágio II Estágio III

Estágio III Estágio IV

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Romeu Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000

CNPJ: 14.126.981/0001-22

ANEXO III

TERMO DE RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA

UNIDADE ESCOLAR ____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ DISTRITO/POVOADO _________________________________________________________________________ Eu, _______________________________________________________________________________________ responsável pelo aluno(a) ____________________________________________________________________ _________ _________________________________________________________________________________ Endereço _________________________________________________ povoado _________________________ matrícula nº __________________________ renovo a matrícula nesta Unidade Escolar para cursar o(a) _____ ___________________________________ do Ensino Fundamental no ano letivo de 2010.

Entre Rios, ______________ de __________________ 2010

__________________________________________________________________ Assinatura do responsável

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Romeu Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000

CNPJ: 14.126.981/0001-22

ANEXO IV

TERMO DE RESPONSABILIDADE

_____________________________________________________________ , aluno(a) da _________________ série do (Nome do aluno)

Ensino Fundamental, matriculado (a), nesta Escola/Colégio, sob nº do RG ou Certidão de Nascimento __________ ___________________________________ , emitida por _________________________ _____/____________________ ,

e ___________________________________________________ ( ) pai ( ) mãe ( ) responsável (Nome do pai, mãe e/ou responsável)

(Órgão/Estado)

CPF nº ______________________________________, Distrito, _______________________, no município de Entre Rios.

Comprometemo-nos a zelar e preservar esta Escola/Colégio suas salas, paredes, janelas, sanitários, quadro, áreas diversas, muros, equipamentos, materiais e outros bens nela (e) existentes, responsabilizando-nos pelo ressarcimento e/ou reparo do bem, por quaisquer danos e prejuízos que venha causar ao seu patrimônio, conforme inciso III, Art.163 do Código Penal.

Entre Rios _____________/__________________, 2010

Assinaturas:

Aluno(a) _______________________________________________________________________________________ Responsável ____________________________________________________________________________________

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Romeu Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000

CNPJ: 14.126.981/0001-22

Anexo v

Horário de início e término das aulas

Modalidade

Horário de entrada

Horário de saída

M V N M V N

Educação Infantil

7h:30

13h -

11h30

17h -

Ensino Fundamental I

7h:30

13h -

11h30

17h -

Ensino Fundamental II

7h:30 13h

- 11h45

17h15 -

EJA

- - 19h - - 22h

(8)

UNIDADES

07/02 a 15/04 18/04 a 22/06 11/07 a 30/09 03/10 a 16/12

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ENTRE RIOS

Obs.: As Atas de Resultados Finaisdeverão ser entregues àSecretaria Municipal de Educação atéo dia 06/01/2012

FERIADOS, DIAS SANTIFICADOS E DATAS COMEMORATIVAS

08 MAR 03 ABR 21 ABR 22 ABR 01 MAI 25 MAI 23 JUN 24 JUN 02 JUL 11 AGO 25 DEZ 15 AGO 07 SET 12 OUT 15 OUT 28 OUT 02 NOV 04 NOV 15 NOV 20 NOV Confraternização Universal Carnaval Emancipação Política Tiradentes Paixão de Cristo Dia do Trabalhador Dia do Desafio Corpus Christi São João Independência da Bahia Dia do Estudante

Nossa Senhora dos Prazeres Independência do Brasil Padroeira do Brasil Dia dos Professores

Dia dos Funcionários Públicos Dia de Finados

Soletra Entre Rios Proclamação da República Dia da Consciência Negra Natal Concurso de Poesias ABR 01 01 MAR JAN 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1920 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 DIAS LETIVOS MESES JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE FE EP EP PE PE RC RC RC RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ F F F RF RP ER ER ER ER ER ER ER ER TPL F F F F F F S 16 20 19 22 16 15 21 21 19 F 20 SLER 11 200 Total dias letivos

CP DD FE PE EP F RC DD FÉRIAS PLANEJAMENTO NA ESCOLA ENCONTRO PEDAGÓGICO FERIADO RECESSO DE CARNAVAL DIA DO DESAFIO DIAS LETIVOS RECESSO JUNINO

TÉRMINO PERÍODO LETIVO RESULTADO PARCIAL ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO SOLETRA ENTRE RIOS RESULTADO FINAL TPL RP ER SLER RF RJ CP CONCURSO DE POESIA

LEGENDA

Referências

Documentos relacionados

O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, instituído pelo Decreto-Lei n.º 311/99, de 10 de agosto, providencia uma compensação salarial aos profissionais

[r]

Figura 12 - Fotomicrografias de cortes histológicos da lesão de animal do grupo controle (C) e do grupo experimento (E), com quatorze dias (d14) de evolução... Cd21 Ed21 Figura

6 Maria Celeste Central Posto Salvador/Alagoinhas Automóvel 46 Cleiciane Praça Pedagio - BR 324 Feira de Santana/Salvador Caminhão 50 Sheila Roberta Praça Pedagio - BR 324 Feira

Pule até lá, vá andando para a direita, troque de beirada, suba no pequeno buraco e pule para o outro lado.. Volte pelo

Embora sem tempo oficialmente atribuído tem reunido com uma periodicidade mensal e preparado os assuntos sem prejuízo dos serviços onde estão inseridos O CA autoriza a

Salte até a plataforma do outro lado, mova a caixa sobre o botão; pise no botão anterior, salte rapidamente para a plataforma central, lance o gancho no meio

Quando entra o Refrão (Circle of Life), entram em palco, Rafiki, Mufasa e Sarabi te Quando entra o Refrão (Circle of Life), entram em palco, Rafiki, Mufasa e Sarabi te Zazu, todos