• Nenhum resultado encontrado

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador Cebion 1000 mg Granulado para solução oral Ácido ascórbico

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.

O que contém este folheto:

1. O que é Cebion e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Cebion 3. Como tomar Cebion

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Cebion

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Cebion e para que é utilizado

Cebion é um medicamento que se apresenta na forma de granulado para solução oral e que contém ácido ascórbico, também conhecido por vitamina C, na dosagem de 1000 mg por saqueta.

Cebion está indicado como anti-asténico no decorrer de afecções febris, estados gripais, corrimento nasal e cansaço, assim como na profilaxia dos estados de carência que podem aparecer quando a alimentação é desequilibrada ou insuficiente.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

2. O que precisa de saber antes de tomar Cebion Não tome Cebion:

- se tem alergia (hipersensibilidade) à vitamina C ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

- se tem pedras nos rins

(2)

- se sofre de doenças associadas a armazenamento do ferro (talassémia, hemocromatose e anemia sideroblástica)

- se tem úlcera no estômago

- se tem insuficiência renal grave ou terminal. Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Cebion.

Os doentes com insuficiência renal grave ou terminal (doentes a fazerem diálise) não devem ingerir uma dose diária superior a 100 mg de ácido ascórbico, para evitar o risco de formação de cálculos renais.

Outros medicamentos e Cebion

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Não é recomendada a administração simultânea de antiácidos e vitamina C, particularmente em doentes com insuficiência renal, uma vez que a eliminação renal do alumínio pode ficar aumentada.

A administração simultânea de derivados do ácido salicílico (aspirina) pode aumentar a eliminação renal de vitamina C.

A administração concomitante de deferoxamina pode aumentar a toxicidade do ferro nos tecidos, particularmente no coração, resultando em descompensação cardíaca.

A vitamina C em concentrações elevadas interfere com algumas análises (glucose, ácido úrico, creatinina, fosfato inorgânico). Também a pesquisa de sangue oculto nas fezes pode dar resultados falso-negativos depois da administração de doses elevadas.

A administração de doses elevadas de vitamina C pode reduzir as concentrações plasmáticas do indinavir.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Durante a gravidez e o aleitamento, não se devem exceder as doses recomendadas. A vitamina C é excretada através do leite materno e atravessa a placenta.

Este medicamento não deve ser administrado em mulheres grávidas sem a supervisão de um médico ou dentista.

(3)

Os efeitos de Cebion sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos ou desprezáveis.

Cebion contém sacarose.

Este medicamento contém sacarose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Cebion contém Amarelo sunset FCF (E-110).

Este medicamento contém Amarelo sunset FCF (E-110). Pode causar reações alérgicas.

3. Como tomar Cebion

Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é:

Profilaticamente: 1-2 saquetas de granulado por via oral por dia. Terapeuticamente: 2-3 saquetas de granulado por via oral por dia. Utilização em crianças e adolescentes

Crianças com idade superior a 12 anos: 1 saqueta por dia. Doentes com insuficiência hepática

Não se considera necessário qualquer ajuste da posologia.

Dissolver o conteúdo da saqueta em meio copo de água, agitando até à sua completa dissolução.

Não deve ser excedida a dose recomendada nem a duração da toma sem aconselhamento médico. Se os sintomas persistirem, deverá consultar um médico.

Se tomar mais Cebion do que deveria

Não são conhecidos casos de sobredosagem com a administração de vitamina C. Os sintomas de sobredosagem são pouco prováveis após uma administração única e por um curto período de tempo, uma vez que a vitamina C em excesso é rapidamente eliminada através da urina.

A administração de doses muito elevadas (superiores a 10 g/dia) e durante um longo período de tempo pode resultar em pedras nos rins.

Ocasionalmente, e após a administração de uma dose única igual ou superior a 3 g de vitamina C, e quase invariavelmente após a administração de uma dose única igual ou

(4)

superior a 10 g, poderá ocorrer diarreia passageira, acompanhada dos sintomas correspondentes.

Não são necessárias medidas de suporte para além da interrupção do tratamento. Caso se tenha esquecido de tomar Cebion

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Como a maioria dos efeitos indesejáveis decorrem da comunicação espontânea durante a comercialização, não é possível calcular a sua frequência com precisão.

Cebion é, de modo geral, bem tolerado. Particularmente com a administração de doses elevadas, tem sido observada a ocorrência de dores de cabeça, naúseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, indigestão, doenças renais e urinárias.

Em casos isolados, foram observadas reações de hipersensibilidade envolvendo o sistema respiratório ou a pele.

A administração a longo prazo de doses elevadas pode resultar em pedras nos rins. Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97 Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

(5)

5. Como conservar Cebion

Conservar a temperatura inferior a 25º C.

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após "VAL.". O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Cebion

A substância ativa é o ácido ascórbico.

Os outros excipientes são: sacarose, ácido cítrico monohidratado, aroma de laranja, aroma de laranja em pó, sílica coloidal anidra, sacarina sódica (E954) e amarelo sunset FCF (E-110).

Qual o aspeto de Cebion e conteúdo da embalagem

Cebion é um medicamento que se apresenta em saquetas contendo 6 g de granulado para solução oral. As saquetas são constituídas por um complexo de alumínio / papel / polietileno / resina de termoselagem e acondicionadas em embalagens de 10 e de 20 saquetas.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Merck, S.A.

Edifício DUO Miraflores

Alameda Fernão Lopes, nº 12, 4º B 1495-190 Algés

Portugal Fabricante MERCK, SL

Polígono Merck, Mollet del Vallés Barcelona

Espanha

(6)

Referências

Documentos relacionados

7 Instalar a mangueira de pressão (ventiladores pneumáticos) 38 7.1 Ligar o componente eléctrico ao ventilador

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO 2014 Estágios aos alunos daMetodista junto

Desse modo, nosso objetivo é descrever as relações entre os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

2.1 A seleção dos candidatos inscritos para o Concurso Público de que trata o presente Edital dar-se-á por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e

O tratamento fisioterapêutico contribuiu para melhorar a qualidade de vida de mulheres no pós-operatório de câncer de

“Eu mal posso desarmar os Corpos Auxiliares e as Esquadras do Mato desta Capitania; porque os primeiros estão prontos para marchar comigo em Socorro do Rio de Janeiro e

O conjunto de dados obtidos nas avaliações da germinação e da emergência (Tabelas 2 e 3) revelou que o armazenamento a 20 °C desfavoreceu o desempenho das sementes, nos dois teores

Anotação na foto: Informação retirada da dissertação: Carregar o “Raído”, o “pedaço mais amargo do dia