• Nenhum resultado encontrado

O FAZ DE CONTA: FORTALECENDO OS VÍNCULOS E TRILHANDO O FUTURO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O FAZ DE CONTA: FORTALECENDO OS VÍNCULOS E TRILHANDO O FUTURO."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O FAZ DE CONTA: FORTALECENDO OS VÍNCULOS E

TRILHANDO O FUTURO.

SAMARA MARCELLE SANTOS PEREIRA

IAÇU 2018

(2)

SAMARA MARCELLE SANTOS PEREIRA

Faz-de-conta, basta dizer esta palavra, tão íntima e amiga, ganhamos asas e tudo era uma vez.

Tudo vira só sonho e magia. Elias José

IAÇU 2018

(3)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral 3.2 Objetivos específicos 4. METODOLOGIA 5. AVALIAÇÃO 6. CRONOGRAMA 7. RECURSOS 8. REFERÊNCIAS

(4)

I. APRESENTAÇÃO

A infância é aquele período de extrema importância em que as crianças constroem vínculos necessários para o ingresso na vida adulta. É preciso compreender que esses cuidados não são um dever apenas da família, mas do Estado e de toda a sociedade, como preconiza a Constituição Federal, o ECA e o recém-aprovado marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).

Nesse sentido, o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo), enquanto um serviço ofertado de maneira complementar ao trabalho com as famílias, tem como objetivo fortalecer vínculos e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco.

Assim, levando-se em consideração os objetivos do SCFV para o público infantil, em que as vivências lúdicas e o resgate das brincadeiras e brinquedos surgem como importantes aliados no fortalecimento de vínculos, nas interações entre as crianças e na construção de espaços de reflexão, este projeto propõe trazer o mundo do faz-de-conta enquanto estratégia, uma vez que ao se entregar ao faz de conta a criança interpreta e ressignifica o mundo real. Dessa forma, as atividades a serem realizadas nos grupos, ao promover a expressão de sentimentos, dificuldades, facilidades, questões que observam em família ou em seu cotidiano, contribuirão para o seu desenvolvimento e o estreitamento dos laços afetivos, fortalecendo e desenvolvendo habilidades de gestão de conflitos.

Portanto, o pensamento de que a criança evolui a partir de suas ações e nas representações de sua própria realidade na hora de brincar, e de forma lúdica expressa seus sentimentos, podem ser vantajosos para a sua formação cognitiva, emocional e social.

Levando em consideração a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais que recomenda o fortalecimento e a interação entre crianças do mesmo ciclo etário, além da valorização da cultura de famílias e comunidades locais e a promoção de vivências lúdicas, o Projeto aqui

(5)

apresentado visa suprir uma necessidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos entre a Família, Família-Criança, Criança-Sociedade, Família-Criança-Sociedade para crianças de 4 a 6 anos.

II. JUSTIFICATIVA

Busca-se Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança de 4 a 6 anos, onde primar pela qualidade de vida, formando através de respeito às regras, disciplina e limites desses usuários que têm a oportunidade de desenvolverem-se como cidadãos de direitos e deveres.

O projeto surgiu da necessidade de propor as nossas crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, o prazer de envolver-se no mundo do faz-de-conta. O estímulo à imaginação, a criatividade, a fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a produção de cultura e o aprendizado de regras são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece, comprovando a real importância dessa prática, independente das condições que se apresentem no ambiente.

Segundo Oliveira apud Viegas (2008) o simbolismo expresso na brincadeira de faz de conta contém uma carga emocional tão profunda e representativa de conteúdos e mecanismos inconscientes que se aproxima das representações oníricas, prevenindo e combatendo o estresse da hospitalização, assim como resgatando mecanismos saudáveis de auto-recuperação, em seus aspectos complementares físicos e psicológicos.

Ao brincar, a criança se relaciona com outras crianças, sendo capaz de perceber-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa). Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras e que deve ser a atividade privilegiada.

Segundo Vygotsky (1989), o brinquedo não é apenas uma atividade simbólica, uma vez que, mesmo envolvendo uma situação imaginária, ele de

(6)

fato baseia-se em regras, pois contém regras de comportamento pré- estabelecidos. Esta situação imaginária é a primeira manifestação da separação da criança em relação às restrições situacionais.

Mas não basta afirmarmos que o brinquedo apenas satisfaz os desejos irrealizáveis, ele também é via de escoamento da raiva e da agressão. Brincando a criança realiza e exterioriza suas angustias, seus desejos e suas realizações.

O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989), a maneira de a criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistencias (Resolução CNAS nº 109/2009), que organiza os serviços por níveis de complexidade do SUAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra a Proteção Social Básica. Este Serviço se fundamenta na cultura do diálogo, no combate a toda forma de violência, de preconceito, discriminação e de estigmatização nas relações familiares, oferecendo troca de informações sobre questões ligadas a primeira infância, à adolescência, à juventude, contribuindo com a melhoria de qualidade de vida.

Ressalta-se que estamos fortalecendo experiências que já existiam no setor. Dar-se-á maior ênfase às possibilidades que se abrirão para trabalhar de forma articulada com as demais políticas setoriais, como saúde e educação, garantindo o atendimento integral das crianças e jovens.

(7)

III. OBJETIVOS

III. I OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades considerando a importância do faz-de-conta no universo do brincar conceitualizando e caracterizando o faz-de-conta, para que o púbico alvo conheça os benefícios da brincadeira do faz-de-conta no universo emocional ao transitar entre a realidade e a fantasia.

III. II OBJETIVOSESPECÍFICOS

Garantir que os espaços de convivência de grupo fortaleçam os vínculos assim, obtendo maior possibilidade de desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

Estimular a capacidade cognitiva, uma vez que, as brincadeiras de faz-de-conta possui grande valor no processo de socialização;

Facilitar a expressão das emoções, ampliando a cultura geral, contribuindo assim, para a formação integral do ser;

Promover a sociabilidade, expressividade, o sentido de parceria e cooperação;

Estimular através do lúdico o raciocínio, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades sociais, fortalecendo os vínculos.

(8)

IV. METODOLOGIA

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um Serviço ofertado por meio de grupos divididos por faixas etárias e organizados em percursos.

Nesse sentido, o presente Projeto será executado semanalmente, por meio de atividades planejadas mensalmente e articuladas de acordo ao que está previsto no cronograma, sendo aplicadas em grupos, de acordo a faixa etária (de 4 a 6 anos).

No primeiro momento, será realizada a inclusão dos usuários nos grupos, por meio de Busca Ativa, realizada através de visitas domiciliares, assim como de encaminhamentos feitos pelos Técnicos de Referência do CRAS.

No segundo momento, previsto para o mês de fevereiro, será realizada a primeira atividade integrada dos grupos do SCFV, na qual será apresentado aos pais e usuários nosso formato para ser trabalhado este ano.

No terceiro momento, previsto para o mês de março, dará início a aplicação do projeto, por meio de brincadeiras próprias da estratégia utilizada, o “faz-de-conta”, visando o estímulo da representatividade das vivências e sentimentos das crianças.

Este projeto será aplicado a partir dos eixos orientadores do Serviço, como “Convivência Social”, “Direito de Ser” e “Participação”. Para tanto, serão utilizadas durante as atividades brincadeiras, filmes, dança, confecção de cartazes, entre outros. Além disso, buscando fortalecer os vínculos, serão realizadas reuniões e atividades com os pais, como momentos com massagens, dinâmicas e cinema, estabelecendo o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos. Ressalta-se que a cada final de mês será feita uma avaliação do grau de satisfação dos usuários e pais com o Educador Social

(9)

V. AVALIAÇÃO

O ato de avaliar é um processo contínuo, assim este projeto será avaliado de forma processual e contínua, sendo utilizadas avaliações do grau de satisfação impressas e dialogadas com usuários e responsáveis.

Além disso, os relatórios, diários de campo e demais instrumentos de avaliação e registro serão utilizados no intuito de avaliar a aplicação deste Projeto, se o mesmo está alcançando os objetivos propostos.

(10)

VII. CRONOGRAMA

CICLO MÊS EIXO SUB-EIXO TEMA ATIVIDADE

I MARÇO ABRIL Convivência Social Direito de Ser Capacidade de comunicar-se Capacidade de desenvolver novas relações sociais Direito de pertencer Direito a comunicação Direito de ser protagonista Quem sou Eu Eu e minha família Dança Dinâmica

Café da Tarde com os pais

Roda de conversa com pais e filhos Atividade de montagem de seu autorretrato

Desenho de como cada um se vê em sua família

Atividade de montagem da árvore genealógica

Apresentação da dança no dia do jantar do CRAS

Acampamento

Avaliação grau de satisfação II MAIO Direito de ser

Convivência Social Participação Participação no serviço Direito a comunicação Exploração Sexual Combate ao trabalho infantil Roda de conversa Vídeos em https://youtu.be/Sc6yp863EE0 Bate papo sobre o video

(11)

Direito a brincar Aprender a se proteger

Atividade sobre o vídeo assistido Confecção de cartaz

Reunião com os pais Piratas no navio

Avaliação grau de satisfação III JUNHO Direito de Ser

Participação Direito a aprender e experimentar Participação no serviço Cultura Jogos juninos São João

Falar sobre as comidas típicas da nossa região

Faz de conta eu sou o chefe

Confecção de bandeirolas para enfeitar a sala

Avaliação grau de satisfação

Encerramento do 1° semestre com um lanche da tarde com bolos típicos do São João IV JULHO Convivência Social Direito de Ser Participação Participação no território Participação como cidadão Participação do

Cultura Local Visita aos Stands da Feira De Educação do Município (junto com os pais)

Roda de conversa

Atividade sobre o que lhes chamou atenção nas visitas

(12)

serviço Direito à comunicação

Brincadeira pizzaria de feltro Avaliação grau de satisfação

V AGOSTO Convivência Social Direito de Ser Participação Capacidade de participar da convivência social em grupos Direito de ser Participação no serviço Diversidade Meio Ambiente MOSTRE SEU TALENTO” AÇÃO NOS BAIRROS 1º Momento Roda de conversa

Atividade sobre nossas diferenças 2º Momento

Filme O LORAX

Atividade sobre o Filme

Apresentação dos usuários com seus pais na ação nos bairros

Avaliação grau de satisfação VI SETEMBRO Convivência Social Direito de Ser Participação Direito a comunicação Participação no serviço Capacidade de comunicar-se Inclusão Social A importância Da Convivência em sociedade Vídeo Cordas

Bate papo sobre o mesmo

Roda de conversa sobre a convivência em sociedade

Filme Ratatoulle

(13)

Avaliação grau de satisfação VII OUTUBRO Direito de Ser

Participação Direita a brincar Participação no serviço Mês das crianças Brincadeiras Sessão cinema Pular corda Telefone sem fio

Assistir o filme: a era do gelo A fuga das galinhas

Usando a imaginação

Massagem entre pais e filhos Avaliação grau de satisfação

VIII NOVEMBRO DEZEMBRO Direito de Ser Participação Direito de ser diverso Direito a comunicação Participação no território Reciclagem Preconceito social Natal

Confecção de enfeites para a árvore de natal

Contação de historia

Infância sem descriminação Filme a princesa e o Sapo

Montagem de uma árvore de Natal Avaliação grau de satisfação Encerramento das atividades confraternização com os pais

(14)

VIII. RECURSOS

I. RECURSOS MATERIAIS

ORDEM ITENS QUANTIDADE 1. Feltro colorido 15 metros

2. Bastão de cola quente 20 unidades

3. Corda (grande) 2 unidades

4. Borracha branca 50 unidades

5. Fantasias 10 unidades

6. Caixa de som amplificada 01 unidade

7. Cartolina 100 unidades

8. Cartonado 80 unidades

9. Cola branca 02 kg

10. Cola silicone 10 unidades

11. Cordão barbante 10 rolos

12. Data show 01 unidade

13. Emborrachado ( E.V.A coloridos) 30 unidades

14. Folha de oficio colorido 8 pacotes 100 unidades

15. Giz de cera 40 caixas com 12 unid

16. Hidrocor 40 caixas com 12 unid

17. Lapis comum 03 caixas com 144 unidades

(15)

19. Massa de modelar 60 caixas

20. Not book 01 unidade

21. Papel metro branco 50 m

22. Papel metro pardo 50 m

23. Papel ofício 10 resmas

24. Piloto atômico 20 unidades

25. Pincel para pinturas 60 unidades

26. Pistola de cola quente 06 unidades

27. Tapete 01 unidade

28. Tesoura escolar 50 unidades

(16)

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, A.R.S. A emoção na sala de aula. Campinas, São Paulo: Papirus, 1999.

BENJAMIN, W. Reflexões: A criança o brinquedo a educação. São Paulo Summus. ed., 1989.

FALCÃO, Ana Patrícia Bezerra. A importância do brinquedo e do ato de brincar. São Paulo 2006.

RAMOS, Rafaela de Oliveira. A Importância do brinquedo e do Ato de Brincar para o desenvolvimento psicológico de crianças de 5 A 6 anos. Belém, 2002. OLIVEIRA, S.P. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense. 1990.

TREVISAN, R. P.. O brincar no cotidiano escolar da Educação Infantil: concepções docentes. In: III Simpósio Internacional sobre Formação Docente, 2006, Santa Rosa - RS. O brincar no cotidiano escolar da Educação Infantil: concepções docentes em CDs.

Brincar-de-faz-de-conta/ Blog [Internet] 2010 Agosto- acessado em 2018. Disponível em: http://www.psicologiasdobrasil.com.br

Ideias-para-estimular-brincadeira-de-faz-de-conta Blog [Internet] 2010 Agosto- acessado em 2018. Disponível em: http://www.tempojunto.com.br

Ideias-para-estimular-brincadeira-de-faz-de-conta Blog [Internet] 2013 Julho- acessado em 2018. Disponível em: http://blog.pimpao.com.br

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de