• Nenhum resultado encontrado

UECEVEST TD HISTÓRIA GERAL DATA: PROF. ISAAC SANTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UECEVEST TD HISTÓRIA GERAL DATA: PROF. ISAAC SANTOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UECEVEST

TD – HISTÓRIA GERAL DATA: 18-03-17 PROF. ISAAC SANTOS

1- (Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

O contido nesse parágrafo refere-se ao povo: a) fenício.

b) hebreu. c) sumério. d) hitita. e) assírio.

2- (Ufpb 2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.

b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.

c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.

e) A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a

Mesopotâmia.

3- Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?

a) a invenção da bússola.

b) o desenvolvimento da escrita alfabética. c) a criação da pólvora.

d) a descoberta da fusão de metais, como o ferro. e) o desenvolvimento do monoteísmo religioso.

(2)

4- (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.

b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.

c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.

d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.

e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

5- (UFRN) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:

Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)

Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:

a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.

b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.

c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.

d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.

e) a=o domínio persa, como Ciro, o Grande, que massacrou milhares de camponeses hebreus.

6- O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:

a) Sem, um profeta obscuro da época dos patriarcas. b) Sem, um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia. c) Nenhuma das alternativas.

(3)

e) Sem, isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica.

7- (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Estas características identificam o:

a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi.

e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

8- (PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratrusta, é:

a) o politeísmo caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.

b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.

c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.

d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas

e) a descrença na imortalidade da alma e na ressureição.

9- O Império Persa expressou a estrutura político-administrativa da civilização medo-persa na Antiguidade Oriental. Alguns reis ficaram famosos por suas ações à frente do Império Persa. As colunas abaixo apresentam quatro desses reis e algumas características de seus reinados.

a) Ciro I - Levou o reino ao seu apogeu, dividindo-o em províncias, chamadas satrapias;

b)

Cambises

II - Seu reinado foi marcado pelo respeito às diferenças religiosas, sendo inclusive o responsável pela libertação dos judeus do cativeiro da Babilônia;

c) Dário I III - Foi derrotado pelos gregos nas Guerras Médicas e, posteriormente, por Alexandre Magno, representando assim o fim do Império Persa;

d) Xerxes I IV - Conquistou o Egito após a Batalha de Pelusa, além de ser conhecido por sua política de intolerância religiosa.

Indique a alternativa abaixo que correlaciona corretamente os reis, citados na coluna da esquerda, com as características de seus reinos, expostas na coluna da direita.

(4)

a) a-IV; b-III; c-II; d-I. b) a-II; b-IV; c-I; d-III. c) a-III; b-IV; c-II; d-I. d) a-II; b-III; c-IV; d-I. e) a-II; b-I; c-IV; d-III.

10- (IFG) A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

a) A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.

b) Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.

c) A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.

d) Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.

e) A experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.

11- (PUC-PR) A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia, encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação. b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

c) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas, foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.

d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo. e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou, inclusive, as ilhas do mar Egeu.

12- Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:

a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos;

pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

(5)

b) Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos;

pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que possuíam direitos políticos.

c) Era formada pelos cidadãos, que não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos. Os metecos, por exemplo, tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social;

os cidadãos eram considerados ricos, mas aceitavam a participação popular no governo da cidade.

13- Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:

a) Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.

b) A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.

c) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.

d) Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.

14- (UFV) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

a) os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.

b) os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida. c) os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.

d) os "patrícios" foram igualados aos plebeus durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.

e) os "escravos" por dívida eram resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.

15- (UFSCAR) Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de

(6)

1.000 envolvidos), em Delos e em muitos outros lugares. Mas os funcionários governamentais logo as suprimiram nos diversos lugares com pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros que estavam a ponto de revoltar- se caíram em si. (Diodoro da Sicília, sobre a Guerra Servil na Sicília. 135-132 a.C.)

É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram: a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista. b) semelhantes às revoltas dos hilotas em Esparta.

c) provocadas pela exploração e maus-tratos impostos pelos senhores.

d) desencadeadas pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão. e) pouco frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.

16- Observe o texto: “Não podemos esquecer que, após as frustradas tentativas de reformas dos Graco, emergiram no seio das elites dirigentes romanas duas tendências ideológicas vinculadas aos problemas socioeconômicos do século I a. C. (cf. Polo, 1994, p.83). De um lado, encontravam-se os chamados líderes populares, defendendo políticas voltadas para a plebe e para os proletari urbanos, políticas essas caracterizadas pela concessão de terras públicas na Península Itálica (ager publicus) e pelo fortalecimento de instituições ligadas à plebe, tais como o tribunato e as assembleias populares.” (COLLARES, M. Representações do senado romano na Ab Urbe Condita Libri de Tito Lívio: livros 21-30.. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 29)

O termo proletari, citado no texto, deu origem à palavra proletário, que, no contexto da Roma Antiga, era usado para denominar as camadas mais baixas da sociedade. O sentido etimológico dessa palavra:

a) está relacionado com a luta contra industriais capitalistas. b) está relacionado com a nobreza patrícia decaída.

c) está relacionado com a prole (filhos), ou seja, com o sentido reprodutivo – geração de descendentes.

d) está relacionado com o cultivo de plantações nos latifúndios dos patrícios. e) está relacionado com as revoltas de escravos e gladiadores.

17- No contexto social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser: a) patrícios sem posses de terras.

b) prisioneiros de guerra ou escravos por dívida. c) somente do continente africano.

d) somente gregos.

e) trocados com os nativos da América do Sul.

GABARITO

1- A 2- C

(7)

3- B 4- E 5- C 6- D 7- A 8- C 9- B 10- B 11- B 12- A 13- B 14- B 15- C 16- C 17- B

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

O objetivo, tal como visto anteriormente, era traçar um modelo de quadro descritivo para a emissão da ‘Opinião Desfavorável’ em português do Brasil que pudesse servir de suporte

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Fizeram-se outros modelos agrupando os espectros das misturas binárias e ternárias em uma única matriz com 216 amostras distintas e construiu 12 modelos (6 regressões PLS e

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá