• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 001/2012 PROACE/NAE/UFTM Processo seletivo para o Programa de Assistência Estudantil/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 001/2012 PROACE/NAE/UFTM Processo seletivo para o Programa de Assistência Estudantil/2012"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Av. Getúlio Guaritá, 440 – Abadia - 38.025-440 – UBERABA – MG Tel: (34) 3318-5839/5840 – servicosocial@nae.utfm.edu.br

EDITAL Nº 001/2012 PROACE/NAE/UFTM

Processo seletivo para o Programa de Assistência Estudantil/2012

O Reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o recebimento de inscrições para o Processo Seletivo para o Programa Estudantil/2012, nas modalidades Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte, que obedecerá às normas e instruções deste Edital.

1. DAS MODALIDADES

I - Modalidade Auxílio Alimentação

O aluno terá direito ao valor individual de R$ 8,00 (oito reais) por dia letivo, depositado em conta corrente de sua titularidade.

Após a implantação dos Restaurantes Universitários da UFTM, será elaborada regulamentação específica para a concessão de auxílio alimentação, a qual os alunos atendidos no presente edital deverão se submeter.

II – Modalidade Auxílio Transporte

A modalidade auxílio transporte está organizada para atender: - Alunos residentes em Uberaba;

- Alunos residentes nas cidades circunvizinhas que se deslocam diariamente para as atividades acadêmicas.

Para os alunos residentes em Uberaba, serão concedidos dois passes diários de acordo com os dias letivos, via cartão magnético. Durante os estágios curriculares obrigatórios e não remunerados, os alunos atendidos no Programa de Assistência Estudantil, poderão solicitar concessão de passes específicos para o estágio.

Considerando a duração do estágio, a classificação socioeconômica do aluno e a disponibilidade orçamentária, o Setor de Serviço Social do NAE procederá à avaliação do pedido e emitirá parecer sobre a possibilidade de atendimento e a quantidade de passes a serem disponibilizados. Tal solicitação deverá ser encaminhada, no mínimo, quarenta dias antes do início do estágio e com referida documentação comprobatória. (Ver Modelo IV).

Alunos não atendidos no Programa de Assistência Estudantil poderão, por ocasião dos estágios curriculares obrigatórios, solicitar a concessão do auxílio transporte e, para tanto, deverão participar de todas as etapas do processo de avaliação socioeconômica.

No caso dos alunos residentes em cidades circunvizinhas, será concedido auxílio transporte de, no máximo, R$ 100,00, depositado em conta corrente de sua titularidade. A determinação do valor a ser concedido será feita considerando: avaliação socioeconômica do aluno, gastos com deslocamento devidamente comprovados e disponibilidade orçamentária.

2. DAS VAGAS

2.1 O número de auxílios concedidos, baseado sempre em estimativas, será definido considerando a disponibilidade orçamentária e financeira e a avaliação socioeconômica dos candidatos.

(2)

2.2 O presente Edital poderá ser aproveitado para fins de seleção de novos auxílios ligados ao Programa Estudantil/2012; que poderão ser concedidos de forma acumulada ou separadamente aos auxílios constantes do inciso I e II do item 1, dependendo exclusivamente da disponibilidade orçamentária e do recurso financeiro.

3. DO PÚBLICO ALVO

3.1. Para solicitar os auxílios, o acadêmico deverá estar regularmente matriculado e frequente em curso presencial de graduação da UFTM e comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, consoante documentação exigida.

3.2. O acadêmico não poderá solicitar os auxílios estudantis nas seguintes condições:

- na condição de aluno especial, inscrito somente em cursos de extensão ou disciplinas isoladas; - se estiver cursando outro curso superior em instituição privada;

- se for portador de diploma de curso superior.

4. DA INSCRIÇÃO E DEMAIS ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

4.1. A inscrição e demais etapas do processo de avaliação socioeconômica estão organizadas em cinco momentos:

Participação em sessão de orientação coletiva com assistentes sociais; Preenchimento do Formulário de Avaliação socioeconômica;

Entrega do Formulário de Avaliação socioeconômica e da documentação comprobatória que subsidie a Avaliação Socioeconômica e agendamento de entrevista com os profissionais do Setor de Serviço Social do NAE;

Entrevista individual; Visitas domiciliares.

Os quatro primeiros momentos são de caráter obrigatório para todos os candidatos. As visitas domiciliares serão realizadas a critério do Setor de Serviço Social.

4.2. O presente Edital estará vigente durante todo o ano de 2012. O aluno poderá se candidatar aos auxílios que compõem o Programa de Assistência Estudantil da UFTM a qualquer momento desde que tenha participado de uma das sessões de orientações coletivas.

4.3. O Setor de Serviço Social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) procederá às sessões de orientações coletivas sobre o preenchimento do formulário de avaliação socioeconômica e os documentos comprobatórios duas vezes ao mês. Os horários e locais serão informados no sítio da UFTM. A participação nas orientações é OBRIGATÓRIA.

Parágrafo Único: Os alunos atendidos no Programa de Assistência Estudantil que desejem solicitar a ampliação de vale-transporte por ocasião da realização de estágios curriculares obrigatórios não precisarão participar das sessões de orientação.

4.4. O acadêmico deverá preencher corretamente e sempre de forma atualizada, o Formulário de Avaliação socioeconômica (anexo III) se responsabilizando pela veracidade das declarações prestadas e pela comprovação das mesmas.

4.5. A entrega do formulário de Avaliação Socioeconômica (anexo III), dos documentos comprobatórios (anexo I) e o agendamento das entrevistas individuais serão efetuados na Sede do Núcleo de Assistência Estudantil, localizada na Av. Getúlio Guaritá, 440, e na PROACE, localizada na sala 215 do Centro Educacional, em dias e horários a serem divulgados no sítio da UFTM (www.uftm.edu.br).

4.7. As visitas domiciliares serão realizadas sem prévio agendamento. No caso de alunos cujas famílias residam em outros municípios, o Setor de Serviço Social do NAE poderá solicitar parceria de profissionais da área que atuem nas instituições públicas para realizar a respectiva visita domiciliar.

(3)

5- DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. A partir da documentação apresentada, as solicitações serão analisadas pelo Setor de Serviço Social. A classificação ocorrerá conforme o grau de vulnerabilidade socioeconômica efetivamente comprovada.

5.2 O preenchimento correto das informações e a entrega da documentação comprobatória são de responsabilidade do acadêmico.

5.3. A entrega do formulário e da documentação deverá ser feita em envelope lacrado, contendo nome, matrícula, curso e período do candidato.

5.4. Por ocasião das entrevistas individuais as assistentes sociais poderão solicitar complementação da documentação e o candidato terá sete dias corridos para a entrega.

5.5. Poderão ser realizadas visitas domiciliares para complementação da análise.

5.6. A concessão do auxílio alimentação, do auxílio transporte e de outros benefícios que porventura vierem a ser oferecidos por esta IFES, atendidos os requisitos citados e quando for o caso, ocorrerá após o processo de homologação, e se extinguirá ao término do ano letivo, podendo ser prorrogado no interesse do Programa.

5.7. Caberá recurso das decisões proferidas no processo de seleção e classificação dos candidatos, no prazo de 02 dias úteis, a partir da divulgação do resultado parcial no sítio da UFTM (www.uftm.edu.br). Os recursos deverão ser feitos pelo próprio candidato, em formulário próprio, na sede do Núcleo de Assistência Estudantil das 8h às 11h30min; e das 13h00 às 17h00.

5.8. Para fins de desempate, serão considerados os seguintes critérios: 1. Menor renda per capita;

2. Membro da família enfermo e/ou pessoa com deficiência; 3. Maior Idade.

6. DO RESULTADO FINAL

6.1. O resultado final será divulgado no sítio da UFTM (

www.uftm.edu.br

).

6.2. Considerando os recursos financeiros disponíveis e a ordem de classificação dos alunos, o Núcleo de Assistência Estudantil realizará a convocação para a assinatura do Termo de Compromisso e as devidas orientações sobre as responsabilidades dos acadêmicos em local e data a serem divulgados no sítio da UFTM (

www.uftm.edu.br

).

6.3. Os alunos contemplados com o auxílio alimentação ou com auxílio transporte para residentes em cidades circunvizinhas deverão informar, no ato da assinatura do Termo de Compromisso, os dados bancários para o depósito em conta corrente de sua titularidade.

6.4. Os alunos residentes em Uberaba contemplados com o auxílio transporte deverão, após a assinatura do Termo de Compromisso, aguardar divulgação dos dias e horários no sítio da UFTM (

www.uftm.edu.br

) para comparecer à TRANSUBE (Edifício Elvira Shopping, Praça Rui Barbosa) munidos de documento de identificação para confecção de cartão magnético. A implantação do auxílio ocorrerá após a emissão do referido cartão.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O aluno poderá ser beneficiário de um ou mais auxílios, dependendo do preenchimento das condições exigidas e obedecendo aos limites e disponibilidades orçamentárias e financeiras.

7.2. O candidato ao(s) Auxílio(s) que forjar ou omitir informações, mesmo com relação à documentação exigida, será desligado do Programa de forma unilateral e imediatamente após o conhecimento e

(4)

comprovação das irregularidades; sem prejuízo de responsabilização nos termos do Regimento Geral da UFTM.

7.3. O aluno que fizer uso julgado inadequado ou desviado das finalidades preconizadas, com relação ao(s) Auxílio(s) recebido(s), será desligado do Programa.

7.4. A documentação incompleta implicará no indeferimento da inscrição.

7.5. É de responsabilidade do aluno atendido em quaisquer auxílios do Programa de Assistência Estudantil da UFTM informar a ocorrência de faltas, abandono, trancamento ou cancelamento de matrícula. No caso do auxílio transporte disponibilizado via cartão magnético, o aluno deverá devolver o cartão no Núcleo de Assistência Estudantil caso abandone ou realize trancamento do curso. Tanto os valores dos passes quanto os valores recebidos no auxílio alimentação e no auxílio transporte para residentes nas cidades circunvizinhas utilizados indevidamente deverão ser restituídos ao erário da União. A não devolução ocasionará as sanções previstas em lei.

7.6. A continuidade dos Auxílios de que trata o presente Edital dependerá da alocação de recursos orçamentários suplementares.

7.7. Este edital será publicado na página da UFTM (www.uftm.edu.br), no mural do NAE e no mural da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis na Sala 215 do Centro Educacional.

7.8. É obrigação do acadêmico ter conhecimento de todas informações contidas neste Edital, a que se vincula.

7.9. O valor diário do auxílio alimentação a ser pago aos alunos contemplados em editais anteriores será o mesmo do presente edital (R$ 8,00/dia letivo).

7.10. A avaliação socioeconômica realizada nos editais 001/2011, 002/2011 e 003/2011 poderá ser utilizada para a concessão dos auxílios de que trata o presente edital. O aluno deverá encaminhar ao Setor de Serviço Social a solicitação de concessão do novo auxílio (ver Modelo no Anexo V). Caso haja alteração da condição socioeconômica do aluno e da família, o aluno deverá informar aos assistentes sociais e submeter-se à reavaliação.

Parágrafo Único: O processo de reavaliação consistirá na entrevista com a assistente social e complementação e/ou atualização de documentação.

7.11. O presente Edital possui os seguintes anexos: Anexo I – Documentação Comprobatória

Anexo II – Modelos de Declarações

Anexo III – Formulário de Avaliação Socioeconômica

Anexo IV – Formulário de Solicitação de passes para estágios curriculares obrigatórios Anexo V – Formulário de solicitação de novos auxílios.

7.12. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

7.13. Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Prof. Dr. Virmondes Rodrigues Junior Reitor da UFTM

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/SETOR DE SERVIÇO SOCIAL

Av.Getulio Guaritá, 440, Abadia. CEP: 38025-440. E-mail: servicosocial@nae.uftm.edu.brFone: (34) 3318- 5840 (34) 3318-5839

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

Após o preenchimento do Formulário de Avaliação Socioeconômica no sítio da UFTM, os candidatos previamente selecionados pelo Setor de Serviço Social do NAE, deverão entregar cópia dos seguintes documentos comprobatórios.

I – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS:

a) Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do candidato e de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos. Cópia da certidão de nascimento para menores de 18 anos. Caso houver, apresentar documentos referentes à tutela, adoção ou termo de guarda expedido por juiz.

b) Histórico escolar do ensino médio. Caso tenha cursado o ensino médio em escola particular com bolsa integral ou parcial apresentar declaração da instituição de ensino.

c) Bolsista de iniciação científica, de extensão ou de monitoria de ensino: declaração e extrato atual da conta em que conste o valor recebido.

d) Moradia da família: Cópia do contrato e recibo de pagamento de aluguel referente aos dois últimos meses; cópia do comprovante ou recibo da prestação de financiamento da casa própria atualizada; condomínio e último IPTU (página que contém informações sobre o imóvel: proprietário, área construída, área do terreno, valor, etc.). Além destes documentos, os dois últimos meses de conta de luz, água, telefone e condomínio.

e) Moradia do candidato em Uberaba: além dos documentos do item anterior (moradia da família), apresentar também os mesmos documentos para a moradia em Uberaba. Caso divida despesas com outras pessoas, apresentar declaração coletiva identificando os moradores com nome, CPF e RG (Ver Modelo).

f) Pensionato: cópia do contrato e recibo de pagamento atualizado.

g) Imóvel Cedido: declaração de imóvel cedido a ser preenchida pelo proprietário, esclarecendo a situação, com cópia da Carteira de Identidade do cedente (Ver modelo).

h) Hóspede: declaração de hospedagem a ser preenchida pelo proprietário do imóvel, esclarecendo a situação, com cópia da Carteira de Identidade do mesmo (Ver modelo).

i) Transporte:

1. Alunos residentes em Uberaba: apresentar comprovante de pagamento mensal de transporte público atualizado.

2. Alunos residentes em cidades circunvizinhas: apresentar contrato com a empresa de transporte e comprovante de pagamento mensal atualizado.

j) Em caso de pais ou cônjuges falecidos: apresentar certidão de óbito e cópia do inventário. k) Em caso de candidatos ou pais separados/divorciados: apresentar certidão de casamento averbada e formal de partilha constando a partilha de bens. Se houver pagamento e/ou recebimento de pensão alimentícia:

1. Judicial: cópia do termo de audiência acompanhado do extrato atualizado do recebimento e/ou pagamento;

2. Informal: declaração de próprio punho do beneficiário ou do provedor da pensão, constando valor e a periodicidade do valor recebido ou pago.

l) Certidão de casamento ou comprovação da união estável dos pais ou do aluno. Se for casado ou viver maritalmente apresentar declaração da situação (Ver Modelo).

m) Em caso de candidatos e ou pais solteiros que não se casaram: apresentar declaração de próprio punho datada e assinada informando a situação vivenciada e se recebe algum tipo de pensão ou ajuda financeira.

n) Estudante casado: apresentar certidão de casamento; o) Estudante com filhos: apresentar certidão de nascimento.

(6)

II – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DOS CANDIDATOS, PAIS, CÔNJUGES E/OU OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE RESIDEM NO MESMO DOMICÍLIO FAMILIAR:

a) Carteira profissional atualizada de todos os membros familiares acima de 18 anos que residem no domicílio familiar, independente de estarem ou não empregados:

1. No caso de trabalho com vínculo empregatício: apresentar cópia da página de identificação onde consta a foto (frente e verso), o último contrato de trabalho e dois últimos contracheques. 2. No caso de trabalho sem vínculo empregatício: apresentar cópia da Carteira de Trabalho da página de identificação onde consta a foto (frente e verso), e cópias do último contrato de trabalho com a próxima página em branco, anexar documentos de aviso prévio e seguro desemprego (apresentar também recibos do seguro e ou declaração de renda informal). (Ver modelo)

3. Para os desempregados ou sem atividade remunerada: apresentar cópias da Carteira de Trabalho das páginas identificação onde consta a foto (frente e verso) e cópias do último contrato de trabalho com a próxima em branco. Anexar documentos de aviso prévio e seguro desemprego e uma declaração de ausência de rendimentos. (Ver modelo);

4. Para os menores de 18 anos que exerçam atividade remunerada como aprendiz: apresentar cópia da carteira de trabalho (conforme item a.1) e último contracheque. Na falta destes, apresentar declaração de próprio punho informando a atividade e a renda mensal.

b) Servidor Público: além da carteira de trabalho, apresentar dois últimos contracheques.

c) No caso de membro do grupo familiar ou candidato ser portador de doença grave ou crônica (conforme Portaria MPAS-MS 2998/2001): apresentar comprovante de pagamento de plano de saúde, atestados, receitas médicas e recibos, comprovante de hospitalização (se ocorrido) e as notas fiscais dos medicamentos utilizados (documentos e recibos que comprovem a existência da doença e gastos).

d) Aposentados, pensionistas ou auxílio doença:

1. Se aposentado, apresentar cartão do benefício e extrato atualizado de aposentadoria: documento fornecido pelo órgão instituidor da aposentadoria; No caso de aposentado, informar a profissão exercida anteriormente.

2. Se pensionista, apresentar cartão do benefício, extrato atualizado da pensão e contracheque: documento fornecido pelo órgão instituidor da pensão.

3. Se receber Auxílio Doença, apresentar cartão do benefício e extrato atualizado do auxílio doença. e) Proprietário de sítios e fazendas: Cópia completa da Declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) atualizada, cartão de vacinação do gado; em caso de gado leiteiro apresentar as notas fiscais de venda do produto; para os produtores de hortifrutigranjeiros e produtos agrícolas também apresentar comprovação/declaração da comercialização mensal do produto.

f) Comerciantes e industriais: cópia completa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) com recibo de entrega atualizado.

g) Autônomos e Prestadores de Serviço: Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA): três últimos meses de contribuição ao INSS e/ ou comprovante de remuneração atualizado, onde conste a atividade exercida.

h) Taxistas: Declaração do Sindicato e Imposto de Renda atualizado. III - DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR:

a) Ajuda de terceiros: declaração atualizada do membro da família ou responsável em que conste o valor da ajuda e sua origem, com cópia de carteira de identidade do declarante.

(7)

b) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): cópia completa, com recibo de entrega referente ao candidato, cônjuge e pais e ou outro membro do grupo familiar que tenha feito (ano base 2010, exercício 2011).

c) Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

d) Declaração de matrícula de ensino e carnê de pagamento da mensalidade escolar referente a cada estudante do grupo familiar.

e) Em casos de estudantes do grupo familiar cursando cursos técnicos ou de graduação em Instituições estaduais e federais apresentar Declaração de matricula e freqüência informando curso, período e turno do referido curso.

f) O candidato que se declarar independente deverá também apresentar documentação referente à família.

IV – MODELOS PARA DECLARAÇÕES DE PRÓPRIO PUNHO:

- As declarações de próprio punho serão aceitas única e exclusivamente quando não existir documento oficial;

- Deverão conter nome, RG, CPF, endereço, telefone do declarante e esclarecimento completo da situação declarada;

- Deverão estar datadas, assinadas e conter como anexos cópias do RG, CPF e comprovante de endereço em nome do declarante;

- Deverão ser apresentadas em folhas individuais, sendo uma para cada declarante; - A Declaração de Moradores de República poderá ser coletiva.

Referências

Documentos relacionados

Como são resistentes a oxidação em atmosfera úmida, são especialmente adequados para temperaturas negativas..

Com mais conhecimento sobre o seu ambiente, você pode identifcar e corrigir de maneira preventiva muitos problemas, e a correção simplifcada ajuda a manter os seus

Fonte: Elaborado pelos autores. A pesquisa se consolidou por meio de três etapas, a saber: 1ª etapa: mapeamento das produções da VIII à XI edição do ENPEC, que incluiu todos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Entretanto, e apesar de ser visto hoje por alguns dos nossos entrevistados como uma figura política carismática, o aparecimento de José Maria Neves como candidato do PAICV ao cargo

2004 Viana do Castelo Arcos de Valdevez Norte Assembleia de Compartes dos Baldios da Freguesia da Gavieira SF 15-111 2004 Vila Real Vila Pouca de Aguiar Norte

Josoaldo, com esse livro agora, esse Carcaça, numa partilha com seus 3 livros anteriores, reelabora mais uma vez e como sempre tem procurado fazer, de outra maneira, uma