• Nenhum resultado encontrado

e-learning 1:1 na Henderson: Cumprindo a Promessa da Inclusão Total

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e-learning 1:1 na Henderson: Cumprindo a Promessa da Inclusão Total"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

e-Learning 1:1 na Henderson:

Cumprindo a Promessa

da Inclusão Total

Professores usam maior acesso à tecnologia para aumentar o engajamento e sucesso

dos alunos e para atender melhor às necessidades de cada criança

Todas as Habilidades em Todas

as Salas de Aula

A Henderson é uma escola de bairro vibrante que equilibra o rigor acadêmico com a alegria proporcionada pelas habilidades de cada indivíduo. No sistema de escolha aberta da BPS, ela é uma escola que recebe grande procura, etnicamente diversa em termos raciais e linguísticos, e também nos níveis de habilidade. Um terço de seus 230 alunos tem necessidades especiais, de ligeiras a severas, incluindo síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, baixa visão, dificuldades de aprendizagem e atrasos de desenvolvimento. Dois terços são compostos por minorias raciais ou étnicas, e 65% se qualificam para vales-desconto de refeição. Alguns são de alto rendimento que se qualificam para o programa de Classes de Trabalhos Avançados de Boston.

Na Henderson, a inclusão é uma atitude – uma forma de pensar que vê os indivíduos primeiro, e não suas necessidades especiais. “Todas as crianças têm dons e talentos únicos”, afirma Bill Henderson, o antigo reitor da escola. Mesmo sendo cego, vitimado pela retinite pigmentosa, o Dr. Henderson esteve à frente da escola de primeiro grau, então conhecida como Patrick O’Hearn Elementary, por 20 anos. Quando se aposentou em junho de 2009, a O’Hearn foi rebatizada em sua honra. “Nosso trabalho é desafiar e apoiar cada criança para que faça o seu melhor”, diz o Dr. Henderson. “Nossa abordagem não é a de incluir crianças com necessidades especiais em todas as salas de aula. É incluir toda criança com qualquer nível de necessidades especiais em toda sala de aula”.

Além do “Separados, Porém Iguais”

Os professores em toda parte se defrontam com os desafios de apresentar um currículo comum a alunos com diversos níveis de habilidade e históricos. Estes desafios ficam ainda mais aparentes na Escola de Primeiro Grau de Inclusão Dr. William W. Henderson, uma Escola Pública de Boston (BPS) localizada em Dorchester, e atuando como escola de inclusão integral desde 1989. Enquanto alguns sistemas escolares encontram dificuldades para ir além da abordagem “separados, porém iguais” aos alunos com necessidades especiais, a Henderson obteve reconhecimento nacional por seu sucesso estelar ao ensinar algumas das crianças com maiores dificuldades ao lado de seus pares sem necessidades especiais ou então talentosos/dotados.

Agora, a Henderson está inovando em outra frente, colaborando com a Intel em um projeto piloto de e-Learning 1:1 e seguindo as melhores práticas para a adoção da tecnologia estabelecidas pelo Mapa da Computação no Ensino Fundamental e Médio (veja o box na página 6). Os líderes escolares afirmam que o maior acesso à tecnologia e a flexibilidade da computação 1:1 os está ajudando a aumentar o engajamento dos alunos, melhorar a leitura e a escrita, tornar o currículo mais acessível a uma gama mais ampla de alunos, e em última análise atender às necessidades da criança com mais eficácia.

ESTUDO DE CASO

Escola de Primeiro Grau de Inclusão Dr. William W. Henderson

(2)
(3)

Libertadora, Engajada, Estimulante

Para criar um ambiente em que cada criança possa prosperar, a Henderson nutre uma cultura colaborativa que abraça

calorosamente as diferenças. A educação artística é enfatizada como uma área onde as crianças podem expressar diversos dons e talentos. A tecnologia também é vista como algo fundamental.

“Muitas coisas que são necessárias aos alunos com necessidades especiais são benéficas também a todos os alunos”, afirma Tricia Lampron, que assumiu as rédeas como reitora quando Henderson se afastou. “A tecnologia é um exemplo perfeito. A tecnologia é essencial para permitir que algumas crianças possam ter acesso ao currículo, porém pode ser libertadora, engajada, e estimulante para todas as crianças”.

Como muitas escolas, a Henderson começou com um laboratório de informática, porém deu-se conta que a tecnologia tem um impacto maior quando é integrada à sala de aula ao invés de ser uma atividade separada. Além das tecnologias de apoio apropriadas, cada sala de aula tem quatro PCs para uso dos alunos.

Quando a Intel ofereceu seu apoio para ir em direção a um ambiente de e-Learning 1:1, a Henderson aceitou rapidamente, adicionando 30 notebooks amigáveis a crianças no outono de 2008. Aproximadamente dois terços estão armazenados em um carrinho sobre rodas para serem facilmente transportados para a sala de aula, dando mais flexibilidade aos professores de integrar a tecnologia em aulas baseadas em projetos,

e permitindo que os alunos experimentem a computação 1:1 durante uma parte da semana. Os notebooks restantes são designados a uso em tempo integral por alunos individuais que necessitam de ajuda para acessar o currículo e/ou que estejam significativamente abaixo da média em algumas matérias. Os professores e administradores da Henderson dizem que ambas as abordagens demonstram o poder do e-Learning 1:1 e os ajudam a propiciar a cada criança uma experiência educacional personalizada.

“A quantidade de tempo

que os alunos gastam

em leituras aumentou,

e a tecnologia é uma parte

importante disto. Os alunos

também produzem mais textos no

mesmo período de tempo, e seu

trabalho representa melhor

suas habilidades cognitivas”.

Patricia Lampron

Reitora Escola de Inclusão Dr. William Henderson

(4)

é algo muito poderoso. Com os notebooks para serem levados para casa, os alunos que precisam de software especializado para ler impressos podem fazer isso em casa.” Um dos alunos de segunda série de Gailunas recebeu um notebook para uso em tempo integral. “Fez uma enorme diferença para ele logo de cara”, ela diz. “Esta criança estava em um nível de leitura muito baixo. Ele não escrevia muito e não falava muito durante a aula. Durante o primeiro final de semana que levou o notebook para casa, devo ter conversado com ele 10 vezes mais por email do que jamais havia feito durante o ano inteiro até aquele momento. Sua mãe disse que ele passou quatro horas lendo no notebook durante aquele final de semana”.

Os professores afirmam que o maior acesso aos computadores também torna os trabalhos

Aumentar o Acesso, Promover

o Êxito

Na Henderson, o maior acesso à tecnologia aumenta a capacidade dos professores de oferecer instrução individualizada e aumentar o êxito, começando com as habilidades de leitura. “Embora tenhamos uma variedade de tecnologias de apoio, os notebooks são uma ferramenta poderosa para ajudar os alunos a ler”, afirma

Lampron. “Os alunos com dificuldades com texto impresso podem usar o software de conversão de texto em fala nos notebooks para acessar o currículo. Os alunos com autismo ou déficit de atenção, que podem ter dificuldades em enfocar um livro ou em segurar um lápis, são mais capazes de executar estas tarefas no computador. Eles se sentem mais capacitados e motivados, passam mais tempo numa tarefa, e têm maior

“Com os notebooks e o Achieve3000*,

todo aluno pode ler sobre o mesmo

tópico ao mesmo tempo, porém

em seu próprio nível [de leitura],

e podemos todos conversar sobre

o assunto depois. Ser capaz de

propiciar instrução para a classe inteira

com este grau de diferenciação

é algo muito poderoso”.

Amy Gailunas Professora e Especialista em Tecnologia Escola de Inclusão Dr. William Henderson

(5)

Impacto Mensurável

Com os alunos mais engajados e passando mais tempo nas tarefas, Lampron relata sinais de que o êxito está aumentando. “Estamos constatando dados que mostram que o tempo que os alunos dedicam à leitura aumentou, e a tecnologia é uma grande parte disto”, afirma Lampron. “Os alunos também produzem mais textos durante o mesmo período de tempo, e seu trabalho representa melhor suas

capacidades cognitivas”. Os resultados da primavera de 2009 no Sistema de Avaliação Completa de Massachusetts (MCAS) mostram que a escola obteve Progresso Anual Adequado em Artes de Linguagem, o que não havia ocorrido no ano anterior.

Lampron observa que os alunos estão engajados e entusiasmados com o uso da tecnologia, e os pais estão satisfeitos. Pesquisas com os professores refletem experiências positivas. Dentre os que responderam às pesquisas, todos os professores do 2º ano em diante “concordaram totalmente” que o uso de notebooks aprimorou as habilidades de pesquisa e textos informativos de seus alunos. Os professores “concordaram” ou “concordaram totalmente” de forma unânime que o uso dos notebooks: • Melhora a qualidade do ensino em sala de aula

• Melhora o rendimento dos alunos em sala de aula

• Melhora o acesso ao currículo para alunos com necessidades especiais moderadas

A Onda do Futuro

Conforme o piloto inicia seu segundo ano, a Henderson está enfocada em expandir seu sucesso com o e-Learning 1:1. “Depois que você começa e passa a ver o sucesso, ele se torna contagioso”, afirma Lampron. “Há tanto mais que queremos fazer. Há tantas oportunidades que queremos oferecer”. A meta mais alta de Lampron é que cada aluno tenha um notebook pessoal para usar na escola e em casa, incluindo as férias de verão. “O dia escolar não é longo o suficiente para os padrões do século 21”, afirma ela. “Além disso, um número significativo de nossas famílias não tem acesso à tecnologia em casa, e certamente não ao software especializado que muitos de nossos alunos precisam. Muitas de nossas metas de tecnologia são voltadas para nos levar nesta direção. Esta é a onda do futuro para o ensino no século 21”.

“Quando tínhamos apenas

quatro computadores na sala

de aula e eu dei esta tarefa,

cada aluno teria levado até dois

meses para concluí-la.

Com acesso 1:1, eu passei pelo

mesmo plano de lições em uma

semana... Isto tornou suas

pesquisas muito mais eficientes

e com mais significado”.

Mark Johnson

Professor Escola de Inclusão Dr. William W. Henderson

(6)

UM MAPA PARA A ADOÇÃO EFICAZ DA TECNOLOGIA

A adoção eficaz da tecnologia requer uma abordagem sistemática que vise muito além

de simplesmente adquirir tecnologia. Para se obter todo o valor educacional de seus

investimentos em e-Learning, a Henderson segue muitas melhores práticas identificadas

no Mapa da Computação para o Ensino Primário e Secundário:

Liderança.A Henderson desenvolveu uma estrutura abrangente que liga a tecnologia às metas de aprimoramento da escola. Os líderes compartilham uma visão clara do papel desempenhado pela tecnologia em se atingir e expandir o acesso ao currículo. Os professores estão profundamente envolvidos no planejamento e na tomada de decisões.

Financiamento. A Henderson recebeu apoio para e-Learning por meio da Legislatura de Massachusetts. Ela suplementa estes fundos por meio de bolsas e parcerias com uma ampla gama de organizações dos setores público e privado.

Infraestrutura.As tecnologias são escolhidas por sua relevância aos fins pedagógicos. A Henderson utiliza classmate PC equipados com processadores Intel, que são leves e foram projetados para crianças pequenas, e que são oferecidos como parte da Intel® Learning Series. O apoio e compromisso do fornecedor são reconhecidos como valiosos. “Nosso representante Intel nos sugeriu recursos e participou das reuniões dos professores e de eventos na escola –

(7)
(8)

Saiba Mais

•Escola de Inclusão Dr. William W. Henderson: http://boston.k12.ma.us/Henderson/index.htm

•Mapa para o sucesso na implementação do e-Learning 1:1: www.k12blueprint.com

•Intel na Educação: www.intel.com/education

•Intel Learning Series: http://www.intel.com/intel/learningseries.htm

Deb Socia.

Referências

Documentos relacionados

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença