• Nenhum resultado encontrado

MATHMOODLE FERRAMENTAS INTEGRADAS DE COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATHMOODLE FERRAMENTAS INTEGRADAS DE COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 1 MATHMOODLE – FERRAMENTAS INTEGRADAS DE COMUNICAÇÃO DE

CONTEÚDO MATEMÁTICO PELO MOODLE

Ulisses Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

ulissesdias@limc.ufrj.br Rodrigo de Alencar Hausen Universidade Federal do Rio de Janeiro

hausen@limc.ufrj.br Rodrigo G. Devolder Universidade Federal do Rio de Janeiro

rodrigodevolder@limc.ufrj.br Luiz Carlos Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro

lcg@labma.ufrj.br Resumo: Neste trabalho, apresentamos a plataforma MathMoodle, que consiste de um

conjunto de ferramentas integradas ao Sistema de Gerenciamento de Cursos Moodle, que possibilitam abordagens de ensino de conteúdo matemático à distância ou em auxílio a cursos presenciais. O processo de desenvolvimento, ainda em curso, agregou novas ferramentas com o intuito de facilitar a utilização e potencializar estratégias educacionais suportadas pela plataforma.

Palavras-chave: Tecnologias no Ensino de Matemática; Sistemas de Gerenciamento de

Cursos; E-learning.

Introdução

Há mais de duas décadas se pesquisam usos e aplicações do computador e de ferramentas eletrônicas em sala de aula. Mais recentemente, com o desenvolvimento das tecnologias computacionais, tem-se observado um fenômeno conhecido como

convergência tecnológica, que consiste no desenvolvimento de soluções computacionais

que agregam uma série de funcionalidades em um único software ou hardware. A convergência pode ser observada, por exemplo, nos telefones celulares, que possuem várias funcionalidades além da telecomunicação. Ferramentas como agenda, fotos, vídeos, jogos, alarmes, acesso à internet, etc. são disponibilizadas em muitos modelos e estão cada vez mais acessíveis aos usuários.

(2)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 2

A convergência tecnológica consiste não só do acesso a várias ferramentas em um único lugar, mas possibilita que elas sejam usadas de forma coordenada e integrada. Isto significa que as funcionalidades existentes em uma dada ferramenta são mantidas, mas outras novas, surgidas da integração dela com outras, tornam-se possíveis. Por exemplo, a agenda do celular pode ser configurada para funcionar com um alarme, lembrando o usuário de seus compromissos pouco antes de acontecerem.

Na Internet este processo também pode ser visto. Hoje podemos perceber a emergência de um novo modelo de utilização e organização da rede mundial, chamado web 2.0 (O’REILLY, 2007), caracterizado pela ampla interação entre usuários, a criação e compartilhamento de conteúdos criados por internautas ou colaborativamente e pelo desenvolvimento de soluções de comunicação que integram várias mídias em um único espaço. Este modelo se contrapõe à visão anterior, centrada na exibição e com relativamente pouca convergência de tecnologias, como podemos ver no diagrama abaixo.

Figura 1: Web 1.0 X Web 2.0

Tudo isto permite vislumbrar aplicações educacionais para a Internet, que poderiam aproveitar as características da web 2.0 e da convergência tecnológica para proporcionar estratégias de ensino centradas na colaboração entre alunos e na criação e compartilhamento de conteúdo, em particular na Matemática. Há muitos trabalhos recentes tratando tanto de softwares que têm como base a convergência tecnológica (e.g. SANGWIN, 2006; SANGWIN & GROVE, 2006) quanto de estratégias educacionais, embasadas nestas ferramentas (e.g. MATTOS, 2008; LEVENTHALL, 2004). Seguindo

(3)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 3

esta linha de raciocínio, apresentamos uma plataforma, chamada MathMoodle, que é o resultado da convergência de uma série de ferramentas com o intuito de permitir estratégias para o Ensino da Matemática com o auxílio da Internet.

O MathMoodle

O processo de desenvolvimento do MathMoodle iniciou-se com o desenvolvimento de um chat, chamado MathChat, para comunicação síncrona1 de conteúdo matemático pela web (BARBASTEFANO, 2002; GUIMARÃES et. al.; 2004). Esta ferramenta possuía uma interface amigável ao usuário e, além de compartilhar fórmulas, expressões e objetos matemáticos, também utilizava o sistema de computação simbólica Maple para cálculo simbólico online, permitindo, entre outras coisas, simplificação de expressões, desenho de gráficos, integração, etc.

Figura 2: MathChat

Embora o MathChat permita diversas aplicações educacionais, sendo alvo de pesquisas científicas com este intuito (BARBASTEFANO, 2002; GUIMARÃES et. al., 2004), seu uso é prejudicado por questões como o número de alunos, a velocidade limitada de digitação e a dinâmica específica de comunicação neste tipo de espaço. Além disso,

1 Comunicação síncrona é caracterizada pela pequena diferença temporal das mensagens entre os

participantes do processo comunicacional. Ela ocorre em ferramentas como telefone, chat, videoconferência, etc. Ela se contrapõe a comunicação assíncrona, onde o tempo entre as mensagens é considerável, como e-mail, cartas, textos, etc.

(4)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 4

embora a comunicação síncrona seja importante na Educação à Distância (EaD), quando se está trabalhando com alunos de cursos presenciais, que têm a possibilidade de se encontrar pessoalmente, este tipo de ferramenta pode ter seu uso negligenciado pelos alunos (DIAS, 2009).

Para permitir uma quantidade maior de usos e aplicações educacionais, foi planejada uma ferramenta que possibilitasse não só a comunicação síncrona, mas também assíncrona, integrando também outras ferramentas para acompanhamento e avaliação dos alunos, convergindo, assim, uma série de ferramentas e funcionalidades eletrônicas. Com isso, foram integradas ao sistema de gerenciamento de cursos Moodle algumas ferramentas com este fim.

A primeira delas, chamada MathWriting, é um filtro para o editor do Moodle que interpreta comandos digitados nas telas de exibição, substituindo-os por objetos matemáticos, assim como no MathChat. Só que, diferentemente do MathChat, esta ferramenta está presente na maioria dos módulos do Moodle, permitindo que o professor ou os alunos utilizem objetos matemáticos em páginas web, módulos como lição, questionário e fórum, e também em um chat desenvolvido para este fim, chamado

MathChat. O MathWriting foi alvo de pesquisas recentes e utilizado com sucesso em

cursos de cálculo (DIAS, 2009; GUIMARÃES et. al., 2009).

(5)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 5

Um dos problemas observados nestas pesquisas foi que a necessidade de digitar os comandos nas telas do Moodle inibe a utilização pelos alunos, influenciando negativamente na comunicação e, conseqüentemente, nos resultados educacionais esperados. Tendo isto em mente, foi desenvolvida uma ferramenta, chamada DragMath, que auxilia na construção dos objetos matemáticos na tela.

O DragMath consiste de uma aplicação em JavaScript que permite criar fórmulas e outros objetos matemáticos clicando e arrastando em uma janela, onde há vários ícones dos objetos matemáticos mais usados. Esta ferramenta utiliza a mesma linguagem do MathWriting e permite que usuários com pouca ou nenhuma familiaridade com a ferramenta possam produzir fórmulas e objetos matemáticos e compartilhá-los no Moodle. O DragMath começa a ser utilizado em testes realizados em escolas de ensino médio do Rio de Janeiro e em cursos de graduação onde são estudadas disciplinas matemáticas.

Figura 2: O DragMath

As ferramentas apresentadas proporcionam abordagens diversificadas, tanto do ponto de vista do planejamento das aulas e atividades, quanto do acompanhamento e avaliação dos alunos. Isto pode ter impactos positivos na aprendizagem de matemática. Pesquisas educacionais estão em curso para analisar e avaliar os impactos de seu uso nos processos de ensino-aprendizagem de matemática. Porém acreditamos que o maior impacto já pode ser reconhecido na utilização em cursos à distância onde há a necessidade da escrita matemática.

(6)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Exposição 6 Referências

BARBASTEFANO, Rafael G. Ferramentas Síncronas para o Ensino à Distância em

Matemática, Tese D. Sc., COOPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 97 p., 2002.

DIAS, Ulisses. MathMoodle - Estudo de caso sobre um CMS munido de ferramentas de

computação simbólica e de comunicação de conteúdo matemático. Dissertação M. Sc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, 152p, 2009.

GUIMARAES, L. C., BARBASTEFANO, R. G., MATTOS, F. R. P., SILVA, U. D., DEVOLDER, R. G. MathMoodle: Estudos de casos múltiplos sobre um CMS desenvolvido para facilitar a comunicação de conteúdo matemático online. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Taguatinga, 2009. Anais do IV SIPEM. Taguatinga: Universidade Católica de Brasília, 2009.

LEVENTHALL, Lyn. Bridging the Gap between Face to Face and Online Maths Tutoring.

Proceedings of 10th International Congress on Mathematical Education - ICME-10,

Copenhagen, Denmark, July, 2004.

MATTOS, Francisco R. P. Roteiros de Colaboração para o Software Tabulae: Estratégias

didáticas para um modelo de aprendizagem colaborativa apoiada por computador à distância em geometria. Tese D. Sc., COOPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 289p., 2007.

O’REILLY, Tim. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Communications & Strategies, No. 65, 1st quarter, pp. 11-37, 2007.

Referências

Documentos relacionados

ffllIlAÇÂO I COLONISÀClO jp^ i-om-se. Dias, Casimiro do Abreu, Laurindo Rebello, J. do Mendonça, Castro Alves, Teixeira do Mello, Luiz Guimarães. Mello -Moraes Filho o

A preocupação desse estudo foi abordar de forma analítica o processo de in- tervenção do poder publico no que tange às políticas públicas para essa faixa etária da população e

liiTi deus que, contudo, se esconde em oráculos confusos. II essa exigência de buscai e lecouhecei Q pecado com que cada um está maculado que Pascal quer que todos tenham consigo

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Além da descrição do fluxo do processo referente ao cesto container, a relação do maquinário, número de funcionários, assim como o processo de transformação realizado