• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

N

ÃO

T

EMAS

!

E

STOU CONTIGO

NA TUA FAMÍLIA

|

ENS.

SECUNDÁRIO

2

ª

FEIRA

|

25

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos! Sejam bem-vindos a mais uma semana de atividades na nossa escola.

Começaremos a nossa semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de setembro: as paróquias.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=bmxQBx8vRe4

REFLEXÃO

 Uma paróquia é a comunidade dos fiéis, daqueles que acreditam em Jesus. Quando nascemos, Deus entrega-nos um dom precioso: uma comunidade à qual pertencer e que no dia do nosso batismo nos acolhe com alegria.

 A paróquia deve ser o centro da nossa vida cristã: o lugar onde frequentamos a eucaristia, onde realizamos os sacramentos e onde nos sentimos acolhidos.

 Mas pertencer a uma comunidade cristã não é apenas frequentar a igreja e as suas celebrações. Tal como nos diz o Papa, é necessário levar Jesus para a rua cada vez que sairmos da igreja. Ser alegres, ajudar os outros, mostrar quem é Jesus a partir do que fazemos e não apenas participando nas “missas”.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Senhor, hoje unimos a nossa oração à do Papa Francisco e rezamos pelas paróquias do mundo inteiro.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(2)

N

ÃO

T

EMAS

!

E

STOU CONTIGO

NA TUA FAMÍLIA

|

ENS.

SECUNDÁRIO

3

ª

FEIRA

|

26

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Hoje começamos com uma pergunta: Deus está presente na tua família?

TEXTO

Um jovem trabalhador, durante a pausa de almoço na sua multinacional tecnológica, entra num restaurante para almoçar. Este restaurante estava cheio de gente que se considerava importante.

O jovem encontrou um lugar livre numa mesa onde já estavam alguns clientes e disse ao empregado que queria o prato do dia.

Quando este se retirou, o jovem fez silêncio, fechou os olhos e recitou uma breve oração. Os seus vizinhos de mesa observavam-no com uma curiosidade cheia de ironia e perguntaram-lhe:

- Em sua casa fazem assim? Em sua casa rezam todos?

O jovem, que tinha começado tranquilamente a saborear o seu prato, respondeu: - Não, em minha casa há quem não reze assim.

O empregou, continuou:

- Ah, sim? E quem é que não reza?

- Por exemplo o meu irmão mais pequeno que ainda não fala, mas faz silêncio quando nós rezamos.

(Bons-dias, Oração Jovem, Pedrosa Ferreira)

REFLEXÃO

 Rezar em família é uma das mais bonitas formas de deixar Jesus entrar na nossa casa e fazer parte do nosso dia.

 A oração em família deve ser simples e sincera, agradecendo a ajuda do Senhor e pedindo a sua bênção para todos.

 Desafio-te hoje a rezares com os teus amigos na cantina, antes de almoçares, e à noite, à mesa em casa, com os que partilham a refeição contigo.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, hoje rezamos-te pelas nossas famílias, Tu que também foste filho de uma família humana, Ajuda as nossas a terem paz e amor na sua casa.

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(3)

N

ÃO

T

EMAS

!

E

STOU CONTIGO

NA TUA FAMÍLIA

|

ENS.

SECUNDÁRIO

4

ª

FEIRA

|

27

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom dia!

O que é uma “família cristã”? Será simplesmente uma família que reza e participa junta na eucaristia?

O Papa Francisco diz que uma família cristã é aquela que leva a sério a missão de “ viver, de revelar e de comunicar o Amor de Deus na sociedade humana”.

TEXTO

“Em primeiro lugar, a tarefa principal da família Cristã é a de viver em comunhão, num constante empenho por fazer crescer o amor: entre pais e filhos, irmãos e irmãs, parentes e familiares.

Em segundo lugar, a família tem uma certa ligação orgânica com a sociedade, pois a família é a primeira escola daquelas virtudes humanas e sociais que definem a pessoa nas suas atitudes mais fundamentais: o bem, a justiça, a busca da paz. A família Cristã, portanto, colabora de um modo muito profundo na construção do mundo.

Em terceiro lugar, a família é igreja doméstica, e por isso participa profundamente na vida e na missão da Igreja. São Paulo, na sua epístola aos Gálatas, diz que “um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gal 5,9). Basta a família Cristã ser “um pouco de fermento” para ser um sinal luminoso da presença de Cristo e do Seu amor aqui na terra!”

(Conferência Episcopal Italiana, A família cristã no mundo de hoje)

REFLEXÃO

 O Papa Bento XVI dizia que a família, antes de tudo, era uma decisão. Cada membro assume o compromisso de se entregar pelos outros e assim crescer juntos.

 Uma família cristã vê-se sobretudo pelas suas atitudes: respeito uns pelos outros, a solidariedade, a alegria, a paz que reina entre todos.

 Para ajudares a tua família a ser realmente cristã, começa por invocar de Deus o dom da fé para todos. Juntos descobrirão que Deus nunca desilude quem confia n’Ele. As dificuldades não irão desaparecer, mas a esperança cristã fará com que todos busquem o melhor para a família.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Hoje confiamos as nossas famílias a Maria, Mãe da família de Nazaré. Ela passou pelas mesmas dificuldades de todas as nossas famílias e por isso pode compreender-nos e interceder por nós junto de Jesus:

Avé Maria…

Nossa Senhora, Rainha da Família, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(4)

N

ÃO

T

EMAS

!

E

STOU CONTIGO

NA TUA FAMÍLIA

|

ENS.

SECUNDÁRIO

5

ª

FEIRA

|

28

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

És único e especial! Decerto já sabias isto e já muitas pessoas to disseram várias vezes. Para a tua família, és único e especial; para Jesus és único e especial.

TEXTO

Porque Tu existes

De cada vez que nasce uma criança o mundo muda.

Porque tu existes, a tua família tem alguém especial para amar e cuidar. Porque tu existes, há mais uma pessoa no mundo para amar e cuidar dos outros. Porque tu existes, o teu pai voltou a andar de bicicleta de rodinhas para te ensinar como se faz.

Porque tu existes, a tua mãe sorri quando lhe perguntam pela família. Porque tu existes, a tua avó voltou a ter a casa cheia de brinquedos espalhados. Porque tu existes, o teu avô voltou a pegar numa bola de futebol e a correr atrás dela. Porque tu existes, o teu irmão tem mais alguém com quem partilhar brinquedos e sentimentos.

Quando tu existes, Jesus tem mais uma pessoa no mundo para amar.

(adaptado de B. G. Hennessy)

REFLEXÃO

 É tão bom quando nos dizem que somos únicos e especiais!

 Deus também se faz presente numa família através do amor dos filhos aos pais e dos pais para os filhos.  Sentes-te especial na tua família?

 E aos olhos de Deus, sentes-te único?

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Senhor Jesus, peço-te pela minha família.

Peço-te também por todas as famílias divididas especialmente pelos filhos que sofrem.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(5)

N

ÃO

T

EMAS

!

E

STOU CONTIGO

NA TUA FAMÍLIA

|

ENS.

SECUNDÁRIO

6

ª

FEIRA

|

29

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

No Evangelho do próximo domingo, Jesus conta-nos, mais uma vez uma parábola. Também nos dá como exemplo uma família e a forma como os filhos devem responder aos pedidos que são feitos pelo pai.

TEXTO

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 21,28-30)

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?». Eles responderam-Lhe: «O primeiro».

REFLEXÃO

 O segundo filho disse ao pai aquilo que ele queria ouvir mas depois não fez o prometido; enquanto que o primeiro, depois de pensar bem na sua resposta, acabou por se arrepender e foi trabalhar na vinha.

 A parábola diz-te que o importante não é dizer aquilo que os outros querem ouvir. O que é realmente importante é cumprir, a vontade de Deus. Não bastam palavras bonitas ou declarações de boas intenções, é preciso uma resposta concreta e verdadeira aos desafios de Jesus.

 O grande desafio de Jesus é a COERÊNCIA!

 És daqueles que se deixam vencer pela preguiça e pelo comodismo e dão um “sim” falso? Ou és daqueles que respondem de forma generosa, ajudando os outros, dando bom exemplo para os colegas e sendo um cristão a sério?

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Senhor, faz-me fiel na resposta ao teu chamamento Que eu seja o filho que diz “sim” e cumpre a sua palavra.

Pai-Nosso…

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, a introdução de qualquer gênero na escola é o resultado de uma decisão didática (como já foi explicitado) que possui, segundo Schneuwly/Dolz (2004b), dois tipos de

España (Castilla y León) Portugal (região Norte e Centro) Falta de legislación para las acciones a tomar. La comunicación de nuevos focos

As medidas de interceptação telefônica, captação ambiental e infiltração de agentes são marcadas pela característica da imprescindibilidade, que manda que apenas sejam

Não vai ser, vai ser muito mais, com certeza, o peso, também, de formação à distância, do que é hoje, formação à distância, não necessariamente só meia

A única vacina que proporciona 2 anos de proteção contra o vírus da leucemia felina (FeLV) e 1 ano de proteção contra as mais importantes viroses felinas (rinotraqueíte,

Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à

Diante disso, o conhecimento dos atributos físicos e hídricos dos Neossolos Regolíticos, como a composição granulométrica, densidade, porosidade, resistência

A sequência de atividades a seguir, poderá auxiliar você no aprofundamento e aprendizagem sobre a conexão entre um texto e os acontecimentos do cotidiano, recorrendo aos