• Nenhum resultado encontrado

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Do Local ao Global: problemas e soluções

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Do Local ao Global: problemas e soluções"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Do Local ao Global: problemas e soluções

Área de Concentração:

Ciências Humanas

Disciplina de Concentração:

Geografia e História

Professores:

Filipe Neri, Franceline e Narcisa Chumbinho

6º ano do Ensino Fundamental

Uberaba

2015

(2)

DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO E SUAS CONSIDERAÇÕES

Nome do projeto: Do Local ao Global: problemas e soluções

Tema: Análise da importância e valorização do patrimônio histórico de Uberaba (MG) Áreas Verdes / Tratamento do lixo / A questão da água

Série: 6º ano do Ensino Fundamental

Distribuição de Vagas: 25 alunos distribuídos em grupos com 05 elementos:

- 6º ano A e B:

Áreas Verdes

Patrimônio Imaterial: estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas,

ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.

- 6º ano C e D:

Tratamento do lixo

Patrimônio material: formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua

natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

- 6º ano E e F:

A questão da água

Patrimônio Natural: Os Sítios do Patrimônio Mundial Natural protegem áreas consideradas

excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem. Neles, a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial. Os Sítios geram, além de benefícios à natureza, uma importante fonte de renda oriunda do desenvolvimento do ecoturismo.

Exemplo de área verde em Uberaba: Mata do Ipê

Disponível em: <http://www.jornaldeuberaba.com.br/zdata/arquivos/Julho/20/2/mata%20do%20ipe.foto%20enerson%20cleiton%20(8).JPG>. Acesso em: 03 mar. 2015. Disponível em: <http://www.jornaldeuberaba.com.br/zdata/arquivos/Janeiro_2014/31/A6%20(1).jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Exemplo do Tratamento do Esgoto em Uberaba.

Disponível em: <http://www.codau.com.br/tratamento_esgoto.htm>. Acesso em: 03 mar. 2015. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2013/06/tratamento-de-agua2.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

(3)

Disponível em: <http://www.burgardt.com.br/assets/coleta-seletiva_1_600.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Disponível em: <http://www1.informativo.com.br/blogs/ambiente/wp-content/uploads/2012/06/lixo_1.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Exemplo do Tratamento da Água em Uberaba.

Disponível em: <http://www.codau.com.br/tratamento_agua.htm>. Acesso em: 03 mar. 2015. Disponível em:

<http://s2.glbimg.com/5VnHY15YTi2PyaLRmaeUfXDXMsuOtDG6z4VgeINVwbBIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/05/codauriouberaba.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Disponível em: <http://i.ytimg.com/vi/kICdDbrMjEQ/maxresdefault.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Disponível em: <http://farm7.staticflickr.com/6127/6005953035_428575344c_o.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

(4)

Patrimônio Imaterial: Exemplo - Folia de Reis

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-gFDRijCOQgE/TVlY3gL7OkI/AAAAAAAAAto/rvDMl2fFgso/s1600/Folia%2Bde%2BReis.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-n65MGFkuc-I/Uewdd_5lo1I/AAAAAAAAMi0/ICbRaLQCSBM/s1600/Folia+de+reis.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Patrimônio material

Disponível em: <http://ptphoto500x500.mnstatic.com/mercado-municipal-de-uberaba_7993503.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Disponível em: <http://static.panoramio.com/photos/large/19565157.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

Patrimônio Natural

Disponível em: <http://static.panoramio.com/photos/large/58620320.jpg>. Acesso em: 03 mar. 2015.

(5)

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO PROJETO

1. Justificativas

Atualmente, estamos vivenciando vários problemas socioambientais, que estão sendo mostrados por vários meios de comunicação, como, por exemplo, jornais, revistas, televisão, rádios, redes sociais, entre outros. Assim, escolhemos três desses problemas existentes em nossa cidade para serem estudados, observados, discutidos e, a partir deles, serão propostas algumas soluções. São eles: a falta de áreas verdes, o tratamento do lixo e a maneira como a água vem sendo consumida e desperdiçada por todos nós. E, aproveitar essas temáticas, voltar um pouco ao passado, a partir dos Patrimônios.

2. Objetivos Objetivo Geral:

O objetivo deste projeto é compreender as consequências dos problemas vivenciados pela população da nossa cidade, Uberaba (MG), tais como: a falta de áreas verdes, o tratamento do lixo, a maneira como a água vem sendo consumida e desperdiçada por todos nós, reconhecer os Patrimônios uberabenses, bem como valorizá-los.

2.1. Objetivos específicos

 Pesquisar as características físicas - clima, relevo, vegetação e hidrografia - de Uberaba (MG);  Compreender o processo de ocupação do espaço geográfico da cidade;

 Identificar onde estão localizadas as áreas verdes;

 Pesquisar quais são as desvantagens e os problemas causados com a falta de áreas verdes na cidade;

 Identificar alguns Patrimônios Históricos da cidade de Uberaba

 Compreender historicamente a construção dos Patrimônios Históricos da cidade

 Revisitar a história da cidade de Uberaba relacionando-a com os Patrimônios Históricos em análise

 Conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Velludo – ETE Rio Uberaba, para compreender como acontece o tratamento do esgoto produzido pela população.

 Conhecer como o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – CODAU – trata a água.

 Elaborar mapas, tabelas, gráficos, charges, textos, história em quadrinhos, banners, bandeiras para expor os problemas das áreas verdes, o tratamento do lixo, o consumo da água e o a questão do Patrimônio uberabense.

 Contribuir para a formação da memória da cidade de Uberaba e preservação dos Patrimônios Históricos.

 Entender, também, em uma dimensão maior, ou seja, não só local, mas como a população de outros lugares do Brasil vem lidando com eles. E, assim, propor soluções para amenizá-los. 3. Metodologia

 Pesquisas em livros, revistas, artigos e textos informativos, almanaques, Internet e atlas sobre as características espaciais, físicas, ambientais e culturais de Uberaba.

 Investigação, em jornais, Internet e artigos, sobre quais problemas a falta de áreas verdes, o não tratamento do lixo e o consumo inconsciente da água já causaram para a população.

 Pesquisa minuciosa para escolha do Patrimônio a ser trabalhado após palestra com historiador do CONPHAU (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba).

 Produção de sínteses sobre aquilo que aprenderam, redigindo textos e apresentando-os aos demais colegas, estabelecendo, assim, uma discussão coletiva sobre o que foi apresentado e/ou pesquisado.

 Construção de mapas, gráficos, tabelas, bandeiras, banners, cartazes usando as informações coletadas nos ambientes pesquisados.

 Estabelecer comparações entre os diversos estados e Uberaba ao que diz respeito aos problemas mencionados anteriormente e propor soluções para amenizá-los.

(6)

Conhecer in loco a ETE e o Codau.

Visita in loco ao Patrimônio Histórico escolhido.

 Mapear onde estão localizadas as áreas verdes e os principais problemas decorrentes da falta de tratamento do lixo e da água.

 Elaborar um pequeno jornal, com fotos, textos, charges, gráficos e tabelas, para distribuição no Colégio, conscientizando os alunos para que não aconteça o agravamento desses problemas. 3.1. Viabilidade técnica e econômica

Espaço físico:

 Ambientes para pesquisa e investigação dos saberes: bibliotecas e salas interativas de tecnologia educacional;

 Apresentação parcial dos saberes – espaço dos corredores, pátios e cantinas do ambiente escolar;  Espaço da ETE e do Codau.

Viabilidade técnica:

 Utilização dos computadores das salas interativas do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira com a orientação dos professores de informática e colaboradores do Departamento de Tecnologia. Viabilidade econômica:

 Os custos do projeto envolverão recursos financeiros para a construção de cartazes, banners, bandeiras, aquisição de livros, revistas e outros que ficarão a critério dos grupos de alunos com a supervisão dos pais e responsáveis.

 As despesas com o transporte para a visitação à ETE, ao Codau e Patrimônios Históricos serão divididas entre todos os alunos participantes deste projeto.

4. Cronograma

Atividades Mês

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Pesquisa bibliográfica/palestra e produção de síntese / x x /

Experimentos / x x x x x x /

Relatórios de atividade / x x x /

Montagem do Jornal / x /

Texto científico conclusivo / x /

Podendo haver alterações, caso necessário.

Todas as etapas citadas no cronograma serão executadas em reuniões periódicas, agendadas previamente pelo professor(a) com os grupos participantes.

5. Avaliação

A avaliação do projeto ocorrerá de modo processual. Isso significa dizer que o aluno será avaliado individualmente durante todas as etapas executadas.

Será cobrado do aluno o total comprometimento com as atividades do projeto, bem como seu envolvimento com o grupo. Isso inclui:

 Presença e compromisso com as reuniões marcadas pela professor(a).  Envolvimento com as atividades realizadas pelo grupo.

 Cumprimento de todas as etapas nos prazos estabelecidos.

Em relação às atividades de produção do conhecimento, o aluno será avaliado nos seguintes pontos:  Capacidade de síntese e redação dos conhecimentos obtidos nas pesquisas.

 Capacidade de criação de materiais para a exposição criativa dos conhecimentos obtidos nas pesquisas.

(7)

A avaliação será realizada em 3 etapas:

1ª Etapa:

Entrega do primeiro relatório – 2 pontos

Realização da pesquisa e síntese sobre como o esgoto é tratado pela ETE, sobre como o Codau trata a água e Patrimônio – 2 pontos.

2ª Etapa

Entrega do relatório de campo da ETE e do Codau (GEO); e Produção de texto a partir de visita ao Patrimônio e pesquisas 2 pontos.

Entrega do relatório contendo dados da pesquisa, textos, charges e fotos sobre tudo que já foi pesquisado e do trabalho de campo. – 2 pontos.

3ª Etapa

Entrega do relatório contendo os dados da pesquisa, textos, charges e fotos sobre tudo já pesquisado e do trabalho de campo. – 2 pontos

Finalização do Jornal e distribuição pelo Colégio. – 2 pontos

6. Referências

 http://portal.iphan.gov.br/montarDetalheConteudo.do?id=17687&sigla=Institucional&retorno=detalheI nstitucional

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sites dos estados e prefeituras envolvidos no projeto. Almanaque Abril – 2015 – Editora Abril

http://www.codau.com.br/

http://www.geografiaememoria.ig.ufu.br/downloads/O_TRATAMENTO_DOS_RESIDUOS_SOLIDOS_

URBANOS_EM_UBERABA.pdf

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/mudnacaclimatica/2013/junho/draft_assessment_report_ub

eraba_por_3-18-20111.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=7OyVxIPAvg4 (Entenda como funciona a Estação de Tratamento de

Esgotos - Rio Uberaba)

https://www.youtube.com/watch?v=L9IGcbhcCq4 (Inauguração da ETE - Rio Uberaba)

https://www.youtube.com/watch?v=jMDH9BN6SLI (Passeio de Google Earth (2010) sobre o Rio Uberaba "

atitude Local em benefio global")

https://www.youtube.com/watch?v=8yRrDspguBE (Área de Proteção Ambiental - Uberaba-MG 29.11.14) https://www.youtube.com/watch?v=f61JxBM8wrY (Estação de Tratamento de Esgoto - Como funciona) https://www.youtube.com/watch?v=5GDhZoGFexY (Curitiba - Planejando Urbano e Áreas Verdes) https://www.youtube.com/channel/UCrenVH3d-qHrTg-SKLzprLw (Codau Uberaba)

https://www.youtube.com/watch?v=WbLoC8jAPx0 (Curso Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade

Rural - Tratamento por Clorificação - Cursos CPT)

http://www.codau.com.br/turmaClarinha.php http://www.codau.com.br/codauEnsina.php http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

http://www.wikiparques.com/wiki/Reserva_Particular_do_Patrim%C3%B4nio_Natural_Vale_Encantado https://www.youtube.com/watch?v=JlZYcwtokjk (Vale Encantado)

https://www.youtube.com/watch?v=xLGFWQrYVTg (RPPM Vale Encantado) http://conphau.blogspot.com.br/ http://arquivopublicouberaba.blogspot.com.br/ http://www.museuhistoriconacional.com.br/ http://www.iepha.mg.gov.br/ http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do;jsessionid=7DA77B9A04ECACCAEEF1F51D8D705AD8 http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/preservar-preciso-426704.shtml

Referências

Documentos relacionados

Apesar da cidade ter alguns ações de incentivo para a devida separação e destinação do lixo, como a Prefeitura que tem programas implantados para fins de implantação da

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Deferir o pedido de libertação da totalidade da Garantia Bancária n.º 159-43.010064-8 da Caixa Económica Montepio Geral, no montante de 36.770,90€ (trinta e seis mil

As desordens da articulação temporomandibular (DTM), causando limitação de abertura bucal e dor, podem estar relacionadas com a restrição do deslizamento ou do deslocamento para

problemas utilizando conhecimentos de diferentes áreas para o efeito, a capacidade de prever os resultados e as possíveis consequências de diferentes soluções, a capacidade

seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens que se pode dizer, duma maneira

Este menu permite activar a entrada para as bandas de segurança de tipo 2, ou seja, as móveis no no Entrada desactivada (ignorada pelo quadro eléctrico) APCh Entrada activada em

Pela figura 2.3a, sabemos que a taxa de crescimento máxima para uma população crescendo de acordo com o modelo de logís- tico ocorre quando N=K/2, portanto, quando existam