• Nenhum resultado encontrado

O DESENVOLVIMENTO DO SEU MUNICÍPIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DESENVOLVIMENTO DO SEU MUNICÍPIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vencedores do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2011-2012)

O DESENVOLVIMENTO

DO SEU MUNICÍPIO

PASSA PELAS SUAS MÃOS

Vencedores do VII Prêmio Sebrae

Prefeito Empreendedor

2011 – 2012

Categoria – Médios e

Grandes Municípios

Município de José de Freitas – PI

(2)

2

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simões

Diretor–Presidente

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho Diretor–Técnico

Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administração e Finanças José Claudio dos Santos

Gerente da Unidade de Políticas Públicas Bruno Quick

Gerente da Unidade de Marketing e ComunicAção Cândida Bittencourt

Coordenadora Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Denise Donati Consultor do Prêmio Sandro Salvatore CoordenAção Editorial Plano Mídia ComunicAção (61) 3244–3066 / 67 planomidia@gmail.com Coordenador e Editor Abnor Gondim Textos

Anna Bernardes, Carolina Andrade, Cláudio Barbosa, Emília Andrade, Pelágio Gondim, Rafael Carvalho,Valtermir Rodrigues e Vanessa Simas (Plano Mídia)

Produção

Elias Azeredo, Gilmara Vieira, Luiza Xavier e

Veruchka Fabre ColaborAção

Unidades de Políticas Públicas/Sebrae –UF Fotos

Agência Sebrae de Notícias/Sebrae–UF Assessorias das Prefeituras

Capa e ilustrAçõesLew Lara Projeto gráfi co e diagramAção

Vanessa Farias, Grupo Informe ComunicAção Integrada

Revisío

Diego Freitas, Grupo Informe ComunicAção Integrada

Versío eletrônica

Plano Mídia ComunicAção/Maven Agradecimentos

Aos prefeitos e és prefeitas que Hzeram 3.902 inscrições habilitadas

nas sete edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2001,

2002, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011) e aos futuros participantes da

VIII Edição Realização

Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Sebrae

SGAS 604/605 – Módulos 30 e 31 Asa Sul – Brasília – Distrito Federal CEP: 70 200–645 – Tel.: (61) 3348 7100

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Prefeito Empreendedor 2011-2012

© 2012. Serviço Brasileiro de Apoio és Micro e Pequenas Empresas – Sebrae www.sebrae.com.br | www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br

(3)

Vencedores do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2011-2012)

Sumário

1. Identificação do município ... 4

2. Dados cadastrais da equipe técnica do projeto 4

3. Dados estatistícos ... 4

4. Relatos do prefeito ... 4

5. Categorias ... 6

(4)

4

Nome do Prefeito/Administrador Regional: RICARDO SILVA CAMARÇO

Nome do Município/Administração Regional: Prefeitura do Município de José de Freitas

2. Dados cadastrais da equipe técnica do projeto

Responsável

Nome: FAUSTO Cargo: CONSULTOR

Nome: SERGIO BOTECCHIA Cargo: CONSULTOR

3. Dados estatistícos

3.1. Dados do Município

População Fonte da Informação Ano

37.085 IBGE 2010

IDH-M Fonte da Informação Ano

0,610 IBGE 2008

PIB (em R$) Fonte da Informação Ano

140.387,89 IBGE 2008

4. Relatos do prefeito

4.1. - Como e por que tomei a decisão de apoiar as ME e EPP do meu município

Ao assumir a Prefeitura de José de Freitas tive a certeza de que o caminho certo a seguir seria apoiar, buscar parceiros para dar assistencia aos pequenos negócios porque a cidade de José de Freitas só tem microempresas, a maioria informais, por isso mesmo necessitam de mais atenção para crescerem e oferecerem mais empregos na cidade. Eu e minha equipe articulamos a realização de muitos trabalhos com foco nos pequenos negócios, que são os geradores de trabalho, principalmente aos jovens, que dessa forma não precisam buscar os grandes centros para conseguirem trabalhar e serem provedores do proprio sustento.

Dessa forma na minha gestão procurei enfatizar apoio e assistência técnica e buscar parce-rias para capacitar empresários,funcionários,para isso regulamentamos a Lei Geral das MPEs, damos preferência às microempresas nas compras públicas, buscando assim valorizar a pro-dução local,inserindo de vez as MPEs no mercado, para num futuro próximo aumentarem a geração de emprego e renda na cidade, que certamente crescerá muito mais.

No meu entendimento as MPEs locais sao a grande força da cidade, que mesmo na informa-lidade oferecem trabalho e renda, so precisando de mais apoio para crescerem.

A decisão de apoiar as MPEs foi compartilhada com parceiros como SEBRAE/SENAR/SE-NAI/Banco do Nordeste, Banco do Brasil que se comprometeram a cumprirem uma agenda de capacitaçao, consultorias, liberação de linhs de crédito para que as empresas atuassem com mais segurança e certeza do amanhã.

4.2. Quais foram as minhas primeiras iniciativas nesta direção e quais as dificuldades que

tive que superar

(5)

Vencedores do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2011-2012)

quem fazer, para que as ações a serem desenvolvidas tivessem os resultados necessários para que as MPEs tivessem a oportunidade a de crescerem e se desenvolverem.

Encontramos algumas dificuldades no meio do caminho, mas a equipe se manteve entu-siasmada para seguir em frente, porque o objetivo precisava ser alcançado e foi assim que tudo começou.

Traçamos um plano de trabalho, definimos as equipes para cada grupo de atividades e fomos a campo,felizmente os parceiros são sempre acessíveis e disponíveis para atender às nossas demandas.

As dificuldades maiores foram com relação a mobilização dos clientes, que desconfiados demoravam a acreditar, mas devagarzinho conseguimos convencê-los a aderir e participar das ações, principalmente porque os primeiros participantes se entusiasmaram e os demais segui-ram o bom exemplo.

4.3. Quais foram as minhas estratégias para apoiar os pequenos negócios do meu

mu-nicípio e quais foram os pontos fracos e fortes destas estratégias

- Procurei o SEBRAE, SENAR, SENAI e os bancos oficiais para juntos realizarmos as capacita-ções, consultorias e os planos de negócio para quem pleiteava financiamento

- Defini as realizações juntamente com as equipes, fizemos o chamamento dos clientes pelo rá-dio, carros de som nos bairros,reuniões com segmentos empresariais e começamos os trabalhos com focona melhoria da produção, gerenciamento das empresas e cooperação entre os grupos. - No começo é natural acontecer, tivemos resistências de alguns empresários mas os parceiros fizeram toda a diferença pela credibilidade que tem e de fato se comprometeram com os traba-lhos.

- As parcerias são o ponto forte porque a população é sempre desconfiada com relação ao ser-viço público mas aos poucos estamos mudando essa realidade porque a prefeitura esta reaqui-rindo a sua credibilidade.

- Contratamos técnicos especializados, dedicados à causa com autonomia para resolver peque-nas dificuldades que por acaso atrasassem os trabalhos

4.4. Resumo dos meus planos para os pequenos negócios do meu município até o fim do

meu mandato

- Traçar os planos para os anos seguintes, reunindo novamente as mesmas pessoas, a mesma equipe para avaliar o que foi feito e definir novas ações, dessa vez mais ousadas, para que as MPEs locais tenham mais oportunidade de novos negócios e mercados, como o das compras públicas na região norte do Estado.

- Capacitar a equipe da prefeitura para poder atender melhor as empresas.

- Definir um plano continuado de ações,com acompanhamento e monitoramento dos trabalhos desenvolvidos, priorizando as vocações e as potencialidades locais.

- Valorizar a produção local

- Resgatar as tradições, a gastronomia e a cultura local

- Dar visibilidade às artes e aos artistas/artesãos que retratam tão bem a cidade - Implantar ações para fortalecer a agricultura familiar, como a merenda escolar - Incentivar a população a adquirir seus produtos e serviços em José de Freitas

(6)

ocasionan-6

tempo.

Uma ação criada que merece maior atenção é a Lei Municipal nº 1.216/11 com a finalidade de regular o registro e as inspeção dos estabelecimentos que produzem matéria-prima, mani-pulam, industrializam, distribuem e comercializam produtos de origem animal e vegetal, insti-tuindo o SIMPOAV-Serviço de Inspeção Municipal, para que não tenhamos nem um problema na area de saúde, principalmente junto às escolas que consomem os produtos da agricultura familiar.

5. Categorias

5.1. Categorias Escolhidas para Participar

Categoria(s)

- Melhor Projeto – VII Edição

6. Ações

6.1. Descrição da Ação nº 01

6.1.1. Título da Ação

BOLSA DE COMERCIALIZAÇÃO

6.1.2. Natureza da Ação

Compras públicas locais

6.1.3. Descritivo Sintético da Ação

Foi feito levantamento dos produtores e da produção, apresentada a idéia da Bolsa de Co-mercialização e o interesse da Prefeitura em adquirir os produtos para inserir na alimentação do escolar, para isso eles conheceram as condições de compras, as necessidades semanais do município e se entusiasmaram com esse horizonte de futuro, porque eles produziam mas colo-cavam tudo na mão do atravessador, e com isso o faturamento era muito baixo.

A idéia da Bolsa se deu para operar, prioritariamente, a comercialização da produção dos módulos produtivos específicos do projeto integrado para o desenvovlimento economico, criado com a finalidade de dar uma organiazda na produção local, aumentar a renda dos produtores e mostrar aos produtores que a terra tem muito mais a oferecer, vai muito alem da agircultura de subsistência.

6.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%)

01 Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados com essas Atividades 300 142 47,33

6.3. Objetivos Principais

- Apoiar as MPEs, produtores da agricultura familias, locais a produzirem e comercializarem a produção, inserindo os produtos na alimentação do escolar e colocação do excedente na central de abastecimento do Estado;

- Priorizar a aquisição de gêneros alimentícios nos programas oficiais, como alimentação escolar; - Realizar compras governamentais direto do produtor da agricultura familiar

- Integrar os produtores ao mercado consumidor, de forma a provocar a compra da produção local pelos nativos;

6.4. Histórico da Implantação

(7)

Vencedores do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2011-2012)

tem agua com fartura mas a maior dos produtos consumidos vinham da capital Teresina, con-tribuindo para desestimular qualquer iniciativa de produzir para vender na cidade, desta forma deixando os agricultores sem ocupação.

Após identificar as necessidades de consumo e o que era possível produzir em escala para fornecer para as escolas municipais os produtores foram convidados para uma reunião em que se apresentou os objetivos do trabalho, os resultados que pretendia alcançar e o que eles ga-nhariam.

No começo houve entusiasmo e descrenças mas resolveu-se apostar, afinal ninguem ia per-der nada. E os trabalhos começaram.

6.5. Resultados Alcançados

- Participação dos produtores da agricultura familiar na bolsa de comercialização - Prefeitura adquirindo produtos saudáveis a preços mais acessíveis

- População com maior poder aquisitivo - Estudantes com alimentação mais nutritiva

6.6. Investimentos Realizados

6.6.1 Receitas

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

01 GOVERNO FEDERAL 150.000,00 75,00

02 PROPRIOS 50.000,00 25,00

Totais 200.000,00 100,00

6.6.2 Aplicações de Recursos

Seq. Natureza Prórpio (%) Parceiro (%) Total (%)

01 Equipamentos para cooperativa de produtor 10.000,00 5,00 15.000,00 8,00 25.000,00 13,00 02 Capacitações e consultorias para os grupos produtivos 12.000,00 6,00 15.000,00 8,00 27.000,00 14,00 03 Compra de insumos para doação aos produtores 6.000,00 3,00 6.000,00 3,00 04 Preparação da terra 10.000,00 5,00 30.000,00 15,00 40.000,00 20,00 05 Assistência técnica orientada aos produtores 70.000,00 35,00 70.000,00 35,00 06 Orientação da produção e comercialização dos produtos 12.000,00 6,00 20.000,00 10,00 32.000,00 16,00

Totais 50.000,00 25,00 150.000,00 76,00 200.000,00 101,00

6.7. Relato dos Beneficiados

JEAN FLORENCIO DOS SANTOS Relação: AGRICULTOR BENEFICIÁRIO

Relato: Com a compra dos produtos pela prefeitura minha renda aumentou, tenho garantia da compra e do recebimento, agora nada de atravessador pelo meio, vivo mais satisfeito porque planto, colho e vendo, não quero mais nada nessa vida, so que o Preefito continue comprando de nós agricultores de Jose de Freitas. Tá bom demais assim!

JOSE FRANCISCO ALVES DOS SANTOS Relação: AGRICULTOR BENEFICIÁRIO

Relato: Agora tudo melhorou na minha vida e dos meus filhos, to plantando e vendendo tudo, não tem essa de atravessador, meu lucro aumentou agora, so torço pra continuar assim. O Prefeito tem sido bom pra nós, podia aumentar o preço um pouco mais. Se todos os prefeitos

(8)

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam