• Nenhum resultado encontrado

ORDEM DE TRABALHOS. Ponto 2. Apresentação, discussão e votação dos documentos de prestação de contas da Junta de freguesia relativos a 2012.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORDEM DE TRABALHOS. Ponto 2. Apresentação, discussão e votação dos documentos de prestação de contas da Junta de freguesia relativos a 2012."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ACTA NUMERO QUINZE

Aos vinte e nove dias do mês de Abril de dois mil e treze, na sede da Junta de Freguesia de Bidoeira de Cima, sita na Rua do Comércio em Bidoeira de Cima, reuniu em sessão ordinária a Assembleia de Freguesia de Bidoeira de Cima. Estiveram presentes os Senhores Deputados Pedro Manuel Ribeiro de Campos, Ana Paula Gomes, Luís Carreira Moreira, Maria de Fátima dos Santos Oliveira Ferreira e Adelino Ferreira da Silva.

Por parte da Junta de Freguesia, estiveram presentes o Sr. Presidente Jorge Manuel Vieira Crespo e os Senhores Vogais Jorge Adelino Jesus Duro e Célia Maria Agostinho.

A sessão foi presidida pelo Senhor Pedro Manuel Ribeiro de Campos, Presidente da Assembleia de Freguesia e secretariada pelos senhores deputados Ana Paula Gomes e Luís Carreira Moreira.

Havendo quórum, foi pelo Senhor Presidente declarada aberta a sessão, eram 21h30h, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto 1. – Apresentação e apreciação do relatório de Actividades da Junta de Freguesia referente ao período de 19/12/2012 a 19/04/2013.

Ponto 2. – Apresentação, discussão e votação dos documentos de prestação de contas da Junta de freguesia relativos a 2012.

Ponto 3. – Outros assuntos de interesse para a freguesia.

Presidente da Mesa

Boa noite a todos, antes de passarmos à ordem de trabalhos, vamos proceder à votação da acta número catorze da Assembleia de Freguesia de 27 de Dezembro de 2012.

Quem vota contra? Quem se abstém?

(2)

Ponto 1. – Apresentação e apreciação do relatório de Actividades da Junta de Freguesia, referente ao período de 19/12/2012 a 19/04/2013.

Todos os Srs. Deputados receberam a documentação, por isso peço ao Senhor Presidente que, de forma sucinta, apresente um apanhado do que foi mais importante no trabalho do executivo neste período. Depois, qualquer esclarecimento que os Senhores Deputados pretendam podem colocar as questões que entendam.

Presidente da Junta

Boa noite a todos, este relatório reflete de forma sucinta mas com uma descrição efectiva as nossas acções. Queria apenas destacar o trabalho exaustivo dos funcionários e de muitos voluntários durante e após o temporal que nos assolou no dia 19 de Janeiro.

Durante este período foi também reparado o palco da freguesia que vai continuar a ser utilizado nos eventos da freguesia. Por último dar enfase ao facto de terem sido montados dois armários de telecomunicações de fibra óptica na freguesia, que vêm minimizar de forma significativa os furtos dos cabos de cobre.

Para terminar dar nota de que foi feita, no passado dia 18 de Março, a escritura pública de aquisição do terreno junto à escola primária para construção do centro educativo.

Presidente da Mesa

Vamos passar às questões dos senhores deputados, quero apenas pedir três esclarecimentos, quero saber se os armários da fibra óptica já estão em funcionamento? Se funcionam bem? Tenho ouvido algumas reclamações em relação a esse serviço.

O outro esclarecimento é sobre a escritura de aquisição do terreno, há alguma certeza de que o centro educativo vem mesmo para a Bidoeira?

Presidente da Junta

Sim já estão em funcionamento e é importante que as pessoas que não estão satisfeitas com o serviço contactem a PT Comunicações para pedir maior velocidade de acesso à internet, tenho conhecimentos de situações em que isto se verificou e, poucas horas após a reclamação, estavam com o dobro da

(3)

Em relação ao centro educativo, a carta educativa em tempos aprovada apenas previa, para a nossa freguesia, a construção de um anexo para os prolongamentos escolares e a adaptação de duas das salas existentes para refeitório, isto era o que estava na carta educativa anterior a 2009. Neste mandato fizemos sentir que não considerávamos esta situação satisfatória para a freguesia da Bidoeira e colocámos na agenda a aquisição do terreno e a reformulação desse projecto. Neste momento temos o terreno e está inscrito na carta educativa que sejam criadas condições para o futuro centro educativo, mas ainda não há projecto nem financiamento e não havendo financiamento da União Europeia, provavelmente tão depressa não haverá Centro Educativo. A estratégia da Câmara é dar continuidade aos que já estão em construção, nomeadamente Monte Redondo, e aos que já estão em fase mais adiantada do que nós e que têm maior prioridade, como é o caso das Colmeias e Milagres. Estas duas freguesias têm prioridade porque têm várias escolas espalhadas pelas freguesias e cada uma tem meia dúzia de alunos. O nosso projecto terá de ser um projecto bem pensado que satisfaça as necessidades da freguesia. Resumindo, estamos em fase de iniciação do projecto, e de esperar que abra o novo quadro comunitário, para ver se a Camara Municipal consegue enquadrar esse projecto.

Presidente da Mesa

Ainda antes de passarmos ao ponto dois da ordem de trabalhos, quero ainda o terceiro esclarecimento, tem a ver com o caso da Senhora Fernanda Carvalho, eu não conheço a Senhora nem a situação em causa.

Presidente da Junta

Esta Senhora mora na Texugueira, numa casa que é basicamente uma divisão com telhado de chapa, sem janelas, sem casa de banho, agua, ou electricidade. Este processo está a ser acompanhado, já há algum tempo, pela Casbi, pela Junta de Freguesia e pela Comissão Social de Freguesia. Esta Senhora está no centro de dia da Casbi, no entanto passa os fins-de-semana em casa, sendo que até ao final do ano passado, à sextas-feiras, as funcionárias da Casbi deixavam-lhe a alimentação para todo o fim-de-semana. Como as condições psicológicas da senhora não são as melhores, se a comida agradasse comia tudo de uma vez e depois passava o resto do fim-de-semana sem nada para comer, se a comida não agradava dava-a aos gatos e ficava sem nada para comer.

(4)

Em Janeiro, reunimos com a Casbi por causa desta situação e passaram a ir todos os dias, mesmo nos fins-de-semana, para garantir pelo menos uma refeição quente por dia.

Presidente da Mesa

Eu já estou esclarecido, mais algum dos senhores deputados pretende esclarecimentos em relação a este relatório de atividades?

Ana Paula Gomes

Neste relatório diz que foi dado apoio financeiro para transportes de escuteiros para acampamento em Idanha-a-Nova, mas isto foi em Agosto, vem atrasado ou está neste relatório por lapso?

Presidente da Junta

É verdade que a deslocação foi em Agosto, nessa altura fomos abordados no sentido de apoiar a deslocação, falámos com a Câmara Municipal para saber se poderiam ceder o autocarro e não foi possível. Passou o tempo e só em Janeiro é que recebemos, junto com o plano de atividades para 2013, um pedido de apoio financeiro para a dita deslocação. Este assunto foi discutido em reunião do executivo e decidimos pagar o transporte na totalidade.

Luís Moreira

Quero congratular a Junta de freguesia pelo esforço financeiro que fez para a reparar o palco, é uma mais-valia para a nossa freguesia, é um equipamento que deve ser mantido, já existe à muito tempo e vale sempre a pena manter os bens da freguesia.

Presidente da Junta

Em relação ao palco quero apenas dizer que a primeira impressão que tivemos quando vimos a extensão dos prejuízos, foi que não tinha reparação possível. No entanto desenvolvemos contactos com a empresa que fez o palco e, de certa forma, responsabilizámos a empresa em questão pelo que aconteceu, uma vez que foi a terceira vez que o palco não aguentou com o peso da água devido à sua estrutura. Colocámos as questões em cima da mesa, eles próprios também

(5)

reparação, valor bastante abaixo do valor real da reparação e que irá ser pago em três prestações.

Presidente da Mesa

Não havendo mais pedidos de esclarecimento, passamos ao ponto dois.

Ponto 2. – Apresentação, discussão e votação dos documentos de prestação de contas da Junta de freguesia relativos a 2012.

Senhor presidente faça favor de nos elucidar de uma forma sucinta das alterações em relação ao ano passado.

Presidente da Junta

Não há grandes alterações em relação ao ano passado, o nosso orçamento está, quase na sua totalidade, alocado a despesas correntes, nomeadamente salários, segurança social, seguros, água, luz, telefone e pouco sobra para fazer obra. Nós tivemos mil e tal euros de despesa a menos do que de receita, tentámos sempre controlar as contas de forma a chegar ao fim do mandato com as contas limpas, para que quem quer que chegue a esta casa possa estar mais descansado em relação ao futuro. Quero dizer também que, apesar de todas as dificuldades, conseguimos transformar receita corrente em despesa de capital, o que quer dizer que nós conseguimos alocar valor que poderia ser gasto em despesa corrente para fazer obra.

Por fim, quero dizer que em Abril deste ano, acabámos de pagar o leasing da máquina, sendo menos uma despesa a aparecer nas próximas contas.

Presidente da Mesa

Este orçamento só peca por não ter gastos em alcatrão por causa das eleições.

Presidente da Junta

Em relação a essa questão, a Câmara Municipal atribuiu em 2012 cerca de 17000€ em alcatrão à nossa freguesia, esse valor não consta no orçamento porque a câmara assumiu todo o processo, desde o concurso, a fiscalização da respectiva aplicação e pagamento. Nós apenas tivemos a decisão política de

(6)

indicar os arruamentos a ser beneficiados. Já que estamos a falar neste assunto, se o tribunal de contas der o visto para o concurso que já foi executado, vão

haver alcatroamentos no concelho e nós vamos receber o remanescente entre a diferença daquilo que nos foi atribuído e o valor da factura da Matos & Neves.

Presidente da Mesa

Alguém pretende mais algum esclarecimento? Quem vota contra?

Quem se abstém?

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 3. – Outros assuntos de interesse para a freguesia.

Presidente da Junta

Antes de passarmos às questões eu vou entregar, à semelhança do que foi feito no ano passado, uma fotocópia da situação financeira da junta até à data de hoje, para que todos possam estar esclarecidos.

Se não fosse a factura da Matos & Neves, estaríamos a cumprir integralmente a lei dos compromissos, na verdade até estamos porque podemos assumir que esta factura não existe, fomos várias vezes abordados para deixarmos seguir este processo para contencioso, mas nós desde o primeiro dia assumimos que se o trabalho está feito, logo a empresa tem que receber.

Presidente da Mesa

Alguém tem questões para colocar?

Luís Moreira

Tenho duas ou três situações em que gostava de ser esclarecido. Em relação à reunião com a EDP sobre a linha que abastece a CASBI, qual foi a conclusão a que chegaram?

Presidente da Junta

Amanhã mesmo eu vou falar com o Joaquim Rodrigues da EDP que esteve lá. A zona da CASBI foi beneficiada com um PT novo há cerca de um ano, acontece

(7)

que o cabo que serve a Casbi é o mesmo que estava lá antes dessa beneficiação e o cabo existente não suporta esse aumento de potência. Eu vou falar com ele

para mudarem o cabo quando vierem fazer a ligação para as tasquinhas na Casbi.

Luís Moreira

Também ainda relacionado com a Rua do Outeiro Alto, uma vez que vamos iniciar a obra da creche, vai trazer mais movimento aquela zona, e quero saber qual a possibilidade de alargar aquela rua pelo menos até ao Vitorino, nós já tivemos esta conversa, não sei se já falaste com os proprietários dos terrenos. Eu estou disposto a colaborar no trabalho de máquina, assim que houver autorização por parte de todos os proprietários em pouco tempo a máquina alarga a rua.

Presidente da Junta

Já falei com o João Pintor, da parte dele não há problema nenhum, ainda não falei com os proprietários dos terrenos a seguir, mas vou tratar desse assunto entretanto.

Quero também dizer-vos que conseguimos resolver uma questão ainda mais problemática do que a da rua da Casbi, que é no início da Rua de Santo António junto à Rua Principal. Era uma zona muito apertada e nós conseguimos o acordo com os residentes para alargar a rua.

Luís Moreira

Falando ainda na questão da parte eléctrica da Rua do Outeiro Alto, qual é a possibilidade, pensando já na nova obra, de a linha ir até ao final do alcatrão? É que um dos acessos à creche vai ser pelo portão do fundo.

Presidente da Junta

Eu estou convencido que sendo a Casbi uma IPSS, haverá abertura para isso e deverão ser sensíveis a essa situação.

(8)

Recebemos uma comunicação da Segurança Social a informar-nos que as pessoas que recebam RSI, são obrigados a prestar serviço comunitário, como é que nós sabemos quem são as pessoas?

Presidente da Junta

Penso que a Casbi tem de fazer uma candidatura junto da Segurança Social e Centro de Emprego, para que seja iniciado o processo de selecção das pessoas nessa situação.

Fátima Oliveira

Eu só queria perguntar se está previsto limparem o lavadouro da Texugueira em breve, a cobertura está quase a cair porque tem muito lixo e silvas em cima, e as pessoas ainda utilizam o lavadouro.

Presidente da Junta

Já andaram na Texugueira a limpar algumas ruas, vamos limpar o lavadouro antes das festas, quando fizermos as habituais limpezas de ruas, limpamos essa zona também.

Fátima Oliveira

Por falar em ruas, a Rua de Santo António e a Rua Central estão péssimas, cheias de buracos.

Presidente da Junta

Realmente na generalidade quase todas as ruas estão em muito mau estado, isto deve-se ao facto de ainda não ter parado de chover, no entanto em alguns sítios já taparam buracos com o sistema de semipenetração, é um trabalho mais moroso do que a colocação de massa fria, mas também é uma solução muito mais eficiente e duradoura. Este sistema está a ser aplicado na Estrada Municipal 1038, na Rua Principal da Mata da Bidoeira, e o objectivo é que chegue à Texugueira e solucione de forma mais eficiente o problema dessas ruas.

(9)

Não sei se alguém quer colocar mais alguma questão?

Uma vez que não há mais inscrições para o ponto três da ordem de trabalhos, vamos proceder ao encerramento da sessão.

E não havendo mais assuntos a tratar, dou por encerrada a sessão.

A Mesa da Assembleia de Freguesia O Presidente:

1.º Secretário: 2.º Secretário:

Referências

Documentos relacionados

Para avaliar a alteração na tecnologia de tratamento da estação, que trata água armazenada em açudes com tendência a sofrer processos de eutrofização, foi realizado o

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma