• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO RESIDENTE EM MEIO RURAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO RESIDENTE EM MEIO RURAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RESUMO

Devido ao grande impacto na sociedade contemporânea do crescente envelhecimento da popu-lação, as intervenções vão cada vez mais no sentido de promover a qualidade de vida das pessoas desta faixa etária (Silva, 2011).

A avaliação e intervenção na pessoa idosa deve ser integral, multidimensional e dinâmica, pers-petivando o “melhor conhecer para melhor cuidar” (Araújo, Ribeiro, Oliveira & Martins, 2011). Segundo Carvalho e Rodrigues-Ferreira (2011) o idoso bem adaptado é o idoso que se interessa pela vida e que pode estar inserido na comunidade, num meio ambiente apropriado. É no meio rural que muitos idosos continuam esta fase da sua vida, enfrentando muitas vezes algumas adversida-des. Assim é indispensável diagnosticar fatores com impacto ao nível da qualidade de vida, para que os profissionais de saúde possam intervir proporcionando-lhes um envelhecimento bem-sucedido. Pretendeu-se com este estudo avaliar a perceção da qualidade de vida em idosos residentes em meio rural no Nordeste de Portugal, verificando a sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas. É um estudo de carater quantitativo, não experimental, descritivo e transversal. A população foi selecionada por conveniência. A amostra em estudo (dois terços da população) é formada por 22 idosos, aos quais foi aplicado um instrumento de colheita de dados formado por um instrumen-to genérico de saúde o MOS-SF-36v2 e questões sociodemográficas e clínicas.

International Journal of Developmental and Educational Psychology

INFAD Revista de Psicología, Nº2-Vol.1, 2014. ISSN: 0214-9877. pp:247-258 247

X CONGRESO HISPANO-LUSO DE PSICOGERONTOLOGÍA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO RESIDENTE EM MEIO RURAL

Eugénia Maria Garcia Jorge Anes1 Maria de Fátima Pereira Geraldes2 Adília Maria Pires da Silva Fernandes3

Carlos Pires Magalhães4 Celeste Meirinho da Cruz Antão5

1Professor. Escola Superior de Saúde de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. Núcleo de Investigação e Intervenção no Idoso (NIII).

eugenia@ipb.pt

2Enfermeira. Unidade Local Saúde Nordeste.

3Professor. Escola Superior de Saúde de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. Núcleo de Investigação e Intervenção no Idoso (NIII).

4Professor. Escola Superior de Saúde de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. Núcleo de Investigação e Intervenção no Idoso (NIII).

5Professor. Escola Superior de Saúde de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. Núcleo de Investigação e Intervenção no Idoso (NIII).

(2)

No que respeita ao índice de qualidade de vida apresentam valores (em média) menores que os valores de referência da população portuguesa (Ferreira & Santana, 2003), também menores que populações de idosos institucionalizados (Silva, 2011). Apresentam piores scores as dimensões físi-cas. As variáveis que apresentam uma relação significativa são o sexo, a idade, a situação familiar, o estado civil, a quem recorrem quando necessitam de ajuda e a presença de doenças.

Palavras Chave: Qualidade de vida, SF-36v2, Idosos, Rural Environment

ABSTRACT

Due to the large impact of aging society, interventions will increasingly promote the quality of life of people in this age group (Silva, 2011).

The assessment and intervention in the elderly must be integral, multidimensional and dynamic , to " better understand and better care " ( Araújo Ribeiro Oliveira & Martins , 2011) . According to Carvalho and Rodrigues - Ferreira (2011) the elderly is well suited one who has interest in life and which can be inserted in the community , in a medium suitable environment . It is in rural areas that many elderly continue this phase of his life, often facing some adversity. Thus it is essential to diag-nose factors with impact on quality of life, so that health professionals can intervene providing them with successful aging.

The intention of this study was to evaluate the perception of quality of life in elderly people living in rural areas in the north of Portugal, verifying their relationship with sociodemographic and clini-cal variables. It is a character study of quantitative, non-experimental, descriptive and transversal. The population was selected for convenience. The study sample consists of 22 seniors. An instru-ment of data collection formed by a generic health instruinstru-ment MOS - SF - 36v2 and sociodemo-graphic and clinical questions were used.

The index of quality of life present values (on average) lower than the reference values of the Portuguese population (Ferreira & Santana, 2003), also smaller than institutionalized elderly popu-lations (Silva, 2011). Scores have worse physical dimensions. The variables that have a significant relationship are gender, age, family status, marital status, who turn to when they need help and the presence of diseases.

KeyWords:life of quality, SF-36v2, seniors

INTRODUÇÃO

Para que o idoso passe esta fase da vida, com qualidade, numa visão positiva é fundamental, na perspetiva de Santos (2000), que o idoso permaneça ocupado e no seu meio ambiente. Aqui tudo acontece naturalmente, proporciona distrações, manutenção de amizades e um viver na presença da família.

Segundo Rebelatto e Morelli (2005), a compreensão da qualidade de vida na terceira idade está no centro do desenvolvimento de iniciativas de intervenção e planeamento, visando a prevenção e a reabilitação nos vários contextos da vida do individuo e no centro da avaliação de serviços e polí-ticas destinadas a promover o bem-estar dos idosos. A qualidade de vida tem sido objeto de estu-do de várias áreas estu-do conhecimento, sob perspetivas diferentes, resultanestu-do por conseguinte uma ampla variedade de conceitos e significados. Na área da saúde é utilizada frequentemente a termi-nologia de qualidade de vida relacionada com a saúde.

Nestas avaliações torna-se imprescindível o conhecimento dos principais determinantes da saúde desta população, facilitando a tomada de decisão.

Pretende-se avaliar com esta investigação a perceção da qualidade de vida relacionada com a saúde em idosos residentes em meio rural no interior-norte de Portugal e verificar a sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas.

International Journal of Developmental and Educational Psychology

248 INFAD Revista de Psicología, Nº2-Vol.1, 2014. ISSN: 0214-9877. pp:247-258

(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Andrade, A., & Martins, R. (2011). Funcionalidade familiar e qualidade de vida dos idosos. Millenium, 40, 185-199.

Araújo, F., Ribeiro, J.P., Oliveira, A., & Martins, T. (2011). Quedas: um foco obrigatório da atenção da enfermagem na população idosa. In Comissão Científica do V Congresso em Saúde e Qualidade de Vida (ebook) Saúde e Qualidade de vida : uma meta a atingir (pp.258-267). Escola Superior de saúde do Porto (UNIESEP).

Carvalho, M.L.G., & Rodrigues-Ferreira, T. (2011). Qualidade de vida e autonomia das pessoas ido-sas que vivem sozinhas no domicílio. In Comissão Científica do V Congresso em Saúde e Qualidade de Vida (ebook) Saúde e qualidade de vida: uma meta a atingir (pp.332-9). Porto. Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP).

Ferreira, P.L., & Santana, P. (2003). Percepção de estado de saúde e de qualidade de vida da popu-lação activa: contributo para a definição das normas portuguesas. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 27 (2), 15-30.

Martins, C.R., Albuquerque, F.J.B., Gouveia, C.N.N.A., Rodrigues, C.F.F., & Neves, M.T.S. (2007). Avaliação da qualidade de vida subjetiva dos idosos: uma comparação entre os residentes em cidades rurais e urbanas. Estud. Interdiscip. Envelhec. Porto Alegre, 11, 135-154.

Morais, E.P., Rodrigues, R.A.P., & Gerard, T.E. (2008). Os idosos mais velhos no meio rural: reali-dade de vida e saúde de uma população do interior Gaúcho. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 17 (2), 374-383.

Rebelatto, R.J., & Morelli, S.G.J. (2004). Fisioterapia Geriátrica. A prática da assistência ao idoso. São Paulo: Manole

Santos, C. F. P. (2000). A depressão no idoso - estudo da relação entre factores pessoais e situa-cionais e manifestações da depressão. Coimbra: Quarteto.

Silva, M.A.B.C.C. (2011). Qualidade de vida do idoso institucionalizado em meio rural. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tavares, D.M.S., Côrtez, R.M., & Dias, F.A. (2010). Qualidade de vida e comorbilidades entre os

ido-sos Diabéticos. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 18 (1), 97-103.

International Journal of Developmental and Educational Psychology

INFAD Revista de Psicología, Nº2-Vol.1, 2014. ISSN: 0214-9877. pp:247-258 257

(12)

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

O abate ocorreu quando os animais atingiram peso médio de 325 kg (±20), entre 28 e 30 meses de idade, sendo avaliados os parâme- tros comprimento de carcaça fria, peso dos

A partir da leitura dos resumos dos trabalhos, selecionou- se um total de 21 artigos, que mostraram maior relevância para o tema diagnóstico de enfermagem no paciente acometido a

Em conclusão, no que diz respeito à problemática que esteve na base deste estudo, verificou-se uma correlação negativa entre o número total de internações

The more important working groups are CIOMS I (reporting adverse drug reactions); CIOMS II (Preparation of periodic safety update reports); CIOMS III (Rules for Company Core

No entanto este ácido gordo não é tão determinante para a obtenção de posturas com ovos viáveis de qualidade, como indicam os resultados obtidos quanto às taxas de viabilidade

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and