• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Neste folheto:

1. O que é CIM e para que é utilizado 2. Antes de tomar CIM

3. Como tomar CIM

4. Efeitos secundários possíveis 5. Conservação de CIM

CIM 800 mg, comprimido efervescente Cimetidina

Composição:

A substância activa é a cimetidina.

Os outros componentes são a hidroxipropilcelulose, dihidrogeno de citrato de sódio, benzoato de sódio, polietilenoglicol 6000, ciclamato de sódio, aspartame, sacarina sódica, aroma a laranja 54206 AP 0551, aroma a banana 54330 AP 0551, essência de Damasco 52247 AP 0551, binário efervescente fabricado a partir de: ácido cítrico anidro, bicarbonato de sódio e água purificada (eliminados durante o processo de fabrico).

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Decomed Farmacêutica, S.A.

Rua Sebastião e Silva, nº 56 2745-838 Massamá

1. O QUE É CIM E PARA QUE É UTILIZADO O CIM é um medicamento antagonistas dos receptores H2.

Grupo farmacoterapêutico: 6.2.2.2. Forma farmacêutica e conteúdo

Comprimidos efervescentes doseados a 800 mg de cimetidina, em embalagens de 10 e 30 comprimidos.

Indicações terapêuticas:

Cim actua reduzindo a quantidade de suco gástrico (ácido no estômago) e ajuda a proteger o tecido que reveste a parede interior do estômago.

(2)

Cim está indicado:

- No tratamento e prevenção das úlceras no estômago e duodeno e na prevenção da hemorragia provocada pela úlcera.

- No refluxo gastro esofágico, na gastrite e em sintomas como azia e dor de estômago; - Em situações em que a secreção de ácido pelo estômago é excessiva e indesejável; - Antes da administração de um anestésico geral;

- Em doenças do pâncreas tratadas com suplementos enzimáticos;

- Em perturbações gástricas ou duodenais (úlceras ou ulcerações) associadas a medicamentos do tipo dos anti-reumatismais (anti-inflamatórios).

2. ANTES DE TOMAR CIM Contra-indicações

CIM está contra-indicado caso seja alérgico à substância activa ou a qualquer outro componente do medicamento.

Tome especial cuidado com CIM

Deverá avisar o médico se tiver dor de estômago persistente, outras queixas, ou se tiver emagrecimento recente, especialmente os doentes idosos ou de meia idade.

Efeitos em Crianças, Idosos e Doentes com Patologias Especiais

CIM pode ser administrado a crianças (ver 3. Como tomar CIM). No entanto, não se recomenda a utilização como rotina em crianças com idade inferior a 16 anos.

Se tiver uma doença de rins diga-o ao médico antes de tomar Cim. A dose do medicamento pode necessitar de ser ajustada.

Se está a fazer hemodiálise, os comprimidos devem ser tomados após a sessão de diálise.

Os comprimidos efervescentes doseados a 800 mg contêm 423 mg de sódio (sal), por comprimido, pelo que não devem ser administrados a doentes que tenham que fazer dieta com pouco sal (ex. certas doenças do fígado, hipertensão).

Os comprimidos efervescentes contêm aspartame (fonte de fenilalanina) pelo que não devem ser administrados a doentes com fenilcetonúria.

Gravidez

Tal como acontece com qualquer outro medicamento, CIM só deve ser administrado durante a gravidez se prescrito pelo médico assistente.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Aleitamento

Regra geral deve evitar-se o aleitamento durante o tratamento com CIM. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

O Cim não interfere com a condução de veículos nem com a utilização de máquinas. Tomar CIM com outros medicamentos

(3)

medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Alguns medicamentos podem provocar efeitos indesejáveis se forem associados a Cim. Tenha a certeza de que o médico sabe todos os medicamentos que está a tomar, em especial:

Medicamentos com acção na coagulação do sangue (anticoagulantes) Medicamentos para a epilepsia (anti-epilépticos)

Medicamentos para a asma tomados por via oral (anti-asmáticos) Anti-reumatismais (anti-inflamatórios)

Medicamentos para a tensão arterial ou para o coração Medicamentos com acção no sistema nervoso central

Se está a tomar antiácidos, deve tomá-los pelo menos 1 hora antes ou depois de tomar CIM. CIM pode reduzir a absorção de alguns medicamentos. Se está a tomar cetoconazol deve tomá-lo 2 horas antes ou depois de tomar CIM.

3. COMO TOMAR CIM

Siga sempre as instruções do seu médico sobre como e quando tomar Cim. O médico decidirá quantos comprimidos terá que tomar, e por quanto tempo.

A posologia depende da indicação, das condições gerais do doente e da resposta ao tratamento. Os comprimidos efervescentes devem ser totalmente dissolvidos em água antes de serem tomados.

Deve tomar os comprimidos à mesma hora todos os dias. Os alimentos não interferem com a administração de Cim.

Adultos:

A dose usual nos adultos é de 800 mg (um comprimido efervescente) por dia. Em certos casos a dose recomendada varia entre 800 e 1600 mg diários ou pode até ser bastante superior, de acordo com a indicação e as necessidades de cada doente. O seu médico poderá indicar uma dose diferente.

Siga sempre as instruções do seu médico. Crianças:

Cim pode ser administrado por via oral a crianças. No entanto, nas crianças cujo peso corporal não permita a administração de Cim por via oral, deverá ser utilizado Cim por via injectável. Na eventualidade de ser necessário utilizar CIM é recomendado uma toma de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas num total de:

- 20-25 mg/Kg/dia em crianças de 1 – 12 anos; - 20 mg/Kg/dia em crianças de Idade inferior a 1 ano; - 10-15 mg/Kg/dia em recém-nascidos.

Outros – Em doentes com problemas de fígado ou rins a posologia deve ser sempre a indicada pelo médico. O médico poderá ter necessidade de reduzir a dose habitualmente recomendada.

(4)

Duração média da terapêutica:

A duração da terapêutica com Cim deve ser sempre fixada pelo médico assistente. Nas situações agudas, a duração média do tratamento varia entre 4 e 8 semanas, sendo frequente, na esofagite de refluxo, prolongar-se por 12 semanas.

Nas situações que requerem terapêutica de manutenção, a sua duração é estabelecida em função da patologia e das condições individuais do doente.

Se tomar mais CIM do que deveria:

Com doses até 20 g não foram referidos efeitos secundários significativos. Nas situações de sobredosagem deve fazer-se a indução do vómito e/ou lavagem gástrica, juntamente com uma terapêutica sintomática e de suporte. Não há antídoto específico.

No caso de ter tomado de uma só vez uma grande quantidade de comprimidos deve procurar assistência médica de imediato. Mostre ao médico a embalagem de comprimidos.

Caso se tenha esquecido de tomar CIM:

Se se esqueceu de tomar um comprimido de Cim tome-o logo que se lembre.

Tome a dose seguinte no horário habitual e depois continue normalmente o tratamento. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, CIM pode ter efeitos secundários.

Têm sido referidos, ainda que raramente, diarreia, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e tonturas. Se estes sintomas se agravarem ou se ficar preocupado com qualquer outro sintoma enquanto estiver a tomar o medicamento, deve procurar o médico.

Raramente, Cim pode ser associado a efeitos secundários mais graves tais como erupções (manchas) extensas na pele, sensações de queimadura, picada ou formigueiro ou ainda alterações do ritmo cardíaco e certas alterações sanguíneas, como por exemplo anemia.

Raramente podem surgir outros efeitos secundários graves, tais como erupção da pele com prurido (comichão), edema ( inchaço) da face ou dificuldade em respirar. Se qualquer destes sintomas ocorrer procure imediatamente assistência médica.

Raramente também poderão ocorrer febre, queda de cabelo, confusão (geralmente em doentes mais idosos ou mais debilitados) e alterações no funcionamento dos rins e fígado ou no pâncreas. Estas situações são normalmente transitórias e tendem a normalizar quando se interrompe o medicamento. Em alguns doentes do sexo masculino a fazer Cim pode ocorrer aumento das glândulas mamárias e foram referidos casos raros de problemas sexuais. Estes efeitos desaparecem com a suspensão do medicamento.

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. CONSERVAÇÃO DE CIM

(5)

Não conservar acima de 25°C.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Não utilize CIM após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Este folheto foi revisto pela última vez em Abril de 2005

Referências

Documentos relacionados

Consulte seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento. Se você estiver grávida ou planejando engravidar, consulte o seu médico. A experiência clínica com

Na tomografia computadorizada foi observado a imagem sugestiva de dois supranumerários na região média da maxila, sendo um supranumerário, caudal, em posição

Se você não estiver seguro sobre as causas de sua infecção, consulte um médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.. Não deve utilizar este medicamento se você

· para cada aumento de uma unidade na classifi- cação de ASA, aumentou-se em 52% a chance dos paci- entes apresentarem complicações após as apendicectomias; · pacientes que

Originalmente apresentado como tese de doutorado de sua autora, Mariana Souto, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), o livro Infiltrados e Invasores:

21.. respectivo preparo, inclusive porte de remessa e retorno, sob pena de deserção. § 1º São dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela

um indivíduo de um gênero determinado, é melhor utilizar para ele “natureza”, conceito mais pontual e relativo a um indivíduo, que “essência”, de significação mais geral,

Observou-se que 53,8% dos animais foram positivos para Babesia spp., além de possuírem sinais de anemia regenerativa durante a avaliação do esfregaço.. PALAVRAS-CHAVE: