• Nenhum resultado encontrado

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA APLICAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA APLICAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION

TECHNOLOGIES (TDIC) IN THE APPLICATION OF THE SCIENCES CURRICULUM OF

Abstract: This article has the theme "The use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the application of the Natural Sciences curriculum" and is based on the observations made about the problems faced by teachers who teach classes in the municipality of Jauru - MT and Brazil, through studies and readings, surveys and publications. In this context, the objective is to analyze the pedagogical practices developed by teachers and the use of digital information and communication technologies in the application of the Natural Sciences curriculum in the final years of elementary education in public schools in the city of Jauru - MT. As such, the article presents qualitative research as a methodological approach, adopting the questionnaire as an instrument for data collection. In this perspective, the use of Digital Technologies should be seen as an important proposal for teaching practices, allowing great advances in development and in the satisfaction of teaching and learning. For this purpose, the results obtained intend to present significant strategies that contribute as a valuing element to the practices applied in the context of the school environment, in view of the advances and challenges encountered by teachers with regard to training and the construction of satisfactory learning.

Keywords: Digital Technologies; Practices Pedagogical; Teaching and Learning

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA APLICAÇÃO DO

CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Carla Fonseca de Andrade Rodrigues Tatiane Maria da Silva Dias

Eixo Temático 1. Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC Subgrupo 1.2 Docência, formação e atuação – o papel do professor”

Resumo: Esse artigo tem como tema “A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na aplicação do currículo de Ciências da Natureza” e está pautado nas observações realizadas acerca dos problemas enfrentados por professores que ministram aulas no munícipio de Jauru - MT e de Brasil, por meio estudos e leituras, levantamentos e publicações. Nesse contexto o objetivo é analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na aplicação do currículo de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Jauru – MT. Por assim ser, o artigo apresenta como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, adotando como instrumento de coleta de dados o questionário. Nesse viés o uso das Tecnologias Digitais, devem ser vistas como uma proposta importante de práticas de ensino, permitindo grandes avanços no desenvolvimento e na satisfação de ensinar e aprender. Para tanto, pretende-se com os resultados obtidos apresentar estratégias significativas que contribuam como elemento valorizador para as práticas aplicadas no contexto do ambiente escolar, frente aos avanços e desafios encontrados pelos docentes no que diz respeito a formação e a construção de uma aprendizagem satisfatória.

(2)

1. Introdução

A definição do tema: A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na aplicação do currículo de Ciências da Natureza, não aconteceu ao acaso, essa escolha é resultado da observação dos problemas enfrentados pela grande maioria dos professores em sala de aula, não somente do município de Jauru, mas de outras cidades do Brasil, através da leitura de artigos, entrevistas e publicações em geral.

Diante das informações obtidas recorrentes das inúmeras reclamações e das observações realizadas, é possível notar à apatia apresentada pelos estudantes, não só na área das Ciências da Natureza, mas em todas as áreas do conhecimento. É notório o desinteresse total dos educandos que chegam à escola e muitas vezes se recusam a realizar as atividades propostas dizendo: “nunca utilizarei tal conteúdo em minha vida”.

Ao observar essa realidade, verificamos que os anos se passaram, os estudos sobre as metodologias de ensino se aperfeiçoaram, as tecnologias avançaram, os investimentos em formação docente aumentaram, o quadro funcional das escolas melhoraram, mas podemos afirmar que em muitos casos, o desenvolvimento da atividade docente continua estagnado e problemas diversos como indisciplina, evasão e reprovação não são consideradas nos métodos de ensino, ficando apenas na retórica, junto a isso, permanece o quadro e o giz.

Diante disso essa pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na aplicação do currículo de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Jauru – MT. Objetiva ainda responder a seguinte indagação: A utilização das TDICs na aplicação do currículo de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental colabora para uma aprendizagem de qualidade?

2. Utilização das Tecnologias Digitais de Informação e

Comunicação (TDICs) no ensino de Ciências da Natureza

As Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs) podem constituir um elemento valorizador das práticas pedagógicas em todos os anos escolares, já que acrescenta em termos de acesso à informação, flexibilidade, diversidade de suportes no seu tratamento e apresentação (MARTINHO & POMBO, 2009). Para estes autores as TDICs valorizam ainda, os processos de compreensão e aprendizagem de conceitos e fenômenos diversos, na medida em que conseguem associar diferentes tipos de representação que vão desde o texto, à imagem fixa e animada, ao vídeo e ao som.

Inserir tais recursos tecnológicos na escola não é garantia de uma transformação verdadeira e qualitativa nas práticas pedagógicas, especialmente no Ensino Fundamental que requer mais atenção nas atividades práticas. Diversos autores afirmam e a cada dia isso fica mais evidenciado que o professor de Ciências do século XXI deve abandonar a ideia de transmissor do conhecimento e propiciar a criação de ambientes de aprendizagens, isso pode ser tanto dentro da sala de aula como em atividades extraclasse. Além disso, esse profissional precisa assumir o papel de educador (agente principal de formação do cidadão) (BARROQUEIRO et al, 2009). Para atingir seus objetivos em sala de aula as TDICs são

(3)

excelentes ferramentas, pois se usadas adequadamente agregam valor no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido Brito e Purificação (2008) afirmam que:

[...] a comunidade escolar depara-se com três caminhos: repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo, ou apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos (BRITO E PURIFICAÇÃO 2008, p. 25).

Das diversas ferramentas, métodos e técnicas que existem nas escolas no domínio das TDICs, a mais utilizada é o computador. Segundo Ponte (1997), muitos professores veem o computador como um potencial substituto. Tal visão é infundada, porque o computador não tem qualquer possibilidade de desempenhar as funções mais delicadas e mais importantes na educação das crianças, jovens e adultos. “O computador é apenas um instrumento que cria novas possibilidades de trabalho e novas responsabilidades ao professor e o obriga a um esforço permanente de atualização e formação” (MARTINHO & POMBO, 2009, p.527). O computador deve dar as condições aos alunos exercitarem a capacidade de procurar e selecionar informação, resolver problemas e outros (PONTE, 1997).

Referindo-se ao ensino de Ciências, os computadores apresentam grande potencial enquanto ferramenta, pois a combinação da característica iconográfica, o uso de imagens e linguagem hipertextual é particularmente atrativo para a educação, especialmente quando se considera a transposição de fenômenos do meio natural para o meio digital (ASSIS, et al 2011). O uso de tecnologias permite que o aluno faça previsões e simultaneamente observe os efeitos das alterações das variáveis, contribuindo dessa forma para a construção de conceitos conforme assevera Giordan (2008).

Fazendo uma reflexão um pouco mais ampla, Kenski (2003) alerta para a necessidade de oportunizar os professores a se familiarizarem com as novas tecnologias, conhecendo suas possibilidades e seus limites para que possam fazer escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas para as situações de didáticas. Tajra (2001) corrobora com essa ideia afirmando que não existe forma universal para a utilização dos computadores na educação, pois a tecnologia é um vasto campo de busca e cabe a cada professor dentro da sua práxis descobrir a melhor forma de utilizá-lo, entretanto deve manter a mente aberta para mudanças, principalmente na sua postura, especialmente como mediador e coordenador do processo de ensino aprendizagem e não mais como detentor do conhecimento.

É notório que as TDICs provocam mudanças, com a sua utilização o educador deverá realizar sempre uma reflexão sobre as inumeráveis formas de construção do conhecimento. Para Martinho & Pombo (2009, p. 528),

[...] a introdução das TICs no ensino, e em particular, no Ensino das Ciências Naturais, origina uma alteração nos papéis de todos os intervenientes do processo de ensino e de aprendizagem. Esta alteração traz a resolução de várias questões que “perseguem” o ensino, na procura da melhoria da sua qualidade, como seja, o combate à indisciplina e ao insucesso, o despertar da motivação e o desenvolvimento de competências. Parece-nos, assim, que um dos papéis que sofrerá mais alterações será o do professor, o qual

(4)

passará de uma exposição do conteúdo para o aluno assimilar, para um papel mais mediador.

Cabe ao professor promover a aprendizagem do aluno, para que ele possa construir o seu conhecimento num ambiente que o desafie e o motive para a exploração, a reflexão e a descoberta de conceitos relacionados com os problemas que desenvolve (PAPERT, 2008). Também o papel do aluno deverá sofrer algumas alterações, na direção de apurar o seu senso crítico, a sua capacidade de análise e síntese e a sua autonomia (MARTINHO & POMBO, 2009). Para estes autores, o estudante deve ser um utilizador hábil e eficiente das novas tecnologias o que já está acontecendo atualmente, um construtor do seu conhecimento na busca de soluções de problemas reais, um consumidor e produtor de informação e de produtos úteis a sociedade, e um editor daquela que ele próprio produz, sendo esta ação, talvez a faceta mais inovadora de todo este processo.

Para Castells (2000) as características mais importantes das TDICs são: a informação como matéria-prima, a flexibilidade no processo de ensino aprendizagem e o uso das TDICs através da rede mundial (Internet). A rede mundial (Internet) é uma forma de comunicação e integração entre pessoas, altamente dinâmica e extremamente utilizada por praticamente toda a população do planeta, ela propicia a criação, organização e a integração com a informação e estas estão influenciando a relação ensino aprendizagem (BARROQUEIRO, et al 2009).

Dessa forma, o potencial das TDICs, quando utilizadas corretamente no ensino das Ciências, está relacionado com a reestruturação do currículo e a redefinição das pedagogias de ensino. Estas tecnologias facilitam o acesso a um gigantesco conjunto de informação e recursos cuja utilização implica o desenvolvimento de capacidades de avaliação, de interpretação e de reflexão crítica (OSBORN & HANNESSY, 2003). O modelo atual de utilização das TDICs no ensino das Ciências está passando por profundas transformações e é necessário ir além da abordagem interativa e investigativa que se socorre de ferramentas de recolhimento e processamento de dados, software multimídia, sistemas de informação, de edição de texto e de apresentação, tecnologia para projeção (OSBORN& HANNESSY, 2003).

Para Ariza e Artmenteros (2014) é interessante que as TDICs sejam utilizadas como um meio para solucionar as principais preocupações dos professores de Ciências que são: a motivação dos alunos para o desenvolvimento desse componente e auxiliá-los a compreender o valor do conhecimento científico para explicar muitos dos fenômenos naturais e cotidianos.

Para conseguir alcançar tais objetivos as TDICs, necessitam se enraizar nas estratégias de todos os professores. Em relação à utilização da Internet, no ensino das Ciências é necessário que ela seja fonte de informação e meio de interações que possibilitem atividades de aprendizagem autênticas e um maior envolvimento e controle das aprendizagens por parte dos alunos. Hargis (2001) e Murphy (2003) enfatizam que os professores de Ciências precisam reconhecer seu potencial como ferramenta educativa e ainda que as TDICs sejam utilizadas como uma fonte de referência (utilizando informações obtidas nos diversos sites pedagógicos), como um meio de comunicação (através do uso do correio eletrônico, da discussão on line, das apresentações em PowerPoint, da apresentação de imagens digitais e da

(5)
(6)

de quadros interativos) como um meio para exploração (com recurso a programas de programação básica e de simulação).

3. Metodologia

Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de natureza aplicada com o objetivo de pesquisa exploratória, onde buscamos analisar quais instrumentos das TDICs são utilizados pelos professores do ensino fundamental para a aplicação do currículo de Ciências da Natureza, em escolas públicas localizadas no município de Jauru - MT. Para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Neste mesmo sentido, a pesquisa exploratória tem como intuito proporcionar visão geral, de modo aproximativo, a respeito de determinado fato, como também proporcionar familiaridade com o problema e torná-lo mais explicito e ainda formular hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores (GIL, 2010). Os participantes da pesquisa foram professores que lecionam a disciplina de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Jauru, região oeste de Mato Grosso, sendo elas: Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Escola Municipal Lourdes Maria de Lima e Escola Municipal Professora Rosimeire Aparecida da Silva.·.

Como instrumento de pesquisa foi elaborado um questionário, voltado aos professores participantes, com a finalidade de investigar quais são os instrumentos das TDICs que eles utilizam nas aulas de Ciências da Natureza, bem como os instrumentos disponíveis nas unidades escolares. O questionário foi enviado por meio eletrônico aos professores, que responderam e reencaminharam as respostas por e-mail.

O questionário para Gil (2010); Lakatos e Marconi (2011) é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante, deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instruções.

Para a análise de dados, foi realizado processo de seleção, codificação e tabulação de acordo com Marconi e Lakatos (2011). Na seleção, foram examinadas as informações fornecidas pelos docentes. Após essa etapa, realizamos a codificação, e os dados foram categorizados, transformando o que era qualitativo em quantitativo e, em seguida, foi realizada a tabulação e estes foram inseridos em tabelas e posteriormente em gráficos. Após a obtenção dos dados e já com os resultados, seguimos a etapa de análise, que tem como objetivo sistematizá-los e sintetizá-los, e assim fornecer respostas ao problema investigado na pesquisa.

4. Resultados e Discussão

Apresentamos os resultados pertinentes ao questionário aplicado aos professores que trabalham com o componente curricular “Ciências da Natureza” nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Jauru - MT, e se mostraram atenciosos quanto às atividades de pesquisa. Todos forneceram as informações que as

(7)

pesquisadoras solicitaram demonstrando grande interesse pelo resultado do trabalho. De acordo com os dados do questionário 66,7% dos educadores são do sexo masculino e o mesmo percentual possuem idade entre 26 a 35 anos. Ainda foi observado que a maioria (66,7%) possui entre 10 a 15 anos de serviço e todos (100%) são graduados em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e

Especialização na área da Educação, ou seja, todos trabalham em sua disciplina de formação.

Quanto à formação continuada todos os professores afirmaram que participaram de formação docente ministrada pelos coordenadores pedagógicos durante 04 (quatro) horas semanais, em um total de 80 (oitenta) horas anuais. Essa formação faz parte das políticas públicas adotadas pelo governo do estado de Mato Grosso e seguida por todos os municípios.

As escolas e secretarias municipais têm autonomia para escolherem os temas que acharem necessária reflexão, desde que sigam as orientações do órgão central, SEDUC – MT (Secretaria de Estado e Educação). Em seguida foi perguntado aos docentes se estes cursos contribuíram para a melhoria do processo de ensino aprendizagem através da utilização das TDICs, como pode ser observado no gráfico 01.

Figura 01 – Melhoria na aprendizagem dos alunos com a utilização das TDICs

Fonte: Autoria Própria

Analisando o gráfico, observamos que a maioria dos professores acreditam que os cursos de formação continuada contribuíram para a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos com a utilização das TDICs, fortalecendo os objetivos dessa ação que é reforçar a prática pedagógica do educador e assim melhorar a qualidade do ensino. Sem dúvida, “a prática é a razão de ser da teoria, o que significa que a teoria só se constitui e se desenvolve em função da prática que opera, ao mesmo tempo, como seu fundamento, finalidade e critério de verdade” (SAVIANI, 2007, p.3). Isso quer dizer que a formação contínua torna-se sólida quando a prática e a teoria caminham juntas, conforme observa Saviani: “a prática igualmente depende da teoria, já que sua consistência é determinada pela teoria” (2007, p.3), assim se o processo de ensino aprendizagem melhorou através da formação, possivelmente é porque o professor melhorou sua prática.

Foi solicitado ainda aos docentes que eles indicassem a disponibilidade de equipamentos existentes na escola em que trabalha, o resultado está representado nas figuras 2 e 3.

(8)

Figura 2 – Laboratório de Informática/Computador/Internet

Fonte: Autoria Própria

Figura 3 – Data show

Fonte: Autoria Própria

Quanto ao uso das TDICs nas escolas, percebemos grandes problemas, pois a maioria das unidades investigadas não possuem laboratório de informática funcionando adequadamente, segundo o questionário todas possuem, mas são computadores muito antigos, muitas vezes grande parte sem funcionar, outras não tem internet, dificultando sua utilização. É indiscutível que o uso das tecnologias na prática pedagógica colabora para um aprendizado mais rico, uma vez que traz novas formas de pensar, explorar e se apropriar do conhecimento. Além disso, a representação simbólica na tela do computador com gráficos, hipertextos, imagens, ícones e sons fazem com que o aluno realize uma aprendizagem com interatividade, construindo assim, novas formas de representação e significação mental (PRATA, 2005). E ainda,

[...] ao colocar seus alunos frente a computadores, automaticamente o professor deixa de ser o centro de atenção na sala de aula. Os aprendizes passam a gerir a própria aprendizagem, mesmo que parcialmente. No início a sensação de desconforto pode ser considerável para o professor, pois suas competências de manejo de classe já não são adequadas no novo ambiente (CYSNEIROS, 2006, p. 20).

(9)

Além dos problemas já mencionados, verificamos na figura 3 que metade das instituições não possui aparelho de data show suficiente, forçando o professor utilizar dentro da sala de aula apenas o quadro e giz/e ou pincel como recursos didáticos numa aula expositiva/dialogada.

Oferecer uma educação alicerçada pelas novas tecnologias nas escolas públicas é ainda um desafio e isso fica evidente no município de Jauru, visto as condições inadequadas de utilização do laboratório, dentre inúmeras dificuldades encontradas diariamente para que se realizem avanços concretos no ensino da tecnologia. Para Bielschowsky (2009, p. 9), alguns fatores explicam a dificuldade de fazer os laboratórios de Informática e outros recursos tecnológicos serem ativos e bem utilizados:

[...] levar a tecnologia para sala de aula com o objetivo de estar a serviço de uma aprendizagem significativa ainda é um desafio numa realidade educacional pública. A questão de como implementar uma política de TIC a serviço da melhoria do processo educacional é enfatizada por diferentes autores, lançando um importante alerta deque não basta implementar uma infraestrutura para alcançar consequências positivas no processo de ensino e aprendizagem.

Como afirma o autor não basta implementar as TDICs, é necessário realizar manutenção periódica nos equipamentos e acima de tudo qualificar os professores para que realizem seu uso adequado e não seja apenas um passa tempo diferenciado. Com essas informações indagamos ainda aos educadores quais as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos mesmos em sala de aula, o resultado está demonstrado na figura 4.

Figura 4: Prática pedagógica mais utilizada pelos professores nas aulas de Ciências

Fonte: Autoria Própria

Nessa pergunta os professores pontuaram mais de um item, mas foi solicitado pelas pesquisadoras que os mesmos apontassem a metodologia mais recorrente e foi essa a considerada na figura 4. Como pode ser observada a aula dialogada com a utilização do livro didático, como ferramenta pedagógica é a prática mais utilizada pelos professores nas aulas de Ciências. Vejamos o que nos diz Silva sobre o livro didático:

[...] Ao longo dos anos, o livro didático vem se constituindo em uma ferramenta de caráter pedagógico capaz de provocar e nortear possíveis mudanças e aperfeiçoamento na prática pedagógica: “não é à toa que a imagem estilizada do professor apresenta-o com um livro nas mãos, dando a

(10)

entender que o ensino, o livro e o conhecimento são elementos inseparáveis, indicotomizáveis” (SILVA, 1996, p. 8).

A aula dialogada é importante para a construção de pensamento crítico e desenvolvimento de autonomia intelectual e afetiva acerca de problemas apresentados em sala de aula. Vale ressaltar que a aula expositiva sem interação coloca os alunos no lugar de receptores do conhecimento e não de sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Sabemos que o livro didático quando bem utilizado pode se transformar em um elemento com possibilidades de expansão de informações e reflexões dos alunos sobre o assunto. Sendo assim, o livro didático seria um material provocador para reflexões posteriores e com utilização de outros recursos especialmente as TDICs, jornais, revistas, internet, filmes, livros, documentários, etc.

Na pesquisa os professores disseram que utilizam também a experimentação geralmente através de processos simples demonstrados dentro da sala de aula e as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). O computador e o data show são os recursos mais utilizados para a apresentação de conceitos e de seminários, mas essa metodologia se mostrou diferente de acordo com a escola. Na Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, os professores apontaram essa prática, como atividade cotidiana, pois em cada sala possui um aparelho de projeção de imagem instalado. Nas demais escolas, os professores mencionaram tal ação como algo esporádico. Na Escola Municipal Professora Rosimeire Aparecida da Silva, os educadores citaram a grande dificuldade que é agendar o aparelho, já que a escola possui apenas um, para todas as salas.

A utilização das TDICs é de grande valia no processo de aprendizagem, mas vale ressaltar que uma aula que utiliza computador e data show pode simplesmente ter mudado a aparência, mas manter a metodologia, as práticas pedagógicas intocadas, ou seja, ser absolutamente tradicional, sem espaço de participação dos alunos e sem levar a reflexão e construção de emancipação.

Assim, para a utilização dessa metodologia os professores realmente devem estar bem preparados. Das escolas pesquisadas somente uma tem laboratório que funciona razoavelmente segundo os professores, no entanto, uma aula pode ser ministrada com diversas metodologias envolvendo ou não a tecnologia, isso acontece quando os alunos são instigados a pensar, com promoção do diálogo, pesquisa e valorização dos debates e os trabalhos em grupo orientados pelo professor com discussão em sala de aula.

Os educadores foram indagados ainda se há utilização de telefones celulares para realização de pesquisa em sala de aula, jogos educativos ou realização de outras tarefas pedagógicas, a resposta dos professores está representada na figura 5.

(11)

Figura 5 – Utilização de telefones celulares para a realização de atividades em sala de aula.

Fonte: Autoria Própria

De acordo com a resposta dos docentes, não há a utilização de telefones celulares para a realização de pesquisa, pois a maioria das escolas mencionadas não possui internet liberada para os alunos, e muitos educandos não possuem o aparelho, assim quando há laboratório de informática, eles utilizam os mesmos.

A falta de utilização das TDICs em sala de aula pode levar a apatia dos alunos, para Nalini (2017, p.1) “se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele” e a utilização do celular é uma alternativa para estimular a concentração dos alunos nos conteúdos apresentados, mas ela precisa ser muito bem planejada, pois caso contrário os educandos ficarão navegando em sites fora do contexto e até realizar práticas como o o cyberbullying ou o isolamento social.

5. Considerações Finais

No que diz respeito ao contexto educativo, grande são os desafios encontrados no processo de aprender e ensinar, por essa razão é imprescindível estabelecer relações entre as várias práticas utilizadas pelos docentes como via metodológica de ensino, afim de que possam contribuir para o alcance dos objetivos propostos e planejados para a execução dos trabalhos docentes.

Respondendo a indagação dessa pesquisa: A utilização das TDICs na aplicação do currículo de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental colabora para uma aprendizagem de qualidade? Podemos afirmar através das diversas leituras e análise que as TDICs são instrumentos importantes para a aplicação do currículo, pois constitui e aprimora o uso das mais variadas práticas pedagógicas em todo o contexto da educação escolar, criando possibilidades de adotar meios para a educação de qualidade.

Nas várias práticas exercidas pelo professor grande são os anseios que se fazem presente no processo de ensinar, pois por inúmeras vezes são grandes as dificuldades encontradas em relação aos métodos utilizados como abordagens pedagógicas e metodológicas de ensino e isso fica evidente através do questionário respondido pelos docentes da rede pública do município de Jauru – MT, que acreditam que as TDICs são instrumentos importantes no desenvolvimento das aulas, mas devido à deficiência de equipamentos, são pouco utilizadas.

Nesse sentido, acredita-se que grandes são as reflexões realizadas pelos professores acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas por meio de todos os estudos e observações realizadas no decorrer da pesquisa, de forma a contribuir significativamente como meio inovador das práticas executadas em sala de aula.

Contudo é notório por meio dos resultados obtidos, que as Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs), proporciona aos alunos melhor aprendizagem, mas quando os equipamentos são escassos na unidade escolar cabe ao educador assumir o papel de preparar e planejar com exatidão suas aulas e desenvolver outras metodologias para a aplicação do currículo com qualidade, e isso só é possível através do envolvimento do educando no processo de construção do conhecimento para a aquisição de uma aprendizagem significativa.

(12)

Portanto, o presente artigo está inserido no contexto de estudo que aborda as Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TICs), como ferramenta de extrema e grande importância assumindo uma perspectiva positiva que possibilite ao professor à execução de um trabalho voltado as práticas pedagógicas.

6. Referências Bibliográficas

ARIZA, M, R. ARMENTEROS, A, Q. Nuevas tecnologías y aprendizaje

significativo de lãs ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, v. 32, n. 1,

p.101-115, 2014.

ASSIS, K, K, et al. A articulação entre o ensino de ciências e as TIC: desafios e

possibilidades para a formação continuada. X Congresso Nacional de Educação

EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e educação – SIRSSE, PUCPR, Nov.

2011 Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5209_2477.pdf.

Acesso em 20/05/2017.

BARROQUEIRO, C.H. et al. Uso das Tecnologias de Informação e e

Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática: Uma Benção ou um

Problema? In: VII Enpec. Anais do VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores

em Educação em Ciências, Centro de Cultura e Eventos da UFSC 8 a 13 de nov de 2009. Disponível em: Acesso em: 28 de mar de 2017.

BIELSCHOWSKY, C. E. Tecnologia da Informação e Comunicação das

Escolas Públicas Brasileiras: o programa PROINFO integrado. São

Paulo. Revista e curriculum. 2009.

BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias um re-pensar. 2. ed. Curitiba: Ibpex. 2008.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo. Paz e Terra. 2000.

CYSNEIROS, P. G. . Novas Tecnologias, Informação e Educação e

Sociedade. São Paulo. Unicamp, CEDES - no prelo. 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo. Atlas. 2010 GIORDAN, M. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. São Paulo. Química Nova Escola. Experimentação e Ensino de Ciências. Nº 10. 1999.

HARGIS, J. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um

estudo de caso). Disponível em: https:// 2001

www.researchgate.net/publication/28319842_Potencialidades_das_TIC_no_ensino_ das_Cie ncias_Naturais_-_um_estudo_de_caso [acesso em set, 2017].

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia

científica. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

MARTINHO, T., POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências

Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,

(13)

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo. Hucitec; Rio de Janeiro. Abrasco. (Saúde em debate; 46). 2000

MURPHY, C. Literature Review in Primary Science and ICT. 2003. Disponível em: http://www.futurelab.org.uk/download/pdfs/research/ lit_reviews/ Primary_S chool_Review.pdf. Acesso em: 25 de Agosto de 2017.

NALINI, J.R. Aprovada a lei que libera o uso de celular nas escolas estaduais

de São Paulo. 2017. Disponível em:

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/aprovada-lei-que-libera-o- uso-do-celular-em-escolas-estaduais-de-sp/Acesso em: 22 jan. 2018.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da

informática (edição revisada). Nova tradução, prefácio e notas de Paulo Gileno

Cysneiros. Ed, Rev. Porto Alegre. Editora Artmed. 2008.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância - Campinas, SP. Papirus. ( Série Prática Pedagógica). 2003.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. São Paulo. Cad. Pesqui. 2007.

SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em Aberto. Ministério da Educação e Desporto SEDIAE/ INEP. 1996.

PRATA, C. L. Gestão Democrática e Tecnologia de Informática na Educação

Pública: o ProInfo no Espírito Santo. Dissertação de Mestrado apresentada ao

Curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/ handle/10183/7075. Acesso em 05 de março de 2017.

PONTE. J.P. As Novas Tecnologias e a Educação. Lisboa. Texto Editora. 1997. OSBORN, J. e S. HENNESSY. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências

Naturais - um estudo de caso. 2003. Disponível

em:https://www.researchgate.net/publication/28319842_Potencialidades_das_TIC_n o_ensi no_da

TARJA, S. F. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o

Referências

Documentos relacionados

Processo Administrativo Disciplinar, que concluiu que o servidor RENATO PIRES LIMA JÚNIOR, professor, matrícula nº 5921, lotado na Escola Municipal Zelinda

O trabalho foi construído a partir dos resultados de uma pesquisa maior que analisou as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo dos seis cursos de

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são importantes aliados da prática pedagógica com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Este estudo tem como objetivo avaliar o Programa de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017, segundo

Os exames que apre- sentassem a avaliação de coluna lombar e fêmur direito foram considerados elegíveis para o presente estudo.. O mês de dezembro representou 3,5% de todos exames

O CI com apenas determinantes de excitação simples (CIS) não apresenta uma melhora no cálculo de energia, mas essas excitações são importantes para a descrição de

Assim, como Dostoiévski ilustra em seu Crime e Castigo, o criminoso pode estar muito próximo de qualquer um, e não apenas nas camadas mais pobres da

O presente artigo irá analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, o papel atribuído às emoções no processo de tomada de decisão, sobretudo decisões morais, tendo como