• Nenhum resultado encontrado

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Maranhão. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Maranhão. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Boletim

j

Manual de Procedimentos

Veja nos Próximos

Fascículos

a IPI - Retorno - Entrega de

mercadoria em destinatário

diverso do indicado na nota

fiscal

a IPI - Construção civil -

Fornecimento de concreto,

por empreitada, preparado

em betoneiras acopladas a

caminhões

ICMS - IPI e Outros

Fascículo N

o

50/2013

Maranhão

/

a

Federal

IPI

Construção civil - Edificação - Exclusão do conceito de industria-lização . . . . 01

/

a

Estadual

ICMS

Substituição tributária - Venda porta a porta . . . . 02

/

a

IOB Setorial

Estadual

Elétrico - Emissão de documentos fiscais nas operações internas sujeitas a faturamento sob o sistema de compensação de energia elétrica . . . . 05

/

a

IOB Comenta

Federal

IPI - Penalidades pelo descumprimento de obrigações acessórias . . . 07

/

a

IOB Perguntas e Respostas

IOF

Câmbio - Alíquota . . . . 08

IPI

Alíquota - Néctar de frutas . . . . 08

Suspensão - Repenec - Aplicação . . . . 08

ICMS/MA

Antecipação - Operações interestaduais - Comércio atacadista e varejista . . . . 09

(2)

© 2013 by IOB FOLHAMATIC EBS > SAGE

Capa:

Marketing IOB FOLHAMATIC EBS > SAGE Editoração Eletrônica e Revisão: Editorial IOB FOLHAMATIC EBS > SAGE

Telefone: (11) 2188-7900 (São Paulo) 0800-724-7900 (Outras Localidades)

Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio ou processo, sem prévia autorização do autor (Lei no 9.610, de 19.02.1998, DOU de 20.02.1998).

Impresso no Brasil

Printed in Brazil Boletim IOB

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

ICMS, IPI e outros : IPI : construção civil : edificação.... -- 9. ed. -- São Paulo : IOB Folhamatic, 2013. -- (Coleção manual de procedimentos)

ISBN 978-85-379-2017-6

1. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - Brasil 2. Imposto sobre Produtos Industrializados - Brasil 3. Tributos - Brasil I. Série.

13-13013 CDU-34:336.223(81)

Índices para catálogo sistemático:

1. Brasil : Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços : ICMS : Direito tributário

34:336.223(81)

2. Brasil : Imposto sobre Produtos

Industrializados : IPI : Direito tributário 34:336.223(81)

(3)

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

Boletim

j

IPI

Construção civil - Edificação - Exclusão

do conceito de industrialização

SUMÁRIO 1. Introdução

2. Exclusão do conceito de industrialização 1. IntrOduçãO

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de âmbito federal, tem como fatos geradores: a) o desembaraço adu-aneiro de produto de procedência estran-geira; b) a saída de produto de estabelecimento indus-trial; e

c) a saída de produto de estabeleci-mento equiparado a industrial.

Neste texto, trataremos da exclusão do conceito de industrialização para fins de incidência do IPI das operações que resultem em edificações.

(RIPI/2010, art. 35)

2. ExCLuSãO dO COnCEItO dE InduStrIALIzAçãO

A legislação do IPI dispõe que é considerada industrialização, entre outras, a montagem definida

como a operação que consiste na reunião de dutos, peças ou partes da qual resulte um novo pro-duto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal.

No caso de operação industrial que ocorra no próprio local do consumo ou de utilização do produto, fora do estabelecimento industrial, a legislação

consi-dera como ocorrido o fato gerador no momento da sua conclusão, que é entendido

como a data de entrega do pro-duto ao adquirente ou a data

em que se iniciar o seu con-sumo ou a sua utilização,

se anterior à entrega.

Contudo, a legisla-ção exclui do conceito de industrialização a montagem realizada fora do estabelecimento indus-trial, que consista na reunião de produtos, peças ou partes, da qual resulte:

a) edificações, como casas, edifícios, pontes, hangares, galpões e obras semelhantes, e suas coberturas;

b) instalação de oleodutos, usinas hidrelétricas, torres de refrigeração, estações e centrais telefônicas e outros sistemas de telecomuni-cação e telefonia, estações, usinas e redes de distribuição de energia elétrica e seme-lhantes; ou

c) fixação de unidades ou complexos industriais ao solo.

a

Federal

No caso de operação industrial que ocorra no próprio local do consumo ou de utilização do produto, fora do estabelecimento industrial, a legislação considera como ocorrido o fato gerador no momento da sua conclusão, que é entendido como a data de entrega do produto

ao adquirente ou a data em que se iniciar o seu consumo ou a sua utilização, se

(4)

50-02 MA Manual de Procedimentos - Dez/2013 - Fascículo 50 - Boletim IOB

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

Apesar de as operações anteriormente referidas não serem consideradas industrialização para efeito de incidência do IPI, é exigido o pagamento do imposto sobre os produtos, partes ou peças utilizados na operação de montagem.

Dessa forma, caso a empresa industrialize em seu estabelecimento os produtos, partes ou peças utilizados na montagem, sobre as suas saídas do estabelecimento industrializador haverá a incidência do IPI.

A base de cálculo será o valor total cobrado do adquirente do equipamento pela operação realizada, aí incluídos os custos relativos à montagem do bem e demais despesas acessórias.

A Secretaria da Receita Federal (RFB) pronunciou--se nesse sentido por meio da Solução de Consulta nº 50/2003, a seguir reproduzida:

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 8ª REGIÃO FISCAL

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 50 de 18 de março de 2003 ASSUNTO: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI

EMENTA: INDUSTRIALIZAÇÃO. CONCEITO. EXCLUSÕES. Caracteriza-se como operação de industrialização, na modalidade montagem, a reunião de partes, peças e componentes da qual resulte elevadores, inclusive quando realizada fora do estabelecimento do executor, no próprio prédio onde esses equipamentos serão utilizados, não se aplicando nessa hipótese a exceção de que trata o art. 5º, inciso VIII, letras “b” ou “c”, do Decreto nº 4.544, de 2002. As partes, peças e componentes, fabricados ou importados pelo industrial, executor da montagem, a serem remetidos ao local em que será realizada a industrialização do bem, poderão sair de seu estabelecimento com suspensão do IPI. Considerar-se-á ocorrido o fato gerador desse imposto quando concluída a montagem do elevador, isto é, na data em que este for formalmente entregue ao adquirente, de acordo com as condições negociais estipuladas, ou na data em que se iniciar sua utilização, caso esta se dê antes da formalização da entrega. O valor tributável para cálculo do IPI será o valor total cobrado do adquirente do equipa-mento pela operação realizada, aí incluídos os custos rela-tivos à montagem do bem e demais despesas acessórias debitadas, entre as quais, quando for o caso, as referentes à instalação do equipamento no local a ele destinado na construção, onde se dará seu funcionamento.

Caso a empresa de construção civil adquira de terceiros os materiais (produtos, peças ou partes) utilizados na obra da qual resultem os bens imóveis anteriormente citados, não haverá a incidência do IPI nas suas saídas.

(RIPI/2010, art. 4º, III, art. 5º, VIII, “a”, parágrafo único, art. 36, VII, parágrafo único, e art. 190, II, § 1º; Parecer Normativo CST nº 9/1971; Solução de Consulta nº 50/2003)

N

a

Estadual

ICMS

Substituição tributária - Venda porta a

porta

SUMÁRIO 1. Introdução

2. Retenção e recolhimento do imposto - Responsabilidade por substituição 3. Base de cálculo 4. Alíquota 5. Roteiro prático 6. Nota fiscal 7. Penalidades 1. IntrOduçãO

A venda porta a porta a consumidor final é promovida por empresas que se utilizam do sistema de marketing direto para comercialização dos seus

produtos. Trata-se de um método muito utilizado por empresas de cosméticos e de utilidades domésticas, as quais não colocam seus produtos à venda em lojas, utilizando-se apenas do sistema de marketing direto, por meio de catálogos ou revistas.

Para o marketing direto, foi criado um sistema de recolhimento do ICMS para que as empresas que dele se utilizam possam recolher o imposto devido por seus revendedores ambulantes. Seria difícil e extre-mamente custoso providenciar a inscrição estadual de todos esses revendedores, que, normalmente, não mantêm estoque de produtos e, tendo inscrição estadual, teriam de cumprir todas as obrigações acessórias previstas para os contribuintes de ICMS, como emissão de notas, apresentação de decla-rações, escrituração de livros, preparo de guias de recolhimento etc., o que inviabilizaria o sistema.

(5)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

2.1 Operações internas

Salientamos que a substituição tributária também se aplica às operações internas, observando-se:

a) o mesmo percentual de margem de lucro; b) o período de apuração mensal;

c) os critérios previstos para a substituição tribu-tária nas operações internas.

(RICMS-MA/2003, Anexo 4.14, art. 9º)

3. BASE dE CáLCuLO

A base de cálculo do imposto, para fins de substituição tributária, será o valor correspondente

ao preço de venda a consumidor, constante de tabela estabelecida por órgão competente ou, na falta desta, o preço sugerido pelo fabricante ou remetente, assim entendido aquele constante em catálogo ou lista de preços de sua emissão, acrescido, em ambos os casos, do valor do frete quando não incluído no preço.

Cabe observar que, na falta dos valores anterior-mente mencionados, a base de cálculo será fixada em regime especial concedido pela área de tributação mediante requerimento formulado pelo contribuinte substituto, instruído com a declaração da inexistência de catálogo, lista de preços ou instrumento semelhante.

(RICMS-MA/2003, Anexo 4.14, arts. 4º e 5º)

Dessa forma, visando facilitar a comercialização de produtos por essa sistemática, o Convênio ICMS nº 45/1999 (alterado pelo Convênio ICMS nº 6/2006) autorizou os Estados e o Distrito Federal a estabelecer o regime de substituição tributária nas operações internas e interestaduais que destinem mercadorias a revendedores que efetuem venda porta a porta. Essa norma foi incorporada à legislação maranhense por meio do RICMS-MA/2003, Anexo 4.14.

2. rEtEnçãO E rECOLhIMEntO dO IMPOStO - rESPOnSABILIdAdE POr SuBStItuIçãO

Nas operações interestaduais que destinem mer-cadorias a revendedores, localizados no Estado do Maranhão, que efetuem venda porta a porta a consumi-dor final, promovidas por empresas que se utilizam do sistema de marketing direto para a comercialização dos seus produtos, fica atribuída ao remetente a responsabi-lidade pela retenção e pelo recolhimento do ICMS devido nas subsequentes saídas realizadas pelo revendedor.

Este regime especial aplica-se, também, às saídas interestaduais que destinem mercadorias a contri-buinte inscrito e a contricontri-buinte do imposto, também regularmente inscrito, localizado neste Estado, que distribua os produtos exclusivamente a revendedores venda porta a porta.

Atribui-se, também, a responsabilidade ao reme-tente da mercadoria na hipótese em que o revendedor efetue a venda em banca de jornal e revista, em lugar de efetuá-la de porta a porta.

O contribuinte estabelecido no Estado do Maranhão, quando remeter os produtos ora tratados para as demais Unidades da Federação, observará a legislação do Estado de destino e o Ajuste Sinief nº 4/1993.

A fim de facilitar a visualização da operação, veja a cadeia econômica demonstrada a seguir:

ExEmplo dE contribuintE substituto E substituído

(6)

50-04 MA Manual de Procedimentos - Dez/2013 - Fascículo 50 - Boletim IOB

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

3.1 Exemplo de cálculo do ICMS

Ilustramos como será feito o cálculo do ICMS a pagar pelas operações próprias e por aquelas reali-zadas sob substituição tributária, tomando por base uma operação interna. Lembramos que os dados do exemplo são fictícios.

ExEmplo dE cálculo do imposto

operação própria

a) preço praticado pelo fabricante R$ 30,00

b) despesas cobradas do adquirente R$ 0,00

c) subtotal (a + b) R$ 30,00

ICMS - operação própria: R$ 30,00 × 17% = R$ 5,10 Operação sob regime de substituição tributária d) preço de venda a consumidor (catálogo ou listas de

preços emitidos pelo remetente) R$ 42,00

ICMS devido por substituição tributária: R$ 42,00 × 17% = R$ 7,14

resultado das operações

e) ICMS devido na operação própria (“c” × 17%) R$ 5,10

f) ICMS devido por substituição (“d” × 17%) R$ 7,14

g) ICMS efetivamente devido por substituição tributária

(“f” - “e”) R$ 2,04

Imposto retido: R$ 7,14 - R$ 5,10 = R$ 2,04

4. ALíquOtA

Cabe ressaltar que, nas vendas de mercadorias por sistema de marketing porta a porta a consumidor final, para fins de cálculo do ICMS devido na ope-ração, será aplicável a alíquota do produto, segundo relação constante no RICMS-MA/2003, art. 28.

Caso a mercadoria não possua alíquota espe-cífica, será utilizada a geral do ICMS do Estado do Maranhão, que é de 17%.

(RICMS-MA/2003, art. 28, III, “a”)

5. rOtEIrO PrátICO

(7)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

6. nOtA FISCAL

A nota fiscal emitida pelo substituto tributário para documentar operações realizadas por revendedores conterá, em seu corpo, além das exigências previstas na cláusula segunda do Ajuste Sinief nº 4/1993, a identificação e o endereço do revendedor para o qual estão sendo remetidas as mercadorias.

Assim, o trânsito de mercadorias promovido pelos revendedores será acobertado por nota fiscal, emitida pelo substituto tributário, acompanhada de documento comprobatório da sua condição de revendedor.

Os estabelecimentos responsáveis pela substi-tuição tributária ficam obrigados ao cumprimento das demais normas comuns a esse regime e das normas gerais pertinentes às operações interestaduais previs-tas no RICMS-MA/2003, inclusive sobre a devolução

e o desfazimento da operação, bem como sobre a fiscalização, a inscrição, a suspensão de inscrição e outras diretrizes não mencionadas neste texto.

(RICMS-MA/2003, Anexo 4.14, arts. 6º a 8º)

7. PEnALIdAdES

Ressaltamos que o descumprimento das obri-gações principal e acessória previstas na legislação tributária será apurado mediante procedimento fiscal cabível, sem prejuízo do pagamento do valor do imposto, quando devido. Assim, dentre as penalida-des, destacamos que o infrator ficará sujeito à multa de 60% do valor do imposto quando deixar de pro-ceder à retenção do ICMS por substituição tributária.

(RICMS-MA/2003, art. 561)

N

a

IOB Setorial

EStadual

Elétrico - Emissão de documentos

fiscais nas operações internas sujeitas

a faturamento sob o sistema de

compensação de energia elétrica

A emissão de documentos fiscais nas operações internas relativas à circulação de energia elétrica, sujei-tas a faturamento sob o Sistema de Compensação de Energia Elétrica de que trata a Resolução Normativa nº 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), deve ser efetuada de acordo com a disciplina a seguir descrita, observadas as demais disposições da legislação aplicável.

A empresa distribuidora deve emitir, mensal-mente, a Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6, relativamente à saída de energia elétrica com destino a consumidor, na condição de microge-rador ou de minigemicroge-rador, participante do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, com as seguintes informações:

a) o valor integral da operação, antes de qual-quer compensação, correspondente à quanti-dade total de energia elétrica entregue ao des-tinatário, nele incluídos:

a.1) os valores e encargos inerentes à dispo-nibilização da energia elétrica ao desti-natário, cobrados em razão da conexão e do uso da rede de distribuição ou a

(8)

50-06 MA Manual de Procedimentos - Dez/2013 - Fascículo 50 - Boletim IOB

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

qualquer outro título, ainda que devidos a terceiros;

a.2) o valor do ICMS próprio incidente sobre a operação, quando devido;

b) quando a operação estiver sujeita à cobran-ça do ICMS relativamente à saída da ener-gia elétrica promovida pela empresa distri-buidora:

b.1) como base de cálculo, o valor integral da operação de que trata a letra “a”;

b.2) o montante do ICMS incidente sobre o valor integral da operação, cujo desta-que representa mera indicação para fins de controle;

c) o valor correspondente à energia elétrica ge-rada pelo consumidor em qualquer dos seus domicílios ou estabelecimentos conectados à rede de distribuição operada pela empresa distribuidora e entregue a esta no mês de re-ferência ou em meses anteriores, que for apro-veitado, para fins de faturamento, como dedu-ção do valor integral da operadedu-ção de que trata a letra “a”, até o limite deste, sob o Sistema de Compensação de Energia Elétrica;

d) o valor total do documento fiscal cobrado do consumidor, o qual deverá corresponder ao valor integral da operação, de que trata a letra “a”, deduzido do valor indicado na letra “c”.

O consumidor que, na condição de microgera-dor ou de minigeramicrogera-dor, promover saída de energia elétrica com destino a empresa distribuidora sujeita a faturamento sob o Sistema de Compensação de Energia Elétrica:

1) ficará dispensado de se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado do Mara-nhão e de emitir e escriturar documentos fis-cais quando tais obrigações decorram da prá-tica das operações em referência;

2) tratando-se de contribuinte do ICMS, deverá, relativamente a tais operações, emitir, men-salmente, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), mo-delo 55.

A empresa distribuidora deve, mensalmente, relativamente às entradas de energia elétrica:

I - emitir NF-e, modelo 55, até o dia 15 do mês subsequente, englobando todas as entradas de energia elétrica na rede de distribuição por

ela operada, decorrentes de tais operações, fazendo nela constar, no campo “Informações Complementares”, a chave de autenticação digital do arquivo de que trata o item 3.6 do Anexo 41 do RICMS/2003, obtida mediante a aplicação do algoritmo MD5 - “Message Di-gest 5” de domínio público;

II - escriturar, no livro Registro de Entradas, a NF-e referida no tópico I, ficando vedada a escritu-ração da NF-e de que trata o tópico 2;

III- elaborar relatório conforme o disposto no Ane-xo 41, no qual deverão constar, em relação a cada unidade consumidora, as seguintes in-formações:

III.1) o nome ou a denominação do titular; III.2) o endereço completo;

III.3) o número da inscrição do titular no Ca-dastro de Pessoas Físicas (CPF), se pes-soa natural, ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), se pessoa jurí-dica, ambos da Receita Federal do Bra-sil (RFB);

III.4) o número de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS;

III.5) o número da instalação;

III.6) a quantidade e o valor da energia elé-trica por ela remetida à rede de distri-buição.

O relatório de que trata o tópico III deverá: a) conter os totais das quantidades e dos

valo-res da energia elétrica objeto das operações nele discriminadas, correspondentes à entra-da englobaentra-da de energia elétrica indicados na NF-e referida no tópico I mencionado an-teriormente;

b) ser gravado em arquivo digital que deverá ser:

b.1) validado pelo programa validador, dis-ponível para download no sítio da Se-cretaria da Fazenda do Estado do Mara-nhão (Sefaz/MA);

b.2) transmitido ao Fisco estadual, no mes-mo prazo referido no tópico I menciona-do anteriormente, mediante a utilização do programa Transmissão Eletrônica de Documentos (TED), disponível no sítio da Sefaz/MA.

(9)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

Enquanto o programa validador e o serviço de recepção dos arquivos enviados com uso do programa TED não forem disponibilizados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), a distribuidora deve entregar, mediante recibo, ao Grupo de Comunicação e Energia Elétrica da Sefaz, até o dia 15 do mês sub-sequente, arquivo digital no padrão do Anexo 41 do RICMS-MA/2003, em mídia não regravável.

O destaque do ICMS nos documentos fiscais referidos no tópico 2 e no tópico I deve ser realizado conforme o regime tributário aplicável nos termos da legislação da Unidade da Federação de destino da energia elétrica.

(RICMS-MA/2003, arts. 155-A a 155-E)

N

FEdERal

IPI - Penalidades pelo descumprimento

de obrigações acessórias

Por meio da Lei nº 12.873/2013, foram alterados vários dispositivos da legislação federal, entre eles, o art. 57 da Medida Provisória nº 2.158-35/2001, o qual define as penalidades a que estão sujeitas o infrator, pelo descumprimento de obrigações acessórias.

O sujeito passivo que deixar de cumprir as obrigações acessórias exigidas nos termos do art. 16 da Lei nº 9.779/1999, ou que as cumprir com incorreções ou omissões, será intimado para cumpri-las ou para prestar esclarecimentos relati-vos a elas nos prazos estipulados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), sujeitando-se às seguintes multas:

a) por apresentação extemporânea:

a.1) R$ 500,00 por mês-calendário ou fra-ção, relativamente às pessoas jurídicas

que estiverem em início de atividade ou que sejam imunes ou isentas ou que, na última declaração apresentada, tenham apurado lucro presumido (Imposto de Renda) ou sejam optantes pelo Simples Nacional;

a.2) R$ 1.500,00, por mês-calendário ou fra-ção, relativamente às demais pessoas ju-rídicas;

a.3) R$ 100,00, por mês-calendário ou fração, relativamente às pessoas físicas;

Nota

A multa referida na letra “a” será reduzida à metade quando a obriga-ção acessória for cumprida antes de qualquer procedimento de ofício (Medida Provisória nº 2.158-35/2001, art. 57, § 3º).

b) por não cumprimento à intimação da RFB para cumprir obrigação acessória ou para prestar esclarecimentos nos prazos estipu-lados pela autoridade fiscal: R$ 500,00 por mês-calendário;

c) por cumprimento de obrigação acessória com informações inexatas, incompletas ou omitidas:

(10)

50-08 MA Manual de Procedimentos - Dez/2013 - Fascículo 50 - Boletim IOB

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

IOF

câmbio - alíquota

1) Qual é a alíquota do IOF incidente nas operações de câmbio referente a remessas de juros sobre o capital próprio e dividendo, recebidos por investidor estrangeiro?

Nas liquidações de operações de câmbio para remessa de juros sobre o capital próprio e dividendos recebidos por investidor estrangeiro, a alíquota do IOF é 0%.

(Decreto nº 6.306/2007, art. 15-A, X)

IPI

alíquota - néctar de frutas

2) Qual é a alíquota do IPI para néctar de frutas da posição NCM 2202.90.00 Ex 02 da TIPI?

Com a alteração da Tabela de Incidência do IPI (TIPI) pelo Decreto nº 7.742/2012, a alíquota do IPI para néctar de frutas da posição NCM 2202.90.00 Ex 02 passou a ser de 0%.

(TIPI - Decreto nº 7.660/2011; Decreto nº 7.742/2012, art. 4º, Anexo III)

suspensão - repenec - aplicação

3) Quais são as hipóteses em que há a suspen-são do IPI para o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria Pe-trolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Repenec)?

Aplica-se a suspensão do IPI incidente na saída do estabelecimento industrial ou equiparado quando a aquisição no mercado interno de bens for efetuada por pessoa jurídica habilitada ao regime, relativamente às seguintes hipóteses:

a) venda de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos, quando adquiridos por pessoa jurídica habilitada ao regime, para utilização ou incorporação nas obras de infra-estrutura nas Regiões Norte, Nordeste e Cen-tro-Oeste, nos setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia a partir do gás natural;

b) venda de materiais de construção, quando adquiridos por pessoa jurídica habilitada ao regime, para utilização ou incorporação nas obras. A habilitação de que trata o art. 4º so-mente poderá ser requerida por pessoa

jurídi-a

IOB Perguntas e Respostas

c.1) 3%, não inferior a R$ 100,00, do valor das transações comerciais ou das ope-rações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta;

c.2) 1,5%, não inferior a R$ 50,00, do valor das transações comerciais ou das ope-rações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.

Na hipótese de pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional, os valores e o percentual referidos nas letras “b” e “c” serão reduzidos em 70%.

No que se refere à letra “a”, em relação às pessoas jurídicas que, na última declaração, tenham utilizado mais de uma forma de apuração do lucro, ou tenham realizado algum evento de reorganização societária, deverá ser aplicada a multa de que trata a letra “a.2”.

Quando se tratar de pessoa jurídica de direito público, serão aplicadas as multas mencionadas nas letras “a.1”, “b” e “c”.

É oportuno destacar que essa alteração implica na redação do art. 592 do Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 7.212/2010, a qual está prejudicada em face da nova redação dada ao citado art. 57 da Medida Provisória nº 2.158-35/2001.

(Lei nº 9.779/1999, art. 16; Lei nº 12.873/2013, art. 57; Me-dida Provisória nº 2.158-35/2001, art. 57; RIPI/2010, art. 592)

(11)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

ca de direito privado, titular de projeto apro-vado para implantação de obras de infraes-trutura nas Regiões Norte, Nordeste e Centro--Oeste, nos setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia a partir do gás natural.

(Instrução Normativa RFB nº 1.074/2010, art. 2º, II, e art. 5º)

ICMS/Ma

antecipação - operações interestaduais - comércio atacadista e varejista

4) Os contribuintes do comércio atacadista e do comércio varejista estão obrigados ao pagamento do imposto referente a mercadorias oriundas de outros Estados?

Sim. Os estabelecimentos inscritos nos códigos de atividade econômica (CAE) 7.00.00 (comércio ata-cadista) e 8.00.00 (comércio varejista) ficam sujeitos ao pagamento do imposto antecipado do ICMS, no percentual correspondente à diferença entre a alí-quota interna e a interestadual, aplicada na Unidade da Federação de origem, referente às mercadorias adquiridas para comercialização.

Porém, o comércio atacadista enquadrado no CAE 7.00.00, em situação regular perante o Fisco, fica dispensado da exigência da antecipação citada, em relação às mercadorias que possuam tributações de até 17%.

(RICMS-MA/2003, arts. 378 e 381, II)

ISS/SãO luíS

Estabelecimento - conceito

5) Qual é a definição de estabelecimento, para efeitos de Imposto Sobre Serviços (ISS)?

Considera-se estabelecimento prestador o local em que o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denomina-ções de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

(Lei Complementar federal nº 116/2003, art. 4º)

Referências

Documentos relacionados

Se existir qualquer situação que possa repre- sentar real ou potencial conflito de interesses com os negócios da Organização, por exemplo, se o Colaborador tiver qualquer

Desde 2015, com o advento da nova equipa dirigente da FIFA liderada pelo Presidente Gianni Infantino (cuja palavra de ordem favorita « Vocês são a FIFA» é conhecida por todos),

Nos dias atuais, muitos professores relatam dificuldade para trabalhar com a inclusão de crianças e adultos com necessidades especiais, incluindo, nesse leque, o Transtorno de

Nas buscas realizadas no Google e no Google Scholar quatro trabalhos foram encontrados: O papel da música na pedagogia Waldorf constatado cientificamente um

É exigida uma Prova Escrita com oral que incide sobre áreas de conhecimento relevantes para o ingresso e progressão no curso. A prova estrutura-se em cinco blocos com as

As inscrições serão efetuadas mediante o preenchimento, pelo interessado, da ficha de inscrição fornecida na ocasião, juntamente com a guia de recolhimento da taxa de inscrição no

1 Nesta dissertação, toma-se o termo “sensível” associado ao conceito de estética, entendida como “faculdade de sentir, compreensão pelos sentidos”, conforme Aranha e

Em pesquisa realizada sobre a educação física no Brasil, Car- mem Lúcia Soares apresenta um texto no qual a prática esportiva – e por extensão a educação física –