• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE

Professor(es): SANDRA CELINA Ano/Turma:

9º / 900-901

Disciplina: Carga horária: Período de Complementação:

De 13/04/2020

a 30/04/2020 Turno: Língua Portuguesa I

Língua Portuguesa II Matemática I Matemática II Ciências História Geografia Inglês Artes

Educação Física 4 h/a

Justificativa:

Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas as atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Cabe ressaltar que as atividades propostas, em um primeiro momento, devem ser complementares e não substitutivas às aulas.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Srs. Pais/Responsáveis

Vencemos a primeira etapa!

E sua ajuda foi fundamental para o início dessa grande vitória!

Continuamos na luta contra o CORONAVÍRUS!

É tempo de empatia!

Empatia é se colocar no lugar do outro, é sentir amor por quem você nem

conhece. Para mostrar que sabemos amar, vamos ficar em casa cuidando

da nossa higiene, assim, estaremos cuidando uns dos outros.

Estamos juntos nessa caminhada!

Esperamos que as atividades propostas ajudem você a auxiliar o(a)

seu(sua) filho(a) nesse período.

Receba nosso abraço de incentivo!!!

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

(2)

DANÇA DE SALÃO

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.

Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca.

Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:

− Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. − Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para

aquele país.

− Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).

− Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.

− Paso - doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

São danças de salão clássicas:

− Tango – surgiu nos bordeis da Argentina. − Valsa Vienense – surgiu na Áustria.

− Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.

− Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis.

(3)

− A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.

EXERCÍCIOS

1 – O que é dança de salão?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2 – Em que ano a dança de salão foi introduzida no Brasil?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3 – Cite os ritmos mais presentes nos salões do Brasil.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4 – Como podem ser classificadas as danças de salão?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5 – São danças de salão latinas:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6 – São danças de salão clássicas:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7 – Qual a faixa etária pra dança de salão?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8 – Quais são os benefícios ao dançar a dança de salão?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9 – Associe: a) Samba b) Rumba c) Merengue d) Cha-cha-cha e) Passo-doble

( ) surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step. ( ) é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central e América do Sul.

( ) surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.

(4)

( ) surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.

( ) é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.

10 – Marque a segunda coluna de acordo com a primeira: ( 1) Tango

(2) Valsa Vienense (3) Valsa Inglesa (4) Slow Fox (5) Quickstep

( ) surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot. ( ) surgiu nos bordeis da Argentina.

( ) uma variação mais lenta da valsa vienense. ( ) surgiu na Áustria.

( ) surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

DANÇAS URBANAS

ORIGEM

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão. O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

Danças Urbanas no seu contexto social, foi a fuga há violência dos bairros. Uns grupos de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir a sua raiva através de movimentos corporais.

(5)

A dança de rua

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:

* Fortes

* Sincronizados e harmoniosos * Rápidos

* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros * Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros * Coreografados

Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.

MÚSICA E MOVIMENTO

A música, literalmente, move as pessoas. Em todas as culturas, os primeiros acordes e batuques são suficientes para que as pessoas comecem a mexer o corpo, mesmo que discretamente. A relação entre som e movimento é tão forte que, em várias línguas do mundo, as palavras música e dança são intercambiáveis, e há casos em que são um mesmo vocábulo.

A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica. Conhece mais sobre si, sobre o outro e o mundo que a cerca. Expressa sentimentos, emoções e pensamentos, aprimorando gestos e posturas corporais.

DANÇAS URBANAS NO BRASIL

No Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto e para alguns “religião”, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos. Hoje sua repercussão mundial retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

(6)

A História do Hip Hop

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.

Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.

Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.

Break dance: que representa a dança.

Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop, que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas. O termo hip hop, dizem, foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

As danças urbanas compreendem formas de expressão corporal as quais estão relacionadas diretamente com os valores e aspectos culturais de cada região, as quais devem ser valorizadas e consideradas como patrimônio imaterial de um país.

Já as outras manifestações de danças revelam aspectos mais técnicos, os que muitas vezes podem ser considerados como tipos de esportes, devido a um grau mais elevado de competitividade.

EXERCÍCIOS

01- Como se originou as danças urbanas?

________________________________________________________ ________________________________________________________

02- Quais os principais estilos de danças street dance?

________________________________________________________

03- Por que a dança de rua está associada à cultura negra?

________________________________________________________ ________________________________________________________

04- Escreva com suas palavras a relação entre a música e o movimento. ________________________________________________________ ________________________________________________________

(7)

05- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil.

________________________________________________________ ________________________________________________________

06- Quais os quatro elementos culturais que compõem a cultura hip-hop? ________________________________________________________ ________________________________________________________

07- Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?

________________________________________________________ ________________________________________________________

REFERÊNCIAS

Referências

Documentos relacionados

MAJONE, Giandomenico; WILDAVSKY, Aaron. Implementation as evolution. In: THEODOULOU, Stella Z.; CAHN, Mattew. Public Policy: the Essential Readings. MENY, Ives; THOENIG,

No entanto, pode ocorrer precipitação da proteína no teste do álcool, sem, haver acidez acima de 0,18g/ácido lático/100mL de leite, denominado de leite instável não

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

Discutir os benefícios alcançados até o momento (físico, econômico, social, etc); discutir as estratégias que os usuários vêm utilizando para lidar com a

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Os documentos arquivísticos são considerados registros e testemunhos que evocam o passado. Constituem-se como arsenais da administração, do di- reito, da história e da memória.

96, as unidades de saúde no Distrito Federal foram gradativamente transferidas para municipalidade du- rante o Estado Novo, por conta disso, a partir de 1939 a prefeitura incorporou