• Nenhum resultado encontrado

NCE/12/00366 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/12/00366 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

NCE/12/00366 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00366 Decisão de apresentação de

pronúncia - Novo ciclo de estudos

Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Comissão de Avaliação Externa

1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação/Acreditação elaborado pela Comissão de Avaliação

Externa relativamente ao novo ciclo de estudos

Psicologia Clínica e da Saúde

2. conferente do grau de

Mestre

3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.)

Instituto Superior De Estudos Interculturais E Transdisciplinares De Viseu

4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s)

Instituto Piaget - Cooperativa Para O Desenvolvimento Humano, Integral E Ecológico, Crl

5. decide:

Apresentar pronúncia

6. Pronúncia (Português):

Exmos. Senhores Membros da CAE,

Segue em anexo a nossa pronúncia.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Manuel Cardoso

Presidente da Direção do Instituto Piaget

7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

(2)
(3)

1/15 Pronúncia ao Relat ório Preliminar da CAE referent e ao

2º ciclo de est udos em Psicologia Clínica e da Saúde

Part indo do Relat ório Prelim inar da CAE referent e ao 2º ciclo de est udos em Psicologia Clínica e da Saúde – NCE/ 12/ 00366, e considerando os pont os r eferidos na fundam ent ação da recom endação da Com issão de Avaliação da não acredit ação do ciclo de est udos, vim os esclarecer e com plem ent ar os aspet os m encionados, dem onst rando que a organização, planificação e condições de concret ização do ciclo de est udos em análise dá respost a à form ação adequada de fut uros profissionais em Psicologia Clínica e da Saúde.

Pont o 1

Relat ivamente à coordenação do present e ciclo de est udos, a m esm a passou a ser da responsabilidade da Dout ora Susana Sofia Pereira da Silva, licenciada, m est re e dout orada em Psicologia Clínica pela Universidade do M inho, e m em bro efet ivo da Ordem dos Psicólogos.

A at ual coordenadora é, neste ano letivo, docent e no ISEIT/ Viseu, onde leciona Psicologia Clínica, Saúde e Acom panham ento e M et odologias: M ét odos Qualitativos no 1º ciclo de est udos em Psicologia, e docent e na ESS Jean Piaget / Viseu, onde leciona M et odologias de Invest igação no 1º ciclo de est udos em Fisiot erapia e Psicologia do Desenvolvim ent o, Epigénese e Ciclos de Vida no 1º ciclo de e st udos em Enferm agem .

Para além da experiência de lecionação de unidades curriculares em diversas inst it uições de ensino superior, t em experiência ao nível da orient ação de dissert ações de m est rado e um a vast a experiência na área da form ação.

Ao nível da invest igação, já colaborou com o CIPsi – UM , int egrando at ualm ent e o Núcleo de Invest igação e Desenvolvimento de Recursos Hum anos (IPP - IPP). Int egra, t am bém , a Unidade de Psicologia da Just iça do Serviço de Psicologia da Universidade do M inho, t endo col aborado durant e set e anos com a Unidade de Psicologia Clínica e da Saúde da m esm a inst it uição. Tem diversas publicações nacionais e int ernacion ais em revist as de referência, bem com o com unicações em reuniões cient íficas de relevo (com o se pode verifi car nas List a de Publicações do Corpo Docent e do CE em PCS, que segue nos anexos).

Evidenciam -se, ainda, os projet os que integrou, versando a área e dom ínio do ciclo de est udos em causa, a saber:

2012 – em decurso: Hercules Proxect os e Est udos / Comissão para a Cidadania e Igualdade (Coruña/ Port o) - Invest i gadora no projet o “ Represent ações sociais da violência de género nos jovens do Concelho de Vila Verde” .

2006-2012: CIPsi – Cent ro de Invest igação em Psicologia da Universidade do M inho Braga - Invest i gadora do Cent ro de Invest igação e m em bro das equipas de invest igação em M et odologias Qualit at ivas; Adversidade e Traum a; Pert urbações Alim ent ares e Obesidade.

2008-2011: Fundação para a Ciência e Tecnologia Lisboa - Invest i gadora com Bolsa Individual de Dout oram ent o at ribuída pela Fundação da Ciência e Tecnologia ao projet o de invest igação com a referência SFRH/ BD/ 37069/ 2007.

2006-2007: Universidade do M inho Braga - Invest i gadora no projeto “ Experiências Adversas na Infância e Sint om as Psicopat ológicos em sujeit os com Obesidade M órbida” .

2001-2002: Universidade do M inho Braga - Invest i gadora no projet o “ O im pact o dos m aus t rat os na infância: um est udo explorat ório” .

A coordenadora já colaborou na organização de diversas reuniões cient íficas, sendo, at ualm ent e, m em bro da Com issão Organizadora do Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa para o Est udo da Obesidade (a

(4)

2/15 realizar em Novembro de 2013) e da Conferência Internacional de Investigação e Int ervenção em Recursos Hum anos (a realizar em abril de 2014).

Dest aque-se que est a docent e se perfila com o um a profissional com form ação base em psicologia clínica, ao longo dos t rês níveis de form ação superior, que desenham especialização não só na psicologia clín ica, m as t am bém na área da saúde. Nest e âm bit o, realça -se que a dissert ação de m est rado versou sobre os “ Sint om as psicopat ológicos, adversidade na infância e queixas de saúde física em obesos m órbidos” ; e a dissert ação de dout oram ent o versou sobre a “ Hist ória da adversidade na infância e problem as de saúde em candidat os a cirurgia barát rica: um est udo longit udinal” .

Tem , t am bém , experiência no exercício profissional da psicologia, em diferentes áreas, t ais como: avaliação e int ervenção de perigo e risco, avaliação m ult idisciplinar do t rat am ent o da obesidade, prevenç ão da violência e na prom oção da educação sexual, ent re out ros. Coordenou, ainda, o Cent ro de Desenvolvimento Int egral da M ulher (Projet o Transfront eiriço cofinanciado pela Com unidade Europeia) planeando, desenvolvendo e im plem ent ando at ividades de form açã o, inform ação e aconselham ent o a m ulheres. Est a experiência de prát ica no âm bit o da psicologia clínica, especialm ent e desenvolvida no Hospit al de Braga, em equipa m ult idisciplinar no t rat am ent o da obesidade, na Escola de Psicologia da Universidade do M inho, na Consult a Psicológica Individual a Adultos, e na CPCJ de Vila Verde, conferem -lhe a experiência no dom ínio.

Em sínt ese, considera-se que a docent e Susana Silva apresenta o perfil adequado para a coordenação deste ciclo de est udos, na m edida em que t em vindo a int egrar diversos projet os de invest igação, sejam na vert ent e da psicologia clínica, com o da psicologia clínica e da saúde e ao nível das m et odologias de invest igação, t em nove publicações em revist as nacionais e int ernacionais de referência (cf. List a de Publicações do Corpo Docent e do CE em PCS, que segue nos anexos) e t em prát ica clínica nas inst it uições at rás referidas.

Pont o 2

Relat ivamente ao corpo docente est e com põe-se de 6 Dout ores a TI, 2 M est res a TI e 2 Dout ores a TP, em áreas cient ífi cas da Psicologia Clínica (cinco docent es), da Psicologia da Saúde (quat ro docent es) e da Neuropsicologia Clínica (um docent e), com o expost o na Tabela 1 em anexo.

Do present e corpo docent e inform e -se:

Relat ivamente à docente com estatut o de bolseiro, a bo lsa t erm inou em setem bro de 2012, m ot ivo pelo qual a docent e pode int egrar o corpo docent e com o TI.

Int egram os dois novos docent es a TI, um com Dout oram ent o em Psicologia Clínica e out ro com dout oram ent o em Neuropsicologia Clínica . Assim , reforçam os o corpo docent e ao nível da form ação na área do ciclo de est udos e int egram os um docent e que, para além da form ação em Psicologia Clínica, t em especialização na neuropsicologia, cam po de conhecim ent o e int ervenção cada vez m ais relevant e ao nível da saúde , e especialm ent e da psicologia da saúde onde os psicólogos são cada vez m ais cham ados a at uar e para o qual a form ação implica conhecim ent os e com pet ências específicas (cf. Fichas curriculares em anexo). Por out ro lado, o fact o de est es docent es t erem um a part icipação a TI vem ao encont ro do t rabalho do IP ao nível da const rução de um corpo docent e est ável, de form a a que os projet os continuem a ser desenvolvidos em crescente profundidade e solidificação.

Com base na list a de publicações que apresent am os, podem os verificar um aum ent o no invest im ent o na invest igação, num corpo docent e em not ória am pliação e aprofundam ent o da invest igação na área e dom ínio da psicologia clínica e da saúde. Nest a list a contabiliza-se 28 art igos em revist as int ernacionais indexadas, 1 0 em revist as nacionais/ língua port uguesa indexadas e 20 livros/ capít ulos de livros. É ainda not ório est e invest im ent o ao se verificar a int egração de docentes nos cent ros e unidades de invest igação de out ras inst it uições, seja na qualidade de investigador es

(5)

3/15 ou colaboradores, com o expost o na Tabela 2 e Tabela 3 nos anexos; e os projet os de invest igação em que os docent es est ão envolvidos no Inst it ut o Piaget , com o expost o nos anexos.

Est e cenário perm ite-nos garantir o desenvolvim ent o de at ividade de invest i gação reconhecida na área cient ífica e consequent e divulgação na com unidade cient ífica, desejável e necessária à form ação dos fut uros profissionais em Psicologia Clínica e da Saúde.

Pont o 3

Com eçam os por referir a pert inência e adequação do plano de est udos, reconhecendo que as fichas program át icas poderão não evidenciar da m elhor form a o que se pret ende im plem ent ar nest e ciclo de est udos.

Por essa razão, e t endo em cont a t am bém as recom endações da CAE, as fichas program át icas foram revist as e at ualizadas, de m odo a serem m ais esclarecedoras sobre o que se pret ende desenvolver nos cont eúdos program át icos e quais as m et odologias de aprendizagem e de avaliação previstas para cada UC. Pret endíamos enviar as fichas revistas, cont udo, dada a lim it ação de espaço para envio da pronúncia, t al não é possível. Considerando isso, e caso a Com issão considere pert inent e, aguardam os que sejam disponibilizadas as condições para subm issão das m esm as.

Conclusão

Face ao expost o fica dem onst rado que a coordenação do 2º ciclo de est udos em Psicologia Clínica e da Saúde est á assegurada por um a profissional com perfil adequado quer ao nível da invest igação, com o d a experiência na prát ica clínica, no âm bit o da psicologia clínica e da saúde; que o corpo docent e reún e as carat eríst icas relevant es e necessárias para assegurar a form ação de fut uros profissionais em Psicologia Clínica e da saúde, quer ao nível da sua form ação e especialização na área do ciclo de estudos no âm bit o da int ervenção na prát ica clínica reconhecida pela OPP, como ao nível da investigação reflet ida na listagem de publicações aqui apresentada e nos projet os de invest igação em que est ão envolvidos dent ro do IP e e m inst it uições externas, que se pret ende que venham a ser parceiras após o início de funcionam ent o dest e ciclo de est udos; e que os cont eúdos program át icos, m etodologias de ensino e docent es responsáveis p or cada UC, t al com o const am nas fichas program át icas revist as e at ualizadas, revelam consist ência e aprofundam ento das t emáticas relevant es e necessárias à form ação na área, assim com o m et odologias e bibliografia de referência, enquant o carat eríst icas que garant em o alcance dos objet ivos de aprendizagem definidos que habilit am os est udant es para a prát ica aut ónom a da psicologia.

Im port a, ainda, realçar o que já foi indicado no guião de apresent ação do ciclo de est udos quant o ao enquadram ent o sociogeográfico dest e ciclo de est udos: est e m est rado prest a-se a um a ext ensa área popul aci onal da zona cent ro de Port ugal, servi ndo não apenas o di st rit o de Vi seu, m as t am bém as áreas dos di st ri t os l i m ít rofes, onde não exi st e m ai s nenhum a ofert a de form ação superi or nest a área da Psi col o gi a, cont ri bui ndo assi m para o reconhecim ent o da i m port ânci a do papel do psi cól ogo na regi ão onde se i nsere.

Em sínt ese, de acordo com o expost o consideram os est arem reunidas as condições para que o 2º ciclo de est udos em Psicologia Clínica e da Saúde seja acredit ado.

(6)

4/15 Response t o t he CAE Preliminary Report of t he

2nd St udy Cycle in Clinical and Healt h Psychology

Based on t he pr elim inary report of t he CAE for t he 2n d St udy Cycle in Clinical and Healt h Psychology – NCE/ 12/ 00366, and considering t he point s referred t o in t he st at em ent of reasons of t he recom m endat ion of t he Evaluat ion Com m it t ee of t he non -accredit at ion of t he st udy cycle, w e clarify and com plem ent t he aspect s m ent ioned, demonst rat ing t hat t he organizat ion, planning and im plem ent at ion condit ions of t he st udy cycle under review responds t o t he appropriat e t raining of fut ure professionals in Clinical and Healt h Psychol ogy.

Point 1

Regarding t he coordinat ion of t his st udy cycle, it is now under t he responsibilit y of Susana Sofia Pereira da Silva, w it h Bachelor, M ast er and PhD in Clinical Psychology at t he Universit y of M inho, and a m em ber of the Order of Psychologist s.

The current Coordinat or is, in t his academ ic year, Professor at ISEIT/ Viseu, w here she lect ures Clinical Psychology, Healt h and M onit oring and M et hodologies: Qualit at ive M et hods in t he 1st st udy cycle of Psychology, and Professor at ESS Jean Piaget / Viseu, w here she lectures Research M et hodologies in t he 1st st udy cycle of Physiot herapy and Psychology of Developm ent , Epigenet ics and Life cycles in t he 1st st udy cycle of Nursing.

In addit ion t o t he t eaching experience of curricular unit s in various Higher Educat ion Inst it ut ions, she has experience in t he supervision of dissert at ions of 2n d st udy cycles and an ext ensive t raining experience. Regarding research, she has collaborat ed w it h CIPsi – UM , int egrat ing, current ly, t he Research and Developm ent of Hum an Resources Unit (IPP – IPP). She also int egrates t he Psychology of Justice Unit of t he psychology service of t he University of M inho, having w orked for seven years w it h t he Unit of Clinical and Healt h Psychology from t he sam e inst it ut ion. She has several nat ional and int ernat ional publicat ions in reference journals, as w ell as com m unicat ions in m ajor scient ific m eet ings (as can be seen in t he list of publicat ions of t he CE academ ic st uff in PCS, w hich follow s in at t achm ent ).

Evidence should be given t o project s she t ook part in, concerning t he area and field of t he st udy cycle, nam ely:

2012 – up t o now: Hercules Proxect os and St udies/ Commission for Cit izenship and Equalit y (Coruña/ Oport o) - researcher in t he project "social represent at ions of gender violence in young people in t he m unicipalit y of Vila Verde".

2006-2012: CIPsi – Research Cent er in Psychology at t he Universit y of M inho - researcher at t he Research Cent er and m em ber of t he research t eam s in Qualit at ive M et hodologies; Adversit y and Traum a ; Eat ing disorders and Obesit y.

2008-2011: Fundação para a Ciência e Tecnologia (Foundat ion of Science and Technology) - researcher w it h Individual Doct oral Scholarship aw arded by t he “ Fundação para a Ciência e Tecnologia ” t o t he research project w it h t he reference SFRH/ BD/ 37069/ 2007.

2006-2007: Universit y of M inho - researcher in t he project "Adverse Experiences in childhood and Psychopat hological Sym pt om s in m orbidly obese subject s".

2001-2002: Universit y of M inho - researcher in t he project "t he im pact of m alt re at m ent in childhood: an explorat ory st udy".

(7)

5/15 The Coordinat or has yet collaborat ed in t he organizat ion of scientific m eetings, being, currently, M em ber of t he Organizing Com m it t ee of t he Natio nal Congress of t he Port uguese Societ y for t he st udy of obesit y (t o be held in Novem ber 2013) and t he Int ernat ional Conference of Research and Int ervent ion on Hum an Resources (t o be held in April 2014).

It m ust be det ached t hat t his t eacher has a professional profile w it h basic t raining in clinical psychology, over t he t hree levels of higher educat ion, w hich draw not only expert ise in clinical psychology, but also in t he area of healt h. In t his cont ext , it can be st ressed t hat her 2n d st udy cycle dissert at ion focused on t he "psychopat hological Sym pt om s, adversity in childhood and physical healt h com plaint s in m orbidly obese people"; and t he doct oral dissert at ion focu sed on t he "hist ory of adversit y in childhood and healt h problem s in bariat ric surgery candidat es: a longit udinal st udy".

She also has experience in t he professional practice of psychology, in different areas, such as: assessm ent and int ervent ion of danger and risk, m ult idisciplinary evaluat ion of t he t reat ment of obesit y, preve nt ion of violence and prom ot ion of sex educat ion, am ong ot hers. She also coordinat ed t he W om en’ s Int egral Developm ent Cent re (cross-border Project co-financed by t he European Com m unit y) planning, developing and im plem ent ing t raining act ivit ies, inform at ion and advice t o w om en. This pract ical experience in t he field of clinical psychology, especially developed at t he Hospit al in Braga, in a m ultidisciplinary t eam in t he t reat m ent of obesity, in t he “ Escola de Psicologia” of t he Universit y of M inho, in Individual Psychological consult at ion of Adult s in t he CPCJ of Vila Verde, gave her t he experience in t he field.

In résum é, it is considered t hat t he t eacher Susana Silva has t he right profile for t he coordinat ion of t his st udy cycle, t o t he ext ent t hat she has been part of various research project s, w het her in t erm s of clinical psychology and clinical psychology and healt h at t he level of research m et hodologies; she has nine publicat ions in national and int ernat ional journals of reference (cf. list of publicat ions of t he CE academ ic st aff on PCS, w hich follow s in at t achm ent ) and clinical pract ice in t he inst it ut ions m ent ioned above.

Point 2

Considering t he academ ic st uff, it is com posed by 6 doctors at full-t im e service, 2 m asters and 2 doct ors at part -t im e service, in science areas of clinical psychology (five t eachers), of Healt h Psychology (four t eachers) and of Clinical Neuropsychology (one t eacher), as set out in t he t able in at t achm ent .

Inform at ion of t he present academ ic st uff:

Regarding t he professor w it h a scholarship, t he scholarship ended in Sept em ber 2012, reason w hy t he t eacher can int egrat e t he academ ic st uff as full t im e t eacher .

W e int egrat ed t w o new full -t im e t eachers, w it h a PhD in Clinical Psychology and anot her w it h PhD in clinical neuropsychology. So, w e have reinforced t he academ ic st uff t o t he t raining level in t he area of t he st udy cycle and w e int egrat ed a t eacher w ho, in addit ion t o t he educat ion in clinical psychology, has a specializat ion in t he field of Neuropsychology, field of know ledge and int ervent ion each t im e m ore relevant at t he level of healt h, and especially of Healt h Psychology w here psychologists are increasingly called upon t o act and, for w hich, t he t raining involves specific know ledge and skills (cf. curriculum sheets in at t achm ent ). On t he ot her hand, t he fact t hat t hese t eachers have a full -t im e part ici pat ion com es t o t he Piaget Inst it ut e w ork in t erm s of building a st able academ ic st uff, so t hat project s cont inue t o be developed in increasing dept h and solidificat ion.

On t he basis of t he list of publicat ions t hat w e present , w e can see an increase in t he invest m ent put on research, in a remarkable expansion of t he academ ic st uff and a research deepening in t he area and t he field of clinical and healt h psychology. This list count s up t o 28 art icles in indexed int ernat ional journals, 10 in nat ional journal s/ Port uguese indexed and 20 books/ book chapt ers. This invest m ent is st ill not orious w hen you check t he int egrat ion of t eachers in cent ers and

(8)

6/15 research unit s of ot her inst it ut ions, eit her as researchers or collaborators, as set out in t able 2 and t able 3 i n at t achm ent ; and t he research project s in w hich t eachers are involved in t he Piaget Inst it ut e, as set out in t he at t achm ent s.

This scenario enables us t o ensure t he development of research act ivit y recognized in t he scientific area and consequent disseminat ion in t he scient ific com m unity, desirable and necessary for t he t raining of fut ure professionals in Clinical and Healt h Psychology.

Point 3

W e st art by t alking about t he relevance and adequacy of t he st udy plan , recognizing t hat t he program sheet s m ay not show in t he best w ay w hat is planned t o be im plem ent ed in t his st udy cycle.

For t his reason, and t aking int o account t he recom m endat ions of t he CAE, t he program sheet s have been revised and updated in order t o be clearer about w hat is int ended t o be developed in t he syllabus and w hat w ill be t he learning m ethodologies and t he evaluation foreseen for each Curricular Unit . W e pret ended t o send t he sheet s revised , how ever, given t he space lim it at ions in sending t he pronunciat ion, t his is not possible. Considering t his, and if t he Com m ission deem s appropriat e, w e look forw ard t o be available for subm ission of t he sheet s in condit ions given by t he Com m ission .

Conclusions

Due t o t he above m ent ioned it is show n t hat t he coordinat ion of t he 2n d st udy cycle in Clinical and Healt h Psychology is ensured by a professional w it h a suit able profile bot h in t erm s of research, as in t he clinical pract ice experience, in t he cont ext of Clinical and Healt h Psychology; t he academ ic st uff brings t oget her t he relevant and necessary feat ures t o ensure t he t raining of fut ure professionals in Clinical and Healt h Psychology, bot h in t erm s of t heir t raining and expert ise in t he area of t he st u dy cycle in t he cont ext of t he int ervent ion in clinical pract ice recognized by t he OPP, as reflect ed in t he list ing of research publicat ions present ed here and in research project s t hat are involved w it hin t h e Piaget Inst it ut e and in external inst itut ions, w it h t he intent ion t hat t hey w ill be partners aft er t he st art of t his st udy cycle; and t hat t he syllabus, t he t eaching m et hodologies and t he responsible t eachers for each Curricular Unit , as set out in t he revised and updat ed curricular unit curriculum , show consist ency and deepening of relevant and necessary t opics for t he t raining in t he are a, as w ell as m et hodologies and reference bibliography, w hile charact erist ics t hat guarantee t he achievem ent of learning object i ves defined t hat enable st udent s t o aut onom ous pract ice of psychology.

It also should be enhanced w hat has already been describe d in t he script of t he st udy cycle's present ation on t he socio-geographical fram ew ork of t his st udy cycle: t hi s 2n d st udy cycl e l ends i t sel f t o a vast area of Cent ral Port ugal , servi ng not onl y t he Vi seu di st ri ct , but al so t he areas of nei ghbor i ng di st ri ct s, w here t here i s no l onger any offer of superi or educat i on i n t hi s area of psychol ogy, t hus cont ri but i ng t o t he recogni t i on of t he i m port ance of t he rol e of t he psychol ogi st i n t he regi on w her e i t operat es.

In résum é, in accordance w ith t he above m ent ioned, w e consider t hat t he 2nd study cycle in Clinical and Healt h Psychology fulfill all t he condit ions t o be accredit ed.

(9)

7/15

ANEXOS An e xo 1 Tabela 1

Equipa docent e do ciclo de est udos/ St udy cycle’ s academ ic st aff

Nome/ Name Grau/ Degree Área Cient íf ica/

Scient if ic Area

Regime de Tempo/ Employed link

M aria de Fát ima Feliciano Dout or Psicologia Clinica 100

Ana M argarida Pia Varela M est re Psicologia da Saúde 100

Suzana Crist ina Perdigão dos Sant os Lucas M est re Psicologia Clinica 100 Nuno Eduardo Roxo Rodrigues Cravo

Barat a

Doct or (regist ado na

DGES n.º 351/ 2012) Psicologia Clínica 100 M aria João Alves Figueiras dos Sant os Dout or Psicologia da Saúde 10

M arco Daniel de Almeida Pereira Dout or Psicologia da Saúde 29

Tiago Filipe Caldeira Paredes Dout or Psicologia da Saúde 100

Susana Sof ia Pereira Pereira da Silva Dout or Psicologia Clínica 100 Cândida Helena Lopes Alves Doct or (regist ado na

Univ. Port o n.º 4/ 2013) Neuropsicologia Clinica 100 José Ant ónio Ferreira Pint o Sargent o Dout or Psicologia Clinica 100

An e xo 2

Publicações – Corpo Docent e CE PCS 2013-2014 ISEIT/ Viseu Internacionais Indexadas (total de 28 publicações)

1. Agra, S., Feliciano, F., Santos, P., Silva, C. (2012). EI professionals’ vulnerability to stress and self assessment performance at VIG interaction. Procedia Social and Behavioral Sciences, Elsevier, vol. 69, pp. 1067–1075. ISSN 1877-0428. http:/ / www.sciencedirect.com/ science/ article/ pii/ S187704281205 4948

2. Canavarro, M . C., & Pereira, M . (2012). Factor structure and psychometric properties of the European Portuguese version of a questionnaire to assess quality of life in HIV-infected adults: The W HOQOL-HIV-Bref. AIDS Care, 24(6), 799-807. doi:10.1080/ 09540121.2011.630362

3. Canavarro, M . C., Vaz Serra, A., Simões, M ., Rijo, D., Pereira, M ., Gameiro, S., Quartilho, M ., Quintais, L., Carona, C. & Paredes, T. (2009). Development and general psychometric properties of the Portuguese from Portugal version of the W orld Health Organization Quality of Life Assessment (W HOQOL-100). International Journal of

Behavioral M edicine, 16(2), 116-124.

4. Carona, C., Pereira, M ., M oreira, H., Silva, N., & Canavarro, M . C. (2013). The disability paradox revisited: Quality of life and family caregiving in pediatric cerebral palsy. Journal of Child and Fam ily Studies. doi:10.1007/ s10826-012-9659-0

5. Feliciano, F., Santos, P., Silva, C. (2012). Strengths, depression symptoms at risk children families´ under Video Hometraining and Video Interaction Guidance (VHT/ VIG) intervention. Procedia Social and Behavioral Sciences,

Elsevier, vol. 69, 2012, pp. 1059–1066. ISSN 1877-0428.

http:/ / www.sciencedirect.com/ science/ article/ pi i/ S1877042812054936

6. Fialho, R., Pereira, M ., M endonça, N., & Ouakinin, S. (2013). Depressive symptoms and neurocognitive performance among HIV-infected women. W omen & Health, 53(2), 117-134. doi:10.1080/ 03630242.2013.767301

7. Figueiras, M .J., M onteiro, R., Caeiro, R. (in press). Crenças erróneas e percepção da doença em pacientes

cardíacos e seus cônjuges: um estudo piloto. Psychology Com m unity and Health

8. Figueiras, M J. M arcelino, D. Cortes, M A. & W einman, J. (2010) Lay views about medicines: The influence of the

illness label for the use of generic vs. brand. Psychology and Health, 25, 9, 1121-1128.

9. Figueiras, M J., Alves, NC., M arcelino,D. Cortes,M A.,W einman, J., Horne, R. (2009) Assessing lay beliefs about generic medicines: Development of the generic medicines scale. Psychology Health & M edicine vol 14 (3) 311-321.

10. Figueiras, M J., M arcelino, D., Claudino, A., Cortes,M A., M aroco, J., W einman, J. (2010) Patients´illness schemata

of hypertension: The role of beliefs for the choice of treatment. Psychology & Health , 25, 4, 507-517.

11. M arcelino, D. & Figueiras, M J (2012) Symptomatology related to trauma after the expressive writing technique: an exploratory study with Portuguese firefighters. Psychology Com m unity and Health, 1 (1) 95-107. http:/ / dx.doi.org/ 10.5964/ pch.v1i1.11

12. M oreira, H., Crespo, C., Silva, S., Paredes, T., & Canavarro, M . (2011). M arital relationship, body image and psychological quality of life among breast cancer patients: The moderating role of the disease's phases.

(10)

8/15 13. Paredes, T., Canavarro, M . C., & Simões, M . R. (2011). Anxiety and depression in sarcoma patients: Emotional

adjustment and its determinants in the different phases of disease. European Journal of Oncology Nursing, 15, 73-79.

14. Paredes, T., Canavarro, M . C., & Simões, M . R. (2012). Social support and adjustment in sarcoma patients: The moderator effect of the disease phase. Journal of Psychosocial Oncology, 30(4), 402-425.

15. Paredes, T., Pereira M ., Simões, M . R., & Canavarro, M . C. (2012). A longitudinal study on emotional adjustment

of sarcoma patients: The determinant role of demographic, clinical and coping variables. European Journal of

Cancer Care, 21(1), 41-51.

16. Paredes, T., Pereira, M ., M oreira, H., Simões, M . R., & Canavarro, M . C. (2011). Quality of life of sarcoma patients from diagnosis to treatments: Predictors and longitudinal trajectories. European Journal of Oncology Nursing, 15(5), 492-499.

17. Paredes, T., Simões, M . R., & Canavarro, M . C. (2010). Psychometric properties of the W orld Health Organization

Quality of Life Questionnaire (W HOQOL-100) in Portuguese sarcoma patients. Psychology, Health & M edicine, 15(4), 420-433.

18. Pereira, M . & Canavarro, M . C. (2012). Quality of life and emotional distress among HIV-positive women during

transition to motherhood. Spanish Journal of Psychology. doi:10.5209/ rev_SJOP.2012.v15.n3.39416

19. Pereira, M ., & Canavarro, M . C. (2011). Gender and age differences in quality of life and the impact of psychopathological symptoms among HIV-infected patients. AIDS and Behavior, 15(8), 1857-1869. doi: 10.1007/ s10461-011-9928-8

20. Pereira, M ., Dattilio, F. M ., Canavarro, M . C., & Narciso, I. (2011). Couple-focused interventions for HIV-serodiscordant couples during transition to motherhood. Contem porary Fam ily Therapy, 33(2), 143-160. doi:10.1007/ s10591-011-9152-8

21. Santos, P., Feliciano, F., & Agra, S. (2011). Highlighting relationships in early intervention with the Video Home Training/ Video Interaction Guidance (VHT/ VIG) method. Procedia Social and Behavioral Sciences, Elsevier, vol. 29, 2, pp.1772–1781. ISSN 1877-0428. http:/ / www.sciencedirect.com/ science/ article/ pi i/ S1877042811028916

22. Silva, S. & M aia, A. (2010). Experiências adversas na infância e tentativas de suicídio em adultos com obesidade

mórbida. Rev. Psiquiatr. Rio Gd. Sul; 32(3):69-72.

23. Silva, S. & M aia, A. (2011). Psychopathology and health problems before and after bariatric surgery. Obesity

Reviews 12 (Suppl. 1): 208.

24. Silva, S. & M aia, A. (2012). Obesity and treatment meanings in bariatric surgery candidates: a qualitative study. Obesity Surgery . DOI: 10.1007/ s11695-012-0716-y.

25. Silva, S. & M aia, A. (2012). The stability of self-reported adverse experiences in childhood: a longitudinal study. Aceite para publicação no Journal of Interpersonal Violence em M arço/ 2012.

26. Silva, S. & M aia, A. (2012). Patients’ experiences after bariatric surgery: a qualitative study at the 12-month follow-up. Aceite para publicação no Clinical Obesity em Novembro/ 2012.

27. Silva, S. & M aia, A. (2013). The stability of self-reported adverse experiences in childhood: a longitudinal study. Journal of Interpersonal Violence. DOI: 10.1177/ 0886260512471077.

28. Silva, S., M aia, A. & Ribeiro, E. (2011). Contributos para a compreensão do sucesso da cirurgia de banda gástrica. Bariatrica & M etabolica Ibero-Am ericana; 1.4.2: 260-273.

N acionais/ Língua Portuguesa Indexadas (total de 10 publicações)

1. Canavarro, M . C., Vaz Serra, A., Pereira, M ., Simões, M . R., Quintais, L., Quartilho M . J., Paredes, T. et al. (2006). Desenvolvimento do instrumento de avaliação da Qualidade de Vida da Organização M undial de Saúde (W HOQOL-100) para Português de Portugal. Psiquiatria Clínica, 27(1), 15-23.

2. Correia, E., Lucas, S., & Lamia, A. (2007). Profiling: Uma técnica auxiliar em investigação criminal. Análise

Psicológica, 4; 595-601.

3. Gameiro, S., Carona, C., Pereira, M ., Canavarro, M . C., Simões, M . R., Rijo, D., Quartilho, M . J., Paredes, T., & Vaz Serra, A. (2008). Sintomatologia depressiva e qualidade de vida na população geral. Psicologia, Saúde e Doenças, 9(1), 73-89.

4. Paredes, T., Canavarro, M . C., & Simões, M . R. (2011). Impacto do cancro do osso e tecidos moles no ajustamento

emocional e qualidade de vida. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 19(1), 34-45.

5. Rijo, D., Canavarro, M . C., Pereira, M ., Simões, M . R., Vaz Serra, A., Quartilho, M .J., Paredes, T. et al. (2006). Especificidades da avaliação da Qualidade de Vida na população portuguesa: O processo de construção da faceta portuguesa do W HOQOL-100. Psiquiatria Clínica, 27(1), 25-30.

6. Silva, S. & M aia, A. (2007). Experiências adversas na infância de adultos com obesidade mórbida. Acta M édica

(11)

9/15 7. Silva, S. & M aia, A. (2011). Adversidade na infância, características psicológicas e problemas de saúde física:

comparação entre obesos e não obesos. Revista de Psiquiatria Clínica; 38(5): 194-200.

8. Vaz Serra, A., Canavarro, M . C., Simões, M . R., Pereira, M ., Gameiro, S., Quartilho, M . J., Paredes, T. et al. (2006a). Estudos psicométricos do instrumento de avaliação da Qualidade de Vida da Organização M undial de Saúde(W HOQOL-100) para Português de Portugal. Psiquiatria Clínica, 27(1), 31-40.

9. Vaz Serra, A., Canavarro, M . C., Simões, M . R., Pereira, M ., Gameiro, S., Quartilho, M . J., Paredes, T. et al. (2006b). Estudos psicométricos do instrumento de avaliação da Qualidade de Vida da Organização M undial de Saúde (W HOQOL-Bref) para Português de Portugal. Psiquiatria Clínica, 27(1), 41-49.

10. Varela, M . & Leal, I. (2007). Estratégias de coping em mulheres com cancro de mama. Análise Psicológica, 3 (XXV);

479-488. http:/ / www.scielo.gpeari.mctes.pt/ pdf/ aps/ v25n3/ v25n3a13.pdf

Livros e Capítulos de Livros (um total de 20 publicações)

1. Araújo Pedrosa, A., Nazaré, B., Fonseca, A., Canavarro, M . C., Pereira, M ., & Pires, R. (2010). Gravidez e M aternidade da adolescência: percursos (d)e adaptação de jovens da Região Autónoma dos Açores. In I. Leal, & J. L. Pais-Ribeiro (Eds.), Psicologia da Saúde: Género, Sexualidade e Saúde (pp. 53-62). Lisboa: ISPA.

2. Barata, N. (no prelo). Intervenção na Dor (Ed. Científico). Porto: LIVPSIC.

3. Barata, N. (no prelo). Insuficiência Renal Crónica: Relação Diádica e Qualidade de Vida. Porto: LIVPSIC.

4. Barata, N. (2009). Relação Diádica e Qualidade de Vida no Insuficiente Renal Crónico.

Santiago de Compostela: Edições USC.

5. Barata, N. (2005). A Depressão em Sujeitos com Paralisia Cerebral. Alverca: Edições

Psiclínica (e-book).

6. Canavarro, M . C., Simões, M . R., Vaz Serra, A., Pereira, M ., Rijo, D., Quartilho, M . J., Gameiro, S., Paredes, T, & Carona, C. (2007). W HOQOL-BREF: Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização M undial de Saúde. In, M . Simões, C. M achado, M . Gonçalves, & L. Almeida (Eds.) Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população Portuguesa, vol. III (pp. 77-100). Coimbra: Quarteto Editora.

7. Canavarro, M . C., Pereira, M ., Simões, M . R., & Pintassilgo, A. L. (2010). W HOQOL-HIV disponível para Portugal: Desenvolvimento e aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida da Organização M undial de Saúde na infecção VIH/ SIDA. In M . C. Canavarro & A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 205-228). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

8. Canavarro, M . C., Vaz Serra, A., Pereira, M ., Simões, M . R., Quartilho, M . J., Rijo, D., Gameiro, S., Carona, C., &

Paredes, T. (2010). W HOQOL Disponível para Portugal: Desenvolvimento dos instrumentos de avaliação da

qualidade de vida da Organização M undial de Saúde (W HOQOL-100 e W HOQOL-BREF). In M . C. Canavarro & A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 171-190). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

9. Carona, C., Canavarro, M . C., Pereira, M ., & Gameiro, S. (2010). Qualidade de vida em indivíduos adultos com paralisia cerebral e dos seus cuidadores familiares. In M . C. Canavarro & A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 425-464). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

10. Feliciano, F. (2007) – M étodo canguru: o prosseguir da vinculação pais-bebé prematuro. Coimbra: Edições

Almedina, SA.

11. Feliciano, F. (2007) – A Relação Pais-Filhos nos Recém-Nascidos Prematuros. In Nascer Prematuro: um manual

para os pais dos bebés prematuros – Capítulo “ O que dizem os profissionais” , 65-72. Grupo Editorial: Direcção da Secção de Neonatologia – Triénio 2005-2007.

12. Feliciano, F. & Vitorino, A. (no prelo) -Adaptações psicológicas na gravidez e pós-parto. In A. G. Pascoal, R. Santos-Rocha, & M . F. Ramalho (Eds.), Gravidez activa - Actividade física e saúde na gravidez e pós-parto” – Parte 2, Capítulo “ Adaptações físicas e psicológicas da gravidez e benefícios do exercício” . Inserido no projeto financiado pela FCT, referência - “ PTDC/ DES/ 102058/ 2008 - Efeito da carga biomecânica no sistema músculo-esquelético na mulher durante a gravidez e pós-parto”

13. Gameiro, S., Canavarro, M . C., Pereira, M ., Vaz Serra, A., Paredes, T., Carona, C., Simões, M . R., Quartilho, M . J. & Rijo, D. (2010). Factores sociais e demográficos de variabilidade da qualidade de vida na população geral. In M . C. Canavarro & A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 251-268). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

14. Paredes, T., Simões, M . R., & Canavarro, M . C. (2010). Doença Oncológica e Qualidade de Vida: O impacto da

patologia tumoral do aparelho locomotor. In M . C. Canavarro e A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde:

Um a abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

15. Pereira, M . & Canavarro, M . C. (2010). Determinantes da qualidade de vida dos doentes infectados pelo Vírus da

(12)

10/15 Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 325-348). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

16. Rijo, D., Canavarro, M . C., Vaz Serra, A., Pereira, M ., Simões, M . R., Quartilho, M . J., Carona, C., Gameiro, S., &

Paredes, T. (2010). Especificidades da avaliação da qualidade de vida na população portuguesa: Dos grupos focais

ao desenvolvimento da faceta portuguesa – Poder político (FP25) do W HOQOL-100. In M .C. Canavarro & A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 191-204). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

17. Santos, P., Feliciano, F., Bicho, A., Silva, C., Rodrigues, C., Portugal, G., Carvalho, L., Simões, R., Tavares, R. e Agra. S. (2012). O M étodo Video Home Training / Video Interaction Guidance em Intervenção Precoce: projeto de investigação-ação. In N. Ramos, E. M endes, A.I. Silva & J. Porfírio (orgs.). Família, Desenvolvimento e Educação no Século XXI: olhares interdisciplinares. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação, pp. 63-71.

ISBN: 978-989-96701-3-6.

http:/ / www.esep.pt/ documentos/ Fam%C3%ADlia,%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Desenvolvimento%20no %20sec.%20XXI/

ebook%20-%20Fam%C3%ADlia,%20educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20desenvolvimento%20sec%20XXI.pdf

18. Simões, M . R., Sousa, L., Vilar, M ., & Paredes, T. (2010). Avaliação da Qualidade de Vida: Uma Revisão dos Estudos Psicométricos com as Versões do W HOQOL. In M . C. Canavarro e A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde:

Um a abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 19. Vaz Serra, A., Pereira, M . & Leitão, J. P. (2010). Qualidade de vida em doentes esquizofrénicos. In M . C. Canavarro

& A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Uma abordagem na perspectiva da Organização M undial de Saúde (pp. 271-282). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

20. Vilar, M ., Simões M . R., Sousa, L., Firmino, H., Paredes, T., & Lima, M . (2010). Avaliação da qualidade de vida em adultos idosos: Notas em torno do processo de adaptação e validação do W HOQOL-OLD para a população portuguesa. In M . C. Canavarro e A. Vaz Serra (Org.), Qualidade de Vida e Saúde: Um a abordagem na perspectiva

da Organização M undial de Saúde. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

An e xo 3 Ta b e la 2

Ce n t ro (s) d e i nvest igação a q ue est ão ligado s os d o cent es, co m cl assificação FCT

Cent ro de Invest igação Classif icação (FCT) IES/ Inst it ut ion Observações

CIDTFF Excelent UA M aria de Fát ima Feliciano (colaboradora)

CINEICC Good FPCE-UC Suzana Crist ina Perdigão dos Sant os Lucas (colaboradora)

UIPES Good ISPA M aria João Alves Figueiras dos Sant os (invest igadora)

UIPES Good ISPA Ana M argarida Pia Varela (Dout oranda)

IPCDVS Good FPCE-UC Tiago Filipe Caldeira Paredes (invest igador)

IPCDVS Good FPCE-UC M arco Daniel de Almeida Pereira (invest igador)

An e xo 4 Ta b e la 3

Ce n t ro (s) d e i nvest igação a q ue est ão ligado s os d o cent es co m l inhas o u p rojet os co n cret os

Cent ro de Invest igação

IES/ Inst it ut ion Nome

(Invest igador; Colaborador)

Nome da Linha/ Linha de invest igação

CIDTFF Universidade de Aveiro

M aria de Fát ima Feliciano (colaboradora)

“ Promoção de compet ências relacionais em int ervenção precoce pelo mét odo vídeo home t raining/ vídeo Int eract ion Guidance” (Co-Invest igador a pr incipal dest acada no pr ojet o pela aut or ia e invest iment o face a ser a especialist a por t uguesa cer t ificada na met odologia VHT/ VIG; onde se dest aca a int er venção familiar e r elação Pais-Filhos)

CINEICC FPCE-Univ. Coimbra

Suzana Crist ina Perdigão dos Sant os Lucas

(colaboradora)

“ Uma abordagem mult if act orial da violência nas díades amorosas adolescent es: Est udos de adapt ação, af erição e validação do Conf lict in Adolescent Dat ing Relat ionships Invent ory (CADRI)”

UIPES ISPA

M aria João Alves Figueiras dos Sant os (invest igadora)

“ Illness misconcept ions about heart disease: implicat ions f or cardiac rehabilit at ion”

UIPES ISPA Ana M argarida Pia Varela (Dout oranda)

(13)

11/15 IPCDVS FPCE-Univ.

Coimbra

Tiago Filipe Caldeira Paredes (invest igador)

“ Relações, Desenvolviment o & Saúde”

IPCDVS FPCE- Univ. Coimbra

M arco Daniel de Almeida Pereira (invest igador)

“Relações de casal e adversidade – Couples relat ionship and adversit y” e “ Avaliação e int ervenção com mães adolescent s seroposit ivas: Focalizando a saúde ment al, a adesão ao t rat ament o e relação com o bébé – Assessment and int ervent ion wit h HIV-inf ect ed adolescent mot hers ment al healt h, t reat ment adherence and mot her-child relat ionship”

An e xo 5

Projet os de Invest igação em decurso no Inst it ut o Piaget com respet ivos parceiros nacionais e int ernacionais:

Crenças erróneas sobre a doença card íaca – perceção da doença em pacient es e seus cônjuges: im plicações para a reabilit ação cardíaca – Proj . FCT: PTDC/ PSI-PCL/ 112503/ 2009 e FCOM P-01-0124-FEDER 015520 – Invest igador Responsável: M aria João Alves Figueiras dos Sant os.

Com bat e ao t ráfico de ser es hum anos e à violência na prost it uição - Projet o subm et ido a financiam ent o no POPH 7.7. Proponent e: APDES | Parceiros: Inst it ut o Piaget -ISEIT/ Viseu – Invest igador Represent ant e do Inst it ut o Pi aget : M aria de Fát im a Feliciano.

Rost os da Violência - Proponent e: Inst itut o Piaget -ISEIT/ Viseu | Parceiros: Uni Piaget Cabo Verde; APDES – Invest igador Responsável: Suzana Crist ina Perdigão dos Sant os Lucas.

Est ados de Saúde e Doença Crónica: Represent ações, Conhecim ent os, Vivências e Gest ão Inst it ucional - Proponent e: Inst it ut o Piaget -ISEIT/ Viseu | Parceiros: CRIA; Univ. Évora; C.Hosp. Tondela–Viseu –Invest igador Responsável – Ana M argarida Varela.

O Desenvolvim ent o e a Educação Sócio -Em ocional: Diagnóst ico e Int ervenção - Proponent e: Inst it ut o Piaget-ISEIT/ Viseu | Parceiros: IPBragança; Univ. Cat ólica Port –Viseu; Univ.Salam anca; Uni Piaget Cabo Verde – Invest igador Responsável – Paulo Jorge Alves.

“ O efei t o da prát i ca de Yoga no funci onam ent o psi coem oci onal e est i l o de vi da de doent es oncol ógi cos e seus fam i l i ares” / “ The efect s of Yoga’ s prat i ce at pshycoem ot i onal and l i fe st yl e of oncol ogi cal paci ent s and t hei r fam i l i es” . Invest igação aplicada que int egra um a equipa de invest igadores do Inst itut o Piaget -ISEIT/ Viseu, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coim bra (FPCE-UC); Depart am ent o de Educação da Universidade de Aveiro (DE-UA); Depart am ent o M édico e Cient ífico da Confederação Port uguesa de Yoga; Serviço de Psiquiat ria-Unidade de Psicologia do Cent ro Hospit alar de Trás-Os-M ont es e Alt o-Douro (SP-UP CHTM AD), Pat anjali Yogpeet h (Patanjali Research Foundat ion) de Haridw ar – India e Indian Council of M edical Research – Cent re for Advanced Research in Yoga and Neurophysiology. Projet o que foi present em ent e finalizado para subm et er a fin anciam ent o – Invest igador Responsável: M aria de Fát im a Feliciano.

Para além das parcerias envolvidas diret am ent e nos projet os dest aca -se as parceria Inst it ut o Piaget -ISEIT/ Viseu com : PAIDEIA - Plat aform a Abert a p/ o Desenvolvim ent o da Educação Em ocional ; CRID – Cent ro de Reabilit ação, Int ervenção e Desenvolvim ent o Pessoal Terapêut icas e Form ação Gaudeam us – Assoc. Juvenil, IPSS.

(14)

12/15

An e xo 6 Ta b e la 4

M a p a d e a fet ação d e d ocen t es à s u nidades cu rriculares

1.º Ano/ 1.º Semestre

Unidades curriculares Docente Regime Horas lecionadas na

UC Saúde Pública e Promoção

da Saúde

Docente Responsável - Tiago Filipe Caldeira Paredes TI T: 10: TP: 10; OT: 6

M arco Daniel de Almeida Pereira TP TP: 10; OT: 4

Consulta Psicológica Docente Responsável - M aria de Fátima Feliciano TI T: 10: TP: 30; OT: 10

Psicologia da Saúde

Docente Responsável - M aria João Alves Figueiras

dos Santos TI T: 10

Tiago Filipe Caldeira Paredes TP TP: 30; OT: 10

Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Docente Responsável - Nuno Eduardo Roxo

Rodrigues Cravo Barata TI T: 10; TP: 30; OT: 10

Seminários Temáticos em Psicologia

Docente Responsável - Susana Sofia Pereira Pereira

da Silva TI S: 6

M aria de Fátima Feliciano TI S: 6

Tiago Filipe Caldeira Paredes TI S: 6

M arco Daniel de Almeida Pereira TP S: 6

M aria João Alves Figueiras dos Santos TP S: 6

Professores Convidados TP S: 20

Neuropsicologia Docente Responsável - Cândida Helena Lopes Alves TI T: 10; TP: 30; OT: 10 Avaliação Psicológica,

Diagnóstico e Intervenção I

Docente Responsável - M aria de Fátima Feliciano TI T: 20; PL: 10 Suzana Cristina Perdigão dos Santos Lucas TI T: 10; PL: 10; OT: 10

1.º Ano/ 2.º Semestre

Unidades curriculares Docente Regime Horas lecionadas na

UC Psicologia dos

Comportamentos Aditivos

Docente Responsável - Nuno Eduardo Roxo

Rodrigues Cravo Barata TI T: 10; TP: 30; OT: 10

Intervenção Psicoterapêutica

Docente Responsável - Susana Sofia Pereira Pereira

da Silva TI T: 10; TP: 40; OT: 10

Intervenção Psicológica em Contextos de Saúde

Docente Responsável - M arco Daniel de Almeida

Pereira TP T: 10; TP: 10

Ana M argarida Pia Varela TI T: 10; TP: 20; OT: 10

M étodos Avançados de Investigação e Análise de Dados

Docente Responsável - Susana Sofia Pereira Pereira

da Silva TI TP: 20; PL: 10

Suzana Cristina Perdigão dos Santos Lucas TI TP: 10; PL: 10

Psicopatologia do Adulto e do Idoso

Docente Responsável - José António Ferreira Pinto

Sargento TI T: 10; TP: 30; OT: 10

Avaliação Psicológica, Diagnóstico e Intervenção II

Docente Responsável - M aria de Fátima Feliciano TI T: 20; PL: 10 Suzana Cristina Perdigão dos Santos Lucas TI T: 10; PL: 10; OT: 10

(15)

13/15

2.º Ano

Unidades curriculares Docente Regime Horas lecionadas na UC

Dissertação

Docente Responsável - Susana Sofia Pereira Pereira da Silva

TI

S:6; OT:50

M aria de Fátima Feliciano TI S:6; OT:50

Tiago Filipe Caldeira Paredes TI S:6; OT:50

M arco Daniel de Almeida Pereira TP S:6; OT:50

M aria João Alves Figueiras dos Santos TP S:6; OT:50

Estágio

Docente Responsável - M aria de Fátima Feliciano TI OT: 50

Susana Sofia Pereira Pereira da Silva TI OT: 40

Nuno Eduardo Roxo Rodrigues Cravo Barata TI OT: 40

Tiago Filipe Caldeira Paredes TI OT: 40

José António Ferreira Pinto Sargento TI OT: 45

Cândida Helena Lopes Alves TI OT: 40

Ana M argarida Pia Varela TI OT: 40

Suzana Cristina Perdigão dos Santos Lucas TI OT: 40

(16)

14/15

An e xo 7

Fichas Curriculares de novos docent e s

FCD de Cândida Alves

Nome/ Name – Cândida Helena Lopes Alves

Inst it uição de Ensino Superior e Unidade Orgânica/ Higher Educat ion Inst it ut and Unit - Inst it ut o Piaget – ISEIT/ Viseu

Cat egoria/ Cat egory – Professor Auxiliar ou equivalent e Grau/ Degree – Dout or

Área cient ífica dest e grau académico / Scient ific area os t he degree – Neuropsicologia Clínica Ano em que foi obt ido est e grau académciao / year of t his degree – 2011

Inst it uição que conferiu est e grau académico / Inst it ut ion t hat awarded t his degree – Universidade de Salam anca (reconh na Univ. do M inho n.º 4/ 2013)

Regime t empo na inst it uição que submet e a propost a/ Employment link wit h t he applicant – 100%

Out ros grau académicos ou t ít ulos / Ot her académic degrees or t it les

2006 – Licenciat ura – Psicologia Clínica e do Aconselhamento – ISEIT/ Viseu – 14 valores 2008 – M est rado – Neurociência – Universidade de Salamanca, reconh. pela Univ. do Algarve – Sobresaliente/ Excelent e

Art igos em revist as int ernacionais com revisão de pares, livros ou capít ulos de livros relevant es na área do ciclo de est udos / Publicat ions in int ernacional journal wit h peer review, books or chapt ers of books in t he main área of t he st udy cycle

Alves, C. H. L. (2011). Val i dez cl íni ca de l a escal a de l a val oración de l a dem ênci a (DSR-2) en una m uest ra de paci ent es con det eri oro cogni t i vo l eve (DCL) Y enferm edad de Al zhei m er (EA) (Tese de Dout oram ent o não publicada). Faculdade de Psicologia da Universidade de Salam anca, Salam anca.

Alves, C. H. L. (2008). Apat i a y funci onam net o cogni t i vo en l a enferm edad de Al zhei m er y en l a depresi ón uni pol ar (Tesina não publicada). Faculdade de Psicologia da Universidade de Salam anca, Salam anca. Alves, C. H. L. (2008). Est udi o Epi dem i ol ógi co del Aut i sm o (Dissert ação de M est rado não publicada). Faculdade de Psicologia da Universidade de Salam anca, Salam anca.

Experiência profissional relevant e (5 referências)/ Relevant e Professional Experience (5 references) 2012 – present e – Docent e colaboradora – Orient ação de Dissert ações M est rado de especialização em NEE, na Universidade Fernando Pessoa

2011-2012 – Docent e no M est rado de especialização em NEE, na Universid ade Fernando Pessoa 2010-2012 – Neuropsicóloga no Hospit al Universit ário de Salam anca (serviço de neurologia) 2010 – Neuropsicóloga na ASDACE, Salam anca

2008 – Docent e na Pós-Graduação/ especialização em NEE, no ISAC

Out ras informações relevant es / Ot her relevant informat ions M em bro Efect ivo da OPP com Cédula Profissional Nº 3495

Unidades Curriculares a leccionar:

Neuropsicologia T; TP; OT 10;30;10

Est ágio OT 40

Out ras Unidades Curriculares a leccionar em ciclos de est udos em funcionament o: Não apl icável

(17)

15/15 FCD de José Sargent o

Nome/ Name – José Ant ónio Ferreira Pinto Sargent o

Inst it uição de Ensino Superior e Unidade Orgânica/ Higher Educat ion Inst it ut and Unit - Inst it ut o Piaget – ISEIT/ Viseu

Cat egoria/ Cat egory – Professor Auxiliar ou equivalent e Grau/ Degree – Dout or

Área cient ífica dest e grau académico / Scient ific area os t he degree – Psicologia Clínica Ano em que foi obt ido est e grau académciao / year of t his degree – 2013

Inst it uição que conferiu est e grau académico / Inst it ut ion t hat awarded t his degree – Universidade de Coim bra

Regime t empo na inst it uição que submet e a propost a/ Employment link wit h t he applicant – 100%

Out ros grau académicos ou t ít ulos / Ot her académic degrees or t it les

2005 – Licenciat ura – Psicologia Clínica Dinâm ica e Sistémi ca –Universidade de Coim bra– 16 valores 2013 – Dout oram ento – Psicologia Clínica – Universidade de Coim bra – Aprovado por Unanimidade com Dist inção e Louvor

Art igos em revist as int ernacionais com revisão de pares, livros ou capít ulos de livros relevant es na área do ciclo de est udos / Publicat ions in int ernacional journal wit h peer review, books or chapt ers of books in t he main área of t he st udy cycle

Sargent o, J. A. F. P. (2013). Fact ores psi col ógi cos e doença oncológica: est udo da frel ação ent re psi cot ism o, host i l i dade e depressão com a evol ução da doença (Tese de Dout oram ent o não publicada). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coim bra. Coim bra.

Experiência profissional relevant e (5 referências)/ Relevant e Professional Experience (5 references) 2012-2013 – Docent e a TP no Instit ut o Piaget / M acedo de Cavaleiro

2009-2012 – Form ador no Hospit al Arcebispo João Crisóst om o e no ISPA 2008 – Orient ador de Est ágio Profissional em IPSS em S. João de Areias 2007 – present e – Psicólogo Cl ínico em diversas centros e clínicas

2005-2010 – Colaborou em diversas organizações de Conferências no âm bito da Psicologia

Out ras informações relevant es / Ot her relevant informat ions M em bro Efect ivo da OPP com Cédula Profissional Nº 4486 Sócio da Academ i a Portuguesa de Psico-Oncologia

Unidades Curriculares a leccionar:

Psicopat ologia do Adult o e do Idoso T; TP; OT 10;30;10

Est ágio OT 45

Out ras Unidades Curriculares a leccionar em ciclos de est udos em funcionament o: Não aplicável

Referências

Documentos relacionados

E assim, por estarem as partes justas e contratadas, foi o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma que lido e conforme pelas partes, vai por

No espaço entre os cotos do nervo tibial delimitado pelo lúmen do tubo de silicone, foi injetada a fração de células mononucleares autólogas de medula óssea em um volume

O terceiro artigo (Artigo Original 3), com o título “Ultrassom terapêutico pulsado potencializa a ação da terapia celular na regeneração nervosa periférica após

O estupro marital constitui um delito que acontece na constância de uma relação conjugal, na qual as mulheres são vítimas de uma violência específica, perpetrada por

Capa Patrocinador Organização Minicursos Palestras Painél Autores Títulos Áreas Imprimir

Os valores brutos expirados, expressos em litros, nos mostram que os indivíduos mais graves possuem uma menor capacidade expiratória, porém quando comparamos com o predito

Once the learning objectives relate to knowledge, skills and attitudes necessary to implement rehabilitation nursing interventions and the care itself, the teaching

Este investimento em recursos laboratoriais, associado aos aspetos positivos expostos ao longo de todo o relatório preliminar da CAE, referentes à qualidade das UCs que compõem o CE