• Nenhum resultado encontrado

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE RECURSOS HUMANOS DOS

PROFESSORES EM REGIME DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

EDITAL N° 004/2016 - ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO -

CREDE 05

CROATÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2016.

O(a) Diretor(a) da ​ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO​, ​Francisco Alex de Oliveira Farias​, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe o Art. 4°,

parágrafo 1°, da Lei Complementar Estadual N° 22, de 24 de Julho de 2000​, divulga e estabelece normas específicas para abertura de inscrições e realização de seleção pública destinada à formação de Banco de Recursos Humanos para contratação temporária de professores ​para lecionar as disciplinas especificadas no(s) item(ns) ​I, ​atendendo as necessidades de excepcional interesse público da Rede Estadual de Ensino.

I. Linguagens e Códigos: Educação Física II. Matemática: Matemática

1. DAS DISPOSIÇÕES PREMILINARES

1.1. A Seleção destina-se à formação de Banco de Recursos Humanos para contratação de professores por tempo determinado para suprir carências temporárias do corpo docente da ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO na modalidade de Ensino Médio Regular. 1.2. A Seleção obedecerá a duas etapas consecutivas:

i. Análise da capacidade profissional, comprovada mediante avaliação do Curriculum Vitae;

ii. Entrevista do(a) Candidato(a).

2. DA EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

2.1. O Processo Seletivo regido por este Edital será coordenado e executado pelo Núcleo Gestor da ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO sob coodenação da CREDE 05 - CEDEA através do serviço da Superintendência Escolar.

2.2. As ​Inscrições e a entrega do ​Curriculum Vitae serão efetuadas na sede da referida escola, localizada a ​Comunidade Três Imrãos​, sob a responsabilidade da ​Banca

Examinadora,​ composta para este fim.

2.3. Após a validação dos documentos apresentados à Banca Examinadora, o(a) candidato(a) será entrevistado(a) pela ​Banca de Entrevistas​, composta para este fim.

(2)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

3. DA CARGA HORÁRIA

3.1. A carga horária de trabalho do professor contratado por tempo determinado será no

máximo​ de ​40 ​(quarenta) ​horas semanais​ de acordo com a necessidade da Escola. 4. DA REMUNERAÇÃO

4.1. O valor da remuneração mensal será calculado de acordo com a ​Lei N° 14.954​, de 27 de Junho de 2011, publicada no DOE de 05 de Julho de 2011.

5. DA VIGÊNCIA

5.1. A ​vigência da presente Seleção será de ​01​(um) ​ano a contar da data de seu resultado, podendo ser prorrogada por igual período.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6.2. A inscrição para a Seleção ocorrerá na SEDE da ​ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA

CONCEIÇÃO​, nos dias ​30 de setembro, 05 e 06 de outubro de 2016​, nos horários das 07h:30 as 11h:30​ e das ​13h as 17h​.

6.3. No ato da inscrição, o candidato deverá estar habilitado para lecionar na disciplina ou área para a qual se inscreveu, atendendo aos requisitos do ​Anexos I.

6.4. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar:

a. O ​Formulário de Inscrição​, devidamente preenchido em conformidade com o ​ANEXO

II ​e o ​Curriculum Vitae Padronizado, ​devidamente preenchido em conformidade com

os ​ANEXOS III e IV ​para prévia análise e conferência dos documentos devidamente autenticados em ​CARTÓRIO, ​com todos os dados solicitados, sem emendas e/ou rasuras. As informações prestadas no Formulário de Inscrição e no Curriculum Vitae são de inteira responsabilidade do candidato, ficando a Administração Pública no direito de excluí-lo da seleção, caso comprove inveracidade dos dados fornecidos. b. No caso dos candidatos oriundos do Convênio firmado entre a Secretaria da Educação

Básica e Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas, deverão anexar ao Curriculum Vitae, o Histórico Escolar atualizado do Curso de Graduação, Declaração da IES devidamente carimbada e assinada que ateste a condição de aluno regularmente matriculado no ​7° Período ​- Curso em Licenciatura Plena,

(3)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5 c. Fotocópias nítidas acompanhadas dos seguintes documentos ​ORIGINAIS​:

i. Identidade (frente e verso), no mesmo lado da cópia; ii. CPF;

iii. Título de Eleitor e comprovante que está em dia com as obrigações eleitorais; iv. Certificado de Reservista (se do sexo masculino);

v. Comprovante de Endereço;

vi. 01 Foto 3x4 recente (papel-foto).

d. ​Serão indeferidas as inscrições com grafia do nome do candidato ilegível ou abreviado.

e. O candidato declarará, na Ficha de Inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, entregará os documentos comprobatórios exigidos para exercer a função de professor, por ocasião da contratação.

f. ​Não serão aceitos entrega de documentos após o ato da inscrição.

7. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

7.1. A seleção será composta de duas etapas consecutivas com pontuação máxima de 100 (cem) pontos:

7.1.2 A primeira etapa compreenderá a análise do ​Curriculum Vitae valendo no ​máximo 50

(cinquenta) ​pontos​ de acordo com os ​ANEXOS III e IV.

7.1.2.1 A análise do Curriculum compreende a avaliação de todos os títulos do candidato. 7.1.2.2 Ao Curriculum devem ser anexadas:

a. Cópias legíveis de todos os títulos, que só serão aceitas quando apresentadas junto das originais;

b. Declaração de experiência de trabalho no exercício do magistério, com firma reconhecida de seus signatários, na pessoa do(a) Diretor(a) e o seu respectivo carimbo de identificação, quando se tratar de Escola Municipal. Quando se tratar de escola extinta ou onde não exista Núcleo Gestor, a Declaração deverá se expedida e assinada pelo(a) Secretário(a) Municipal de Educação com firma reconhecida em cartório.

c. Cópia da Carteira Profissional autenticada, onde conste, o inÍcio e o término da experiência, quando se tratar de Estabelecimento de Ensino Particular.

d. Declaração de experiência de trabalho no exercício do magistério, assinada pelo(a) Diretor(a) da Escola, com o seu respectivo carimbo, quando se tratar de experiência em Escolas Estaduais.

e. Os documentos expedidos no exterior, em língua estrangeira, somente serão considerados, quando traduzidos para o português oficial e revalidados por Instituição

(4)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5 de Ensino Brasileira.

f. Cópias legíveis de todos os títulos, que só serão aceitas quando apresentadas junto das originais;

- Declaração de experiência de trabalho no exercício do magistério, com firma reconhecida de seus signatários, na pessoa do Diretor e o seu respectivo carimbo de identificação, quando se tratar de Escola Municipal. Quando se tratar de escola extinta ou onde não exista Núcleo Gestor, a Declaração deverá se expedida e assinada pelo(a) Secretário(a) Municipal de Educação com firma reconhecida em cartório. - Cópia da Carteira Profissional autenticada, onde conste, o inicio e o término da experiência, quando se tratar de Estabelecimento de Ensino Particular.

- Declaração de experiência de trabalho no exercício do magistério, assinada pelo Diretor da Escola, com o seu respectivo carimbo, quando se tratar de experiência em Escolas Estaduais.

g. Não será permitida a contagem concomitante de tempo de serviço no Magistério. h. Os certificados dos cursos exigidos para avaliações de títulos que não mencionarem a

carga horária e que não forem emitidos por Instituição Oficial ou particular, devidamente autorizada, não serão considerados.

7.1.3. A segunda etapa consistirá de ​Entrevista com os candidatos valendo no ​máximo 50 (cinquenta) ​pontos​.

No que diz respeito à entrevista, serão considerados os aspectos: a. Domínio do conteúdo a ser lecionado pelo candidato;

b. Noções Básica sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;

c. Programas e Projetos da Secretaria da Educação(Governo do Estado do Ceará); d. Controle emocional para o exercício das funções do magistério;

e. Liderança, Criatividade e Comunicabilidade.

7.2. A nota final dos candidatos será obtida através da soma da nota da análise do Curriculo Vitae com os pontos obtidos na Entrevista.

7.3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver ​60% (sessenta por cento)​, no mínimo, dos pontos atribuídos ao somatório da análise do Curriculim Vitae e da Entrevista.

8. DO RESULTADO FINAL DA SELEÇAO E DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. A classificação final dos candidatos será feita de acordo com a opção do candidato e disciplina, pela ordem decrescente da nota final e divulgada através de listagens afixadas na SEDE da ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO e no site:

(5)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5 8.2. Nos casos em que ocorrer empate na nota final terá preferência o candidato:

a. Portador de Diploma de Licenciatura Plena na disciplina de sua opção; b. Com maior número de pontos na avaliação do Curriculum Vitae;

c. Maior tempo de experiência no Magistério; d. Com maior número de pontos na Entrevista.

9. DA EXCLUSÃO DO CANDIDATO

9.1. Será excluído da Seleção o candidato que:

a. Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b. Desrespeitar membro das Comissões Executoras das Inscrições, Bancas Examinadoras e Coordenador(a) da Seleção;

c. Descumprir quaisquer dos itens das instruções contidas neste Edital; d. For considerado não aprovado na avaliação do Curriculum Vitae;

e. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

10. DOS RECURSOS

10.1. Caberá interposição de recurso administrativo ao Núcleo Gestor da escola: a. Indeferimento de inscrição;

b. Resultado da Avaliação do Curriculum Vitae; c. Resultado Final da Seleção.

10.2. Todo recurso deverá ser obrigatoriamente assinado pelo candidato e encaminhado à sede da escola.

10.3. Os recursos deverão ser entregues na secretaria da ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO.

10.4. O prazo será de 24 (vinte e quatro) horas, contados a partir do primeiro dia útil da divulgação do resultado final no site da CREDE 05: ​www.crede05.seduc.ce.gov.br​ .

10.5. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, sendo as respectivas decisões individualizadas.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1. A contratação dar-se-á mediante Termo de Contrato assinado entre as partes (contratantes e contratados), ​A CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ​e obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

11.2. Se o candidato uma vez convocado, manifestar impossibilidade em aceitar a lotação por motivo de incompatibilidade de horário ou outro inconveniente, fica a Administração Pública livre para chamar o próximo classificado para suprir a carência mediante assinatura, pelo candidato, do Termo de Indisponibiliade para lotação.

(6)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

11.3. Para ser contratado o candidato deverá satisfazer, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a. Ter sido aprovado através de Processo Seletivo;

b. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi conferido igualdade nas condições previstas no Art. 12, inciso II, parágrafo 1° da Constituição Federal;

c. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, no ato da contratação;

d. Estar em dia com as obrigações eleitorais e quite com o serviço militar, quando do sexo masculino;

e. Não registrar antecedentes criminais;

f. Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por idoneidade, aplicada a qualquer Orgão Público da esfera federal, estadual ou municipal.

g. Não ferir o dispositivo no inciso XVI do Art. 37 - capítulo VII - da Administração Pública - Seção I, da Constituição Federal, bem como o estabelecido na Lei Complementar Estadual, N° 22, de 24 de Julho de 2000.

h. Apresentar o Diploma da qualificação exigida para a função de Professor indicada nos Anexos I, II e III deste Edital.

11.4. Os candidatos aprovados na Seleção, quando convocados, deverão apresentar os documentos exigidos para a contratação, previstos no subitem 11.3.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os candidatos serão informados sobre o resultado final da seleção pública através de listagens afixadas na SEDE da ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO, e pelo endereço eletrônico: ​www.crede05.seduc.ce.gov.br

12.2. A aprovação e a classificação final na Seleção a que se refere este Edital não asseguram aos candidatos a contratação, mas tão somente a expectativa de serem contratados, obedecida a rigorosa ordem de classificação, a existência de carência temporária, o interesse e a conveniência da Administração Pública.

12.3. Para a contratação exigir-se-á do candidato não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, sendo necessário que o mesmo apresente uma declaração para ser analisada pela Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG, com pré-requisito de emissão de Declaração de Não - Acumulação de Cargos. 12.4. É proibida a contratação de candidatos que tenham vínculo ou parentesco até o segundo grau com os membros do Núcleo Gestor da Escola (Art. 4°, parágrafo 2°, da Lei Complementar N° 22/2000).

(7)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

12.5. Será reservado o percentual de 2% (dois por cento) das carências surgidas aos portadores de deficiência física, ficando a contratação vinculada a ordem de classificação dos deficientes físicos, à capacidade de exercício da função de professor e à demanda por disciplina.

12.6. Quando da contratação, somente será permitida a acumulação nos termos do Art. 37, item XVI da Constituição Federal, sob pena de nulidade do contrato e apuração de responsabilidade administrativa do contratante e do contratado.

12.7. Os casos omissos e duvidosos referentes ao processo de Seleção serão resolvidos pelo Núcleo Gestor da ​ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO e pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - Tianguá - CREDE 05 ​através da CEDEA - Serviço da Superintendência Escolar.

CROATÁ - CE, 30 de Setembro de 2016.

Francisco Alex de Oliveira Farias

(8)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

ANEXO I - EDITAL 004/2016 - ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA

CONCEIÇÃO

CROATÁ - CE, 30 de SETEMBRO DE 2016.

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA PARA A FUNÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS E CÓDIGOS

5. EDUCAÇÃO FÍSICA:

4.1. Licenciatura Plena em Educação Física

4.2. Curso Superior de Graduação Plena (Bacharelado ou Licenciatura) mais Curso Básico de Educação Física, de no mínimo, 120 horas aula.

MATEMÁTICA

6. MATEMÁTICA:

6.1. Licenciatura Plena em Matemática

6.2. Licenciatura em Ciências com plenificação em Matemática

6.3. Licenciatura Plena Pedagogia, em regime regular ou especial e outros, com habilitação em Matemática.

3 – Portadores de diploma referente ao Esquema I ou Curso Especial de Formação Pedagógica de Docentes (CEFOP), expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada, cujos cursos sejam reconhecidos, concorrendo para disciplina da área da seleção para a qual o respectivo diploma os habilita.

(9)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

ANEXO II - EDITAL 004/2016 - ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO CROATÁ - CE, 30 de SETEMBRO DE 2016.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO N° ________ DADOS PESSOAIS

NOME COMPLETO:

NASCIMENTO: SEXO: M ( ) F ( ) OUTROS ( )

ENDEREÇO:

BAIRRO: CIDADE: CEP:

TELEFONE FIXO: CELULAR:

E-MAIL:

RG: ÓRGÃO EXPEDIDOR:

DADOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

NOME DO CURSO:

OPÇÃO DO CANDIDATO

DISCIPLINA: CIDADE:

Data, ______de XXXXXX de XXXX. ________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

………...

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

N° DE INSCRIÇÃO: CREDE 05

NOME DO CANDIDATO: RG:

Data, ______de XXXXXX de XXXX. ____________________________________ Assinatura do(a) Responsável pela Inscrição

(10)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

ANEXO III - EDITAL 004/2016 - ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO CROATÁ - CE, 30 de SETEMBRO DE 2016.

CURRICULUM VITAE - PADRONIZADO

CANDIDATOS AO CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DO ENSINO MÉDIO

Eu, ___________________________________________________, candidato(a) à função de Professor Contratado por Tempo

Determinado, cujo número de inscrição é __________________, apresento e declaro ser de minha exclusiva

responsabilidade o preenchimento das informações apresentadas e que os títulos, declarações e documentos a seguir

relacionados são verdadeiros e válidos na forma da Lei, sendo comprovados mediante cópias em anexo autenticadas em

cartório numeradas e ordenadas, num total de _________ folhas, que compõem este Currículo Padronizado, para fins de

atribuições de pontos através da análise curricular pela banca examinadora, com vistas à atribuição da nota na Prova de

Títulos.

NOME DO CURSO​:​ (Título de 01 a 06 do Anexo VI). Indicar apenas 1 (um) Título em virtude de não serem cumulativos.

História Escolar atualizado do Curso de Graduação, declaração na IES que ateste a condição do aluno regularmente

matriculado pelo menos no 7º semestre do curso.

1. Curso de Capacitação correlato com o Magistério, com carga horária mínima de 40h (quarenta) horas, limitando a 2

(dois) cursos.

CURSO 01: CURSO 02:

2. Curso de Capacitação correlato com o Magistério, com carga horária mínima de 80h (oitenta) horas, limitando a 2 (dois)

cursos.

CURSO 01: CURSO 02:

3. Curso de Capacitação correlato o Magistério, com carga horária mínima de 120h (cento e vinte), limitando a 2 (dois)

cursos.

CURSO 01: CURSO 02:

4. Certificado de conclusão de Curso de Pós Graduação, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas,

oferecido de acordo com as Resoluções nº. 12/83, 03/99 e 01/2001, do Conselho Nacional de Educação – CNE, limitado a 01

(um) curso.

(11)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

5. Experiências de trabalho no exercício da função docente em sala de aula, inclusive estágios e serviços voluntário na

área do Magistério, mínimo de 1 (um) ano limitado a 04(quatro) anos, sendo 1,0 ponto por cada ano.

NOME DA ESCOLA/UNIVERSIDADE:

Data: ________/___________/2016 _______________________________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

(12)

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 05 Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CEDEA5

ANEXO IV - EDITAL 004/2016 - ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO CROATÁ, 30 de SETEMBRO DE 2016.

QUADRO DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS

CANDIDATOS AO CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DO ENSINO MÉDIO

TÍTULOS MÍNIMO MÁXIMO OBTIDOS

1. Diploma de Curso de Licenciatura Plena na área/disciplina de opção do candidato.

2. Diploma de Curso de Licenciatura Plena com apostilamento de habilitação

na área /disciplina de opção do candidato.

3. Diploma de Licenciatura Plena de Curso de Formação de Professor com habilitação na área/disciplina de opção do candidato

4. Diploma do Curso Esquema I ou do Curso Especial de Formação

Pedagógica (CEFOP) com habilitação na área/disciplina de opção do candidato.

20

5.Histórico Escolar atualizado do curso de graduação, declaração da IES que

ateste a condição de aluno regularmente matriculado no 7º período do

curso, com histórico escolar. 15

6.Curso de Capacitação correlato com o Magistério, com carga horária

mínima de 40 (quarenta) horas.

1 2

7. Curso de Capacitação correlato com o Magistério, com carga horária

mínima de 80 (oitenta) horas, limitado a 2 (dois) cursos.

2 4

8. Curso de Capacitação correlato com o Magistério, com carga horária

mínima de 120 (cento e vinte) horas, limitado a 2 (dois) cursos.

3 6

9. Certificado de conclusão de Curso de Pós-Graduação com carga horária

mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, oferecido de acordo com as

Resoluções nº 12/83, 03/99 e 01/2001, do Conselho Nacional de Educação

(CNE), limitado a 1 (um) curso.

10

10. Experiência no exercício da função docente em sala de aula, no mínimo

de 1 (um) ano e no máximo de 4 (quatro) anos, limitando-se a um ponto (2)

ponto por cada ano. 2 8

TOTAL 50

ATENÇÃO: A pontuação máxima nos 4(quatro) primeiros itens acima é de 20 (vinte) pontos, em virtude de não serem cumulativos. Quem

Referências

Documentos relacionados

Da relação entre o Conselho e Associação dos Plantadores de Darjeeling (Darjeeling Planters Association) nasceram as diretrizes básicas para a comercialização do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

A agenda de atividades pode ser considerada um dos instrumentos que contribuem para o sucesso ou fracasso da proposta de disseminação dos resultados. Essa é

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de