• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

P

ONTIFÍCIA

U

NIVERSIDADE

C

ATÓLICA DE

S

ÃO PAULO

F

ACULDADE DE

D

IREITO

Núcleo de Prática Jurídica

Programa do Curso

PEÇAS PROCESSUAIS EXIGIDAS PARA A PRÁTICA DA ADVOCACIA:

AÇÕES CONSTITUCIONAIS

Período Noturno

Turma NPJII____

Primeiro Semestre – 2018

Prof. Dr. Jorge Radi Junior

(2)

1. Objetivos

A disciplina "Peças processuais exigidas para a prática da Advocacia: Ações Constitucionais" tem por principais propósitos:

a) abordar parte do conteúdo prático-profissional exigido para o exercício da advocacia, mediante o estudo dos aspectos materiais e processuais necessários à elaboração das peças indicadas no Roteiro Programático (item 11).

b) desenvolver a capacidade analítica em relação a casos concretos e exercitar o enquadramento jurídico dessas situações práticas, a partir de técnicas previamente estudadas.

c) elaborar petições iniciais das Ações Constitucionais, com base em casos concretos analisados.

d) aferir o desempenho do aluno, mediante a correção das peças processuais elaboradas e a aplicação de avaliação.

2. Conteúdo

2.1. Parte Teórica

• Aulas Expositivas: estão divididas em aulas sobre Direito Material e Direito Processual. Serão ministradas pelo professor regente, semanalmente, de forma alternada, na primeira parte da aula, obedecida a sequência indicada no Roteiro Programático (item 11).

As aulas expositivas sobre:

a) Direito Material abrangem os principais aspectos dos temas constantes do Roteiro Programático (item 11), extraídos do conteúdo prático-profissional do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil na disciplina "Direito Constitucional", que servirão de base para a compreensão dos casos concretos em cima dos quais as Peças Processuais deverão ser elaboradas.

b) Direito Processual compreendem os aspectos necessários à elaboração das Peças Processuais indicadas no Roteiro Programático (item 11).

Cada exposição será pautada em respectivo Roteiro Temático para auxiliar o aluno no acompanhamento da explanação em sala de aula.

Recomenda-se que o aluno leve o Roteiro Temático à respectiva aula expositiva para complementá-lo com anotações pessoais.

• Textos Elementares: excertos retirados de diversos manuais de Direito Constitucional e de obras de Direito Processual Civil que servirão de embasamento técnico-jurídico para a execução das demais atividades do Curso.

A leitura prévia dos Textos será necessária para responder o respectivo Estudo Dirigido, cujas questões serão objeto de Debates em sala de aula.

Os Textos Elementares estão disponíveis nos arquivos para download indicados no item 5.

(3)

• Estudos Dirigidos: conjunto de questões visando auxiliar o exame dos Textos Elementares. Parte das questões ou questões delas derivadas serão objeto de arguição oral (Debates) em sala de aula.

Não será necessária a entrega de respostas por escrito.

Os Estudos Dirigidos estão disponíveis nos arquivos para download indicados no item 5.

2.2. Parte Prática

• Estudo de caso: análise, em Grupo, de casos concretos, que serão tratados na segunda parte da aula, imediatamente após as exposições sobre Direito Material e Direito Processual.

Parte dos casos concretos será utilizada na elaboração das peças processuais. Não serão necessárias a elaboração e a entrega de respostas por escrito sobre os casos analisados.

• Debates: em todas as aulas expositivas e nos estudos de caso os alunos serão arguidos, oralmente, após sorteio, acerca da matéria em análise.

A arguição e a avaliação nas aulas expositivas serão individuais – primeira parte da aula –, e nos estudos de caso, em Grupo – segunda parte da aula. No ato da arguição coletiva, será escolhido um representante pelo professor regente para apresentar a resposta pelo Grupo.

• Peça Processual: elaboração de petição inicial envolvendo os aspectos tratados nas aulas expositivas sobre Direito Material e Processual e o caso prático sobre Direito Processual, analisado em sala de aula.

As peças processuais:

(i) estão indicadas no Roteiro Programático (item 11).

(ii) serão elaboradas em Grupo e entregues apenas uma peça por Grupo (item 3). (iii) não serão elaboradas em sala de aula – elaboração pós-sala (item 4).

(iv) deverão ser enviadas, em arquivo de texto, nos formatos "doc" ou "docx", simultaneamente, aos e-mails, jradi@pucsp.br e , até às 12:00h (meio-dia) das respectivas datas de entrega indicadas no Roteiro Programático (item 11);

(v) só serão considerados tempestivamente entregues os e-mails, com os respectivos arquivos de texto, que chegarem à caixa de correspondência eletrônica do professor regente até às 12:00h (meio-dia) das respectivas datas de entrega indicadas no Roteiro Programático (item 11);

(vi) serão restituídas, por e-mail, após correção, com anotações e comentários eventualmente necessários.

Não serão admitidas:

a) a elaboração de peças individuais. Somente peças de autoria do Grupo serão aceitas;

(4)

b) entrega intempestiva de peças, salvo por motivo de força maior incidente sobre todos os integrantes do Grupo, assim considerado pelo professor regente e documentalmente justificado.

Para a elaboração das Peças sugere-se a distribuição de tarefas entre os membros do Grupo e o rodízio dessas tarefas entre os componentes, a cada Peça. Por esse sistema, as tarefas poderiam ser assim repartidas: elaboração (i) do endereçamento, da qualificação e do pedido, (ii) dos fatos, (iii) do direito e (iv) sistematização e redação final da petição inicial.

Havendo a necessidade de se transcrever ou fazer referência a textos doutrinários, legais e/ou jurisprudências nas Peças Processuais, poder-se-á observar as regras de metodologia científica, ditadas pela ABNT, de forma a preservar direitos autorais e a evitar a apropriação indevida de obras intelectuais, considerada prática ilícita nos termos da Lei n. 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). Essas regras podem ser encontradas no Manual de Metodologia Científica da UNIFENAS, disponível no arquivo para download indicado no item 5.

3. Grupos Os Grupos:

a) terão, no máximo, 4 (quatro) integrantes. b) serão formados a critério dos alunos.

c) deverão informar a ambos, professor regente e professora assistente, por e-mail, suas respectivas composições, impreterivelmente, até às 12:00h (meio-dia), de / . Após esse prazo, ficará a cargo dos professores a formação dos Grupos dos alunos remanescentes.

4. Dinâmica

Semana Direito Material Semana Direito Processual

Pré-sala

Leitura do Texto Elementar Leitura do Texto Elementar Respostas ao Estudo Dirigido relacionado

ao Texto Elementar e à aula de Direito Material

Respostas ao Estudo Dirigido relacionado ao Texto Elementar e à aula de Direito Processual

Em sala

Exposição sobre tema de Direito Material Exposição sobre tema de Direito Processual Arguição e atribuição de nota individuais

durante a aula expositiva abrangendo a matéria em exposição e o Estudo Dirigido previamente respondido*

Arguição e atribuição de nota individuais durante a aula expositiva, abrangendo a matéria em exposição e o Estudo Dirigido previamente respondido

Intervalo: 10 min Intervalo: 10 min

Estudo de Caso* Estudo do caso da Peça Processual

Arguição e atribuição de nota aos Grupos

sobre o Caso analisado* Arguição e atribuição de nota aos Grupos sobre o caso analisado

Pós-sala

--- Elaboração da Peça Processual, em Grupo** --- Entrega da Peça Processual nos termos do item 2.2** * exceção à aula de 20/02

(5)

5. Material do Curso

Para o acompanhamento adequado do Curso o aluno deverá estar munido do material abaixo relacionado, bem como de vade mecum contendo a Constituição Federal e a legislação das ações constitucionais indicada nos respectivos roteiros de aula.

O Conteúdo de cada aula pode ser baixado (download) por meio do respectivo link constante da coluna "Material" da tabela abaixo.

Conteúdo Material

- Estudos Dirigidos preparatórios para os Debates

Aula 01 Aula 02 Aula 03 Aula 04 Aula 05 Aula 06 Aula 07 Aula 08 Aula 09 Aula 10 Aula 11 Aula 12 Aula 13 Aula 14 - Roteiros das aulas expositivas

- Casos concretos para elaboração das Peças Processuais

- Textos elementares relacionados às aulas expositivas e Debates

- Manual de Metodologia Científica Manual UNIFENAS

- Constituição Federal de 1988 atualizada CF88

6. Avaliações

6.1. Atribuição de Notas

• Debates: às participações individual e em Grupo nos Debates não serão atribuídos conceitos de 0 (zero) a 10 (dez). Porém, a não participação, por manifestação própria de vontade ou por ausência à aula, ou a resposta total ou parcialmente incorreta à questão suscitada, implicarão o decréscimo de até 1,0 (um) ponto na média do respectivo bimestre do aluno, na arguição individual, ou de todos os membros do Grupo, na arguição coletiva.

• Peças Processuais: a cada Peça Processual entregue tempestivamente será atribuído conceito de 0 (zero) a 10 (dez).

À Peça não entregue ou entregue intempestivamente, sem justo motivo (item 2.2), será atribuído conceito 0 (zero).

• Prova: haverá apenas uma prova, à qual será atribuído conceito de 0 (zero) a 10 (dez), e terá peso 6 (seis) na média do segundo bimestre.

A prova compreenderá a elaboração de uma das Peças Processuais ministradas no semestre e será realizada em dupla de alunos, com possibilidade de consulta apenas à legislação não comentada.

6.2. Médias Bimestrais

A média de cada bimestre será assim calculada: Média Bim 1 = [(MSI + MSC)/2] - [Debates]

(6)

MSI = nota na petição inicial de mandado de segurança individual MSC = nota na petição inicial de mandado de segurança coletivo HD = nota na petição inicial de "habeas data"

Debates = somatória de pontos negativos decorrentes da arguição oral MI = nota na petição inicial de mandado de injunção

RCL = nota na petição inicial de reclamação AP = nota na petição inicial de ação popular

Prova = nota na Peça Processual elaborada em dupla em sala de aula 6.3. Média Semestral

A Média Semestral será composta pela soma das Médias Bimestrais (item 6.2), divididas por 2 (dois).

6.4. Prova Substitutiva

Não haverá prova substitutiva ou qualquer outro meio de reposição de nota da Prova (item 6.1).

6.5. Avaliação para Recuperação (Exame)

O aluno que na Média Semestral (item 6.3) obtiver conceito igual ou superior a 3 (três) e inferior a 6 (seis) poderá se valer de Avaliação para Recuperação (Exame), no período de Exames reservado pela Faculdade de Direito, em data a ser posteriormente informada pelo professor regente.

A Avaliação para Recuperação:

(i) compreenderá a elaboração de uma das Peças Processuais ministradas no semestre. (ii) será realizada individualmente, com possibilidade de consulta apenas à legislação

não comentada.

(iii) será atribuído conceito de 0 (zero) a 10 (dez), que substituirá a nota da Média Semestral (item 6.3).

7. Frequência às Aulas

O comparecimento a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas regulares do semestre fixadas pela Faculdade de Direito é uma das condições para aprovação do aluno.

A presença será verificada mediante chamada no início ou no final da respectiva aula.

Faltas não serão abonadas, mesmo mediante justificação, salvo nos casos expressamente autorizados pela Diretoria da Faculdade de Direito, previstos na Resolução nº 03/2014, da Reitoria da PUC, comprovados documentalmente.

8. Aluno em Situação Pendente de Transferência de Disciplina

8.1. Aluno Transferido de Outra Disciplina do Núcleo de Prática Jurídica

O aluno inicialmente matriculado em outra disciplina do Núcleo de Prática Jurídica que vier transferido para a disciplina "Peças processuais exigidas para a prática da Advocacia: Ações Constitucionais", com o curso já em andamento, deverá, conjuntamente:

(7)

a) comprovar a frequência às aulas na disciplina de origem, mediante certidão do respectivo professor regente. A não comprovação implicará a anotação de ausência nas datas das aulas correspondentes;

b) elaborar, individualmente, as Peças Processuais objeto das aulas ministradas até a data da efetiva transferência, e entreguá-las em data designada pelo professor regente. Os conceitos, notas ou médias obtidos pelo aluno na disciplina de origem não serão aproveitados na disciplina "Peças processuais exigidas para a prática da Advocacia: Ações Constitucionais".

8.2. Aluno em Transferência para Outras Disciplinas do Núcleo de Prática Jurídica

O aluno inicialmente matriculado na disciplina "Peças processuais exigidas para a prática da Advocacia: Ações Constitucionais" e que esteja aguardando a efetivação de transferência para outras disciplinas do Núcleo de Prática Jurídica deverá cursar regularmente esta Disciplina até que a transferência se efetive administrativamente.

9. Aprovação e Reprovação O aluno será considerado:

a) aprovado, apenas se obtiver, conjuntamente:

(i) presença mínima a 75% (setenta e cinco por cento) às aulas regulares do semestre fixadas pela Faculdade de Direito (item 7), e

(ii) conceito igual ou superior a 6,0 (seis) na Média Semestral (item 6.3) ou na Avaliação para Recuperação (item 6.5).

b) reprovado, em qualquer uma das hipóteses:

(i) ausência a mais de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas regulares do semestre fixadas pela Faculdade de Direito (item 7), ou

(ii) obtenção de conceito inferior a 3,0 (três) na Média Semestral (item 6.3), ou

(iii) obtenção de conceito inferior a 6,0 (seis) na Avaliação para Recuperação (item 6.5).

10. Período de Aula • segundas-feiras, das 18:50h às 21:20h. 11. Roteiro Programático Data Conteúdo Apresentação do curso Aula 01

- Direito Material: elementos de direito constitucional – parte I Aula 02

- Direito Material: elementos de direito constitucional – parte II - Direito Processual: elementos da petição inicial – parte I - Debates

Aula 02

- Direito Processual: elementos da petição inicial – parte II - Debates

(8)

Aula 03

- Direito Material: liberdade e organização religiosas - Debates

Aula 04

- Direito Processual: mandado de segurança individual - Debates

Aula 05

- Direito Material: liberdade de profissão - Debates

- Entrega petição inicial de mandado de segurança individual Aula 06

- Direito Processual: mandado de segurança coletivo - Debates

Aula 07

- Direito Material: direito de informação

- Entrega petição inicial de mandado de segurança coletivo Aula 08

- Direito Processual: "habeas data" - Debates

Aula 09

- Direito Material: eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais - Debates

- Entrega petição inicial de "habeas data" Aula 10

- Direito Processual: mandado de injunção - Debates

Aula 11

- Direito Material: decisões e súmulas vinculantes - Debates

- Entrega petição inicial de mandado de injunção Aula 12

- Direito Processual: reclamação - Debates

Aula 13

- Direito Material: poder constituinte decorrente, princípio da simetria, funções típicas e atípicas dos Poderes no sistema constitucional brasileiro e iniciativas privativas no processo legislativo

- Debates Aula 14

- Direito Processual: ação popular - Debates

Prova*

- Entrega petição inicial de ação popular Sem atividade

Avaliação para Recuperação*

(9)

12. Bibliografia básica

ABBOUD, Georges. Processo constitucional brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais.

ARAUJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional. São Paulo: Verbatim.

BARROSO, Luís Roberto. Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro. São Paulo: Saraiva. BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva.

CANOTILHO, J. J. Gomes; LEONCY, Léo Ferreira; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Livraria Almeida.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. São Paulo: Saraiva.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ação popular. Proteção do erário, do patrimônio público, da moralidade administrativa e do meio ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança e ações constitucionais. Atualizada por Arnoldo Wald e Gilmar Ferreira Mendes. São Paulo: Malheiros.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. São Paulo: Atlas.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Ações constitucionais. São Paulo: Método.

NUNES JÚNIOR, Vida Serrano; SCIORILLI, Marcelo. Mandado de segurança: mandado de injunção, ação civil pública, ação popular, habeas data, ação direta de inconstitucionalidade, ação declaratória de constitucionalidade, arguição de descumprimento de preceito fundamental. São Paulo: Verbatim.

SILVA, José Afonso da. Comentário Contextual à Constituição. São Paulo: Malheiros. ___________. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais.

SOUZA NETO, Claudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional. Teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte: Fórum.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Regimento interno.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; TALAMINI, Eduardo; DIDIER JR., Fredie; DANTAS, Bruno. Breves Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais.

13. Contatos

Referências

Documentos relacionados

Moreira Alves lembrou que nossa Constituição exige a observância plena do princípio da unidade, não tendo havido reprodução de dispositivo que conferisse hierarquia entre

Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer, mas esse tempo sempre varia conforme a estatura. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde

• Para cada uma das danças novas (por novas entenda-se que não façam parte dos regulamentos do ENART) repassar: origem e locais das pesquisas, características básicas da dança

( ) Valorizar e otimizar os serviços especializados de saúde, os espaços de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde. Assinale

Ferdinand de Saussure e as Normas terminológicas com o intuito de expor a importância da intersecção destas “disciplinas” para o sub-domínio da Ciência da Informação

Com o decorrer do trabalho vem nos mostrar o risco da obesidade na terceira idade que é a junção da primeira e segunda parte do trabalho, que pode nos demonstrar que

Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos

A cultura material e o consumo são contextualizados com o design, e são demonstradas estratégias de sustentabilidade no ciclo de vida nos produtos de moda.. Por fim, são