• Nenhum resultado encontrado

Exercícios de Nivelamento para a 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios de Nivelamento para a 9º ano"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

Exercícios de Nivelamento para a 9º ano

Prezado aluno, seja bem-vindo ao 9º ano!

Neste ano de 2021 vamos iniciar o 9º ano revisando os principais conteúdos trabalhados

no 8º ano. Logo abaixo informamos os conteúdos seguidos dos exercícios.

Disciplina Conteúdos Livro/módulo

Ciências

 Ecologia e as relações ecológicas

 Grupos de plantas  Reprodução Humana  Sistema nervoso  Nutrição  Sistema digestório Volume 2; Volume 2; Volume 2; Volume 2; Volume 3; Volume 3; Geografia  Mundo Bipolar

 Nova Ordem Mundial

 América: regionalização

 Estados Unidos: formação e potência capitalista

 Estados Unidos: espaços de produção

 África: aspectos físicos e culturais

 África: reflexo do colonialismo

Volume 1 – Cap. 7 e 8 Volume 2 – Cap. 10, 12 e 13 Volume 4 – Cap. 25 e 26

Gramática

 Frase, oração, período simples e composto

 Termos essenciais da oração: sujeito e predicado

 Termos essenciais da oração: tipos de predicado

 Acento diferencial em formas verbais

 Transitividade verbal e complementos verbais – objeto direto e objeto indireto

 Predicativo do sujeito

 Predicativo do objeto

 As diferenças entre: traz, trás, detrás e de trás

 Adjunto adnominal

 Complemento nominal

 Adjunto adverbial

 As diferenças entre: mas, mais e más

 Período composto

 Orações coordenadas

 Pontuação das orações coordenadas

 Coesão referencial

 Como usar as aspas?

 Figuras de linguagem  Figuras de palavras  Figuras de construção  Figuras de sonoridade  Formação de palavras  Uso do hífen

 Período composto por coordenação e subordinação

 Oração subordinada adverbial

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - História  H. da Arte

 Renascimento e sua história

 O maneirismo e sua história

 Barroco e sua história

 A arte rococó e sua história

 Vanguardas europeias

 Semana de arte moderna em SP

 Modernismo no brasil

 Concretismo e neo concretismo

 Arte contemporânea - - - - - - - - Espanhol  Los heterosemánticos  Futuro imperfecto  Presente de subjuntivo  Condicional simple  Imperativo Módulo 4; Módulos 5, 6, 7 e 8; Módulos 11 e 13; Módulos 17 e 18; Módulos 23, 24 e 25.

(2)

Inglês

 Describing people and places

 Relative pronouns

 Adverbs

 Reflexive pronouns

 Simple past X past continuous

 Future plans: Will / Going to

 Present Perfect tense

Book 1: chapter 5 Book 1: chapter 6 Book 2: chapters 9 and 11; Book 2: chapter 15; Book 3: chapter 17;

Book 3: chapters 22, 23 and 24; Book 4: chapters 27, 28 and 29. Matemática1  Fator Comum , Agrupamento e Produtos Notáveis

Diferença de Quadrados de dois números e Trinômios

Apostila 2 Apostila 3 P. de Texto

 Meme

 Reportagem de divulgação científica

 Documentário  Poesia e poema  Resenha - - - -

(3)

Ciências

1) Defina os termos abaixo: a) Espécie

b) População c) Comunidade d) Ecossistema

2) Relacione ecossistema e biosfera

3) Explique os termos:

a) Relações intraespecíficas e interespecíficas. b) Relações harmônicas e desarmônicas.

4) Leia a reportagem abaixo:

“Uma espécie de videira de batata usa a própria seiva, que escorre dos ferimentos causados por insetos herbívoros, para atrair ajuda contra esses predadores.

Assim como os animais, as plantas fecham seus ferimentos para evitar infecções e até mesmo a morte, mas uma pesquisa divulgada pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, publicada na revista Nature nesta semana, mostrou que essa espécie não tem tanta pressa assim. Ao invés de criar uma cicatriz, ela sangra no local onde está sendo atacada por insetos, para atrair formigas - que ajudam a planta no combate aos predadores que a machucaram.

(4)

Durante o estudo, ao receber o néctar de recompensa, as formigas defendem a planta de larvas de pulgas e de lesmas adultas. Embora não ataquem besouros adultos, as formigas atacam as larvas deste inseto que podem se alimentar dentro dos brotos e danificar a planta.”

Disponível em http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/05/02/voce-sabia-que- as-plantas-sangram-para-se-defender.htm Acessado em 02/05/2016 (adaptado).

A relação ecológica interespecífica descrita no texto consiste em

a) comensalismo, porque as plantas são beneficiada na proteção contra os herbívoros, mas as formigas não apresentam vantagem alguma nesta relação.

b) mutualismo, já que tanto as plantas quanto as formigas são beneficiadas em relação à proteção contra herbívoros e a aquisição de fonte de açúcar, respectivamente.

c) predatismo, já que as formigas são atraídas para as plantas, onde sofrem predação dos besouros e pulga adultas, por exemplo.

d) protocooperação, uma vez que as plantas são beneficiadas na proteção contra os herbívoros e as formigas também são beneficiadas ao conseguirem uma fonte de açúcar.

e) sociedade, pois as plantas e as formigas são beneficiadas - as plantas fornecem fonte de açúcar para as formigas e estas fornecerem proteção à planta contra herbívoros.

5) Duas cenas de filmes diferentes são representadas nas imagens abaixo:

Enquanto a primeira que representa o filme Vida de Inseto demonstra uma relação caracterizada como sociedade, a segunda que representa o filme Procurando Nemo caracteriza um outro tipo de relação ecológica vivida pelos corais, conhecida como colônia.

O que diferencia as relações ecológicas relatadas nas imagens acima?

a) Sociedade e colônia são relações harmônicas, mas enquanto a sociedade está vinculada a organismos de espécies diferentes, a colônia trabalha com organismos da mesma espécie. b) Sociedade e colônia são relações desarmônicas, mas enquanto a sociedade está vinculada a

organismos de espécies diferentes, a colônia trabalha com organismos da mesma espécie. c) Sociedade e colônia são relações harmônicas em que ambas se encontram vinculadas a

organismos da mesma espécie. Porém, enquanto a sociedade é formada por organismos que não são unidos anatomicamente, a colônia trabalha com organismos que apresentam tal união. d) Sociedade e colônia são relações desarmônicas em que ambas se encontram vinculadas a organismos da mesma espécie. Porém, enquanto a sociedade é formada por organismos que não são unidos anatomicamente, a colônia trabalha com organismos que apresentam tal união. e) A sociedade é uma relação harmônica enquanto a colônia é classificada como desarmônica.

(5)

6) Leia a manchete.

Primeiras plantas resfriaram atmosfera da Terra há 470 milhões de anos

Vegetais tiraram o dióxido de carbono da atmosfera e resfriaram o planeta, como fazem ainda hoje. Mas ação do homem é mais rápida que a das plantas

Fonte: http://veja.abril.com.br/ciencia/primeiras-plantas-resfriaram-atmosfera-da-terra-ha-470-milhoes-de-anos/

Como dito no texto, as primeiras plantas tiveram um papel muito importante para resfriar a atmosfera do planeta. Certamente essas plantas pioneiras eram do grupo das:

a) Briófitas b) Pteridófitas c) Gimnospermas d) Angiospermas e) Equinodermas

7) A figura abaixo mostra a árvore filogenética dos grupos pertencentes às plantas.

Qual aquisição adaptativa que aparece em pteridófitas que não está presente nas briófitas? a) Nesse grupo surge o grão de pólen, dessa maneira as pteridófitas não dependem da água para

se reproduzirem.

b) As ptefidófitas apresentam vasos condutores de seiva, o que permitiu que essas plantas possuíssem um tamanho muito maior, como por exemplo, a samambaia-açu.

c) As pteridófitas possuem flores que podem originar frutos, estruturas reponsáveis pela reprodução e dispersão dos indivíduos.

d) As pteridófitas, apesar de não possuírem flores, formam sementes. Dessa forma, o embrião fica protegido.

e) As pteridófitas não possuem vasos condutores de seiva, dessa forma, por meio da difusão, conseguem atingir grandes alturas, como é o exemplo da samambaia-açu.

8) São estruturas encontradas nas gimnospermas: a) Caule, folhas e sementes.

b) Caule, filoide e flores. c) Rizoide, frutos e sementes. d) Filoide, sementes e cauloide. e) Folha e flores.

(6)

9) Leia o trecho abaixo:

“Na Flora brasiliensis, o grupo vegetal predominante, com 32.813 espécies, são as plantas com sementes protegidas por frutos carnosos ou secos, as chamadas angiospermas. Nesse grupo estão as árvores como o ipê e o jacarandá, a roseira e outras espécies ornamentais, o feijão, o amendoim, o milho e a maioria dos vegetais usados na alimentação.”

Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/03/21/a-maior-diversidade-de-plantas-do-mundo/ Acessado em 09/06/2016 (adaptado)

Assim, o grupo vegetal predominante no Brasil corresponde às: a) algas.

b) briófitas. c) pteridófitas. d) angiospermas. e) gimnospermas.

10) (UNISINOS - 2016) No ano passado, foi publicado o Decreto Estadual 51.109-14, que declara a flora nativa ameaçada de extinção no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Decreto, 804 espécies foram enquadradas como ameaçadas de extinção, sendo 722 espécies de angiospermas, três de gimnospermas, 64 de pteridófitas e 15 de briófitas. Sobre as características dos diferentes grupos vegetais, assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas.

( ) As angiospermas são plantas que possuem flores e se dispersam por sementes. ( ) As gimnospermas são plantas que produzem frutos, como o pinhão da araucária. ( ) As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares sem sementes.

( ) As briófitas são plantas vasculares que se dispersam por esporos. A ordem correta, de cima para baixo, é:

a) V – V – V – F b) V – F – F – V c) V – F – V – V d) F – V – V – F e) V – F – V – F

11) A mulher pode ficar grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos, ela mantiver relação sexual com o parceiro e um espermatozoide (célula reprodutora masculina) entrar no óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozoide), na tuba uterina, chama-se fecundação.Apenas um dos milhões de espermatozoides contidos no esperma penetra no óvulo, na fecundação.Depois da fecundação, ocorre então a formação da célula-ovo ou zigoto. Essa primeira célula de um novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. O sexo biológico desse novo ser humano ou seja, o sexo do bebê é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y.

Sobre reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto: a) A fecundação ocorre no útero

b) A espermatogênese ocorre nos testículos

c) A placenta é responsável pela respiração e nutrição do embrião

d) Na ovulação, rompe-se a parede do ovário e o ovócito é liberado na trompa de Falópio e) A clivagem da célula-ovo origina células denominadas blastômeros.

(7)

12) Explique diferença entre a fecundação interna e externa.

13) A figura representa os anexos embrionários que são produzidos durante o desenvolvimento do embrião.

A alternativa que determina corretamente o anexo representado pelo número 3 e sua função é: a) placenta, permite a retirada de oxigênio e nutrientes do sangue da mãe.

b) âmnio, protege o embrião contra choques externos e microrganismos c) cordão umbilical, permite a troca de substâncias entre a mãe e o feto d) âmnio, permite a troca de substâncias entre a mãe e o feto.

e) placenta, protege o embrião contra choques externos e microrganismos

14) Uma senhora deu à luz a dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso, deseja saber informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir da fecundação. O médico respondeu-lhe, corretamente, que

a) dois óvulos foram fecundados por um único espermatozoide.

b) um óvulo, fecundado por um espermatozoide, originou um zigoto, o qual dividiu-se em dois zigotos, formando dois embriões.

c) um óvulo foi fecundado por dois espermatozoides, constituindo dois embriões.

d) dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozoide, originando dois embriões.

e) o uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois. 15) “O aparecimento da placenta no processo evolutivo das espécies veio contribuir para que, nos mamíferos, as fêmeas pudessem desenvolver suas crias dentro de seus próprios ventres, evitando o ataque de predadores aos ovos e tornando desnecessária a produção de elevado número de descendentes para a sobrevivência de algumas poucas crias...” Soares, J.L. Biologia. São Paulo: Scipione, 1999, p.211.

(8)

A respeito da gravidez, marque a opção CORRETA.

a) A gravidez ectópica ocorre fora da cavidade uterina e precisa ser interrompida por cirurgia. b) Por volta da oitava semana, o embrião passa a ser chamado de feto, mas não possui tecidos e

órgãos formados ainda.

c) O aleitamento materno é importante porque estimula o sistema imunológico do bebê, mas precisa ser complementado, pois não fornece todos os nutrientes necessários.

d) O parto cesáreo é o mais indicado em todos os casos, pois a recuperação é mais rápida. e) No útero, o embrião vai se desenvolver dentro de uma cavidade cheia de líquido, a bolsa de

água, conhecida como placenta, que o protege contra movimentos bruscos da mãe.

16) O esquema abaixo representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y.

Tomando as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II?

17) As células nervosas, os neurônios, não estão ligados por nenhuma estrutura celular. Dessa maneira, a comunicação entre essas células se dá por meio de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores. Observe a figura abaixo:

A região ampliada na figura mostra como essa comunicação entre dois neurônios ocorre. Determine o nome dessa região e escreva o nome de um neurotransmissor.

(9)

18) O sistema nervoso periférico autônomo é responsável pelos movimentos inconscientes do corpo. Os nervos desse sistema podem ser agrupados em duas formas: Sistema nervoso simpático e parassimpático, que trabalham de forma antagônica, ou seja, se um dos nervos contrai o músculo o outro relaxa. Dentre as situações relatadas abaixo, qual não é realizada pelo sistema nervoso periférico?

a) Dilatação e contração da pupila.

b) Estimulação e inibição da produção de saliva. c) Aceleração e diminuição do ritmo cardíaco.

d) Contração e relaxamento do músculo para movimentação do braço. e) Contração e relaxamento dos brônquios.

19) Ao colocar a mão em uma superfície extremamente quente, uma pessoa possui o reflexo de retirar a mão rapidamente, para não ocasionar uma grande lesão. Porém cada etapa desse processo, ocorre de maneira distinta. A sensibilidade do calor e a tração para o movimento do músculo são realizadas por componentes de uma das subdivisões do sistema nervoso.

Fonte: http://www.biowiki.com.br

Quais são esses componentes e qual subdivisão do sistema nervoso estão relacionados a esse processo?

a) O nervo sensorial percebe a sensação de calor e o nervo motor promove o movimento para retirada da mão. Ambos pertencem ao sistema nervoso periférico somático.

b) O nervo simpático percebe a sensação de calor e o nervo sensitivo promove o movimento para retirada da mão. Ambos pertencem ao sistema nervoso periférico autônomo.

c) O nervo motor percebe a sensação de calor e o nervo parassimpático promove o movimento para retirada da mão. Ambos pertencem ao sistema nervoso periférico autônomo.

d) O nervo sensitivo percebe a sensação de calor e o nervo simpático promove o movimento para retirada da mão. Ambos pertencem ao sistema nervoso periférico somático.

e) O nervo parassimpático percebe a sensação de calor e o nervo simpático promove o movimento para retirada da mão. Ambos pertencem ao sistema nervoso periférico autônomo.

(10)

20) "Cientistas podem ter encontrado a causa de uma síndrome que afeta mais de 70% dos astronautas da NASA. Um estudo da Universidade de Miami, nos EUA, explica por que muitos desses profissionais retornam à Terra com problemas de visão após missões de longa duração no espaço. Chamada de deficiência visual por pressão intracraniana, a condição provoca o achatamento dos globos oculares. Com isso, a pessoa tem dificuldade de ver objetos mais distantes e pode até perder a visão. Os pesquisadores acreditam que a visão embaçada dos astronautas está relacionada ao líquido cefalorraquidiano que envolve o cérebro e a medula espinhal. Segundo eles, o fluido está se acumulando em locais indevidos do cérebro e esmagando os globos oculares dos astronautas."

(Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/por-que-o-espaco-esta-arruinando-a-visao-dos-astronautas/)

A medula espinhal, também chamada de espinal, está localizada aonde e faz parte de que sistema?

a) Está localizada na caixa craniana e faz parte do nervoso periférico. b) Está localizada na coluna vertebral e faz parte do nervoso periférico. c) Está localizada na caixa craniana e faz parte do nervoso central. d) Está localizada na coluna vertebral e faz parte do nervoso central. e) Está localizada na caixa craniana e faz parte do nervoso hematopoiético.

21) A atividade física é capaz de minimizar processos inflamatórios no organismo. Com apenas seis semanas de exercícios constantes, é possível alterar a composição do conjunto de microorganismos, de maneira saudável, estimulando ação de bactérias benéficas ao intestino. É essa microbiota que promove a digestão e a absorção de alimentos para a produção de energia e fornece folato, vitamina K2 e os ácidos graxos de cadeia curta entre outros. Por esse motivo, o equilíbrio desse sistema é essencial para manutenção da saúde.

Trecho adaptado de: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/atividade-fisica-e-capaz-de-minimizar-processos-inflamatorios-no-organismo.ghtml

Além do benefício relacionado aos microrganismos, a atividade física promove uma série de vantagens, como: redução da pressão arterial e perda de peso. Para manter uma carga de atividades físicas satisfatória, é preciso estar em dia com a alimentação. Atletas, por exemplo, devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:

a) verduras e legumes pobres em amido; b) substâncias gordurosas e verduras; c) carnes magras e massas;

d) massas e derivados de leite; e) pães e produtos lácteos.

22) Em seres humanos, a fonte primária de obtenção de energia e a principal reserva energética são, respectivamente. a) lipídeos e proteínas. b) carboidratos e proteínas. c) proteínas e lipídeos. d) carboidratos e lipídeos. e) lipídeos e carboidratos

(11)

23) Adriana é uma atleta preocupada com sua saúde e sua performance nos treinos, por isso, sempre fica atenta ao valor nutricional e a importância dos alimentos que come. Adriana listou os ingredientes de seu almoço e gostaria de saber a função nutricional de cada um deles. De acordo com os componentes nutricionais/funções dos nutrientes, relacione a 1ª coluna, dos alimentos, de acordo com a 2ª, dos nutrientes e funções.

1ª coluna Alimentos 1 - Feijão 2 - Arroz 3 - Carne picada 4 - Limão 2ª coluna Nutrientes/funções

( ) Rico em proteína e lipídio – função construtora ( ) Rico em vitaminas – função reguladora ( ) Rico em ferro – função reguladora ( ) Rico em carboidratos – função energética Com base na relação acima, marque a alternativa correta:

a) 2, 3, 4, 1. b) 1, 2, 3, 4. c) 4, 2, 1, 3. d) 3, 4, 1, 2. e) 1, 4, 3, 2

24) Em um estudo experimental, cientistas bloquearam pela primeira vez a entrada do Zika Vírus às células humanas. Os vírus são parasitas celulares obrigatórios e, para invadirem as células dos organismos, eles utilizam, na maioria das vezes, como um “chave” de acesso, proteínas que ficam na superfície da membrana. Com o Zika Vírus não é diferente. Neste experimento, os cientistas americanos utilizaram uma substância que bloqueou o acesso dos vírus à essas proteínas. Os cientistas observaram um efeito de 80% de redução na infecção de novas células.

Trecho adaptado de: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/cientistas-bloqueiam-acesso-de-virus-da-zika-a-celulas-humanas-em-estudo-experimental.ghtml

A reportagem evidencia uma importante função das proteínas , que é permitir o reconhecimento celular. Além desta função, as proteínas podem desempenhar importante papel no metabolismo celular, pois:

a) Transportam energia através da célula b) Participam na coagulação sanguínea c) Catalisam reações químicas celulares d) Atuam no sistema imunológico e) Transportam gás carbônico

25) Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:

a) Verduras e legumes pobres em amido. b) Substâncias gordurosas e verduras. c) Carnes magras e massas.

d) Massas e derivados de leite. e) Pães e produtos lácteos.

(12)

26) A imagem abaixo apresenta um problema causada pela ingestão exagerada de colesterol, um tipo de lipídeo.

https://www.obesidade98.blogspot.com

A aterosclerose tem como consequência:

a) a destruição dos tecidos das artérias, causando um desgaste nas paredes desses vasos, que acabam por necrosar a artéria.

b) o entupimento das artérias, diminuindo a resistência desses vasos sanguíneos, o que promove uma dilatação desses vasos.

c) o entupimento das artérias, diminuindo a passagem do sangue e, desta forma, diminuindo os nutrientes que chegam às células.

d) a modificação da estrutura da artéria, causando uma modificação no fluxo sanguíneo.

e) o inchaço da artéria, causando um aumento do vaso sanguíneo e dificuldade de circulação do sangue. 27) Cada órgão do aparelho digestório tem sua função específica. Para tal possuem enzimas que agem sobre alimentos específicos. Observe que a tabela abaixo encontra-se incompleta:

Os espaços A, B, C e D são preenchidos correta e respectivamente por: a) glicose, tripsina, amilase, fígado.

b) amido, pepsina, amilase, intestino delgado. c) maltose, pepsina, tripsina, intestino delgado. d) amido, protease, tripsina, intestino grosso. e) protease, amido, tripsina, intestino delgado.

(13)

28) O sistema digestório é dividido em duas partes: o trato digestório, por onde passam os alimentos, e as glândulas anexas, que produzem secreções importantes à digestão.

Sabendo disso, assinale a alternativa que contenha apenas estruturas pertencentes às glândulas anexas. a) Intestino delgado, pâncreas e intestino grosso.

b) Glândulas salivares, fígado e pâncreas. c) Fígado, duodenos e íleo.

d) Pâncreas, cólon e estômago. e) Glândulas salivares, boca e fígado.

29) O corpo humano é capaz de realizar diversas atividades: aproveitar os nutrientes dos alimentos, movimentar-se, realizar trocas gasosas com o ar atmosférico, eliminar produtos indesejáveis ou tóxicos ao nosso corpo. Todas essas funções atuam de forma integrada e, por isso, manter o corpo saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida. Portanto, quando falamos, usamos o sistema respiratório, quando comemos, o sistema digestório, entre outros sistemas importantes nessas situações.

Texto Modificado de Bio, Sônia Lopes, 2008.

Com relação aos sistemas destacados no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) O processo de passagem do bolo alimentar da boca até o esôfago denomina-se deglutição. ( ) As trocas gasosas nas superfícies respiratórias ocorrem por difusão.

( ) O intestino delgado está dividido em duas porções: jejuno e íleo. ( ) O intestino grosso é responsável por grande reabsorção de água. A sequência correta é: a) F, V, V, V, b) F, F, V, V, c) V, F, V, V, d) V, F, F, F, e) V, V, F, V,

30) Uma substância foi extraída de um órgão e foi utilizada no seguinte experimento: substância + amido -> não ocorreu a digestão

substância + gordura -> não ocorreu a digestão substância + proteína -> ocorreu a digestão.

O órgão e a substância usada no experimento são: a) o pâncreas e a lipase.

b) o fígado e a bile.

c) a boca e a glândula salivar. d) o estômago e a pepsina. e) o intestino delgado e a lipase.

(14)

Geografia

1) O que foi a Ordem Bipolar?

2) Qual a diferença entre Capitalismo e Socialismo?

3) Por que não existe Comunismo?

4) Quais fatores contribuíram para o fim da Ordem Bipolar?

(15)

6) Quais são as zonas de influência mundial?

7) Por que podemos afirmar que o Brasil faz parte da zona de influência dos EUA na Nova Ordem Mundial?

8) Quais são as características do Neoliberalismo?

9) Com base nos critérios naturais, como pode ser regionalizada a América?

10) Como pode ser regionalizado o continente Americano levando em consideração critérios sociais, culturais e históricos?

(16)

11) Como o Brasil pode fazer parte da América do Sul e da América Latina ao mesmo tempo?

12) Diferencie a organização social e econômico entre as colônias do Norte e as do Sul nos EUA.

13) Faça uma relação entre a Marcha para o Oeste, o Destino Manifesto e o Homestead Atc para a formação territorial dos EUA.

14) O que foi a Doutrina Monroe?

(17)

16) Por que o espaço agropecuário dos EUA é organizado em “Cinturões Agrícola” (Belts)?

17) Quais as características da Revolução Verde?

18) Apresente as características industriais do Manufacturing Belt nos EUA.

19) Por que o cinturão manufatureiro dos EUA é chamado de “cinturão da ferrugem”?

(18)

21) Qual é a importância do Vale do Silício estadunidense?

22) Por que é possível afirmar que os hemisférios norte e sul do continente africano são “espelhados” quando considerados os aspectos naturais?

23) Em relação aos aspectos étnicos, diferencie a África do Norte da África Subsaariana.

24) O que é o Magreb na África?

(19)

26) Qual a importância do Sahel africano?

27) Relacione os desertos africanos com a atuação da correntes marítimas frias.

28) Explique a importância do evento denominado de “Conferência de Berlin”.

29) Relacione o evento da “Partilha da África” com as guerras civis que ocorrem no continente após o processo de independência

(20)

Gramática

Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?

Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer, mas esse tempo sempre varia conforme a estatura. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde torna-se bastante grave após cerca de 36 horas. Ficar sem comer por um ou dois dias normalmente não ocasiona problemas que possam afetar gravemente a pessoa. Essa situação não costuma causar mais que tonturas e dor de cabeça. “O jejum não tem indicação para ser usado de forma rotineira sob o ponto de vista médico, mas tem sido praticado desde a Antiguidade como preceito religioso para a purificação do espírito”, diz o endocrinologista Danilo Alvarenga de Carvalho. Quando feito sem controle médico, porém, o jejum pode implicar em sérios riscos para a saúde, inclusive levando à morte. Sem a ingestão de alimentos, o organismo começa a queimar suas reservas de energia, principalmente as gorduras.

Depois delas, consome as proteínas que compõem os tecidos. Ficar muito tempo sem se alimentar também provoca diversas alterações metabólicas e hormonais, com perda de vitaminas e sais minerais, alterações da pressão arterial, desmaios e problemas psicológicos. Mas a falta de água é bem mais grave. Um homem de estatura média contém em seu corpo aproximadamente 40 litros de água, necessária para resfriar o corpo.

Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição para serem eliminadas pelos rins e intestinos. Numa pessoa saudável, existe um equilíbrio entre a quantidade de líquidos ingeridos e eliminados. A perda desse equilíbrio em poucos dias é o suficiente para matar.

“Superinteressante Especial: Mundo estranho”, agosto de 2001.

1) Identifique a passagem que apresenta a ideia principal do texto: a) “Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer [...]”

b) “Ficar sem comer por um ou dois dias normalmente não ocasiona problemas [...]” c) “[...] o jejum pode implicar em sérios riscos para a saúde, inclusive levando à morte.” d) “Numa pessoa saudável, existe um equilíbrio entre a quantidade de líquidos ingeridos [...]” 2) De acordo com o texto, “a falta de água é bem mais grave”. Explique:

3) Em todas as alternativas, são apresentados os problemas mais graves decorrentes do jejum prolongado de alimento, exceto em:

a) “tonturas e dor de cabeça”.

b) “perda de vitaminas e sais minerais”. c) “alterações da pressão arterial”. d) “desmaios e problemas psicológicos”.

(21)

4) Em “Depois delas, consome as proteínas [...].”, o pronome destacado substitui: a) as tonturas e a dor de cabeça.

b) as reservas de energia. c) as gorduras.

d) as substâncias tóxicas.

5) No segmento “Quando feito sem controle médico, porém, o jejum pode implicar em sérios riscos para a saúde [...]”, o termo sublinhado poderia ser substituído por:

a) portanto b) no entanto c) pois d) como

6) Na parte “Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição [...].”, a expressão grifada estabelece uma relação de:

a) continuidade b) comparação c) conclusão d) oposição

7) No trecho “Ficar muito tempo sem se alimentar também provoca diversas alterações metabólicas e hormonais, com perda de vitaminas e sais minerais, alterações da pressão arterial, desmaios e problemas psicológicos. ”, as vírgulas indicam:

a) a inversão da ordem de constituintes do período. b) a omissão de termos da oração.

c) a inserção de orações explicativas. d) a enumeração de elementos.

(22)

Ditadura da estética: a busca pelo corpo perfeito

Cirurgias plásticas, tratamentos diversos, exercícios físicos em excesso e uma infinidade de cosméticos. Eles prometem ajudar na ‘busca pela perfeição’ e escravizam milhões de mulheres, jovens e adolescentes todos os dias. Quando isso torna-se uma obsessão, o fim pode ser trágico. Até que ponto a busca pelo corpo perfeito é válida?

Joana Vilhena, Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio, acredita que a sociedade atual influencia diretamente nesse comportamento das pessoas. Parte da culpa pelos excessos vem da mídia. Segundo ela, a todo tempo são veiculados na televisão, em jornais e revistas estereótipos e corpos perfeitos, que acabam por impor esses modelos à sociedade. O sedutor mercado da beleza atrai, a cada dia, mais pessoas com a promessa de soluções para todo e qualquer deslize da natureza ou castigo do tempo. A anorexia e a bulimia também fazem parte da lista das doenças que sofrem influência da “beleza imposta”. Em ambas as patologias, o desejo de emagrecer e uma visão distorcida do corpo são características comuns. Na anorexia, o doente perde muito peso, pois se recusa a comer, a manter o peso médio devido a uma distorção que ele tem da própria imagem, ficando abaixo do indicado pelos médicos. As pessoas anoréxicas apresentam um medo enorme de engordar, mesmo estando extremamente magras. A bulimia tem uma característica diferente. Nela, a pessoa não perde peso. Ela come em demasia, e logo depois utiliza métodos como vômitos autoinduzidos, laxantes e diuréticos e pratica exercícios exaustivamente devido ao medo exagerado de engordar. Mas esse não é o único problema; a falta dos nutrientes causa distúrbios fisiológicos, levando à desnutrição, insuficiência renal e a complicações cardíacas.

Os julgamentos em torno “do corpo perfeito” são cada vez mais severos. Tolera-se cada vez menos e isso vem acompanhado de uma avaliação moral muito depreciativa àqueles que não cuidam da própria estética. Moralizar a beleza é dizer que quem não cuida do próprio corpo é desleixado, sem caráter. Também com o desenvolvimento de técnicas de emagrecimento e o aumento do número de cirurgias plásticas, o imediatismo se sobrepôs ao sacrifício e às muitas horas de malhação.

Para Sérgio Levy, cirurgião plástico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do Rio de Janeiro, as pessoas recorrem às cirurgias não só para se sentirem satisfeitas com a própria forma física. Elas não querem só estar bem consigo mesmas, acham que a cirurgia pode resolver o problema matrimonial, o problema de emprego – afirma. Ainda segundo ele, a perfeição não é algo que se possa alcançar em uma mesa de cirurgia. – Quando a pessoa fica procurando muito a perfeição, o resultado nunca é bom porque ela vai ficar insatisfeita sempre. É muito difícil obter o resultado exato que o paciente quer. O perfeito não existe.

De acordo com a psicóloga Joana Vilhena, a ditadura estética da magreza é um fenômeno social dentro da cultura do culto ao corpo, sendo um dos elementos da sociedade de consumo. Junto às promessas de belas curvas está o lucro da indústria de beleza, que movimenta bilhões ao ano.

– Essa indústria cosmética é a da perfumaria, do culto ao corpo, que inclui cremes, regimes, produtos light, diets, lipoaspirações, academias de ginástica. É uma indústria pesada que investe na sensação que o sujeito tem de poder saciar ou sancionar o mal estar que ele sente quando não está adequado aos padrões sociais.

Ela também ressalta que hoje os produtos cosméticos não são mais considerados supérfluos, e a beleza é apreciada como um artigo de primeira necessidade.

Essa procura desmedida pelo corpo ideal traz outro problema. Para Levy, as pessoas esquecem que um ter uma silhueta invejável não é necessariamente sinônimo de saúde.

– Devemos nos preocupar em encontrar um equilíbrio. Acredito na busca de um bem estar para o corpo como um todo, não esquecendo da saúde mental. Ser sadio não é simplesmente ter um corpo sem doenças, bem torneado e magro, é sim, uma combinação do sentir-se bem consigo mesmo e com aquilo que faz…

(23)

Levy acredita que parte das pessoas que tornam a beleza um vício precisam de um acompanhamento médico. Segundo ele, elas colocam a culpa da infelicidade nos possíveis defeitos físicos.

– Elas acreditam que sua incompetência em ser feliz é culpa do nariz, que acham grande; ou da gordura, que acham em excesso. Nesses casos, é recomendável encaminhar a paciente a um terapeuta – conclui. Outro agravante é o número de vítimas que morrem por dia, devido a complicações em cirurgias de estéticas.

Andressa Urach e o preço da busca imprudente pela beleza

Andressa Urach apresentadora, que ficou internada quase um mês na unidade de terapia intensiva (UTI) do Grupo Hospital Conceição (GHC), em Porto Alegre, aparece nas fotos com ferimentos abertos na perna, causados por uma infecção, decorrência de complicações de uma aplicação de hidrogel feita há cinco anos. A modelo foi submetida a uma drenagem cirúrgica, procedimento que freia a infecção, e ficou em estado grave, respirando com auxílio de aparelhos.

Andressa sempre falou abertamente sobre os procedimentos estéticos aos quais se submeteu para exibir o corpo violão. “Eu vim do interior e sonhava em ser uma grande apresentadora. Aí pensei: como posso ser vista? Eu nasci feia, então eu fiz todas as cirurgias plásticas possíveis. Eu era feia, barrigudinha e narigudinha”, contou em agosto em entrevista ao programa TV Fama, da Rede TV!. Pouco depois de completar 27 anos, celebrados em outubro deste ano, Andressa se deixou fotografar em uma clínica de estética, onde fez aplicações de botox no rosto. “Tenho medo de envelhecer”, disse na época.

Fonte: http://gcn.net.br/noticia

Após a leitura do texto responda:

1) Segundo o texto, como a sociedade atual influencia diretamente no comportamento das pessoas que procuram um corpo perfeito?

(24)

2) Quais são as doenças que sofrem influência da “beleza imposta? Você já ouviu falar dessas doenças? Você conhece alguém que sofre com alguma dessas doenças? Comente.

3) Como e onde, a pessoa que sofre com alguma das doenças citadas acima, deve procurar ajuda?

4) Você acha que a pessoa que não cuida do próprio corpo é desleixado, sem caráter? Comente.

5) Você acha que uma pessoa engorda porque quer? Comente.

(25)

7) Explique o que o cirurgião Levy quis dizer na frase: “…também com o desenvolvimento de técnicas de emagrecimento e o aumento do número de cirurgias plásticas, o imediatismo se sobrepôs ao sacrifício e às muitas horas de malhação.”

8) Segundo Sérgio Levy, cirurgião plástico, para que as pessoas recorrem às cirurgias?

9) Ainda segundo Sérgio Levy, a perfeição não é algo que se possa alcançar em uma mesa de cirurgia. Por quê? Explique com suas palavras.

10) Para Levy, as pessoas esquecem que ter uma silhueta invejável não é necessariamente sinônimo de saúde. Por que ele diz isso? Explique com suas palavras.

(26)

11) Dentro da cultura do “culto ao corpo”, que é imposto por nossa sociedade, pelas mídias, vem as promessas de belas curvas. Quem lucra bilhões ao ano com tudo isso? Explique com suas palavras.

12) Qual é o conselho que o cirurgião dá às pessoas que tornam a beleza um vício? Explique com suas palavras.

13) Você acha que a culpa da infelicidade, de muitas pessoas, é devido aos defeitos físicos ou a gordura? Comente.

14) Você está em qual lado: o lado que busca um bem estar para o corpo como um todo sem esquecer da saúde mental e acima de tudo sente-se bem consigo mesmo e com aquilo que faz…; ou sofre influência da “beleza imposta” pela sociedade? Comente.

(27)

15) Andressa quase morreu nessa cirurgia. Hoje ela é evangélica, e diz que sua vida mudou por completo, “beleza não é tudo” diz ela. Você concorda com a apresentadora? Comente.

(28)

História

1) O republicanismo no Brasil, sobretudo a linha defendida pelos militares, sofreu forte influência do positivismo – pensamento característico do século XIX −, filosofia de Auguste Comte. Os republicanos positivistas:

(A) pretendiam chegar ao regime republicano por meio de mudanças decorrentes de movimentos de luta entre os monarquistas e os positivistas.

(B) concebiam o Estado como uma entidade voltada ao aprimoramento positivo da sociedade, independentemente do regime de governo.

(C) consideravam que só seria possível a criação de uma sociedade igualitária por meio do republicanismo e de “reformas positivas do trabalho”.

(D) defendiam que a monarquia seria superada pelo “estágio positivo da história da humanidade”, representado de modo especial pela república.

(E) acreditavam que a queda da monarquia ocorreria por meio de uma “revolução com base nos princípios do positivismo e do republicanismo”.

2) São termos ou práticas políticas relacionadas ao período denominado República Oligárquica (1889-1930) no Brasil:

(A) censura, tortura e ditadura militar.

(B) Política do Café com Leite, coronelismo e Política dos Governadores. (C) Estado Novo, trabalhismo e censura.

(D) tenentismo, senado vitalício e voto aberto.

(E) Convênio de Taubaté, sindicalismo livre e populismo.

3) Sobre o período da Primeira República (1889-1930), é correto afirmar que:

(A) os temas da nação e da cidadania ganharam centralidade na Constituição de 1891, havendo atenção aos problemas sociais e à participação política, com leis trabalhistas e extensão significativa do direito ao voto.

(B) a violência e o risco de fraude nas eleições eram reduzidos – assim como a barganha política, a venda de votos e a dependência a chefes locais, havendo combate dos expedientes ilícitos pelo Estado. (C) havia um Estado forte e centralizador que limitava a autonomia do poder estadual e garantia o controle sobre a produção e a comercialização dos principais produtos agrícolas brasileiros.

(D) havia uma ordem liberal e uma organização federativa, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma participação eleitoral restrita. (E) houve a rejeição do capital externo na promoção da urbanização das cidades brasileiras e também o incentivo estatal à industrialização, que superou a fragilidade de uma economia outrora dependente da agroexportação.

4) O poder local exercido por um reduzido número de famílias abastadas, não apenas nas províncias nordestinas, mas em todo o território brasileiro, manteve-se após a Proclamação da República, contribuindo para que alguns historiadores denominassem “oligárquica” essa fase do período republicano. Em nível nacional, o favorecimento do poder das oligarquias se evidenciava, nessa época:

(29)

(A) no formato das eleições, que prescindiam do voto secreto e admitiam a participação e a candidatura de cidadãos analfabetos.

(B) no combate a movimentos populares como o Cangaço, que vinham causando o fim do coronelismo no interior do país.

(C) na existência de uma Comissão de Verificação de Poderes, que, a cada eleição, redistribuía os poderes do Legislativo, Executivo e Judiciário.

(D) na nomeação de interventores junto aos governos estaduais, pelo presidente, a fim de garantir que os interesses das principais oligarquias fossem atendidos.

(E) na Política dos Governadores, com base em acordos de colaboração política entre a Presidência e os governos estaduais, localmente amparados pela ação de “coronéis”.

5) Análises recentes das sucessões presidenciais na Primeira República (1889-1930) mostram que a famosa aliança entre Minas Gerais e São Paulo, chamada de Política do “Café com Leite”, não controlou de forma exclusiva o poder republicano. Havia outros quatro estados, pelo menos, com acentuada importância no cenário político: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

VISCARDI, Cláudia. Além do café com leite. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 165.

No referido período, a organização política da República:

(A) controlou o resultado das eleições por meio do pacto estabelecido entre diferentes estados. (B) incentivou práticas sociais de mobilização dos trabalhadores em torno das revoltas urbanas. (C) revelou a livre participação dos cidadãos brasileiros na escolha de seus representantes na Presidência. (D) apresentou características democráticas com a divisão igualitária do poder entre as elites regionais. 6) As culturas da cana-de-açúcar e do café ilustram muito bem alguns aspectos da economia brasileira, desde o Brasil Colônia até o período republicano. Acerca delas e de suas correlações internas e externas, assinale a alternativa incorreta:

(A) Há uma clara correlação entre esses dois produtos e o processo de inserção brasileira na economia mundial. De forma geral, o Brasil (colônia e depois independente) tornou-se exportador de bens primários. Manufatura e indústria foram atividades secundárias em boa parte da história econômica brasileira.

(B) Os acordos de Taubaté em 1920 definiram claramente espaços e zonas de produção açucareira e cafeeira no Brasil. Dessa forma, evitava-se a superprodução e a baixa do preço no mercado internacional.

(C) O autoritarismo e a escravidão foram visíveis aspectos da conformação política e social do Brasil nessas duas atividades agrícolas. As grandes lavouras exportadoras usavam de trabalho escravo, e qualquer rebelião ou contestação era reprimida com muita violência. (D) Em clara correlação com o perfil produtivo açucareiro e cafeeiro, o latifúndio marcou a conformação da propriedade no Brasil.

7) A Revolução Russa, ocorrida em 1917, deixou o mundo abalado. Pela primeira vez, tentava-se estabelecer um tipo de governo no qual os trabalhadores teriam participação ativa. Os líderes do novo Estado tinham plena convicção de que estava nascendo a sociedade socialista, em que as diferenças entre as classes sociais deveriam desaparecer. Era o aparecimento de um novo modo de organizar a produção, que substituiria o capitalismo.

(30)

Assinale a alternativa correta:

(A) Quando os operários das fábricas e das fazendas da Rússia se mobilizaram para tomar o poder, não encontraram resistência por parte do grupo que estava governando.

(B) Após a Revolução Russa, o Estado desapareceu junto ao fim das classes sociais e os operários passaram a ser os donos das fábricas.

(C) A Revolução Russa causou uma guerra mundial envolvendo, de um lado, os países capitalistas e, de outro, os socialistas.

(D) O sistema descrito no texto baseou-se na teoria do filósofo Karl Marx, que tinha como uma de suas características a propriedade coletiva dos bens de produção.

(E) O exemplo da Revolução Russa espalhou-se fazendo com que o sistema capitalista desaparecesse do mundo no século XX, dando lugar ao sistema comunista.

8) A história permite associar fatos históricos que ocorreram em lugares e tempos diferentes, como as Revoluções Francesa, de 1789, e Russa, de 1917. Assinale a alternativa em que a correlação entre ambas as revoluções não está correta:

(A) Na Revolução Francesa, as massas populares eram representadas pelos sans-culottes, que pertenciam aos jacobinos, e, na Revolução Russa, eram os sovietes de trabalhadores, que pertenciam aos bolcheviques.

(B) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, as massas populares revoltaram-se, tomando o poder da nobreza e da burguesia, a exemplo do “Terror Branco” (1794-1795), na Revolução Francesa, e os acontecimentos de dezembro de 1905 e janeiro de 1906, na Revolução Russa.

(C) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, a situação das massas era de extrema pobreza e miséria, devido à carestia dos alimentos e da exploração por parte da aristocracia rural, parasitária de origem feudal.

(D) Tanto na Revolução Francesa como na Revolução Russa, as massas promoveram assassinatos de nobres, após assumirem o poder.

9) O presidente Rodrigues Alves (1902-1906), com a ambição de transformar o Rio de Janeiro numa metrópole, projetou, juntamente com Pereira Passos, prefeito do Rio, um plano de recuperação e modernização. Muitas desapropriações foram efetuadas, casas derrubadas, ruas alargadas, o que transformou a cidade numa área repleta de desabrigados e de entulhos. Enquanto isso, Oswaldo Cruz desenvolvia uma vacina para sanear a cidade, combatendo a varíola e a febre amarela. O povo, já indignado com a diminuição do poder aquisitivo, com as desapropriações e com a “favelização” da cidade, rejeitou as medidas de saneamento e provocou uma rebelião, que se tornou conhecida como a Revolta:

(A) de Canudos. (B) da Chibata. (C) do Contestado. (D) da Vacina. (E) dos Mückers.

10) A crise que atingiu a Bolsa de Nova York, em 1929, serviu para demonstrar a crise do modelo liberal aplicado na economia norte-americana. Para superá-la foi executado um programa que tinha como base:

(31)

(A) a não intervenção do Estado, objetivando dar ao mercado condições próprias de superação do grave momento econômico.

(B) uma política de investimento maciço em obras públicas, e que ficou conhecido como “Aliança para o progresso”.

(C) um conjunto de medidas intervencionistas que ficou conhecido como New Deal.

(D) a supressão de uma série de conquistas da classe trabalhadora, como o salário mínimo, com a finalidade de facilitar a geração de empregos.

(E) o rompimento dos acordos anteriormente firmados com o FMI, assinados numa época de expansão econômica e que agora ficaram inviabilizados.

11) Nos primeiros anos da década de 1930, assistiu-se a uma grave crise econômica que atingiu boa parte do mundo capitalista. Para combatê-la, o governo dos Estados Unidos da América adotou um conjunto de medidas que ficou conhecido como New Deal. Esse programa:

(A) aumentou os empréstimos a países estrangeiros. (B) aumentou a intervenção do Estado na economia. (C) reduziu os investimentos em obras públicas. (D) tornou a economia americana mais liberal.

(E) provocou a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, com a “quinta-feira negra”. 12) Alguns dos reflexos da Primeira Guerra Mundial para a economia brasileira ocasionaram:

(A) o aumento do déficit orçamentário, pois, para corrigir os problemas financeiros do governo anterior, Wenceslau Brás teve de recorrer a um novo funding loan.

(B) a ampliação da produção industrial brasileira e a criação de novas fábricas para suprir o mercado nacional, devido à queda das importações de produtos industrializados estrangeiros. (C) a sensível diminuição na produção industrial brasileira, devido à enorme evasão de mão de obra das indústrias, pois grande contingente de operários foi enviado para lutar no conflito como soldados. (D) o aumento de empréstimos e investimentos em diversos setores da nossa economia, por parte de banqueiros e industriais estrangeiros que, temerosos dos rumos do conflito mundial, passaram a investir no país.

(E) a drástica redução dos investimentos no setor industrial e a queda de sua produção, uma vez que o governo brasileiro incentivou os produtores agrícolas a aumentarem suas safras, a fim de abastecer o mercado externo.

13) Os italianos participaram da Primeira Guerra Mundial objetivando satisfazer suas necessidades econômicas e reivindicações territoriais, mas a eles restaram miséria, caos econômico e político, fuga de capitais e ruína.

BARBEIRO, Heródoto e outros. História: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. p. 401.

Com base no texto e a respeito do Período Entreguerras na Itália, é correto afirmar que este foi um período:

(A) de desenvolvimento econômico e político.

(B) de adesão do comunismo na Itália com o rei Vitor Emanuel. (C) de crise que marcou a ascensão do fascismo de Benito Mussolini. (D) de estagnação econômica e proclamação da República Romana.

(32)

14) Não explica o sucesso do nazismo na Alemanha a:

(A) propaganda da violência, veiculada pelos ativistas políticos do partido. (B) união do povo desse país, comprometido com os projetos democráticos. (C) adesão do empresariado, desiludido com as práticas políticas liberais. (D) glorificação do sacrifício, construída como forma de combater os inimigos. (E) liderança carismática, apresentada como capaz de resgatar a dignidade da nação.

15) O trabalho de recomposição que nos espera não admite medidas contemporizadoras. Implica o reajustamento social e econômico de todos os rumos até aqui seguidos. Comecemos por desmontar a máquina do favoritismo parasitário, com toda sua descendência espúria.Discurso de posse de Getúlio Vargas como chefe do governo provisório, pronunciado em 3 de novembro de 1930.

ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).

Em seu discurso de posse, como forma de legitimar o regime político implantado em 1930, Getúlio Vargas faz uma crítica ao:

(A) funcionamento regular dos partidos políticos.

(B) controle político exercido pelas oligarquias estaduais. (C) centralismo presente na Constituição então em vigor. (D) mecanismo jurídico que impedia as fraudes eleitorais. (E) imobilismo popular nos processos político-eleitorais.

16) Assim como os nazistas e os fascistas, os integralistas pregavam a substituição da luta de classes pela ascensão dos melhores, para renovar as camadas dirigentes e continuar estrutural e funcionalmente o seu papel na sociedade.

CANDIDO, Antonio. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 129 (adaptado).

O texto compara nazismo, fascismo e integralismo, identificando-os:

(A) no anseio de estabelecer um governo proletário, capaz de frear a ascensão da burguesia e de patrocinar amplas reformas sociais e políticas.

(B) na aceitação da luta de classes como princípio das relações sociais e na valorização da reforma administrativa como forma de eliminar os problemas políticos.

(C) no esforço de valorizar a identidade nacional, único traço capaz de impedir a luta de classes e assegurar a formação de um governo socialista.

(D) na rejeição da ideia de que a sociedade seja movida pela luta de classes e na defesa de que o poder seja exercido por um grupo limitado e privilegiado de pessoas.

(E) na busca de uma revolução proletária internacional e no reconhecimento do papel central que o governo deve exercer na harmonização das relações sociais.48HISTÓRIA9º Ano

17) O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos como:

(A) um povo de origem indo-europeia, igual aos demais povos do mundo.

(B) um povo de origem ariana, igual aos demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.

(C) um povo de origem latina, cuja raça seria superior às demais. (D) um povo de origem judaica, superior aos arianos.

(E) membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior aos demais povos, principalmente os judeus.

(33)

18) O último presidente a governar o Brasil antes da ascensão de Getúlio Vargas ao poder representava os interesses das oligarquias regionais. Em 1930, esses interesses foram atacados por uma nova elite, ligada, sobretudo, a políticos do sul do país e ao exército, e que desejava a(o): (A) formação de novas oligarquias regionais com poderes mais fortalecidos em relação ao poder central. (B) ruptura com o domínio político das oligarquias paulistas e a nomeação de tenentes interventores para os estados.

(C) restituição da ordem imperial, que levou à restauração da dinastia de Bragança.

(D) divisão do país e construção de uma república positivista, que abarcou o Sul e o Sudeste. (E) instituição de um regime federalista aos moldes dos Estados Unidos da América.

19) Com Getúlio Vargas, o modelo populista ganhou força e o Estado passou a atuar como mediador, reconhecendo novos grupos sociais. Em relação a esse modelo, assinale a afirmação falsa:

(A) O governo inaugurado por Getúlio Vargas, em 1930, atendeu às reivindicações de alguns grupos sociais; contudo, promoveu uma forte tutela sobre eles.

(B) No contexto de atendimento às reivindicações dos trabalhadores, destacou-se a criação de leis trabalhistas.

(C) No âmbito das conquistas femininas, ocorreu a concessão do voto feminino.

(D) O governo getulista restituiu a democracia em 1937, após o estado de exceção iniciado em 1930. 20) Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior. Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento, em 21 de agosto de 1941. A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

(A) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

(B) o desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente. (C) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.

(D) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

(E) a divisão da Alemanha, que levou a uma política agressiva de expansão marítima.

21) Uma das conferências que selaram o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Conferência de São Francisco originou a Carta de São Francisco (26 de junho de 1945), que fundou a Organização das Nações Unidas (ONU). Seu artigo 23 estabelece os Estados Unidos da América, a União Soviética (URSS), a França, a Grã-Bretanha e a China como membros permanentes do Conselho de Segurança, órgão responsável pela “manutenção da paz e segurança internacionais”, podendo declarar ou vetar guerras em nome de todos os membros. A escolha desses países deve-se:

(34)

(A) ao reconhecimento jurídico da contribuição da China, aliada ao Japão do imperador Hirohito, para a derrota da Alemanha nazista.

(B) à preocupação de repartir o poder numa nova ordem internacional, para que não houvesse nenhuma nova potência hegemônica.

(C) à recusa de Alemanha, Japão e Itália ao convite para integrar o Conselho de Segurança graças ao ressentimento popular com respeito aos países aliados.

(D) à preocupação de proteger os países em desenvolvimento de agressões imperialistas e dificultar o surgimento de regimes totalitários.

(E) à nova correlação internacional de forças, que, em 1945, já prenunciava a polarização entre norte-americanos e soviéticos, além de conceder poder decisório aos países que haviam enfrentado as potências do Eixo.

21) Visto que, de fato, a Constituição de 1946 estabeleceu normas e medidas para a instalação de uma estrutura democrática no país, dando ensejo a uma abertura do processo político nos dezoito anos subsequentes, ao observador mais descuidado a redemocratização pode parecer mais radical do que na realidade o foi.

SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 105.

Com base nas afirmações contidas no texto, é possível afirmar que:

(A) a redemocratização iniciada em 1945 perdeu sua radicalidade por ter sido apenas um ritual político, vazio de efetivos partidos.

(B) a redemocratização de 1945 só pôde existir em função da criação de três novos grandes partidos políticos, totalmente independentes de vínculos com o Estado Novo: o PSD, a UDN e o PTB. (C) o retorno do pluripartidarismo e de eleições diretas foram superpostos à estrutura herdada do Estado Novo, marcada pelo sindicalismo corporativista e pelo sistema de interventorias. (D) a redemocratização não foi radical devido à preponderância que teve, junto a ela, a União Democrática Nacional (UDN), partido formado com o beneplácito de Vargas.

(E) a hipertrofia do Poder Legislativo foi uma das consequências da redemocratização.

22) Em 1945, Getúlio Vargas foi deposto, encerrando o Estado Novo. Foram convocadas eleições gerais, e o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da república, tendo sido empossado em janeiro de 1946. Sobre a economia no Governo Dutra, é correto afirmar que: (A) o presidente Dutra deu prosseguimento à política de seu antecessor, estabelecendo o pleno controle estatal na economia e, ao final de seu governo, lançou a campanha “O petróleo é nosso”. (B) com a implementação do Plano Salte, foi feita a pavimentação da Rodovia Rio-São Paulo e foram criadas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce. (C) o presidente Dutra propôs o Salte, um plano econômico desenvolvimentista, que priorizava investimentos nas áreas de saúde, alimentação, transporte e energia e seria controlado exclusivamente por empresas americanas.

(D) o Governo Dutra, inicialmente, seguiu um modelo antiliberal, todavia, com o começo da Guerra Fria, as pressões americanas provocaram uma mudança de orientação nessa política.

(E) com a política de abertura aos produtos estrangeiros, o governo acabou facilitando as importações de produtos supérfluos, como brinquedos, e consumindo grande parte das reservas em moeda estrangeira acumuladas.

(35)

23) Uma caraterística dos governos anteriores de Vargas que se manteve no seu governo eleito foi: (A) a censura à imprensa e à livre expressão política.

(B) a ameaça de fechamento do legislativo caso não atendesse a suas demandas. (C) o discurso de aproximação com os setores populares para manter seu apoio. (D) o apoio irrestrito ao empresariado.

(E) a defesa de um modelo de abertura econômica para o Brasil.

24) A partir de 1945, e por mais de 40 anos, o mundo esteve dividido em dois grandes blocos: o dos países capitalistas e o dos países comunistas, liderados, respectivamente, pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Esse conflito ficou conhecido como:

(A)Doutrina Truman. (B)Guerra Fria. (C)Plano Marshall. (D)Coexistência Pacífica. (E)Pacto de Varsóvia.

25) Em julho de 1959, em uma palestra no Clube Militar, no Rio de Janeiro, o presidente Juscelino Kubitschek expôs alguns aspectos de seu arrojado Plano de Metas, por ele apelidado de “50 anos em 5”. Esse conjunto de medidas integrava um projeto de desenvolvimento nacional que: (A) não resultou em qualquer mudança no cenário econômico nacional, a despeito da divulgação na mídia e da bem estruturada propaganda do governo sobre sua necessidade de implantação. (B) reafirmava a vocação agrária nacional, estimulando a exportação de bens primários, razão pela qual investiu na construção de estradas para o escoamento da produção.

(C) concebia o investimento estatal em setores básicos da economia e a gestão dos recursos naturais sob o ponto de vista nacionalista, mas não rejeitou a entrada de capitais estrangeiros no país. (D) não se preocupou com o desenvolvimento do Nordeste, pois tinha como meta principal a transferência da capital federal para Brasília, uma cidade construída da estaca zero na região central do país.

(E) restringiu as emissões de papel-moeda e impôs o controle de preços, conseguindo, assim, contornar o grave problema da inflação que assolava o país havia muitos anos.

26) Os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek constituíram momentos marcantes da história econômica brasileira, especialmente no que se refere ao desenvolvimento industrial do país. Uma semelhança entre o processo de industrialização brasileiro verificado no governo de Vargas e no de JK está apontada em:

(A) Expansão do mercado interno. (B) Flexibilização do monetarismo. (C) Regulação da política ambiental. (D) Autonomia do progresso tecnológico.

27) Em nenhum momento os protagonistas se enfrentaram diretamente, mas buscaram ampliar suas influências e conquistar vantagem territorial em partes adjacentes do mundo, principalmente no Oriente Médio e África. A principal expressão externa da Guerra Fria não foi avanços e recuos, mas sim a acumulação e o refinamento dos meios pelos quais os dois lados tentavam intimidar-se mutuamente.

(36)

O período conhecido como Guerra Fria não foi caracterizado: (A)pela corrida armamentista nas superpotências.

(B)pelos conflitos bélicos nos países desenvolvidos. (C)pelas estratégias de influência nos países pobres. (D)pela disputa ideológica acirrada nos blocos rivais.

28) Há muito tempo, o continente africano vem sendo palco de conflitos violentos. Em Angola, o confronto envolveu organizações armadas que disputavam o poder desde a independência do país. Na República Democrática do Congo, as disputas envolveram o Estado e grupos armados; em Serra Leoa, a guerra civil durou de 1991 a 2002. Intermediários interessados na guerra, em alguns casos, estimulam-na fornecendo armas e soldados; em outros casos, apoiam governos ou a guerrilha de oposição. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados nesses três países africanos são:

(A)diamante e petróleo.

(B)defensivos agrícolas e gás natural. (C)metais e produtos farmacêuticos. (D)alimentos industrializados e tecidos.

29) O historiador Daniel Aarão Reis defende que o regime instaurado em 1964 não é conhecido apenas como “Ditadura Militar”, mas como “Ditadura Civil-Militar”, pois contou com a participação civil. Para exemplificar o envolvimento civil, é possível citar:

(A) as manifestações populares, como a “Passeata dos Cem Mil”, a campanha pela anistia e a “Marcha da Família com Deus e pela Liberdade”.

(B) a atuação homogênea do clero brasileiro e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que temiam a instauração do comunismo no país.

(C) a participação da população nas eleições parlamentares, legitimando as decisões políticas por meio de referendos.

(D) o apoio de empresários, grupos midiáticos, políticos civis e classes médias urbanas que davam sustentação aos militares.

30) Sobre o Golpe de 1964, é correto afirmar que:

(A) ocorreu por iniciativa exclusiva dos militares, sem o apoio da sociedade civil, levando as Forças Armadas a instituírem uma ditadura governada apenas por generais e sem a participação de outros setores da sociedade.

(B) teve como objetivo central o combate ao comunismo no Brasil e à democracia de massas, promovendo o fim dos partidos e do sistema eleitoral, assim que os militares tomaram o poder. (C) procurou pôr fim ao projeto desenvolvimentista, promovendo, ao longo de duas décadas, um amplo processo de abertura econômica e de privatizações no país.

(D) instalou uma intensa repressão contra os setores mais à esquerda no espectro político, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as Ligas Camponesas, com milhares de pessoas presas e torturadas.

(E) estabeleceu uma política externa de muita aproximação com os EUA, evitando qualquer conflito com esse aliado durante os anos 1960 e 1980, como forma de combater o comunismo.

(37)

História da Arte

1) O Renascimento foi um período de grande desenvolvimento cultural, filosófico e artístico. Qual é o principal significado do termo “Renascimento”?

2) Qual o nome da cidade que se tornou a capital intelectual e cultural de toda a Europa renascentista?

3) Os grandes artistas da Renascença tinham características próprias ao realizar suas obras. Abaixo, na coluna da esquerda, estão três descrições de três mestres da pintura renascentista. Relacione essa coluna com a coluna da direita colocando o nome do artista de acordo com a descrição.

(38)

Considerado o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais clássicos de beleza: harmonia e regularidade de formas e de cores.

__________________________

Pintor extremamente realista, foi o primeiro a conceber a pintura como imitação fiel do real - a reprodução das coisas como elas são.

__________________________

Não gostava de pintar. Preferia esculpir, porque achava a pintura uma arte limitada. Ele queria algo de maior expressão, impacto e monumentalidade.

__________________________

4) De todas as técnicas exploradas pelos pintores renascentistas, que procuravam espelhar o mundo real, uma delas, que dava sensação de profundidade, foi bastante usada por artistas desse período. Qual o nome dessa técnica?

(39)

5) No âmbito da pintura, Leonardo Da Vinci e Michelangelo foram dois grandes nomes da Renascença. Nas obras a seguir, escreva o nome desses artistas de acordo com a obra de cada um.

Capela Sistina

A Última Ceia

6) Nesta questão, dois grandes artistas da Renascença. Leia com atenção os enunciados na coluna da esquerda e escreva a letra correspondente ao artista, de acordo com o enunciado, na coluna da direita.

Ele não via o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus.

__________________________

O ser humano representado em suas obras não parece manifestar angústia ou inquietação diante do mundo, mas serenidade, pois se reconhece como submisso à vontade de Deus.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

In this work we explore the relationship between Euclidean Jordan al- gebras and strongly regular graphs, in order to find feasibility conditions for the existence of strongly

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem