• Nenhum resultado encontrado

DESEMPENHO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO DE BLOCO ESTRUTURAL UTILIZANDO AGREGADO MIÚDO DE PEDRA BRITADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESEMPENHO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO DE BLOCO ESTRUTURAL UTILIZANDO AGREGADO MIÚDO DE PEDRA BRITADA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

33

DESEMPENHO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO DE BLOCO ESTRUTURAL

UTILIZANDO AGREGADO MIÚDO DE PEDRA BRITADA

Paulo Hidemitsu Ishikawa * Resumo

Esta pesquisa constitui-se de ensaios de verificação do desempenho das argamassas , de traço misto de cimento e cal , para assentamento de blocos de concreto simples para alvenaria estrutural , empregando os agregados miúdos de AMPB (Agregado Miúdo de Pedra Britada) .

Com estas argamassas mistas foram determinadas suas características físicas no estado fresco e endurecido e também determinadas as resistências de prismas ocos de blocos vazados de concreto simples, montadas com as mesmas argamassas .

Nas edificações de prédios com estrutura de bloco vazados de concreto simples estrutural , é importante para o projetista da estrutura , a resistência do conjunto de 2 blocos assentados com a argamassa utilizada para este fim , denominado de “prisma oco”.

Foram realizados também , para efeito comparativo , ensaios em argamassas de assentamento de blocos e de prismas ocos , de obras de edifícios residenciais de estrutura de bloco estrutural , em construção . Nas argamassas e prismas foram realizados ensaios de resistência à compressão simples.

Procurou-se com estes ensaios verificar a utilização do AMPB como material alternativo de agregado miúdo à areia de rio ou de jazida , na produção de um de argamassa para assentamento de bloco estrutural .

Summary

This research is constituted of test of control of the performance of the mortars, of mixed line of cement and whitewash, for lay of blocks of concrete simple for structural masonry, using the fine aggregate of AMPB (Fine Aggregate of Crushed Stone).

With these mixed mortars they were certain its physical characteristics in the fresh and hardened and also certain state the resistances of hollow prisms of bored blocks of concrete simple, set up with the same mortars.

In the constructions of buildings with bored block structure of concrete simple structural, it is important for the schemer of the structure, the resistance of the group of 2 blocks laied with the mortar used for this aim , denominated of " hollow prism”.

They were also accomplished, for comparative effect, test in mortars of lay of blocks and of hollow prisms, of works of residential buildings of structure of structural block, in construction. In the mortars and prisms were accomplished strength test to the simple compression.

It was sought with these rehearsals to verify the use of AMPB as alternative material of fine aggregate to the river sand or of mine, in the production of a mortar for lay of bloks of concret simple for structural masonry.

1 - Introdução

Esta pesquisa tem como objetivo verificar o desempenho do agregado miúdo de pedra britada (AMPB) de granito , na produção de argamassa para assentamento de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural .

Procurou-se com estes ensaios verificar a utilização do AMPB como material alternativo de agregado miudo à areia de rio ou de jazida , na produção de um tipo de argamassa para uma determinada finalidade .

As jazidas de areias de rio estão ficando cada vez mais distante da grande São Paulo , que é o grande centro consumidor deste material . Desta forma o transporte deste material tende a ficar cada vez mais oneroso para o distribuidor e, em consequência , para o consumidor final.

Ao redor e dentro da grande São Paulo existem várias pedreiras que produzem o agregado miúdo de pedra britada (AMPB) . Este material , geralmente , é produzido indiretamente , ou seja , é separado como resíduo da britagem da rocha na produção de pedra britada .

Atualmente já existe uma pedreira na grande São Paulo aperfeiçoando o processo de obtenção do agregado miúdo através da britagem da rocha .

Assim sendo , este trabalho procura conhecer um pouco mais este material na produção de argamassa , especificamente , para assentamento de bloco vazado de concreto simples .

2 -Dosagem das argamassas

CAVALHEIRO (1995) p. 135 , escreve que nas últimas décadas houve avanço considerável no trato do concreto, tanto em relação à composição como na produção e controle .

* Prof. Associado do Depto. de Edifícios da FATEC-SP/CEETPS- Tecnólogo em Construção Civil- Modalidade Edifícios pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP.

(2)

Com relação às argamassas observa que não apresenta a mesma evolução. Esta falta de avanço tecnológico , pode ser devido, principalmente , ao “ desconhecimento de suas funções e das características necessárias para atendimento das mesmas “ , isto é , resistência adequada, trabalhabilidade e durabilidade. Desta forma , esta falta entendimento tecnológico das argamassas acarretam , frequentemente, “ patologias de maior ou menor importância nas alvenarias de vedações , de reparos onerosos ou convivíveis “e em se tratando de alvenarias estruturais, a aplicação de argamassas inadequadas podem trazer consequências mais danosas . Continuando ,CAVALHEIRO explica que no concreto a relação a/c é importante controlar para garantir resistência e trabalhabilidade , e que caminham em sentidos opostos . No concreto pode-se substituir, parte da água por aditivo plastificante , sem alterar a trabalhabilidade , melhorando a resistência mecânica, mantendo-se o mesmo traço . Em relação às argamassas a relação a/c não é tão importante , visto que a resistência à compressão simples não é a principal característica exigida , e sim a trabalhabilidade . Desta forma , a quantidade de água pode ser determinada pelo próprio pedreiro e com a cal adicionada no traço , ajuda a plastificar a argamassa , melhorando sensivelmente a trabalhabilidade . Portanto , a cal funciona como um plastificante natural , conclui CAVALHEIRO . LARA (1995) p.63 , escreve que “o desempenho das argamassas depende fundamentalmente da correta escolha dos materiais e de seu proporcionamento na mistura”.

Para cada finalidade da argamassa deve-se utilizar os materiais adequados ,principalmente o agregado miúdo.

LARA (1995) p. 68 , no trabalho “ DOSAGEM DAS ARGAMASSAS” indica que a definição da quantidade de agregados (m) , isto é , a proporção em volume , aglomerante / agregado miúdo , (1 : m) , “para cada finalidade pode basear-se na definição do projeto ou na experiência do construtor”.

Neste estudo LARA conclui que “com acompanhamento adequado , seleção dos materiais , emprego de aditivos e dosagem experimental é possível otimizar estas proporções para cada situação específica”.

A NBR –8798 / 1985 , no ítem 4.1.2.2.c , dosagem experimental , recomenda que “o teor de cal em relação ao cimento , em volume , não deve ultrapassar aos limites de 0,25” .

3 -Materiais utilizados 3.1 - Agregados Miúdos

A produção das argamassas mistas de cimento e cal para os ensaios , foram realizadas no traço , em massa , de 1 : 0,12 : 4,00 empregando-se os mesmos agregados miúdos de AMPB , areia de

rio e jazida , apresentados no relatório anterior . As composições granulométricas e respectivas características físicas dos agregados estão resumidas na Tabela 1.

3.2 - Aglomerantes

Foram utilizados o cimento Portland CP- II – F – 32 e cal hidratada CH – III.

As características físicas do cimento e da cal estão resumidas na Tabela 2 e Tabela 3 , respectivamente .

3.3 - Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria Estrutural

Os ensaios de resistência à compressão de prisma oco foram realizados com os blocos coletados nas obras em andamento . Foram coletados amostras de blocos de quatro obras , em que as estruturas das edificações são de blocos vazados de concreto simples . As características físicas dos blocos , estão resumidas na Tabela 4.

4 – Metodologia

Após a verificação do desempenho do Agregado Miúdo de Pedra Britada (AMPB) em argamassa de cimento e agregado miúdo , no traço 1 : 3 , em massa , cujos resultados foram apresentados no BOLETIM Nº 7, foram iniciados os ensaios em argamassa mista de cimento e cal para assentamento de bloco vazados de concreto simples para alvenaria estrutural , utilizando-se os agregados miúdos de AMPB ( sete amostra ) , duas areias de rio , uma areia de jazida e areia normal do IPT.

Estas argamassas foram produzidas no traço misto de cimento e cal de traço 1 : 0,12 : 4,00 , em massa , indicado no “Procedimento – Execução e Controle de Obras em Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto – NBR 8798 /1985”, da ABNT, para a situação em que não se dispõe de um traço de argamassa estudado e em obras de pequeno vulto .

Devido ao pouco material de AMPB disponível para um estudo de dosagem , fez-se a opção pelo uso da dosagem de argamassa retro mencionada .

Argamassa mista de cimento e cal

Como indica a boa técnica na utilização da cal para produção de argamassas e seguindo as recomendações dos pesquisadores nesta área , foi realizado a pré mistura da cal , agregado miúdo e água , visando a hidratação total da cal . A quantidade de água adicionada foi de relação água / cal de 3,306, com aspecto de argamassa seca .

A proporção de cal e agregado miúdo de 0,12 : 4,00 em relação a 1 do cimento , em massa , representa a proporção de 1 : 33,333 ( cal : agregado miúdo ) , em massa .

Esta mistura foi deixada descansar por no mínimo 16 horas , ensacada em saco plástico e

(3)

35 hermeticamente fechada. Após o período de

descanso desta argamassa foi incorporado a esta o cimento , mantendo-se a proporção , em massa , de 1 : 0,12 : 4,00 , e adição de água até atingir a consistência de ( 240 ±10 mm ). Esta consistência mostrou-se a mais indicada para a argamassa de assentamento de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural . A homogeneização da argamassa foi realizada na argamassadeira de mistura mecânica , em velocidade lenta , no tempo de 4 minutos . Para cada agregado miúdo foram produzidas quatro misturas de argamassas identicas , sendo uma mistura para determinação das características físicas no estado fresco e moldagem de dois prismas ocos , e tres misturas para moldagem de dezoito corpos de provas para determinações das características no estado endurecido .

5 - ENSAIOS REALIZADOS 5.1 – No laboratório

Para todas as argamassas , empregando as amostras de agregados miúdos estudadas , (AMPB , areia de rio , areia do IPT e jazida ) , foram realizados os seguintes ensaios de caracterização física :

a) Argamassa no Estado Fresco :

a-1) determinação da consistência ( flow- table ) – método de ensaio NBR- 13276 / 1995; a-2) determinação da retenção de água NBR –

13277 / 1995;

a-3) determinação da massa específica aparente e teor de ar incorporado - método de ensaio NBR – 13278 / 1995.

Os resultados obtidos estão na Tabela 5. a) Argamassa no Estado Endurecido

b-1) determinação da resistência à compressão simples – método de ensaio NBR – 7215 / 1996 ; b-2) determinação do módulo de deformação –

método de ensaio NBR – 8522 / 1984;

b-3) determinação da absorção por capilaridade – método de ensaio NBR – 9779 / 1995;

b-4) determinação da massa específica aparente – método de ensaio NBR-13280 /1995 .

Os resultados obtidos dos íten b-1 e b-2 estão na Tabela 6 e os dos itens b-3 e b-4 estão na Tabela 7 . c) Prisma oco de bloco vazados de concreto simples

Com as mesmas argamassas retro citadas foram preparados os prismas ocos de blocos vazados de concreto simples e realizados os ensaios de determinação da resistência à compressão para alvenaria estrutural – método de ensaio NBR – 8215 / 83 .

Os prismas foram preparados com os blocos da mesma amostragem dos enaiados de blocos apresentados na Tabela 4.

Os resultados obtidos estão na Tabela 8.

5.2 – No campo

Para comparação do desempenho das argamassas produzidas no laboratório com as argamassas produzidas nas obras de edifícios com estruturas de blocos vazados de concreto simples , foram moldados corpos de prova de argamassas e de prismas ocos nas obras.

Os resultados obtidos estão na Tabela 9 .

Tabela 1 – Agregados miúdos – características físicas Granulometria -% acumulada-Peneiras#(mm) Amostra 4,8 2,4 1,2 0,6 0,3 0,150 <0,150máx. M.F. (kg/l)γ (kg/l)δ Mat. Pulv. (%) C.I. UCr (%) 01 00 00 18 34 51 71 100 2,4 1,74 2,70 1,52 14,4 1,36 3,8 02 00 11 31 46 62 78 100 4,8 2,28 2,69 1,52 10,3 1,33 4,0 03 00 00 30 52 67 79 100 2,4 2,28 2,71 1,59 08,6 1,35 3,7 04 00 00 26 49 67 82 100 2,4 2,24 2,65 1,51 16,6 1,37 4,2 05 00 00 21 42 67 87 100 2,4 2,17 2,69 1,52 04,0 1,25 3,1 06 00 00 22 48 67 81 100 2,4 2,18 2,66 1,43 11,0 1,18 2,7 07 00 02 21 43 62 77 100 2,4 2,05 2,73 1,57 12,4 1,26 3,8 08 02 06 16 43 75 94 100 4,8 2,36 2,62 1,47 01,1 - -09 01 O2 05 22 63 93 100 1,2 1,86 2,62 1,43 01,0 1,23 4,1 10 00 00 25 50 75 100 000 2,4 2,50 2,62 - 00,0 - -11 00 00 05 12 30 68 100 1,2 1,15 2,65 1,34 03,0 -

-Legenda : M.F. = módulo de finura ; γ= massa específica ; δ= massa unitária ; C.I. = coeficiente de inchamento ; U.Cr. = umidade crítica

Amostra de nº 01 a 07 são agregados miúdos de pedra britada (AMPB) ; Amostra de nº 08 e 09 são agregados miúdos de areia de rio ;

Amostra de nº 10 é areia normal do IPT ;

(4)

Tabela 2 – Cimento Portland CP-II-F-32 – Características físicas

Ensaios Resultados obtidos Métodos de ensaios

03 dias 07 dias 28 dias

Resistência à compressão simples (MPa) M = 12,3 DRM=5% M = 24,5 DRM= 5% M=36,7 DRM=4% NBR-7215/96 Finura- Peneira#200 5,8 % MB-3432/91 Finura Blaine 350 kg / m2 NBR-NM-76/98 Expasibilidade a quente 0,0 mm MB-3435/91

Tempo de pega Início = 03:05 h ; fim = 05:00 h MB-3434/91

Massa específica 3,10 g / cm3 NBR-NM-23/98

Legenda : M = resistência média ; DRM = desvio relativo máximo

Tabela 3 – Cal hidratada – CH – III - Características físicas

Ensaios Resultados Obtidos Métodos de Ensaios

Finura por peneiramento F30 = 0,05 % F200+30= 24 ,86 %

NBR – 9289 /98 Massa unitária no estado

solto 0,84 g / cm

3 NBR – 7251 82

Massa específica 2,61 g / cm3 NBR – 6508 / 84

Estabilidade Sem anomalias na superfície NBR – 9205 / 84

Tabela 4 – Blocos vazados de concreto simples para alv. estrut -Características físicas – Idade≥28 dias

Resistência à compressão simples, em relação a área bruta (MPa) Amostra (obra) fbk (MPa) Individuais Méd fbk est Área líq. méd (mm2) Espes. eq. média (mm/m) Umid Méd. (%) Absor. média (%) 01 6,0 06,8 07,2 05,3 06,2 05,9 06,9 06,4 5,0 28215 213 18,3 8,9 02 6,0 07,5 07,8 07,1 07,9 07,1 07,2 07,4 7,0 27159 203 16,3 7,9 03 8,0 10,7 11,2 09,0 09,2 11,4 09,8 10,2 8,4 27374 216 29,3 6,1 04 4,5 08,5 09,8 10,5 11,0 07,6 09,4 09,5 6,7 27001 208 21,1 8,5 05 4,5 06,9 07,3 10,6 11,1 06,8 06,5 08,2 6,4 29128 240 41,5 6,3

Tabela 5 - Característica físicas da argamassa fresca

Traço unitário Consistência Retenção de Teor de ar Massa

(mm) água incorporado Específica

Argamassa em massa (Média) (%) (%) (g/cm³) 1 1: 0,12: 4,00: 0,97 250 88 3,24 2,09 2 1: 0,12: 4,00: 1,04 239 89 0,47 2,12 3 1: 0,12: 4,00: 0,69 232 89 5,79 2,16 4 1: 0,12 :4,00: 0,85 248 88 4,89 2,08 5 1: 0,12: 4,00: 0,76 234 85 8,36 2,06 6 1: 0,12: 4,00 :0,83 242 97 4,08 2,11 7 1: 0,12: 4,00: 0,78 242 88 5,32 2,14 8 1: 0,12: 4,00: 0,64 241 89 9,86 2,05 9 1:0,12: 4,00: 0,85 245 88 10,05 2,04 10 1: 0,12: 4,00: 0,80 241 86 6,23 2,04 11 1: 0,12: 4,00: 0,85 252 87 9,50 2,00

(5)

37

Tabela 6 - Ensaios Mecânicos - Características físicas da argamassa endurecida

Resistência Mecânica

Módulo de Compressão simples (MPa) Deform. Argamassa nº Relaçãoa / c

3 dias 7 dias 28 dias (GPa)

1 0,97 6,1 8,6 13,6 4,61 6,0 9,3 13,4 4,90 5,9 9,3 13,8 5,01 6,0 (*)7,7 14,3 M=6,0 M=9,1 M=13,8 DRM=1,7% DRM=5,5% DRM=3,6 2 1,04 6,4 9,9 10,8 4,74 6,4 9,5 11,1 4,00 6,1 9,7 (*)12,2 4,57 (*) 7,3 9,7 11,2 M=6,3 M=9,7 M=11,0 DRM=3,2% DRM=2,1% DRM=1,8 3 0,69 10,0 17,3 19,8 5,91 10,9 17,3 20,0 5,78 10,8 17,1 20,4 6,19 (*) 12,3 17,8 14,4 M=10,6 M=17,4 M=20,1 DRM=5,7% DRM=2,3% DRM=0,8 4 0,85 7,0 10,8 12,1 3,80 6,9 11,4 12,3 4,00 7,0 11,7 12,2 4,27 7,1 12,0 12,2 M=7,0 M=11,5 M=12,2 DRM=1,4% DRM=6,0% DRM=0,8 5 0,76 8,4 11,0 13,7 5,14 8,0 11,4 14,0 4,96 8,3 11,2 13,4 4,80 8,3 13,2 M=8,2 M=11,2 M=13,6 DRM=2,4% DRM=1,8% DRM=3,5 6 0,83 6,6 9,7 15,9 6,21 6,8 10,1 16,7 5,14 6,3 11,1 16,6 6,43 (*) 7,6 (*) 8,5 15,7 M=6,6 M=10,3 M=16,2 M=5,93 DRM=4,5% DRM=6,8% DRM=3,1 7 0,78 8,5 10,1 14,0 5,10 8,6 11,1 13,1 5,48 8,6 10,1 13,7 4,93 9,1 (*) 11,6 13,2 M=8,7 M=10,4 M=13,5 M=5,17 DRM=4,8% DRM=4,0% DRM=3,7 8 0,64 7,1 10,2 15,3 7,50 7,3 9,7 16,5 7,50 8,6 10,3 16,4 8,18 8,9 10,2 (*)14,1 Resistência Mecânica Módulo de Compressão simples (MPa) Deform. Argamassa nº Relaçãoa / c

3 dias 7 dias 28 dias (GPa)

8 0,64 M=8,0 M=10,1 M=16,1 M=7,73 DRM=11,25% DRM=4,0% DRM=4,8 9 0,85 6,2 10,7 13,6 3,69 6,0 (*) 9,2 13,7 3,60 6,4 10,9 13,6 3,79 (*) 7,6 9,8 14,0 M=6,2 M=10,5 M=13,7 M=3,69 DRM=3,2% DRM=6,7% DRM=2,2 10 0,8 11,8 16,5 20,0 5,33 11,6 17,2 18,9 5,33 12,5 16,7 18,7 5,60 11,8 16,2 19,6 M=11,9 M=16,6 M=19,3 M=5,42 DRM=5,0% DRM=3,6% DRM=3,6 11 0,85 6,1 8,0 11,0 4,35 6,2 7,4 10,2 4,35 5,6 8,2 11,0 5,92 6,0 (*) 9,2 14,1 M=5,9 M=7,9 M=10,7 M=4,87 DRM=5,1% DRM=6,3% DRM=4,9

(6)

Tabela 7- Absorção por Capilaridade e Massa Específica Aparente

Ascensão capilar (cm) Absorção Capilar ( g/cm2) Argamassa nº

3 horas 6 horas 24 horas 72 horas 3 horas 6 horas 24 horas 72 horas

Massa esp. Apar. (g/cm³) 1 7,06 7,40 9,90 - 0,91 1,68 2,39 - 1,92 6,28 6,53 9,76 - 1,17 1,43 2,29 - 1,88 6,87 7,10 10,44 - 1,01 1,68 2,49 - 1,85 M=6,73 M=7,10 M=10,03 - M=1,03 M=1,60 M=2,39 - M=1,88 2 5,77 5,77 9,93 - 1,07 1,32 2,49 - 1,89 6,30 6,30 9,94 - 1,12 1,53 2,44 - 1,88 6,00 6,46 9,80 - 1,12 1,53 2,44 - 1,89 M=6,02 M=6,19 M=9,89 - 1,1 1,46 2,46 - M=1,89 3 5,60 7,00 10,20 - 0,97 1,17 1,83 1,88 2,01 5,90 7,50 9,80 - O,97 1,17 1,73 1,83 2,11 6,30 8,00 10,30 - 1,07 1,32 1,83 1,88 1,96 M=5,93 M=7,50 M=10,10 - M=1,00 M=1,22 M=1,80 M=1,86 M=2,03 4 3,90 5,20 9,00 9,90 0,81 1,07 1,83 2,19 1,91 4,00 5,40 8,80 9,90 0,81 1,07 1,83 2,19 1,87 4,10 5,30 9,00 9,90 0,76 1,07 1,78 2,19 1,93 M=4,00 M=5,30 M=8,93 M=9,90 0,79 M=1,07 M=1,81 2,19 M=1,91 5 5,20 6,30 9,90 - 1,02 1,22 1,83 1,99 1,91 5,80 6,90 9,80 - 1,17 1,37 1,99 2,04 1,90 5,10 5,90 9,80 - 1,02 1,17 1,78 1,88 1,90 M=5,37 M=6,37 M=9,83 - M=1,07 M=1,25 M-1,87 M=1,97 M=1,90 6 5,90 7,00 9,60 - 1,37 1,63 2,29 2,34 2,00 6,50 7,50 9,60 - 1,43 1,73 2,34 2,43 2,07 5,10 6,40 10,30 - 1,17 1,53 2,34 2,59 2,02 M=5,83 M=6,97 M=9,83 - M=1,32 M=1,63 M=2,32 M=2,45 M=2,03 7 5,80 7,00 10,00 - 1,22 1,42 2,19 2,29 1,96 5,10 6,10 10,00 - 1,07 1,12 2,04 2,19 1,95 5,00 6,20 10,10 - 1,12 1,32 2,09 2,19 1,96 M=5,30 M=6,43 MM=10,03 - M=1,14 M=1,29 M=2,11 2,22 M=1,96 8 4,40 5,50 7,80 9,70 0,61 0,81 1,02 1,17 1,87 4,30 5,70 7,20 9,80 0,71 0,81 1,02 1,17 1,87 4,60 6,10 7,80 9,80 0,51 0,81 1,12 1,12 1,88 M=4,43 M=5,77 M=7,60 M=9,77 M=0,61 M=0,81 M=1,05 1,15 M=1,87 9 5,30 6,50 9,70 - 0,56 0,81 1,63 1,78 1,78 4,80 5,70 9,80 - 0,61 0,87 1,48 1,58 1,89 5,40 7,10 9,90 - 0,36 0,71 1,53 1,63 1,85 M=5,17 M=6,43 M=9,80 - M=0,51 M=0,80 M=1,55 M=1,66 M=1,84 10 5,70 7,20 9,90 - 1,02 1,27 1,68 1,83 1,88 6,60 9,00 9,90 - 1,32 1,63 2,18 2,18 1,89 5,50 6,70 9,80 - 1,12 1,43 1,88 2,03 1,90 M=5,93 M=7,63 M=9,87 - M=1,15 M=1,44 M=1,91 M=2,01 M=1,89 11 6,30 8,10 9,80 - 0,61 1,07 1,22 1,32 1,95 5,90 8,30 9,70 - 0,41 0,61 0,92 0,96 1,94 6,50 8,60 9,70 - 0,46 1,02 1,48 1,57 1,94 M=6,23 M=8,33 M=9,73 - 0,49 M=0,90 M=1,21 1,28 M=1,94

Tabela 8 – Argamassas e Prismas Moldados nas Obras

Argamassa Prisma

Obra

Produção fak

(MPa) Resistência à compressão simples(MPa) - Idade-28 dias (MPa)fbk Resist. à compressão simples (MPa)Idade – 28 dias

11,4 M= 11,3 15,8 11,5 11,4 11,1 1 Obra 10,0 (*)14,1 DRM=0,7% 8,0 M = 13,6 04,7 M = 4,6 11,1 4,4 8,9 4,6 2 Obra 8,0 (*)5,0 DRM=4,3% 8,0 M = 10,0 20,7 M = 19,7 9,7 20,0 9,5 18,5 3 Usinado 9,0 (*)21,0 DRM=0,6% 8,0 M = 9,6 13,8 M= 13,1 10,4 12,6 13,2 13,0 4 Obra 6,0 12,8 DRM=5,3% 6,0 M = 11,8 9,2 M= 9,0 9,4 8,9 10,1 8,7 5 Obra 4,5 9,0 DRM=3,3% 4,5 M = 9,8

(7)

39 (*) = valor fora de média ; DRM = desvio relativo máximo ; M = média

Tabela 9 – Prismas ocos montados no laboratório com argamassas produzidas no laboratório Argamassa

Blocos daObra nº Resistência média à comp. Simples da argamasa- Média(MPa) - Idade -28 dias Resistência média à comp. simples doprisma oco – (MPa) - Idade- 28dias

1 2 13,8 11,8 2 1 11,0 10,8 3 5 20,1 14,4 4 2 12,2 14,0 5 3 13,6 12,1 6 4 16,2 11,9 7 3 13,5 12,3 8 1 16,1 11,4 9 3 13,7 10,8 10 4 10,5 12,8 11 4 10,7 11,6

Tabela 10 – Resistências comparativas de argamassas e prismas ocos moldados nas obras e argamassas

(agregado miúdo de AMBP e outras) e prismas moldadas no laboratório

Argamassas e prismas ocos - Moldados no laboratório Argamassas e prismas ocos - Moldados nas obras Resistências médias à comp. Simples (MPa) Idade 28 dias Resistências médias à comp. Simples (MPa) Idade 28 dias

Argamassas Prismas ocos Argamassas Prismas ocos

N º Resist. Blocos da obra nº Resist. Obra n º Resist. Obra n º Resist.

1 13,8 2 11,8 2 4,6 2 10,0 2 11,0 1 10,8 1 11,3 1 13,6 3 20,1 5 14,3 5 9,0 5 9,8 4 12,2 2 14,0 2 4,6 2 10,0 5 13,6 3 12,1 3 19,7 3 9,6 6 16,2 4 11,9 4 13,1 4 11,8 7 13,5 3 7,4 3 19,7 3 9,6 8 16,1 1 11,4 1 11,3 1 13,6 9 13,7 3 10,8 3 19,7 3 9,6 10 10,5 4 12,8 4 13,1 4 11,8 11 10,7 4 11,6 4 13,1 4 11,8 Conclusões

A seguir apresenta-se as conclusões obtidas a partir dos resultados obtidos nos ensaios realizados em argamassa de cimento e cal com agregado miúdo de AMPB , areia de rio , de jazida e do IPT , para assentamento de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural .

As conclusões estão divididas em três partes , ou seja , em argamassa no estado fresco , argamassa no estado endurecido e de ensaios de prismas de bloco vazado de concreto simples .

Argamassa no estado fresco Consistência

As argamassas para assentamento blocos tiveram suas consistências fixadas em (240 ±10) mm , os quais se apresentaram apropriadas para esta finalidade , ou seja , não se deformaram com seu peso próprio e apresentaram facilidade no seu manuseio e adequadas para assentamento de blocos vazados de concreto.

Retenção de água

Todas as argamassas apresentaram retenções de água acima de 75 % , apresentando pequena variaçào entre elas , de 85 % a 91 % , estando ,portanto, acima do mínimo de 75 % exigido pela NBR – 8798 / 1985 da ABNT

Teor de ar incorporado

Os teores de ar incorporado variaram bastante entre as argamassas , de 3,24 % a 9,86 % , não se encontrando uma correlação que explique esta variação . A argamassa de AMPB Nº 2 apresentou teor de ar incorporado muito pequeno de 0,47 % , em relação às demais , e que também apresentou maior relação água / aglomerantes .

Massa específica

As massas específicas das argamassas de AMPB apresentaram valores um pouco acima das argamassas com outros agregados . As argamassas

(8)

de AMPB apresentaram massas específicas de 2,65 a 2,73 g / cm3, e as outras argamassas de 2,62 a 2,65 g / cm3.

Argamassas no estado endurecido

Resistência à compressão simples e módulo de deformação

As resistências das argamassas , todos de mesmo traço em massa entre aglomerantes e agregado miúdo , não apresentaram correlações entre si , relativo a relação água / aglomerantes e resistências , indicando que para cada agregado deve ser realizado um estudo de dosagem , como era de ser esperado , isto é , cada agregado tem características físicas próprias que determinam carcterísticas físicas próprias para as argamassas. O traço utilzado em todas as argamassas foi de 1 : 0,12 ; 4,00 ( cimento : cal : agregado miúdo ) , que é um traço mínimo recomendado pelo Procedimento NBR-8798 / 1985 da ABNT . Este Procedimento indica resistência mínima para argamassa de 9,0 MPa .

Todas as argamassas apresentaram resistências à compressão simples maiores que 9,0 MPa na idade de 28 dias , indicando que se pode utilizar este traço quando não se dispõe de um traço estudado .

As resistências médias das argamassas de AMPB apresentaram valores identicos ou maiores em relação às outras argamassas com agregados tradicionais , indicando que estes agregados também pdem ser utilizados para produção de argamassa para assentamento de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural .

Os valores de módulos de deformações também não se correlacionam-se entre si, pelos mesmos motivos acim citado. Os valores encontrados foram de 4,02 a 6,19 G Pa para argamassas de AMPB e de 3,79 a 7,73 G Pa para outras argamassas .

Para argamassas de assentamento de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural é recomendado o emprego de argamassa com o menor módulo de deformação, com finalidade de absorver as deformações da estrutura.

Absorção por capilaridade

Devido às características da argamassa de cimento e cal , as argamassas apresentaram alta absorção capilar . Os resultados com 3 horas apresentaram absorção capilar de 40% a 67% da altura total de 100mm do corpo de prova . Com 24horas a ascencão capilar foi de , praticamente , 100% da altura total .

Desta forma verifica-se que argamassa mista de cimento e cal não é recomendado para ambiente com umidade.

Prismas ocos de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural

As resistências à compreessão simples dos prismas ocos montados com argamassa de AMPB também não apresentaram diferenças significativas em relação aos prismas montados com outras argamassas . Observando os resultados obtidos dos prismas montados no laboratório e os prismas montados nas obras com as argamassas das respectivas obras , não apresentam diferenças significativas . Já as resistências das argamassas de AMPB e de outros agregados produzidos no laboratório e as argamassas produzidas nas obras apresentam grandes variações . Desta forma conclui-se que as resistências baixas das argamassas encontradas não interfere na resistência do conjunto argamassa e bloco . Isto se explica devido a espessura da argamassa entre os blocos ser pequena em relação a sua extensão .Logicamente, deve existir uma resistência mínima da argamassa em que isso não deve acontecer.

Observa-se também que as resistências à compressão simples dos prismas é o dobro da resistência dos blocos . Isso acontece porque a resistência do bloco é calculado em relação a sua área bruta , e a resistência do prisma é calculado em relação a sua área líquida . E a área líquida é aproximadamente a metade da área bruta.

Nos ensaios de resistências realizados nos prismas as rupturas sempre ocorreram nos blocos e não na argamassa.

(9)

41

Bibliografia

Bauer , L.A.F. – coordenador – “Materiais de Construção Civil – Vol. I “ Livros Técnicos e Científicos Revisão Técnica : Prof. João Fernando Dias – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) MG - 5ª edição – 1994 – 435 p.

Petrucci , E. G. R. – “Concreto de Cimento Portland “ Editora Globo – Porto Alegre – RS -Atualizada e revisada por Prof. Vladimir Antonio Paulon – 5ª edição – 1978 – 269 p. Silva , M.R. – “Materiais de Construção “- Editora

Pini “ S. Paulo -SP -1991- 267 p.

Neville , A. M. – “Propriedades do Concreto “ – Tradução : Salvador E. Giamusso.

S. Paulo - SP - Editora Pini – 1997 – 828 p. Andriolo , F. R. e Sgarboza , B. C. – Inspeção e

Controle de Qualidade do Concreto – Edições Loyola – Newswork – S. Paulo - SP - 1993

Andrade , W. P. de – “Concreto : Massa , Estrutural, Projetado , e Compactado com Sólo – Ensaios e Propriedades “- Equipe de Furnas , Laboratório de concreto , Departamento de Apoio e Controle Técnico – S. Paulo SP – Editora Pini – 1997 – 20 capitulos.

Metha , P. K. e Monteiro , P. J. M. – “Concreto : Estrutura , Propriedades e Materiais”. – Editora Pini – S. Paulo - SP –– 573 p. -1994 Anais do I Simpósio Brasileiro de Tecnologia das

Argamassas – Escola de Engenharia Civil -Universidade Federal de Goiás – GO ––470 p. 1995

- Cavalheiro ,A . P . –“Argamassa de Assentamento : Receita , Dosagem ou Adequação de Traço ? “ p . 134 a 142 . - Lara , D . – “Dosagem das

Argamassas “ p. 63 a 72 .

- Rago , F . – “Reologia da Pasta de Cimento e a Influência da Cal” – p. 25 a 32 .

- Tristão , F . A . – “Influência da Composição Granulométrica da areia nas Propriedades Mecânicas das Argamassas “ p. 283 a 294 .

Fiorito , A. –“ Manual de Argamassas e Revestimentos. Estudos e Procedimentos” – Editora Pini – S. Paulo - SP – 221p. -1994 Hannai , J. B. de –“ Construções de Argamassa

Armada”. Editora Pini – S. Paulo - SP –– 192 p.- 1992

Moliterno , A. – Estrutura em Alvenaria e Concreto Simples – Editora Blucher – S. Paulo – SP -– 374 p. -1995

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades e necessidades dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de um

En los siguientes apartados se presenta el marco conceptual que ha sido utilizado para el desarrollo de un programa de investigación en la Universidad Nacional de Lomas de

Quanto às entidades da Administração Pública Indireta é correto afirmar: a as sociedades de economia mista subordinam-se ao órgão respectivo da entidade matriz b a

21.1 - Procedimento dos concorrentes - sempre que um concorrente desista ou seja desqualificado por excesso de tempo (cf. Necessita de obter o parecer favorável do DT

No processo de atualização desse modelo, realizado nesta pesquisa, a utilização de uma série de dados horários associada à técnica de amostragem

Dorsal color pattern of the specimen of Amphisbaena fuliginosa from Limoeiro Ranch, Cumari municipality, Goiás state, Central Brazil.. Padrão de coloração dorsal do espécime

Teoricamente, os sinais esperados dos coeficientes são: positivo para a elasticidade de produção física, visto que aumentos na produção devem ser acompanhados de

TECNOLÓGICAS E OPERACIONAIS QUE ABRANGEM ASPECTOS TECNOLÓGICOS E POLÍTICO-ORGANIZACIONAIS, VISANDO QUALIFICAR O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO EM SAÚDE PARA