• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Inscrição

:

Cargo:

Médico/Clínica Geral

Concurso Público para

Cargos Técnico-Administrativos

em Educação

(2)

Parte I

Língua Portuguesa

Para responder às questões de números 1 a 10, leia o texto a seguir.

A

fotografia inventada dentro de uma época positivista ‒ primeiras décadas do século XIX ‒ criou e referendou sua posição como espelho do real, mimese de um mundo sem nenhu-ma interferência de um olho pensante, a falsa ideia de um registro documental isento: prova de um discurso oral ou escrito. Contra essa crença, vários pensadores da fotografia tentaram se insurgir e, dentro dessas linhas de pensamento, também a sociologia. Ao tecer textos trazendo a fotografia como protagonista e não apenas como suporte de outras formas de expressão, o sociólogo José de Souza Martins demonstra, em seu mais recente livro,Sociologia da Fotografia e da Imagem, que "o icônico é essencialmente expressão de uma neces-sidade do imaginário, uma linguagem e um discurso visual".

Na obra, Martins rebate a ideia de que a fotografia "congela" momentos, deixando bem claro que é o contrário: cada imagem narra ou cria uma história. O que o autor defende é o reconhecimento da imagem como documento do imaginário social e não como registro factual de uma realidade social. Para quem quer estudar ou pensar fotogra-fia ‒ algo fundamental na sociedade contemporâ-nea ‒, os textos de Martins são fundamentais. Não entregam receitas de leitura ou compreensão da imagem, mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social.

Sociologia da Fotografia e da Imagem começa com a discussão da fotografia e vida co-tidiana. A fotografia é entendida como uma inter-pretação de um real que não se deixa simplesmente congelar ou aprisionar, mas que a cada olhada nos permite novas significações, novas possibilidades para entender representações da sociedade, num certo período sócio-histórico.

No livro, para além do cotidiano, existe a temática dos ritos da sociedade, formas que a

ajudam a se estruturar, e Martins nos apresenta um belo ensaio sobre as fotografias dos atos de fé no Brasil, trabalho realizado por cinco fotógrafos com olhares diferentes sobre essas questões.

Ao tentar analisar essas imagens, Martins nos dirige para a questão da imaginação fotográfica, dos vários modos de ver, que pertencem à imagina-ção do fotógrafo, mas também à imaginaimagina-ção de quem decifra imagens. Essa discussão no livro leva a um novo capítulo, onde o sociólogo analisa o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, mais es-pecificamente seu ensaio Êxodos. E, aqui, surge o embate entre documentação e estética, como se uma fosse excludente da outra, ideia com que Martins não concorda. Claro que existe sempre uma busca, ou melhor, uma narrativa estética ao se criar um discurso, seja ele qual for.

É de destacarmos, por fim, o primoroso ensaio O Impressionismo na Fotografia e a Sociologia da Imagem, em que podemos ver defen-dida com mais vigor a tese de Martins da necessida-de necessida-de aprennecessida-der a ver. E para não ficar somente na teoria, o autor nos apresenta seu próprio ensaio fotográfico sobre o Carandiru durante o processo de desativação do prédio. Um estudioso que tem as duas visões da análise imagética: a teoria e o fazer. "Decifrar o que se esconde por trás do visível ou do fotografável continua sendo um desafio para os cientistas que se documentam com expressões visuais da realidade social." Na tessitura de seu pensamento - formado, aliás, com muitos estudos sobre história da fotografia e fotógrafos -, Martins nos chama atenção para a necessidade de uma sociologia do conhecimento visual para aprender a ler e interpretar imagens, em especial a fotográfica: "Sociólogos e antropólogos precisam muito mais do que uma foto para compreender o que uma foto contém." E assim é, pois desde muito alguém já nos disse que a fotografia é um tipo especial de conheci-mento. 5 10 15 20 25 1 30 35 40

Fonte: PERSICHETTI, Simonetta. Documento do imaginário social. Jornal O Estado de S. Paulo. Edição de 15/11/08. (Adaptado) Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes-documento-do-imaginario-social,278319. Acesso em 04/07/2018.

50 55 60 65 70 75 45 50 55 60 65 70 80

(3)

Considere as afirmativas sobre o conteúdo e a orga-nização linguística do texto.

I → Sem prejuízo da coesão e da coerência, a ex-pressão Contra essa crença( 7) poderia ser rees-ℓ. crita como Contra essa falácia da imparcialidade da fotografia.

II → As ideias de José de Souza Martins vão ao encontro da tese de que a fotografia é um espelho do real, um registro documental isento.

III → Sobre o sociólogo em foco na reportagem, infere-se que a sua tese sobre a necessidade de uma sociologia do conhecimento visual está basea-da também em sua experiência pessoal com a foto-grafia.

Está(ão) correta(s)

Ao longo do texto, o pronomenosproduz o efeito de sentido de inclusão do leitor nas discussões em andamento. Atentando para a relação desse prono-me com o verbo que ele acompanha, observa-se que, na maioria das ocorrências, o leitor é represen-tado como beneficiário da ação verbal ou como paciente dela. Tendo essas informações em mente, analise as seguintes ocorrências:

I →[...] mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social. ( 28-30)ℓ.

II[...]mas que a cada olhada nos permite novas significações, novas possibilidades para entender representações da sociedade, num certo período sócio-histórico. ( 35-38)ℓ.

III→[...]o autor nos apresenta seu próprio ensaio fotográfico sobre o Carandiru durante o processo de desativação do prédio. ( 63-65)ℓ.

O leitor é representado através do pronomenos co-mo beneficiário apenas em 1 3 apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III. c b a e d I. II. III. I e III. II e III. c b a e d

Sobre o uso argumentativo dos sinais de pontuação, está correto afirmar que

2

c b

a as aspas empregadas entre as linhas 14 e 17 são um recurso para a autora demarcar o dis-curso relatado por ela a respeito do sociólogo José de Souza Martins.

as aspas empregadas na palavracongela( .19) são um recurso para a autora enfatizar a ironia usada pelo sociólogo José de Souza Martins em referência a ideias opostas às suas.

os travessões empregados entre as linhas 25 e 26 são um recurso para a autora destacar um juízo pessoal sobre a importância do estudo e da reflexão sobre a fotografia.

as aspas utilizadas entre as linhas 67 e 70 são um recurso para a autora demarcar no seu texto a fala de um resenhista do livro Sociologia da Fotografia e da Imagem.

os dois pontos na linha 75 são um recurso para a autora introduzir um discurso citado retificando a sua análise sobre o trabalho de José de Souza Martins.

e d

(4)

Para responder à questão, leve em consideração o seguinte período:

Para responder à questão, considere o seguinte fragmento:

4

6

Não entregam receitas de leitura ou compre-ensão da imagem, mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imagi-nação coletiva de determinado momento social. ( 26-30)ℓ.

"Decifrar o que se enconde por trás do visível ou do fotografável continua sendo um desafio para os cientistas que se documentam com expres-sões visuais da realidade social." ( 67-70)ℓ. Analisando-se o período, é correto afirmar que

c b

a a referência a quem pratica a ação verbal repre-sentada no segmentoNão entregam correspon-de aMartins, mencionado na oração anterior. tanto o verbo entregar quanto o verbo instigar estão na terceira pessoa do plural em razão de o sujeito gramatical das orações ser indetermi-nado.

o pronome possessivo na sequência em seu papel é um elemento coesivo retomando o seg-mentoos textos de Martins( .26), mencionado na oração anterior.

a conjunçãomasevidencia no período que a não entrega de receitas de leitura ou compreensão da fotografia é a finalidade para a instigação do pensamento.

a sequência nos instigam a pensar em seu papel poderia ser reescrita, sem prejuízo da coerência e da norma culta, como nos instigam a pensar-mos em seu papel.

d

e

III→No segmentoformado, aliás, com muitos es-tudos sobre história da fotografia e fotógrafos ( .71- 72), a palavraaliásminimiza o argumento de que a base da formação do pensamento de Martins sobre fotografia é seu intenso estudo sobre o tema.

Está(ão) correta(s) apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III. I, II e III. c b a e d

Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir.

I→No segmentoum belo ensaio( 41-42), o adje-ℓ. tivo expressa uma avaliação pessoal, assim como ocorre na sequênciao primoroso ensaio( 58-59).ℓ. II→ No segmento Um estudioso que tem as duas visões da análise imagética: a teoria e o fazer ( 65-ℓ. 66), a colocação de artigo diante deestudiosoe de fazer evidencia o uso no texto dessas duas palavras como substantivos.

5

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para o que se declara sobre o fragmento.

( )

( )

O processo da sufixação permitiu criar-se foto-grafável, mantendo-se o paralelismo no seg-mento comvisível.

A sequência se documentam é entendida, na frase, comoprover-se de documentos.

Depreende-se do fragmento que cientistas uti-lizam fotografias como fontes documentais em seu trabalho. ( ) A sequência correta é V – V – V. F – F – V. F – V – F. V – F – V. V – F – F. c b a e d

(5)

A escolha de se insurgir ( 8),ℓ. rebate ( 18) eℓ. não concorda ( 55) evidencia linguisticamente que, naℓ. construção do texto, foram articulados(as)

No funcionamento do texto, a ideia de Martins de que "Sociólogos e antropólogos precisam muito mais do que uma foto para compreender o que uma foto contém" ( 76-78) deve, coerentemente, serℓ. interpretada como 7 10 c c b b a a opiniões convergentes.

pontos de vista contrastantes. depoimentos desconexos. perspectivas complementares. argumentos contraditórios.

uma declaração ambígua. um aviso malicioso. uma ameaça velada. um alerta implícito.

uma definição redundante.

d

d e

e

Para responder à questão, considere a frase em destaque.

8

E, aqui, surge o embate entre documentação e estética, como se uma fosse excludente da ou-tra, ideia com que Martins não concorda. ( 52-ℓ. 55)

Se o segmento o embate fosse reescrito como as polêmicas, haveria necessidade de

Icolocar o verbosurgirno plural. II→colocar o substantivoideiano plural. IIIsubstituir o pronomequeporas quais. Está(ão) correta(s) apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III. c b a e d

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirma-tiva sobre sinais de pontuação.

9

( )

( )

Os parênteses poderiam substituir os travessões empregados nas linhas 2 e 3, sem prejuízo da correção gramatical .

A conjunçãopoispoderia substituir os dois pon-tos empregados na linha 20, sem prejuízo da coesão e da coerência.

Os dois pontos foram explorados nas linhas 66 e 75 como sinais gráficos para assinalar, respec-tivamente, uma explicação e a introdução do discurso citado. ( ) A sequência correta é V – F – V. F – F – V. F – V – F. V – V – V. V – F – F. c b a e d

(6)

A partir do que se encontra disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às diretrizes previstas nessa lei.

11

Parte II

Legislação

A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer direitos sexuais e reprodutivos.

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário exceto no que tange ao recebimento de restituição de imposto de renda.

É permitida a cobrança de valores diferenciados por planos e seguros privados de saúde à pes-soa com deficiência em razão de sua condição. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a colocando-a scolocando-alvo de todcolocando-a formcolocando-a de violêncicolocando-a, negligêncicolocando-a e discriminação.

A pessoa com deficiência tem direito, em igual-dade de oportuniigual-dades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, podendo haver diferenciação na remuneração em relação ao trabalho de igual valor.

Urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento aos usuários.

Igualdade no tratamento aos usuários, vedado qualquer tipo de discriminação.

Autenticação de documentos pelo próprio agen-te público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconheci-mento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade.

Manutenção de instalações salubre, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Exigência de nova prova sobre fato já compro-vado em documentação válida apresentada.

c c b b a a e e d d

Nos termos da Lei nº 8.429/1992, constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições as seguintes situações, EXCETO:

13

retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.

deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.

revelar ou permitir que chegue ao conheci-mento de terceiro, após a divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço. deixar de prestar contas quando esteja obri-gado a fazê-lo.

frustrar a licitude de concurso público.

c b a

e d

A Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. A partir do que prevê a referida legislação, o usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públi-cos e prestadores de serviços públipúbli-cos observar algumas diretrizes.

(7)

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarqui-as e dautarqui-as fundações públicautarqui-as federais. A partir do que prevê essa lei, assinale a alternativa correta.

14

No ato da posse, o servidor apresentará decla-ração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Um dos requisitos básicos para investidura em cargo público é a idade mínima de vinte e um anos.

A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo não depende de prévia habilitação em concurso público de pro-vas ou de propro-vas e títulos.

O concurso público terá validade de três anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

A posse em cargo público independe de prévia inspeção médica oficial.

c b a

e d

A partir do que se encontra disposto na Lei nº 9.784/1999 que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, consi-dere as afirmativas a seguir.

I→Nos processos administrativos, a atuação deve seguir padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé. II → O administrado tem direito de ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

III → O requerimento inicial para instauração de processo administrativo deve ser formulado somen-te por escrito, sendo vedada, em qualquer hipósomen-tese, a solicitação oral.

IV→É impedido de atuar em processo administrati-vo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matéria.

15

apenas I. apenas III. apenas II e IV.

apenas III e IV. apenas I, II e IV. c b a e d Está(ão) correta(s) V ‒ F ‒ V ‒ V. V ‒ V ‒ V ‒ F. F ‒ V ‒ F ‒ F. V ‒ V ‒ F ‒ V. F ‒ F ‒ V ‒ V. c b a e d A sequência correta é

Considerando o que se encontra previsto na Cons-tituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirma-tiva a seguir.

16

( )

São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

É proibida a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

A União não intervirá nos Estados nem no Dis-trito Federal, exceto para manter a integridade nacional, dentre outras hipóteses previstas no art. 34 da Constituição Federal.

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, pessoalidade, morali-dade, sigilo dos atos públicos e eficiência. ( )

( ) ( )

(8)

A partir do que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal está INCORRETO afirmar:

17

um dos deveres do servidor público é o de comu-nicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse pú-blico, exigindo as providências cabíveis.

apresentar-se ao trabalho com vestimentas ade-quadas ao exercício da função é um dos deveres fundamentais do servidor público.

é permitido ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

é vedado ao servidor público apresentar-se em-briagado no serviço ou fora dele habitualmente. a pena aplicável ao servidor público pela Comis-são de Ética é a de censura.

b a

c

e d

Com base no que prevê a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, assinale a alternativa correta.

18

Subordinam-se à referida lei os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo e Legislativo, excluindo-se as Cortes de Contas, Judiciário e Ministério Público.

É facultado aos órgãos e às entidades públicas promover, independentemente de requeri-mentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

As informações ou os documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos di-reitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas poderão ser objeto de restrição de acesso.

Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

O acesso à informação classificada como sigilosa não cria a obrigação para aquele que a obteve de resguardar o sigilo. b a c e d V ‒ V ‒ F. F ‒ F ‒ V. F ‒ V ‒ V. V ‒ F ‒ V. V ‒ F ‒ F. c b a e d A sequência correta é

A partir do que se encontra previsto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

19

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão superior deliberativo e consultivo da UFSM para todos os assuntos de ensino, pesqui-sa e extensão.

O Conselho de Curadores é o órgão de controle e fiscalização econômico-financeira da UFSM. O mandato de Reitor e de Vice-reitor será exercido em regime de dedicação exclusiva e terá a duração de quatro anos, sendo vedada a recondução para o mesmo cargo.

( )

( ) ( )

(9)

Paciente etilista, obeso e com história de cálculo renal iniciou quadro de artrite aguda em primeira metatarsofalangeana há 12 horas. Já apresentou quadros semelhantes no passado com resolução es-pontânea em cinco dias.

Diante da principal hipótese diagnóstica, considere as assertivas a seguir.

I → O raio X evidenciando alterações típicas da doença é o método padrão ouro para o diagnóstico. II O tratamento da crise pode ser feito com alopurinol, colchicina ou corticoide.

III → O tratamento no período intercrítico, para redução dos níveis de ácido úrico, deve ser feito com benzobromarona.

IV→O acometimento da primeira metatarsofalan-geana na doença é chamado de podagra e ocorre em mais de 50% das crises iniciais.

Está(ão) correta(s) 21 apenas III. apenas IV. apenas I e II. apenas II e III. apenas I, II e IV. c b a e d

Parte

III

Conhecimentos

Específicos

Qual articulação tipicamente NÃO é acometida pela osteoartrite primária? 22 Punho Acromio-clavicular Quadril Primeira carpo-metacarpiana Primeira metatarso-falangeana c b a e d

Constituir-se como centro de ensino e pesquisa no âmbito das ciências da saúde.

Atuar nas áreas de clínica médica, clínica cirúr-gica, clínica pediátrica, clínica tocoginecológica e clínica psiquiátrica.

Oportunizar a educação continuada, na área de saúde, por meio de cursos, conferências e estágios, oficializados pelos departamentos didáticos.

Constituir-se em centro médico e hospitalar de elevado nível científico, técnico e administrativo, integrando-se e hierarquizando-se como rede regional de referência.

Desenvolver programas específicos de assistên-cia à comunidade, sem integração com a rede regional de saúde. c b a e d

De acordo com o que está previsto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, compete ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) o desenvolvimento harmônico dos sistemas de assistência, do ensino e da pesquisa, colocando sempre o paciente como centro de todas as ativida-des. Dentre os objetivos para o HUSM, traçados no Regimento, assinale a alternativa INCORRETA.

20

(10)

Mulher de 40 anos, tabagista, apresenta poliartrite simétrica de mãos, punhos e pés, com rigidez matinal superior a 2 horas, há 2 meses.

Em relação ao quadro acima descrito, considere as assertivas a seguir.

I→ O tratamento de escolha inicial nesse caso é a associação de corticoide e ciclofosfamida.

II→Dentre os fatores de risco implicados na fisio-patogenia dessa doença está a associação com HLAB27, tabagismo e história familiar de doenças autoimunes.

III→O infiltrado na sinóvia dessa doença consiste em células inflamatórias e linfócitos T CD4.

IV → O fator reumatoide tem sensibilidade seme-lhante, porém especificidade inferior ao anti CCP para essa doença.

Está(ão) correta(s)

23

apenas I. apenas II e III. apenas III e IV.

apenas I, II e IV. apenas II, III e IV.

c b a

e d

Assinale a alternativa que NÃO apresenta fator de risco para o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica.

24

Tabagismo

Idade inferior a 30 anos

Exposição ocupacional a poeiras orgânicas Infecções respiratórias de repetição na infância Deficiência de alfa 1 antitripsina

c b a

e d

Em relação à pneumonia adquirida na comunidade (PAC), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir. 25 V – F – V – F. F – F – V – F. V – V – F – V. F – V – F – V. F – V – V – F. c b a e d A sequência correta é ( ) ( )

PAC se refere a uma doença adquirida fora do ambiente hospitalar ou de unidades de atenção à saúde, ou ainda que se manifeste em até 72 ho-ras da admissão em unidade assistencial.

Os sintomas podem incluir tosse, expectoração, dispneia, febre, calafrios, mialgia, cefaleia, entre outros.

O método de imagem de escolha na abordagem inicial da PAC é o raio X, que deve ser realizado nas incidências póstero-anterior e perfil.

Uma ferramenta que auxilia na decisão do local para tratamento da PAC é o CURB-65, em que uma pontuação igual ou superior a 1 indica tra-tamento em ambiente hospitalar.

( )

( )

Assinale a alternativa que contém um sinal ou sinto-ma característico de infecção do trato urinário baixo (cistite). 26 Febre Choque séptico Dor lombar Calafrios Disúria c b a e d

(11)

O sistema músculo esquelético alberga casos de tuberculose extrapulmonar. Qual é o sítio esqueléti-co mais esqueléti-comum de tuberculose?

27 Coluna vertebral Fêmur Ilíaco Escápula Crânio c b a e d

Qual das seguintes situações é critério definidor de síndrome da imunodeficiência adquirida em huma-nos com HIV reator?

28 Linfadenopatia generalizada Sarcoma de Kaposi Esplenomegalia Herpes zóster Candidíase oral c b a e d

A pancreatite aguda é uma entidade que pode ocor-rer associada a 29 feocromocitoma. mieloma múltiplo. transplante renal. osteoartrite. neoplasia de ovário. c b a e d

A associação de poliartralgia, eritema nodoso e lin-fadenopatia hilar compõe a síndrome de ________, forma aguda da doença________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

30

Heerfordt ‒ sarcoidose

Claude Bernard Horner ‒ neoplasia de pulmão Plummer ‒ neoplasia de pulmão

Lofgren ‒ sarcoidose Waldestron ‒ toxoplasmose c b a e d

Associe as lesões descritas na coluna à esquerda com as descrições apresentadas na coluna à direita.

31

( )

Lesão com conteúdo líquido Lesão com conteúdo purulento Lesão com mudança na colora-ção cutânea e no mesmo nível da pele

Lesão com elevação sólida da pele ( ) ( ) (1) Pápula (2) Vesícula (3) Pústula (4) Mácula ( ) A sequência correta é 2 ‒ 3 ‒ 4 ‒ 1. 3 ‒ 4 ‒ 1 ‒ 2. 2 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 4. 3 ‒ 2 ‒ 4 ‒ 1. 2 ‒ 3 ‒ 1 ‒ 4. c b a e d

(12)

Em relação às doenças inflamatórias intestinais, relacione as colunas:

33

( )

É restrita aos cólons.

O processo inflamatório atinge toda a extensão da parede in-testinal, até a serosa.

A mucosa apresenta padrão de "desenho de ladrilhos".

Ao exame endoscópico encon-tram-se úlceras aftosas com padrão de envolvimento des-contínuo do intestino. ( ) ( ) (A) Doença de chron (B) Colite ulcerativa ( ) A sequência correta é B ‒ A ‒ A ‒ B. A ‒ B ‒ B ‒ B. A ‒ B ‒ B ‒ A. B ‒ A ‒ B ‒ A. B ‒ A ‒ A ‒ A. c b a e d

A respeito da úlcera péptica, considere as assertivas a seguir.

IAs duas causas mais comuns de úlcera péptica incluem infecção por Helicobacter pylori e uso de anti-inflamatórios não esteroidais, principalmente os inibidores da COX-2.

II → Todo paciente com úlcera gástrica deve ser avaliado cuidadosamente para exclusão de câncer de estômago.

IIIDentre as causas incomuns de úlceras, estão: gastrinoma, hiperfunção de células G antrais e leucemia basofílica. Está(ão) correta(s) 32 apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III. c b a e d

Paciente portador de cirrose hepática apresenta o sinal de asterixe no exame físico. Qual das seguin-tes complicações da cirrose o paciente está apre-sentando? 34 Síndrome hepato-renal Ascite Encefalopatia hepática Hemorragia digestiva Síndrome hepato-pulmonar c b a e d

Paciente apresenta a tríade constituída por dor abdominal, icterícia e febre. Qual o diagnóstico mais provável?

35

Colelitíase

Neoplasia de cauda de pâncreas Tumor de cólon ascendente Colangite Colecistite c b a e d Anotações

(13)

Os critérios de Framingham são utilizados para o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva. Assinale a alternativa que apresenta um critério maior para este diagnóstico.

37

Edema de membros inferiores Dispneia paroxística noturna Redução da capacidade vital Tosse que piora à noite

Redução de peso menor que 4,5kg com trata-mento c b a e d

Hipertensão arterial sistêmica é fator de risco para outras doenças cardiovasculares. O controle pres-sórico é essencial para a redução desse risco. O uso de medicamentos anti-hipertensivos auxilia na redução dos níveis tensionais quando associados à mudança para estilo de vida saudável. Entretanto, efeitos adversos dessas drogas podem limitar seu uso.

Associe a droga na coluna à esquerda com o efeito adverso na coluna da direita.

36 (1) Hidroclorotiazida (2) Hidralazina (3) Anlodipina (4) Metildopa ( ) Indução de lúpus Edema periférico Hiperuricemia Sedação ( ) ( ) ( ) A sequência correta é 4 ‒ 1 ‒ 2 ‒ 3. 2 ‒ 1 ‒ 4 ‒ 3. 3 ‒ 2 ‒ 4 ‒ 1. 2 ‒ 3 ‒ 1 ‒ 4. 4 ‒ 3 ‒ 1 ‒ 2. c b a e d

Sobre dor torácica, assinale V (verdadeiro) ou F (fal-so) em cada afirmação.

38

Dor torácica bem definida e fugaz, ou descon-forto doloroso persistente e localizado na região inframamária esquerda, raramente se deve à isquemia miocárdica.

O eletrocardiograma de 12 derivações obtido em repouso é normal em até 10% dos pacientes com angina de peito típica, mas pode haver sinais de infarto do miocárdio antigo.

O teste de esforço eletrocardiográfico é o mais usado para diagnosticar cardiopatia isquêmica; entretanto, necessita-se avaliação complemen-tar, pois esse exame não é capaz de estimar prognóstico. ( ) ( ) ( ) F – V – V. F – F – V. V – V – F. V – V – V. V – F – F. c b a e d A sequência correta é Anotações

(14)

Alguns agentes infecciosos podem estar associados ao desenvolvimento de neoplasias linfoides. Associe o agente infeccioso na coluna à esquerda com o câncer linfoide na coluna à direita:

39 (1) Vírus Epstein-Barr (2) Herpesvírus humano 8 (3) Vírus da Hepatite C (4) Helicobacter pylori ( ) Doença de Castle-man multicêntrica Linfoma linfoplas-mocítico Linfoma de Bur-kitt Linfoma de tecido linfoide associado à mucosa ( ) ( ) ( ) A sequência correta é 1 ‒ 4 ‒ 2 ‒ 3. 1 ‒ 3 ‒ 2 ‒ 4. 2 ‒ 4 ‒ 1 ‒ 3. 3 ‒ 1 ‒ 4 ‒ 2. 2 ‒ 3 ‒ 1 ‒ 4. c b a e d

Sobre as manifestações clínicas e laboratoriais da anemia falciforme, considere as afirmativas a seguir.

I → Alguns pacientes permanecem praticamente assintomáticos até a idade adulta ou mesmo no decorrer dela, enquanto outros sofrem crises repetidas, que exigem internação desde o início da infância.

II→Granulocitose é comum; a contagem de leucó-citos pode flutuar significativamente e de modo imprevisível durante e entre episódios álgicos, infecções e outras doenças intercorrentes.

IIICrise de sequestro esplênico é evento comum no início da infância e raro na idade adulta e pode exigir transfusão de emergência e esplenectomia para impedir a retenção do débito arterial no baço obstruído. 40 apenas I. apenas II. apenas I e II. apenas I e III. apenas II e III. c b a e d Está(ão) correta(s)

A leucemia mielocítica aguda (LMA) é predominante em _________, mais comum no sexo _________ e tem prognóstico _________ entre idosos.

Assinale a alternativa que preenche adequadamen-te as lacunas.

41

adultos – feminino – pior crianças – feminino – melhor adultos – masculino – pior crianças – masculino – pior adultos – feminino – melhor

c b a

e d

Na terapia de substituição renal (TSR) por hemodiá-lise, a anticoagulação é obrigatória e interfere na eficiência e durabilidade da terapêutica dialítica. Entretanto, o risco de sangramento deve ser pontu-ado.

São critérios de alto risco para sangramento na anti-coagulação em TSR, EXCETO

42

coagulação intravascular disseminada (CIVD). pós-operatório imediato.

tempo parcial de tromboplastina ativado (TTPa) maior que 60 segundos.

contagem de plaquetas entre 60.000 e 100.000/ ml.

International Normalized Ratio (INR) para protrombina maior que 2.

c b a

e d

(15)

apenas I. apenas II. apenas I e II. apenas I e III. apenas II e III. c b a e d

A gênese de um cálculo renal requer supersatura-ção, nucleação e tempo. Várias condições podem favorecer essas etapas. Sobre causas de nefrolitía-se, considere as afirmativas a seguir.

I→Ingestão excessiva de cálcio pode causar nefro-litíase e sua restrição é recomendada em pacientes predispostos.

II→Hiperparatireoidismo e intoxicação por vitami-na D podem predispor à formação de cálculos uri-nários.

III → Infecção urinária por bactérias proteolíticas são consequência e não causa de formação de cál-culos urinários.

Está(ão) correta(s)

43

nefrítica – glumerulonefrite aguda pós-estrep-tocócica

nefrótica – glumerulonefrite aguda pós-estrep-tocócica

nefrítica – diabetes melito nefrótica – diabetes melito nefrítica – doença de Berger

c b a

e d

Em relação a síndromes glomerulares, a síndrome __________ manifesta-se pela tríade clássica de edema, hipertensão e hematúria, e sua causa mais comum é__________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

44

Sobre as drogas utilizadas no tratamento da doença de parkinson, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa a seguir.

45

Levodopa é convertida em dopamina, principal neurotransmissor depletado na doença de par-kinson.

Amantadina aumenta a recaptação de dopami-na, produzindo alterações de afinidade dos re-ceptores dopaminérgicos.

Biperideno antagoniza os efeitos excitatórios de acetilcolina mediante bloqueio dos receptores muscarínicos.

Pramipexol tem propriedades dopaminérgicas, portanto estimulam receptores de dopamina. ( ) ( ) ( ) V – F – V – V. V – V – F – V. V – F – V – F. F – V – F – F. F – V – V – F. c b a e d A sequência correta é ( )

Paciente masculino, 60 anos, diabético e hiperten-so, apresenta déficit de força em hemicorpo esquer-do subitamente. Tomografia de Crânio (TC) confir-ma acidente vascular encefálico hemorrágico à direita. No exame físico desse paciente, um achado possível é

46

extensão do hálux direito ao estímulo cutâneo-plantar (primeiros dias).

tríplice flexão do membro inferior esquerdo ao estímulo nociceptivo (semanas a meses após). arreflexia no membro inferior esquerdo em fase tardia da lesão (semanas a meses após).

aumento do reflexo cutâneo-abdominal à es-querda (semanas a meses após).

atrofia muscular em membro inferior esquerdo em fase aguda (primeiros dias).

c b a

e d

(16)

O diabetes melito inclui um grupo de doenças meta-bólicas caracterizado por hiperglicemia secundária a defeito na secreção ou ação de insulina. Em rela-ção a avaliarela-ção e acompanhamento das complica-ções crônicas dessa doença, assinale V (verdadeiro) e F (falso) em cada afirmação a seguir.

48

Insuficiência cardíaca pode causar valores ele-vados de albuminúria, sendo fator confundidor para a avaliação da nefropatia diabética.

Hipertensão arterial sistêmica está associada à progressão mas não ao desenvolvimento de re-tinopatia diabética.

No estudo neurofisiológico, avalia-se adequa-damente fibras finas não mielinizadas, enquan-to o envolvimenenquan-to de fibras grossas, tal como ocorre na neuropatia diabética, não é claramen-te evidenciado nesse método diagnóstico. ( )

( )

( )

A descrição clínica de um caso de cefaleia pode definir a etiologia sem, na maioria das vezes, necessitar de exames complementares. Observe a descrição a seguir:

Cefaleia frontal que começa geralmente pela ma-nhã e desaparece no início ou fim da noite. A dor é surda, agravada pela mudança de posição da cabe-ça e, ocasionalmente, associa-se com náuseas e vômitos.

O tipo álgico descrito é

47 F – V – F. F – F – V. V – F – V. V – F – F. V – V – V. c b a e d A sequência correta é

Em casos de hipertireoidismo, a avaliação da Cap-tação de Iodo Radioativo (I¹³¹) pode auxiliar na de-finição diagnóstica. A alternativa que apresenta situação clínica com a Captação de I¹³¹ elevada é

49

tireoidite subaguda. tireoidite silenciosa. struma ovarii.

reposição inadvertida de levotiroxina. coriocarcinoma. c b a e d

Paciente feminina, 32 anos, refere hirsutismo e irregularidade menstrual. Ao exame físico, apresen-ta pletora facial, estrias violáceas no abdome e fraqueza proximal.

Com relação ao caso descrito, considere as afirmati-vas a seguir.

I → Em casos de síndrome de cushing, viriliza-ção exuberante e hipocalemia sugerem carcinoma adrenal, enquanto emagrecimento sugere produ-ção ectópica de hormônio corticotrópico (ACTH). II→A dosagem de sulfato de dehidroepiandroste-rona (SDHEA), em condições basais, apresenta-se reduzida na doença de cushing e normal ou discre-tamente aumentada nos adenomas adrenais. III→A supressão dos níveis de cortisol para valores inferiores a 1,8 mcg/dl em teste com administração de 1 mg de dexametasona na noite anterior à coleta do exame exclui síndrome de cushing e a não su-pressão confirma sua presença.

50 apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III. c b a e d Está(ão) correta(s) cefaleia tensional. neuralgia trigeminal. cefaleia sinusal. cefaleia em salvas. migrânea. c b a e d

(17)

Gabarito

" Médico/Clínica Geral

(Nível E)

01 C 02 C 03 E 04 E 05 C 06 A 07 B 08 A 09 D 10 D 11 D 12 E 13 C 14 A 15 E 16 B 17 C 18 D 19 A 20 E 21 B 22 A 23 C 24 B 25 E Questão Alternativa 26 E 27 A 28 B 29 C 30 D 31 A 32 D 33 E 34 C 35 D 36 D 37 B 38 E 39 E 40 C 41 C 42 D 43 B 44 A 45 A 46 B 47 C 48 D 49 E 50 A Questão Alternativa P a rt e I Língua P or tuguesaP a rt e II L egislaçãoP a rt e III C onhecimen tos → Específic os P a rt e III C onhecimen tos → Específic os

Concurso Público para

Cargos Técnico-Administrativos

em Educação

Referências

Documentos relacionados

Altos Graus do REAA, e da possibilidade de vincular os Irmãos do GOP, ao nosso Supremo Conselho, formalizou a vontade desses irmãos, através de uma Prancha, datada em 16

Neste sentido, a gestão dos processos começaria desde a fase de projeto e, inevitavelmente, a produção absorveria os conceitos e práticas da filosofia, culminando com a

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

3. As propostas serão encaminhadas, por meio eletrônico, após o registro dos interessados em participar do certame e o credenciamento de seus representantes, no CAUFESP. A sessão

Quadro 5 – Arrecadação do Imposto Sobre Transmissão de Bens Inter Vivos - ITBI Fonte: (Elaboração própria com base nos dados coletados, 2019).. três centavos), demonstrando

Este trabalho enfoca os aspectos relacionados com a qualidade da energia qualidade da energia qualidade da energia qualidade da energia no sistema elétrico

Controlo (Internalidade, Externalidade-Outros e Externalidade-Acaso) com os cinco fatores do DBQ (Erros, Lapsos, Violações não intencionais, Violações e Procura de

Os trabalhos empíricos incluem: o emprego de representações sociais, nos artigos de Paula Castro (pesquisadora no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de