• Nenhum resultado encontrado

ISECAMP REGIMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISECAMP REGIMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

ISECAMP

REGIMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

(2)

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA

1 - Apresentação

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se de atividades elaboradas com o objetivo de promover oportunidade de aprendizagem profissional, social e cultural, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e de trabalho e tem, assim, por finalidade, inserir o estagiário na realidade viva do mercado de trabalho. Envolve professores, estudantes e unidades concedentes. O estágio Curricular integra o Currículo do Curso de Geografia e é atividade acadêmica obrigatória para o curso de Licenciatura.

O Regimento de Estágio Curricular Supervisionado está organizado de forma objetiva e prática, buscando definir informações e conceitos básicos do conhecimento prático pedagógico, através do procedimento para o Estágio Supervisionado e tem por finalidade nortear as atividades do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade Campo Limpo Paulista.

Ele estabelece as diretrizes gerais para a realização de uma prática interdisciplinar e plural no referido curso, assumindo uma dimensão pedagógica que busca fortalecer as relações entre a teoria e a prática.

O presente documento define todos os procedimentos e documentos necessários ao Estágio, devendo o aluno buscar a orientação do Professor Orientador.

2- Regulamentação

Os Estágios Curriculares são regidos pelas seguintes legislações:

- Lei nº. 9.394/96, de 20/12/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. - Resolução CNE/CP nº2, de 19/02/2002 (D.O.U. 04/03/02) – institui a duração e a carga horária do curso de licenciatura, de graduação plena de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

(3)

- Parecer CNE/CP nº9, aprovado em 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena Homologado em 17/01/2002, publicada no DOU em 18/01/2002.

- Lei 6.494/77 - DOU 09/12/1977 Regulamentada pelo Decreto n. 87.497 de 18/08/1982

- Decreto nº87497/82 de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a lei n. 6.494/77 de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimento de ensino superior, de 2º grau regular e supletivo.

- Lei 11788, de 25 de Setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências

3 - Estágio

Significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão – aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada.

Estágio Supervisionado se realiza a partir de diferentes dimensões, permitindo compreender a relação teoria e prática em toda a complexidade que lhe é inerente. Em sua dimensão formadora, o Estágio Supervisionado desenvolve, de forma efetiva e prática, as competências profissionais voltadas para o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico, que constitui fonte inesgotável de novas ideias, possíveis de realimentar os conteúdos programáticos das disciplinas.

Em sua dimensão acadêmica, o Estágio, pela natureza das atividades que propõe apresenta-se como um momento inigualável de integração da tríade ensino-pesquisa e extensão. Articulação esta de prática teoria - reflexão prática.

Em sua dimensão política e social, o Estágio favorece a discussão e a reflexão, abre perspectivas de novos caminhos e novas relações e oportuniza a empregabilidade.

No que se refere à estrutura pedagógico-metodológica, o Estágio Supervisionado deve ter como referencial o trabalho coletivo e interdisciplinar desenvolvido ao longo do curso nas diversas disciplinas, visando à produção do conhecimento pelo estudante e à formação do professor investigador, capaz de pensar, repensar e transformar a relação

(4)

teoria-prática. Esta relação teoria-prática só pode ocorrer a partir de disciplinas que tenham como referencial uma perspectiva formadora, permitindo ao estudante conhecer e reconhece todos os aspectos da relação escola/comunidade, de maneira a engajar-se no processo de superação das desigualdades sociais confrontadas no trabalho pedagógico. Neste sentido, a articulação entre teoria e prática requer o estabelecimento de uma política que valorize e estimule o estreitamento de relações entre as várias disciplinas que compõem o curso de Licenciatura, de maneira a capacitar o educador teoricamente, de modo articulado com o cotidiano e com a dinâmica da escola, num processo compartilhado de construção coletiva.

O curso de Geografia é particularmente voltado para a educação, para o trabalho docente e para a pesquisa. Seus projetos pedagógicos visam desenvolver no estudante a capacidade de entender os novos parâmetros da cultura; compreender a dinâmica da realidade; identificar processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais; problematizar os fundamentos das políticas públicas; contribuir para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional e assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais.

Os professores de Geografia precisam perceber que seu papel no processo de democratização de nossa sociedade consiste em desenvolver uma prática pedagógica não alienante, mas conscientizadora. Ensinar Geografia para os alunos caracteriza observar melhor a realidade, portanto tornando-os mais conscientes do espaço em que vivem.

É necessário que o aluno vivencie o Estágio de forma criativa e investigativa, participando de planejamentos, aplicação e avaliação de ações desenvolvidas no seu dia-a- dia e, ainda, propondo novas formas de trabalhar, promovendo a articulação entre os conteúdos teóricos vistos no curso e a dinâmica pedagógico-administrativa dessas escolas, construindo, assim, a competência e a autonomia necessárias para gerir seu trabalho.

3.1. Objetivos do Estágio

- Promover a articulação entre teoria e prática, dinamizando o processo ensino aprendizagem;

- Consolidar a formação de homens pensantes, que busquem continuamente novos caminhos através da pesquisa e da formação continuada, facilitando sua integração futura no mundo de trabalho;

- Proporcionar ao aluno as experiências práticas necessárias ao profissional da educação que estará atuando diretamente na docência;

- Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências pertinentes ao desempenho de sua profissão aprimorando suas atitudes profissionais;

(5)

- Desenvolver uma metodologia comprometida com a problemática do campo de estágio, contemplando os fundamentos teóricos e metodológicos aprendidos em sua formação acadêmica;

- Formar educadores que reconheçam a relevância social da escola e do professor, desenvolvendo uma prática pedagógica emancipatória que promova a cidadania.

- Aprender a participar do trabalho em equipes multidisciplinares.

- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;

- Proporcionar segurança ao aluno no início de suas atividades profissionais, dando- lhe a oportunidade de executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e do domínio adquirido;

- Estimular o desenvolvimento de espírito científico, através do aperfeiçoamento profissional;

- Possibilitar ao estagiário contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em instituições de educação básica e/ou de outros ambientes sócio-educativos.

3.2. Campo de Estágio

O Estágio Curricular do Curso de Geografia (Licenciatura) caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades relacionadas à docência em Escolas Públicas ou Privadas de Ensino Fundamental ou Médio, assim como em outros ambientes educativos, programados em consonância com a Prática de Ensino.

Atendendo à Legislação em vigor, o Estágio Supervisionado da Licenciatura em Geografia deverá ter carga horária de 400h.

Essa carga horária deverá ser cumprida em três semestres letivos, estando agrupado dentro da disciplina de Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado I (100 horas), oferecida no 4º semestre do curso; à disciplina de Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado II (150 horas), oferecida no 5º semestre e a disciplina de Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado III (150 horas), oferecida no 6º semestre.

Somente será válido o estágio realizado por aluno que estiver regularmente matriculado na disciplina referente ao respectivo estágio.

Estágio não é emprego - o estágio de estudantes não se confunde e não deve se confundir com o emprego quer de caráter temporário, quer de duração indeterminada, não ficando a instituição com responsabilidade de encargos trabalhistas em relação ao

(6)

aluno/estagiário.

3.3. Modalidades e Estrutura do Estágio

O estágio ocorrerá em três semestres, no 4º (100 horas), no 5º (150 horas) e no 6º (150 horas).

O aluno deverá desenvolver atividades relacionadas às modalidades abaixo:

a) Observação: visitas às instituições para observar e obter informações acerca do trabalho desenvolvido, sem a participação direta do estagiário.

b) Coparticipação: colaboração do estagiário nas atividades desenvolvidas pelo professor durante as aulas assistidas.

c) Participação: desempenho de tarefas pertinentes ao futuro profissional pelo estagiário, sob a orientação do coordenador na instituição onde este ocorra.

- Estágio Supervisionado I

O Estágio I será realizado pelos alunos do 4°semestre e deverá promover a caracterização da realidade escolar através da observação, levantamento de dados, entrevistas, registros em diário de campo e outras formas que se façam necessárias, incluindo fundamentação teórica.

Deverá ocorrer discussão e reflexão sobre conteúdos e temas relativos ao ensino de Geografia, visando ao entendimento do papel da escola na sociedade, a partir debates e leituras, dentre outros meios.

A escolha da escola para a realização do Estágio I deverá ser feita pelo aluno estagiário, podendo ser qualquer escola de Ensino Público ou Privado que ofereça a modalidade Ensino Fundamental e Médio.

Após a observação o aluno deverá desenvolver um portfólio e relatório com base nos dados abaixo:

a) Elaboração da fundamentação teórica relacionada à educação, ensino de geografia, Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentre outros;

b) Caracterização da comunidade, escolar, bairro e município onde se localiza a escola a ser realizado o Estágio.

c) Descrição e análise das aulas e comportamento dos alunos observados. d) Realização de entrevistas;

(7)

d) Participação em reuniões pedagógicas, em conselho de classe.

No Estágio I o total é de 100 horas/aula e será computado da seguinte forma: a) 30 horas/aula para observação no Ensino Fundamental e Médio;

b) 10 horas/aula para as aulas na orientação do professor;

c) 20 horas/aula para observação da escola, entrevista com coordenação, direção, leitura de Projeto Pedagógico da Escola;

d) 40 horas/aula para a elaboração do portfólio e relatório e demais atividades do estágio, incluindo a leitura e conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola onde o estágio estiver sendo realizado, baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionais e Diretrizes Curriculares de Geografia.

- Estágio Supervisionado II

O Estágio II será realizado pelos alunos do 5º semestre e deverá contar com a participação efetiva do aluno/estagiário seja acompanhando as atividades de correção ou revisão feitas pelo professor regente da turma, ou ajudando em correção de provas ou auxiliando na recuperação dos mesmos.

Também deverá participar das aulas através da regência das turmas (de preferência as que já foram observadas no Estágio I). Caberá ao aluno/estagiário ministrar aulas, ou seja, assumir sozinho a responsabilidade de implantar o seu plano de ensino supervisionado e aprovado pelo professor orientador (coordenador) da disciplina e pelo professor regente da classe onde estagia.

Também poderá atuar como monitor na recuperação de alunos.

A escolha da escola para a realização do Estágio II deverá ser feita pelo aluno estagiário, podendo ser qualquer escola de Ensino Público ou Privado que ofereça a modalidade Ensino Fundamental e Médio. A preferência é que o aluno permaneça na instituição em que já fez o Estágio I.

As atividades do Estágio II serão assim estruturadas: a) Elaboração de um projeto de estágio;

b) Elaboração de planos de aula que será ministrado durante o estágio; c) Realização de aulas piloto;

d) Observar a escola e reconhecer o ambiente escolar, integração e aproximação com a turma selecionada para o estágio, observar o professor;

(8)

desenvolvidas pelo aluno.

No Estágio II são 150 horas/aula que serão computadas da seguinte forma: a) 30 horas/aula para observação no Ensino Fundamental II;

b) 30 horas/aula de regência;

c) 10 horas/aula de orientação com o professor; d) 40 horas/aula para a elaboração de planos de aula;

e) 40 horas/aula para a elaboração do portfólio e relatório e demais atividades do estágio, incluindo a leitura e conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola onde o estágio estiver sendo realizado, baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionais e Diretrizes Curriculares de Geografia.

Após todo esse processo o aluno deverá entregar o portfólio com as atividades desenvolvidas e escrever um relatório com base em todo o seu desempenho, no trabalho que teve para preparar as aulas, o que observou nas classes, pontuando também as dificuldades encontradas durante o estágio.

- Estágio Supervisionado III

O Estágio III será realizado pelos alunos do 6º semestre e deverá contar com a participação efetiva do aluno/estagiário seja acompanhando as atividades de correção ou revisão feitas pelo professor regente da turma, ou ajudando em correção de provas ou auxiliando na recuperação dos mesmos.

Também deverá participar das aulas através da regência das turmas (de preferência as que já foram observadas no Estágio I e II). Caberá ao aluno/estagiário ministrar aulas, ou seja, assumir sozinho a responsabilidade de implantar o seu plano de ensino supervisionado e aprovado pelo professor orientador (coordenador) da IES e pelo professor regente da classe onde estagia.

Também poderá atuar como monitor na recuperação de alunos.

A escolha da escola para a realização do Estágio III deverá ser feita pelo aluno estagiário, podendo ser qualquer escola de Ensino Público ou Privado que ofereça a modalidade Ensino Fundamental e Médio. A preferência é que o aluno permaneça na instituição em que já fez o Estágio I e II.

As atividades do Estágio III serão assim estruturadas: a) Elaboração de um projeto de estágio;

(9)

c) Realização de aulas piloto;

d) Observar a escola e reconhecer o ambiente escolar, integração e aproximação com a turma selecionada para o estágio, observar o professor;

d) Orientação de um professor que acompanhará e orientará as atividades desenvolvidas pelo aluno.

No Estágio III são 150 horas/aula que serão computadas da seguinte forma: a) 30 horas/aula para observação no Ensino Médio;

b) 30 horas/aula de regência;

c) 10 horas/aula de orientação com o professor orientador; d) 40 horas/aula para a elaboração de plano de aula;

e) 40 horas/aula para a elaboração do portfólio e relatório e demais atividades do estágio, incluindo a leitura e conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola onde o estágio estiver sendo realizado.

Após todo esse processo o aluno deverá desenvolver um relatório com base em todo o seu desempenho, no trabalho que teve para preparar as aulas, o que observou nas classes, pontuando também as dificuldades encontradas durante o estágio.

3.4. Critérios de Isenção de Horas de Estágio

- Experiência profissional na área específica:

- De seis meses a um ano na função ou cargo -> 25% da CH - Há mais de um ano na função ou cargo -> 50% da CH

OBS: Declaração ou comprovante de exercício na função específica, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do Diretor ou representante legal (original).

4 - Atribuições do Coordenador de Estágio

A coordenação do Estágio Curricular do Curso de Geografia (Licenciatura) será realizada pelo professor responsável pela disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I, II e III.

São atribuições do professor coordenador do Estágio:

a) elaborar, a cada período letivo, o plano de trabalho incluindo cronograma das atividades de estágio a serem desenvolvidas;

(10)

b) colaborar com o Coordenador de Curso na obtenção de novos campos de estágio, respeitando este Regulamento;

c) reunir-se, no início de cada período letivo e sempre que se fizer necessário, com os estagiários do curso para informar sobre a sistemática do estágio e proceder às orientações específicas a cada unidade de estágio;

d) planejar, acompanhar, avaliar e realimentar as atividades ligadas ao Estágio Supervisionado, em conformidade com o projeto pedagógico do curso, programas, calendário acadêmico e cronogramas estabelecidos;

e) preencher fichas e demais documentos necessários ao desenvolvimento das atividades;

f) zelar para que as atividades atribuídas ao estagiário, no campo de estágio, sejam compatíveis com a área de formação do aluno;

g) auxiliar o estagiário na solução de possíveis problemas ou dificuldades que possam surgir no decorrer das atividades;

h) encaminhar à Secretaria, ao final do período de estágio, a documentação comprobatória do estágio respeitando os prazos estabelecidos;

i) manter em ordem os cadastros dos alunos e das entidades de estágio, bem como a documentação referente à condução dos estágios;

j) julgar solicitações de desligamento ou mudanças do Estágio Supervisionado; l) avaliar e dar notas ao aluno pelo desempenho no Estágio.

5 - Dos Direitos E Deveres Do Estagiário

5.1. Direitos

São direitos do Estagiário:

• Receber informações detalhadas sobre os critérios para realização do Estágio; • Receber em tempo hábil as fichas utilizadas no Estágio;

• Receber as informações preliminares sobre os itens e os requisitos básicos para elaboração de fichas de observação, controle de estágio, planos de aula, relatórios etc.

• Conhecer previamente a turma em que fará a observação e regência das aulas, além do conteúdo programático que deverá ser realizado naquela fase do Estágio, através do professor responsável na Unidade Escolar;

(11)

5.2. Deveres

• Manter-se informado sobre o Estágio;

• Assinar o Termo de Compromisso de Estágio; • Organizar e manter atualizada a pasta de Estágio;

• Apresentar-se na Unidade Escolar, para a qual for designado na data e horário estabelecidos;

• Conhecer a Unidade Escolar - Campo de Estágio e integrar-se à sua rotina, obedecendo ao regulamento interno da entidade onde será realizado o estágio;

• Solicitar previamente, ao Professor Orientador na Unidade Escolar, o conteúdo programático e o planejamento de ensino acordando entre as partes, bem como sugestões para a realização das etapas do Estágio;

• Ser assíduo e pontual em todas as atividades do Estágio;

• Elaborar e analisar o plano de aulas e confeccionar o material didático necessário à regência, quando for o caso, de maneira que desenvolva a capacidade de construção do seu próprio material de ensino;

• Apresentar o plano de aula estruturado e os materiais didáticos nos dias e horários estipulados;

• Comunicar ao professor coordenador em tempo hábil sua falta ou desistência do estágio;

• Preencher corretamente e sem rasuras as fichas de controle e acompanhamento utilizadas durante o Estágio;

• Apresentar, impreterivelmente, na data previamente marcada, o Relatório Final de Estágio, Portfólio ou Memorial, seguindo as orientações prestadas pelo professor supervisor; • Comunicar imediatamente ao professor coordenador qualquer fato que possa resultar no cancelamento do Estágio.

• Cumprir a carga horária prevista para aprovação no Estágio Supervisionado.

6 - Avaliação

A avaliação do aluno no Estágio Supervisionado será efetivada de modo processual e dinâmico, sistemático e investigativo, visando ao melhor aproveitamento do aluno e ao

(12)

acompanhamento contínuo das atividades realizadas.

O aproveitamento do estagiário será avaliado sob os aspectos profissional e atitudinal, no desempenho cotidiano das atividades de seu Plano de Atividades de Estágio, em direção aos objetivos inicialmente estabelecidos.

Em relação ao Estágio I, o processo de avaliação será realizado a partir da análise dos seguintes aspectos: cumprimento às orientações do professor-coordenador, comprometimento com as atividades referentes ao Laboratório de Docência; elaboração do relatório das visitas técnicas às escolas de Ensino Fundamental e Médio; planejamento docente (planos de aulas); elaboração do portfólio.

No tocante ao Estágio II e III, fará parte do processo de avaliação a análise dos instrumentos/aspectos a seguir: atendimento às orientações individuais do professor coordenador, incluindo os documentos de encaminhamento da escola, confecção de planos de aula, relatório final, e avaliação geral do professor regente da escola campo.

A avaliação é da responsabilidade do professor coordenador se valerá de suas próprias observações, de informações oriundas do Campo de Estágio, da auto-avaliação do estagiário e de trabalhos e documentos produzidos pelo aluno, segundo as orientações que lhe tiverem sido dadas.

Considerando as especificidades do Estágio Supervisionado, os critérios para atribuição de notas serão definidos pelo professor coordenador, com a aprovação do coordenador do curso de Geografia, respeitadas as normas estabelecidas para aferição do rendimento escolar, previstas em documentos normativos da Faculdade Campo Limpo Paulista. Os critérios estabelecidos serão registrados no Plano de Estágio Supervisionado e informados previamente aos estagiários.

7 - Desligamento do Estágio

O desligamento do estágio ocorrerá:

a) automaticamente ao término do período de estágio;

b) em caso de desistência de matrícula no curso de Licenciatura em Geografia; c) a pedido do estagiário;

d) por falta grave cometida no local de estágio, a ser julgada, conjuntamente, pelo professor coordenador e o profissional supervisor.

(13)

8 - Aprovação do Aluno

As notas atribuídas aos estagiários em todas as etapas do Estágio (I, II e III) podem variar de 0 (zero) a 10 (dez) e serão de caráter individual. Será aprovado o aluno que obtiver média, igual ou superior a 6 (seis) inteiros, em cada Fase do Estágio.

O aluno deverá cumprir de forma integral o estágio para ser aprovado.

9 - Reprovação do Aluno

O aluno poderá ser reprovado quando:

1) O aluno poderá ser reprovado em qualquer uma das etapas do Estágio (I, II e II), se deixar de comparecer ao Estágio e cumprir integralmente as horas ou deixar de entregar as atividades propostas pelo professor coordenador de Estágio.

2) Se obtiver média inferior a 6 (seis) em cada uma das etapas de Estágio (I, II e II).

10 - Exame Final

Se a média de cada fase for inferior a 6 (seis) inteiros, o aluno deverá ser convocado para realização de Exame Final, que poderá ser através da reformulação total do relatório de Estágio, prova escrita e/ou oral.

A escolha do melhor método avaliativo deverá ficar a critério do professor coordenador de Estágio e poderá variar conforme o problema apresentado pelo aluno, respeitando as necessidades individuais e imediatas de cada um.

OBS: Em caso de reprovação em qualquer uma das fases do Estágio o aluno deverá refazer sua matrícula na disciplina referente ao estágio em que foi reprovado.

11 - Orientações para Elaboração do Relatório de Estágio

O relatório pode ser considerado uma narrativa do que aconteceu durante o estágio. É muito importante verificar e registrar sempre tudo o que for ocorrendo, comparar com o previsto e anotar em rascunho para não esquecer detalhes que podem ser relevantes.

A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou

(14)

omissão de alguma informação importante.

A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos digitadores de texto. Entretanto, o único responsável é o próprio aluno, que deverá sempre fazer uma revisão cuidadosa do trabalho para corrigir eventuais falhas.

O seu relatório deve seguir determinadas normas, dentre elas destaca-se: Adote uma redação impessoal, utilizando a terceira pessoa gramatical. Observe a norma culta da língua.

Seja objetivo.

Prefira orações simples e concisas.

Conheça o significado de cada palavra que usar. Respeite, rigidamente, os sinais de pontuação. Elimine palavras desnecessárias.

Não use gírias.

Prefira palavras do nosso idioma às de línguas estrangeiras. Observe os aspectos ortográficos.

Não faça afirmativas que não estejam acompanhadas da devida comprovação. Prefira números, sempre que puder dispor desses dados, palavras como “muitos”, alguns”, “ poucos”, “numerosos”, etc., são vagas.

Observe as normas que regem a confecção de um documento científico. Observe a boa apresentação do trabalho.

11.1 - Padronização

O relatório do estágio deverá obedecer a seguinte padronização:

Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso;

Numeração de páginas: centrado inferior ou canto inferior direito (a página número 4 deverá ser a introdução);

(15)

Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;

Evitar a digitação de uma só linha isolada no início da página; Margem superior, a 2,5 cm;

Margem inferior, a 2,5 cm; Margem direita, a 2,5 cm; Margem esquerda, a 3 cm;

Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;

Espaçamento entre linhas: duplo;

Tipo de letra: Arial ou times New Roman; Tamanho de letra: 12;

Capa: deve seguir o modelo conforme o anexo 1, com o tamanho da letra 16.

11.2 - Formatação

O Relatório do Estágio deverá obedecer a seguinte formatação: Capa (conforme modelo anexo 1) (não será numerada);

Folha de Rosto (conforme modelo anexo 2) (será a página no. 1, sem constar à numeração);

Declaração de Aceitação do estágio (conforme modelo anexo 5) (será a página no. 2, sem constar à numeração);

Sumário (conforme modelo anexo 3) (será a página no. 3, sem constar à numeração);

Introdução (será a página no. 4); Desenvolvimento;

Conclusão;

Referências bibliográficas; Anexos.

(16)

11.3. Detalhamento dos Tópicos Sumário

Compreende a indicação dos assuntos de acordo com a numeração das páginas. É colocado no início do trabalho, mas é o último a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introdução até a bibliografia. Sua localização é após a Declaração de Aceitação do Estágio.

Introdução (Deverá ter no mínimo 20 linhas)

Neste campo o aluno deverá fazer apresentação panorâmica do relatório. É descrita pela ABNT (NBR, 10719/89, item 6.1.1) como a primeira seção do texto. O estagiário citará os objetivos do estágio de acordo com a legislação vigente. Relatará as suas expectativas em relação ao período de estágio e às atividades por ele selecionadas, os locais do estágio e o cronograma de execução.

Desenvolvimento (Deverá ter no mínimo 4 páginas)

Neste item serão descritas as atividades por ele desenvolvidas, as experiências positivas e negativas, as dificuldades que surgiram, e as formas pelas quais as superou, em linguagem impessoal.

Conclusão (Deverá ter no mínimo 20 linhas)

O estagiário retorna o que foi dito na Introdução, estabelecendo uma relação entre as expectativas e o que foi desenvolvido e conclui, destacando os aspectos positivos e os negativos e o que for relevante à sua futura vida profissional.

11.4. Documentos que Deverão ser Anexados ao Relatório

Em cada relatório de estágio deverão ser anexados os seguintes documentos: Ficha de Registro de Frequência em Estágio

Roteiro de Observação Individual Entrevista com o Docente da Instituição Ficha de Observação e Avaliação de Aula Plano de aula

Declaração de Conclusão do Estágio

OBS: Este relatório deverá ser entregue ao seu professor orientador acompanhada da pasta do Estágio Supervisionado.

(17)

12 - Modelos de Formulários 12.1. Modelo de Capa

Licenciatura em Geografia

Curso de ...semestre: ...

Relatório de Estágio Supervisionado no. ...

Por:

Nome do aluno: ... no. RA: ...

Orientador: Prof. ...

(Cidade) Nº. semestre / Ano

(18)

12.2. Modelo de Folha de Rosto Licenciatura em Geografia Relatório de Estágio Nº Semestre Letivo: Nome: Nº de RA: Endereço: Telefone: E-mail: Disciplina: Professor Orientador:

Nome da Instituição do Estágio: Endereço da Instituição:

Telefone da Instituição: Avaliação:

(19)

12.3. Modelo de Sumário Sumário 1. Introdução... 2. Desenvolvimento... 3. Conclusão... 4. Referências Bibliográficas... 5. Anexos... Anexo 1: Modelo de Capa

Anexo 2: Modelo de Folha de Rosto Anexo 3: Modelo de Sumário

Anexo 4: Modelo de Carta de Apresentação Anexo 5: Modelo de Declaração de Aceitação Anexo 6: Plano de Atividades de Estágio

Anexo 7: Ficha de Registro de Freqüência em Estágio; Anexo 8: Entrevista com o Docente da Instituição Anexo 9: Roteiro de Observação Individual;

Anexo 10: Ficha de Observação e Avaliação de Aula; Anexo 11: Ficha de Auto-Avaliação do Estagiário

Anexo 12: Ficha de Desempenho Individual do Estagiário; Anexo 13:Plano de Aula

Anexo 14:Planilha de Regência

Anexo 15: Ficha de Avaliação do Coordenador de Estágio Anexo 16: Declaração de Conclusão do Estágio.

(20)

12.4. Modelo de Carta de Apresentação

Licenciatura em Geografia

ISECAMP/Campo Limpo Paulista, de de .

Senhor (a) Diretor (a),

Apresento-lhes o (a) aluno(a)

RA: do curso de Licenciatura em Geografia, cursando o semestre letivo, para pleitear uma vaga de estagiário nesse estabelecimento de ensino, onde o mesmo(a) está habilitado(a) a desenvolver atividades de Estágio, sem vínculo empregatício.

Atenciosamente,

(21)

12.5. Modelo de Credenciamento de Estágio

Licenciatura em Geografia

CREDENCIAMENTO DE ESTÁGIO

O (A) acadêmico (a) abaixo designado (a) está credenciado (a) pela direção do Instituto Superior de Educação Campo Limpo Paulista – ISECAMP, a solicitar do (a) senhor (a) diretor (a) da escola:

Autorização para um período de estágio, submetendo-se às normas de funcionamento da escola em questão, em função da Lei. 11-788 de 25 de Setembro de 2008.

Dados referentes ao Acadêmico Estagiário:

Acadêmico (a): CPF: Nº de Matrícula: Período: Curso: Licenciatura em Semestre:

Especificação das Condições de Estágio:

Estabelecimento de Opção

Nome:

Endereço(rua, nº, bairro, cidade, cep):

1.3. Nome do Diretor (a) da Unidade Escola:

1.4. Nome do Supervisor de Estágio na unidade Escolar: _ 1.5. O Estágio será referente a:

1.6. Duração do Estágio:

1.7. Data de Início: Horário: , de de 20

(22)

12.6. Modelo de Declaração de Aceitação

Licenciatura em Geografia

DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Declaro, para fins de comprovação junto à Coordenação de Estágio do Curso de Geografia da ISECAMP, que o aluno(a)

do semestre letivo desta Instituição, foi aceito como estagiário (a), conforme plano de trabalho apresentado.

Campo Limpo Paulista, de de .

Assinatura do responsável e carimbo da Instituição

Instituição concedente do Estágio:

Endereço:

Tel: _E-mail:

(23)

12.7. Modelo de Plano de Atividades

Licenciatura em Geografia

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Estagiário(a):

RA: Curso: Turno: Ano/Sem.:

ATIVIDADES DE QUE PARTICIPARÁ

CRONOGRAMA

EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES

LOCAL DAS ATIVIDADES

PROFISSÃO E CARGO DE PROFISSIONAIS COM QUEM ESTAGIARÁ

Campo Limpo paulista, de de

Assinatura do Estagiário

(24)

12.8. Modelo de Ficha de Registro de Frequência

Licenciatura em Geografia

FICHA DE REGISTRO DE FREQÜÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Ano Letivo: Semestre: Período:

Estagiário(a): _R.A: Nome da Escola:

Endereço:

Data Horários Disc.(s) / Série(s) Ass. Autoridade

Turmas Competente

Entrada Saída Total h/a

Total de h/a: _Carimbo da Escola

(25)

12.9. Modelo de Entrevista com o Docente

Licenciatura em Geografia

ENTREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO

Professor entrevistado:

Área de Atuação:

Tempo que exerce o magistério:

Dados sobre sua formação:

Data: _/ /

1. Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes?

2. Como é elaborado o Plano de Aula? Quais as etapas e os aspectos considerados?

3. Qual a importância da metodologia para o processo de ensino aprendizagem?

(26)

5. Quais as estratégias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades na apropriação dos conhecimentos?

6. Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho?

7. Como você se atualiza para o exercício do magistério?

8. Faça uma avaliação do seu trabalho como professor (a) ?

(27)

12.10. Modelo para Caracterização da Escola

Licenciatura em Geografia

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Escola:

Série que observou: Nível: ( ) Ensino Fundamental / ( ) Ensino Médio Endereço:

Bairro: _Cidade:

1 - Caracterização do bairro onde está localizada a escola (considerar aspectos que evidenciem o padrão socioeconômico do bairro pode ser um indicativo para caracterizar a clientela da escola). Refletir em que medida essa observação se faz necessária para o professor realizar seu trabalho pedagógico.

2 - Caracterização da escola (examinar: organização geral da escola – administrativa e pedagógica, biblioteca, recursos audiovisuais, mapoteca, enfim verificar quais recursos didáticos são disponibilizados para o professor e alunos). Explicitar a importância de o professor fazer um levantamento prévio sobre esses elementos para realizar seu trabalho. 3 - Caracterização da clientela da escola (procurar evidenciar suas características socioeconômicas, descrever em linha gerais seu comportamento intra e extra sala de aula, verificar se os alunos da escola são do bairro onde a mesma está localizada, ou se esta atende a outros, verificar quais são esses). Explicar por que é importante para o professor saber caracterizar a clientela com a qual trabalha.

4- Se realizar estágio em duas ou mais escolas: evidenciar as diferenças que percebeu entre uma e outra, procurar explicar os fatores que influenciam para que estas diferenças ocorram.

5- Receptividade da escola (diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, professores e alunos) em relação ao estagiário.

(28)

12.11. Modelo para Caracterização da Aula Observada

Licenciatura em Geografia

FICHA DE REGISTRO DAS AULAS OBSERVADAS

1. Dados de Identificação da Escola

Aula de nº Data: Nome da escola:

Série que observou: Nível: ( ) Ensino Fundamental / ( ) Ensino Médio Endereço:_

Bairro: Cidade: Nome da Professora Regente de Geografia:

2. Conteúdo trabalhado em sala pelo Professor

3. Descrição e análise das características gerais da aula do Professor.

3.1. Descrever e analisar a estruturação didática da aula do professor (se houve preparação dos alunos e introdução da matéria a ser ensinada, como foi o tratamento didático da matéria nova; se houve a consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades; se houve a aplicação dos conhecimentos e habilidades; se houve o controle e avaliação dos resultados pelo professor).

3.2. Descrever e analisar o tipo de aula do professor (aula de preparação e introdução da matéria nova ao iniciar a unidade didática; aula de tratamento mais sistematizado da matéria nova; aula de consolidação com exercícios, recordação, sistematização e aplicação; aula de verificação da aprendizagem para avaliação diagnóstica ou de controle).

3.3. Descrever e analisar os métodos de ensino do professor na sala de aula método expositivo, método de elaboração conjunta, método de trabalho relativamente independente, método de trabalho em grupo, atividades especiais – Estudo do Meio, Jornal Escolar, Feira de Ciências, Pesquisa, Levantamento de Informações na Biblioteca, Consulta a dicionários, Teatro na escola, entre outros.

3.4. Descrever os recursos didáticos (mapa, globo, musica, vídeo, paradidáticos, transparências, slides, fotos, figuras de revistas, entre outros) que o professor utilizou em sala de aula e analisar o uso que fez dos mesmos.

4. O uso do livro didático.

(29)

4.2. Caso a resposta seja afirmativa, colocar a referencia bibliográfica do livro didático utilizado (autor, nome da obra, local, editora, ano, volume).

4.3. O livro didático pertence: ( ) aos alunos / ( ) a escola / ( ) outros Especificar:

5. O processo de avaliação.

5.1. Na aula observada ocorreu processo de avaliação? ( ) sim / ( ) não

5.2. Caso tenha ocorrido. Descrever e analisar o tipo de avaliação (prova escrita dissertativa, prova escrita de questões objetivas, prova oral, outro tipo).

6. A tarefa de casa.

6.1. O professor passou tarefa de casa na aula? ( ) sim / ( ) não

6.2. Caso a resposta seja afirmativa, descrever o tipo de tarefa (preparatória para a aula; de aprofundamento da matéria trabalhada em sala de aula; destinada à construção de hábitos, atitudes e valores, outras). Em seguida, analisar a relevância da tarefa pedida para o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos geográficos.

7. Os sujeitos sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

7.1. Houve problemas de disciplina na sala de aula?

7.2. Procurar identificar, descrever e analisar se as causas dos problemas de disciplina ocorreram devidos: ao estilo de trabalho do professor na aula, aspectos de natureza cognoscitivos; sócio-emocional, outros.

7.3. Que condições seriam necessárias ao professor para assegurar o manejo adequado de classe?

7.4. Descrever e analisar a relação professor-aluno no ambiente de sala de aula. 7.5. Descrever e analisar as relações do aluno entre si no ambiente de sala de aula.

7.6. Descrever e analisar as relações que os alunos estabelecem com a disciplina de Geografia.

7.7. Descrever e analisar as características gerais da sala de aula (presença de lideranças positivas ou negativas do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem; presença de traços marcantes de desenvolvimento afetivo e cognitivo em função da faixa etária; presença de mecanismos de competitividade ou solidariedade entre os alunos, outros).

8. Fazer uma apreciação ou avaliação geral das aulas observadas.

8.1. Reflexões a serem consideradas no estágio de observação e regência no ensino fundamental e médio: algumas reflexões.

8.2. Que diferenças ou semelhanças você verificou entre os alunos do ensino fundamental e médio?

(30)

8.4. Que tipo de diferenças ou semelhanças você verificou entre os alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série)?

8.5. Como estas podem ser explicadas?

8.6. Que tipo de diferenças ou semelhanças você verificou entre os alunos do ensino médio? 8.7. Como estas podem ser explicadas?

8.8. Quais foram as semelhanças e diferenças que você verificou do ponto de vista do trabalho em sala de aula entre os professores do ensino fundamental e médio?

8.9. Como estas podem ser explicadas?

8.10. Quais foram as semelhanças e diferenças que você verificou do ponto de vista do trabalho em sala de aula entre os professores do ensino fundamental?

8.11. Como estas podem ser explicadas?

8.12. Quais foram as semelhanças e diferenças que você verificou do ponto de vista do trabalho em sala de aula entre os professores do ensino médio?

8.13. Como estas podem ser explicadas?

8.14. O estágio de observação da realidade do ensino fundamental e médio contribuiu na sua formação? Explique.

(31)

12.12. Modelo de Plano de Aula

Licenciatura em Geografia

DE PLANO DE AULA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PLANO DE AULA Nº SÉRIE: ( ) ENSINO FUNDAMENTAL / ( ) ENSINO MÉDIO

ESTAGIÁRIO: Disciplina:

Data: / _/

Objetivos em termos de competências e habilidades Desenvolvimento - Sugestões:

1. Procurar utilizar atividades que estimulem a participação ativa dos alunos na aula e no processo de aprendizagem, tais como: pesquisa, discussões coletivas, debates, júri simulado, jogos, etc. 2. Procurar contextualizar os conteúdos e manter a relação de interdisciplinaridade com as demais áreas do saber.

3. Lembrar que o professor tem que estudar e aprender sempre e que os alunos têm muito para ensinar também.

Recursos Cronograma

Avaliação: Procurar utilizar procedimentos de avaliação diferenciados, que possibilitem avaliar a aprendizagem do aluno de modo mais amplo.

Referências bibliográficas: Procurar não se limitar ao Livro Didático, enriquecendo as aulas com material bibliográfico diferenciado relacionado ao conteúdo: jornais, artigos, histórias em quadrinhos, revistas, livros paradidáticos, mapas, dados estatísticos, etc.

Estagiário:

Professor Regente:

(32)

12.13. Modelo de Planilha de Regência

Licenciatura em Geografia

PLANILHA DE REGÊNCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA. Escola:

Série: Turma: Aluno Estagiário:

Coordenador Estágio: Professor Regente:

DATA CONTEÚDO / METODOLOGIA TIPO DE AULA

PROFESSOR REGENTE

/ / Assinatura do Professor Regente

/ / Assinatura do Coordenador de Estágio

(33)

12.14. Modelo de Declaração de Conclusão Do Estágio

Licenciatura em Geografia

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO I

Declaro para fins de comprovação de Estágio Supervisionado, que o(a) aluno(a) RA: _, regularmente matriculado(a) no curso de LICENCIATURA EM GEOGRAFIA da ISECAMP, cumpriu 100 horas de Estágio I, em GEOGRAFIA, no período de a no estabelecimento de ensino

.

Estágio I Atividades

30h Horas/aula Observação no E.F e E. Médio 10h Horas/aula Orientação com a professora 20h Horas/aula Observação da Escola 40h Horas/aula Elaboração de Relatório e Portfólio

- Horas/aula Regência de aulas E. Fundamental - Horas/aula Regência de aulas E. Médio - Horas/aula Elaboração de Planos de Aula TOTAL DE HORAS/AULA= 100 horas

Campo Limpo Paulista, de de .

(34)

Licenciatura em Geografia

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO II

Declaro para fins de comprovação de Estágio Supervisionado, que o(a) aluno(a) matriculado(a) no curso de LICENCIATURA EM GEOGRAFIA da ISECAMP, cumpriu 150 horas de Estágio II, em GEOGRAFIA, no período de

a no estabelecimento de ensino .

Estágio II Atividades

30h Horas/aula Observação no Ensino Fundamental II 30h Horas/aula Regência de aulas Ensino Fundamental 10h Horas/aula Orientação com a professora 40h Horas/aula Elaboração de Relatório e Portfólio 40h Horas/aula Elaboração de Planos de Aula

- Horas/aula Observação da Escola TOTAL DE HORAS/AULA= 150 horas

Campo Limpo Paulista, de de .

(35)

Licenciatura em Geografia

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO III

Declaro para fins de comprovação de Estágio Supervisionado, que o(a) aluno(a) matriculado(a) no curso de LICENCIATURA EM GEOGRAFIA da ISECAMP, cumpriu 150 horas de Estágio III, em GEOGRAFIA, no período de

a no estabelecimento de ensino .

Estágio III Atividades

30h Horas/aula Observação no Ensino Médio 30h Horas/aula Regência de aulas E. Médio 40h Horas/aula Elaboração de Planos de Aula 40h Horas/aula Elaboração de Relatório e Portfólio 10h Horas/aula Orientação com a professora

- Horas/aula Observação da Escola TOTAL DE HORAS/AULA= 150 horas

Campo Limpo Paulista, de de .

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

The SUnSET bovine spermatozoa results demand the use of other translation elongation inhibitors, namely emetine, in place of cycloheximide, a competitive inhibitor of the