• Nenhum resultado encontrado

Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fevereiro de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

A Paróquia São Miguel e Almas atualmente é formada por 13 comunidades: Rosa Mística, Senhora da Piedade (Soledade), Senhor dos Passos e Senhora das Dores, Santa Edwiges, Santa Rita, Santo Antônio (Patrimônio dos Paivas), São Cristovão, São Judas Tadeu, São Pedro, São José (Capela do Hospital), São Sebastião (Barra) a comunidade mais antiga com 122 anos de fundação e as duas mais novas: Perpétuo Socorro (Variante) que celebrou a sua primeira Missa em 26 de junho de 2008 e Santo Expedito localizada na Vila Brandão inaugurada em 10 de abril de 2014.

Estamos comemorando dois grandes momentos na vida da Igreja do Brasil e em nossa Paróquia. O primeiro momento o Ano Nacional Mariano que deseja celebrar, comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo momento a P aróquia São Miguel e Almas que esta comemorando seu Ano Jubilar, 150 anos evangelizando vidas, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21,5). E é neste clima de festa, muitas orações e iluminados pelo Espírito Santo de Deus, surgiu a ideia de criar a Área Missionária São Brás, que foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu ofício para ajudar a todos sem discriminação.

Quando se cria uma Área Missionária às pessoas que ali frequentam devem encontrar oásis de misericórdia, lugar de amor e de carinho, de ser recebido como uma festa. Deve ser um lugar de misericórdia de Deus, sobretudo com um olhar de ternura.

Devemos apostar na presença da Igreja em todos os cantos e recantos do território paroquial. As comunidades e as áreas missionárias bem orientadas e unidas na caminhada de Igreja podem ser um bom caminho de renovação da Paróquia, porque possibilitam responder à vocação cristã que se realiza sempre em comum.

E para que esta festa seja completa convidamos o povo de Deus para a P rocissão que sairá da Igreja dos Passos e Senhora das Dores no dia 03 de fevereiro de 2017 às 19h, em direção a Rua Sebastião David da Fonseca – Bairro São Miguel (Granja) – para a primeira Missa campal em honra a São Brás, com benção da garganta.

Pedro Menezes e Marcus (PASCOM)

Instalação da nova Área

Missionária: “São Brás!”

(2)

Meus queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando uma nova caminhada, um novo tempo com 365 oportunidades de sermos melhores, de mostrar para todo o mundo que somos portadores da paz verdadeira que jorra do Coração de Jesus, aberto na Cruz, que nos lava de toda culpa e nos torna sensíveis aos acontecimentos do mundo. Testemunhamos, no ultimo ano, a imagem negativa de nossa sociedade, fragilizada pela corrupção que nada mais é do que o desejo pelo poder exageradamente. São João nos alerta a permanecermos firmes no amor para edificarmos o Reino de Deus, que não encontra suas bases edificadas no egoísmo, no hedonismo e no individualismo. É claro que estas imagens não fazem apenas parte de nosso século, são elas, na verdade, o pecado presente no coração do homem que afasta do amor verdadeiro. P or isso deixemos nosso coração aberto para que o Senhor Jesus possa reinar.

Celebramos há pouco o Natal; enfeitamos nossas casas, iluminamos nossa vida, não ousamos caminhar novamente nas trevas, pois o Senhor é a nossa Luz e nossa Salvação e se O temos ao nosso lado a que temeremos?

Somos mais que agraciados pois o Senhor, nossa Páscoa, veio nos visitar e desejou permanecer conosco pelo Amor.

Neste ano Mariano tomemos o exemplo de Maria e seu testemunho: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça em mim segundo a Vossa palavra.”

EDITORIAL

No dia 11 de fevereiro comemora-se a devoção à Nossa Senhora de Lourdes, que em 1858, em uma gruta chamada Massabielle, apareceu a uma humilde camponesa chamada Bernadete, que vivia em uma pequena vila chamada Lourdes, na França.

A família de Bernadete era de origem muito pobre, viviam com poucos recursos, e a situação ficou ainda mais difícil depois que seu pai se acidentou no moinho em que trabalhava e acaba perdendo a visão de um dos olhos.

A primeira aparição de Nossa Senhora à jovem, ocorreu quando em dia frio, Bernadete, sua irmã e uma amiga saem para buscar lenha. Chegando perto de um riacho, as outras meninas atravessaram, porém Bernadete ficou, já que sofria de graves crises de asma e a água estava muito gelada. Estava ela perto de uma gruta quando ouviu uma ventania e quando olhou para cima e viu uma senhora vestida de branco, um véu branco, um rosário e duas rosas douradas nos pés. Neste primeiro encontro a Virgem faz o sinal da Cruz e junto com ela, Bernadete reza o santo terço. Em um período de quinze dias Bernadete encontrou-se com a misteriosa Senhora que pediu que fosse construída uma capela e que se fizessem uma procissão até à gruta. Depois de muitas aparições, ela finalmente revelou que era a Imaculada Conceição.

Em suas aparições, Maria pedia que fossem feita penitências e que todos rezassem pela conversão dos pecadores. Este é o apelo que Nossa Senhora nos fez e faz até hoje para que vivamos em oração e penitência  adquirindo uma conduta de verdadeiros seguidores de Cristo. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Patrícia Honório

(PASCOM)

Produção: Pastoral da Comunicação Responsável: Pe. João Paulo Teixeira Dias Correspondência: Praça Cesário Alvim n°

49 - Centro Santos Dumont-MG cep: 36240000-(32) 3251-4839 e-mail: saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte final e impressão: Pastoral da

Comunicação

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

Nossa Senhora de Lourdes

Cátedra de São Pedro

No dia 22 e fevereiro o calendário litúrgico marca a comemoração da Cátedra de São Pedro. Esta festa, atualmente pouco conhecida por nós, remonta ao séc. IV, quando já era celebrada em Roma. A existência desta festa cristã é atestada por uma inscrição do Papa Damaso, datada do ano 370. Nela o Papa fala da existência da importante cadeira no Vaticano, honrada por festas litúrgicas por sua intrínseca relação com Pedro, o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo romano. O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e significa cadeira. No vocabulário eclesiástico refere-se, sobretudo, à sede do Bispo na igreja principal da Diocese. Esta igreja, denominada “Catedral” desde o Concílio de Tarragona (celebrado em 516), deve seu nome à cátedra episcopal nela localizada. A cátedra, por sua vez, simboliza a tríplice missão do Bispo: reger, ensinar e santificar o povo a ele confiado.

São Pedro, a quem foi dado por Cristo o cuidado da Igreja (Mt 16,16-20; Jo 21,15-18), enriqueceu a Cátedra episcopal com o significado novo absorvido pela festa litúrgica que se estendeu até os dias atuais. Trata-se do forte apelo à unidade eclesial evidente nesta celebração. Ter presente a festa da Cátedra de São Pedro, é regressar ao Símbolo da Fé quando diz: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”. Essa unidade está radicada na unicidade de Jesus Cristo como Redentor da humanidade. Nas Palavras do Catecismo da Igreja Católica: “Tal como só há um único Cristo, também só pode haver um único ‘corpo’ de Cristo, uma única ‘esposa’ de Cristo, isto é, uma única Igreja de Jesus Cristo” (129).

Padre Fransérgio Garcia da Silva (Vigário Paroquial)

Podemos adorar Maria? Não. Só devemos adorar a Deus. Mas podemos honrá-la como mãe, pois Deus a honrou primeiro. A adoração é o culto que prestamos exclusivamente a Deus, reconhecê-Lo como Criador, Salvador e dono de tudo o que existe. A Veneração não tem outro sentido senão valorizar algo,um sinal que nos remete a Deus e seu chamado de conversão a nós. O

lugar de Maria é Jesus, seja na anunciação, na manjedoura ou ao pé da Cruz. Todos os que amamos Cristo somos gratos e devemos amar a Maria, sua mãe, a bendita entre todas as mulheres. ''Maria é a escada celeste pela qual Deus desceu à Terra e os homens sobem a Deus'' - São Fulgêncio.

Ana Karolina (PASCOM) Antônio Cláudio (PASCOM)

(3)

Revitalização da Igreja Nosso Senhor

dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Primeiramente eu queria agradecer a honra do convite e à confiança do Padre João Paulo, assim como a Paróquia que também me recebeu com muito acolhimento e confiança, para sugerir e auxiliar projetos e soluções de cores para a Reforma da Igreja do Senhor dos Passos. Em abril de 2016, busquei fotos e imagens antigas para tentarmos resgatar a história da Igreja Senhor d os P a ss o s e a pr e se nt e i à comunidade da Paróquia algumas referências de Igrejas Nacionais e I nt er n ac ion ais . Av a lia mo s e visualizamos pontos vulneráveis, mas principalmente as potencialidades da Igreja do Senhor dos Passos que possui referências da arquitetura Românica, e composição de arcos Góticos. Por se tratar de uma Igreja com um traçado singular, vimos então a necessidade de uma Revitalização, ou seja, trabalhar um conjunto ou E st a f es t iv ida de lit úr gic a é

comemorada no dia 02 de fevereiro, s en do um a d as f e st iv ida de s religiosas mais importantes da Igreja Católica Romana, ficando entre as festas da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro e a festa do Trono de São Pedro, no dia 22 de fevereiro.

Depois da reforma litúrgica do C on cí lio Va tica n o II , e st a festividade é conhecida como a Apresentação do Senhor. Comemora-se o duplo mistério da Apresentação de Jesus Cristo no Templo e a P urificação de Maria. Maria se encaminha para Jerusalém, p ar a o fe r ec er o f ilho , e m c um pr ime n to à pr o fe cia d e Ma laqu ias: vai che gar ao s eu Templo o Senhor que procurais o mensageiro da Aliança, que desejais (Ml 3,1). Apresenta-se ao lugar do sacrifício levando em seus braços a vítima tão amada, para apresentá-la ao Senhor.

De acordo com o Evangelho, a Virgem Maria e São José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém, quarenta dias após o seu nascimento para a cerimônia de purificação de Maria, após o parto e a realização da redenção do primogênito. Maria compreendeu que Jesus devia ser conduzido ao Templo, não para O resgatar como a outros primogênitos ,mas para ser oferecido a Deus em verdadeiro sacrifício. No Templo encontraram Simeão, que conforme relato do Evangelho, recebeu uma promessa de que

“não morreria sem

a ntes ve r o C r is to d o

Senhor” (Lucas 2,26).

ações que buscavam dar novo vigor, força e energia, para destacar as virtudes da Igreja.

P ara isso, foi feito também um P rojeto de Revitalização para o Altar-Mor na parte interna, para o entorno da Igreja, e a escolha das t in t as d a s F ac ha d as ju nt o d a comunidade.

A Revitalização da Fachada foi concluída no segundo semestre de 2016, e foi necessário fazer a troca das pastilhas da Torre, uma nova Ilumin ação par a a Ima gem do Cristo, que também recebeu nova pintura e destaque. A Revitalização m an te v e as ca ra c te rí s tica s ar quit etô nica s s em p erd er s ua referência e renovou a Igreja do Senhor dos Passos.

Poliana Vaz

Arquiteta Urbanista :: Técnica em Edificações

Foi então entoado por Simeão uma oração que ficaria conhecida como

“O Cântic o de Simeão”

, profetizando assim a redenção do mundo por Jesus.

“ A g ora

Tu,

Senhor,

d e s pe d e s em p a z o te u

s e rvo, s e gund o

a

tua

palavra, por que os meus

olhos já vir a m a tua

salvação, a qual preparaste

a nte a fa c e d e todos os

povos: Luz para revelação

aos gentios e glória do teu

p ovo de I sr a el.” (Luca s

2,29-32).

Maria e José ficaram encantados com as palavras de Simeão que os abençoou e disse à Maria: “Este é posto para queda e levantamento de muitos em Israel e para sinal de contradição e também uma espada traspassará tua própria alma para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados.” A Igreja revive então, nesta data, o mistério da Apresentação de Jesus no Templo; o Menino que é o Verbo encarnado: o Redentor do homem, da História.

No Brasil, a festa da Apresentação do Senhor é também chamada de festa de Nossa Senhora da Luz ou Noss a Senho ra da Candelá ria. Costuma-se acender uma vela para a Virgem Maria, em expressão de fé, desejando que, como Maria, s ej am o s u m ca n de lab ro qu e apresenta Jesus, Luz do Mundo. Rita Fontes (PASCOM)

Fonte de Pesquisa: Wikipédia e Leitura Orante

(4)

3º Ano de Sagração da Matriz - 01/12/16 Jantar Dançante- 02 /12/16

UPAS - Distribuição de cestas básicas - 14/12/16 Solenidade de Nossa Senhora da Conceição - 08/12/16 Aniversário natalício do Pe João Paulo - 10/12/16

Vista da imagem de São Miguel a Formoso - 06/12/16

Encerramento da Novena de Natal - 19/12/16

Cantata de Natal - 22/12/16 Missa do Galo - 24/12/16 Missa do Galo - Presépio - 24/12/16 Missa Com. Stº Expedito - Benção Tabernáculo - 17/12/16 40 anos de vida Presbiteral de Dom Gil - 18/12/16

(5)

Em meio à vibração do desfile e dos enredos, nossas raízes se tornam evidentes, revelando – em uma miscelânea de cores, contos e olhares – r ealidade s qu e expres sam as particularidades de nossa construção cultural enquanto povo e nação. Nesse evento, percebe-se, como que em um mosaico, o rosto de índios, escravos, brancos e caboclos em uma belíssima mistura que dá ao brasileiro o tom e a alegria que o faz “brilhar” no cenário dos povos. É a celebração ápice de nossa cultura – mesmo não sendo genuinamente nossa –, é a festa que nos acrescenta visibilidade diante de todo o mundo!

A história tem revelado que um povo sem o hábito de celebrar sua cultura perde sua identidade. Contudo, em meio à beleza dos sons, confetes e serpentinas, que fazem parte dessa celebração, todo indivíduo tem a sin cera mis são de r esga tar continuamente o real sentido e essência do que celebra.

Verdadeiros elementos do carnaval.

Em uma sociedade que procura, a todo custo, fabricar motivos para alcançar novos lucros, faz-se necessário questionar quais são os verdadeiros elementos que, de fato, são integrantes da história do que festejamos. É claro que tal raciocínio poderá não agradar aos donos de ce rvejarias e aos distribuidores de “pedras mágicas” e entorpecentes, mas poderá muito nos ac resc enta r em vid a e saúd e,

ed ucan do-n os p ara um sóbr io exercício de nossa alegria.

Rômulo Modesto (PASCOM) Fonte consultada: canção nova

Não existe conexão entre alegria e destruição. A melhor forma de

“extravasar-se” diante das dificuldades e tensões não é tornar a vida mais caótica. Nossas festividades precisam se tornar um palco no qual a vida apresente belíssimos espetáculos de arte e sensibilidade, e não, em histórias de sofrimento e tragédia (muitas vezes orquestradas pelo excesso de alcool e pelo uso de drogas), com isso aum enta ndo as e stat ísticas de irresponsabilidade e destruição. Nosso povo precisa ser alegre sim, mas nada dominado por vícios e por um cenário de autodestruição; o que não combina co m um a ve rdad eir a alegria. Vivamos, pois, bem e com uma verdadeira alegria esse momento “tão no sso” . No trâ nsit o, n os relacionamentos e na avenida, pulemos manif estando no ssa verda deira id entidade e e spon tane idad e, mostrando que somos apaixonados pela vida e sabemos encarar a dureza dos dias – como em um “belo drible” – com a sinceridade e a leveza de sermos eternos aprendizes.

Um bom e feliz carnaval a todos! Padre Adriano Zandoná – Missionário da comunidade Canção Nova

Cantinho da Criança - VAMOS COLORIR?

Por: Maria Alzira (PASCOM)

O carnaval é uma das festas que mais traduzem a

cultura e a identidade do povo brasileiro

Carnaval com Cristo!

O principal objetivo dos pais e da Igreja

deve ser mostrar a essa geração que

existem maneiras de comemorar o carnaval

sem precisar perder a identidade de

cristãos, fazendo a festa com a mesma

alegria, mas sabendo onde está o limite.

(6)

Dia 01 - 1ª Quarta

19h - Missa Passos

Dia 02 - 1ª Quinta

15h - Missa no Hospital - Pe Celso 18h - Adoração na Matriz 19h - Missa na Matriz com a Benção da Luz. Em seguida, Benção da Sala dos Devotos de Nossa Srª do Perpétuo Socorro 20h - Mulheres que Oram

Dia 03 - 1ª Sexta

14h - Adoração na Matriz 15h - Missa na Matriz - Pe. João de Souza

19h - Procissão saindo da Igreja dos P assos em direção a Rua Sebastião David da Fonseca no Bairro São Miguel (Granja), onde haverá Missa Campal em Honra a São Brás Dia 04 - 1º Sábado 14h - CPP no Salão - Formação: Tempo da Quaresma e CF 2017 19h - Missa na Barra 19h - Missa Passos Dia 05 - 1º Domingo 8h - Missa Matriz

10h - Missa Santa Rita com Batizados

10h - Missa Matriz

10 h - Miss a de um Ano da Ressurreição do Frei Justino em Nova Dores 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz Dia 06 - 1ª Segunda 14:30h - Reunião do Conselho Presbiteral em JF 19h - Cel Passos Dia 07 - 1ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Missa e Novena - Pe João de

Souza

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena

19h - Missa com Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 08 - 2ª Quarta

19h - Missa Passos

Dia 09 - 2ª Quinta

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 10 - 2ª Sexta

19h - Missa Rosa Mística 19h - Missa Matriz

Dia 11 - 2º Sábado

15h - Missa na Matriz com Unção para os Enfermos - Pastoral dos Enfermos

19h - Missa Passos - Pe João de Souza

19h - Casamento Matriz - Diác. Paulo

19h - Missa São Pedro

Dia 12 - 2º Domingo

8h - Missa São Cristóvão 10h - Missa Matriz 10h - Missa Patrimônio 16:30h - Cel Passos 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz Dia 13 - 2ª Segunda 19h - Cel Passos Dia 14 - 2ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena

19h - Missa e Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 15 - 3ª Quarta

19h - Missa Passos

19h - Reunião no Salão Paroquial Capelinhas de São Miguel

Dia 16 - 3ª Quinta

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 17 - 3ª Sexta

19h - Missa Matriz

19h - Reunião com a Pastoral Familiar no Salão Paroquial

Dia 18 - 3º Sábado

17h - Reunião com a Irmandade nos Passos

19h - Missa Passos 19h - Missa Santo Expedito

Dia 19 - 3º Domingo

8h - Missa Matriz 10h - Missa São Judas 10h - Missa Matriz 15h - Missa da Misericórdia na Matriz 16:30h - Cel Passos 19h - Missa Matriz Dia 20 - 3ª Segunda

Retiro do Clero - I Turma 19h - Cel Passos

Dia 21 - 3ª Terça

Retiro do Clero - I Turma 7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena

19h - Missa e Novena 20h - Terço dos Homens

Dia 22 - 4ª Quarta

Retiro do Clero - I Turma 19h - Formação no Salão Paroquial para os Ministros da P alavra,

Exéquias e MESCE 19h - Missa Passos

Dia 23 - 4ª Quinta

Retiro do Clero - I Turma 19h - Formação no Salão Paroquial para os Ministros da P alavra, Exéquias e MESC

15h - Missa Hospital - Pe Celso 18h - Adoração Matriz 19h - Missa Matriz 20h - Mulheres que Oram

Dia 24 - 4ª Sexta

Retiro do Clero - I Turma 19h - Missa Matriz

Dia 25 - 4º Sábado

17h - Missa com a Juventude no Salão Paroquial (Todos os Jovens e Grupos de Jovens da Paróquia) 19h - Missa Passos - Pe João de Souza

19h - Missa Variante

Dia 26 - 4º Domingo

8h - Encontro de Formação com a Catequese (São Miguel e Nossa Senhora das Dores)

8h - Missa na Matriz 8h - Missa Santa Edwiges 10h - Missa Matriz 15h - Missa Soledade 16:30h - Cel Passos 19h - Missa Matriz Dia 27 - 4ª Segunda 19h – Cel Passos Dia 28 - 4ª Terça

7h - Novena - Diác. Jorge 9h - Novena

14h - Novena - Diác. Hélio 15:30h - Novena Diác. Roque 17h - Novena

19h - Missa e Novena na Matriz, com Consagração à São Miguel e Almas. Jubileu da Paróquia 20h - Terço dos Homens * Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h e 19h

* Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz de São Miguel e Almas.

* Todas as terças: Terço dos Homens às 20h na Matriz de São Miguel e Almas.

* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz de São Miguel e Almas.

* Grupo de Oração Arcanjo Rafael (Grupo de Oração por Cura e Libertação) às 15h todas as terças do mês na sede da RCC.

* Grupo de Oração Operários da Messe do Senhor às 19:30h todas as quintas na sede da RCC.

* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todas segundas do mês às 7h na sede da RCC.

* Para o mês de fevereiro, a intenção de oração do Papa Francisco é que se reze ‘por todos os que vivem em provação, sobretudo os pobres, os prófugos e os marginalizados, para que encontrem acolhimento e conforto nas nossas comunidades’.

Referências

Documentos relacionados

Para isso, foi calculada a média do potencial de formação de dunas (Pt) para cada segmento de linha de costa utilizado para os cálculos da intensidade da deriva

- 19h30 Confissões em São Benedito das Areias em Mococa - 19h30 Confissões no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Tambaú - Símbolos da Fé na Paróquia Santa Edwiges

Hoje a ADRA, para o Estado de Minas Gerais, executa o serviço em parceria com os municípios, sendo: 16 projetos em Belo Horizonte, 11 projetos em Juiz de Fora, 5 projetos

Senhora de Fátima, Santa Cruz, Santo Estêvão Diácono e São Francisco, Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte, Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, em Jardim

Trabalhadores Consumidores Via de exposição Efeito agudo local Efeitos agudos sistêmica Efeitos crônicos locais Efeitos crônicos sistêmica Efeito agudo local Efeitos agudos

A visão de conjunto que se impõe fazer das marcas em confronto faz concluir que existem elementos de aproxi- mação e elementos de afastamento, mas a impressão glo- bal que da

Os registros batismais de Teresina designavam também o nome da paróquia onde se realizava a cerimônia: Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora das Dores ou São Benedito;

8.1. O ICMBio, por meio da gestão da Reserva Extrativista Chico Mendes, disponibilizará arquivos relativos às publicações e materiais disponíveis que poderão