• Nenhum resultado encontrado

Diocese do Funchal. Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. 13 fevereiro h30

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diocese do Funchal. Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. 13 fevereiro h30"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Diocese do Funchal

Visita da Imagem Peregrina

de Nossa Senhora de Fátima

13 fevereiro 2016 | 19h30

Praça do Município

Procissão das Velas Sé do Funchal

(2)

19h - Ensaio dos Cânticos e acolhimento na Praça. 19h30 – Celebração

1. Cântico pelo Coro Juvenil da DSEAM.

Sr. Bispo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

Sr. Bispo: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai

e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. R. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo. Palavras de introdução e saudação de D. António Carrilho, Bispo do Funchal.

2. Cântico pelo Coro Juvenil da DSEAM.

3. Encenação da primeira aparição de Nossa Senhora Grupo da Paróquia de São Martinho

4. Aclamação do Evangelho

5. Proclamação do Evangelho ( Diácono Vítor Manuel Baeta) Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convi-dados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!» Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que

(3)

tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» Ora, ha-via ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de me-sa.» E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transfor-mada em vinho, sem saber de onde era - se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vi-nho até agora!» Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primei-ro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. Depois disto, desceu a Cafarnaúm com sua mãe, os irmãos e os seus discípulos, e ficaram ali apenas alguns dias.

Palavra da salvação.

Palavras do Vice-Reitor do Santuário de Fátima, Padre Vítor Coutinho.

7. Preces com refrão cantado (Comissão Organizadora da Visita)

Irmãos e Irmãs:

Elevemos as nossas orações a Deus Pai todo-poderoso e, por inter-cessão da gloriosa Virgem Maria, invoquemos a divina misericórdia, cantando com fé e esperança:

(4)

a palavra da salvação e, pelo Batismo, dê à luz novos filhos, ore-mos, irmãos.

2. Para que a Rainha da paz e Mãe da Igreja inspire o sentido da jus-tiça aos governantes, a fim de trabalharem pelo bem de todos os povos, oremos, irmãos.

3. Para que os discípulos de Cristo, no mundo inteiro, cheguem à unidade da fé e da caridade e imitem o coração da Mãe de Deus, oremos, irmãos.

4. Para que todos os que choram e estão tristes sintam a proteção e a presença da Mãe de misericórdia, nas suas aflições e ansieda-des, oremos, irmãos.

5. Para que a Mãe de Jesus, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, nos ensine tudo o que guarda no seu coração acerca de Jesus e da vida humana, oremos, irmãos.

6. Para que Nossa Senhora de Fátima, que nos chamou a reparar o nosso amor a Deus, nos dê a graça de rezarmos diariamente o rosá-rio e de oferecermos atos de amor para transformar o mundo, ore-mos irmãos.

7. Para que os fiéis desta comunidade sintam a ajuda poderosa da Mãe de Jesus, quando chegar o seu último combate, oremos, ir-mãos.

(5)

9. Oração final

Senhor nosso Deus, mostrai a vossa misericórdia aos filhos que Vos amam, que vos suplicam e que humildemente entregam as suas preces nas mãos da Virgem Maria, Senhora do Rosário de Fátima. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amen.

10. Cântico pelo Coro Juvenil da DSEAM

11. Bênção das Velas

Sr.

Bispo: Depois do acender das

velas procede-se à sua bênção:

Ó Deus, Vós que sois o Criador da luz e nos destes, em Jesus Cristo, a graça de vencermos as trevas do pecado, dignai-Vos + abençoar estas velas, que acen-demos em Vosso louvor; e por intercessão da Virgem Mãe, que em Fátima se manifestou revesti-da revesti-da Vossa luz, fazei que perse-veremos na fé, até que um dia, quando o Senhor vier, possamos ir ao Seu encontro, com todos os Santos, no Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito

Santo. R. Amen A treze de Maio, Na Cova da Iria, Apareceu brilhando, A Virgem Maria. Ave, Ave, Ave Maria, Ave, Ave, Ave Maria, A Virgem Maria, Cercada de Luz, Nossa Mãe bendita E Mãe de Jesus. C'os males da guerra O mundo sofria; Portugal, ferido, Sangrava e gemia. Foi aos pastorinhos Que a Virgem falou, Desde então, nas almas Nova luz brilhou! Com doces palavras Mandou-nos rezar A Virgem Maria Para nos salvar.

(6)

Introdução: (Irmã Inês)

Em Fátima há um convite constante à oração. A Senhora do Rosário não se cansará de pedir aos pastorinhos que «rezem o terço todos. A oração do Rosário centra-nos nessa promessa definitiva do triunfo da Misericór-dia que avida de Cristo veio inaugurar; porque ele está presente; porque ele fez morada entre nós.

O Rosário educa-nos na humildade da fé, ao estilo de Nossa Senhora, Mãe de Deus que, com o seu “sim”, fez da sua vida dom, e que conserva-va cada gesto, cada palavra de Jesus, «ponderando-os no seu coração». Meditar os mistérios da vida de Cristo, ao jeito simples da Senhora da alegria, é deixar-se habitar pela presença do Deus. O Rosário não será outra coisa que esse jeito contemplativo de, como Maria, guardar no co-ração rosto de misericórdia de Cristo.

1º Mistério (Padre Marcos Gonçalves) I. A ressurreição de Jesus Cristo

Do Evangelho segundo São Mateus

Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproxi-mou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos. Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não te-nhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia.»

Meditação: (Professora Francisca) Este convite a não temer é

(7)

Res-suscitado. A Virgem é testemunha de que a presença de Deus afas-ta o medo, porque é garantia de vida em plenitude. Ela é afas-também interlocutora de um convite divino, a que cada crente deixe conver-ter o seu rosto pela luz gloriosa da ressurreição.

Pai Nosso que estais nos Céus,

santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,

perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça,

o Senhor é convosco.

Bendita sois vós entre as mulheres,

e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,

rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio,

agora e sempre. Ámen.

Ó Maria concebida sem pecado, Rogai por nós que recorre-mos a Vós.

Ó Meu Bom Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais

(8)

II. AVE O THEOTOKOS

1. Vossa aparição, Senhora / Toda vestida de luz É revelação ao mundo / Do vosso Filho Jesus!

Ave, o Theotokos! Ave, o Mater Dei! Ave, Ave Maria! Ave, Ave, Maria!

2. Aparecestes, Senhora, / Estrela do novo dia: Sois de Cristo a mensageira, / Do seu amor profecia! 3. Vosso Filho Jesus Cristo, / Verbo de Deus incarnado, Vem criar um mundo novo / Sem as manchas do pecado.

4. Nos tempos que hoje vivemos / De guerras e violência, Vós nos pedis, ó Senhora, / Oração e penitência.

2ª Mistério (Padre Pedro Nóbrega) II. A ascensão de Jesus ao Céu

Do Livro dos Atos dos Apóstolos: Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides rece-ber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos.

(9)

testemunha da presença de Cristo, oferecendo o seu Coração sem mácula como reflexo da verdade e da beleza do amor de Deus. Por-que é enviada, a Senhora de Fátima oferece uma mensagem Por-que não é sua, mas daquele que a enviou, o próprio Deus. E, na medida em que acolhemos essa mensagem de esperança que ecoa a pro-posta do Evangelho de Cristo, somos constituídos, também nós, testemunhas da presença de Deus.

Pai Nosso | Avé Maria | Glória | Orações

III. SALVE REGINA

Senhora um dia descestes à terra que em Vós confia: Descestes à Serra d'Aire, Em plena Cova da Iria. Refrão

Salve Regina, Salve Regina Ora pro Nobis, Maria

Nas mãos trazíeis o terço, Que pende da vossa imagem: Na fronte uma estrela de ouro, Nos lábios doce mensagem. Falando a três pastorinhos De cima duma azinheira, Pregastes a penitência Aos povos da terra inteira. Olhai, ó Virgem do Céu,

(10)

O mundo que pede luz. Bendita sejais, Senhora! Bendito seja Jesus!

3º Mistério (Padre Toni Sousa) III. A vinda do Espírito Santo

Do Livro dos Atos dos Apóstolos: Quando chegou o dia do Pentecos-tes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam divi-dindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Meditação: A mensagem oferecida em Fátima pela Senhora do

Cenáculo é a de que, na oferta da vida a Deus, o medo é ofuscado pela promessa da sua presença. É a garantia dada pela Virgem do Rosário à pequena Lúcia, assustada por ficar sozinha no mundo, sem a presença amiga dos seus primos: «e tu sofres muito? – per-gunta-lhe a Senhora. – Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus». O Coração de Maria, habitado pelo Espírito de Deus, oferece-se como memorial da presença de Deus-Trindade.

IV. SOBRE OS BRAÇOS DA AZINHEIRA

Sobre os braços da azinheira Tu vieste ó mãe clemente Visitar a lusa gente

(11)

Ave! Ave! Ave Mãe celestial Ave! Ave! Ave canta Portugal Foi na Cova da Iria

quando o terço te rezavam, quando os sinos convidavam a orar era meio dia.

Que descestes lá dos céus a falar aos pastorinhos, inocentes pobrezinhos,

Mãe dos homens, Mãe de Deus. Penitência e oração

se fizesse lhes pedias, do rosário que trazias mais pediste a devoção.

4º Mistério (Diácono Vitor Baeta e Seminário) IV. A assunção da Virgem Maria

Do Livro do Apocalipse: Apareceu no céu um grande sinal: uma Mu-lher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça.

Meditação:

Também em Fátima, a Virgem Mãe se oferece como veículo da luz de Deus, essa luz indizível que purificou o olhar dos pastorinhos e os transformou, também a eles, em candeias da luz divina. Na Co-va da Iria, a Senhora do Rosário convida-nos a procurar e a acolher a luz de Deus e a manter o olhar fixo nessa luz que há de converter a nossa vida pelo amor.

(12)

Pai Nosso | Avé Maria | Glória | Orações V. SENHORA NOSSA 1. Senhora nossa, Senhora minha, vida, esperança, clemência e luz. Salve, Rainha! Salve, Rainha! Senhora minha! Mãe de Jesus!

2. Virgem das Dores, da Conceição,

dos pecadores tem compaixão! 3. Ave Maria, cheia de graça!

Brisa agradável em que Deus passa! 4. Ave Maria, Mãe de Jesus: és a nascente da eterna luz.

5. De ti, Senhora, nasce a verdade:

(13)

5º Mistério (Comissão Organizadora)

V. A coroação de Maria como rainha do céu e da terra

Do livro dos Salmos: À tua direita está a rainha ornada com ouro de Ofir.

Meditação: A Senhora do Coração Imaculado é a discípula

primei-ra do fruto do seu ventre, Jesus. Na medida em que guardava todos traços da vida de Jesus, meditando-os no seu coração (Lc 2,51), Ma-ria deixa-se configurar ao estilo do Reino das bem aventuranças que ele anuncia. Ela é a prefiguração da Igreja, herdeira do Reino da vida em plenitude.

Em Fátima, somos recordados que o Coração sem mácula daquela que vive ao ritmo das bem-aventuranças do Reino dos Céus triunfa-rá. Porque a palavra definitiva, apesar dos dramas da história hu-mana, há de ser a do amor que transforma a vida em graça e mise-ricórdia.

Pai Nosso | Avé Maria | Glória | Orações

VI. Ó SANCTISSIMA

1. O sanctíssima, o piissima, dulcis Virgo Maria! Mater amata, intemerata, ora, ora pro nobis. 2. Tu solatium et refugium, Virgo Mater Maria! Quidquid optamus per te speramus: ora, ora pro nobis.

3. Tua gaudia et suspiria juvent nos, o Maria! In te speramus, ad te clamamus: ora, ora pro nobis.

(14)

Procissão das velas para a Sé do Funchal Na Sé do Funchal:

Sr. Bispo: Rezamos três Avé-Marias pelo Papa Francisco e pelas suas intenções

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa salve! A vós bradamos, os degradados filhos

de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágri-mas.

Eia, pois, advogada nossa esses vossos

olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso

ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se) Jesus Cristo, tende piedade de nós. (Repete-se) Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se) Jesus Cristo, ouvi-nos. (Repete-se)

Jesus Cristo, atendei-nos. (Repete-se)

Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

(15)

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós. Santa Virgem das Virgens, rogai por nós. Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós. Mãe da divina graça, rogai por nós. Mãe puríssima, rogai por nós. Mãe castíssima, rogai por nós. Mãe imaculada, rogai por nós. Mãe intacta, rogai por nós. Mãe amável, rogai por nós. Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós. Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós. Mãe da Igreja, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós. Virgem venerável, rogai por nós. Virgem louvável, rogai por nós. Virgem poderosa, rogai por nós. Virgem clemente, rogai por nós. Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de justiça, rogai por nós. Sede de sabedoria, rogai por nós. Causa da nossa alegria, rogai por nós. Vaso espiritual, rogai por nós.

(16)

Vaso insigne de devoção, rogai por nós. Rosa mística, rogai por nós.

Torre de David, rogai por nós. Torre de marfim, rogai por nós. Casa de ouro, rogai por nós. Arca da aliança, rogai por nós. Porta do céu, rogai por nós. Estrela da manhã, rogai por nós. Saúde dos enfermos, rogai por nós. Refúgio dos pecadores, rogai por nós. Consoladora dos aflitos, rogai por nós. Auxílio dos cristãos, rogai por nós. Rainha dos anjos, rogai por nós. Rainha dos patriarcas, rogai por nós. Rainha dos profetas, rogai por nós. Rainha dos apóstolos, rogai por nós. Rainha dos mártires, rogai por nós. Rainha dos confessores, rogai por nós. Rainha das virgens, rogai por nós.

Rainha de todos os santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós. Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós. Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

(17)

tende piedade de nós.

Sr. Bispo: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Sr. Bispo: Oremos

Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa interces-são da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Se-nhor.

Ámen.

VII. CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Minha Senhora e minha Mãe, eu me consagro todo a Vós. Sois minha Mãe e eu sou vosso, Meu coração a Vós pertence. Mãe de Jesus, eu me consagro ao vosso amor que tudo vence (bis).

Eu vos consagro os meus ouvidos todo o meu corpo e seus sentidos.

Eu vos consagro o meu olhar para no Céu Vos contemplar.

(18)

O Sr. Bispo reza diante da Imagem Peregrina: A ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO

Bem-Aventurada Virgem de Fátima, com renovada gratidão

pe-la tua presença materna unimos a nossa voz à de todas as

ge-rações que te dizem bem-aventurada.

Celebramos em ti as grandes obras de Deus, que nunca se

can-sa de se inclinar com misericórdia sobre a humanidade,

ator-mentada pelo mal e ferida pelo pecado, para a guiar e salvar.

Acolhe com benevolência de Mãe o ato de entrega que hoje

fazemos com confiança, diante desta tua imagem a nós tão

querida. Temos a certeza de que cada um de nós é precioso

aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que

ha-bita os nossos corações. Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar

dulcíssimo e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso.

Guarda a nossa vida entre os teus braços: abençoa e fortalece

qualquer desejo de bem; reacende e alimenta a fé; ampara e

ilumina a esperança; suscita e anima a caridade; guia a todos

nós no caminho da santidade.

Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção pelos pequeninos

e pelos pobres, pelos excluídos e sofredores, pelos pecadores e

os desorientados; reúne a todos sob a tua proteção e

reco-menda a todos ao teu dileto Filho, nosso Senhor Jesus.

(19)

Sr. Bispo: Bênção final

VIII. HINO NA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA Salve, Ó Virgem peregrina!

Que os teus filhos visitais. Abençoai a nossa ilha, o povo que tanto amais.

1 - Exultamos de alegria, na vossa presença Senhora.

Sois estrela e nossa guia, A luz da nova Aurora.

2 - Vos saudamos, Ó Maria, de coração agradecido. velais por nós noite e dia,

livrai-nos do perigo.

3 - Bendita sois entre as mulheres, Virgem Santa, cheia de Graça.

Atendei às necessidades, dos filhos, propriedade vossa.

4 - Mãe gloriosa e bendita, derramai vosso amor maternal.

Pois sois a pérola mais rica, desta Diocese do Funchal.

(20)

Ó Virgem do Rosário, da Fátima Senhora, De Portugal Rainha, dos homens protetora.

Ó Virgem do Rosário, da Fátima Senhora, Do Vosso Santuário, forçoso é ir-me embora.

Uma prece final, ao deixar-Vos Mãe de Deus Viva sempre em minh’alma

este grito imortal: Ó Fátima, adeus! Virgem Mãe, adeus!

Referências

Documentos relacionados

GT Meio Ambiente  Pouco mais de 10% das organizações de catadores estabelecidas na cidade estão conveniadas ou são autorizadas a receber resultado da coleta. Situação

2 COMPONENTES DA SUA CADENCE EXPRESS 1 Reservatório de água (1,2 litros) com tampa 2 Bandeja de aquecimento de xícaras 3 Painel de funções 4 Encaixe do cachimbo 5 Bico

consigo características da cultura científica, o estudante pode adquirir desenvoltura dentro dessa, bem como experimentar e ponderar as vantagens de sua utilização

¢ Identificamos e avaliamos os riscos de distorcZo relevante nas Demonstracdes contabeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos

Arduino  é  um  computador  físico  baseado  numa  simples  plataforma  código  livre  de  hardware,  projetada  com  um  microcontrolador  de  placa  única, 

Foram avaliadas três concentrações de terra diatomácea e carvão ativado como material para purificação do hidrolisado de amido de mandioca.. As alíquotas de hidrolisado foram

[r]

A pesquisa realizada evidenciou a capacidade das redes de gerar as condições necessárias ao fortalecimento dos laços de relacionamento entre seus participantes, confirmando