• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 5/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 5/2014"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO

PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 5/2014

Processo nº 2.08.000.1704/14-12

A União, por meio do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO - PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, através de sua Pregoeira, designada pela Portaria n° 27, de 24 de fevereiro de 2014, da Excelentíssima Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, torna público aos interessados que realizará licitação, na modalidade PREGÃO, na sua forma ELETRÔNICA – tipo menor preço global, em regime de empreitada por preço unitário, na data e horário abaixo estabelecidos, ou no mesmo horário do primeiro dia útil subsequente, na hipótese de não haver expediente nessa data, por meio do endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br:

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO: DIA DA SESSÃO: 15 de outubro de 2014.

HORÁRIO DA SESSÃO: 09h30min (horário de Brasília/DF) RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 02/10/2014 a 15/10/2014. ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.comprasnet.gov.br

CÓDIGO UASG: 200076

O presente procedimento licitatório reger-se-á integralmente pelas disposições contidas na Lei n° 10.520/2002, Decreto n° 5.450/2005, e, subsidiariamente, na Lei n° 8.666/1993, bem como na Lei Complementar n° 123/2006, além das condições e exigências estabelecidas neste Edital e em seus Anexos:

ANEXO I – Termo de Referência

ANEXO II – Modelo de declaração de regularidade CNMP; ANEXO III – Termo de Vistoria

(2)

ANEXO V – Modelo de Carta de Fiança Bancária para garantia de execução contratual

Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e endereço eletrônico, salvo comunicação da Pregoeira em sentido contrário.

1. DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem como objeto o FORNECIMENTO, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE CIRCUITO FECHADO DE TV (CFTV), a ser instalado no prédio da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, localizado na Avenida Governador José Malcher, 652, Nazaré, Belém-PA, CEP 66035-100, conforme Termo de Referência - Anexo I, deste Edital.

1.2. Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas no Comprasnet e as especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas.

1.3. Para o presente contrato será exigida a Garantia Contratual, a ser prestada pela licitante vencedora, que terá validade de 24 (vinte e quatro) meses.

1.4. A manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos deverá ocorrer nos 12 (doze) meses subsequentes ao recebimento definitivo, sem nenhum custo adicional para a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

1.5. Os serviços de cabeamento e infraestrutura foram realizados pela empresa contratada por esta Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para fazer o serviço de reforma e adaptação predial.

1.6. O prazo para a entrega e instalação dos equipamentos é de 60 dias, contado da assinatura do Contrato, podendo ser prorrogado, a critério da PRT-8ª, tendo em vista a reforma predial que está sendo realizada no local do serviço.

1.7. Correrão por conta exclusiva da empresa CONTRATADA eventuais custos com armazenamento e guarda dos equipamentos até a sua instalação definitiva.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O presente Edital e os Anexos são complementares entre si, de modo que qualquer item, especificação ou detalhamento de proposta constante em um desses documentos, mesmo que ausente no outro, serão considerados válidos e eficazes;

2.2. Na hipótese de caso fortuito, força maior ou fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia

(3)

útil imediatamente subsequente, no mesmo horário e endereço eletrônico, salvo comunicação da Pregoeira em sentido contrário. 3. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

3.1. As despesas com a execução do objeto deste Edital correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento Geral da União, para o exercício de 2014, a cargo da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, cuja disponibilidade orçamentária encontra-se no PTRES 63816, DEFES01.

4. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO DOS LICITANTES

4.1. Os interessados em participar deste Pregão deverão providenciar o credenciamento junto ao site www.comprasnet.gov.br, no prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data de realização da sessão, devendo estar aptos para encaminharem propostas e formularem lances, por meio eletrônico, até o momento de abertura da sessão.

4.2. Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão, deverão dispor de chave de identificação e de senha, obtidas junto ao COMPRASNET, onde também deverão informar-se a respeito do seu funcionamento, regulamento e receber instruções detalhadas para sua correta utilização.

4.3. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou à Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros. 4.4. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica na responsabilidade legal do licitante ou de seu representante legal e na presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão, na forma eletrônica.

5. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

5.1. Como requisito para a participação neste Pregão, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências deste Edital e seus Anexos.

5.2. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

5.3. Poderão participar deste certame empresas interessadas que atenderem às seguintes exigências:

5.3.1. Estar previamente credenciada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

(4)

5.3.2. Deter em seu Contrato Social atividades semelhantes ao objeto desta licitação e comprovar possuir os requisitos de qualificação exigidos neste Edital.

5.4. Além dos casos previstos no artigo 9º da Lei nº 8.666/93, não poderão participar deste certame empresas:

a) Constituídas na forma de Consórcio;

b) Que se encontre em processo de dissolução, liquidação, concurso de credores, recuperação judicial, recuperação extrajudicial, falência, fusão, cisão, ou incorporação;

c) Que se encontre suspensa de participar de licitação e/ou impedida de contratar com a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região durante o prazo da sanção aplicada;

d) Que tenha sido declarada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação;

e) Que tenha sido impedida de licitar e contratar com a União durante o prazo da sanção aplicada;

f) Constituídas como Cooperativas de mão de obra, conforme artigo 5º da Lei nº 12.690, de 19 de julho de 2012.

g) Que sejam integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum;

h) Constituídas como Sociedades estrangeiras sem autorização para funcionarem no País;

i) Cujo estatuto ou contrato social não inclua o objeto deste Pregão;

j) Que tenham como sócio, gerente ou diretor, membro ou servidor (este quando ocupante de cargo de direção) da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público da União, e seu cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, inclusive, conforme dispõe o artigo 4º da Resolução nº 1 do CNMP, de 7 de novembro de 2005, e artigo 1º da Resolução nº 7 do Conselho Nacional do Ministério Público, de 17 de abril de 2006, (Anexo II do Edital).

k) Declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, bem como as que tenham sido punidas com suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com esta Unidade do Ministério Público da União, desde que o ato tenha sido publicado no Diário Oficial da União,

(5)

do Estado, do Distrito Federal ou do Município, pelo órgão que o praticou, ou esteja disponível para consulta nos seguintes cadastros:

- Cadastro Unificado de Fornecedores do Governo Federal – SICAF - Cadastro Nacional de empresas inidôneas e suspensas – CEIS da Controladoria Geral da União (http://www.portaltransparencia.gov. br/ceis/)

- Cadastro de Licitantes Inidôneos do Tribunal de Contas da União (http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/res ponsabilizacao/arquivos/Inidoneos.html)

- Cadastro nacional de condenações cíveis por improbidade administrativa do Conselho Nacional de Justiça (http://www.cnj.jus.br/improbidade_ adm/consultar_requerido.php). 5.5. A licitante ficará obrigada a manter válidos todos os documentos relativos à regularidade de Cadastramento no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF – durante todo o período do procedimento licitatório, bem como durante todo o período da execução dos compromissos assumidos (artigo 55, inciso XII, da Lei n.º 8.666/93 c/c artigo 9º da Lei n.º 10.520/02). 5.6. O CNPJ apresentado pelo licitante para sua habilitação será, obrigatoriamente, o mesmo para receber a Nota de Empenho e para a assinatura do Contrato, bem como o mesmo a emitir a Nota Fiscal/Fatura correspondente à execução do objeto.

5.7. O licitante fica obrigado a manter válidos todos os documentos relativos à regularidade de Cadastramento, no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, durante todo o procedimento licitatório, bem como durante o período de execução dos compromissos assumidos.

6. DA VISTORIA FACULTATIVA

6.1. Para o objeto desta licitação a licitante poderá fazer a vistoria técnica, por meio do representante da licitante devidamente credenciado.

6.2. A vistoria poderá ser agendada pelo telefone (91) 3217-7500, com o Sr. José Lopes de Farias.

6.3. A vistoria será realizada no horário de 8:00h às 15:00h, e poderá ser realizada até o primeiro dia útil que anteceder à sessão do Pregão.

6.4. Em nenhuma hipótese poderá ocorrer a vistoria com mais de um licitante.

6.5. Caso opte por não fazer a vistoria, a licitante não poderá se eximir de eventuais dificuldades no momento da instalação dos equipamentos.

(6)

6.6. Na ausência de vistoria, a licitante deverá, ainda assim, apresentar o TERMO DE VISTORIA (ANEXO III deste Edital), no qual informa que não realizou deliberadamente a vistoria.

6.7. As licitantes que fizerem a vistoria também deverão apresentar o Termo de Vistoria, caso sejam convocadas a anexar a documentação.

7. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS

7.1. Como requisito para participação no pregão, a licitante deverá apresentar, em campo próprio do sistema eletrônico, as seguintes declarações:

a)Declaração quecumpre plenamente osrequisitos dehabilitação eque sua proposta está em conformidade com as exigências deste instrumento convocatório;

b) Declaração que cumpre se for o caso, os requisitos legais para a qualificação como microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativa,estaúltimanaformadoartigo34daLeinº11.488,de15de junho de 2007, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecidonosartigos42a49daLeiComplementarnº.123,de2006; c)Declaração queinexiste fatoimpeditivo àsua habilitação,bemcomo seobriga a declarar fatoimpeditivosuperveniente, no campo próprio do sistema no comprasnet;

d) Declaração que não utiliza indevidamente mão de obra de menores, conforme disposto no artigo 27, inciso V, da Lei nº8.666, de 1993, no campo próprio do sistema no comprasnet;

e) Declaração que elaborou a sua proposta de forma independente, conforme disposto pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 02, de 16 de setembrode2009.

7.2. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará a licitante às sanções previstas nesteedital.

7.3. Qualquer elemento que possa identificar o licitante importa a desclassificação da proposta.

7.4. Até a abertura da sessão, o licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente encaminhada.

7.5. Após a apresentação da proposta não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Pregoeira.

7.6. Será desclassificada a proposta que não atenda às exigências do presente Edital e de seus Anexos, for omissa ou apresentar irregularidades insanáveis.

(7)

7.7. O envio da proposta implica a plena aceitação, por parte da proponente, às condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

7.8. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta ou ao enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital, bem como as previstas no Decreto Federal nº 5.450/2005.

7.9. As propostas deverão ser enviadas ao Sistema Eletrônico, pelo VALOR GLOBAL, devendo ser anexada pela empresa classificada em primeiro lugar, após solicitado no sistema, a seguinte documentação:

a) Identificação social, número do CNPJ, assinatura do representante da proponente, referência a esta licitação, número de telefone, endereço, dados bancários, fac-símile e, se houver, indicação de endereço eletrônico (e-mail);

b)Descrição clara de cada item cotado, com indicação da quantidade, da marca e do modelo, especificação técnica, acompanhada dos respectivos folders, de acordo com as especificações técnicas do Anexo I deste Edital;

c)Indicação única de preço para todos os itens, com exibição do valor unitário e total em algarismos e o valor total da proposta em algarismos e por extenso, com duas casas decimais;

d) Prazo de entrega e instalação dos equipamentos – 60 (sessenta) dias.

e) Declaração expressa que no valor global estão incluídos todos os custos e despesas, tais como: custos diretos e indiretos, fretes, tributos incidentes, custo com armazenamento, taxa de administração, materiais, serviços, encargos sociais, trabalhistas, seguros, embalagem, garantia contratual, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos.

f) Prazo de validade da proposta de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

g) Declaração de que o prazo de garantia é de no mínimo 12 (doze) meses, contados da data do termo de recebimento definitivo;

h) Declaração de compromisso em executar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos pelo prazo de 12 (doze) meses, contados do recebimento definitivo.

i) Declaração indicando o endereço completo da empresa na região metropolitana de Belém, informando a empresa credenciada a prestar o serviço de Assistência Técnica e serviço de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos instalados, inclusive a

(8)

empresa que executará a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos durante o período de 12 (doze) meses após o recebimento definitivo.

7.10. Decorrido o prazo de validade das propostas, sem convocação para contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

7.11. Quaisquer tributos, custos e despesas, diretos ou indiretos, omitidos na proposta ou incorretamente cotados, serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos, a esse ou a qualquer título, devendo os respectivos serviços ser fornecidos à Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, sem ônus adicionais.

8. DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

8.1. A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pela Pregoeira, ocorrerá na data e na hora indicadas no preâmbulo deste Edital, no sítio www.comprasnet.gov.br.

8.2. Durante a sessão pública, a comunicação entre a Pregoeira e os licitantes ocorrerá, exclusivamente, mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico.

8.3. Cabe ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, na forma eletrônica, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo Sistema ou pela Pregoeira, bem como pela desconexão do Sistema.

9. DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

9.1. A Pregoeira e equipe de apoio verificarão as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no Edital.

9.2. A desclassificação da proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com o acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

9.3. O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pela Pregoeira, sendo que somente estas participarão da fase de lance, dando início à fase competitiva. 10. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

10.1. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informado do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

10.2. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos.

(9)

10.3. Só serão aceitos os lances cujos valores forem inferiores ao último lance que tenha sido anteriormente registrado no sistema.

10.4. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

10.5. Durante a sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.

10.6. No caso de desconexão com a Pregoeira, no decorrer da etapa de lances, se o sistema permanecer acessível aos licitantes, os mesmos continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados e, a Pregoeira, quando possível, dará continuidade a sua atuação no certame.

10.7. Quando a desconexão da Pregoeira persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão, na forma eletrônica, será suspensa e reiniciada somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação. 10.8. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta minutos), aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

10.9. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

10.9.1. A Pregoeira poderá encaminhar contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação, não se admitindo negociar condições diferentes das previstas neste Edital.

11. DO BENEFÍCIO ÀS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE 11.1. Após a fase de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte e houver proposta de microempresa ou empresa de pequeno porte que seja igual ou até 5% (cinco por cento) superior à proposta mais bem classificada, proceder-se-á da seguinte forma: 11.1.1. A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, contados do envio da mensagem automática pelo sistema, apresentar uma última oferta, obrigatoriamente inferior à proposta do primeiro colocado, situação em que, atendidas as exigências habilitatórias e observado o valor estimado para a contratação, será adjudicado em seu favor o objeto deste Pregão;

11.1.2. Não sendo vencedora a microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada, na forma do subitem

(10)

anterior, o sistema, de forma automática, convocará os licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na situação descrita nesta condição, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

11.1.3. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas ou empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido nesta condição, o sistema fará um sorteio eletrônico, definindo e convocando automaticamente a vencedora para o encaminhamento da oferta final do desempate;

11.1.4. O convocado que não apresentar proposta dentro do prazo de 5 (cinco) minutos, controlados pelo sistema, decairá do direito previsto nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/2006.

11.2. Na hipótese de não contratação nos termos previstos nesta cláusula, o procedimento licitatório prossegue com os demais licitantes.

12. DA ACEITABILIDADE E DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

12.1. Encerrada a etapa de lances e concluída a negociação, quando houver, a Pregoeira examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao valor estimado para a contratação.

12.2. O licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar até às 12 horas do primeiro dia posterior à solicitação da Pregoeira, por meio da opção “Enviar Anexo” do Sistema Comprasnet, a proposta de preços adequada ao último lance e a documentação de habilitação, contendo a documentação elencada nos itens 7.9 e 13 deste Edital, em arquivo único.

12.3. O julgamento das propostas será realizado pelo critério de menor preço global, sendo observados os valores máximos de referência do Edital e aceito pela Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, dando-se preferência aos produtos que atendam as normas técnicas brasileiras, conforme artigo 3º, §5° da Lei nº 8.666/93.

12.4. O julgamento das propostas será realizado pelo critério de menor preço global.

12.5. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido.

12.6. Será rejeitada a proposta que apresentar valores irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado acrescidos dos respectivos encargos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do licitante, para os quais ele renuncie à parcela ou à totalidade da remuneração.

(11)

12.7. A Pregoeira poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao Quadro de Pessoal da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele, para orientar sua decisão.

12.8. A Pregoeira poderá fixar prazo para o reenvio do anexo contendo a planilha de composição de preços quando o preço total ofertado for aceitável, mas os preços unitários que compõem necessitem de ajustes aos valores estimados pela Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

12.9. Havendo aceitação da proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade de preço, a Pregoeira poderá promover diligência destinada a obter esclarecimentos complementares.

12.10. Se a proposta não for aceitável ou se o resultado da diligência não for satisfatório ou, ainda, se o licitante não atender às exigências habilitatórias, a Pregoeira examinará a proposta subsequente e, assim, sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a este Edital.

13. DA HABILITAÇÃO

13.1. Para fins de habilitação ao certame, os licitantes terão de satisfazer os requisitos relativos à habilitação jurídica, qualificação técnica, regularidade fiscal e trabalhista e outras exigências complementares contidas neste Edital, logo após a aceitação da proposta.

13.2. A habilitação jurídica e regularidade fiscal e trabalhista dos licitantes será verificada, on line, no SICAF (habilitação parcial: regularidade com o FGTS, com o INSS e com a Receita Federal do Brasil), após a análise, julgamento e aceitabilidade da proposta.

13.2.1. Os licitantes que não atenderem às exigências de habilitação no SICAF deverão apresentar documentos que supram tais exigências.

13.3. Além das condições estabelecidas nos itens anteriores, o licitante deverá apresentar os seguintes documentos de Habilitação, a partir da solicitação da Pregoeira:

a) Apresentação da CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, dentro do prazo de validade, em cumprimento à Lei nº 12.440/2011 e à Resolução Administrativa TST nº 1470/2011, que poderá ser obtida em todos os portais da Justiça do Trabalho na rede mundial de computadores (Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho).

b) Declaração do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP (Anexo II).

(12)

c) Um ou mais atestados ou declarações de capacidade técnica, em nome da licitante emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, lavrado(s) e assinado(s) por servidor/funcionário competente do respectivo órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal ou do Distrito Federal ou empresa privada, comprovando que a licitante tenha fornecido e instalado equipamentos de CFTV.

c.1) Poderão ser aceitos dois atestados: um referente a fornecimento de equipamentos de CFTV e outro referente a instalação de equipamentos de CFTV.

c.2) Somente serão aceitos atestados expedidos após a conclusão do contrato ou do serviço.

d) Declaração de garantia dos equipamentos pelo período de 12 (doze) meses. A garantia será contada da data do recebimento definitivo do serviço.

e) Certidão negativa de feitos sobre falência, recuperação judicial ou recuperação extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede do licitante no prazo máximo de 180 dias.

f) Declaração de Vistoria, conforme modelo constante do Anexo III deste Edital.

g) Declaração de que prestará treinamento aos servidores do quadro permanente da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, referente ao manuseio dos equipamentos.

13.3.1. Os produtos apresentados devem atender às normas técnicas Nacionais, que são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

13.4. Caso o licitante esteja com algum documento ou informação vencido ou não atualizado no SICAF, ser-lhe-á assegurado o direito de encaminhar, na própria sessão, a documentação atualizada, salvo a situação prevista a seguir:

13.4.1. Em se tratando de microempresas e empresas de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa, sem prejuízo do disposto no § 3º, do art. 4º do Decreto nº 6.204/07.

13.4.2. A não regularização da documentação, no prazo previsto no subitem acima, implicará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultado à

(13)

Pregoeira convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para exercício do mesmo direito.

13.5. A Pregoeira poderá consultar sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, para verificar as condições de habilitação dos licitantes.

13.6. Os documentos que não estejam contemplados no SICAF deverão ser remetidos em conjunto com a proposta de preços, em arquivo único, por meio da opção “Enviar Anexo” do Sistema Comprasnet, no prazo estabelecido no Item 12 - subitem 12.2.

13.7. Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” do Sistema Comprasnet deverão ser encaminhados em original ou por cópia autenticada no prazo de 3 (três) dias úteis contado da solicitação da Pregoeira para o endereço da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região – Setor de Licitações e Contratos, localizado na Rua dos Mundurucus, 1794, Batista Campos, Belém/PA – CEP 66033-718.

13.8. O não envio dos documentos solicitados pela Pregoeira e sua equipe técnica, no prazo estabelecido, será considerada como desistência do lance ofertado, sujeitando-se o licitante desistente às penalidades constantes no artigo 28 do Decreto Federal nº 5.450 de 31/05/2005.

13.9. Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados deverão estar em nome do licitante, com indicação do número de inscrição no CNPJ.

13.10. Disposições Gerais da Habilitação:

13.10.1. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

13.10.2. Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos, a Pregoeira considerará o proponente inabilitado.

13.10.3. Como condição para contratação, o licitante vencedor deverá manter as condições de habilitação.

13.10.4. Constatado o atendimento das exigências previstas neste Edital, o licitante será declarado vencedor e, após, ser-lhe-á adjudicado o objeto desta licitação, pela Pregoeira, ou, na hipótese de existência de recursos, pela autoridade competente da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, a qual após julgá-los, adjudicará e homologará o objeto da licitação ao licitante vencedor.

13.10.5. No julgamento da habilitação e das propostas, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a

(14)

todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

14. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

14.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, dia 10/10/2014, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão.

14.2. Caberá à Pregoeira, auxiliada pelo setor técnico competente, decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

14.3. Acolhida a petição contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

14.4. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados à Pregoeira, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico, via internet, no seguinte endereço: prt8.cpl@mpt.gov.br.

14.5. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas no sistema eletrônico para os interessados.

14.6. A impugnação interposta forado prazo especificado no item 14.1 nãoseráconhecida.

15. DOS RECURSOS

15.1. Declarado o vencedor, a Pregoeira abrirá prazo de 30 (trinta) minutos, durante o qual qualquer licitante poderá, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recurso.

15.2. A falta de manifestação no prazo estabelecido autoriza a Pregoeira a adjudicar o objeto ao licitante vencedor.

15.3. A Pregoeira examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a, em campo próprio do sistema. 15.4. O licitante que tiver sua intenção de recurso aceita deverá registrar as razões do recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de 3 (três) dias, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados a apresentar contrarrazões, também via sistema, em igual prazo, que começará a correr do término do prazo da recorrente.

15.5. Para efeito do disposto no § 5º do artigo 109 da Lei nº 8.666/1993 ficam os autos franqueados aos interessados.

15.6. As intenções de recurso não admitidas e os recursos rejeitados pela Pregoeira serão apreciados pela Autoridade Superior.

(15)

15.7. O acolhimento do recurso implicará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

16. DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

16.1.O objeto deste Pregãoserá adjudicado globalmente ao licitante vencedor.

16.2. Após decididos os recursos, quando houver, o procedimento licitatório será sujeito à homologação da Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

17. DAS ATRIBUIÇÕES DA PREGOEIRA E DA PROCURADORA-CHEFE

17.1. Cabem à Pregoeira as atribuições dispostas no art. 11 do Decreto nº 5.450/2005.

17.2. À Procuradora-Chefe da PRT-8ª Região cabe:

17.2.1. Adjudicar o objeto deste Pregão à licitante vencedora se houver interposição de recurso;

17.2.2. Homologar o resultado e promover a contratação correspondente a este Pregão;

17.2.3. Anular este Pregão por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado;

17.2.4. Revogar este Pregão se for considerado inoportuno ou inconveniente ao interesse público, por motivo de fato superveniente devidamente comprovado.

17.3. É facultado à Pregoeira ou à autoridade superior, em qualquer fase deste Pregão, promover diligências destinadas a esclarecer ou completar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de informação ou de documentos que deveriam constar originariamente da proposta ou da documentação.

17.4. No julgamento das propostas e na fase de habilitação, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas e dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

18. DA SUSTENTABILIDADE

18.1. Na entrega dos equipamentos, em conformidade com a IN SLTI/MPOG nº 1, de 19 de janeiro de 2010, os licitantes deverão obedecer às seguintes orientações:

18.1.1. Entregar equipamentos que não contenham substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio

(16)

(Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs). 18.1.2. Respeitar as Normas Brasileiras – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre resíduos sólidos. 18.1.3. Acondicionar os equipamentos preferencialmente em embalagem individual, adequada, com o menor volume possível, que utilize materiais recicláveis, de forma a garantir a máxima proteção durante o transporte e armazenamento.

19. DO CONTRATO

19.1. Após regular convocação por parte da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, o licitante vencedor terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para assinar o contrato (Anexo IV), sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

19.2. Poderá ser acrescentada ao contrato a ser assinado qualquer vantagem apresentada pelo licitante vencedor em sua proposta, desde que seja pertinente e compatível com os termos deste Edital.

19.3. O prazo para a assinatura do contrato poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo licitante vencedor durante o seu transcurso, desde que ocorra motivo justificado e aceito pela Procuradora-Chefe da PRT-8ª. 19.4. Por ocasião da assinatura do contrato, verificar-se-á por meio do SICAF e de outros meios se o licitante vencedor mantém as condições de habilitação.

19.5. Quando o licitante convocado não assinar o contrato no prazo e nas condições estabelecidos, poderá ser convocado outro licitante para assinar o contrato, após negociações e verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, obedecida a ordem de classificação.

19.5.1. A recusa injustificada do licitante vencedor em assinar o Contrato dentro do prazo estabelecido pela Administração caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades deste Edital.

19.5.2. O disposto no subitem 19.5.1 não se aplica aos licitantes convocados nos termos do art. 64, § 2º, da Lei n° 8.666/93, que não aceitarem a contratação, nas mesmas condições propostas pela adjudicatária, inclusive quanto ao preço e prazo.

19.6. O contrato a ser assinado com a licitante vencedora terá a vigência de 12 (doze) meses, a partir da data prevista no instrumento contratual (Anexo IV).

19.7. Correrão por conta da CONTRATADA, as despesas que incidirem ou venham a incidir sobre o contrato, com exceção da publicação

(17)

do extrato do contrato no Diário Oficial da União, que deverá ser providenciada pela Administração até o 20º (vigésimo) dia após sua assinatura.

19.8. O licitante convocado deve apresentar, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contado da data da entrega da via do contrato assinada, comprovante de prestação de garantia no percentual de 5% (cinco por cento) do valor global do contrato, durante a vigência do Contrato, nos termos da Lei n° 8.666/93, alterada.

19.9. Nos termos da Lei nº 8.666/93, o Contrato assinado constituirá documento de autorização para a execução dos serviços.

20. DO FORNECIMENTO DO OBJETO, DO RECEBIMENTO E DA FISCALIZAÇÃO 20.1. O objeto deverá ser entregue e instalado no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da assinatura do Contrato, no local onde os equipamentos serão instalados, a saber, Av. Gov. José Malcher, n° 652, Nazaré, CEP 66033-100, em conformidade com o presente Edital e Termo de Referência.

20.2. Concluída a entrega dos equipamentos será lavrado um Termo de Recebimento Provisório, de acordo com o constante no artigo 73, inciso I, alínea "a", da Lei nº 8.666/93, em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita da CONTRATADA, em 3 (três) vias de igual forma e teor, todas assinadas por representantes da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região e pela CONTRATADA. 20.3. As 2 (duas) primeiras vias ficarão em poder da CONTRATANTE, destinando-se a terceira à CONTRATADA.

20.4. O Recebimento Provisório só poderá ocorrer se satisfeitas as seguintes condições:

20.4.1. Fornecimento, à PRT-8ª Região, dos documentos abaixo relacionados:

a) Certificados de garantia dos equipamentos;

b) Manuais de operação e manutenção dos equipamentos.

20.5. A fiscalização da PRT-8ª Região emitirá o Termo de Recebimento Provisório, encaminhando-o à Administração da PRT-8ª Região, para as providências cabíveis. Nesta oportunidade, a Fiscalização da PRT-8ª Região realizará levantamento de eventuais pendências executivas dos serviços a serem satisfeitas pela CONTRATADA.

20.6. O Termo de Recebimento Definitivo dos serviços contratados será lavrado de acordo com o constante no artigo 73, inciso I, alínea "b", da Lei nº 8.666/93, em até 10 (dez) dias após o recebimento provisório, desde que satisfeitas as seguintes condições:

(18)

20.6.1. Atendidas todas as reclamações da Fiscalização da PRT-8ª Região, referentes a defeitos ou imperfeições verificadas em qualquer elemento dos serviços executados apontados no levantamento de pendências.

20.6.2. Solucionadas todas as reclamações porventura feitas, quanto à falta de pagamento de operários ou de fornecedores de materiais, de encargos sociais e tributários concernentes à execução do objeto, ou, ainda, de prestadores de serviços empregados na edificação;

20.6.3. Entrega dos seguintes documentos:

a) Comprovante de inexistência de débitos para com o Sistema da Seguridade Social, tributos federais e FGTS;

b) "As built" do serviço, e demais exigências do Contrato.

c) Declaração de que ministrou treinamento aos servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, conforme indicação da Procuradora-Chefe da PRT-8ª.

20.6.4. O Termo de Recebimento Definitivo será lavrado no mesmo número de vias, assinado e distribuído de forma idêntica ao recebimento provisório.

21.DOPAGAMENTO

21.1. O pagamento será efetuado nos termos da Cláusula Nona da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital).

22.DASSANÇÕESADMINISTRATIVAS

22.1. Com fundamento no artigo 7º da Lei nº 10.520/2002 e no artigo 28 do Decreto nº 5.450/2005, ficará impedida de licitar e contratar com a União e será descredenciada no SICAF e no cadastro de fornecedores da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, sem prejuízo das demais cominações legais e de multa de até 30% (trinta por cento) sobre o valor estimado para a contratação, a licitante que:

22.1.1. Não assinar o contrato, quando convocada dentro do prazo de validade de sua proposta;

22.1.2. Deixar de entregar documentação exigida neste Edital ou apresentar documentação falsa;

22.1.3. Ensejar o retardamento da execução do objeto; 22.1.4. Falhar ou fraudar na execução do contrato; 22.1.5. Não mantiver a proposta;

(19)

22.1.7. Fizer declaração falsa; 22.1.8. Cometer fraude fiscal.

22.2. Para osfinsdasubcondição 22.1.6, reputar-se-ãoinidôneos os atosdescritosnosartigos90,92,93,94,95e97daLeinº8.666/93.

22.3. Os recursos poderão ser interpostos nos termos do artigo 109 da Lei nº. 8.666/93 e suas alterações.

22.4. Outras sanções constam da Cláusula Décima Terceira da minuta do contrato (Anexo IV).

22.5. As sanções aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, a critério da Administração, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis;

22.6. Se a multa aplicada for superior ao valor da garantia prestada, além da perda desta, responderá a empresa pela sua diferença, que será descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela Administração ou cobrada judicialmente;

22.7. As multas deverão ser recolhidas no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, a contar da data do recebimento da comunicação enviada pelo Setor de Licitações e Contratos desta Regional, respeitado o encerramento do prazo para defesa prévia e manifestação da CONTRATADA;

22.8. As multas e outras sanções aplicadas só poderão ser relevadas, motivadamente e por conveniência administrativa, mediante ato da Administração, devidamente justificado;

22.9. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF, e no caso da aplicação da penalidade de suspensão de participação em licitação, a licitante deverá ser descredenciada por igual período, sem prejuízo das multas previstas neste instrumento e das demais cominações legais;

22.10. Em qualquer caso, a CONTRATADA deverá arcar com todos os procedimentos necessários à solução do problema;

22.11. Os casos de rescisão contratual serão regidos nos termos da Lei 8.666/93, Capítulo III, Seção V, e demais legislações pertinentes;

22.12. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, na forma do que preceitua a Lei n.º 8.666/93, nos artigos 77 a 80, com as consequências contratuais e as previstas em lei;

(20)

22.12.1 Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do processo, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

23. GARANTIA DO CONTRATO

23.1. A exigência da Garantia contratual deverá obedecer ao estipulado na Cláusula Décima Sexta da Minuta do Contrato (Anexo V).

24. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

24.1. Para efeito das presentes especificações, o termo PROCURADORIA, PROPRIETÁRIA ou CONTRATANTE, significa Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (PRT-8ªRegião), Órgão do Ministério Público do Trabalho que contratará os serviços objeto da presente licitação;

24.2. O termo CONTRATADA define o proponente vencedor do certame licitatório, a quem será adjudicado o objeto da licitação, e o termo FISCALIZAÇÃO define a equipe que representará a Procuradoria perante o CONTRATADO e a quem este último deverá reportar-se.

24.3. O Contrato decorrente deste certame terá prazo de vigência de 12 (doze) meses, contados da data da publicação de seu extrato no Diário Oficial da União.

24.4. Os materiais a serem fornecidos deverão obedecer rigorosamente às normas e especificações constantes do Termo de Referência, às normas da ABNT, às disposições legais da União, às regulamentações das empresas concessionárias, às prescrições e recomendações dos fabricantes e às normas internacionais consagradas, na falta das normas da ABNT.

24.5. A assinatura do CONTRATO implica aceitação plena e completa das presentes especificações. O CONTRATADO, ao aceitá-las, assumirá a única e irrecusável responsabilidade pelo correto e completo cumprimento de seus preceitos, salvo se sobrevierem causa de inexequibilidade parcial ou total, hipótese em que a FISCALIZAÇÃO decidirá sobre a proposta de alteração a ser apresentada pelo CONTRATADO.

24.6. Todos os equipamentos e acessórios deverão ser novos, de primeiro uso, comprovadamente de primeira qualidade, e estar de acordo com as especificações, devendo ser submetidos à aprovação da FISCALIZAÇÃO.

24.7. A contratada deverá providenciar a troca de equipamentos que se mostrarem inapropriados por ocasião da sua instalação. 24.8. A troca deverá ser providenciada no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da notificação da CONTRATADA.

(21)

24.9. Correrão por sua conta e risco as despesas decorrentes com a troca de equipamentos, inclusive fretes, seguros, impostos, transporte, etc.

24.10. A CONTRATADA, uma vez notificada, terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para retirar os equipamentos defeituosos e rejeitados pela fiscalização.

24.11. Os períodos de garantia serão suspensos, a partir da constatação de defeito pela Procuradoria até a efetiva correção pelo CONTRATADO. Na hipótese de substituições de componentes e equipamentos, um novo período de garantia será iniciado somente para o item substituído, contando-se o prazo a partir da aceitação pela Procuradoria, componente ou equipamento novo.

25. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

25.1. Obriga-se a licitante a declarar, sob as penalidades legais, a superveniência de fato impeditivo à habilitação.

25.2. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário, pela Pregoeira. 25.3. Na contagem dos prazos estabelecidos neste edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-excluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos. Só se iniciam e vencem os prazos referidos neste subitem em dia de expediente no órgão. 25.4. No julgamento da habilitação e das propostas, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

25.5. A homologação de resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

25.6. As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da contratação.

25.7. A presente licitação poderá ser revogada por razões de oportunidade e conveniência, considerando o adequado atendimento ao interesse público, bem como em virtude de fato superveniente devidamente comprovado, ou ser anulada, no todo ou em parte, por ilegalidade, de ofício ou provocação de terceiros, mediante ato escrito e fundamentado.

(22)

b) As licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito da contratada de boa-fé de ser ressarcida pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do contrato.

25.8. O foro para dirimir os possíveis litígios que decorrerem dos procedimentos licitatórios, será o da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Belém/PA.

25.9. É facultado à Pregoeira ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, promover diligências destinadas a esclarecer ou completar a instrução do processo licitatório, inclusive solicitar ao licitante vencedor a apresentação de amostras, protótipos e manuais, de forma a verificar a ocorrência de ajustes dimensionais, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

25.10. Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta, não sendo a PRT-8ª em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

25.11. Qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física, poderá acompanhar o desenvolvimento do pregão, na forma eletrônica, em tempo real, por meio do sítio http://www.comprasnet.gov.br.

25.12. O Edital estará disponível nos sites www.comprasnet.gov.br e www.prt8.mpt.gov.br.

25.13. Qualquer informação complementar sobre o presente edital e seus anexos poderá ser obtida na Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, Rua dos Mundurucus, n° 1794, Batista Campos – Belém/PA, pelo endereço de correio eletrônico – prt8.cpl@mpt.gov.br, ou pelo número de telefone: (91)3217-7555. Belém(PA), 3 de outubro de 2014.

RoselydeBarrosOliveira Pregoeira

(23)

MINISTÉRIOPÚBLICODAUNIÃO

PROCURADORIAREGIONALDOTRABALHODA8ªREGIÃO

PREGÃOELETRÔNICO Nº 5/2014

ANEXO I

SISTEMA ELETRÔNICO DE CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO (CFTV)

1 - OBJETO

1.1. O objeto deste termo de referência é a contratação de empresa especializada para fornecimento, instalação e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do circuito fechado de televisão (CFTV), a ser instalado no edifício-sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, localizado na Avenida Governador José Malcher, 652, Nazaré, CEP 66035-100.

2 - JUSTIFICATIVA

2.1 - Municiar o prédio da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região de infraestrutura eletrônica de segurança nas dependências da Regional, possibilitando melhor controle sobre o patrimônio público, garantindo adicionalmente segurança para membros, servidores e terceirizados, haja vista a total ausência de mecanismos dessa natureza.

3 - COMPOSIÇÃO

3.1 - Este Termo de Referência é composto de: 3.1.1 - Caderno de Especificações Técnicas; 3.1.2 - Orçamentos descritivos dos equipamentos; 3.1.3 - Tabela comparativa de preços;

3.1.4 - Tabela de valores de referência;

4 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS MATERIAIS

4.1 - Os equipamentos a serem instalados, suas quantidades, funcionalidades e especificações estão detalhados no “Caderno de Especificações Técnicas”.

(24)

5.1 - O espeque legal encontra-se nos seguintes instrumentos legais: Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002; Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005; Decreto nº 6.204, de 05 de setembro de 2007; aplicando-se subsidiariamente a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada, bem como pelas condições estabelecidas neste edital e seus anexos.

6 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

6.1 - Conforme prazos estabelecidos neste documento, e demais anexos ao Edital.

7 - OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

7.1 - A CONTRATADA ficará obrigada aos termos do edital de licitação e de seus anexos, especialmente às cláusulas e condições previstas na minuta de contrato, nas especificações técnicas, planilhas, cronogramas, entre outros documentos, constantes do presente processo licitatório.

7.2 - A CONTRATADA ficará obrigada a oferecer, às pessoas designadas pela contratante, treinamento na operação, funcionamento e monitoramento das câmeras.

7.3 - Durante a vigência contratual, a CONTRATADA ficará obrigada a efetuar possíveis remanejamentos, reposicionamentos e supressões de câmeras que se tornarem necessários em decorrência de readequações das instalações físicas da CONTRATANTE, sob pena de aplicação das penalidades previstas no Edital.

7.4 – A Contratada deverá fazer a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos pelo período de 12 (doze) meses, contados do recebimento definitivo do serviço, sem nenhum custo adicional para a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região. 8 - FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

8.1 - O acompanhamento e a fiscalização do contrato serão efetuados por Comissão designada por Portaria da Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

9 - GARANTIA E DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

9.1 - O prazo de garantia para os equipamentos e serviços, sem qualquer ônus adicional para a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, não poderá ser inferior a 12 (doze) meses, contados do recebimento definitivo.

9.2 - Na garantia ora prevista inclui consertos, reparos e a substituição de peças, referentes aos equipamentos adquiridos e instalados através do presente processo, bem como a mão de obra respectiva, sem nenhum custo adicional para a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

9.3 - O serviço de assistência técnica, durante todo o período de garantia, deverá ser prestado de modo a remover os defeitos

(25)

apresentados pelo equipamento, compreendendo, nesse caso, a substituição de pecas, ajustes, reparos e correções necessárias, de acordo com as normas técnicas especificas, a fim de manter o equipamento em perfeitas condições de uso, sem qualquer ônus adicional para a PRT/8ª Região.

9.4 - Os serviços deverão ser prestados nas dependências desta Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região ou, se necessário, a remoção e a devolução dos equipamentos não deverão acarretar qualquer ônus a esta Procuradoria.

9.5 - O prazo para sanar defeito apresentado nos equipamentos durante o período da garantia ofertada não poderá ser superior a 48 (quarenta e oito horas) horas, a contar da chamada. O prazo para atendimento do chamado é de 24 (vinte e quatro) horas, contado do chamado.

9.6 - Caso o conserto requeira prazo superior ao especificado no subitem anterior, a CONTRATADA obriga-se a disponibilizar equipamento de igual ou superior característica, em substituição ao que apresente defeito, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar do término do prazo estabelecido no subitem anterior. 9.7 - A inobservância aos prazos estabelecidos nos subitens acima ensejará a aplicação das penalidades previstas no Edital.

9.8 - A manutenção preventiva e corretiva será realizada em dias úteis, no horário compreendido entre às 8:00h e 15:00h, de segunda-feira a sexta-feira.

9.9 - Ocorrendo o término do prazo da garantia ofertado e havendo pendências com relação a serviços não realizados por culpa da CONTRATADA ou de terceiro, ficará prorrogado, por igual período da suspensão, o prazo de garantia e o serviço de assistência técnica, sem ônus para esta Procuradoria.

9.10 – A CONTRATADA deverá informar o telefone e e-mail para acionamento de serviços de manutenção e conserto dos equipamentos, mantendo-os constantemente atualizados junto à Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região.

9.11 – A CONTRATADA deverá indicar o endereço completo da empresa na região metropolitana de Belém, informando a empresa/escritório credenciado a prestar o serviço de Assistência Técnica e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos instalados. 10 - PRAZO DE ENTREGA E RECEBIMENTO DO OBJETO

10.1 - O prazo de entrega e instalação dos materiais e equipamentos será de 60 (sessenta) dias, a contar da assinatura do Contrato (Anexo IV), sendo todas as despesas relativas ao transporte e entrega dos bens adquiridos pela PRT-8ª às expensas exclusivamente do fornecedor.

10.2 - O prazo para a entrega e instalação dos equipamentos é de 90 dias, contado da assinatura do Contrato, podendo ser prorrogado, a critério da PRT-8ª, tendo em vista a reforma predial que está sendo realizada no local do serviço.

(26)

10.3 - Correrão por conta exclusiva da empresa CONTRATADA eventuais custos com armazenamento e guarda dos equipamentos até a sua instalação definitiva.

10.4 - Os equipamentos deverão ser industrializados, novos, de primeiro uso e entregues acondicionados adequadamente em suas embalagens originais, devendo apresentar identificação da marca, modelo, lote de fabricação, selo de garantia, datas de fabricação e validade, de acordo com as características dos produtos.

10.5 - Os equipamentos serão recepcionados por representante da Administração e, posteriormente, terão termo de recebimento provisório expedido pela Divisão Administrativa e Divisão de Informática da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, da seguinte forma:

a) Provisoriamente, após o recebimento de todos os equipamentos e quantitativos contratados, observados o bom estado de conservação e a inviolabilidade dos seus lacres e verificadas previamente o atendimento às especificações técnicas originárias; entrega dos manuais de operação e manutenção; e

b) Definitivamente, após terminadas todas as instalações necessárias, e testados todos os equipamentos e ratificadas suas funcionalidades face às especificações estipuladas no certame. 10.6 - O prazo para o recebimento definitivo será de até 10 (dez) dias, contados da efetiva instalação dos equipamentos.

10.7 - Caso os materiais ou equipamentos apresentem defeitos ou não sejam compatíveis com as especificações solicitadas, a CONTRATADA deverá proceder à sua substituição no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis.

10.8 - O prazo da entrega e instalação dos equipamentos poderá ser prorrogado pela Procuradora-Chefe desta Procuradoria, desde que ocorra motivo justo, devidamente fundamentado, e seja solicitado antes do prazo final.

10.9 - Os pedidos de prorrogação deverão ser instruídos com as provas necessárias à sua concessão, nos termos dos § § 1º e 2º do artigo 57, da Lei nº 8.666/93.

10.10 - A Licitante Vencedora fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem, até o limite de 25% do valor inicial atualizado da contratação, conforme previsão contida nos §§ 1º e 2º, do artigo 65, da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

11 - LOCAL DA INSTALAÇÃO

11.1 - O local de instalação do sistema eletrônico de circuito fechado de televisão (CFTV) será na sede onde será instalada a PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO/PA, localizada na Avenida Governador José Malcher, 652, Nazaré, Belém-PA.

11.2 - Será de inteira responsabilidade da empresa vencedora, o fornecimento, a instalação, manutenção e adequação do referido sistema, para o perfeito funcionamento da vigilância monitorada na Sede da PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO/PA,

(27)

11.3 - Os equipamentos de controle e armazenamento das imagens do sistema serão instalados em área própria da Divisão de Tecnologia da Informação da PRT-8ª.

11.4 – O local de entrega dos equipamentos será na sede onde será instalada a PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO/PA, localizada na Avenida Governador José Malcher, 652, Nazaré, CEP 66030-100, Belém-PA.

12 - VISTORIA TÉCNICA

12.1 - É facultada à(s) empresa(s) interessada(s), para correta elaboração de suas propostas, a vistoria no local de realização do serviço, cuja visita devera ser realizada por profissional habilitado e agendada previamente.

12.2 - A vistoria ao local de instalação do Sistema Eletrônico de Circuito Fechado de TV (CFTV) será para dirimir quaisquer dúvidas e evitando alegação futura de desconhecimento das instalações físicas existentes.

12.3 - É de inteira responsabilidade das empresas licitantes, apurar todas as condições técnicas necessárias para as instalações.

12.4 - A não realização de vistoria, não será caso de desclassificação ou inabilitação, ficando a empresa licitante que não tomou conhecimento dos locais para cumprimento das obrigações atinentes ao objeto licitado responsável, se for o caso, pelas despesas decorrentes das adaptações que se fizerem necessárias para execução dos serviços licitados.

13 - ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA

13.1 - As Licitantes deverão apresentar, no mínimo, 1 (um) Atestado de Capacidade Técnica comprovando o fornecimento e instalação de Sistema Eletrônico de Circuito Fechado de TV de acordo com o objeto licitado.

14 - QUANTIDADE E PREÇO MÁXIMO UNITÁRIO ACEITÁVEL

ITEM Especificação do Objeto QTE

Valor Unitário de Referência (R$) Valor Total de Referência (R$) 01 Câmera Tipo 01 43 4.138,00 177.934,00 02 Câmera Tipo 02 12 5.727,00 68.724,00 03 Câmera Tipo 03 01 16.077,00 16.077,00

04 NVR para 32 câmeras com software 03 37.347,00 112.041,00

05 Mesa Joystick Operacional / 01 2.967,00 2.967,00

(28)

ITEM Especificação do Objeto QTE Valor Unitário de Referência (R$) Valor Total de Referência (R$)

07 Monitor polegadas. LED 40 02 2.409,00 4.818,00

08 Switch Tipo 01 01 2.990,00 2.990,00 09 Switch Tipo 02 10 1.792,00 17.920,00 10 Instalação, Setup e configuração do software e do hardware – serviço especial de instalação, setup e configuração dos sistema de controle de acesso 1 72.170,00 72.170,00

VALOR TOTAL DE REFERÊNCIA 482.340,00

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

A - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – CIRCUITO FECHADO DE TV

1. TIPO 1 - CÂMERA PROFISSIONAL FIXA EM REDE TIPO MINI DOME Câmeras de vídeo de rede sobre plataforma Ethernet (IP), deve atender as seguintes especificações:

 Sensor de Imagem: 1/3’’ CMOS;  Progressive Scan;

 Possuir lente varifocal de 2.7-9 mm, tipo auto-íris. A lente deve fazer parte da câmera, formando um único produto;

 Ser do tipo Day/Night, com filtro de corte de infravermelho (ICR);

 Iluminação mínima em colorido: 0.4Lux (F1.2, 50IRE);

 Iluminação mínima em preto e branco: 0.03Lux (F1.2, 50IRE);  Resoluções: 1280x800, 1280 x 720, 640 x 480 e 320 x 240;  Taxa de 30 frames por segundo, na resolução 1280x800, 1

megapixel real.

 Codec de vídeo: H.264, MPEG-4 e MJPEG;  Possuir 1 entrada e 1 saída de áudio;  Codec de áudio: G.711;

(29)

 Possuir WDR

 Velocidade de Shutter de 1/60 a 1/30.000;  Possuir 10 zonas de máscara de privacidade;

 Filtro de IP para negar e permitir o acesso ao sistema;  Recurso de aprimoramento de contraste;

 Vídeo inteligente: detecção de movimento;  Suporte a IPv4 e IPv6;

 Possuir os seguintes protocolos: TCP/IP, UDP/IP, RTP, RTSP, NTP, HTTP, HTTPS, SSL, DHCP, FTP, SMTP, ICMP, IGMP, SNMP, ARP, DNS, DDNS;

 Estar em conformidade ONVIF;

 Conexão de 10 usuários no modo unicast;  Ser capaz de enviar notificações por e-mail;

 Possuir no mínimo, 3 níveis de acessos de usuários;  Alimentação de 12VDC, 24VAC, PoE (IEEE802.3af);  Relação sinal/ruído: 50dB;

 Consumo máximo de 8 Watts;

 Temperatura de operação: -5°C ~ +50°C;  Possuir 1 entrada e 1 saída de alarme;

 Possuir uma saída analógica de vídeo de 1Vp-p;  Entrada para cartão SD/SDHC;

 Certificação FCC e CE.

 Suporte aos sistemas operacionais: Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

2. TIPO 2 - CÂMERA PROFESSIONAL EM REDE DIA & NOITE

Câmeras de vídeo de rede sobre plataforma Ethernet (IP), deve atender as seguintes especificações:

 Sensor de Imagem: 1/3’’ CMOS;  Progressive Scan;

 Possuir lente varifocal de 3.3~9mm, tipo auto-íris. A lente deve fazer parte da câmera, formando um único produto;  A câmera deve ter proteção IP66, construída em alumínio ou

metal. A caixa de proteção deve fazer parte da câmera, formando um único produto;

(30)

 Ser do tipo Day/Night, com filtro de corte de infravermelho (ICR);

 Iluminação mínima em colorido: 0.4Lux (F1.2, 50IRE);

 Iluminação mínima em preto e branco: 0Lux (F1.2, 50IRE) com o infravermelho ligado;

 Alcance dos infravermelho: 40 metros;

 Possuir as resoluções: 1920x1080, 1280x800, 640x480 e 320x240;

 Taxa de 30 frames por segundo;

 Codec de vídeo: H.264, MPEG-4 e MJPEG;  Possuir WDR

 Velocidade de Shutter de 1/60 a 1/30.000;  Possuir 10 zonas de máscara de privacidade;  Filtro de IP;

 Vídeo inteligente: detecção de movimento;  Suporte a IPv4 e IPv6;

 Possuir os seguintes protocolos: TCP/IP, UDP/IP, ICMP, DHCP, SNMP, DDNS, RTP, RTSP, NTP, HTTP, HTTPS, SSL, SMTP, ARP, FTP, IGMP, DNS;

 Estar em conformidade ONVIF;

 Conexão de 8 usuários no modo unicast;

 Alimentação de 12VDC, 24VAC, PoE (IEEE802.3af);  Relação sinal/ruído: 50dB;

 Consumo máximo de 13 Watts;

 Temperatura de operação: -5°C ~ +50°C;  Possuir 1 entrada e 1 saída de alarme;

 Suporte aos sistemas operacionais: Windows XP, Windows Vista e Windows 7;

 Certificação: FCC e CE.

3. TIPO 3 - CAMERA MÓVEL HD TIPO DOME  Sensor de Imagem: 1/3’’ CMOS;  Ser do tipo Dome;

 Função Day/Night, com remoção de filtro infravermelho (ICR);  Iluminação mínima em color: 0.9 Lux (F1.6, 50IRE);

Referências

Documentos relacionados

médios de perda de solo em função das tensões aplicadas nos ensaios de Inderbitzen realizados com amostras deformadas, podendo-se evidenciar que para os testes realizados com

Registramos um crescimento de 4% das receitas de contribuição dos associados. Isso é pouco, face aos desafios colocados. Desta feita, acreditamos que a diretoria,

perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação da CNDT- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. A fatura que for apresentada com erro será devolvida

O Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza/CE, com sede na Rua Jaime Benévolo, 1059, bairro José Bonifácio, Fortaleza

eliminados na fase quartas de final do 22º Campeonato Paulista de Futebol Feminino - Primeira Divisão - 2020, divididos em 02 (dois) grupos de 02 (dois), que

A violência e o bullying são, nos dias atuais, uma dos grandes problemas enfrentados nos espaços escolares e as respostas punitivas tem se mostrado insuficientes para o

Artigo 104 - O advogado é indispensável à administração da justiça e, nos termos da lei, inviolável por seus atos e manifestações, no exercício da

A principal contribuição de tais estudos foi a identifica- ção de que os valores cross-cultural podem ser mensurados em pesquisas e de que existem diferenças entre as culturas