• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES AMBIENTAIS: FILTRO SOLAR¹

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES AMBIENTAIS: FILTRO SOLAR¹"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES AMBIENTAIS: FILTRO SOLAR¹

TEIXEIRA, Bárbara Machado²; ALMEIDA, Cristina Silva de³; PACHECO, Júlia Fursel4; DOS REIS, Welerson Roberto5; PRATES, Taciara Vanessa Pfeiffer6

RESUMO

Objetivou-se com este trabalho, buscar compreender o uso devido do material estético de uso utópico filtro solar, que tem a função de repelir ou de diminuir a intensidade das radiações ultravioletas emitidas pelo Sol, onde a excessiva exposição proporciona uma relevante probabilidade de aquisição de uma dermatose (doenças de pele causadas ou influenciadas pela luz solar), tendo em vista que nas ultimas décadas a camada de ozônio (O3), com a função de desviar a radiação do Sol, vem se degradando pela ação antrópica, o que deixa o homem exposto mais facilmente aos altos índices de radiação solar. Foi averiguada também a história do filtro solar desde a Grécia Antiga, onde os gregos já utilizavam o azeite de oliva como uma espécie de filtro solar afim de proteção, porém pouco eficaz. Até hoje temos uma colossal variedade de filtros solares, contando com a possibilidade de produtos para cada tipo de pele.

ABSTRACT

The objective of this work, seeking to understand the proper use of the aesthetic material of utopian use, sunscreen, which serves to ward off or lessen the intensity of ultraviolet radiation emitted by the Sun, where excessive exposure provides a

significant chance of acquiring a dermatosis (skin diseases caused or influenced by sunlight), given that in recent decades the ozone layer (O3 ), whose function is to deflect radiation from the Sun, has been degraded by human activities, leaving the man more easily exposed to high levels of solar radiation. It was also investigated the history of sunscreen since ancient Greece, where the greeks were already using olive oil as a kind of sunscreen in order to protect, but ineffective. To this day we have a colossal variety of sunscreens, with the possibility of products for every skin type.

PALAVRAS-CHAVE

Filtro solar; radiação ultravioleta; proteção.

INTRODUÇÃO

O referente trabalho tem por objetivo situar a evolução histórica do filtro solar,

esclarecer a importância do seu uso diário e ação na camada epitelial, bem como se suas principais ações no organismo realmente o protegem. Pesquisas revelam que doenças de pele, dermatoses, cânceres da camada epitelial e fotodermatoses estão tendo grande

(2)

incidência na atualidade, devido à pouca preocupação sobre uso de filtros solares e a rotina agitada tanto em grandes como pequenos centros.

Devido aos fatos apresentados, essa feitura tem por propósito esclarecer como agem esses protetores, e quais os mais indicados para cada indivíduo, adulto ou criança, e sua real eficácia em um contexto que envolve os materiais que o compõem para que assim seja esclarecido qual a proteção necessária nesse produto para que tenha o resultado almejado.

Além disso o projeto visa elucidar a evolução histórica do filtro solar, como era visto em épocas remotas e qual sua conotação nos dias de hoje, já que sua importância sofreu grandes mudanças junto da evolução de estudos voltados para os problemas causados à exposição ao sol sem proteção, devido a incidência de raios solares nocivos à pele. Incidência tal que ocorre pela destruição da camada de ozônio por atividades antrópicas, acentuada com o aquecimento global, e atingindo com maior força a superfície terrestre, consequentemente existe a importância de proteção contra raios UVA e UVB, que atingem com maior confluência a camada superficial do planeta Terra, e são

responsáveis por problemas de pele, que podem ser prevenidos e amenizados com o uso diário do filtro solar.

METODOLOGIA

Pesquisa teórica objetiva de caráter dedutivo, parte de princípios gerais para a compreensão de questões com menor abrangência. Encontra embasamento em documentos de arquivos e instituições públicas (ANVISA e INMETRO), e fontes estatísticas (SBD), como utiliza de referências teóricas no meio online caracteriza-se como indireta intensiva/extensiva por empregar medidas de opinião, análise de conteúdo e discussão em grupo. O material documentado e transcrito no referente projeto e sua avaliação serão organizados no formato de pesquisa com o intuito de esclarecer o estudo dos fatos construídos. Faz uso de leituras referentes ao assunto pesquisado, e elabora conceitos sobre a compreensão do grupo após estudo e encontra reforço em embasamentos teóricos publicados por especialistas do tópico aqui

sistematizado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Há décadas as pessoas eram classificadas pela cor de sua pele porque o padrão de beleza era ditado pela elite, que na época consistia em fazendeiros ricos. Aqueles com pele mais escura eram considerados inferiores e estavam destinados a trabalhos manuais a serem desenvolvidos principalmente na agricultura e na pesca, isso quando não eram escravizados.

Com o tempo (mais precisamente depois da Primeira Guerra Mundial), ocorreu uma inversão de valores e a cor de pele clara passou a ser associada a trabalhos em locais fechados e com alta carga horária, consequentemente, não tinham tempo para atividades

(3)

ao ar livre com a família, já as pessoas abastadas dispunham desse tempo e então eram bronzeadas.

Devido ao aumento dos problemas de pele relacionados à exposição excessiva e sem proteção ao sol, começaram as pesquisas sobre medidas preventivas, que abrangem desde mudanças comportamentais como evitar a exposição em horários de grande intensidade de radiação solar, até o desenvolvimento de fotoprotetores tópicos. A importância do uso diário do filtro solar atualmente tem grande ligação com o

aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, que consequentemente agravam a ocorrência do efeito estufa e do aquecimento global, dois problemas globais que afetam nosso corpo. Como nos deixam mais expostos a incidência de raios solares devido a diminuírem a camada de ozônio através de gases como os clorofluorcarbonetos, o uso tópico deste produto previne possíveis doenças as quais a ocorrência é mais propensa devido aos fatos acima expostos.

Paulo Antonio de Carvalho Fortes e Helena Ribeiro (2014) destacam que as pessoas com pele clara estão em maior risco já que são propensas a queimarem com maior facilidade. Além disso ressaltam que a radiação UVB aumentada origina carcinogênese, envelhecimento precoce, melanoma e outras doenças causando prejuízos nas funções imunológicas.

Em um mundo globalizado no qual as pessoas não dispõem de tempo para pequenas ações devido à rotina conturbada, os indivíduos possuem menor preocupação com a saúde aumentando os índices de casos de cânceres, inclusive o de pele. O filtro solar age justamente, no combate à essas doenças, seja absorvendo a radiação (orgânicos), ou repelindo-a (inorgânicos), e sua eficácia é erroneamente medida pelo fator de proteção solar (FPS), já que o mesmo indica o tempo que a pessoa poderá ficar exposta ao sol variando de um indivíduo para outro de acordo com sua cor de pele.

Sua efetividade é desconhecida por muitas pessoas, a proteção contra os raios UVA, já que os mesmos não mudam sua intensidade durante o dia, tornando mais fácil as reações que causam doenças como o câncer e o fotoenvelhecimento, em razão de que o mesmo atinge as camadas mais profundas da cútis, e carece de precaução. Essa proteção é medida em PPD (Persistent Pigment Darkening): Fator de proteção contra os raios UVA.

Dessas duas formas acima citadas se dão a ação do filtro solar, uma conhecida como bloqueador solar, forma inorgânica, já que repele os raios solares antes que entrem em contato com a pele, e outra chamada de protetor solar, forma orgânica, a qual absorve os raios solares. Os dois tipos são constituintes dos conhecidos filtros solares.

O filtro solar é um cosmético que possui substâncias que previnem a ação maléfica dos raios solares na camada epitelial, seus benefícios são comprovados a partir de estudos que evoluem até na época atual sendo descobertas diferentes métodos de produção e matérias diferentes que podem agregar maior proteção ou que podem eventualmente ser substituídas ou cortadas no processo de fabricação por acarretarem consequências negativas.

(4)

Em entrevista ao blog arrase! o Dr. Lair Ribeiro faz grandes revelações sobre o filtro solar, comenta que ele é realmente eficaz se possui proteção contra os raios UVA, e que a maioria dos filtros solares brasileiros podem trazer consequências como o aumento de peso, por possuírem substâncias como o 4- metil benzilideno cânfora (4-mbc) que bloqueiam a função da tireoide aumentando a produção de estrogênio no organismo, além de deixar o homem com formas afeminadas.

Filtros solares são desenvolvidos com especificidades, de acordo com o tipo de pele, tanto no quesito de cor (parda, branca, negra), ou características epiteliais (suave, oleosa, seca). Portanto é de grande importância que o cidadão tenha ciência de suas necessidades no momento da aquisição de protetores, assim tendo máxima eficácia e diminuindo a ocorrência de possíveis efeitos colaterais, devido ao fato de ser um cosmético, que o filtro solar pode ocasionar.

A importância dessa atenção no momento da adquirição do produto é fundamental, pois assim a proteção contra os raios ultravioleta é efetiva e eficaz, o objetivo que se tem quando se faz uso do cosmético. Importante ressaltar que a leitura do rótulo da embalagem é muito significativa, já que a real proteção é a contra os raios UVA, medida em PPD, que pode ser disfarçada com uma pequena frase na embalagem: “proteção de largo espectro”, significando que a proteção contra os raios UVA, na realidade, não está presente no produto analisado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em razão das pesquisas realizadas e dos fatos apresentados anteriormente neste trabalho, conclui-se que o filtro solar se mostra de extrema importância ao agir como protetor da pele e da saúde das pessoas, sendo indispensável seu uso, tanto em dias nublados quanto nos ensolarados, já que os raios UVA e UVB estão sempre adentrando a atmosfera da Terra.

O filtro solar foi criado a partir de uma necessidade verdadeira das pessoas de se protegerem, da mesma forma deu-se a evolução das fórmulas e dos produtos

especializados, além da influência dos fatores históricos, já que em épocas passadas a raça e a cor da pele possuíam grande importância para a sociedade, determinando o prestígio social do indivíduo.

A desconsideração do uso desse cosmético pode gerar graves problemas, as células atingidas pelos raios solares comprometem o sistema imunológico do organismo, podendo ocorrer tumores cancerígenos, melanoma, envelhecimento precoce, além de outras doenças.

É fundamental que ao adquirir o produto, o sujeito saiba sobre o funcionamento de seu organismo e do que ele necessita, sendo considerável a ideia de consultar um

dermatologista. Assim como aqueles que apresentam alguma doença na pele, devem procurar tratá-la, se preciso com exames de rotina, como cuidamos de qualquer outra parte do corpo, a fim de identificar o quadro em que a doença se encontra para que o tratamento realizado seja eficaz.

(5)

REFERÊNCIAS

ARRASE!. Dr. Lair Ribeiro: Filtro Solar engorda e provoca celulite. [s.l.], nov. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015.

FORTES, Paulo Antonio Carvalho; RIBEIRO, Helena. Saúde Global. São Paulo: Editora Manole, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Nesta pesquisa, mostra-se a resistência do corpo docente em reconhecer a utilização desses espaços como campo de estágio na formação inicial de professores, sendo que

a) A integração regional sul-americana, consolidada no Mercosul, só foi possível com o fim das ditaduras militares no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai que assinaram um acordo

Blue / Master 1 / Male / Light Feather -- 57.6 - 64kg. Daniel Cheng 鄭頌賢

Esse estudo propõe-se a analisar se houve mudança significativa no modo de deslocamentos da população das capitais brasileiras durante a pandemia de COVID-19, partindo

Os aspectos do briefing relatados neste capítulo como a visão do produto e a experiência, a categorização, o público alvo, e os objetivos do negócio e

Alguns tradicionalistas a preferem, e apesar de eu também gostar mais dela, escolhi a palavra griot e seu feminino griote, para ser usada aqui, na maior parte das vezes, porque

“Dorans Faceoff LW07”, um macho de raça Bulldog da criadora Juanita Pascual Mandorran e dos proprietários Abraham Toledano & M Victoria Gagigao foi

Se estas medidas não forem suficientes para manter as concentrações de vapores dos solventes abaixo do limite de exposição (vide item 2), deverão ser utilizados os Equipamentos