• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Formato Curso Turma

Presencial (Sala Estúdio | Liberdade)

Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio)

Online (inscrição na Unidade Damásio)

11632 11634 11636 05432 05438 05442

TURMAS

Pós-Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor

(Turma 6 – Abril/2017)

O curso tem o objetivo de provocar, por intermédio da pesquisa e do debate, discussão enriquecedora e aprofundada acerca de temas relevantes do Código de Defesa do Consumidor, sobretudo aqueles que impactam diretamente na relação de consumo e nas suas consequências no mercado de consumo, fundamentando-se fundamentando-sempre no diálogo existente entre a Constituição Federal, o Código Consumerista e o Código Civil Brasileiro.

Com base na análise legal, doutrinária e jurisprudencial dos temas de relevância no Direito do Consumidor, com aprofundamento na verificação da responsabilidade do fornecedor, da proteção contratual do consumidor e de suas tutelas de defesa, tanto na seara administrativa quanto na seara processual, o curso terá também um viés prático, propondo a análise de hard cases e de leading cases e estimulando a formação de um senso crítico por parte do discente, de forma a prospectar novos horizontes dentro desse ramo do Direito.

Tem foco na atualização do conhecimento dos profissionais da área jurídica que atuam ou possam atuar como defensores de direitos dos consumidores ou dos fornecedores, ou ainda, daqueles que atuam em órgãos públicos ou privados que promovam a regulação do mercado e a defesa dos consumidores, administrativamente ou em juízo.

IMPORTANTE: Para que o aluno tenha mais informações sobre a organização do curso e sobre as suas obrigações como pós-graduando, se faz imprescindível a leitura do MANUAL DO ALUNO, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

SOBRE O CURSO

PERÍODO

DIAS e HORÁRIOS

Presencial e Telepresencial

de 25/04/2017 a 23/10/2018 Matrículas até: dia 09/05/2017

Online

de 27/04/2017 a 25/10/2018 Matrículas até: dia 11/05/2017

Presencial e Telepresencial às terças-feiras das 19h00 às 22h40 Online às quintas-feiras até às 18h00

(2)

(*) Cronograma de aulas/temas sujeitos à alteração. MÓDULOS

Disciplinas Temas

Carga-horária

Disciplina do Mercado e Responsabilidade do Fornecedor(abril/2017)

Teoria da qualidade e responsabilidade do fornecedor. Responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade do fornecedor pelo vício do produto e do serviço. Responsabilidade dos profissionais liberais por danos no CDC. Responsabilidade por danos ao consumidor na internet. Práticas comerciais abusivas. Proteção do consumidor e propriedade intelectual. Proteção do consumidor e bancos de dados. 70 horas Dinâmica da Proteção do Consumidor e Efetividade do Direito(agosto/2017)

Defesa da concorrência e direito do consumidor. Ações coletivas: legitimação, procedimento e efeitos da coisa julgada. Facilitação do exercício de direitos do consumidor em juízo: inversão do ônus da prova e antecipação da tutela. Tutela específica da obrigação, contrato de consumo e jurisprudência do STJ. Tutela coletiva do consumidor. Regulação dos serviços públicos e direito do consumidor. Proteção administrativa do consumidor. Tutela penal das relações de consumo. Proteção internacional do consumidor.

70 horas

Fundamentos do Direito do Consumidor(outubro/2017)

Introdução ao direito do consumidor - A importância do Direito do Consumidor na sociedade contemporânea. Fundamento constitucional do direito do consumidor. Princípios do direito do consumidor - Vulnerabilidade, Intervenção do Estado, Harmonia nas Relações de Consumo. Direitos básicos do consumidor - Vida e segurança, Indenização por danos, Facilitação do exercício dos direitos, equilíbrio contratual e proteção contra práticas e cláusulas abusivas. Princípios do direito do consumidor - Boa fé, função social do contrato, Equilíbrio. Direitos básicos do consumidor - Informação e adequada prestação de serviços públicos. Relação de consumo: definição legal de consumidor e de fornecedor. Disciplina jurídica da publicidade e o direito do consumidor. Diálogo das fontes.

70 horas

Proteção Contratual do Consumidor(fevereiro/2018)

Contratos de consumo e nova teoria contratual. Formação e execução do contrato de consumo. Contratos de planos de saúde. Contratos bancários. Contratos turísticos. Inadimplemento contratual e proteção do consumidor. Contratos eletrônicos. Contratos de seguro e proteção do Consumidor.

70 horas

Metodologia do Trabalho Cientifico (online)

Monografia. Estrutura da Monografia. Elementos pré-textuais: Capa. Lombada. Folha De Rosto. Errata. Folha De Aprovação. Dedicatória. Agradecimentos. Citação ou Epígrafe. Declaração de isenção de responsabilidade. Resumo em português. Resumo em língua estrangeira. Lista de ilustrações. Lista de abreviaturas, siglas ou símbolos. Sumário. Elementos textuais: Introdução. Desenvolvimento do trabalho – capítulos ou seções. Conclusão. Elementos pós-textuais: Referências. Glossário.

50 horas

Didática do Ensino Superior (online)

Princípios da andragogia. Variáveis na aprendizagem. O professor universitário. Características do professor eficaz. O estudante universitário. Relação professor-estudante. Estratégias facilitadoras da aprendizagem. Planejando aulas. Avaliação de conteúdos. Avaliações inadequadas. Correção. Educação à distância e o uso de novas tecnologias. Equívocos. Aulas expositivas. 50 horas TOTAL 380 horas

CONTEÚDO

(3)

DIRETOR PEDAGÓGICO Pedro Regazzo

COORDENADORES Coordenador Científico Bruno Miragem

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, nos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito. Professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul - AJURIS e da Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Coordenador Pedagógico Marco Antonio Araujo Junior

Diretor Executivo do Damásio Educacional. Diretor-Geral da Faculdade Damásio. Especialista em Direito Eletrônico pela Universidad Complutense de Madrid. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados - Seção São Paulo/SP. Conselheiro Seccional da OAB/SP. Professor de Ética Profissional, Direito do Consumidor e Direito Eletrônico. Palestrante de Direito Eletrônico e Direito do Consumidor. Advogado.

PROFESSORES

Amanda Flavio de Oliveira

Doutora, mestre, especialista e graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta de Direito Econômico e do Consumidor nos cursos de graduação e pós (mestrado e doutorado) da Faculdade de Direito da UFMG. Assessora de Gestão Estratégica da Presidência do Supremo Tribunal Federal.

Andressa Jarletti

Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Presidente da Comissão de Direito do Consumidor e Secretária da Comissão de Direito da Saúde da OAB/PR (gestão 2013-2015). Advogada.

Angélica Carlini

Mestre em História Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada nas áreas de direito do seguro, responsabilidade civil e relações de consumo.

CORPO DOCENTE

(4)

Arthur Luís Mendonça Rollo

Doutor e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Conselheiro de prerrogativas e membro efetivo das comissões de direito do consumidor e de direito eleitoral da OAB-SP.

Bruno Nubens Barbosa Miragem

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, nos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito. Professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul - AJURIS e da Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Claudia Lima Marques

Pós-doutora pela Universidade de Heidelberg (2003). Doutora pela Doctoris Iuris Utriusque (1996). Mestre pela Universidade de Tübingen (1987). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Atualização do Código de Defesa do Consumidor. Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association, Londres. Diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DBJV, Berlin) e da ILA-Branch Brazil. Ex-Presidente da ASADIP - Associação Americana de Direito Internacional Privado, Asunción e do Brasilcon Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Brasília. Coordenadora da Revista de Direito do Consumidor Brasilcon/RT e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Mercosul e Direito do Consumidor. Professora na Academia de Direito Internacional de Haia em 2009, é Árbitro do Mercosul e jurista-colaboradora da SENACON-MJ na OEA e Conferência de Haia. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristiano Heineck Schmitt

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003). Professor Adjunto na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e de Cursos de Especialização em Direito.

Daniela Corrêa Jacques Brauner

Doutoranda em Direito pela UFRGS (2014). Mestre em Direito pela UFRGS (2003). Especialista em Direito Internacional pela UFRGS (2002), com Curso em Direito Internacional pela OEA (2001) e pela Academia de Direito Internacional de Haia (2002). Diretora do Brasilcon e membro da ASADIP. Autora de artigos e capítulos de livro sobre Direito do Consumidor e Direito Internacional. Professora de Direito Internacional e Direito do Consumidor. Defensora Pública Federal.

Eduardo Francisco dos Santos Junior

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor do Damásio Educacional e da Faculdade de Direito de Sorocaba. Promotor de Justiça.

Fabiana D’Andrea Ramos

Mestrado em Direito pela Universidade de Heidelberg (1998) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005).

(5)

Fernanda Nunes Barbosa

Doutoranda em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004). Professora (licenciada) adjunta - nível I - do Centro Universitário Ritter dos Reis/Laureate University (campus Porto Alegre). Advogada.

Fernando R. Martins

Doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Guilherme Damasio Goulart

Mestre em Direito pela UFRGS. Advogado, professor e consultor em Segurança da Informação e Direito da Tecnologia.

Guilherme Martins

Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB NACIONAL, junto à Comissão de Direito do Consumidor. Membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde 1995, sendo atualmente titular da 3a Promotoria Cível da Capital-Rio de Janeiro.

Leonardo de Medeiros Garcia

Procurador do Estado do Espírito Santo. Ex-Procurador Federal com exercício no Gabinete do Advogado-Geral da União (AGU) com atuação específica perante o STF. Especialista em “Derecho del Consumo y Economia” pela Universidad de Castilla la Mancha/Espanha.

Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias

Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2010). Advogada de Magalhães, Nery e Dias - Advocacia.

Luís Antonio de Souza

Mestre e doutor em Direito pela PUCSP. Promotor de Justiça.

Marco Antonio Araujo Junior

Diretor Executivo do Damásio Educacional. Diretor-Geral da Faculdade Damásio. Especialista em Direito Eletrônico pela Universidad Complutense de Madrid. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados - Seção São Paulo/SP. Conselheiro Seccional da OAB/SP. Professor de Ética Profissional, Direito do Consumidor e Direito Eletrônico. Palestrante de Direito Eletrônico e Direito do Consumidor. Advogado.

(6)

Marcos Catalan

Doutor summa cum laude em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina.

Patrícia Vanzolini

Mestre e Doutoranda em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Direito Penal no Damásio Educacional. Advogada.

Paulo Valério Dal Pai Moraes

Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Conferencista e capacitador na Área da Negociação e resolução de conflitos e de problemas, com trabalho predominante junto ao setor público. Integra a Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Alteração do Código de Defesa do Consumidor e o Conselho Científico do Brasilcon - Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, bem como o Conselho Científico da Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumidor. Integra o MPCON - Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer

Mestrado (1998) e doutorado (2010) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo recebido menção summa cum laude na obtenção do título de doutor. Procurador do Estado de SP nível V, lotado na Assessoria Jurídica do Governo. Diretor da Revista de Direito do Consumidor. Integrou a Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor.

Sophia Vial

Doutoranda e Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Walter José Faiad de Moura

Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento (ICPD-UniCEUB). Mestre em Direito (ICPD-(ICPD-UniCEUB). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor Brasilcon. Ex Vice-Presidente do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

(7)

 Material pré-aula;

 Atividades pós-aula para o aprofundamento do que foi tratado;

 Duração de 12 meses + período de Orientação e entrega de Monografia;  Aulas com os maiores expoentes do Direito do Consumidor;

 Pergunte ao professor;

 Certificado de Conclusão emitido pela Faculdade Damásio, por força da Portaria MEC n. 921/2002 e da Portaria MEC n. 324/2013.

 Para os matriculados no formato online:

 As aulas ficarão disponíveis durante todo o curso;

 Os alunos poderão assistir as aulas em qualquer horário até o término do curso.

 O aluno deve ter colado grau até o dia 20/04/2017 (quinta-feira) e deverá apresentar os seguintes documentos:

 Cópias autenticadas: RG (*), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau (**) e Histórico Escolar;

 Cópia simples: Comprovante de residência;

 Originais: 1 (uma) foto 3x4 atual e Currículo profissional atualizado.

(*) A cópia autenticada da Carteira da OAB é aceita em substituição à do RG. A cópia da CNH

não é permitida em virtude da falta de dados necessários.

(**) A Certidão de Colação de Grau é aceita apenas para fins de matrícula, sendo indispensável

o Diploma de Graduação, para certificação ao final do curso.

 A documentação deve ser enviada para a Secretaria Acadêmica, junto com 1 (uma) via do contrato, impreterivelmente, até o dia 29/05/2017 (segunda-feira).

 Os documentos mencionados, acima, devem ser recebidos e enviados pela Unidade de Apoio para o seguinte endereço: A/C Secretaria Acadêmica – Rua da Glória, 195 – Liberdade - São Paulo/SP – CEP: 01510-001.

 Conexão Internet 1mbps;

 Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior. Compatível com Iphone e Ipad;

 Não compatível com Firefox e Android;  Plug-In Flash Player versão 11.8 ou superior;  Adobe Acrobat Reader.

DIFERENCIAIS

REQUISITOS MÍNIMOS

Ingresso no Curso

Referências

Documentos relacionados

Ferdinand de Saussure e as Normas terminológicas com o intuito de expor a importância da intersecção destas “disciplinas” para o sub-domínio da Ciência da Informação

logar a numerosos trabalhos, com o fim de apreciar o valor de um methodo, cuja simplicidade technica parecia pôr, emfim, nas mãos do clinico, um meio de diagnostico da

Long‑term prophylaxis with C1‑inhibitor (C1 INH) concentrate in patients with recurrent angioedema caused by hereditary and acquired C1‑inhibitor deficiency..

Segundo Campos e Baptista (2013, pp. 115-117), o dinamismo da cultura e das artes, bem como todo o seu potencial criativo podem gerar mudanças de comportamento e promover o

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa atender no mínimo 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos durante sua permanência na escola.A presente

Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar uma visão da “Casa da Ciência”, localizado dentro do Bosque da Ciência, que integra o Instituto Nacional de Pesquisas

Anaflaxia – reação imunológica ou alérgica que se caracteriza por contração da musculatura lisa e dilatação dos capilares devido a liberação de substancias

Caso seu pedido não seja feito na vaga de seu curso no período de inscrição, na fase de alteração esta prioridade é perdida para outro aluno, que mesmo de outro