• Nenhum resultado encontrado

PARTICIPAÇÃO NA XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARTICIPAÇÃO NA XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PARTICIPAÇÃO NA XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mayara Barbosa da Silva1

Minéia Cappellari Fagundes2

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência sobre a participação dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Carrossel de Barra do Bugres – MT, na I Feira de Matemática de Barra do Bugres (FEMABB) que ocorreu de forma concomitante com o XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) realizado no estado do Mato Grosso em Cuiabá. Os alunos apresentaram o projeto Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres”, baseado nos aspectos do Meio ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1988), sendo este um dos seis temas transversais presente neste documento. Descreve-se a importância das feiras e dos encontros para o ensino e aprendizagem de matemática, pois é um evento que impulsiona o aluno a conhecer outras culturas, outras realidades, a analisar e apresentar novas atividades, novas perspectivas para problemas sociais e matemáticos, e esses conhecimentos mudam as perspectivas de todos os envolvidos.

Palavras-chave: Meio ambiente; Coleta seletiva; Feiras de matemática.

1. Introdução

Ao pensar em relação a educação matemática e as dificuldades que permeiam esse ensino, torna-se importante que movimentações sejam analisadas e realizadas para motivar e incentivar este estudo.

As feiras de matemática vêm tomando espaço e destacando-se cada vez mais, pois é uma atividade que envolve alunos, professores e gestores de diferentes locais tornando-se um evento educativo cientifico-cultural que divulga experiências em sala de aula e propõe novas atividades e ideias indo além de um simples evento.

As Feiras foram idealizadas para ser um espaço de socialização e divulgação de experiências, estudos e atividades matemáticas desenvolvidas no âmbito

1 Universidade do Estado de Mato Grosso – mayara.barbosa@unemat.br 2 Universidade do Estado de Mato Grosso – mineia@unemat.br

(2)

escolar, principalmente nas salas de aula. Por outro lado, também se constituem em oportunidade de incentivo aos participantes, visitantes e outros professores a reproduzirem ou adaptarem práticas exitosas para a sala de aula. (SCHELLER 2020, p. 688)

A 1º Feira de Matemática de Barra do Bugres ocorreu no ano 2019, organizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com a participação mais de 700 alunos com 226 trabalhos apresentados e avaliados por 20 professores oriundos de diferentes cidades do estado de Mato Grosso, que dentro de alguns critérios escolheram 35 trabalhos para ser apresentado em Cuiabá no XIII ENEM.

O Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) ocorre desde 1987 e possui treze edições, sendo que seu último encontro foi realizado na Arena Pantanal localizada em Cuiabá – MT. Portanto, esse artigo possui como objetivo relatar a experiência sobre a participação dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Carrossel de Barra do Bugres – MT, na I Feira de Matemática de Barra do Bugres (FEMABB) que ocorreu de forma concomitante com o XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) realizado no estado do Mato Grosso, na cidade de Cuiabá.

2. Fundamentação teórica

Das estratégias buscadas para a melhoria do ensino e aprendizado de matemática tem-se as feiras e encontros, tem-sendo essas uma possibilidade de compartilhar atividades desenvolvidas, novas estratégias, novos projetos, além de envolver gestores, organizadores, alunos, professores e toda uma comunidade, tornando-se então um espaço cultural, de troca de experiencias.

As Feiras de Matemática, quer sejam, escolares, municipais, regionais, estadual ou nacional, são importantes momentos no processo formativo dos estudantes dos diferentes níveis de ensino, incentivando, divulgando e socializando as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como, se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância na medida em que possibilita a sistematização e implementação de Projetos de Pesquisa, que tem a Matemática como foco, por estudantes e professores. (SPILIMBERGO 2020, p.7)

Assim as feiras são desenvolvidas e organizadas de modo com que os alunos consigam ser o centro do desenvolvimento, que os mesmos criem, busquem, planejem, testem e assim consigam aprender efetivamente.

(3)

Pensando nisso o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), que ocorre desde o ano de 1987 com a sua primeira edição sendo em São Paulo, até a sua última edição (XIII) no ano de 2019 em Cuiabá – MT, com a temática “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica- Interfaces entre pesquisas e salas de aula”. Na descrição da visão geral do evento, é evidenciado que:

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.

Dentro desse conceito citado podemos perceber que as feiras vão muito além de apenas exposições, ela é um evento cultural, um momento de troca de experiência, de angústias e de felicidades, é um evento para ver atividades novas, para propor outras, fazer com que o aluno pense, realize, construa, ou seja não é só ir lá e apresentar ou expor um trabalho ela passa a realmente atuar na questão de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, e com a incumbência dada a escola, de proporcionar aos alunos condições para que ele possa resolver problemas de seu cotidiano, é importante que se faça um ensino de matemática que contemple essas necessidades.

Objetivo Geral do Ensino de Matemática: analisar informações relevantes do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número de relações entre elas, fazendo uso do conhecimento matemático para interpretá-las e avaliá-las criticamente. (BRASIL, 1998, p.48)

Para que se possa desenvolver no aluno um senso crítico para o olhar com os problemas da sociedade é importante que a escola englobe estes no seu planejamento. Os PCNs categorizam essas questões em seis temas transversais, sendo eles ética, orientação sexual, saúde, pluralidade cultural, trabalho/consumo e meio ambiente, que vai ser destacada a seguir:

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida neste planeta. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, corresponsabilidade, solidariedade, equidade. E a necessidade de se estender o respeito e o compromisso com a vida para além dos seres humanos a todos os seres vivos. (BRASIL, 1988, p.31)

(4)

Nesse sentido buscamos então relatar o trabalho que foi apresentado na I FEMABB, o qual levou os alunos do 8º ano do ensino fundamental a participar do XIII ENEM, a seguir apresentamos o desenvolvimento dos trabalhos e os resultados obtidos.

3. Resultados

Nesse tópico apresentamos os dois momentos vivenciados, a participação da I Feira de Matemática de Barra do Bugres (FEMABB) com dois trabalhos “Calculando o índice de Massa corporal através do aplicativo – IMC Calculadora” e “Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres” e no segundo momento a participação no XIII Encontro Nacional de Matemática (ENEM) com o trabalho selecionado.

3.1.Participação na I FEMABB

Neste primeiro momento vamos relatar a participação na I FEMABB, realizada na cidade de Barra do Bugres-MT, no ano de 2019, onde a Escola Carrossel assim como as demais escolas do município e da região participaram, apresentado trabalhos referentes a disciplina de matemática por alunos de diferentes idades desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Diante do convite, conversamos com os alunos do 8º ano para que pensássemos em trabalhos que poderiam ser realizados, que fossem significativos para eles e para o município. Sendo propostos dois temas o primeiro intitulado “Calculando o índice de Massa corporal através do aplicativo – IMC Calculadora” e o segundo com o nome “Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres”, que tratavam respectivamente dos temas transversais saúde e meio ambiente presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram definidos posteriormente através de votação os 6 alunos que iriam representar a turma durante a feira, lembrando sempre que a turma toda participou do processo.

Após a escolha dos títulos foi escrito um resumo apresentando a proposta e realizamos a nossa a inscrição, após ler com atenção o que seria de reponsabilidade dos professores orientadores e o que seria de reponsabilidade dos organizadores da feira (professores da UNEMAT de Barra do Bugres-MT).

(5)

Nesse momento, iniciamos a execução dos trabalhos, onde para o trabalho do IMC, foi utilizado o aplicativo “IMC – Calculadora3,onde a sua interface está apresentada na figura 1 estudados dados sobre a obesidade de acordo com a Organização Mundial da Saúde, além de elaborar fichas de avaliação desse índice para ser entregue ao público da feira, e analise da tabela para explicar em que faixa encontra o peso da pessoa.

Figura 1 – Aplicativo IMC Calculadora

Para o trabalho “Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres”, os alunos fizeram a coleta de vidros, papeis, plásticos e alumínios de suas casas e levaram para a escola para que pudessem transforma-los e dar a eles novas utilidades, além da criação da maquete que simularia galpão para a transformação dos matérias reciclados, como podemos observar nas figuras 2 e 3.

(6)

Figura 2 – Frente da maquete apresentada na FEMABB

Figura 3 – Lateral da maquete apresentada na FEMABB

Na data de 6 de maio de 2019, ocorreram no ginásio da APAE as apresentações, onde os estudantes estavam bem ansiosos, mas dava pra ver a empolgação deles ao apresentar para cada pessoa, explicando a importância de cada um dos seus trabalhos.

Após realizar um dia de apresentação, para professores, alunos, avaliadores e comunidade em geral, foi anunciado os trabalhos que participaria do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, sendo o trabalho dos alunos intitulado “Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres”, um dos escolhidos.

3.2.Participação no XIII ENEM

Neste segundo momento, agora com a classificação do projeto “Barra transforma: Uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres”, a sala organizou-se para que o trabalho fosse aperfeiçoado lavando em consideração as críticas extremamente construtivas realizadas pelos ouvintes do trabalho.

(7)

Cabe destacar, que esse projeto foi uma proposta para a reciclagem em Barra do Bugres, levando em conta que a cidade não possui coleta seletiva, o lixão encontrasse lotado e cheio de matérias que não vão se degradar facilmente. Pensando nos problemas que o descarte errado do lixo pode causar na natureza os alunos propuseram os modelos de contêineres levando como base o cálculo de área e volume baseando-se em uma média de lixo que os mesmos estimaram que poderia ser descartado semanalmente pelos moradores da cidade, além de pontos estratégicos em que estes seriam localizados a fim de facilitar a vida da população e além disso uma vez por semana o caminhão de coleta passaria nas casas fazendo o recolhimento apenas do lixo reciclável.

Assim que a equipe de coleta estivesse com esse material o mesmo seria levado até o barracão de transformação, onde seriam higienizados e dado a eles uma nova função, os alunos então pensaram e elaboraram em sala exemplos de objetos como por exemplo porta lápis, porta joia, vasos de plantas e outros, sendo estes representados na figura 4.

Figura 4 – Transformações realizadas pelos alunos

Foi analisado ainda o tempo de decomposição de cada um desses objetos e os impactos que a retirada iria causar para o meio ambiente e além disso valores estimados para cada objeto baseando-se no preço dos materiais utilizados e na mão de obra, notando que isso iria gerar para cidade novos empregos e novas oportunidades de renda.

Os alunos produziram então uma nova maquete onde conseguiam mostrar o espaço externo e interno do galpão onde ocorreria o recebimento e a transformação dos lixos reciclados e de seus contêineres, utilizando escalas reais com base em um terreno aqui da cidade que está

(8)

sem uso e além desta foi utilizado o programa Autodesk4 para criar as imagens que seriam

inseridas nos banners, sendo este um dos itens exigidos para a participação no ENEM.

Figura 5 – Maquete apresentada no XIII ENEM

O evento ocorreu do dia 14 ao dia 19 de julho de 2019, em Cuiabá – MT na Arena Pantanal e contou com pessoas do Brasil todo, os alunos apresentaram nos dias 14 e 15 durante todo o dia e receberam as medalhas de premiação durante a manhã do dia 16, sendo oferecidos a eles locomoção, estadia e alimentação.

As contribuições que a participação dos eventos trouxe com relação ao ensino e aprendizagem foram gigantescas, ver o quanto as pessoas são criativas e buscam melhorar o ensino de matemática e motivador e é por isso que os encontros e as feiras são tão importantes, pois vão além do que já se vê, é uma experiência de novas ideias, novas culturas e novas realidades.

4. Considerações finais

Dentro das perspectivas que se tem sobre as feiras, percebemos que ela vai além do ensino de matemática, pois contribui para melhorar o aluno como ser humano, para entender diferentes culturas, pensamentos, ideias, processos, dificuldades, entre outros aspectos.

Com a participação no ENEM conseguimos notar nos alunos a empolgação que eles tinham ao ver o trabalho dos outros participantes, aprender coisas novas e o orgulho ao

4 Programa Autodesk, disponível em: https://www.autodesk.com.br/, contendo versão gratuita para professores e

(9)

apresentar o próprio trabalho. A disposição que eles tiveram ao pensar, planejar e executar o projeto mesmo com os encontros aos sábados o dia inteiro, ou depois do horário escolar foi o que tornou esse processo tão gratificante.

Como professora visualizei que além da aprendizagem dos conteúdos matemáticos, a turma do 8º ano pensou na cidade, criaram algo que fosse significativo que pudesse ser uma solução para o meio ambiente e para novas oportunidades de emprego e consequentemente de rendas, percebi que eles se sentiram protagonista de algo importante e isso pode contribuir para um futuro melhor.

Os alunos relatavam que tinham vontade de seguir com o projeto, que gostaria de adapta-lo e apresentar o mesmo em outros eventos, porém com a ocorrência da pandemia causada pelo Covid-19 isso não foi possível, mas em breve devemos retomar o projeto.

5. Agradecimentos

O nosso agradecimento vai para toda Comissão da I Feira de Matemática de Barra do Bugres por nos dar a oportunidade de criar e expor o nosso trabalho e a nossa escola, tanto aqui na cidade, quanto no ENEM, onde este foi exposto para todo o Brasil. Além de nos dar todo o suporte com relação à alimentação estadia e transporte para participação do evento.

A Escola Carrossel, aos alunos e aos pais por todo apoio e dedicação para a realização dos trabalhos, pois esse só foi possível graças a nossa união.

6. Referências Bibliográficas

BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília, 1998. BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Matemática. Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

SCHELLER, Morgana; ZABEL, Marília. Os propósitos da avaliação nas feiras de matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p. 697-718, ago. 2020.

SPILIMBERGO, Patricia; BATTISTI, Isabel Koltermann; AVI, Peterson Cleyton; PIVA, Cláudia. Feiras de matemática no estado do Rio Grande do Sul: implantação, consolidação

(10)

e expansão. VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2020. UNEMAT Realiza 1ª Feira de Matemática de Barra do Bugres. Universidade do Estado do Mato Grosso, 2019. Disponível em: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/12290, acesso em: 14 de junho de 2021.

XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. SBEM Mato Grosso, 2019. disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019, acesso em: 14 de junho de 2021.

Referências

Documentos relacionados

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que