• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo. ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indic adores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical . Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as habilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte americanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionada s ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cart acapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014.

GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau

acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreende -se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tanto no âmbito da ac ademia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra-se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágraf os

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrado s intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tratada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tar efa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão tamb ém de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encon trar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos último s cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontra r soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos destacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. Paciente de 19 anos, com queixa de dispneia e tonturas aos esforços habituais há três

meses, realizou exame físico e apresentou ritmo cardíaco regular , com presença de 4ª bulha e sopro sistólico rude em borda esternal esquerda 3+/6+ que aum enta durante a manobra de Valsalva e diminui com a posição de cócoras. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é

A) Estenose Aórtica. C) Miocardiopatia Hipertrófica.

B) Comunicação interventricular. D) Estenose pulmonar.

12. Homem de 53 anos, sem tratamento regular, com diagnóstico prévio de cardiopatia hipertensiva com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 29%, queixa -se de piora da dispneia nos últimos 5 dias, associada a ortopnéia, dispnéia paroxística noturna e edema de membros inferiores .

Ao exame: estado geral regular, corado, PA 160x94 mmHg e FC 88 bpm. Ausculta pulmonar com estertores crepitantes em terços inferiores , ritmo cardíaco regular com presença de terceira bulha, sem sopro, estase jugular presente a 45°, edema de membr os inferiores 2+/4+, extremidades quentes e tempo de enchimento capilar de dois segundos.

Nessas condições, o perfil hemodinâmico da Insuficiência Cardíaca e o tratamento mais adequado são, respectivamente,

A) Perfil C, diurético de alça IV, vasodilatadore s VO e betabloqueador. B) Perfil C, diurético de alça IV ,vasodilatadores VO e dobutamina. C) Perfil B, diurético de alça IV e betabloqueador VO.

D) Perfil B, diurético de alça IV e vasodilatadores VO.

13. Mulher de 31 anos comparece ao pronto socorro com queixa de palpitações taquicárdicas de início há 30 minutos. Nega comorbidades, uso de drogas ilícitas ou medicamentos. Ao exame físico, apresenta-se com PA 94x52 mmHg.

Realizou eletrocardiograma, cujo resultado observa-se na imagem a seguir.

Nesse caso, o tratamento mais adequado nesse momento é A) Manobra vagal.

B) Cardioversão elétrica sincronizada . C) Adenosina 6mg IV.

(9)

14. Mulher de 22 anos, assintomática, com diagnóstico recente de hipertensão arterial sistêmica. Ao exame físico: PA 160x94 MSD e 166x96 em MSE, membros inferiores 80x60, FC 80, IMC 23. Murmúrio presente sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular, B2 hiperfonética, sem sopro, abdome sem alterações e pulsos pediosos não palpáveis.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é A) Arterite de Takayasu.

B) Coarctação de Aorta. C) Displasia Fibromuscular. D) Hipertensão essencial.

15. Analise o eletrocardiograma abaixo.

O resultado desse exame é suges tivo de A) Tamponamento cardíaco.

B) Tromboembolismo pulmonar. C) Infarto agudo do miocárdio. D) Doença de Chagas.

16. Conforme a recomendação da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão, os exames laboratoriais de rotina, na avaliação inicial dos pacientes hipertensos , são:

A) Creatinina, potássio plasmáticos, glice mia de jejum, hemograma, colesterol total e frações, exame de urina e eletrocardiograma.

B) Creatinina , potássio e sódio plasmáticos, glicemia de jejum, hemograma, colesterol total e frações, exame de urina, eletrocardiograma e ecocardiograma.

C) Creatinina , potássio e sódio plasmáticos, glicemia de jejum, hemograma, colesterol total e frações, ácido úrico plasmático, exame de urina, eletrocardiograma e radiografia de tórax. D) Creatinina, potássio e ácido úrico plasmáticos, glicemia de jejum, colesterol total e

(10)

17. Em relação às dislipidemias, é correto afirmar:

A) A Hipercolesterolemia familiar é uma doença autossômica recessiva associada ao desenvolvimento de doença aterosclerótica precoce.

B) O aumento do HDL com o uso do ácido nicotínico mostrou benefício na redução dos desfechos cardiovasculares.

C) As estatinas são contraindicadas durante a gestação devido ao potencial teratogênico. D) A associação estatina em baixa dose com ezetimibe é preferível a altas doses de estatina,

devido a menor incidência de efeitos colaterais. 18. São critérios maiores para endocardite infecciosa:

A) sopro cardíaco novo ou piora de sopro pré -existente e nódulos de Osler.

B) hemoculturas persitentementes positiv as com microorganismos típicos e fenômenos vasculares.

C) hemoculturas persistentemente positivas com microorganismos típicos e ecocardiograma com abscesso perivalvar.

D) ecocardiograma com vegetação e manchas de Janeway.

19- Analise o eletrocardiograma a seguir.

A valvopatia que corresponde provavelmente ao exame é A) insuficiência aórtica.

B) estenose aórtica. C) estenose mitral. D) insuficiência mitral.

(11)

20. Mulher de 19 anos, com quadro de sincopes de repetição, alguns episódios precedidos de sintomas como tontura, mal estar e palidez e outros episódios sem sintomas.

Realizou Ecocardiograma, Holter e teste ergométrico, todos sem alterações significativas. Foi solicitado Tilt Teste, cujo resultado observa-se na imagem a seguir.

O resultado do exame é compatível com A) resposta vasodepressora.

B) resposta cardioinibitória. C) resposta mista.

D) resposta exagerada ao nitrato.

21. De acordo com a diretriz brasileira, a profilaxia secundária da febre reumática em pacientes com cardite prévia e leve insuficiência mitral residual deve ser utilizada

A) até 40 anos de idade, independente de quando ocorreu o último surto.

B) até 25 anos de idade ou 10 anos após o último surto,valendo o que cobrir maior período. C) até 21 anos de idade ou 5 anos após o últi mo surto, valendo o que cobrir o maior período. D) por toda a vida, independente do grau de insuficiência valvar.

22. A presença de onda A em canhão no pulso venoso pode ser encontrada em uma situação de A) BAVT.

B) comunicação interatrial (CIA). C) bloqueio de ramo direito. D) estenose de valva aórtica.

23. Sobre a Doença de Chagas , é correto afirmar:

A) O tratamento do Trypanossoma está indicado na fase aguda, fase crônica em crianças, contaminação acidental e na reativação nos pacientes imunossuprimi dos.

B) A forma indeterminada é definida por indivíduos assintomáticos com 2 teste s sorológicos positivos, de metodologias diferentes, e ECG e Ecocardiograma normais.

C) A forma indeterminada é composta por indivíduos assintomáticos com 2 teste s sorológicos positivos, de metodologias diferentes, e ECG e radiografia de tórax normais.

(12)

24. Homem de 67 anos chega ao pronto socorro apresentando dor precordial em apert o e sudorese há 30 minutos. Refere ser hipertenso e ter sofrido Acidente Vascular Cerebral Isquêmico há 2 meses, permanecendo com paresia em membro inferior direito. Ao exame físico apresenta PA 160x90 e FC 78, restante sem alterações. Realiza ECG que demonstra: ritmo sinusal, supradesnível do segmento ST de 2mm de V1 a V6. Foram administrados 300 mg de AAS macerado, Clopidogrel 300mg, dinitrato de isossorbida SL 5 mg heparina e morfina . O centro de hemodinâmica mais próximo encontra -se há 2h 30 minutos.

Nesse caso, a conduta recomendada é

A) iniciar inibidor da glicoproteína IIb -IIIA e encaminhar o paciente para realização de angioplastia primária.

B) administrar trombolítico e encaminhar o paciente diretamente para hospital com serviço de hemodinâmica.

C) administrar trombolítico, se o paciente não apresentar critérios de reperfusão e encaminhá-lo para angioplastia de resgate.

D) encaminhar o paciente para realização de angioplastia primária, mesmo que demore mais que 120 minutos.

25. O medicamento com contraindicação absoluta durante a gestação é A) Enalapril.

B) Hidralazina. C) Metildopa. D) Diltiazem.

26. Homem de 77 anos, tabagista, diabético e hipertenso, apresentando quadro de dor precordial em queimação associada a náuseas, com duração aproxi mada de 30 minutos há 9 horas, chega ao serviço de emergência sem dor. Ao exame: bom estado geral, corado, FC 96, PA 144x92, murmúrio presente sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular, 2 bulhas normofonéticas, sem sopro. Realizou-se eletrocardiograma que não mostrou alterações significativas, e dosagem de Troponina e CK -MB com resultado dentro da normalidade.

Nesse caso, o diagnóstico e o tratamento mais adequados são, respectivamente ,

A) Dor torácica a esclarecer. Alta hospitalar com investigação ambulatorial precoce através de exames não invasivos como a cintilografia de perfusão miocárdica ou o ecocardiograma sob estresse.

B) Dor torácica a esclarecer. Iniciar medidas para síndrome coronariana aguda sem supradesnível do segmento ST, internar em en fermaria e realizar cintilografia de perfusão miocárdica ou ecocardiograma sob estresse para melhor estratificação do risco cardiovascular.

C) Angina instável. Iniciar medidas para síndrome coronariana aguda sem suprad esnível do segmento ST, internar em UTI/UCO e realizar cateterismo cardíaco.

D) Angina Instável. Iniciar medidas para síndrome coronariana aguda sem supradesnível do segmento ST, internar em enfermaria e realizar cateterismo cardíaco.

(13)

27. Homem de 23 anos com queixa de palpitações taquicárdicas regulares com duração de até 30 minutos, associadas a episódios de pré -síncope, realizou eletrocardiograma, cujo resultado é demonstrado na imagem a seguir .

A primeira conduta a ser instituída é a administração de A) Bloqueador de canal de Cálcio via oral .

B) Digoxina via oral.

C) Betabloqueador via oral. D) Propafenona via oral.

28. Sobre a comunicação interatrial (CIA) , é correto afirmar:

A) A cirurgia cardíaca está indicada em pacientes com hipertensão pulmonar fixa e com shunt esquerda-direita.

B) A CIA tipo Ostio secundum é a forma mais comum.

C) A CIA acarreta inicialmente sobrecarga de câmaras esquerdas.

D) A relação Qp/Qs menor que 1,5 indica a correção cirúrgica ( atriosseptoplastia).

29. Mulher de 26 anos apresenta queixa de dispneia aos esforços habituais há 2 meses, associada a palpitações. Nega comorbidades ou uso de medicamentos. Ao exame: bom estado geral, corada. Ausculta pulmonar sem alterações, ritmo cardíaco irregular com hiperfonese de B1, estalido de abertura e sopro diastólico em ruflar 3+/6+ em foco mitral. Realizou-se eletrocardiograma que demonstrou fibrilação atrial .

Sobre o tratamento para esse caso, é correto afirmar:

A) A cirurgia de troca valvar por prótese metálica está indicada, pois apresenta maior durabilidade em relação à prótese biológica.

B) A valvoplastia mitral por cateter balão é uma boa opção se o escore de Block for menor ou igual a oito.

C) A anticoagulação é desnecessária, pois o escore de CHADS2 é igual a zero.

D) A penicilina benzatina IM deve ser utilizada a cada 30 dias na profilaxia de novos surtos de febre reumática.

(14)

30. Paciente do sexo masculino, de 59 anos, apresentando quadro de dispn eia aos esforços habituais há um mês. Antecedentes de Hipertensão Arterial sistêmica, Dislipidemia e história familiar de coronariopatia precoce. Ecocardiograma e eletrocardiograma de repouso sem alterações significativas. Teste ergométrico foi interrompid o no 4° minuto do protocolo de Bruce por dispnéia desproporcional ao esforço, conforme o eletrocardiograma a seguir , realizado no pico do esforço.

Em relação a esse caso, é correto afirmar que

A) o teste é positivo para isquemia miocárdica,com alterações em parede lateral alta, sugerindo lesão em artéria circunflexa.

B) as alterações eletrocardiográficas no pico do esforço demonstram infradesnível do segmento ST ascendente lento, com critérios para isquemia miocárdica.

C) as alterações eletrocardiográfic as são sugestivas de lesão em Tronco da coronária esquerda ou multiarterial.

D) o teste é positivo para isquemia miocárdica, porém o escore de Duke é de baixo risco.

31. A estatina mais adequada para pacientes com insuficiência renal é

A) Atorvastatina. B) Rosuvastatina. C) Sinvastatina. D) Pravastatina.

32. Sobre o infarto no pós-operatório de cirurgia cardíaca, de acordo 3ª definição universal de infarto, leia as afirmativas que seguem.

I

É necessário aumento de marcadores de necrose miocárdica (pre ferencialmente a troponina) acima de 10 vezes o percentil 99, em pacientes com valores basais normais.

II A presença de dor torácica é frequente e específica para o diagnóstico.

III Exame de imagem demonstrando perda de viabilidade miocárdica ou nova alt eração segmentar faz parte dos critérios diagnósticos.

Estão corretas as afirmativas

A) Apenas I C) Apenas II

(15)

33. O distúrbio hidroeletrolítico que causa encurtamento do intervalo QT é A) hipercalcemia.

B) hipomagnesemia. C) hipocalcemia. D) hiponatremia.

34. Paciente de 33 anos com miocardiopatia dilatada idiopática em classe funcional II, sem outras comorbidades, apresenta ecocardiograma com hipocinesia difusa e fração de ejeção de 19%.

Sobre o tratamento desse paciente, leia as afirmativas a seguir.

I O uso do bloqueador do receptor de aldosterona não é recomendado. II O uso de Bisoprolol, Carvedilol e Atenolol reduz a mortalidade.

III O diurético de alça deve ser utilizado se houver sintomas ou sinais de co ngestão. IV O paciente deverá ser submetido à vacinação para influenza e pneumocóccica.

V O uso de anti-inflamatórios pode levar a piora do quadro de insuficiência cardíaca. Das afirmativas, estão corretas

A) IV e V. B) I, II e III. C) III, IV e V. D) I e II.

35. Paciente em investigação etiológica de insuficiência cardíaca sistólica realizou a ressonância cardíaca (fase do realce tardio) cujo resultado encontra -se a seguir.

A hipótese diagnóstica mais provável é

A) Cardiopatia isquêmica com área de necrose em parede lateral. B) Miocardite viral.

C) Sarcoidose.

Referências

Documentos relacionados

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

A interpretação gráfica ficará restrita aos dois primeiros eixos, uma vez que os demais eixos apresentam contribuições muito baixas ou nulas para a variância

Se o nome do host do equipamento foi registrado no servidor DNS ou WINS, você pode inseri-lo.. Clique em [Configurações

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

http://al.sesi.org.br/licitacoes-e-editais. O edital de licitação e seus anexos poderão ser solicitados pelo e-mail licitacao@al.senai.br ou pelo Portal da

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, uma vez que os dados clínicos de segurança e farmacocinética nessa população

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila