• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A – Introdução

Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades para aprimorar sua leitura e compreensão de texto. Com este roteiro, você terá a oportunidade de fazer, refazer, revisar atividades para recuperar conteúdos com os quais você apresentou alguma dificuldade de desempenho. Siga todas as orientações que seguem, pois assim será possível resgatar conteúdos essenciais e subsidiar a continuação do curso de Procedimentos de Leitura.

B - Conteúdo essenciais do ano 1. Interpretação de textos;

2. Identificação de assunto e tema;

3. Identificação de ideia principal e palavra-chave; 4. Sinonímia, hiponímia e hiperonímia;

5. Intertextualidade; 6. Sumarização; 7. Esquema gráfico.

C – Objetivos de Aprendizagem

! Localizar informações explícitas em um texto; identificar o tema do texto; identificar a finalidade de textos; compreender as características da linguagem verbal e não verbal; identificar e compreender as relações entre as imagens e o texto verbal (vídeo); estabelecer relações entre textos verbais e não-verbais; reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão; ampliar vocabulário.

! Reconhecer a estrutura do texto; relação de ideias intra e extra texto. Inferências a partir do texto. ! Identificar o tema de um texto. Antecipar o tema ou ideia principal a partir dos elementos

paratextuais, como título, subtítulo, epígrafe, imagens. Levantar e registrar hipóteses.

! Reorganizar as informações levantadas previamente a partir da confirmação das hipóteses levantadas.

! Identificar as ideias principais de cada parágrafo. Aprender e criar o hábito do registro. ! Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome:_________________________________Nº_____ 6ºano

___

Data____/____/____ Professor(a):___________________________

(2)

! Identificar as palavras-chave do texto para determinação dos conceitos veiculados pelo texto e utilização de pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou progressão temática. ! Aprender e criar o hábito de registro, diferenciar as partes principais das secundárias em um texto;

desenvolver estratégias de produção, revisão e reescrita de textos. Produção de sumarização de textos verbais por meio da técnica de apagamento e reconstrução.

! Aprender e criar o hábito de registro, diferenciar as partes principais das secundárias em um texto; desenvolver procedimentos de captação de informações e, a partir das palavras-chave do texto, ! Conceituar o processo de intertextualidade bem como produzir e interpretar textos que façam uso

desses conceitos. Identificar quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Estabelecer relações entre textos verbais e não-verbais.

! Aprender e criar o hábito de registro, diferenciar as partes principais das secundárias em um texto; desenvolver procedimentos de captação de informações e, a partir das palavras-chave do texto, elaborar um esquema gráfico simples tanto no caderno como em aplicativos do Ipad

D - Postura de estudante

! Inicialmente, verifique se possui todas as fichas de estudo do bimestre. Ter o material completo e organizado são condições essenciais para o desenvolvimento dos estudos.

! Reveja suas anotações de aula. Você conseguiu garantir os registros mínimos de cada conteúdo? Reflita sobre isso e, se necessário, complete suas anotações e anexe-as ao final deste roteiro.

E –

Orientações de estudos

Nesse momento, é necessário que você siga com muita responsabilidade as orientações a seguir para que seu desempenho melhore e, assim, você recupere a sua nota. Para isso:

! Verifique suas anotações de aula no caderno.

! Verifique suas Fichas. Sugerimos que você leia todo o seu material. ! Faça uma síntese do conteúdo;

! Reorganize todas as suas fichas; ! Refaça todos os exercícios;

o Verifique a qualidade das suas respostas;

o Destaque aqueles exercícios que geraram dúvidas; ! Consulte a monitoria;

! Compartilhe as suas anotações com colegas e faça ajustes se necessário; ! Registre dúvidas nas folhas de registro.

(3)

F – ATIVIDADES

" Antes de responder às próximas questões, leia as informações abaixo:

1) A intertextualidade pode ser percebida nos textos a seguir:

TIRA I

TIRA II

Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em

outro. É uma espécie de “diálogo entre os textos”. Também pode ocorrer com outras formas

além do texto verbal, ela pode aparecer na música, pintura, filme, novela, quadrinhos etc. Toda

vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade. Quando você perceber,

dentro de um texto, uma outra história já conhecida por você, saiba que, nesse texto, ocorre a

intertextualidade.

(4)

TIRA III

http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/

a) Relacione a tira com a história original com a qual faz intertextualidade:

TIRA I

TIRA II

TIRA III

b) Em cada uma das tiras, qual é o principal elemento responsável pela intertextualidade?

TIRA I___________________________________ TIRA II___________________________________ TIRA III___________________________________ Pinóquio Os três porquinhos João e o pé de Feijão

(5)

2) Explique como foi construído o humor de cada uma das tiras, baseando-se na característica das personagens da turma da Mônica e nas histórias originais.

TIRA I_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ TIRA II _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ TIRA III _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

" Leia o texto abaixo com a intenção de localizar o assunto, tema, ideias principais e palavras-chave. Para isso, numere os parágrafos e use marca texto.

TEXTO I

Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?

por Suzana Paquete | Edição 33

É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação... E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar.

No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação, e criaram até uma organização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Pode parecer uma catástrofe, mas, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidrelétrica até que não é ruim. Quando consideramos os riscos ambientais, as usinas nucleares são mais perigosas. E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas - que funcionam queimando gás ou carvão - são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa. A verdade é que não existe nenhuma forma de geração de energia 100% limpa.

(6)

"Toda extração de energia da natureza traz algum impacto. Mesmo a energia eólica (que usa a força do vento), que até parece inofensiva, é problemática. Quem vive embaixo das enormes hélices que geram energia sofre com o barulho, a vibração e a poluição visual, além de o sistema perturbar o fluxo migratório de aves, como acontece na Espanha", afirma o engenheiro Gilberto Jannuzzi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Outro problema das fontes alternativas é o aspecto econômico: a energia solar, por exemplo, é bem menos impactante que a hidrelétrica, mas custa dez vezes mais e não consegue alimentar o gasto elevado das grandes cidades. Por causa disso, os ambientalistas defendem a bandeira da redução do consumo. Pelas contas do educador ambiental Sérgio Dialetachi, coordenador da campanha de energia do Greenpeace, daria para economizar 40% da energia produzida no país com três medidas.

Primeiro, instalando turbinas mais eficientes nas usinas antigas. Segundo, modernizando as linhas de transmissão e combatendo o roubo de energia. Terceiro, retornando ao comportamento da época do racionamento, em 2001, com equipamentos e hábitos menos gastadores. Tudo isso evitaria que novas hidrelétricas precisassem ser construídas, protegendo um pouco mais nosso planeta.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-o-impacto-ambiental-da-instalacao-de-uma-hidreletrica acesso 01/12/2015

3) Escreva o assunto, tema e 4 palavras-chave do texto no quadro abaixo:

TEXTO ASSUNTO TEMA PALAVRAS-CHAVE

(7)

4) Reescreva o trecho abaixo seguindo os critérios:

a) Substitua as palavras em destaque por sinônimos adequados ao contexto.

b) Faça todas as modificações necessárias para manter a coesão e coerência do texto. c) Grife as palavras modificadas.

É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de

reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de

peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira

podre debaixo da inundação... E isso fora o impacto social: milhares de pessoas

deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

5) Sumarize os trechos abaixo retirado do texto I. Assinale com um (x) no quadro o procedimento que você utilizou para sumarizar cada trecho. Dependendo do trecho, mais de uma alternativa pode ser assinalada.

A) É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação... E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar.

(8)

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

B)

No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação, e criaram até uma organização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Pode parecer uma catástrofe, mas, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidrelétrica até que não é ruim. Quando consideramos os riscos ambientais, as usinas nucleares são mais perigosas. E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas - que funcionam queimando gás ou carvão - são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa. A verdade é que não existe nenhuma forma de geração de energia 100% limpa. ”

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

( ) Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicações.

( ) Apagamento de exemplos.

( ) Apagamento de justificativas de uma afirmação.

( ) Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos (Hiperônimo).

( ) Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicações.

( ) Apagamento de exemplos.

( ) Apagamento de justificativas de uma afirmação.

( ) Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos (Hiperônimo).

(9)

C) “Outro problema das fontes alternativas é o aspecto econômico: a energia solar, por exemplo, é bem menos impactante que a hidrelétrica, mas custa dez vezes mais e não consegue alimentar o gasto elevado das grandes cidades. Por causa disso, os ambientalistas defendem a bandeira da redução do consumo. Pelas contas do educador ambiental Sérgio Dialetachi, coordenador da campanha de energia do Greenpeace, daria para economizar 40% da energia produzida no país com três medidas.”

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

6) Faça um esquema gráfico do texto I no espaço indicado.

"

Siga todos os critérios para a produção de esquema vistos em sala de aula;

"

Não se esqueça de nomear o seu esquema;

"

A boa apresentação do esquema (linhas retas, letra legível, setas indicando a ordem

correta, cores etc.) também será levada em consideração na correção;

"

Faça primeiramente a lápis, quando estiver pronto, passe à caneta as informações

escritas.

( ) Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicações.

( ) Apagamento de exemplos.

( ) Apagamento de justificativas de uma afirmação.

( ) Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos (Hiperônimo)

(10)

Roteiro_recuperação_PL_final_2016

ESQUEMA TEXTO I

(11)

Roteiro_recuperação_PL_final_2016

METACOGNITIVAS

a) Reflexões sobre os estudos

Quais as principais dificuldades que você percebe em seus estudos?

Nunca

Às vezes

Muitas vezes

Sempre

Distraio-me

com facilidade

Esqueço-me

rapidamente do

que li

Desisto de

continuar a

estudar quando

não

compreendo o

que leio ou faço

0

1

2

3

4

Quando tenho que

estudar um texto,

primeiramente

faço

uma

leitura

do

começo ao fim.

Depois de fazer uma

primeira leitura do

texto, tento identificar

as ideias principais

de cada parágrafo.

Sublinho as partes

mais importantes dos

textos que leio.

Anoto as dúvidas

para pedir ajuda.

Faço

resumos,

esquemas ou mapas

conceituais do texto

que li.

b) Agora que você fez todos os exercícios é importante corrigi-los e fazer o seguinte

levantamento:

(12)

Roteiro_recuperação_PL_final_2016

Quais as principais dificuldades que você percebeu em seus estudos?

Nunca

Às vezes

Muitas vezes

sempre

Leio o texto com

atenção

Grifo

palavras

com sentido que

desconheço

Leio enunciado

Releio texto e

enunciado

sempre

que

tenho dúvidas

Ao

escrever,

penso que tenho

de ser claro com

o meu leitor.

Ainda apresento

falha

de

correção

da

escrita–

ortografia

e

acentuação

Dificuldades na avaliação – percepção do aluno

Interpretação

de textos

Interpretação

de enunciados

Produção de

textos e

respostas

Conteúdo

Organização

Dificuldades na avaliação – percepção do professor (tabela de uso exclusivo do

professor)

Interpretação

de textos

Interpretação

de

enunciados

Produção

de textos e

respostas

Conteúdo

Organização

Não houve

dificuldade

relevante

Referências

Documentos relacionados

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Nesta aula utilizamos o software de simulação Carbópolis como exemplo de material que pode ser utilizado pedagogicamente nas escolas como softwares educativos que podem auxiliar

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Para facilitar a identificação e a localização dos poços por unidade geológica, estruturou-se uma tabela resumo contendo: código do poço, unidade geológica e o quadrante

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

O Volante Superior pode ser retirado para limpeza após a remoção da Lâmina (vide item 3.4 limpeza).. 3.2.8 Painel