• Nenhum resultado encontrado

4º Bimestre. MERCOSUL cria problemas para negociações entre Brasil e União Europeia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º Bimestre. MERCOSUL cria problemas para negociações entre Brasil e União Europeia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. (UFAL) Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013

O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.

b) EUA, Canadá e Inglaterra. c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina. d) EUA, Canadá e México.

e) EUA, Canadá, México e Brasil.

2. (UNICENTRO) No processo de globalização, países de grande parte do mundo se organizaram em grupos, formando blocos econômicos com o objetivo de protegerem suas economias. Sobre a globalização nesse contexto histórico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A África do Sul integra junto com o Brasil, a Rússia e a China o bloco denominado de BRICs. ( ) O Nafta é composto pelos Emirados Árabes Unidos, pela Arábia Saudita e pela Tunísia. ( ) A APEC tem entre seus integrantes Nova Zelândia, Cingapura e Tailândia.

( ) A Comunidade Andina de Nações é composta por Venezuela, Nicarágua e Costa Rica. ( ) A União Europeia excluiu de sua composição a Grécia, a Turquia e a Sérvia.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 3. (IFMG)

MERCOSUL cria problemas para negociações entre Brasil e União Europeia

De acordo com especialistas, se o Brasil quiser firmar um acordo comercial com a União Europeia (UE), terá de se desvencilhar de cláusulas que o obrigam a negociar em conjunto com os outros países do MERCOSUL. A ligação com o bloco impede o acerto graças às suas políticas protecionistas. Entre os setores mais prejudicados estão o agronegócio, que sofre com as elevadas taxas de exportação impostas pelo MERCOSUL, e a indústria, já que o setor depende de vendas externas para se manter.

Fonte: http://goo.gl/V2fNvf. Acesso: 28/11/2013. Adaptado.

O impasse nas negociações entre o Brasil e a União Europeia ilustra uma das contradições presentes no MERCOSUL. As regras vigentes nesse bloco econômico criam tais contradições porque

a) aumentam a autonomia política dos seus membros, mas geram dificuldades para o livre comércio entre eles.

b) dificultam a exportação de produtos agropecuários para a UE, mas simplificam o intercâmbio de artigos industrializados. c) incentivam o comércio entre seus membros e os Estados Unidos, mas impedem as negociações com a União Europeia. d) reduzem as barreiras alfandegárias entre os seus membros, mas dificultam as relações com países de fora do bloco.

4. (UNIOESTE) Analise a charge a seguir:

LATUFF. Humor Político. Disponível em: http://www.humorpolitico.com.br/sem-categoria/partido-colorado-que-esteve-61-anos-no- poder-da-golpe-institucional-no-paraguai/ Acesso: junho 2012.

CPMG – Sargento Nader Alves dos Santos

Ano Letivo - 2015

4º Bimestre

Lista de

exercícios

2,0

Série Turma (s) Turno Nota 1º Ano A e B

Disciplina: Geografia Professor(a): Júlio César Data

(2)

Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia

Sobre as questões vinculadas ao processo de impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo, é INCORRETO afirmar que

a) o afastamento paraguaio das ações comerciais vinculadas ao MERCOSUL foi estimulado pelo acordo de livre comércio firmado entre EUA e Paraguai, o que era uma expectativa do governo Lugo para ampliar sua atuação, mas que desrespeitava a união aduaneira entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

b) as negociações iniciadas no final de junho de 2012 entre os países membros do MERCOSUL (Brasil, Argentina e Uruguai) e a China, deixaram o Paraguai fora da reunião comercial entre o bloco e o país asiático. Essa decisão foi tomada como repúdio à condução do processo deimpeachment do presidente Fernando Lugo.

c) as tensões envolvendo possíveis desapropriações de terra no Paraguai colocaram em debate a proposta de campanha eleitoral de Lugo, vinculada à Reforma Agrária no país, trazendo à tona questionamentos sobre a atuação de multinacionais e latifundiários em terras paraguaias desde a segunda metade do séc. XX.

d) durante as avaliações do governo de Frederico Franco, instalado a partir de 22 de junho, o senador Álvaro Dias (PSDB) declarou que a ação foi legítima e constitucional. A posição do partido, expressa pelo senador, questionou a postura do governo brasileiro e a incorporação da Venezuela às atividades comerciais do MERCOSUL.

e) o confronto dos “carperos” (sem-terra paraguaios) com latifundiários questiona a legitimidade das propriedades adquiridas, em sua maioria, durante o governo Stroessner (1954-1989), indicando que essa produção não beneficia os paraguaios, pois grande parte das propriedades está vinculada à produção de soja e enriquecimento “estrangeiro”, incluindo grandes proprietários brasileiros que atuam no país.

5. (UCS) Em 26 de março de 1991, ocorreu um processo de integração entre alguns países da América do Sul, o que possibilitou a criação do Mercosul, formado por quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), que assinaram o Tratado de

Assunção, iniciando o processo de formação do Mercado Comum do Sul. Em junho de 2012, o Presidente Fernando Lugo foi deposto por meio de impeachment, devido a crises que ocorreram em seu país. A deposição do presidente abriu oportunidade para a inclusão, no Mercosul, do país governado por Hugo Chaves.

Observe o mapa abaixo.

(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 37.)

Assinale a alternativa que contenha as letras correspondentes aos países governados, respectivamente, por Fernando Lugo e Hugo Chaves. a) AC b) CD c) AE d) BD e) EF 6. (IFSuldeMinas)

“Os presidentes do Mercosul anunciaram nesta sexta-feira a suspensão do Paraguai do bloco de comércio até que se celebrem as eleições de abril de 2013, mas sem a imposição de sanções econômicas. Anfitriã do evento, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner,

(3)

Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-06-29/mercosul-suspende-paraguai-mas-sem-impor- sancoes-economicas.html - acesso em 13 de outubro de 2012

“A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) também decidiu suspender o Paraguai do bloco até a realização de novas eleições no país. A decisão foi tomada em reunião extraordinária após a cúpula do Mercosul, nesta sexta-feira em Mendoza.”

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-06-29/mercosul-suspende-paraguai-mas-sem-impor- sancoes-economicas.html - acesso em 13 de outubro de 2012

As notícias acima se referem ao episódio de suspensão do Paraguai do bloco econômico do Mercosul. A medida faz parte de uma retaliação à destituição do então presidente, Fernando Lugo. Ao mesmo tempo em que suspendia o Paraguai, os integrantes do Mercosul tomavam uma outra medida de extrema relevância para o futuro do bloco comercial. A segunda medida tomada pela Cúpula do Mercosul foi:

a) Suspender as reuniões do Bloco até que sejam realizadas eleições democráticas no Paraguai. b) Transformar o Bloco em União Monetária, deixando para 2013 a escolha da nova moeda. c) Aceitar Cuba como membro integrante permanente do Mercosul.

d) Aceitar a integração da República Bolivariana da Venezuela como membro pleno do Mercosul. 7. (IFMG) Analise a charge.

(Disponível em: http://migre.me/ag6O5. Acesso em: 21/11/2012. Adaptado.)

O Paraguai faz parte do bloco econômico Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), entretanto a charge brinca com uma “situação de castigo” com o país, ocorrida em 2012. A decisão adveio porque os demais integrantes do mercado comum sul-americano consideraram a destituição do presidente paraguaio uma ruptura da ordem democrática.

O fato destacado promoveu uma alteração significativa no bloco em função a) da entrada da Venezuela, a qual dependia apenas da aprovação paraguaia. b) da saída do Paraguai, que agora se tornará apenas um membro associado. c) do enfraquecimento nas relações comerciais, dada a importância paraguaia. d) do aumento das tensões e da possibilidade de conflitos armados entre os países.

8. (UFRO) Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos, criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas

alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. A coluna da esquerda apresenta blocos econômicos e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - MERCOSUL ( ) Foi criado na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do

Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos, dentre eles EUA e Japão.

2 - APEC ( ) Adota políticas de integração econômica e aduaneira em zona de livre comércio; originalmente constituído por

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

3 - UE ( ) Surgiu do tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderiram em 1992.

4 - NAFTA ( ) Tornou-se oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht; propõe moeda única e sistemas financeiro e bancário comuns.

(4)

Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia

9. (UFPI) Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos, mercados comuns entre grupos de nações, com a finalidade de ampliar as relações entre os países membros e também com outros povos do mundo.

Com relação a esse assunto, aponte as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):

( ) São parceiros do acordo do livre comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela.

( ) México e Venezuela integram o acordo conhecido como NAFTA, porque dispõem de petróleo em abundância para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam.

( ) A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração nacional, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.

( ) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa) estão a integração econômico-monetária ou a criação da moeda única e o livre trânsito das pessoas residentes nos países membros. ( ) Na América do Sul, a criação do Pacto Andino, constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o Mercosul, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comércio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.

10. (UNIFEI) Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:

a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China. b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal. c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China. d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

11. (URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.

a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).

b) Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.

d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de UNIFORmização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

e) Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

12. (UNEAL) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco

econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

1) EUA 2) Venezuela 3) México 4) Canadá 5) Reino Unido 6) Costa Rica.

Estão corretas apenas: a) 1, 2, 3 e 5 b) 2, 3, 4 e 6 c) 2, 3 e 6 d) 1, 3 e 4 e) 1, 2, 4 e 5

(5)

Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia

13. Enem 2014 - Questão 37

Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de

a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos. b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.

c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes. d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios. e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.

14. A respeito da União Europeia, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.

( ) A origem da União Europeia está ligada à necessidade de estabilizar política e economicamente o continente que havia sido devastado pela Segunda Guerra Mundial.

( ) Todos os países integrantes da União Europeia passaram a adotar o euro como moeda única em 2002.

( ) Desde que foi criada, em 1948, a União Europeia já se configurava como um mercado comum, partilhando as mesmas leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais.

( ) A adoção do euro como moeda única representou a união econômica e monetária de alguns países-membros.

( ) Todos os países do continente europeu fazem parte da União Europeia, sendo esse o maior bloco econômico do mundo. 15. Associe o tipo de organização econômica às suas principais características.

(A) Zona de livre-comércio (B) União aduaneira (C) Mercado comum

( ) Livre-comércio de mercadorias, adoção de uma tarifa externa e política comercial comum aos países-membros.

( ) Livre circulação de mercadorias, serviços, mão de obra e capitais e uniformização das políticas econômicas e monetárias.

( ) Livre circulação de mercadorias e investimentos, eliminação gradual das taxas de importação e tarifas alfandegárias entre os

países-membros.

Referências

Documentos relacionados

• Conversão automática de bytes para o formatação que está sendo lido; o mesmo se aplica para a escrita, conversão automática de dados de tipo qualquer para byte?. • Simples

Por outro lado, portos que não eram rotas usuais de escoamento de soja tiveram um aumento que variou de 25% a 89% no volume exportado, nesse mesmo período.. O porto de Itaqui,

A atuação do Assistente Social no contexto do Pronto atendimento do Hospital Universitário Regional de Maringá consolida-se considerando os parâmetros para atuação

Art. Procedemento para a imposición de medidas correctoras de condutas gravemente prexudiciais para a convivencia. A corrección de condutas gravemente prexudiciais para a

(1998), em estudo com Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, aos 189 meses de idade, em que os desbastes foram controlados pela área basal, constataram que, no tratamento com menor peso

● Compreender as relações de alimentação existentes entre os seres vivos e refletir sobre os diferentes papéis exercidos em uma cadeia e em uma teia

Ainda, este estudo provê um conjunto de facilitadores que pode ser tomado como um caminho para as empresas que pretendam construir práticas de gestão de cadeia de

iii) Tratando-se de obrigações não cotadas, utilizar-se-ão os preços de oferta de compra, ou na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de