• Nenhum resultado encontrado

Grãos: Balde de água fria 11 de agosto de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grãos: Balde de água fria 11 de agosto de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Grãos: Balde de água fria

11 de agosto de 2017

A divulgação do relatório de produção pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) de agosto surpreendeu o mercado e motivou uma forte queda nos preços dos grãos e oleaginosas no mercado internacional. Resumidamente, o mercado acreditava em uma redução substanciosa da produção americana que não veio. Era esperada que o rendimento agrícola do milho caísse de 170.7 para 165,9 bushel/acre, mas caiu para apenas 169,5; no trigo caiu apenas de 46,2 para 45,6 bushel/acre; e ainda pior, na soja a queda era esperada de 48,0 para 47,4 bushel/acre, mas subiu para 49,4. Com isso os preços dessas commodities caíram 3,95%, 3,7% e 3,4%, respectivamente.

Como podemos ver nos balanços de oferta e demanda do milho e da soja nos EUA, a variação nos estoques finais não foi grande, mas a expectativa era que a redução fosse grande. Assim, manteve a tendência dos estoques estáveis de milho e crescentes para a soja dentro dos EUA. Além de ser relativamente otimista para as exportações americanas de ambos os produtos.

Além da expectativa frustrada, outro fator é importante para entender a reação do mercado, o calendário de divulgação. Como trouxemos várias vezes, o que acontece em julho é muito importante para a determinação do rendimento do milho nos EUA. Dessa maneira, historicamente, as grandes variações de estimativa de produtividade acontecem no relatório de julho e agosto. Daqui para frente, ainda irão ocorrer revisões de previsões, porém as modificações são menores, como podemos ver no gráfico abaixo. Já na soja, a estória é diferente, as revisões ocorrem até o relatório de outubro.

Variação das estimativas de produtividade por relatório: milho e soja

(2)

Como podemos observar as duas culturas têm dinâmicas diferentes, o milho é uma cultura mais arriscada que perde potencial de rendimento de forma permanente. Enquanto a soja é mais rústica e consegue se recuperar dos “desaforos” do clima ao longo do tempo. Assim, o clima tem que permanecer prejudicial para as lavouras para que o rendimento caia de forma significativa nos EUA. Assim, mesmo que ainda haja risco de redução de produtividade, as condições de uma quebra relevante de safra se esvaziam. Ou ainda, a situação propícia á posição especulativa comprada, que havia há algumas semanas, já não existe mais (ou se existe já perdeu muito da sua atratividade).

Como podemos ver nos gráficos abaixo, tanto as condições das lavouras de milho, quanto às condições de soja, estão muito próximas das médias históricas. Além disso, a tendência de piora nas condições já não é tão clara quanto já foi anteriormente.

Condições das lavouras nos EUA: milho (esq) e soja (dir)

Fonte: USDA; elaboração: PINE Macro & Commodities Research

Da mesma forma, o nosso modelo de produtividade agrícola nos EUA dependem em grande medida da diferença entre as condições atuais e a média histórica. Assim, podemos ver nossas projeções nunca variaram muito nessa safra, pois as condições sempre ficaram próximas as médias históricas. Isso colabora com nossa hipótese de que as altas de preços seriam passageiras se o clima voltasse ao normal (conforme era esperado pelos modelos meteorológicos de longo prazo).

Outro ponto interessante do modelo é que além da projeção em si, ele também mostra o erro de previsão, que também pode ser interpretado como uma medida de risco, para cada período da safra. Nos gráficos abaixo, a área hachurada mostra até onde poderia chegar a produtividade final dado as condições naquela semana. Como podemos ver, com o passar do tempo a área hachurada diminui, com isso diminui a chance de um quebra ou de uma safra muito boa. No milho, essa banda é muito larga até o período de pendoamente e estreita rapidamente no período de enchimento de grãos. Já na soja, essa banda vai estreitando com o passar do tempo. Essa é uma forma adicional de mostrar a diferença entre o desenvolvimento dessas duas culturas.

(3)

Condições das lavouras e estimativa de produtividade: milho e soja

Fonte: USDA; Bloomberg; elaboração: PINE Macro & Commodities Research

Agora focando na distribuição geográfica das condições das lavouras, elas também mostram uma estabilidade e homogeneização, estancando a piora aguda e localizada que ocorreu no final de junho e início de julho. Apesar de ainda ser bem claro que a área mais afetada são as Planícies do Norte. Enquanto o Sul e Leste dos EUA apresentam melhores condições.

Condições das lavouras nos EUA por estado (04/ago): milho (esq) e soja (dir)

Fonte: USDA; elaboração: PINE Macro & Commodities Research

Para finalizar nosso raciocínio, além dos pontos levantados anteriormente, as projeções meteorológicas de curto prazo também estão indicando um clima positivo para as lavouras. Uma sequência de dias com chuvas acima da média e temperatura amena ajuda a manter a produtividade dentro da normalidade. Como podemos ver nos mapas abaixo, a clima mudou muito desde julho. Faz umas duas semanas que as projeções climáticas são construtivas para as safras. Desta forma, a situação passada e o futuro arrefecem os ímpetos bullish do mercado.

(4)

Projeção de chuvas (esq.) e temperatura (dir.): 8-14 dias

Fonte: USDA/NOAA; elaboração: PINE Macro & Commodities Research

No entanto, faço aqui o aviso que precisa ser feito para qualquer projeção relacionado aos mercados agrícolas, ainda existem riscos. Apesar de cada vez menores, há ameaças a produtividade do milho e da soja durante o enchimento dos grãos.

Research: Commodities - PINE

(5)

Disclaimers

Informações relevantes

1. Estes comentários e recomendações foram elaborados pelo Banco Pine S.A. (“Banco Pine”) Estes comentários e recomendações possuem caráter informativo, têm como único propósito fornecer informações e não constituem, nem devem ser interpretados como oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócios específica, qualquer que seja a jurisdição. As informações contidas nestes comentários e recomendações são consideradas confiáveis na data da divulgação destes comentários e recomendações e foram obtidas a partir de qualquer das seguintes fontes: (i) fontes indicadas ao lado da informação; (ii) preço de cotação no principal mercado regulado do valor mobiliário em questão; (iii) fontes públicas confiáveis; (iv) base de dados do Banco Pine. O Banco Pine não declara ou garante, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações. Estes comentários e recomendações não são declarações completas ou resumos dos valores mobiliários, mercados ou desenvolvimentos aqui abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas nestes comentários e recomendações refletem o atual julgamento do analista de investimento responsável pelo conteúdo destes comentários e recomendações na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. Da mesma forma, as cotações e disponibilidades dos instrumentos financeiros são meramente indicativas e sujeitas a alterações sem aviso prévio. O Banco Pine não está obrigado a atualizar, modificar ou corrigir estes comentários e recomendações, nem informar o leitor sobre tais alterações.

2. Os analistas de investimento responsáveis pela elaboração destes comentários e recomendações certificam que as opiniões expressas nestes comentários e recomendações refletem de forma precisa e exclusiva suas visões e opiniões pessoais a respeito de toda e qualquer empresa analisada ou seus valores mobiliários e foram produzidas de forma independente e autônoma. Uma vez que as opiniões pessoais dos analistas de investimento podem ser divergentes entre si, o Banco Pine pode ter publicado ou vir a publicar outros comentários e recomendações que não apresentem uniformidade e/ou apresentem diferentes conclusões em relação às informações fornecidas nestes comentários e recomendações. Os analistas de investimento declaram que não mantêm qualquer vínculo com qualquer indivíduo que mantenha relações comerciais de qualquer natureza com as empresas analisadas nestes comentários e recomendações e que não recebe qualquer remuneração por serviços prestados, nem mantêm relações comerciais com empresas ou pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que represente os interesses das empresas analisadas nestes comentários e recomendações. O analista de investimento, seu cônjuge ou companheiro não detém, direta ou indiretamente, posições em valores mobiliários emitidos pelas empresas analisadas nestes comentários e recomendações em sua carteira de investimentos pessoal, não têm interesse financeiro e não estão pessoalmente envolvidos na aquisição, alienação ou intermediação de tais valores no mercado. O analista de investimento, seu cônjuge ou companheiro não atua como administrador, diretor ou membro do conselho consultivo das empresas analisadas nestes comentários e recomendações.

3. A remuneração do analista de investimento é determinada pelos diretores do Banco Pine. Como todos os funcionários do Banco Pine e suas empresas afiliadas, a remuneração dos analistas de investimento é influenciada pelo resultado geral desta(s) companhia(s). Sendo assim, a remuneração do analista de investimento pode ser considerada indiretamente relacionada a estes comentários e recomendações, entretanto o analista de investimento responsável pelo conteúdo destes comentários e recomendações garante que nenhuma parcela de sua remuneração esteve, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações ou opiniões específicas

(6)

contidas nestes comentários e recomendações ou ligada a precificação de quaisquer dos valores mobiliários discutidos nestes comentários e recomendações.

4. O Banco Pine, suas controladas, seus controladores ou sociedades sob controle comum podem possuir participação acionária, direta ou indireta, igual ou superior a 5% (cinco por cento) do capital social das empresas analisadas nestes comentários e recomendações, e podem estar envolvidas na aquisição, alienação ou intermediação de tais valores no mercado. O Banco Pine, suas controladas, seus controladores ou sociedades sob controle comum declaram que recebem, ou pretendem receber,remuneração por serviços prestados para as empresas analisadas nestes comentários e recomendações ou para pessoas a ela ligadas.

5. Os instrumentos financeiros discutidos nestes comentários e recomendações podem não ser adequados para todos os investidores. Estes comentários e recomendações não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento baseada nas informações contidas nestes comentários e recomendações. Caso um instrumento financeiro seja expresso em uma moeda que não a do investidor, uma alteração nas taxas de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade do instrumento financeiro e o leitor destes comentários e recomendações assume quaisquer riscos de câmbio. A rentabilidade de instrumentos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode, direta ou indiretamente, aumentar ou diminuir. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros, e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita nestes comentários e recomendações em relação a desempenhos futuros. O Grupo Pine se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização destes comentários e recomendações ou de seu conteúdo.

6. Estes comentários e recomendações não podem ser reproduzidos ou redistribuídos para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito do Banco Pine. Informações adicionais sobre os instrumentos financeiros discutidos nestes comentários e recomendações estão disponíveis sob consulta.

Certificação de analistas

Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório de análise são certificados de acordo com a regulamentação brasileira.

Referências

Documentos relacionados

Se você tem qualquer dúvida sobre como Diovan Amlo ™ Fix funciona ou porque este medicamento foi prescrito para você, converse com o seu médico.. QUANDO NÃO DEVO USAR

Palmela Saudável Aveiro Cidade Saudável Montijo Seixal Viana do Castelo Amadora Montijo Seixal Viana do Castelo Loures Odivelas Torres Vedras Vendas Novas Amadora Montijo Seixal

Visando todos estes aspectos, o presente estudo, teve como objetivo o desenvolvimento de uma lingüiça de filé de tilápia defumada por fumaça líquida como alternativa para

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

1 - A cessação do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, com base em despedimento sem justa causa, despedimento coletivo, despedimento por extinção do posto

Cada controlador para o DS5020 possui portas de unidade Fibre Channel ou iSCSI para conexão aos gabinetes de expansão de armazenamento e duas portas Ethernet para gerenciamento

Narrando a vida destas pessoas, seus dile- mas, lutas, e perseguições, Paul Avrich mostra que o anarquismo era um movimento social muito forte e bus- ca entender por que, como e

Com isso, eles decompõem a matéria orgânica e devolvem para o ambiente subs- tâncias úteis para as plantas como água, gás cárbônico e compostos