• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO Publicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo/RS Mar/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO Publicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo/RS Mar/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Responsabilidade

sobre as calçadas

pg 05

Você quer se destacar no

mundo dos negocios?

SCPC

pg 08-09

Agenda de

Cursos

pg 11

INFORMATIVO

pg. 03

Publicação

da Câmara de

Dirigentes Lojistas

de Passo Fundo/RS

Mar/2016

REALIZAÇÃO: APOIO:

(2)

EDITORIAL

Caro associado,

Boa leitura!

Presidente: Adriano Sonda Vice-Presidente: Carina Sobiesiak

Diretor do SCPC: Valter Ceolin Diretor Financeiro: Volmir Danielli

Diretor: Roberto Estivallet Diretor: Milton Rezende Diretor: Lissandro Mateus Pittol

Diretor: Sérgio Giacomini Diretor: Zoila Soares Medeiros

Diretor Nato: Agadir Stramari Conselho Fiscal: Ary Rabello Conselho Fiscal: Janie Casanova da Silva

Conselho Fiscal: Márcia Meneguzzi Conselho Fiscal Suplente: Aldo Battisti

DIRETORIA

Adriano Sonda

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo.

Diretor Executivo: Onis Casagrande

Coordenador do SCPC: Daniel da Silva dos Santos CDL Desenvolvimento: Milena Ferri Zolet CDL Emprego: Bárbara Haupt

Assesoria de Comunicação/Promoções: Eduarda Ricci Perin Planejamento Gráfico: GAV – Grupo Art Vídeo de Comunicação Impressão: Gráfica Berthier

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1.400 exemplares Distribuição: Gratuita é uma publicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo

Av. General Netto, 443 - 4° andar CEP 99010-021 - Fone: (54) 3311.6096

www.cdl-pf.com.br | cdl-pf@cdl-pf.com.br

Entidade filiada à

INFORMATIVO CDL

“Diga não à CMPF”. A frase estampada em cartazes e ade-sivos produzidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo representa a insatisfação da entidade com a possibilidade de retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - CPMF.

A campanha que será lançada pela CDL tem apoio da As-sociação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) e conta com a distribuição de cartazes para serem expostos nas lojas associados e adesivos para carros.

Através da iniciativa da CDL, você, lojista, pode se mani-festar contra a recriação da CPMF, que afetará diretamen-te as pessoas, o comércio, a indústria, o setor de serviços e os pequenos empreendedores.

O mês de março reserva eventos e campanhas importantes para a classe empresarial de Passo Fundo e região. Iniciamos com a cam-panha promocional alusiva ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, que estimulou o ato de presentear-se nesta data tão significativa. Cartazes com o slogan da campanha foram encami-nhados aos associados da CDL e decoraram as lojas durante as semanas que antecederam a data.

Seguimos com a reunião-almoço promovida pela CDL no dia 09 de março, que tratou de um assunto importantíssimo para os lojistas: quem são os nossos futuros clientes e como eles se comportam? É o que tema que foi tratado na palestra “Geração Millennium e sua nova forma de consumir” com o diretor de Expansão das Lojas Trópico e presidente do Conselho de Ética Nacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gustavo Schifino.

Ainda em março, a CDL lançará uma campanha contra a volta da CPMF. Preparamos cartazes e adesivos para que nós, lojistas, pos-samos manifestar nossa insatisfação com a recriação da CPMF. Acreditamos que a volta da Contribuição Provisória sobre Movi-mentação Financeira afetará diretamente as pessoas, o comércio, a indústria, o setor de serviços e os pequenos empreendedores. Contamos com sua participação nesta luta!

Por fim, temos a campanha de Páscoa, que também representa uma data importante para o comércio. A CDL através do setor de Promoções, já prepara o material gráfico da campanha, que será encaminhado a todos os associados.

Nesta edição do informativo, além de informações sobre os even-tos e campanhas do mês de março, você confere detalhes sobre os próximos três cursos promovidos pelo setor de Desenvolvimento da CDL e a segunda parte do Especial sobre o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

CDL LANÇARÁ CAMPANHA CONTRA CPMF

Para a CDL e a AGV, a CPMF acarretará no aumento do desemprego e, por consequência, a redução do consumo, ocasionando a retirada de equivalente de 3 a 5% do fatu-ramento mensal do varejo do Rio Grande do Sul.

“Além de representar mais um aumento para o consumi-dor, a recriação da CPMF vai afetar todos nós, lojistas, que devemos estar engajados para que a esta Contribuição não seja aprovada pelo governo”, enfatiza o diretor da CDL e vice-presidente para relações com associadas da região norte da AGV, Roberto Estivallet.

Contamos com a sua colaboração na luta contra a CPMF. Adesive seu carro e exponha o material gráfico da campa-nha em seu estabelecimento. DIGA NÃO À CPMF!

C

AMP

ANHA

S

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

(3)

Uma calçada planejada e conservada facilita o acesso aos estabelecimentos comerciais e embeleza o passeio públi-co. É importante que o lojista fique atento aos cuidados com a calçada em frente a sua loja, pois, em caso de algum acidente com pedestre causado pela má conservação do pavimento, o lojista pode ser responsabilizado. A mesma regra serve para imóveis alugados.

Nos passeios de prédios públicos municipais, praças e parques, quem tem esse dever é a Prefeitura. Para que

GRANDAL

ALIMENTOS

G

RESPONSABILIDADE

SOBRE AS CALÇADAS

as calçadas garantam acessibilidade, segurança e livre circulação de todos os pedestres, o artigo 110 do Código de Obras e Edificações do município determina que as cal-çadas devem ser revestidas com material firme, estável e não escorregadio, contínuo e não interrompido por de-graus ou juntas não niveladas que alterem a continuidade do piso. Lembre-se: uma calçada conservada embeleza a cidade e facilita o acesso ao comércio!

Calçadas devem

oferecer:

Acessibilidade: Assegurar a completa mobilidade dos usuários Largura adequada: Atender às dimensões mínimas na faixa livre

Fluidez: Os pedestres devem conseguir andar a uma velocidade constante

Continuidade: Piso nivelado, resistente e antiderrapante, mesmo quando molhado Segurança: Não oferecer aos pedestres nenhum perigo de queda ou tropeço

D

ICA

S

N

O

V

OS

A

SSOCIADOS

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016 INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

(4)

questionários com 395 varejistas. A partir de então, ob-tivemos resultados muito significativos. Por exemplo, segundo a maioria das respostas, a preparação para abrir um negócio é motivada por questões pessoais e não por aspectos mercadológicos, o que nos trouxe conclusões pertinentes: além de querer ser dono e trabalhar com o que gosta, boa parte dos empresários revelou que optou em ser empreendedor motivado pela flexibilidade de ho-rário.

Entretanto, na prática, essa flexibilidade não existe, uma vez que o empresário se vê surpreendido com as dificul-dades para empreender, para selecionar e gerir funcioná-rios. Como vimos na pesquisa, o proprietário procura, mas tem dificuldade em encontrar profissionais comprometi-dos e qualificacomprometi-dos. Frequentemente, recorre a sua rede de contatos para buscar indicações. E é justamente essa di-ficuldade em selecionar uma equipe qualificada que limi-ta a disponibilidade de tempo

do proprietário. Vale observar que para cerca de 90% dos entrevistados, a operação do negócio toma grande parte do seu tempo. Destes, 59,5% garantiu que o empreendi-mento toma quase todo o seu tempo e 28,1%, que toma todo o seu tempo.

Assim, confirmamos (mais uma vez) que as pessoas aparecem como fator que impede a ex-pansão do negócio. Constata-mos ainda uma certa estagnação entre os empresários entrevista-dos, uma vez que eles também não Entre agosto e outubro de 2015, realizamos um

estu-do inédito, que aborestu-dou os “Pequenos Varejos Grandes Atitudes - Retrato do Pequeno e Médio varejo de Porto Alegre”. A pesquisa teve como principal objetivo entender as principais carências e desafios, atuais e futuros, des-te segmento. E acreditamos que a realidade da Capital, em muitos aspectos, é semelhante à realidade de Passo Fundo.

A metodologia utilizada foi extremamente interessante, pois na etapa qualitativa foram previstas o que chama-mos de “invasões de cenário”, com entrevistas de até uma hora com os proprietários dentro de seus

estabelecimen-tos, e os “shadowings”, no qual os participantes foram SUPERINTENDENTE DA CDL PORTO ALEGRERICARDO GUIMARÃES

ESTUDO INÉDITO SOBRE

PEQUENOS E MÉDIOS VAREJISTAS

acompanhados desde a abertura até o fechamento da loja, em todas as suas rotinas.

Posteriormente, na etapa quantitativa, foram aplicados

“O serviço de SMS oferecido pela CDL tem mostrado muito resultado para nossa empresa, pois chegamos até o cliente com orientação, informação e comunicação de forma simples e direta, pois não atrapalha a rotina do clien-te, sem contar a vantagem financeira para a empresa com custo mais baixo que outras formas de comunicação e atingindo mais pessoas de uma única vez. Recomendo para empresas de todos segmentos.”

Charlene Andreola Trindade

Departamento Comercial Maxi Cartão

Procurando por um Serviço de

disparo de SMS para seus Clientes?

Na CDL você encontra!

encontram tempo para participar de cursos ou eventos e não investem em seus funcionários. Eles se encontram em um tipo de círculo vi-cioso: se sentem sobrecarregados, não têm disponibilidade de tempo, não confiam ou não contam com funcionários capacitados e com-prometidos como gostariam e têm dificuldade em delegar funções. Numa espiral sem fim e limitadora das possibilidades de crescimento.

E é esse paradigma que queremos quebrar na mente do empresariado. Invista na capacitação de si mesmo e dos seus funcionários. A CDL de Passo Fundo é o melhor ponto de partida, com cursos e possibilidades de aperfeiçoamento que muito podem contribuir para o desenvolvimento de suas equipes e para a expansão de suas lojas.

Seu resultado operacional será maior e mais sustentável na linha do tempo quanto mais entender que o custo de treinar os seus funcionários é muito menor do que o cus-to de manter na empresa funcionários não qualificados à altura dos seus objetivos

empresariais.

98%

leitura do SMS

26%

respostas SMS

22%

leitura e-mail

5%

respostas e-mail

Você realizou algum tipo de

curso/ capacitação nos últimos 12 meses?

86,6%

NÃO

13,4%

SIM

A grande maioria dos proprietários não realizou algum tipo de curso/ capacitação nos últimos 12 meses.

Gestão / ADM (3,3%) Atendimento (1,0%) Gestão Financeira (1,0%) Vendas (1,0%) Outros (6,8%)

E

SPECIA

L

E

SPECIA

L

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016 INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

(5)

“Hoje o SCPC tem um papel muito importante para nós da Girardi Auto Peças, pois com esse serviço evitamos o crédito fácil para clientes inadimplentes, evitando assim, prejuízo a outras lojas ou até mesmo mais ao bolso do consumidor endividado não só com bens materiais, mas com a crise do país”

Elisa Santos, Girardi Auto Peças

“O SCPC é de suma importância para a empresa, principal ferramenta utilizada para abertura e renovação de ca-dastros, na cobrança tem papel fundamental para recu-peração de crédito através do registro”

Carina Sobiesiack, Auto Esporte

“O SCPC é uma das principais ferramentas na aprovação do crédito, mas é muito mais importante na recuperação do crédito, já que faz com que o inadimplente estanque seu endividamento e inicie uma nova fase na maneira de consumir dentro do seu orçamento. Quem registra antes, recebe antes”

Valter Ceolin, Ótica Visual

“Gostaríamos de manifestar a nossa satisfação na parce-ria com o SCPC-CDL de Passo Fundo. Devemos observar que o retorno de suas informações é muito importante para nossa aprovação e análise de crédito. Temos orgulho em fazer parte desta equipe de sucesso”

André, Retipasso Retífica de Motores Ltda.

O Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC, possui papel fundamental na economia brasileira, pois disponibi-liza um rico banco de dados sobre inadimplentes de todo país, compartilhado entre milhares de empresas e institui-ções financeiras.

Se você, associado, utiliza o SCPC e aprova o serviço, encaminhe seu depoimento para o e-mail imprensa@

cdl-pf.com.br. A sua opinião pode ser divulgada na próxima

edição do Informativo CDL. Em março, na segunda parte do especial SCPC, registramos os depoimentos de quatro associados: Auto Esporte, Retipasso, Girardi Auto Peças e Ótica Visual. Confira:

SCPC

Ligue (54) 3311-5511 e faça parte de uma Rede

com mais de 2 milhões de empresas em todo País!

Escolha o

e chegue em 1

º Lugar

Para chegar na frente, é preciso mudança. Diminua sua inadimplência de forma simples e eficaz. Inclua

seus devedores no banco de dados e maximize seus resultados.

VOCÊ QUER SE

DESTACAR NO

MUNDO DOS

NEGÓCIOS?

S

ER

VIÇ

OS

CDL

S

ER

VIÇ

OS

CDL

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016 INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

(6)

• Montagem de equipamentos para trabalho em altura; • Avaliação e uso dos equipamentos de proteção individual; • Utilização de cordas e realização de nós;

• Acesso seguro a locais elevados;

• Tipos de emergências em trabalhos em altura; • APH Atendimento Pré Hospitalar (Primeiros Socorros); • Noções de resgate e primeiros socorros específicos para tra-balho em altura;

• Prática de RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar – com uso de manequim simulador, colar cervical e transporte de vítima em

TREINAMENTO PRÁTICO: e-mail: keli@cdl-pf.com.br fone: (54) 3045.8844 Empresas Associadas CDL: R$ 140,00 por colaborador Empresa em Geral: R$ 190,00 por colaborador INVESTIMENTO: INFORMAÇÕES

29

DE MARÇO DATA:

CERTIFICAÇÃO EM TRABALHO EM ALTURA

Essa Norma estabelece os requisitos mínimos e as medi-das de proteção para o trabalho em altura. Toda atividade executada acima de 2m (dois metros) do nível inferior em que haja risco de queda, envolvendo o planejamento, a organização e a execução de forma a garantir a segurança e a saúde dos traba-lhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade. Trabalho em altura

Certificação

Av. General Netto, 445 | 4º andar - Centro Passo Fundo/ RS Fone: 54 3045.8834 | cdldesenvolvimento@cdl-pf.com.br

CURSOS: MARÇO E ABRIL /2016

Negociação em Cobrança

Período 15, 16 e 17 de Março de 2016 Local CDL Passo Fundo

Horário 19h30min às 22h30min Investimento

Associado R$ 245,00 Não-sócio R$ 295,00

Instrutor: Walmiro de Souza

Palavra do Instrutor:

O curso “Negociação em cobrança” proporciona aos participantes o realinhamento conceitual sobre a importância e as dimensões que a recuperação de débitos representa na empresa, como forma de obter eficácia operacional, proporcionando boa qualidade na fidelização de clientes. A boa negociação em cobrança é aquela que favorece todas as partes envolvidas no processo e recupera o capital e o cliente para a empresa.

- Títulos de crédito e boleto bancário: o que são e suas formas de cobranças;

- Cheques em cobrança - técnicas para conhecimento e melhor recuperação;

- Atitudes positivas no ato de cobrar ao telefone.

Atendimento como fator de diferenciação

Período 29, 30 e 31 de Março de 2016 Local CDL Passo Fundo

Horário 19h30min às 22h30min Investimento

Associado R$ 190,00 Não-sócio R$ 240,00

Instrutora: Graciela Colle

Palavra do Instrutor:

O atendimento é, sem dúvida alguma, um dos principais fatores de diferenciação no mercado. Mas não basta atender, hoje é preciso também encantar o cliente. Entregue mais do que o cliente veio buscar, o surpreenda, proporcione a ele uma experiência única e positiva em sua loja ou estabelecimento. E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina se você der a verdadeira ATENÇÃO às pessoas. Já parou para pensar quais são as suas técnicas de encantamento? Venha para a CDL e desenvolva a sua equipe para encantar seus clientes.

- Entendendo e atendendo às expectativas dos clientes; - Qualidade e excelência no atendimento como fator de diferenciação;

- Estratégias de fidelização.

Atendimento Corporativo: ênfase em Escritórios de Contabilidade.

Período 05, 06 e 07 de Abril de 2016 Local CDL Passo Fundo

Horário 19h30min às 22h30min Investimento

Associado R$ 220,00 Não-sócio R$ 270,00

Instrutora: Edite Zatta

Palavra do Instrutor:

Para quem vive cotidianamente a técnica de orquestrar a matemá-tica e os números, aprimorar-se também na arte de entender as “artimanhas” do comportamento humano no atendimento, certamente gratificará melhor a vida e, consequentemente, o cliente. - Atendimento técnico x humanizado;

- Postura profissional de atendimento;

- A importância do contato, “olhar para além daquilo que está visível no cliente”.

e-mail: keli@cdl-pf.com.br fone: (54) 3045.8844 Empresas Associadas CDL: R$ 150,00 por colaborador Empresa em Geral: R$ 200,00 por colaborador

• Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos; • Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis; • Fontes de ignição e seu controle;

• Proteção contra incêndio com inflamáveis;

• Procedimentos básicos em situações de emergência com in-flamáveis;

• Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança con-tra incêndio com inflamáveis.

• Noções de resgate e primeiros socorros; • Uso de extintor e hidrante;

• Combate a Incêndio; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INVESTIMENTO: INFORMAÇÕES

28

DE MARÇO DATA:

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requi-sitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no tra-balho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

Certificação

CERTIFICAÇÃO

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

A

GEND

A

DE

C

URSOS

C

ER

TIFICA

ÇÃ

O

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016 INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

(7)

INF ORMA TIV O CDL P ASSO FUNDO | MAR/2016

Referências

Documentos relacionados

<concursos.uema.br> ou <www.uema.br>, conforme cronograma constante no APÊNDICE B deste Edital, para verificar a nota da prova de didática e o total de

Esta disciplina vai estruturar a base conceitual inicial necessária para desenvolvimento dos conteúdos que serão abordados no curso, mostrando a importância da integração

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Por meio do ordenamento dos ciclos de fácies, foram caracterizadas seis seqüências deposicionais, formadas por ciclos siliciclásticos regressivo-transgressivos, R-T (seqüências S1 e

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

No! diálogo! com! outras! cidades,! períodos! e! filmes,! definimos! nosso! objetivo! geral!para!a!segunda!etapa!da!pesquisa: investigar!se!os!filmes!mapeados!podem!ser!