• Nenhum resultado encontrado

REDEFININDO A INFRAESTRUTURA SAP COM O EMC XTREMIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REDEFININDO A INFRAESTRUTURA SAP COM O EMC XTREMIO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

White paper

REDEFININDO A INFRAESTRUTURA SAP

COM O EMC XTREMIO

A implementação da infraestrutura SAP com os arrays

totalmente flash EMC XtremIO é revolucionária

Grupo EMC Global Solutions

Resumo

Este white paper apresenta exemplos de como os extraordinários recursos e benefícios da infraestrutura SAP no XtremIO estão fazendo com que clientes corporativos redefinam seu ambiente SAP

executando-o com o XtremIO.

(2)

Copyright © 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC assegura que as informações apresentadas neste documento estão

corretas na data da publicação. As informações estão sujeitas a alterações

sem prévio aviso.

As informações nesta publicação são fornecidas "no estado em que se

encontram". A EMC Corporation não garante nenhum tipo de informação

contida nesta publicação, assim como se isenta de garantias de

comercialização ou adequação de um produto a um propósito específico.

O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software da EMC descrito nesta

publicação exigem uma licença de software.

Para obter uma lista mais atualizada de produtos da EMC, consulte

EMC Corporation Trademarks no site http://brazil.emc.com

(3)

ÍNDICE

RESUMO EXECUTIVO ... 4

INTRODUÇÃO ... 6

Finalidade ... 6

Escopo ... 6

Público-alvo ... 6

CHEGOU A HORA DE REDEFINIR A INFRAESTRUTURA SAP

COM O EMC XTREMIO ... 7

MELHORANDO O DESEMPENHO COM O SAP NO XTREMIO ... 9

ALCANÇANDO MELHOR CONSOLIDAÇÃO COM O XTREMIO ... 15

REDUZINDO O TCO COM OPEX E CAPEX MAIS BAIXOS ... 18

APROVEITANDO A SIMPLICIDADE ... 21

PRÓXIMOS PASSOS RECOMENDADOS ... 23

(4)

RESUMO EXECUTIVO

As empresas que utilizam SAP enfrentam constantemente desafios para conseguir, ao mesmo tempo, executar uma infraestrutura muito complexa e cumprir seus níveis de serviço de negócios e suas metas operacionais mais importantes com custos mais baixos.

Desde seu lançamento, o EMC XtremIO alcançou a liderança no mercado com sua arquitetura de armazenamento corporativo scale-out totalmente flash, oferecendo desempenho previsível e consistente para atender às exigentes cargas de trabalho de clientes SAP. Implementar SAP no XtremIO é uma abordagem diferente que resulta em ganhos drásticos de desempenho, economia significativa e bom desempenho

operacional sem modificações em aplicativos SAP nem em seu código.

Este white paper explica como os clientes SAP podem executar, com segurança, ambientes SAP de produção, desenvolvimento e teste inteiramente na plataforma XtremIO, sem se preocuparem com o impacto no desempenho e ainda contando com um TCO (Total Cost of Ownership, custo total de propriedade) mais baixo. Por exemplo, a implementação do SAP no XtremIO pode:

• melhorar o desempenho de aplicativos SAP, trabalhando conjuntamente em um típico ambiente moderno sem modificar nem ajustar bancos de dados ou aplicativos SAP;

• oferecer uma melhor consolidação com desduplicação em linha e snapshots com consumo eficiente de espaço;

• melhorar o TCO com custo operacional (OPEX) e investimento (CAPEX) mais baixos;

• aproveitar a simplicidade em configurações para implementação e operações otimizadas.

Atualmente, não são raros os clientes SAP que mantêm ECC, BW, CRM, SRM, EP, XI e Solution Manager em execução simultânea. Portanto, esses aplicativos SAP precisam trabalhar em conjunto. Além de melhorar o desempenho de cada aplicativo SAP individual, o EMC XtremIO também pode melhorar o desempenho da interação entre eles. Por exemplo, a transferência de dados entre o SAP ECC e o SAP BW por meio de extrações de InfoCubes pode ser acelerada significativamente no XtremIO em comparação com os storage arrays modernos de nível corporativo encontrados normalmente em empresas que usam SAP. O XtremIO ainda aprimora o desempenho de aplicativos SAP individuais, como trabalhos em lote e relatórios com longo período de execução, algo que preocupa todos os clientes SAP.

Devido aos ambientes cada vez maiores necessários para dar suporte a uma

implementação moderna SAP, os clientes SAP precisam enfrentar essa expansão de infraestrutura. Preocupados com os crescentes custos de armazenamento e com o impacto no desempenho causado pela combinação de cargas de trabalho de produção e de outras áreas no mesmo storage array, os clientes SAP colocam, geralmente, a produção no nível 1, enquanto os ambientes que não são de produção são colocados no chamado nível 2.

O XtremIO oferece recursos eficientes e líderes do setor de gerenciamento de cópias e redução de dados, que permitem a clientes SAP reduzir seus requisitos de capacidade de armazenamento, resultando em enormes economias nos custos de armazenamento de seus ambientes SAP. Por exemplo, os clientes observam uma economia média de 35% na utilização do armazenamento como resultado de uma redução de dados de 6:1, decorrente da desduplicação e da compactação em linha durante a consolidação de todos os ambientes SAP no XtremIO. Além disso, suas funções de snapshot criam

(5)

O EMC XtremIO ainda reduz o TCO geral, por conta de economias no ambiente e melhorias na eficiência operacional. A simplicidade de configuração e operações com o EMC XtremIO em ambientes SAP em comparação com o armazenamento tradicional é comprovadamente extraordinária. Esse é outro motivo convincente para implementar todo o ambiente SAP no XtremIO.

Os clientes vêm demonstrando muita satisfação com o fato de que benefícios significativos podem ser obtidos rapidamente, mesmo sem nenhuma modificação em seu código SAP nem ajustes no banco de dados (e nem mesmo no resto do ambiente SAP). Os resultados podem variar de acordo com a escala e a complexidade do ambiente SAP existente do cliente. No entanto, a migração para o XtremIO pode ter a mesma simplicidade que uma restauração a partir de uma infraestrutura de backup como o Data Domain. De todo modo, o EMC Professional Services está à disposição para auxiliar os clientes em qualquer aspecto da migração de dados.

(6)

INTRODUÇÃO

Finalidade

Apresentar exemplos reais de clientes que demonstrarão os recursos extraordinários do SAP no XtremIO.

Compartilhar dados que ajudarão os clientes a redefinir sua infraestrutura SAP por meio da implementação no XtremIO.

Elaborar um argumento que explique por que os clientes devem implementar seus ambientes SAP no XtremIO

Escopo

Este white paper tem os seguintes objetivos:

• Informar os desafios enfrentados por clientes SAP

• Descrever exemplos específicos de clientes SAP que usam o XtremIO para: o melhorar o desempenho em ambientes SAP de clientes; o oferecer uma melhor consolidação;

o reduzir o TCO;

o aproveitar a simplicidade da configuração e das operações. • Recomendar os próximos passos para que os clientes se beneficiem da

execução do SAP no EMC XtremIO

Público-alvo

Este white paper destina-se a todos os clientes técnicos, inclusive administradores do SAP Basis, arquitetos de armazenamento, DBAs e membros da equipe de infraestrutura SAP que estejam em busca de maneiras de melhorar o desempenho e reduzir o TCO de seus ambientes SAP.

(7)

CHEGOU A HORA DE REDEFINIR A INFRAESTRUTURA SAP COM O

EMC XTREMIO

À medida que as empresas trabalham para enfrentar as complexidades e os desafios de executar seus ambientes SAP com mais eficiência e economia e ainda se esforçam para cumprir seus SLAs (Service-Level Agreements, contratos de nível de serviço) corporativos, elas recebem oportunidades de redefinir verdadeiramente sua infraestrutura SAP por meio do uso do XtremIO. Este white paper destaca quatro áreas nas quais o XtremIO vem oferecendo melhorias drásticas e fazendo com que as empresas repensem (e, consequentemente, redefinam) completamente suas implementações SAP por meio do uso do XtremIO para gerar os resultados a seguir.

Figura 1. Quatro áreas principais para redefinir a infraestrutura SAP com o XtremIO

Melhoria no desempenho

Para aplicativos SAP individuais e que trabalham conjuntamente em plataformas de aplicativos ECC, BW, CRM, SRM, EP, XI e Solution Manager com baixa latência, proporcionando consultas mais rápidas e processamento de lotes mais ágil. O XtremIO no SAP também já mostrou melhorias

consideráveis em termos de desempenho de produção, sem quaisquer mudanças no código, ajustes de banco de dados nem qualquer tipo de alteração nos processos operacionais.

Melhor consolidação

Oferecer melhor consolidação de várias cópias para produção, teste, desenvolvimento e garantia de qualidade, consumindo menos capacidade de armazenamento por meio de desduplicação e compactação em linha, snapshots com consumo eficiente de espaço e arquitetura scale-out.

Reduzir o TCO

Diminuir o TCO com consolidação do armazenamento, reduções na

infraestrutura de servidores, custos mais baixos com energia, refrigeração e com o licenciamento de bancos de dados, resultando em diminuição do custo operacional (OPEX) e do investimento (CAPEX).

(8)

Aproveitar a simplicidade

Com a simplicidade de configuração, backups e melhorias nos processos operacionais, como, por exemplo, provisionamento simplificado de armazenamento que não requer tempo adicional para ajustes complexos de bancos de dados nem modificações de aplicativos SAP.

ABORDAGEM

Para este white paper, utilizamos as experiências e as medidas relatadas por clientes SAP reais com aplicativos, relatórios ou transações importantes SAP. Em seguida, comparamos os resultados da utilização do XtremIO no SAP com aqueles obtidos usando um sólido storage array legado de nível corporativo.

As seções a seguir também apresentarão exemplos específicos de como e por que o SAP no XtremIO está gerando resultados drasticamente melhores em termos de:

• Ganhos de desempenho

• Bom desempenho operacional • Economia

• Simplificação

E essas comprovações reforçarão ainda mais os motivos pelos quais o XtremIO alcançou sua posição de liderança no mercado tão rapidamente.

(9)

MELHORANDO O DESEMPENHO COM O SAP NO XTREMIO

Melhorando a interação entre o SAP ECC e o SAP BW

Qualquer AFA (All-Flash Array, array totalmente flash) será mais rápido do que configurações de armazenamento tradicional na maioria das condições, e a expectativa é de que o XtremIO melhoraria o desempenho de aplicativos SAP individuais, como o SAP ECC, o SAP BW, o SAP CRM e assim por diante. Mas o XtremIO teria algum impacto na interação entre os diversos

aplicativos SAP que são tão comuns em um ambiente SAP moderno? O primeiro exemplo descreve como o XtremIO pode ter um impacto

significativo nas tarefas executadas regularmente que envolvem a extração de dados do SAP ECC usando uma cadeia de processos do BW. As cadeias de processos SAP são ferramentas sólidas de agendamento e monitoramento que automatizam tarefas complexas ou agendamentos de processos, visualizam esses processos e controlam de modo centralizado as tarefas associadas, como o carregamento ou a extração de dados.

A experiência de cliente a seguir apresenta uma cadeia de processos SAP que envolve o planejamento e o controle de produção entre o SAP ECC e o SAP BW, que constitui um componente importante do sistema SAP ERP de qualquer cliente. Esses resultados mostram que essa cadeia de processos SAP foi executada 2 vezes mais rápido no XtremIO em comparação com métodos de armazenamento legado usados anteriormente e que a configuração de armazenamento legado era um flash com classificação automatizada por níveis com drives Fibre Channel, enquanto a configuração em cluster do XtremIO está em 2 X-Bricks.

Por meio do uso do código de transação ST03N, parte do SAP Workload Monitor que fornece dados de desempenho de sistemas SAP, foi possível medir as melhorias de desempenho utilizando o tempo do banco de dados, também conhecido por profissionais que trabalham com o SAP Basis como o tempo médio de banco de dados por etapa de caixa de diálogo. O tempo do banco de dados é o tempo necessário para que os dados sejam lidos do armazenamento para os buffers do servidor de banco de dados e constitui a principal medida para avaliar a melhoria ou a degradação de desempenho causada por um subsistema de armazenamento. Essa medida é muito mais precisa do que o tempo médio de resposta, que mede o tempo que os dados levam para se movimentarem por um nível de rede, aplicativo, servidor e armazenamento, com os tempos de espera entre essas sessões também sendo contabilizados.

A Tabela 1 abaixo mostra os resultados de uma extração de InfoCube do SAP ECC como a fonte de informações para o carregamento de dados na área de destino no SAP BW. O resultado foi o seguinte: a cadeia de processos para essa extração foi executada duas vezes mais rápido no XtremIO, uma melhoria de 139% no desempenho em relação a um storage array de nível corporativo.

(10)

Tempo de resposta

de produção Tempo de resposta do XtremIO Melhoria % Tempo do banco de dados de produção

Tempo do banco de dados do XtremIO Melhoria % 142.872 51.267 121.473 12.751 471.415 377.148 455.136 220.797 170.695 127.469 82.125 12.210 9.453 3.536 8.280 1.492 62.264 111.930 20.768 41.000 TOTAIS 856.699 671.350 185.349 28% 687.782 288.250 399.532 139%

Tabela 1. Melhoria no desempenho de uma extração de InfoCube do SAP ECC para o SAP BW Essa cadeia de processos de planejamento e controle de produção inclui o

SAP ECC trabalhando em conjunto com o SAP BW, sendo iniciada pelo SAP BW. Essa cadeia de processos obtém dados do ZPP PROD ORDERS no SAP ECC para atualizar o ZPP ORDR no SAP BW. A cadeia de processos

selecionou 91.300 registros, que foram carregados na PSA (Persistent Staging Area, área de transferência persistente) do SAP BW pelo programa SBIE001 executado em 5 threads, conforme mostram as capturas de tela abaixo, que são a fonte dos resultados exibidos acima na Tabela 1.

Figura 2. Comparação de resultados entre a produção e o XtremIO na Tabela 1

(11)

Essas melhorias de desempenho permitem que os clientes SAP repensem sua estratégia de extração de dados. Combinando essas cadeias de

processos do SAP BW e transferindo dados do SAP ECC para o SAP BW com o dobro da velocidade, os usuários corporativos podem executar seus relatórios com mais dados atuais em menos tempo.

Existem outros exemplos de melhorias de desempenho na transferência de dados a partir do SAP ECC, a fonte de dados para extrações de InfoCubes que são carregadas para o SAP BW, para funções de geração de relatórios e Business Intelligence. Essas extrações de InfoCubes são grandes

consumidoras de recursos de computação e armazenamento.

Os resultados abaixo mostram que foi possível melhorar as duas extrações diárias do SAP ECC para o SAP BW em 280% e 70% com o XtremIO. E essas melhorias drásticas no desempenho foram alcançadas sem alterações no código, ajustes de banco de dados nem qualquer tipo de mudança nos processos operacionais.

Tabela 2. Melhoria de desempenho para a extração do SAP ECC para o SAP BW

Com essas melhorias significativas de desempenho na interação entre aplicativos SAP, os usuários corporativos e de TI podem obter benefícios consideráveis.

• A cadeia de processos SAP para o planejamento e o controle de produção com um sistema de ERP é executada duas vezes mais rápido no XtremIO, em virtude de uma melhoria de 139% no desempenho.

• Uma extração de InfoCube da cadeia de processos do SAP ECC para o SAP BW para fins de geração de relatórios e Business Intelligence mostra que foi possível melhorar duas extrações diárias em 280% e 70% com o XtremIO.

Já ficou comprovado que melhorar as interações entre aplicativos SAP com o XtremIO tem impacto suficiente no desempenho do sistema SAP sem que qualquer mudança seja feita no código. Embora cada cliente observe

diferentes níveis de melhoria de acordo com seu ambiente específico, essas melhorias de desempenho entre aplicativos SAP permitem que os usuários corporativos SAP utilizem mais dados atualizados de seus aplicativos SAP para tarefas de geração de relatórios e suporte à tomada de decisões. Além disso, essas melhorias são, de um modo geral, uma conquista para usuários corporativos e de TI, o que está fazendo com que os clientes SAP redefinam sua infraestrutura SAP com o XtremIO.

(12)

Melhorando o desempenho de trabalhos em lote com longo período de

execução com o XtremIO

Todo cliente SAP lida com trabalhos em lote com longo período de execução que realizam atualizações operacionais, transacionais, estruturais ou

transformativas e que podem afetar o desempenho geral do sistema SAP. Esses trabalhos em lote são programas executados em segundo plano cuja execução é agendada para que ocorra regularmente sem qualquer

intervenção do usuário. No entanto, os trabalhos em lote SAP processam altos volumes de dados que consumiriam memória de longo prazo se fossem executados em primeiro plano e que podem utilizar grandes volumes de recursos de computação em um sistema SAP de produção. Portanto, é uma prática comum executar esses trabalhos em lote grandes e com longo período de execução à noite ou durante o final de semana, quando há poucos usuários interativos competindo pelos recursos no sistema SAP.

Alguns exemplos de trabalhos em lote funcionais SAP que são operacionais ou transacionais por natureza: trabalhos que publicam entradas recorrentes em registros contábeis (por exemplo, aluguel ou seguro); trabalhos que realizam contagens de inventário; trabalhos que abrem ou fecham períodos de MM (Materials Management, gerenciamento de material); e trabalhos que conciliam o inventário com mercadorias que estão sendo enviadas durante um período específico de liquidação.

Alguns exemplos de trabalhos em lote técnicos e do SAP Basis que são estruturais ou transformativos por natureza: trabalhos que arquivam ordens de compra não atuais das tabelas ativas; trabalhos que limpam a área TemSe (a área temporária na qual tarefas de impressão em spool são armazenadas); e trabalhos que coletam estatísticas de desempenho do banco de dados para que sejam usadas pelo DBA para fins de análise e tomada de medidas.

As capturas de tela a seguir mostram um trabalho em lote CAL BC ARC

MM_EBAN do SAP ECC que arquiva requisições de compra antigas para que

as informações ainda fiquem disponíveis, mas não estejam em tabelas ativas. Esse trabalho ajuda a melhorar o desempenho durante a execução de

processos de negócios do cotidiano, principalmente quando se trabalha com requisições de compra atuais.

(13)

É importante destacar que a execução desse trabalho em lote específico levou 29 horas (104.568.038 milissegundos) no sistema de produção SAP utilizando armazenamento legado (consulte a Tabela 3 e a Figura 3 abaixo) e que o trabalho consome um volume significativo de recursos do sistema, fazendo com que seja necessário executá-lo exclusivamente no final de semana. Além disso, como esse trabalho compete por recursos do sistema, o cliente perde tempo para a execução de outros trabalhos grandes de arquivamento mensal e trabalhos em lote de reorganização. A equipe do SAP Basis de um cliente comentou que, se esse trabalho é executado com uma frequência superior a uma vez por mês, o desempenho de suas operações diárias passa a se deteriorar excessivamente e os usuários corporativos começam a perceber isso.

Produção

XtremIO

Melhoria

%

Tempo total de execução 104.568.038 46.663.029

57.905.009 124%

Tempo do banco de dados 31.598.200 14.258.062

17.340.138 122%

Tabela 3. Melhorias de desempenho para trabalhos em lote em tempo de banco de dados e tempo de execução

A Tabela 3 e as capturas de tela acima mostram que o trabalho em lote citado anteriormente, que antes levou 29 horas para ser executado em um sólido armazenamento legado, agora pode ser executado em 13 horas no EMC XtremIO. Isso significa que esse trabalho em lote com alto consumo de

recursos foi executado mais do que duas vezes mais rápido! Essa considerável melhoria de desempenho foi de 122% no tempo de banco de dados e de 124% no tempo de execução, e isso foi alcançado por meio da

execução de uma cópia não modificada do sistema SAP ECC de produção no XtremIO. Dependendo do ambiente SAP específico que esteja sendo utilizado, o desempenho do cliente pode variar com o uso do XtremIO para esses trabalhos em lote e outros trabalhos com longo período de execução. Isso se torna ainda mais significativo quando analisamos mais de perto os detalhes desse trabalho com longo período de execução e alto consumo de recursos, disponíveis na Tabela 4 abaixo:

Leitura das linhas do banco de dados Oracle (total)

74.746.179

Linhas do banco de dados Oracle – leitura direta

2.744

Linhas do banco de dados Oracle – leitura sequencial

74.703.260

Linhas do banco de dados Oracle – atualização

1.185

Linhas do banco de dados Oracle – exclusão

159

Linhas do banco de dados Oracle – inserção

38.831

Tabela 4. Detalhes no nível Oracle do trabalho em lote CAL BC ARCH

(14)

O motivo pelo qual a execução desse trabalho levou tanto tempo é o fato de que ele leu quase 75 milhões de linhas do banco de dados, das quais 74 milhões eram de leitura sequencial (que consome muitos recursos e muito tempo), e executou 38.831 inserções.

Usando o XtremIO para executar esses trabalhos com longo período de execução, os clientes SAP podem levar um tempo significativamente menor para concluí-los (neste caso, esse processo levou menos da metade do tempo), o que lhes dá mais tempo e maior flexibilidade para a execução de outros programas. Como esses trabalhos em lote SAP são essenciais para que qualquer cliente SAP organize e opere seu ambiente SAP, o aumento da eficiência e a melhoria do desempenho oferecem uma vantagem

fundamental para qualquer cliente SAP que use o XtremIO. Alcançar esses resultados sem realizar alterações no código, mudanças nos processos operacionais nem qualquer tipo de ajuste no banco de dados torna isso ainda mais extraordinário!

(15)

ALCANÇANDO MELHOR CONSOLIDAÇÃO COM O XTREMIO

Por que a arquitetura faz diferença

No que se refere à execução de ambientes SAP no XtremIO, a arquitetura faz diferença! Os serviços de dados em tempo real do XtremIO que incorporam provisionamento thin, desduplicação, compactação em linha, proteção de dados, criptografia de dados em repouso e snapshots graváveis "sempre em execução" causam um enorme impacto na consolidação de ambientes SAP, o que resulta em uma economia significativa por conta do consumo reduzido de espaço de armazenamento, da agilidade otimizada, da disponibilidade aprimorada e da segurança com todos os aplicativos SAP e para cada usuário, tanto em períodos normais quanto em horário de pico.

Figura 4. Componentes dos serviços de dados do XtremIO

Com a inovadora arquitetura do XtremIO, os fluxos de dados de entrada são gravados como "impressões digitais" no Service Processor do XtremIO, que compara esses dados para duplicação e só os grava uma vez no flash drive em um formato compactado. Esses serviços de dados do XtremIO permitem que a desduplicação e a compactação em linha trabalhem juntas no

momento em que os dados são incluídos inicialmente. Portanto, essa abordagem oferece uma consolidação muito mais eficiente dos dados e estende a vida útil de flash drives. Além disso, ela cria um snapshot mais ágil e gravável, o que economiza espaço de armazenamento. O modo como a desduplicação e a compactação em linha funcionam no XtremIO é

significativamente diferente do que em ambientes de armazenamento legado, nos quais a desduplicação e a compactação só são feitas depois que os

dados já foram colocados nos discos, aumentando, assim, a sobrecarga de processamento do storage array.

Outro diferencial é o fato de que o XtremIO tem 100% de provisionamento thin o tempo inteiro na produção, e esse recurso proporciona oportunidades exclusivas de economia de espaço para ambientes SAP em comparação com o armazenamento legado, no qual até mesmo LUNs com provisionamento thin são "totalmente alocadas" na produção.

Veja abaixo alguns links para white papers sobre o XtremIO que explicam de modo mais detalhado essas vantagens:

unstoppable_Data_Reduction.pdf http://info.xtremio.com/rs/xtremio/images/Introduction-to-XtremIO-Snapshots_H13035_Rev-01_Draft_2014-06-29_1.pdf http://info.xtremio.com/rs/xtremio/images/White-Paper_XtremIO_Data-at-Rest- Encryption_H13038-1_Rev-02.pdf XtremIO-Storage-Array_Ver-3-0_H11752-5_Rev-06_Draft_2014-07-02_1.pdf

(16)

Desduplicação e compactação em linha ininterruptas

O conceito de desduplicação é usado para economizar espaço em storage arrays reais; para isso, os blocos de dados semelhantes são armazenados uma só vez. Já é comprovado o fato de que ambientes e bancos de dados SAP compartilham volumes significativos das mesmas informações, pois tratam-se, muitas vezes, de cópias duplicadas de uma instância SAP de origem.

A desduplicação em linha ininterrupta do XtremIO pode gerar uma economia extraordinária, por ser inteligente o bastante para armazenar apenas a diferença entre uma cópia de PRD (Production, produção) e a cópia de UAT (User Acceptance Test, teste de aceitação do usuário), evitando, assim, o armazenamento de cópias duplicadas desses arquivos de dados, o que resulta em um consumo menor de armazenamento. O XtremIO também oferece compactação de dados como um recurso padrão, em tempo real, ininterrupto e automático dos serviços de dados, sem qualquer ônus de desempenho.

Com a desduplicação e a compactação de dados em linha trabalhando juntas, os clientes da EMC com SAP no XtremIO obtém, de modo consistente, um índice médio de redução de dados de 6 para 1. Isso significa que, em um cluster de X-Bricks com 30 TB de espaço utilizável, a desduplicação e a compactação de dados em linha de 6:1 renderá possíveis 180 TB de espaço real utilizável.

Usemos o exemplo de um ambiente SAP hipotético para ilustrar o impacto drástico que a desduplicação e a compactação em linha podem ter em um ambiente SAP comum, que é de cerca de 30 a 35% de economia de espaço:

Aplicativos SAP em armazenamento

legado PRD Des.

Controle de

qualidade UAT Total

SAP ECC 9 4 4 9

SAP BW 8 3 3 8

SAP CRM 6 2 2 6

SAP SRM 7 3 3 7

Espaço total consumido 30 TB 12 TB 12 TB 30 TB 84 TB

Aplicativos SAP no XtremIO (desduplicação e compactação de 6:1) PRD Des. Controle de qualidade (desduplica-ção de DEV) UAT (desdu-plicação de PRD) Total SAP ECC 9 4 2,60 6,5 SAP BW 8 3 1,95 5 SAP CRM 6 2 1,3 3,9 SAP SRM 7 3 1,95 4,5

Espaço total consumido 30 TB 12 TB 7,8 TB 19,5 TB 54 TB

Tabela 5. Benefícios da desduplicação e da compactação em linha do XtremIO

(17)

A Tabela 5 é um exemplo de um ambiente SAP hipotético exclusivamente para fins de ilustração, e os resultados podem variar de acordo com seu ambiente específico. Partimos do pressuposto de que não há nenhum tipo de desduplicação entre os ambientes de PRD e Des., mas provavelmente haveria desduplicação entre esses dois ambientes, pois há um volume significativo de dados em comum, como nas tabelas de dados master. Portanto, as reduções em requisitos para armazenamento descritas acima se tornam ainda mais drásticas para clientes SAP.

Tenha em mente que a desduplicação em linha NÃO é um snapshot, e sim uma cópia integral de um banco de dados que teria consumido espaço real em disco em um ambiente de armazenamento legado – a desduplicação do XtremIO funciona sem qualquer impacto no desempenho do sistema SAP.

Snapshots graváveis

A forma como o XtremIO trata snapshots eleva o status deles, que deixam de ser uma mera ferramenta de proteção de dados para se tornarem um importante ativador com enormes ganhos de produtividade para clientes SAP. Isso ocorre por meio da transformação de todo o ambiente SAP para torná-lo mais ágil, com melhor utilização de dados e recursos. Com o XtremIO, os snapshots tornam-se:

• inerentemente graváveis, sem clonagem e com montagem muito rápida do snapshot, para que os clientes possam obter o número que precisarem de cópias graváveis de volumes de produção sob

demanda;

• econômicos e dimensionáveis, com desempenho superior e menos espaço ocupado;

• utilizadores de espaço altamente eficientes, em virtude de não haver excesso de metadados.

Os clientes SAP podem aproveitar um snapshot gravável da cópia original para desenvolvimento/teste, UAT e outras finalidades e, ainda assim, alcançar diferentes graus de consolidações em grande escala para suas cópias de data warehousing e Business Intelligence.

Por meio dessas práticas recomendadas, os clientes têm melhores condições de gerenciar o ciclo de vida de seu banco de dados com agilidade e

flexibilidade usando a lógica analítica em tempo real e a geração de relatórios mais precisa do XtremIO. Na próxima seção, que aborda o TCO mais baixo, também há uma discussão sobre clientes da EMC que tiraram proveito do recurso de snapshot do XtremIO para implementar uma melhoria de processo no tratamento da corrupção lógica de seus bancos de dados SAP.

Resumo sobre consolidação

Com a arquitetura inovadora do XtremIO e, especificamente, seus serviços de dados ininterruptos, os clientes SAP podem esperar:

1. Um índice médio de redução de dados de 6:1, obtido por meio da combinação de desduplicação e compactação em linha. Em outras palavras, se um cluster de X-Bricks de 30 TB utilizáveis fosse implementado, o cliente obteria 180 TB de espaço real de armazenamento utilizável.

2. Soluções de snapshot fáceis de usar sem ônus de desempenho, o que permite desde a criação rápida de novos ambientes SAP para treinamento ou testes até melhorias reais de processos no que se refere a como lidar de modo mais rápido e fácil com corrupções lógicas de bancos de dados.

(18)

REDUZINDO O TCO COM OPEX E CAPEX MAIS BAIXOS

Menor custo operacional (OPEX)

O XtremIO permite que clientes ocupem menos espaço físico do que seria o caso com ambientes de armazenamento legado. Ou seja, eles usam menos energia e dissipação de calor (refrigeração) e ocupam menos espaço em seus datacenters, resultando em um custo operacional (OPEX) mais baixo. Todos os produtos da EMC utilizam fontes de alimentação com correção de fator de potência. Para fins de estimativa da utilização de energia, os clientes podem presumir que a potência elétrica de entrada em watts (W) é igual aos volt-ampères (VA) de entrada. No entanto, uma abordagem mais precisa seria obter o consumo de energia em BTUs por hora e utilizar o EMC Power Calculator para calcular o resultado em quilowatts (kW). O EMC Power Calculator é uma ferramenta baseada na Web disponível para todos os funcionários, parceiros e clientes da EMC que tenham um log-in válido. Com essa ferramenta, os clientes podem calcular os requisitos de energia para, então, fazer mudanças que afetem positivamente o OPEX.

Um cliente observou uma economia nas despesas anuais de 35%,

decorrente do consumo reduzido de energia e da redução nas contas de refrigeração, após a implementação do XtremIO no SAP para o mesmo volume de capacidade de armazenamento utilizável, em comparação com sua plataforma existente de armazenamento legado corporativo. Esses resultados baseiam-se nos cálculos do próprio cliente, realizados com o EMC Power Calculator.

Outro exemplo de cliente envolve a divisão europeia de uma empresa global do setor industrial com uma grande implementação SAP e Oracle, que converteu seu ambiente de banco de dados do armazenamento corporativo tradicional no sistema de armazenamento totalmente flash do XtremIO com os seguintes objetivos:

• Melhorar de modo econômico a capacidade de resposta de seus sistemas SAP/Oracle

• Permitir que novos aplicativos fossem implementados mais rapidamente

• Utilizar consultas analíticas mais avançadas

• Reduzir o consumo de energia e economizar espaço limitado

Antes da conversão, o ambiente de aplicativos SAP/Oracle desse cliente era composto por 6 bancos de dados e 10 servidores de aplicativos. Seu sistema de armazenamento tradicional anterior tinha 2 controladoras de

armazenamento e 8 gavetas de drives de disco, que exigiam 40U de espaço em rack para oferecer 30.000 IOPS (Input/Output per Second) para o ambiente SAP/Oracle. E o consumo de energia desse sistema de armazenamento era de aproximadamente 3,85 quilowatts (kW) de eletricidade, que utilizava 13.100 BTU/h para refrigerar o datacenter. Para esse mesmo cliente, a implementação de armazenamento flash do XtremIO em aplicativos SAP/Oracle utilizou apenas 3U de espaço de

armazenamento, o que se traduziu em uma redução de 90% no espaço em rack em comparação com o sistema de armazenamento anterior.

(19)

O espaço significativamente menor ocupado pelo XtremIO em comparação com sistemas de armazenamento tradicionais permite que os clientes também tirem proveito de reduções drásticas na utilização de espaço físico. Neste exemplo, o cliente precisava de um rack de 3U para o XtremIO que exigia 700 watts de energia e gerava 2.388 BTUs, proporcionando

economias significativas de energia, refrigeração e espaço. Em média, os clientes têm observado uma redução de cerca de 75% no consumo de espaço físico para o mesmo volume de capacidade de armazenamento utilizável por meio de suas implementações do XtremIO no SAP.

TCO com: Armazenamento legado Array XtremIO Melhorias com o XtremIO

Espaço Rack de 40U Rack de 3U Redução de 35%* a mais de 90%

Energia 3,85 quilowatts 700 watts Redução de 35%* a mais de 82%

Refrigeração 13.100 BTUs/h 2.388 BTUs/h Redução de 35%* a mais de 82%

Tabela 6. Resultados de TCO para espaço, energia e refrigeração com o XtremIO

A Tabela 6 acima descreve um exemplo de cliente que resultou em um ROI de três anos superior a US$ 750.000, em virtude das economias obtidas em utilização de espaço, consumo de energia e dissipação de calor.

*Obs.: outro cliente com um array legado diferente economizou 35% por ano em OPEX por conta das reduções no espaço, na utilização de energia e nos custos de refrigeração.

Menor investimento (CAPEX)

Usando o XtremIO com aplicativos SAP, os procedimentos de backup podem ser alterados para melhorar a forma como o DBA SAP, os especialistas funcionais e o especialista no Basis podem resolver problemas funcionais específicos do SAP, como, por exemplo, a corrupção dos dados, que exigiria os processos demorados de restauração e recuperação do banco de dados a partir da mídia de backup.

Em vez de manter 7 dias de backup em uma mídia externa, como um dispositivo de fita, os 7 dias de backup do banco de dados necessários são mantidos no XtremIO como snapshots, sendo que SOMENTE o snapshot mais recente é enviado para uma fita ou para outros dispositivos de backup. Esse uso dos snapshots do XtremIO reduz significativamente os requisitos para armazenamento.

Mesmo assim, o RTO (Recovery Time Objective, Objetivo de tempo de recuperação) foi melhorado consideravelmente com essa nova abordagem. Como os 7 dias de backup do banco de dados estão no próprio array

XtremIO, agora os clientes SAP podem transferir suas responsabilidades de restauração de dados do DBA para o administrador de armazenamento, embora o DBA ainda precise manter-se envolvido na recuperação do banco de dados para a resolução de qualquer corrupção lógica que ocorra nele.

(20)

Como resultado, o XtremIO tem transformado os procedimentos de backup para clientes SAP. Reduzindo as janelas de backup e minimizando os tempos de recuperação anteriormente necessários para tarefas críticas, agora os usuários corporativos e de TI do SAP estão observando um impacto menor no desempenho de seu sistema de produção. Esses procedimentos

simplificados de backup também permitem aos clientes SAP aprimorar suas estratégias de backup para sistemas de fora da produção.

O verdadeiro valor, que será medido de modo diferente por cada cliente SAP que usar o XtremIO, é o fato de que um administrador de armazenamento leva bem menos tempo para remontar snapshots do XtremIO em um servidor do que para executar uma restauração a partir de dispositivos de backup. Como resultado, o DBA só precisa recuperar o banco de dados para um estado consistente e abri-lo. E como restaurar o banco de dados a partir de mídia de backup é a parte mais demorada de qualquer procedimento de recuperação de banco de dados que envolva corrupção lógica, isso resulta em uma enorme economia de tempo e trabalho.

Resumindo, o XtremIO tem permitido que os clientes obtenham

recuperações mais rápidas de incidentes de corrupção lógica, o que significa que, além dos usuários SAP terem mais tempo para concluir outras

(21)

APROVEITANDO A SIMPLICIDADE

Simplicidade de configuração, processos operacionais e backups com o XtremIO

Outro desafio enfrentado atualmente por clientes SAP é a necessidade de simplificar a elevada complexidade de operação de um ambiente SAP e as crescentes interdependências desses sistemas. Para muitos clientes SAP tradicionais, as limitações dessas pilhas interdependentes de infraestrutura que sustentam os sistemas SAP fazem com que a execução oportuna dessas tarefas seja excessivamente demorada ou difícil.

Com o SAP no XtremIO, a simplicidade da configuração, das operações diárias e dos procedimentos de backup possibilita a diminuição da

complexidade do gerenciamento de sistemas SAP e a redução das horas de trabalho necessárias para a execução de tarefas agendadas regularmente, sem necessidade de ajustes de aplicativos. Na realidade, a simplicidade é um dos temas universais do XtremIO no SAP, que podem ser aplicados para:

• facilitar e agilizar a realização de configurações de sistemas SAP; • reduzir o tempo necessário para processos operacionais;

• aprimorar a etapa de migração de dados para proporcionar melhores resultados de implementação;

• reduzir as janelas de backup para minimizar os tempos de recuperação de tarefas críticas.

Por meio da interface do usuário mais simples do XtremIO, menos tempo é necessário para configurar e concluir implementações SAP. Na realidade, as configurações do XtremIO são bem mais simples de implementar do que o armazenamento legado. Por meio do uso do XtremIO, essa simplificação resultou na conclusão de algumas dessas implementações SAP em menos de um dia, o que representa uma melhoria significativa em relação a implementações de armazenamento tradicional para SAP, cuja conclusão costuma levar vários dias.

Outro cliente SAP estimou que teve uma melhoria de 90% no tempo de instalação, em virtude da simplicidade do XtremIO no que se refere à configuração de seu cluster. Todas as etapas de configuração e otimização da implementação SAP desse cliente foram concluídas em 30 minutos. Em comparação, a configuração e a instalação nos seus sistemas de storage arrays tradicionais haviam levado mais de um dia.

Além disso, há um zoneamento mais simples para alocar recursos de dados para fins de balanceamento de carga, pois o XtremIO examina o barramento e a GUI é muito intuitiva. Como exemplo, o trabalho de zoneamento foi realizado em 1 hora, em comparação com 4 horas no armazenamento legado.

Simplicidade

para: Armazenamento legado Array XtremIO Melhorias com o XtremIO

Implementações > 3 dias < 1 dia mais de 66%

Instalação,

ajuste e layout > 8 horas 30 minutos mais de 94%

Trabalho de

zoneamento 4 horas 1 hora mais de 75%

Tabela 7. Aproveitando a simplicidade para implementações, configuração e zoneamento

(22)

A implementação de sistemas SAP é a etapa mais crítica enfrentada por qualquer cliente SAP em termos de economia de recursos (pessoas, dinheiro e tempo) e melhoria dos processos de negócios. Um dos aspectos mais importantes desse desafio, além de ser uma chave para seu sucesso, é a migração de dados. Implementações anteriores do SAP mostraram que a migração de dados pode equivaler a 40% de todo o projeto em termos de utilização de recursos. E uma etapa de migração de dados ineficiente pode tornar a conclusão com sucesso da ativação algo extremamente difícil. Com o XtremIO, o processo de migração de dados é uma simples restauração a partir do backup.

Os clientes também precisam ter condições de testar adequadamente alterações, implementar novos ambientes de teste e disponibilizar rapidamente cópias de produção para testes de estresse e depuração. Além disso, equipes de infraestrutura SAP e usuários corporativos precisam gerenciar de modo eficaz os riscos de seus projetos complexos de alteração, como a criação de pontos de reversão para etapas críticas de upgrades do sistema ou simplesmente para garantir um backup de produção

imediatamente antes que solicitações de transferência sejam passadas para a produção.

Figura 5. Console do administrador de armazenamento e painel de controle do XtremIO

A captura de tela acima (Figura 5) mostra o painel de controle do XtremIO. Como um resumo geral, esse painel de controle oferece ao administrador do sistema do XtremIO medidores que são fáceis de ler, entender e operar. Assim, é possível gerenciar os requisitos de dados e as configurações de armazenamento de seus sistemas SAP em um console único fácil de usar. Mais uma vez, o SAP no XtremIO oferece excelentes benefícios com um modelo simples de operar e inigualável no mercado atual.

Há também um monitoramento mais simples e eficiente, melhor provisionamento de armazenamento e recursos de configuração

automatizada que reforçam ainda mais essa mensagem de simplificação com o XtremIO.

(23)

Quando a maioria dos clientes substitui seus sistemas de armazenamento tradicional pelo sistema de armazenamento totalmente flash do XtremIO, o processo é concluído sem qualquer configuração complexa nem ajuste de aplicativos, e o sistema é totalmente implementado em alguns dias. Isso é possível porque os arrays XtremIO não exigem mudanças de dependências: eles podem utilizar os racks, as conexões de alimentação e os sistemas de rede que já existiam. Mais uma vez, a simplicidade do XtremIO é decisiva, gerando para nossos clientes economias significativas de tempo e dinheiro. Cada cliente SAP terá seus próprios benefícios decorrentes do

aproveitamento da simplicidade proporcionada pelo XtremIO. No entanto, com o XtremIO, a simplicidade se aplica à configuração do sistema, aos processos operacionais, à migração de dados e às rotinas de backup, o que permite às equipes de infraestrutura SAP e aos usuários corporativos trabalhar com mais agilidade e concluir mais tarefas em menos tempo.

PRÓXIMOS PASSOS RECOMENDADOS

Próximos passos

Existem várias maneiras de tirar proveito das incríveis vantagens da implementação do XtremIO para SAP. Considere a possibilidade de dar os próximos passos abaixo:

• Entre em contato com a equipe de vendas da EMC ou com um EMC Business Partner.

• Visite nossa página de recursos relacionados ao XtremIO para SAP, localizada no Everything SAP at EMC, no seguinte endereço:

https://community.emc.com/docs/DOC-38703

• Consulte: www.xtremio.com/ para obter material relevante da biblioteca de recursos do XtremIO.

• Solicite uma demonstração do XtremIO para um representante local do XtremIO ou acesse www.xtremio.com/demos

(24)

FIGURAS E TABELAS

Figuras e tabelas:

Figura 1. Áreas principais para redefinir a infraestrutura

SAP com o XtremIO 7

Tabela 1. Resultados de extração de InfoCube do SAP ECC

para o SAP BW 10

Figura 2. Comparação de resultados entre a produção e o

XtremIO na Tabela 1 10

Tabela 2. Melhoria de desempenho para extração usando o XtremIO 11 Figura 3. Melhoria de trabalhos em lote do SAP ECC usando o XtremIO 12 Tabela 3. Melhoria de desempenho para trabalhos em lote

(tempo de banco de dados e tempo de execução) 13 Tabela 4. Detalhes no nível Oracle do trabalho em lote

CAL BC ARCH MM_EBAN 13

Figura 4. Componentes dos serviços de dados do XtremIO 15 Tabela 5. Benefícios da desduplicação e da compactação em

linha do XtremIO 16

Tabela 6. Resultados de TCO para espaço, energia e refrigeração

com o XtremIO 19

Tabela 7. Aproveitando a simplicidade para implementações,

configuração e zoneamento 21

Figura 5. Console do administrador de armazenamento e painel

Referências

Documentos relacionados

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

Em Campinas, São Paulo, o Ambulatório de Violência contra Criança e Adolescentes (VCCA), localizado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

O objetivo principal deste estudo de caso era verificar o grau de valorização da medicina popular de plantas entre o próprio povo, tendo por base uma comunidade com diferentes

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de